Saltar para o conteúdo

“Dinheiro sujo” *

25 Outubro, 2010
by

«O Governo de José Sócrates, com o seu usual oportunismo e a sua absoluta falta de escrúpulos, resolveu anular os benefícios fiscais de instituições religiosas e de instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Mas deixou conspicuamente de fora a Igreja Católica Apostólica Romana. Este privilégio é em parte justificado pelo papel dessa Igreja na formação histórica de Portugal (que nem sempre, como é sabido, foi papel benéfico e muitas vezes foi, sem a menor dúvida, um papel nocivo). De qualquer maneira, é improvável que o nosso bem-amado primeiro-ministro se tenha deixado guiar por considerações dessa espécie. Muito prosaicamente, Sócrates não quis juntar a Igreja (ainda poderosa) à sua longa lista de inimigos, pensando sobretudo no voto católico em 2011.
As comunidades religiosas de outras denominações (ou seja, as que para seu azar não são católicas) nem sequer mereceram ao Governo a simples cortesia de serem previamente informadas. Sem grande influência, não valem nada para um político da envergadura moral e intelectual de Sócrates. Que se arranjem ou que se lixem, para ele é o mesmo. Infelizmente, existe em Portugal uma Lei de Liberdade Religiosa (de 2001) e a presunção, seguramente estabelecida, que o Estado não deve estabelecer distinções no tratamento de
qualquer igreja. Claro que nunca ninguém se lembrou de cumprir seriamente essa regra. Basta ver a ridícula quantidade de feriados que celebram episódios centrais da narrativa evangélica, puros pontos de doutrina ou até tradições devotas sem o mais vago significado doutrinal, para perceber quem o Estado protege ou não protege. O que não impede a discriminação grosseira e sistemática a favor da Igreja Católica (aliás, constitucionalmente proibida) de ser uma vergonha para a presumível democracia portuguesa. Não me custa a acreditar que o eng. Sócrates não perceba que a liberdade é indivisível (como dantes, com ingenuidade, se dizia) e que há um risco em eximir uma particular igreja ao peso fiscal, que outras forçosamente suportam. Convém, por isso, explicar a esse distinto rebento do PS que os direitos do homem e do cidadão não devem estar à mercê das conveniências do Orçamento ou do interesse eleitoral de um partido.
Ignoro se o dinheiro que o Estado vai arrecadar com esta medida de intolerância e cegueira é muito ou pouco. É, com certeza, um dinheiro sujo.»

 

* Vasco Pulido Valente, Público de ontem (sem link directo)

24 comentários leave one →
  1. Por oura's avatar
    Por oura permalink
    25 Outubro, 2010 19:13

    Sinhor, ajudai-me a não pecar contra os poderosos, a saber, banqueiros, magistrados da procuradoria, parceiros das público-privadas e assim todos que me ajudem a lixar os mais fracos, só, sem falta da católica romana de portugal.
    No mais, sou limpo de consciência como sempre fui, amém.

    Gostar

  2. Luís's avatar
    Luís permalink
    25 Outubro, 2010 19:33

    O voto ca… quê? Você na sua cegueira jacobina acredita mesmo que algum católico, que vote na qualidade de católico (e foi esse o exemplo que você deu), votará num político apenas porque ele não taxou a Igreja? Um político que fez guerra pelo aborto e ganhou, um político que fez guerra pelo casamento gay e ganhou, e vai receber os “votos católicos” porque não taxam a Igreja. Homem, acorde caramba.

    Gostar

  3. np66's avatar
    np66 permalink
    25 Outubro, 2010 19:42

    Eu também gostava que à Igreja Católica fossem retirados os benefícios fiscais… e que os milhares de portugueses que ainda não passam muita fome graças à ajuda que recebem dessa Igreja fossem bater à porta do Sócrates, do VPValente e do CAA! Giro!

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    25 Outubro, 2010 19:49

    Já começo a perceber porque Portugal é um país católico.

    Gostar

  5. CAA's avatar
    25 Outubro, 2010 20:00

    Luís,

    Como pode confirmar, o texto é de Vasco Pulido Valente – eu apenas concordo com o seu conteúdo…

    Gostar

  6. fernando antolin's avatar
    fernando antolin permalink
    25 Outubro, 2010 20:22

    Espero que a Igreja Católica denuncie essa flagrante desigualdade de tratamento em relação às outras confissões e liminarmente recuse o envenenado presente.

    Gostar

  7. FCR's avatar
    FCR permalink
    25 Outubro, 2010 20:22

    Portugal não é um país católico! É um país cristão!
    Quanto ao “PODER”….até poderá ser católico.

    Gostar

  8. np66's avatar
    np66 permalink
    25 Outubro, 2010 20:28

    Os casados são mais penalizados pelas novas tabelas de IRS: seguindo o raciocínio do VPValente, com o qual concorda o CAA, deve ser para captar o voto dos solteiros! 🙂

    Gostar

  9. sera's avatar
    sera permalink
    25 Outubro, 2010 20:29

    se a minha avó chuta a bola com o pé direito é porque não é comunista primária, por isso não utiliza o jogo aéreo e se o chéché do pulido diz é porque é verdade-in vino veritas. sou agnóstico graças a deus

    Gostar

  10. e-ko's avatar
    e-ko permalink
    25 Outubro, 2010 20:35

    por agora só venho trazer um concerto em directo, depois volto para o comentário:
    http://liveweb.arte.tv/fr/video/L_Orchestre_de_Paris_et_Vadim_Repin_jouent_Saint-Saens/

    Gostar

  11. Essa agora's avatar
    25 Outubro, 2010 20:41

    Para o Vasco, anteontem, foi uma botelha inteira, tá visto.

