Saltar para o conteúdo

Hope and Change

7 Dezembro, 2010

Fecharam o Assange antes de fecharem Guantanamo.

52 comentários leave one →
  1. anti-comuna permalink
    7 Dezembro, 2010 17:16

    Mas é engraçado que os taralhoucos dos europeus, em especial os jornas tugas, continuam convencidos que o Obama é uma “lufada de ar fresco” nos USA. lolololololololol
    .
    .
    Imagine-se que o tipo tinha conseguido estas revelações (que a maioria são inócuas) durante a era Bushido. ahahahahahahhahh
    .
    .
    Já agora, vamos ver quem será o primeiro “papagaio” a repassar isto cá:
    .
    http://boombustblog.com/reggie-middleton/2010/12/06/the-truth-behind-portugals-inevitable-default-arithmetic-evidence-available-only-through-boombustblog/
    .
    .
    Mas para o maluquinhos do ouro e da prata, eu aconselho lerem isto, que é para mim um sinal claro para shortar. ahahahaahhahahhah
    .
    .
    “Dear Max

    I just wanted to let you know that you have viewers in Denmark who support your effort to Crash the Banking Kartel.

    Yesterday I decided to empty my pension account which I assume would be worth nothing when I reach the age of 65 in twenty years. I payed 60% in tax and went to Germany today to buy 500 ounces of Silver.

    When the crisis reach Denmark and the government wants to collect our pension funds my account will be empty J

    Keep up the good work!

    Best Regards”
    .
    .
    In http://maxkeiser.com/
    .
    .
    Quando ainda por cima, pelos vistos, a JPMorgan andou a fazer um corner no cobre para, aparentemente, cobrir as posições curtas na prata. Pode correr mal à JPMorgan, mas desconfio que a carneirada é que vai ser depenada. ;))

    Gostar

  2. balde-de-cal permalink
    7 Dezembro, 2010 17:35

    santo hussein
    é assim:
    ‘we can’

    Gostar

  3. anti-comuna permalink
    7 Dezembro, 2010 17:53

    Já agora, sobre o caso que envolve o Assange, acho que isto é interessante de ler:
    .
    .
    “A timeline including excerpts of case testimony.
    .
    STOCKHOLM (Radsoft) — Aftonbladet claim to have a copy of the Assange case files. They’ve published a special supplement to their hardcopy edition with details of the Assange case they’ve not revealed online.
    .
    Aftonbladet is a tabloid – meaning they arbitrarily mix truth with fiction and hyperbole. Their articles are at best ‘hearsay of hearsay’ – the testimony of the girls is not corroborated and Aftonbladet’s version isn’t corroborated either.
    .
    That being said, one can construct a timeline based on the Aftonbladet supplement.”
    .
    .
    In http://rixstep.com/1/20100914,00.shtml
    .
    .
    Penso que era a Zazie que tinha uma teoria que as feministas de esquerda eram piores que os grandes machistas. lolololololololololol
    .
    .
    Esta vida é bastante complicada…

    Gostar

  4. Arlindo da Costa permalink
    7 Dezembro, 2010 17:56

    Bem visto.
    Querem matar o mensageiro.
    A «mudança» e a «esperança» que o Sr. Obama prometeu é um dos maiores embustes dos últimos cem anos.
    Com um pretexto bastante fraco – «crime sexual» na Suécia – os EUA tudo fizeram para perseguir e apanhar o homem que pôs a diplomacia de rastos.
    E o mais incrível é que um país – até agora decente, a Suécia – colaborou nesta farsa, por medo e reverência da potência americana.
    Suecos da pôrra, shame you!

    Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    7 Dezembro, 2010 17:57

    aconselho a leitura de
    ‘a europa morreu’
    no ‘Jornmal do Pau’
    não escrevi embora diga isso há meses

    Gostar

  6. 7 Dezembro, 2010 18:16

    “Olha” do que escaparam os jornalistas tugas e uns poucos bloggers, que destaparam casinhas na Beira, destelharam outlet Alcochete, bisbilhotaram a Independente, abriram a guelra dos robalos com Face Oculta, denunciaram in transit Azores-Guantánamo, etc, etc…
    A verdade de facto incomoda muita gentalha…
    Colocaram uma cenoura à frente do focinho da Suécia, e zás! : lembraram-se dum alegado abuso sexual…
    Dada a gravidade do caso, a administração Obama fez o que qualquer outro presidente republicano accionaria: caça ao indivíduo e se possível encerramento do site. A segurança do Ocidente (parte dele) estaria vulnerável; para quem não tolera e ataca algum Ocidente, era um maná de informação.
    Guerra, mais uma e diferente de mundos…
    Parafraseando o anti-comuna, ‘isto’ está cada vez mais complicado !…Porque alguém descomplica e, desvenda.

    Gostar

  7. Tiradentes permalink
    7 Dezembro, 2010 18:16

    Yes we can ……
    E conseguiram mesmo. E vejam lá o que conseguiram.
    E eu aqui sentado, tristonho, à espera que o Arlindo me indique o número da campa dos pugilistas deportados pelo Comando Vermelho.
    Quem sabe lendo a wikileaks encontro.

