Saltar para o conteúdo

Os submarinos e o dinheiro do PS

30 Setembro, 2010

Prestação de Sócrates no Parlamento foi mais uma vez vergonhosa. Sem assumir responsabilidades por nada, apresentou-se como Primeiro-Ministro de Portugal excepto submarinos. Os submarinos seriam uma coisa do Portas que nada dizem às obrigações do Estado. Sócrates chegou a dizer a Portas qualquer coisa como vocês compram e nós pagamos como se os submarinos fossem pagos com dinheiro do PS. Apesar de a despesa estar prevista há anos, confessou que tentou não a assumir este ano. Confessou que tentou chutá-la para o próximo ano. Como se fizesse alguma diferença. Sendo uma despesa do Estado, ainda por cima assumida por 4 governo (incluindo 2 em que Sócrates foi PM) e 3 partidos, tem que ser paga pelo Estado, sendo indiferente qual é o governo do dia ou quando a contabilização é feita. O governo não tinha dinheiro para pagar essa despesa nem este ano nem no próximo porque o governo não antecipou com tempo as obrigações do Estado (de que os submarinos são uma fracção muito pequena). Por este pequeno episódio percebe-se o que Sócrates anda a fazer há meses: chutar as obrigações do Estado para anos futuros para que outros paguem a sua permanência no poder.

35 comentários leave one →
  1. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    30 Setembro, 2010 18:25

    Vergonhoso. O carácter deste deste sujeito que nos (des)governa há demasiados anos esta bem espelhado na triste rabula dos submarinos, esta tarde no Parlamento. Afundou o país e afundou as espectativas de futuro dos portugueses, sobretudo as espectativas de futuro dos nossos filhos e dos nossos netos. Ele e o seu lastomoso governo não tardarão a ir pregar para outra freguesia, sem que nada, nadinha de nada, lhes venha a acontecer pelas suas malfeitorias no afundamento do país, mas, não posso deixar de pensar nisto, que futuro para os meus netos?

    Gostar

  2. PedroS's avatar
    PedroS permalink
    30 Setembro, 2010 18:34

    Outro aspecto vergonhoso da actuação do primeiro-ministro, e da forma como o debate foi gerido: José Sócrates não consegue gerir o seu próprio tempo no Parlamento, e muitas vezes os deputados que o questionavam eram convidados pela Presidência da Assembleia a ceder-lhe tempo próprio (e ainda por cima, apelidados de avaros, ou “pouco generosos” por cederem menos de um minuto). Exactamente um reflexo da gestão da Coisa Pública: desperdiça sem tino nem razão, e quando se vê apertado tem de ser o contribuinte (ou o Deputado que lhe pede explicações) a ceder o seu dinheiro (ou tempo parlamentar) para cobrir os seus desmandos 😦
    Como disse um deputado: “gere o tempo como gere o nosso dinheiro”. Fiquei nastante desiludido por não ter ouvido algum deputado a dizer que já lhe tinha dado tempo suficiente 😦

    Gostar

  3. Francisco Castelo B's avatar
    30 Setembro, 2010 18:37

    concordo com socrates nesta questão.

    parecendo que nao os submarinos sao caros e inuteis. é um exemplo de que paga-se no futuro aquilo que no presente se fez. neste caso mal

    Gostar

  4. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    30 Setembro, 2010 18:37

    Se Portugal tivesse uma imprensa a serio, e seria, depois da conferencia de imprensa que o governo deu ontem ao fim da tarde, todos os media sem excepção teriam cruxificado um 1º ministro e um governo que se comporta daquela maneira miseravel a confessar os fracassos da sua governação.
    Em vez disso a que é que assistimos? Uns raspanetes nas tvs por cabo, e os jornais de hoje de uma maneira geral dando conta das más noticias, mas condenações do governo nem ve-las. Por isso Socrates se sente à vontade para depois de um terramoto destes, ainda ter o topete de se apresentar no Parlamento com aquele ar chicoesperto que costuma ostentar quando lá vai fazer a propaganda do costume sem responder às perguntas da oposição que o possam comprometer.
    A oposição tem culpa? tem porque a moção de censura foi uma excelente ocasião para correr com o governo e o PSD como se diz na giria taurina, “meteu-se dentro” porque não quis melindrar o PR.
    Não se pode confiar no Socrates, e PCoelho já devia saber disso, e agora só lhe resta votar contra este orçamento se quiser manter a coerencia. Sejam quais forem as consequencias, e quer isso agrade a Cavaco ou não. A partir de agora tem que ser no duro, ou ninguem controla o bicho.

