Saltar para o conteúdo

MFL não aprende

7 Outubro, 2010

Falava ontem Pacheco Pereira em «comportamento mesquinho, que enfraquece o PSD na sua razão contra Sócrates». Tem toda a razão.

34 comentários leave one →
  1. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Outubro, 2010 15:58

    .
    Nunca percebi porque é que MFL que torpedeou a baixa de impostos que Durão Barroso se propunha, quando essa a mesma MFL aumentou o IVA assumiu e garantiu publicamente que ‘era só até ao fim do ano’. Nunca concordei chamarem velha à senhora mas enfim os meus filhos também me chamam o velho o que para mi é uma honra; casos diferentes ..
    .

    Deixem lá a Senhora descansada porque resolve NADA como demonstrou por onde andou metida. É passado.
    .

    Gostar

  2. BF's avatar
    7 Outubro, 2010 16:15

    Ela não precisa de aprender. Somos nós quem precisa.

    Gostar

  3. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    7 Outubro, 2010 16:15

    O comentário do JPP que transcrevi e que subscrevo não se prende com a estratégia seguida por MFL. Prende-se sim com a qualidade da análise que fez.

    Gostar

  4. PMP's avatar
    PMP permalink
    7 Outubro, 2010 16:28

    Os cavaquistas estão a pressionar o PPC para viabilizar o orçamento de qualquer maneira.
    PPC tem uma oportunidade de livrar o país de um primeiro ministro incompetente e irresponsável que está a levar portugal à ruina.

    Gostar

  5. Gabriel Silva's avatar
    7 Outubro, 2010 16:55

    certo Helena, apenas aproveitei uma frase que acho que se aplica na perfeição

    Gostar

  6. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    7 Outubro, 2010 17:03

    MFL é um desastre em tudo que se mete. Só que estamos tão infernizados por esta quadrilha que nos governa, que até já achamos que a MFL pode ser alternativa. Felizmente que o povo é sereno.
    Reitero aqui que se o PPC avalizar um aumento de impostos, qualquer que este seja, prefiro a abstenção ao voto socialista disfarçado no PSD.

    Gostar

  7. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Outubro, 2010 17:08

    .
    Se PPC souber como assumir a liderança das actuais medidas de austeridade que a tanga passou a chamar ‘medidas extraordinárias’ não só comanda e ganha a discussão do OE 2011, como ganha a maioria nas proximas legislativas e comanda o resultado final das Presidenciais para o lado que lhe interessar. Apenas. Não parece é que tenha o ‘braining’ necessário à sua volta. Assim saiba recrutá-lo em tempo util.
    .
    declaração de interesses: não sou filiado no PSD nem em qualquer outro Partido

    Gostar

  8. João Neto's avatar
    João Neto permalink
    7 Outubro, 2010 17:16

    Gabriel:
    É mesquinho ser a favor da abstenção na votação do orçamento? Por que razão? Ou MFL é obrigada a ter a mesma opinião que Passos Coelho? Pelo menos e, ao contrário de PPC não fez comentários sobre o assunto.
    Para além disso, se bem recordo (e posso estar enganado) até há uns meses atrás PPC defendia que a posição do partido deveria ser decidida no Conselho Nacional. Já reuniu e deliberou para Passos Coelho andar a dizer qual o sentido de voto?

    Parece que, de repente, a agência LUSA ganhou uma nova credibilidade.

    Gostar

  9. anonimo's avatar
    7 Outubro, 2010 17:30

    Ministro alemão da Economia defende aumentos substanciais de salários
    07.10.2010

    http://www.economia.publico.pt/Noticia/ministro-alemao-da-economia-defende-aumentos-substanciais-de-salarios_1459854

    Gostar

  10. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:33

    O que o artigo diz é que MFL prefere que o PSD anuncie que viabiliza o orçamento antes de conhecê-lo, em vez de o fazer depois de conhecê-lo. E explica porquê. A explicação parece-me perfeitamente consistente e de mesquinha não vejo o que possa ter. Agora, talvez doa a alguém que MFL não se tenha pronunciado no sentido de o PSD votar contra. E depois?

    Gostar

  11. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:36

    Segunda questão.
    Os deputados devem pensar pela sua cabeça ou pela do senhor presidente da CPN?

    Gostar

  12. PMP's avatar
    PMP permalink
    7 Outubro, 2010 17:37

    AM,
    Votar contra este orçamento é a maneira mais prática de nos livrarmos de um primeiro-ministro incompetente e irresponsável.

    Gostar

  13. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:39

    Essa é a sua opinião. Portanto, todos os deputados devem votar contra ou são mesquinhos. É isso?