    Gostar

  8. 7 Dezembro, 2010 18:22

    Estou admirado por não ver aqui nenhum artigo do jmf, da helena, do miranda, enfim dos que são adeptos do “quanto pior melhor”, acerca do relatório da OCDE referente à educação.
    Será que não interessa?
    Imagino o que não diriam se ele fosse negativo e/ou cilindrasse as políticas educativas seguidas nos últimos anos.
    Até me atrevo a dizer que esses carolas (jmf, helenas, etc.) vão arrasar o relatório porque é bastante positivo e que, pelo contrário, o aplaudiriam de pé se fosse negativo. O olho no tacho político assim obriga!…

    Gostar

  9. Arlindo da Costa permalink
    7 Dezembro, 2010 18:38

    Já é público que a mulher que se deitou com o Assange era uma agente da CIA.
    O Assange não a violou. Ele é que foi fodido.
    Novas técnicas da marca «Change e Hope», comercializada pela CIA de «rosto humano»…

    Gostar

  10. 7 Dezembro, 2010 18:44

    Para registar e ir relembrando sempre que for oportuno.

    Gostar

  11. Por outra permalink
    7 Dezembro, 2010 18:46

    Fecharam-no?
    E não faltará gente contente, a começar pelo Obama, esse nobel a martelo, a esta hora solidário com MS Tavares, que não gosta, não vai à bola com gajos lindos, para mais inteligentes, só mais feios.
    E assim mais gente.

    Gostar

  12. 7 Dezembro, 2010 18:53

    Decididamente já lá vai o tempo em o demagogo Obama, em pleno comício da campanha eleitoral para a Presidência dos Estados Unidos da América, levava a casa ao rubro gritando: “A minha presidência, em Washington, será transparente !” 🙂 “Nada de esconder as coisas como Bush!”.
    PS- Não é só cá que há muitos adultos que ainda acreditam no Pai Natal.

    Gostar

  13. Bulimunda permalink
    7 Dezembro, 2010 18:58

    Pois..

    FRASE PISA……

    Gostar

  14. paulo barata permalink
    7 Dezembro, 2010 18:59

    Calma Blasfémos: Apesar do músculo exibido lembro que os times, they are a(ss) changing…Os “segredos”, que em vão tentam recolocar nos cofres, já não dependem do Assange…Prendam-no, fusilem-no, julguem-no com traidor, que já não fecham a caixa de Pandora que a modernidade abriu. Afinal, não é isto a essência da Democracia?
    Paulo

    Gostar

  15. Bulimunda permalink
    7 Dezembro, 2010 19:01

    We are all dead..but we don’t know yet….simon the great

    Gostar

  16. JCA permalink
    7 Dezembro, 2010 19:06

    .
    Opiniões há muitas, por exº:
    .
    A Reporter at Large
    No Secrets, Julian Assange’s mission for total transparency
    http://www.newyorker.com/reporting/2010/06/07/100607fa_fact_khatchadourian#ixzz17S6nl8aG
    .
    The Case of Wikileaks, Part I—The Hacker’s Treehouse
    http://gonzalolira.blogspot.com/2010/12/case-of-wikileaks-part-ithe-hackers.html
    .

    Gostar

  17. Santos Costa permalink
    7 Dezembro, 2010 19:54

    Desta vez concordo com o JM, ou talvez não?…

    Gostar

  18. anti-comuna permalink
    7 Dezembro, 2010 21:53

    Sim, opiniões há muitas. Como esta do Cantona. lolololololololol
    .
    .
    “Nem o próprio Cantona passou das palavras aos actos
    .
    (…) Tudo começou com uma entrevista a um “site” de um jornal regional francês, onde o antigo jogador apelou à revolta contra o capitalismo e sugeriu que os clientes retirassem todo o dinheiro do seu banco por um dia. (…)
    .
    (…) Além destes 1.500 euros, Cantona levantou, nos últimos três dias, 750 mil euros do banco Leonardo mas para os depositar numa nova conta no Crédit Agricole.”
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=457685
    .
    .
    É muita giro ser anti-capitalismo mas… ahahahahahahahaah

    Gostar

  19. JCA permalink
    7 Dezembro, 2010 22:13

    .
    ?
    -Bank of Ireland ATM and online systems fail
    http://www.bbc.co.uk/news/uk-northern-ireland-11937654
    .
    ?
    -These leaks spell doom for web freedom
    http://www.dailymail.co.uk/debate/article-1335699/WikiLeaks-cables-These-leaks-spell-doom-web-freedom.html
    .

    Gostar

  20. 7 Dezembro, 2010 22:16

    Podem fechar o site Wikileaks, que não apagam os milhares de ficheiros, entretanto copiados e disseminados. Apenas fecharam uma janela, mas outras se abrirão certamente, porque o material existe.
    Com Obama ou qualquer outro.