    Gostar

  5. nuno nasoni's avatar
    nuno nasoni permalink
    30 Setembro, 2010 18:42

    Não foi uma despesa de 4 governos, foram mais. Porque a questão dos submarinos já se tinha iniciado num governo Guterres, era Jaime Gama ministro da defesa. P.Portas lançou o concurso que concretizava uma decisão que já vinha de trás.

    Gostar

  6. C. Medina Ribeiro's avatar
    30 Setembro, 2010 18:43

    Durante muito tempo, e até Dezembro de 2001, trabalhei numa das empresas portuguesas interessadas nas contrapartidas, e estive bastante dentro do assunto, numa altura em que o número de submarinos já tinha descido de 4 (!!) para 3…

    Por isso, acho profundamente desonesto quando oiço gente do PS atirar a culpa da compra dos navios para Portas (que, de facto, assinou a compra de 2), pois o certo é que o PS deixou o trabalho todo feito… e para 3!

    Gostar

  7. Abrolhos's avatar
    Abrolhos permalink
    30 Setembro, 2010 18:43

    Infelizmente o comportamento do sr. PM não de agora e colheu durante muito tempo agrado junto dos tugas, que jocosamente repediam as graçolas e brejeirices do PM. No entanto, pensei que não fosse tão atrevido. Esta graçola dos submarinos é feia, deselegante, rasteira e reles, tudo o que já nos vem habituando sua excelência sr. Sócrates, mas é ainda um tiro no pé, e que tiro!
    Este sujeitinho é um problema para o país, não é de agora, sempre o foi. Ele e quem o apoiou devem responder pelos seus actos e devem ser julgados pelos tribunais. Perder as eleições não chega para trazer paz e verdade a Portugal.

    Gostar

  8. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2010 18:50

    realmente o negócio dos Submarinos é o retrato fidedigno do nosso país Governado por estas RATAZANAS!!

    sabendo que tem um encargo para pagar ou poupam para quando chegar a altura ter dinheiro para o pagar ou se não poupam, que foi o que aconteceu, escusam de andar por ai a dizer que foram apanhados com as calças em baixo, pois só revelam os INTRUJAS que são !! o que tambem não é nada de novo…

    Gostar

  9. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    30 Setembro, 2010 19:18

    Caro João Miranda.
    Que é que estás a tentar dizer?
    Que o PS e o PSD com a ajuda do CDS são a mesma merda?
    Olha que já sabiamos isso.

    Gostar

  10. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Setembro, 2010 19:25

    Os Submarinos deveriam ser 4.
    TGV’s Aeroportos, Governos Civis, Fundações, Comissões, Entidades, Observatórios,RTP,RDP, LUSA, CP’s etc, inúmeras autarquias… deveriam ser ZERO.

    Sócrates usar os Submarinos é descer onde nunca desceu. É dizer que Portvgal não tem razão para existir, uma vez que não deve Defender os seus Mares.

    Gostar

  11. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    30 Setembro, 2010 19:44

    Ó Grunho, então deixaste de fora o PCP, o BE e os verdes? Não são também da mesma substância?
    Esquecimento imperdoável!…

    Gostar

  12. pobre(o)tanas's avatar
    pobre(o)tanas permalink
    30 Setembro, 2010 20:09

    Pobre e triste povo que tais “líderes” pariu…
    Vergonha de gente, esta que nos desmanda, humilha e desqualifica, que arrasta toda uma nação na lama, numa motivação meramente pessoal e dos grupelhos a si acoplados, instalados na “casa do poder” e senhores do controleiro sistema que nos manieta… física e psíquicamente.
    Miserável e desgraçado, o povo que aceita ser assim descomandado, e “cangado”… como se de boi se tratasse.
    Sempre tivemos aquilo que fomos merecendo ao longo dos tempos… e, hoje, não é diferente. Somos, e ainda, o mesmo “zé pagode”…
    Viva o zé!

    Gostar

  13. João Lisboa's avatar
  14. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Setembro, 2010 20:15

    Sua Excelência a Desgraça Presidencial – Supremo Comandante das Forças Armadas
    Sempre tão lesto a mandar recados inúteis não tem nada a dizer sobre o uso da Defesa do País como álibi mentiroso?

    Gostar

  15. era era ÍI's avatar
    era era ÍI permalink
    30 Setembro, 2010 20:20

    A pretexto da NATO (mal disfarçado, tendo já alternativas na GNR e no exercito …) vão gastar milhões para comprar blindados anti-motins . Mesmo vivendo em condominios fechados , estão já todos borrados , pois os portugueses estão num saco cheio que é um verdadeiro barril de polvora . Eu até já vejo o josé pendurado num cipreste (bem alto para ninguem o salvar) e o Pereira debaixo de um blindado.. . Mas que maldade !!! Estes dilectos discipulos de Guterres não merecem isto …
    Eles merecem perdão , porque Deus já lhes perdoou porque eles não sabem o que fazem … Ou sabem ???

