O sorvedouro que o governo pretende manter III
Apesar de terem um volume de actividade basicamente semelhante, a RTP tem um quadro de pessoal e respectivos encargos entre 3 a 4 vezes superior ao dos seus concorrentes. Refira-se porém que os números subjacentes ao gráfico não são directamente comparáveis, dado que os da RTP são consolidados, integrando toda a estrutura da RDP. Isto porque, ao contrário da Impresa e da Média Capital, a RTP não apresenta nos seus Relatórios e Contas anuais a repartição por áreas de negócio. Pode-se porém estimar com alguma segurança que o quadro de pessoal da RDP não será superior a 30% do valor consolidado, o que fará com que o segmento Televisão da RTP utilize bem mais do dobro dos recursos dos seus concorrentes.
A inclusão da RDP, em que os salários serão certamente menores, provocará distorção nos salários médios (linhas no gráfico), deflacionando o rácio da RTP. Não obstante esse facto, os salários vêm mostrando alguma convergência, o que indicia que a RTP atribui aos seus profissionais do “segmento Televisão” salários médios porventura superiores aos da concorrência.
É visível um esforço de racionalização na RTP até 2003, fim do 1º mandato de Almerindo Marques, em que houve lugar à redução do quadro de pessoal e respectivos encargos. Por coincidência ou não, em 2005, início da era Sócrates, os encargos retomaram a subida.
.
Fonte: Relatórios e Contas da RTP, Impresa e Media Capital

tanto interesse do Blasfémias na RTP começa a ser para desconfiar…
GostarGostar
O Passos está a assobiar para o lado a ver se a privatização da RTP é esquecida.
.
GostarGostar
Apesar de concordar com a conclusão anda-se aqui a fazer estimativas sem fundamento absolutamente nenhum..
Coisas como:
“Pode-se porém estimar com alguma segurança que o quadro de pessoal da RDP não será superior a 30% do valor consolidado”
“A inclusão da RDP, em que os salários serão certamente menores, provocará distorção nos salários médios (linhas no gráfico)”
São como todas a estimativas no joelho.. erradas de certeza.
Dizer que o pessoal da RTP ou é rádio ou é televisão é um erro grosseiro, existe bastante integração da empresa, e bastante pessoas partilhadas em difusão e áreas de suporte ao negócio. Apesar disso podemos assumir que a televisão tem mais pessoas (tinha antes da integração, e não há razão para ter havido uma mudança). Agora 70%? Duvido muito.
Segundo na opini-facto é que os salários serão certamente maiores. Fora as caras mais conhecidas isto também não se sabe ao certo. Esperaria-se isso, mas em muitos institutos públicos ocorre o fenómeno de igualdade de salário por igualdade de formação (e não por mérito ou importância, ou valor acrescentado). O que iguala muitos salários nas nossas empresas públicas. Não me espantaria se houvesse pouca diferença entra rádio e tv. Ou seja, dá para defender para o lado que mais apetecer…
Isto para concluir que não acho que a RTP pague mais que a concorrência. Duvido muitos, alias, dado a concorrência feroz que tem havido entre (as privadas principalmente) pelos melhores recursos. As privadas terão certamente menos gente, mas pagará mais ao melhores…
A manutenção da RTP na esfera estatal não dá para defender. (para que? eliminem a RTP 1 para ver a diferença). E a RTP tem gordura certamente. Agora nem tudo é o pior, e tirar conclusões em opini-factos para atacar é dar um tiro no pé…
GostarGostar
O que é que a RTP nos dá a mais do que os canais privados,
para que tenhamos de pagá-la?
GostarGostar
A RTP é uma espinha cravada na garganta do Blasfémias.
GostarGostar
António Parente,
Esqueça as nossas hipotéticas dores. Se os nossos números são falsos, apresente os verdadeiros.
GostarGostar
então e o MATADOURO que o Governo dos Abortistas de Direita quer continuar a manter e a promover…nunca mais cai este Governo!! e esta Republica da Esperança Abortista….
http://www.youtube.com/watch?v=wYy_cMaCACA
GostarGostar
eu to a começar a ficar lixado, pior q estragado, c o ppc por causa desta m…. da rtp. Ele cedeu aos afilhados e ao militante nº 1 mas há-de-se arrepender. Aí se há-de.
GostarGostar
DESCULPEM LÀ o mau jeito. Mas o que é isto:
“”então e o MATADOURO que o Governo dos Abortistas de Direita quer continuar a manter e a promover…nunca mais cai este Governo!! e esta Republica da Esperança Abortista….” ?
GostarGostar
lá por os tarados terem direito à liberdade de expressão (e porque hão-de ter se são tarados?) penso que as pessoas deviam ser poupadas a porcarias destas.
GostarGostar
“Esqueça as nossas hipotéticas dores. Se os nossos números são falsos, apresente os verdadeiros.”
.
.
lololololololol
.
.
Esta foi mesmo forte. eheheheheheheh
GostarGostar
Queres ver que existe mais que um António, e que ainda por cima não se chamam todos Parente? E que há António’s com opiniões diferentes sobre a RTP?
Os números verdadeiros estão no R&C da RTP.. não está lá 70% de pessoal é TV nem que a RTP paga salários acima da concorrência ou está?
Isto é o que dá com a educação em Portugal. Acha-se que por ter a solução correcta o exercício está bem feito…
GostarGostar
LR
A referência à “espinha cravada” (uma metáfora para “incomodar” e não para “dor”) foi uma adaptação de um slogan da AOC, lançado em 1975, em relação a Álvaro Cunhal, devido à insistência no tema e não uma discordância de princípio em relação à privatização da RTP. Lamento o mal entendido, quando discordo procuro fundamentar as minhas posições.
GostarGostar
Eu quero saber quando é que custa manter a actual frota e secretariado do novo Conselho de Miñistros?
E os reformados politicos que andam nas praias a gozar o trabalho e o suor dos portugueses?
Ainda ontem vi o Santana na TVI todo bronzeadinho, mas com o «seu» certinho ao fim do mês….
GostarGostar
António,
Se eu quisesse fazer pura demagogia, apresentava apenas o gráfico dizendo que os números eram retirados dos Relatórios, omitia a falta de comparabilidade por défice de informação da RTP e poderia provocar uma indignação mais fácil. Considerei porém que era mais honesto fazer aquela ressalva. Os considerandos que eu fiz são naturalmente discutíveis, mas não andarão muito longe da verdade. Que os salários na rádio são em média inferiores aos da TV é um facto. Ou você acha que as “estrelas” da rádio têm os salários milionários das da TV?
Não sei se existe uma perfeita integração na RTP entre os vários sectores, mas ela não deve ser superior à dos concorrentes e estes fazem a chamada repartição por segmentos.
Quanto ao facto de o peso do pessoal RDP ser de 30%, baseei-me no Relatório da RDP de 2006, o único individual a que tive acesso:
Click to access contasRDP2006.pdf
Veja na página 29 a informação sobre o nº médio de pessoas em 2005 e 2006, compare-as com os valores consolidados constantes no relatório da RTP do mesmo ano (2.418 pessoas em 2005 e 2.351 em 2006) e depois diga-me se 30% é um valor assim tão escandaloso.
Por último, deixe-me assegurar-lhe uma coisa: posso eventualmente enganar-me nas contas (embora seja raro, que sou do tempo em que se aprendia a tabuada), mas sempre que apresento números em postas que publique, procuro que os mesmos sejam auditáveis. A minha única fonte está indicada, foram os Relatórios e Contas das 3 empresas. Estão disponíveis na net.
GostarGostar