    Gostar

  21. tina permalink
    7 Dezembro, 2010 22:33

    Nestas situações, infelizmente tem de se escolher entre uma coisa e outra, não há meio termo. E porquanto seja muito bom ver as tramóias dos políticos vir toda ao de cima, há muitas outras situações, como informação secreta, que tem de ser protegida. Por isso, acho que se tivesse que escolher, o João preferia que o Wikileaks não tivesse aparecido. É como o cérebro mole das pessoas de esquerda que defendem muitas coisas que não desejariam para a sua própria vida.

    Gostar

  22. PMP permalink
    7 Dezembro, 2010 22:35

    Vamos mas é apoiar os alemães que estão fartos do euro e querem sair.
    .
    Nenhum país deve ser pressionado para ficar no euro como a Alemanha está a ser , e ter de pagar as contas dos outros.
    .
    Os alemães devem ter o direito de terem um Marco forte, sem estarem sujeitos às trapalhadas dos outros países. Um Marco forte será também uma referência para todos os outros

    Gostar

  23. Por outra permalink
    7 Dezembro, 2010 22:40

    “Apenas fecharam uma janela, mas outras se abrirão certamente, porque o material existe.” Piscoiso
    Desta vez, mas é ter cautela, porque, para nos foder como ao Assange, a Cia tem lá mais destas
    http://www.rawstory.com/rs/2010/12/assange-rape-accuser-cia-ties/

    Gostar

  24. Por outra permalink
    7 Dezembro, 2010 22:51

    E enfim, f. ou
    não f. eis a questão,
    conquanto longe da
    sueca por identificar,
    que pode bem ser
    da Cia ou não.

    Gostar

  25. anti-comuna permalink
    7 Dezembro, 2010 23:02

    Não digam nada a ninguém, mas a besta virou-se contra o criador. Hoje, mais uma carnificina nas obrigações americanas. Não apenas nas estaduais como nas federais. Quem semeia ventos, colhe tempestades. As taxas de juro nos States estão a subir a uma velocidade tal, que eles vão começar a deixar-se de armarem-se em espertos em nos dá lições de como gerir o €uro e a Europa e vão ter que começar a pensar como evitar o colapso do mercado das taxas de juro.
    .
    .
    O ouro também andava todo lampeiro a subir mas hoje levou uma cacetada final (como as restantes mercadorias) e o dólar… Subiu! Fuga para a qualidade? Not so fast, junkie. Esperem pela pancada.
    .
    .
    Entretanto o Ben quis mexer na curva das taxas de juro para parece que criou um monstro. O engraçado é que ele não o vê e está convencido que está no bom caminho.
    .
    .
    Em Portugal, os nossos importa-enlatados começarão a ficar confusos com o que vêm. Nada parece configurar os cenários que esperavam. Afinal, quando começou a carnificina nos States, na europa comeram de novo as compras da nossa dívida soberana. Não era suposto haver fuga para a qualidade, no dólar? lolololololol No fim, até os mercados accionistas americanos levaram no corpo, apesar da forte queda das obrigações. Fuga para a qualidade? lololololololol
    .
    .
    Até ao final do ano ainda vamos ter algumas surpresas. O Obama, depois, que peça conselhos ao Zapatero. ahahhahahhaahhh
    .
    .

    Gostar

  26. PMP permalink
    7 Dezembro, 2010 23:27

    AC,
    Será que os juros subiram por causa das previsões de crescimento dos EUA dadas pelo GS, que passaram para 4% em 2011 ?
    .
    E porque existe um pré-acordo Obama / Repub. sobre cortes fiscais, extensões ao subsidio de desemprego e corte na S. Social ?

    Gostar

  27. jones permalink
    7 Dezembro, 2010 23:34

    este post diz bastante do niilismo neoliberal

    Gostar

  28. PMP permalink
    7 Dezembro, 2010 23:38

    Jones,
    Pode explicar um pouco melhor a sua ideia ?

    Gostar

  29. Arlindo da Costa permalink
    8 Dezembro, 2010 00:10

    No dia 4 de Dezembro, a RTP passou um documentário evocativo do 30º aniversário da morte de Sá-Carneiro, e tendo como pretexto o polémico affaire do infausto primeiro-ministro com uma escandinava, o Mário Soares disse que naquele tempo eram as «suecas» que estavam na moda.
    No tempo dele- quando era jovem – eram as «francesas»; e no tempo do pai dele, eram as «espanholas».
    A CIA não brinca em serviço e para apanhar um prodígio como o Assange só mesmo uma sueca «virgem»…