    Gostar

  16. Carlos Dias Nunes's avatar
    30 Setembro, 2010 20:30

    Será que, depois da exibição de falta de vergonha, charlatanice e arrogância do Sócrates, esta tarde, no Parlamento, o PSD vai novamente dar-lhe a mão, deixando passar o Orçamento?
    Não é possível!

    Gostar

  17. socialista vaselinado's avatar
    socialista vaselinado permalink
    30 Setembro, 2010 20:32

    Se ele nem assume o que é ..porque raio iria assumir algo mais..?

    Dependência do Governo – Eça de Queirós…

    Gostar

  18. socialista vaselinado's avatar
  19. socialista vaselinado's avatar
    socialista vaselinado permalink
    30 Setembro, 2010 20:35

    Porque este país está a ficar farto destes corruptos chulos e pedófilos…

    Portugal,Corrupção,Escândalos,Casa Pia,Freeport,Futebol,Politica, etc. ..Mais do mesmo até quando? PEC 1, 2, 3, 4 etc…

    Gostar

  20. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    30 Setembro, 2010 20:35

    nuno nasoni,
    o concurso foi lançado em 1998, quando Sócrates era ministro-adjunto do PM

    Gostar

  21. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    30 Setembro, 2010 21:13

    Aparentemente JMiranda está mais interessado no secundário do tema. É/foi JMiranda a favor desta despesa de 1000MM? Isso é que seria interessante saber.

    Gostar

  22. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    30 Setembro, 2010 21:34

    Os submarinos são uma desculpa de novecentos milhões multiplicada pelo menos seis vezes (tudo é para os submarinos).

    Gostar

  23. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    30 Setembro, 2010 21:42

    Afinal, os submarinos de 1940 que temos estão ou não estão porreiros? Aquilo com umas obras era capaz de ir lá… E foi uma surpresa para o “governo” bandalho ter que pagar os submarinos novos, coitado… Nestes 6 anos (seis) ainda não conseguiram aperceber-se de tudo…

    Gostar

  24. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    30 Setembro, 2010 21:50

    E os submarinos em forma de ventoinha que produzem electricidade a 97c kwh a 700 milhões?
    Cadê os submarinos em forma de estrada que até iam dar lucro (J,Cravinho) chamadas scuts que também “levam” 700 milhões?
    Quais os encargos bancários (camarários) dessa grande epopeia que chamaram o torneio do Scolari que até a ana deve ter posto bandeirinha na janela?

    Gostar

  25. AguiAzul's avatar
    AguiAzul permalink
    30 Setembro, 2010 21:57

    Sobre o debate de hoje no “circo de S.Bento”, só tenho a dizer: 1º – Quando existem debates destes, o Sr D. Paulo Portas defende que o concurso publico para a aquisição dos 4 submarinos foi do PS, porque não publicar/divulgar os documentos onde isso está? É que assim por certo há pessoas que pensam tratar-se de pura e simples troca de conversa pouco fundada, com documentos por certo que os Senhores do PS iram acreditar que as assinaturas seriam deles, ou então, diriam que tinham sido falsificadas por alguem…!!! 2º – Disse o D. Paulo Portas que quem falhou foi o governo, eu atrevo-me a dizer que não foi o governo, foi tão somente o povo (eleitores) que votaram nele, porque se da primeira vez se aceita que ele nos possa ter enganado, diga-se de passagem que não sei porque, mas a mim não me enganou ele não, voltarem a votar nele novamente é que foi o engano do país e não do governo, tudo o que se tem estado a ver nos ultimos dias, não é nada que eu já não tivesse pensado que poderia acontecer, embora ainda existisse uma esperança mesmo lá ao fundo do tunel, em que desejava e muito estar errado…!!! 3º – Uma das coisas que ainda não percebi, foi o facto de todas estas medidas terem sido tomadas apenas para controlar o defice, e para os mercados continuarem a emprestar dinheiro a Portugal, então surge-me uma pergunta cheia de duvidas, quando e quem é que vai pagar a continuação do endividamento externo, pois, é que se agora já vamos no pacote de austeridade II ou III, muito em breve tem que se acrescentar novas medidas só para arranjar dinheiro para pagar aos credores do país. Faz-me lembrar as pessoas que estando carregadas de dividas, ainda vão pedir um emprestimo desses pelo telefone só para pagarem as prestações dos outros creditos, ou seja, um dia…!!! Portugal está a seguir o mesmo caminho, ou será que sou só eu que estou aver isso?

    Gostar

  26. A. F. F.'s avatar
    30 Setembro, 2010 22:12

    Assino por baixo.