    Gostar

  14. PMP's avatar
    PMP permalink
    7 Outubro, 2010 17:42

    Os deputados do PSD ou do CDS que se abstenham não são mesquinhos, mas na minha opinião estão a cometer um erro e a prejudicar o país, pois assim vamos ter mais tempo um primeiro ministro incompetente e irresponsável.

    Gostar

  15. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    7 Outubro, 2010 17:44

    Socrates esta a jogar poker com PPC, e como está a fazer bluff, como se diz na giria do poker aberto, meteu a “cave” quando disse que se demitia se o OE não fosse aprovado. PCoelho embora jogando no escuro, porque não conhece o orçamento mas apenas algumas das cartas, tambem está a meter a “cave” dele quando diz que o PSD não se abstem se houver aumento de impostos. Para quem está de fora e percebe pouco de politica como eu, vê neste jogo de poker uma situação tipica: o que teem os jogadores a perder.
    Na minha opinião Socrates tem muito mais a perder que PCoelho: o Poder, e essa possibilidade está a por muita gente nervosa dentro do PS, porque desmontar do cavalo custa muito.
    Por isso acho que Passos Coelho deve levar a dele até ao fim doa a quem doer, até para mostrar a Socrates que as coisas não são como ele quer. Se o OE/2011 contemplar um aumento de impostos como está anunciado, é votar contra. E o Socrates que retire as ilações respectivas, ou seja fazer outro, porque eu não acredito que ele se demita.
    E Passos Coelho mostra de que massa é feito.

    Gostar

  16. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:45

    Ah! Escrito dessa maneira é completamente diferente e concordo.

    Gostar

  17. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:47

    PMP o meu comentário era para si. O comentário seguinte ainda não tinha aparecido.

    Gostar

  18. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 17:53

    ACSilveira
    O meu conceito de deputado é incompatível com qualquer promessa que TODOS OS deputados do PSD não votarão… O PPC que se desenrasque do beco em que se meteu.

    Gostar

  19. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    7 Outubro, 2010 17:58

    A MFL não tinha hipótese nenhuma porque a razão estava do lado de Sócrates e dos seus analistas.
    Qualquer incompetente sabe isso.

    Gostar

  20. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    7 Outubro, 2010 18:28

    Só numa democracia coxa como a nossa é que se exige ao principal partido da oposição que avalise a politica do governo com a qual não concorda, com ameaças de ficar com o onus da questão. Isto não faz sentido nenhum e é a demonstração da alienação em que nós vivemos.
    Se Passos Coelho não conseguir a unanimidade dos deputados e houver uma cisão no grupo parlamentar do PSD , cada um terá que assumir as suas responsabilidades. De qualquer modo, embora antes de ser lider PCoelho não tenha tido o melhor comportamento para com MFLeite, quando ela se absteve no OE/2010 mesmo os deputados afectos a PCoelho votaram com a lider do partido, por isso não vejo razão para não se inverterem os papeis quando o que está em causa é o interesse nacional. O “inimigo” do PSD e dos Portugueses é o Socrates.

    Gostar

  21. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    7 Outubro, 2010 18:34

    Carlos Dias,
    A razão estava com o Socrates quando ele falsificou as contas publicas? lembro que ele dizia em Setembro que o defice era 5%, e em Novembro descobriu que afinal era superior a 9%.
    A razão estava com Socrates quando teve um orçamento que toda a gente menos os socialistas dizia que era de fantasia aprovado em Janeiro, e depois teve que fazer 3 orçamentos rectificativos, que são os PEC 1, 2,e 3. Nunca mais acabam com as pantominices?

    Gostar

  22. PMP's avatar
    PMP permalink
    7 Outubro, 2010 18:35

    AM,
    O PPC não está em nenhum beco, basta-lhe indicar aos deputados que votem contra um orçamento que aumenta os impostos e informar que há disciplina de voto, é simples.

    Gostar

  23. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    7 Outubro, 2010 18:49

    Com Tiririca, pior do que tá não fica!

    Gostar

  24. JOÃO's avatar
    JOÃO permalink
    7 Outubro, 2010 19:01

    O mesmo disse Marcelo no último domingo. Mais, lembrou que foi o que fez quando foi líder do PSD e não conseguiu negociar com Guterres. Isto que Ferreira Leite diz não é portanto novo e faz todo o sentido. Anunciar que se vai abster antes de conhecer o documento dizendo que se trata de evitar males maiores é diferente de o fazer após o conhecimento do mesmo. Quando se abstém conhecendo o documento corre o risco de transmitir uma certa concordância ao passo que não se pode acusar alguém de concordar com o que desconhece. Caracterizar isto de comportamento mesquinho é uma estultícia.