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 00:19

    PMP, Vc. não se deixe enganar pelas róseas previsões do crescimento económico americano. O crescimento, a existir, é pouco sustentável.
    .
    .
    Vc. poderá dizer que são as previsões de um maior crescimento económico que estão a massacrar as obrigações. Em parte é verdade, mas não explica tudo.
    .
    .
    Vc. poderá dizer que foi o acordo no Congresso que permitirá estender benefícios que poderão ajudar a combater a crise económica, mas por outro, confirma que os nos mercados há bastante receio com esta política económica e orçamental nos USA. Como se nota isso? No estreiamento dos spreads ao longo da curva das taxas de juro.
    .
    .
    Veja isto, desta forma. O Bernanke diz que existe o perigo de deflação na economia americana, que os recentes dados publicados confirmam. Mas os dados publicados merecem pouca credibilidade. Logo por aí há o risco de um forte impulso inflacionista. Mas mesmo que seja verdade que as pressões inflacionistas estão baixas, não se compreende do que é que o mercado obrigacionista tem medo. Das duas uma; ou os vendedores de obrigações estão bastante optimistas quanto à economia americana e aí vendiam na curva toda, com excepção das de curto prazo. Ou em vez de venderem, ainda compravam mais. É que, se acreditarmos nas estatísticas oficiais americanas, então as taxas de juro reais estão a subir bastante, sem motivo aparente.
    .
    .
    O problema é outro. É que, ainda hoje, foram publicados dados que mostram que os americanos estão de volta ao crédito ao consumo. Dito de outra forma, os consumidores, apesar da forte taxa de desemprego, dos salários reais em queda, estão de volta ao consumo alavancados pelo crédito. Ou seja, a dita desalavancagem é ficticia e mais forçada pelos que não conseguem ou não querem pagar as hipotecas. Portanto. o modelo de crescimento económico americano é o mesmo que levou à crise do ano 2000 e a do ano 2008. Se o modelo é o mesmo, não se pode esperar um resultado diverso após um surto inicial de um certo optimismo. Porque, é verdade, muitos empregos destruídos, ligados ao sector dos serviços, irão ser recriados. Mas com salários baixos, nova alavancagem financeira e… Mais risco no sistema.
    .
    .
    Aparentemente é isso que as taxas de juro nos estão a dizer. O final não vai ser bonito, claro. Mas esperemos que, quando eles implodirem, não nos levem connosco. RIP USA!

    Gostar

  31. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 00:29

    Só mais um aviso, caro PMP, enquanto havia uma carnificina nas maturidades de médio e longo prazo, por outro lado, a procura por dívida de curto prazo (logo risco muito menor) teve uma procura fortemente anormal.
    .
    .
    Isto poderia ser vista como positivo, se a carnificina nas maturidades médias fosse menor às de longo prazo. Mas como a curva mostra uma queda nos spreads entre os de médio e longo prazo e uma forte liquidez disponível para comprar as de curto prazo, quer dizer que há demasiado dinheiro no sistema. Ora, se a base monetária aumenta, mesmo com uma velocidade em queda, quando a velocidade inverter, pode acontecer uma explosão inflacionistas e depois colapso económico. É esse o monstro criado pela Reserva Federal e pelos políticos americanos.
    .
    .
    Vc. diz que ali reluz ouro mas Vc. não percebeu mesmo nada do que tentou ensinar o Minsky. É pena, pois se o leu poderia ter aprendido alguma coisa de jeito. Mas não, anada tipo cavaleiro-andante a fazer propaganda contra a Alemanha. Veja lá o que deseja pois por vezes acontece. E se isso acontecesse, a Alemanha abandonasse o euro, acabava-se o sono português de fugir á falência. Lá está. É analisar as coisas às três pancadas, revelando que ainda não entende muito de mercados e as suas relações intrínsecas com a chamada economia real.
    .
    .
    Mas o tempo irá mostrar quem tem razão. Se a visão neo-“keynesiana” norte-americana, se a visão mais séria e correcta da Alemanha. ahahhahahaahh

    Olhe, nisto é que poucos meditam:
    .
    .

    Gostar

  32. jones permalink
    8 Dezembro, 2010 00:29

    claro pmp, o que alega é a impossibilidade de na realidade existente existirem valores que perdurem para além da palavra vazia. Subjaz uma critica à propria possibilidade de mudança. Tem como destino as pessoas que se atrevem a esperançar algo diferente. É o culto do cinismo e a aceitação da derrota do ser humano por si próprio.

    Gostar

  33. PMP permalink
    8 Dezembro, 2010 00:54

    AC,
    Eu não ando a fazer propaganda contra a Alemanha.
    Apenas estou com pena dos alemães que se deixaram enredar nesta aventura do euro e agora têm de pagar pelos outros.
    Por isso defendo que devemos deixar a Alemanha recriar o seu Novo Marco forte e não insistir para que continua num euro fraco, sendo penalizada por isso.
    .
    Sobre os EUA, acho que tem razão quando diz que foi o crescimento do crédito ao consumo que fez subir os juros.
    Lá está o tal efeito placebo a funcionar, do QE2.
    Normalmente estes ciclos duram uns dois a quatro anos, pelo que lá para 2012 podemos voltar a conferir se o Keynes tinha razão nos EUA e no UK.
    Se tiver razão então, tal como o Reagan dizia “deficits don’t matter”.