    Gostar

  27. anonimo's avatar
  28. anonimo's avatar
    30 Setembro, 2010 22:28

    Acho piada que ninguém fala na maior fraude de todas – A Parque Escolar – que envolve verbas superior a TRÊS A QUATRO VEZES o valor dos submarinos que fazem falta a Portugal e que há vários anos foram encomendados pelos governos portugeses, após grande debate público.

    Gostar

  29. anonimo's avatar
    30 Setembro, 2010 22:31

    O JM apagou um excelente artigo que postei num comentário do autor Do Portugal Profundo.
    Não gostou, decerto.
    Nesse post do autor do PProfundo é relatada a verdade dos factos.
    Vou tentar mais tarde recolocá-lo aqui no blasfémias.

    Gostar

  30. socialista vaselinado's avatar
    socialista vaselinado permalink
    30 Setembro, 2010 23:21

    As palavras leva-AS O VENTO OS FACTOS FICAM COM QUEM OS FAZ…

    O Funcionamento do Estado (A Matrix & O Anarquismo)1 e 2..Muito elucidativo….

    Gostar

  31. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    1 Outubro, 2010 03:45


    Uma total falta de vergonha.
    Creio que temos que tocar a unir – a internet é um poderoso instrumento – e acabar com esta porcaria a todo o custo.
    Nuno

    Gostar

  32. JMLM's avatar
    JMLM permalink
    1 Outubro, 2010 10:21

    (de que os submarinos são uma fracção muito pequena)
    O problema de Portugal é mesmo este, é achar que tudo o que se gasta corresponde a uma fracção muito pequena do orçamento.
    Claro que este governo como outros, não sabem nem nunca souberam fazer contas e governar os dinheiros deste país, o resultado está à vista.
    Ex: Submarinos inúteis com altos encargos de manutenção; escolas de “sonho” com altos encargos de construção e exploração, obras públicas com custos muito superiores ao previsto, frotas de viaturas compradas em regimes de financiamento c/ taxas altas de juro, Universidades com cursos sem mercado de trabalho, vencimentos de luxo para pescadores/administradores públicos, contratos nas autarquias e na administração central para comprar o que ninguém quer dado, subsídios para quem não trabalha, apoios para empresas que não entregam tributos, professores pagos mas em horário de trabalho, reformas e euro milhões para alguns, cunhas, corrupção,… etc
    Esta é a verdade deste país, e caro João Miranda, o problema também está nos submarinos do Portas e com os outros que mencionei, são eles que levam este país ao fundo.
    No fim como, é fácil, corta-se sempre no mesmo, no rendimento daqueles que verdadeiramente contribuem para a consolidação das economias, as pessoas.
    Estas decisões são realmente típicas de governantes muito fraquinhos…
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  33. zeca's avatar
    zeca permalink
    1 Outubro, 2010 15:11

    Passei hoje por aqui, para ver se aprendia alguma coisa mas…
    Estes artigos de opinião desse João Miranda ( deve ser um iluminado) e depois os comentários, são da mais atroz estupidez ( na minha opinião), que se faz no blogosfera…
    O reconhecer que não têm capacidade para combater o Sócrates seja onde for, seja lealmente ou atacando pelas costas ( todas as calúnias ) e já antevendo que quando vierem as eleições não as vão conseguir ganhar ( como aconteceu em 2009 ), por causa desses ataques nojentos, querem entrar pelo mesmo caminho do PP e da velha Marabunta (vide Asfixia Democrática )…
    Não arrepiem caminho que não é preciso…

    Gostar

  34. Licas's avatar
    Licas permalink
    4 Outubro, 2010 18:31

    Ó zeca , és uma seca – – –

    Gostar

  35. Mauricio Arrais's avatar
    23 Junho, 2011 16:16

    Em tempo de PAZ,sem estarmos em guerra,comprar dois submarinos!As finanças deviam estar boas!Era um para a barragem do Alqueva e o outro para a do Maranhão,para a pesca da achigã.Que lucro dão os dois em exposição no Alfeite durante trinta anos?Quantos milhões de euros vão ganhar as duas guarnições,e mais o custo do combustivel?Eu dava os submarinos de boa vontade para abater na nossa divida,já era uma boa ajuda.Não se pode vender os Jeronimos ou o Palácio de S. Bento.Será que os ministros das finanças,desde o 25 de Abril,governam as suas casas,como governaram Portugal,sem ninguem lhe pedir responsabilidades?Foram todos uns grandes falhados devem ter tirado o curso de economia,num fim de semana.Deviam todos responder pelos erros cometidos ,no TRIBUNAL DO TRABALHO.Mauricio Arrais.Abrantes.

    Gostar

Deixe uma resposta para A C da Silveira Cancelar resposta