Avestruzes, agora e sempre
6 Julho, 2011
Pois é João, é que nem os governantes – estes ou os anteriores – interiorizaram ainda a nossa falência. Que não é de agora, começou basicamente em Fevereiro de 2010, quando o Estado deixou de colocar dívida no exterior, antes dos vários downgradings que se foram seguindo. Quando se pretende manter caprichos de rico e continuar a gastar milhões com uma coisa chamada “serviço público”, conceito que é abraçado por muitos, mesmo reconhecendo que não o sabem definir com objectividade, está-se totalmente a leste do que é uma situação em pré-colapso.
Já agora uma pergunta: os mercados, as agências de rating, todos esses “gajos mafiosos” apostados em nos tramar, preferem um aumento de receita ou uma redução na despesa?
14 comentários
leave one →

Face ao fim das golden share os ditos mercados, especuladores encapuçados levados pelos criminosos das agências de rating a soldo, lançaram a arma rating para fazer cair os preços das acções, onde empresas com lucros contrários ao rating da nação são apetecíveis e estão agora à mão de uma OPA.
O governo, com a ingenuidade de um liberal, abriu as portas ao esbulho!
GostarGostar
Calma caro LR, eles vão reunir de emergêncvia e anunciar que vão poupar mais uns troquitos. Em vez de viajarem todos de económica, vão cortar na segurança pessoal e assim poupam mais uns cobrezitos. Ah! E vão despedir alguns tarefeiros, para entreter a malta e os sindicatos. lolololololol
.
.
Isto vai acontecer como na Grécia. Quando for preciso novo pacote de ajuda, vão exigir o despedimento de uns 100k funcionários públicos, 50 mil professores, vender empresas de transportes, etc.
.
.
Porque, o governo e ainda ninguém decidiu ir onde devia: despesas estatais.
.
.
PM E podem dar a RTP, que mesmo assim agrava as contas do défice.
GostarGostar
Os gajos ontem parece reduziram a estrutura orgânica do governo para poupar uns trocos, mas em contrapartida…
.
.
“Finanças autorizam membros do Governo a gastar mais
.
A DGO autoriza antecipação de duodécimos para novas secretarias de Estado.
O ministro das Finanças autorizou que os pagamentos aos membros do Governo e pessoal dos gabinetes, das novas secretarias de Estado, possam ultrapassar o limite trimestral da despesa. Em causa estão instruções para o pagamento de despesas no mês de Julho, ontem divulgadas pela Direcção-Geral do Orçamento, que deu ainda luz verde a que nestes casos seja autorizada a antecipação de duodécimos. Esta medida tem por objectivo não bloquear as despesas deste mês, já que o Orçamento do Estado não está adaptado à nova orgânica do Governo.”
.
In http://economico.sapo.pt/noticias/financas-autorizam-membros-do-governo-a-gastar-mais_122096.html
.
.
Vola Pinocrates, estás perdoado…
.
.
GostarGostar
Dizem que há mesmo em Portugal uma votade enorme em poupar. Dizem que o Estado, agora sim, quer poupar:
.
“Lisboa, 04 jul (Lusa) — A Assembleia da República (AR) aprovou no final da semana passada o primeiro orçamento suplementar da instituição para 2011, que contempla um acréscimo de despesa de cerca de 16 milhões de euros, a maioria dos quais relativos a eleições.
De acordo com as contas suplementares da AR, hoje publicadas em Diário da República e assinadas pela nova presidente do Parlamento, Assunção Esteves, a despesa total orçamentada é agora de cerca de 130,5 milhões de euros (na dotação ajustada era de aproximadamente 114,5 milhões de euros).”
.
In http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5gOqVD8AA4y9oQ2UzB2U-w361ErtA?docId=12764183
.
.
Dizem que é uma espécie de Estado poupadinho…
GostarGostar
E quanto ao fim das golden shares nem uma palavra?