    Gostar

  34. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 01:12

    “Por isso defendo que devemos deixar a Alemanha recriar o seu Novo Marco forte e não insistir para que continua num euro fraco, sendo penalizada por isso.”
    .
    .
    Então acha que se a Alemanha saísse o euro sobreviveria? À base de quê? lololololololol
    .
    .
    A sério. Vc. revela falhas graves de análise. O que aconteceria logo era que Portugal não teria hipóteses de conseguir liquidez para fugir ao colapso. Vc. tem ideia de quanto representam as exportações no PIB português? Ou francês? Ou espanhol? Vc. não pensa a sério nestas coisas e depois dá-lhe para dizer disparates. Vá lá, puxe pela cabeça.
    .
    .
    Eu pergunto-lhe directamente: se o €uro caísse 30%, se Portugal não obtivesse crédito, como Portugal iria crescer e exportar? Faço-lhe esta pergunta sinceramente. E sabe porquê? Porque Vc. nem faz ideia da composição do PIB de Portugal nem tão pouco dos demais países europeus. E por isso está convencido que uma queda do euro seria suficiente para reviver Portugal. Mas se é assim, porquê que o Zimbabwe não saiu da crise com o colapso da sua moeda?
    .
    .
    “Sobre os EUA, acho que tem razão quando diz que foi o crescimento do crédito ao consumo que fez subir os juros.”
    .
    .
    Não foi bem isso que eu disse. Se o entendeu assim, compreendeu mal. O que eu disse foi isto:
    .
    .
    “Logo por aí há o risco de um forte impulso inflacionista. Mas mesmo que seja verdade que as pressões inflacionistas estão baixas, não se compreende do que é que o mercado obrigacionista tem medo. Das duas uma; ou os vendedores de obrigações estão bastante optimistas quanto à economia americana e aí vendiam na curva toda, com excepção das de curto prazo. Ou em vez de venderem, ainda compravam mais. É que, se acreditarmos nas estatísticas oficiais americanas, então as taxas de juro reais estão a subir bastante, sem motivo aparente.”
    .
    .
    Ou seja, a queda de hoje é apenas o seguimento de um movimento começado aquando do anúncio do QE2. Dito de outra forma, é o contágio europeu à dívida soberana americana. Por enquanto, muitos dados vão dando para justificar esta fuga à dívida soberana americana. Ele é o aumento do consumo americano; ele é o aumento do crédito ao consumo americano; ele são os acordos para novos estímulos económicos; ele é a expectativa da criação de novos empregos (que estão a sair todos furados, como se viu pelos dados decompostos publicados a semana passada); etc.
    .
    .
    Na realidade, na minha visão, o problema é simples. Os investidores estão a fugir da dívida soberana americana. Por enquanto é possível enganar os tolinhos, dando mil e uma razões para esta fuga. Mas na verdade, quando se tornar evidente que é a crise instalada dentro do sistema americano, aí vamos ver que eles estão a criar e alimentar um monstro, que depois vai-se tornar indomável.
    .
    .
    O estímulo à procura interna americana só está a criar bolhas especulativas (como os metais precisosos), está a exportar liquidez e inflação, não cria empregos e gera mais riscos sistémicos, tanto no interior dos USA como na economia mundial. O estoiro deles não vai ser bonito. É transformar Detroit no novo modelo económico americano. lolololololol

    Gostar

  35. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 01:18

    Já agora, Vc. continua a viver num mundo de ilusões.
    .
    .
    “Se tiver razão então, tal como o Reagan dizia “deficits don’t matter”.”
    .
    .
    Na realidade não foi o Reagan que o disse. Mas isso também é para Vc. se entreter a descobrir quem o disse, porque o disse e para quê que o disse. E longe de mim defender o Reagan, porque se ele ganhou a guerra económica contra a URSS (e só isso é um feito notável) em termos económicos foi um desastre. Mas enfim. Cada qual a sua mania.

    Gostar

  36. A. R permalink
    8 Dezembro, 2010 01:49

    Obama colocou paneleiros no Exército. Logo um paneleiro foi subtrair a maioria do material para o Wikileaks. Grande azar. No! You can not!

    Gostar

  37. Fredo permalink
    8 Dezembro, 2010 01:50

    Pobres americanos que não pescam uma…
    Se fossem um bocadinho mais espertos tinham vindo a Portugal,
    perguntavam ao Noronha Nascimento & Pinto Monteiro como é que se faz para desruir provas, com toda a legalidade!