    Gostar

  25. Pedro Correia's avatar
    Pedro Correia permalink
    7 Outubro, 2010 19:08

    A diferença entre MFL e o seu sucessor é que ela diz essas coisas dentro do partido – que ainda é uma organização democrática – e não anda cá fora a mandar recados e indirectas que só o enfraquecem.

    Gostar

  26. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 19:14

    Ok, desde que amanhã não venha queixar-se que os deputados não têm dignidade, não sabem o que estão a fazer, são uns incompetentes, uns paus mandados das direcções dos partidos, etc. E, então, não precisam de ir todos votar. Basta que vá um que vote oitenta e uma vezes tal como o PPC mandar.

    Gostar

  27. PMP's avatar
    PMP permalink
    7 Outubro, 2010 19:18

    AM,
    A votação do orçamento é um momento especial que exige disciplina partidária. Noutros momentos pode haver liberdade de voto, neste não.

    Gostar

  28. António's avatar
    António permalink
    7 Outubro, 2010 19:26

    Retiro tudo o que penso acerca desta senhora. Ainda achei que podia ser uma excelente alternativa a Sócrates, mas só demonstrou a minha ingenuidade acerca da matriz política e do PSD. Acha muito bem viabilizar o orçamento, sabendo a sua desonestidade e falta de qualidade, pelos seus interesses políticos. Em vez de preocupar-se com o futuro de Portugal, preocupa-se com o seu umbigo!

    Em breve saberemos se Pedro Passos Coelho é um verdadeiro líder do PSD. Mais importante que isso, se estará à altura de liderar Portugal e romper com estas nefastas “tradições” políticas.

    Gostar

  29. JOÃO's avatar
    JOÃO permalink
    7 Outubro, 2010 19:35

    Isto há censura aqui? Escrevi um comentário às 19 e nada!

    Gostar

  30. José Silva's avatar
    José Silva permalink
    7 Outubro, 2010 19:37

    O problema de MFL é mesmo este: Não é credível por muita Verdade que diga e diz.
    Na hora H vota na manutenção do status quo.

    Gostar

  31. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Outubro, 2010 20:45

    .
    Antecipemos um pouco e comecemos a levantar o fio à meada. Cortes nos salários da Função Publica:
    .
    os ‘balões de ensaio’ bota-abaixo que têm sido atirados pela Comunicação Social afirmam a ‘pés juntos’ que terão 3 escalões: 0%, 3,5% e 5%.
    .
    em Espanha repartiram com muitissimo mais justiça e estratégia politica. Foi em ONZE escalões: 0%, 0,56%, 2,75%, 4,5%, 5%, 5.75%, 7%, 8%, 9%, 10% e 15%:
    .
    http://www.elmundo.es/mundodinero/2010/05/20/economia/1274383521.html#grafico
    .
    Quanto ao aumento do IVA simplesmente está perfeitamente ao alcance a sua REDUÇÃO em 2% e não o seu aumento. Oportunamente falaremos sobre isso. Quanto ao ‘resultado final’ se o projecto de pacote de austeridade fosse aprovado tal qual foi anunciado produziria efeito zero nos juros dos emprestimos externos (impacto nulo após o anuncio) e negativo em 2011, o país entraria em recessão com crescimento negativo não de 0,1%, 1,4% mas na banda dos 2%-4,5%.
    .
    Isto porque não há vontade nem conhecimento para tomarem medidas mais ousadas e avançadas que evitariam este remendo transitório. E claro como ensinou Maquiavel quando não se faz o ‘coiso’ todo duma vez dá sempre mau resultado, e por isto os governos e os politicos caiem que nem tordos dando um espectaculo degradante à Republica.
    .

    Gostar

  32. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 21:01

    PMP
    Não há momentos para um deputado. Ou pensam pela sua cabeça, ou obedecem ao presidente da CPN. Não há meio termo. Decida o que prefere.

    Gostar

  33. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    7 Outubro, 2010 21:05

    Se o presidente da CPN fosse outro e anunciasse que o PSD ia viabilizar o OE, quais dos blasfemos e dos comentadores estariam, agora, a reclamar liberdade de voto para os deputados?

    Gostar

  34. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Outubro, 2010 23:04

    É Manuela Ferreira Leite – 9% de defice não é prioritário –
    o que se pode esperar da “tecnica competente” nº1?

    Gostar

Deixe uma resposta para Pi-Erre Cancelar resposta