    Gostar

  12. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    25 Outubro, 2010 20:45

    “O voto ca… quê? Você na sua cegueira jacobina acredita mesmo que algum católico, que vote na qualidade de católico (e foi esse o exemplo que você deu), votará num político apenas porque ele não taxou a Igreja? Um político que fez guerra pelo aborto e ganhou, um político que fez guerra pelo casamento gay e ganhou, e vai receber os “votos católicos” porque não taxam a Igreja.”
    .
    Não admirava nada que o topo da Igreja Católica em Portugal pense assim. Já são bem sociallistas.

    Gostar

  13. anonimo's avatar
    25 Outubro, 2010 20:53

    INACREDITÁVELLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Novas Mistificações

    Novas Mistificações

    Gostar

  14. anonimo's avatar
  15. será's avatar
    será permalink
    25 Outubro, 2010 21:57

    surreal,isso sim!

    Gostar

  16. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    26 Outubro, 2010 00:02

    “…anular os benefícios fiscais de instituições religiosas e de … (IPSS). Mas deixou conspicuamente de fora a Igreja Católica Apostólica Romana…” Isto é verdade?
    Como é que pode ser verdade? é que é completamente ilegal. Foi publicado quando?

    Gostar

  17. Centrista's avatar
    26 Outubro, 2010 12:09

    “Basta ver a ridícula quantidade de feriados que celebram episódios centrais da narrativa evangélica, puros pontos de doutrina ou até tradições devotas sem o mais vago significado doutrinal, para perceber quem o Estado protege ou não protege.”

    Os feriados não são apenas religiosos – são também culturais e populares. Qual acha que seria a reacção dos agnósticos portuguese se acabassem com um dos seguintes feriados:
    – Natal
    – São João (ou S. António, ou S. Pedro, etc.)
    – Carnaval (que não sendo religioso, está intimamente ligado à Páscoa)
    – 1 de Novembro
    – 1 de Janeiro
    * Tirando estes, apenas sobram o 15 de Agosto e o 8 de Dezembro, esses sim puramente religiosos (porque entretanto deslocaram o dia da mãe para Maio… que continua a ser o mês de Maria).

    Mais facilmente acaba com o 10 de Junho, o 5 de Outubro e o 1º de Dezembro…

    De resto, vê as coisas ao contrário – não deveria ter sido retirado o benefício fiscal a ninguém. E ainda bem que a principal instituição de solidariedade em Portugal ficou de fora dessa medida ignóbil.

    Gostar

  18. Daqui 20 anos veremos's avatar
    Daqui 20 anos veremos permalink
    26 Outubro, 2010 13:13

    Papel sem dúvida nocivo da Igreja????

    CAA tem de certeza dinheiro em banco, um bom emprego e contactos…

    Os pobres (antigos e novos) sabem que a Igreja vai fazer tudo para os ajudar nestes tempos de crise.

    Cortar com os chamados ´benefícios da Igreja´ seria liquidar o país que depende dela. Mas essa é uma realidade que CAA só pode desconhecer.

    Gostar

  19. tabakaebola's avatar
    tabakaebola permalink
    26 Outubro, 2010 15:17

    O Vasco Polido Valente é um pateta…

    Gostar

  20. regada mertório's avatar
    26 Outubro, 2010 15:33

    este senhor,bom calculista,não faz nada em que não esteja presente o voto,mesmo quando vira à esquerda.vai virando dos dois lados em mira de…

    Gostar

  21. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    26 Outubro, 2010 19:05

    Pois é, senhores VPV e CAA, 0 vosso conhecido velho ódio à Igreja Católica cega-vos. A quem acham que recorrem multidões de pobres sem dinheiro para pôr pão na mesa da família? Já são dois milhões e meio de pobres no nosso país. Muitos mais este garrote-orçamental para 2010 irá fazer. Essas multidões de pobres que todos os dias recorrem às Obras assistenciis das paróquias por todo o país, não vos dizem nada?. Tanto jacobinismo tolda-vos a mona, não vos deixa ajuizar com clareza e sem preconceitos.

    Gostar

  22. JMLM's avatar
    JMLM permalink
    27 Outubro, 2010 10:31

    Mas afinal isto não é uma República…
    É, mas das bananas…
    Pelos vistos o Sr Mário não gostou nada desta decisão…

    Gostar

  23. Cam's avatar
    Cam permalink
    27 Outubro, 2010 10:55

    mas a eventual isenção ou não da igraj catolica não é regulada pela concordata?

    Gostar

  24. BCS's avatar
    BCS permalink
    27 Outubro, 2010 19:56

    Da mesma forma que você não concorda com os feriados religiosos eu não concordo com a maioria dos feriados laicos, e agora como é que ficamos? Não devem estes feriados, como outras coisas, tentar agradar equilibradamente às sensibilidades presentes no país?
    Outra coisa é o calculismo político de não querer aborrecer por razões puramente eleitoralistas aos católicos em prejuizo doutras igrejas

    Gostar

Indigne-se aqui.