    Gostar

  38. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 02:11

    O estado da negação. Eis o caso americano.
    .
    .
    Tantas vezes eles batem nos europeus, que se vão entretendo a rir-se com o mal dos outros, pensando que estão safos, após a quase implosão de há dois anos atrás. Eles gostam de mostrar que nós, europeus, não passamos de velhas carcaças sem capacidade de competir. Claro, antes diziam o mesmo da Alemanha, mas agora já não o dizem, pois a Alemanha está aí a mostrar os resultados das suas reestruturações. Mas pensam sobre o resto dos europeus. Dizem que não produzimos nada. Só os alemães. Sabemos que é isso, mas os americanos são bastante ignorantes e criam ideias-fixas e comuns e, pronto, é assim que vêm o mundo.
    .
    .
    No entanto, quando a crise da dívida soberana passou para o lado de lá do Atlântico, o primeiro mercado a ser contagiado, claro, foi o mercado da dívida estadual. (Que eles chamam municipal.) Porquê? Porque na lei estes Estados não podem recorrer às ajudas federais. (Um bocado à semelhança do euro, aquando da sua criação.) Mas apesar do crash, eles, os americanos, arranjaram uma desculpa e lá fecharam os olhos às fortes quedas na dívida de alguns Estados.
    .
    .
    Eu até listo de uma tal rapariga especialista do mercado obrigacionista americano:
    .
    “I have been somewhat hesitant to write about the recent sharp correction in the muni market, mainly because I do not like wasting my time. There has been a lot of completely insane commentary published about the muni market of late, which began with Meredith Whitney’s latest attempt to be relevant again and has gained momentum from there. This kind of thing frustrates me to no end, and it is hardly limited to the muni market. Sensationalizing events requires very little effort because, curiously, very few people ask for hard evidence that Armageddon lurks around the corner.”
    .
    [Aqui se vê a arrogância da “especialista das obrigações americanas”. Não gosta de perder tempo, porque vive um estado de negação. À semelhança dos portugueses, até meia dúzia de meses atrás.]
    .
    .
    “My opinion, for whatever it is worth to you, is that there are a handful of factors – mostly unrelated to the relative creditworthiness of muni issuers – that have provoked this correction. These factors are related, and they will likely contribute to volatility going into next year. The first, obviously, is a supply glut. (…)”
    .
    .
    [Wow! Com tanta liquidez no mercado, houve um excesso de oferta. ahahahahahahhahhah Que não foi comprada pela liquidez excessiva existente.]
    .
    .
    Agora leiam o resto aqui: https://self-evident.org/?p=870
    .
    .
    Isto, que ela dizia (uma expert da coisa que não gosta de perder tempo, não é verdade?) deu para enganar muitos tolinhos, que metem e meteram a pasta na dívida estadual americana. Desconfio que esta gaja trabajlha no “sell side”, está-se mesmo a ver. O mini-crash de então passou à história e bastou esta tal “especialista” ter escrito isto. Só que, lá está, uma boa explicação para os factos não quer dizer que seja mesmo essa a verdadeira causa dos factos. Hoje, com o novo mini-crash no mercado da dívida estadual, ficaram desfeitas as dúvidas. A dita especialista deu explicações más para factos reais: medo da dívida estadual americana.
    .
    .
    Só que hoje não foi apenas a dívida estadual americana que aconteceu. Foi a dívida federal que levou uma carnificina, mas com uma forte procura de títulos de curto prazo, uma queda das mercadorias, do ouro e até uma pequena subida do dólar. E, claro, ainda mais sintomático, o sell off no mercado accionista, no final da sessão.
    .
    .
    A verdade é esta. A crise da dívida soberana já se instalou nos USA. Por enquanto eles, a maioria dos analistas, ainda não o perceberam. Eles encontram todo o tipo de explicações, tal como esta tal especialista do mercado da dívida, para a queda das obrigações. Mas não explicam como deve ser. Afinal, de que têm medo os investidores?
    .
    .
    Os analistas americanos, satisfeitos por verem uma Europa com problemas, fartam-se de ver todo e qualquer movimento do mercado como mais um sintoma da crise europeia. Tavez tenham razão. Mas negam-se a ver o inicio da crise dentro de portas, tal a sua arrogância. Estes tipos têm a mania que são os melhores do mundo e os demais, atrasados mentais que não sabem resolver os problemas económicos. Muitos calimeros portugueses vão na onda. Mas, enfim.
    .
    .
    Todavia, há já investidores que abertamente dizem que se deve vender dívida americana. E até já a venderam, como o Jim Rogers. Claro, o gajo é rato, é o dinheiro dele que está em jogo, não é nacionalista americano e até é um profundo crítico do sistema económico americano. Uns analisam, este faz dinheiro com as apostas no mercado. Este pensa pela cabeça própria, não lê blogues da moda nem emprenha pelos ouvidos. Além disso é contrarian.
    .
    .
    Por enquanto este movimento na queda da dívida soberana passa por ser um movimento “natural”. Só que, lá está, é a crise da dívida soberana nos USA. Na tal economia com uma moeda com um orçamento federal. E fiscal, segundo dizem por aí. Ainda me vou rir tanto com a crise deles. Não devia, porque seremos todos afectados, mas pronto, é sentir um bocado de satisfação em ver a queda em desgraça de quem se riu do mal dos outros. É sentir um gozo especial por me lembrar do velhinho ditado português: não te rias do mal alheio porque o teu vem a caminho. E eles riram-se e gozaram à brava com os “idiotas europeus”. Mas quem ri por último, ri melhor.
    .
    .
    PM Curiosamente, a carnificina também bate nos que se “portam bem”, tal o completo desvario do sistema americano. Quem paga as suas dívidas; quem não abusou do empréstimos malucos; quem foi cumpridor está agora a pagar mais taxas de juro. Os que abusaram, que fugiram das hipotecas e estão agora a gozar a “liberdade” de não terem dívidas, podem-se rir dos pataratas honestos e sérios. É premiar a corrupção contra o mérito, a honestidade e o cumprir das suas obrigações, enquanto devedor. É o sistema americano no seu zénite, enquanto superpotência.
    .
    .
    Basta ler isto: “Mortgage Rates rise sharply”
    .
    .
    In http://www.calculatedriskblog.com/2010/12/mortgage-rates-rise-sharply.html
    .
    .
    Pelos vistos, vai tudo pró galheiro.