E, já agora, como se justifica a queda generalizada das acções das respectivas empresas no mesmo dia do anúncio?
Será que, afinal, as golden shares AUMENTAVAM o valor dessas empresas?
Respostas a esta,
e outras questões,
brevemente,
aqui no Blasfémias.
GostarGostar
Fredo,
Você acha que os preços de bolsa oscilam movidos apenas por uma causa?
GostarGostar
“E, já agora, como se justifica a queda generalizada das acções das respectivas empresas no mesmo dia do anúncio?”
.
.
Meu amigo, compra no rumor, vende na noticia.
.
.
E logo hoje que saiu o downgrade é que queria que elas subissem. lolololol
.
.
Mas não caem muito. Pena. Glup!
GostarGostar
Desde 1980 que duplicou a riqueza no mundo. Na Alemanha, de 2000 a 2008, a riqueza produzida aumentou 30%, enquanto a massa salarial apenas aumentou 8%. Os países industrializados apresentam este mesmo padrão. O aumento da riqueza não corresponde em igual proporcionalidade aos rendimentos auferidos pela população, quer em salários, quer em quaisquer outros benefícios sociais. Os rendimentos provenientes do aumento da produtividade, os rendimentos provenientes do aumento da riqueza produzida, estão a ser canalizados para os mais ricos.
Será muito difícil convencer os cidadãos da bondade das novas radicais medidas neoliberais que se querem impor nos PIGS em especial na Grécia e em Portugal. Será muito difícil convencer a população a trabalhar para que 10% da população que acumula 90% da riqueza, se converta em 9% acumulando 91%.
A conversão massiva ao mercado e à globalização neoliberal, a renúncia à defesa dos pobres, do Estado de bem-estar e do sector público, a nova aliança com o capital financeiro e a banca, despojaram a social-democracia europeia dos principais traços de sua identidade. A cada dia fica mais difícil para os cidadãos distinguir entre uma política de direita e outra “de esquerda”, já que ambas respondem às exigências dos senhores financeiros do mundo. Daí o cansaço popular. E a indignação. O repúdio da falsa alternativa eleitoral entre os dois principais programas, na verdade gémeos. Daí os protestos nas praças: “Nossos sonhos não cabem em vossas urnas”. O despertar. O fim da inacção e da indiferença. E essa exigência central”: “O povo quer o fim do sistema”.
GostarGostar
Suponho que lhes seja igual ao litro.
GostarGostar
Amizade Drakma-Escudo
GostarGostar
LR : “[] Os mercados … preferem um aumento de receita ou uma redução na despesa?”
.
Os dois !
Os mercados querem cortes drasticos nas despesas publicas. Mas sabem que não é suficiente, que é preciso também subir impostos a curto prazo.
No fim de contas, os mercados sabem perfeitamente que uma saida da crise portuguesa passa necessariamente por um empobrecimento efectivo imediato da generalidade dos portugueses. Por via dos serviços publicos, por via das transferencias do Estado para as familias, por via do rendimento disponivel das familias.
Os mercados sabem bem que a viabilização do modelo portugues a prazo passa por uma maior poupança imediata (volontaria ou forçada), e pelo desvio de recursos do consumo publico e privado para o investimento produtivo nas empresas.
GostarGostar
ruy : “O povo quer o fim do sistema”.
.
Por isso é que em Portugal mais de 85% votou nos partidos do “sistema” !!… (e não é diferente nos outros)
GostarGostar
“Será que, afinal, as golden shares AUMENTAVAM o valor dessas empresas?”
É possível que sim: reflectem a protecção do estado a esses monopólios… Ou seja, à custa dos consumidores e contribuintes.
GostarGostar
Como o Sr. dos Passos começou a roubar os contribuintes, as agências de rating deram-lhe a resposta.
Agora é preciso que os portugueses lhe dê a resposta e o ponham na rua!
GostarGostar