    Gostar

  39. Nuno permalink
    8 Dezembro, 2010 04:36

    Hope and Change
    A minha esperança numa mudança está em ver a malta deixar de querer passar por muito evoluída e de falar e escrever muito para passar a fazer qualquer coisa de útil como, por exemplo, trabalhar ou organizar-se para mudar o sistema e acabar com isto nem que seja à cacetada.

    Gostar

  40. 8 Dezembro, 2010 05:06

    De qqer modo, gostava de ver o assange a revelar os segredos “diplomáticos” da China, Cuba, Rússia, Irão, Venezuela, Hamas,Líbia, Síria, Turquia, Sudão, etc..etc..etc..
    Aí, sim, veríamos as estratégias mais bárbaras e cruéis destes esbirros
    a começar pelos JORNALISTAS ASSASSINADOS A MANDO dos ex-KGBs do Kremlin..e depois, o putin a aparecer com cara de chocado.
    e as ameaças da “diplomacia” chinesa para os países não comparecerem ao NOBEL de LIU XIAObo
    http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=6383
    Com estes o assange não se mete
    apareceria esquartejado num qqer canto de uma favela imunda…
    isto de ser anti-USA (como os neo-nazis que se manifestaram contra a NATO…) não é símbolo de coragem nem de gosto pela verdade.
    trata-se de $$$$$
    defender a democracia, direitos humanos, liberdade de informação, verdade e justiça só merece honras, sim, quando se enfrentam tiranos assassinos.
    a questão essencial não é o assange.
    é a luta entre os direitos humanos e a civilização contra a barbárie, seja stalinista-capitalista ou islâmica.

    Gostar

  41. 8 Dezembro, 2010 05:25

    Coitado do Anti-Comuna!!!!

    escreve, escreve, escreve a tentar convencer-se a ele próprio de que aquilo que diz é verdade!
    As estatísticas made in USA nunca são credíveis…diz ele.
    se ele soubesse o mínimo de economia mundial, saberia que a corrida ao ouro significa desconfiança no dólar.
    e a descida do ouro e valorização do dólar significa confiança no dólar e na economia USA.
    apesar das asneiras grossas do obama, que temos descrito no blog, os USA não estão pior do que a UE.
    aqui só a alemanha (sendo a economia principal, sem dúvida) não corre riscos de crédito difícil e caro.
    já se fala que a seguir à espanha, irá a itália e a frança…dois colossos.
    e todos os países, mas todos, dependem do poder de compra dos USA.
    pq as exportações para os USA é que dinamizam o comércio mundial e o crescimento das empresas e economias.
    por isso, a china mantém o yuan administrativamente desvalorizado.
    se funcionasse o mercado, o yuan valorizar-se-ia, a exportações chinesas ficavam caras, e as importações baratas.
    se o governo chinês desse poder de compra ao povo, a crise mundial acabaria.
    mas os comunas chineses obviamente, não querem dar poder de compra ao povo!
    isso seria dar-lhe muito poder.
    o governo comuna quer ter grandes quantidades de reservas monetárias para se tornar imperialista no sentido literal do termo.
    o povo que espere, aguente…principalmente, na china rural..onde centenas de milhões vivem na miséria
    os problemas de alguns estados e cidades USA não são piores do que os nossos..ou dos gregos..ou dos irlandeses..etc.
    por isso, AC
    tenha calma.
    ós comunas andam há mais de cem a nos a dizer que o capitalismo está a acabar…mas quem acabou foi o socialismo…soviético!
    vc tá a cair no mesmo ridículo patético

    Gostar

  42. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 08:07

    Sátiro, Vc. é um pândego. lolololololol
    .
    .
    “se ele soubesse o mínimo de economia mundial, saberia que a corrida ao ouro significa desconfiança no dólar.”
    .
    .
    http://www.skoptionstrading.com/updates/2010/12/5/the-key-relationship-between-us-real-rates-and-gold-prices.html
    .
    .
    Veremos quem tem razão. :))

    Gostar

  43. PMP permalink
    8 Dezembro, 2010 11:28

    AC,
    Enquanto você não entender que divida pública é totalmente diferente do credito privado, num regime de fiat-money com câmbios flutuantes, como os EUA , UK, Australia, Suiça, etc. vai ficar sempre surpreendido com o facto do PIB nesses países crescer continuadamente apesar do aumento da divida publica.
    .
    Nesses países o equilíbrio dinâmico com o exterior atinge-se pela taxa de câmbio.
    Internamente os deficits publicos são apenas circulação de fiat-money entre o Estado e os Privados que lhe fornecem bens e serviços.
    .
    Repare que os juros nos EUA estão num valor semelhante aos de Junho, os indices de acções estão um pouco mais altos, o PIB está a crescer talvez a 3% ( tal como o UK).
    Enfim nada de especial.
    .
    Você tem razão ao dizer que o modelo económico dos EUA é o mesmo que levou à crise de 2008, mas os tais Minsky Moments ocorrem após periodos longos de forte crescimento do crédito privado, ou seja temos de deixar passar uns anos.
    .
    Sobre o ouro o link que enviou é excelente, quase não há duvidas da relação e até causalidade-> taxas de juro de longo prazo=>preço do ouro em USD.
    .
    Sobre o Euro, a minha opinião mantém-se. Não devemos forçar a Alemanha a estar num Euro onde não se sente bem e onde tem de pagar pelos erros dos outros.
    Devemos deixá-la sair e criar um Novo Marco, tal como a Suécia e a Dinamarca e o UK têm as suas moedas.
    Se a Alemanha sair, o Euro talvez desça para a paridade com o dolar, como era há 10 anos atraz e toda a gente ganha com isso.

    Gostar

  44. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 12:00

    “Enquanto você não entender que divida pública é totalmente diferente do credito privado, num regime de fiat-money com câmbios flutuantes, como os EUA , UK, Australia, Suiça, etc. vai ficar sempre surpreendido com o facto do PIB nesses países crescer continuadamente apesar do aumento da divida publica.”
    .
    .
    Eu não entendo. E a prova disso é que o Japão, mesmo com tanto dinheiro gasto pelo Estado e muito QE, nunca sai da cepa torta. Ou saiu? Vc. continua errado nessa sua mania dos créditos públicos e privados. Só Vc. o consegue ver e faz-me lembrar o tipo que vai pela auto-estrada fora, vêm todos os carros em sentido contrário e ele diz que os demais é que estão na faixa errada. ehhehehhheh

    Gostar

  45. PMP permalink
    8 Dezembro, 2010 12:41

    AC,
    O PIB per capita do Japão é muito alto. Não precisamos de ter pena dos japoneses. Mas são ilhas, o que torna difícil o crescimento, porque importam quase todas as matérias primas.
    O Japão tem uma economia muito dinâmica, mas já não é o que era (China e Coreia fortes concorrentes).
    Por outro lado as desigualdades nos rendimento têm subido, o que diminui a procura total interna.
    Os deficits públicos japoneses apenas conseguem evitar recessões, pois a poupança é muito alta, devido ao medo que se instalou.
    .
    O facto de 95% dos economistas não entenderem como funciona o sistema monetário no caso geral de fiat-money também me surpreendeu e ainda me surpreende.
    Mas o problema advém de nos cursos de economia não se estudar a fundo a questão, e apenas debitar o que está no “Samuelson” ou noutros compêndios sem perceber os mecanismos do fiat-money, dos deficits publicos, das obrigações de divida publica, que é tão simples que a mente rejeita à primeira vista.
    .
    Veja o Cavaco e o Constâncio e outros macro-economistas portugueses, que raramente dizem alguma coisa que se aproveite.

    Gostar

  46. anti-comuna permalink
    8 Dezembro, 2010 14:21

    Ai é por isto?
    .
    .
    “AC,
    O PIB per capita do Japão é muito alto. Não precisamos de ter pena dos japoneses. Mas são ilhas, o que torna difícil o crescimento, porque importam quase todas as matérias primas.”
    .
    .
    Vc. desiludiu-me completamente. Não vale a pena debater consigo estes assuntos, porque Vc. confunde ideologia com análise económica. E eu não quero discutir consigo ideologia, mas um bocado de economia consigo.
    .
    .
    Mas pronto, é a vida.

    Gostar

  47. PMP permalink
    8 Dezembro, 2010 15:11

    AC,
    .
    Não concorda que o PIB per capita do Japão é muito alto e que a taxa de poupança é muito alta, e que têm de importar muita coisa e que as exportações têm forte concorrência da China e da Coreia, e que tudo isto influencia no crescimento do PIB ?

    Gostar

  48. JCA permalink
    8 Dezembro, 2010 15:39

    .
    Como bastas vezes surgem bons conflitos de ideias e opiniões neste blog dinâmico.
    .
    À margem três toques. 1) nem tudo o que luz é ouro 2) as reunificações às vezes são presentes envenenados monumentalmente caros e alguém está a pagá-la 3) é preciso acautelar que o ouro dos Bancos Centrais não voe como aconteceu na 2ª Guerra.
    .
    Quanto ao resto ‘faz parte do programa’. Nada de novo. Receio que alguns que aderiram à União comecem a sentir que o actual comando da UE é enfiae um barrete até aos pés. Sou Europeista. O problema não está onde dizem que os problemas estão. É muitissimo maior. Creio …
    .

    .

    Gostar

  49. PMP permalink
    8 Dezembro, 2010 15:52

    A primeira ideia a eliminar da cartilha neo-liberal : A Procura vem primeiro que a Oferta, e não o contrário.
    .
    Segunda ideia a eliminar : Já não estamos no Padrão Outro há muito tempo, a moeda é fiduciária, é moeda-estado, é “fiat-money” e não tem nenhuma mercadoria subjacente, é uma convenção que serve para pagar ao sector privado bens e serviços e para o sector privado pagar impostos ao estado.

    Gostar

Trackbacks

  1. Tweets that mention Hope and Change « BLASFÉMIAS -- Topsy.com

Indigne-se aqui.