E o que sabe Jerónimo da vida?
«Ó senhor primeiro-ministro, você sabe lá o que é a vida.» – perguntou Jerónimo de Sousa a Passos Coelho com aquele ar de quem acabou de vir da fábrica. Há nesta pergunta um grande equívoco, equívoco esse que o PCP explora habilmente a seu favor: a ideia de que o conhecimento da vida é superior entre os partidos de esquerda e particularmente entre os comunistas. Mas PCP não é um partido de trabalhadores, é sim um partido de funcionários cujas dificuldades da vida decorrem unicamente das divergências que tenham com o PCP (como se sabe nesta matéria o PCP é impiedoso e afasta sem demoras nem carta de recomendação os seus funcionários). Jerónimo de Sousa começou a trabalhar em 1961, tinha então 14 anos. Em 1973 já integrava a Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa. É deputado desde 1975. Ou seja ainda não tinha 30 anos e Jerónimo de Sousa já deixara a metalurgia. Se se entender por saber o que é a vida ter meses em que não se sabe como se vai chegar ao fim do mês, como se vai honrar os compromissos, ter medo de perder o que se tem… creio que Jerónimo não é de modo algum um exemplo.

Ora aqui está um belo exemplo de como fazer um texto porco!
GostarGostar
Ó Quedas, o porco aqui é fácil de encontrar: basta olhares-te ao espelho, meu idiota!
GostarGostar
seja como for o PM não sabe o que é viver com 500 ou 1000 euros por mês
GostarGostar
NÃO DEFENDENDO AS IDEAIS DO JERÓNIMO E DOS SEUS APANIGUADOS LHE DIGO HELENA…QUE SABE VOCÊ DA VIDA?
OS LENÇÓIS TALVEZ…E POUCO MAIS….
GostarGostar
Passos Coelho foi à tropa? Ele sabe o que é passar fome? Sabe o que é trabalhar nas oficinas, estradas e campos com dez , doze ou quatorze anos, como trabalhou a geração do Jerónimo de Sousa?
E a Drª Helena, sabe o que é a vida, para além dessas deambulações pequeno-burguesas?
GostarGostar
Cara Helena,
Viu bem onde se foi meter? Desmascarar um anjinho de esquerda é coisa imperdoável nesta parvónia de país. E não adianta substanciar o seu texto em factos. Isso ainda enfurece mais esta esquerdalha que nos f***u as próximas décadas.
GostarGostar
O Jerónimo de Sousa foi e é grande desilusão de sempre Não se juntou a moção de censura contra Mugabe. Como pode alguém confiar num homem assim? Típico comunista, que cometerá a maior das crueldades em nome da política.
GostarGostar
E porque é que a RTP1 está sempre a passar a cara daquela Apolinário do BE, já enjoa a mulher, nem sequer se pode beber uma imperial sem ter que deparar com aquela cara! Alguém faça alguma coisa, por favor!…
GostarGostar
Eu sei que em Portugal somos um pocuo atrasados, mas assim tanto é demias!…………….
GostarGostar
O engenheiro de domingo foi à tropa? Ele passou fome? Sabe o que é trabalhar nas oficinas com dez doze quatorze anos como a geração do Jerónimo trabalhou?
O Sócrates andou apenas pelas deambulações pequeno burguesas?
E isso é que é saber “o que é a vida”? Por este andar arriscamo-nos a que ninguém saiba “o que é a vida” e ainda bem…..porque nem o Sócrates nem o Passos e a dona helena pertencem a uma geração depois da qual foi proibido trabalhar aos 10/12, felizmente não passaram fome senão não seriam pequeno burgueses como o Arlindo.
De lembrar que a dona Helena não podia ir à tropa no tempo dela porque para arlindismo também essa é uma condição.
GostarGostar
Helena
Os comunistas costumam ser intelectualmente vigaristas. O chefe Gerónimo não foge à regra.
GostarGostar
“Ou seja ainda não tinha 30 anos e Jerónimo de Sousa já deixara a metalurgia. Se se entender por saber o que é a vida ter meses em que não se sabe como se vai chegar ao fim do mês, como se vai honrar os compromissos, ter medo de perder o que se tem… creio que Jerónimo não é de modo algum um exemplo.”
.
e esta é a maior das verdades que aposto que qualquer pessoa com passado ou presente de profisssão independente ou liberal sabe muito melhor do que o palhaco do Jerónimo de Sousa. Excelente post, Helena.
GostarGostar
É preciso uma mulher para dizer as coisas tais como elas são, tal como Helena Matos faz.
GostarGostar
Mas e o alcance filosófico da coisa escapa-lhe?
http://lishbuna.blogspot.com/2011/10/proposito-o-que-e-vida-jeronimo-de.html
GostarGostar
Bem, a iliteracia é tramada e serve para se entregar o ouro ao bandido.
.
Está visto que o Jerónimo não se colocou a ele próprio no lugar do exemplo. Mas a hiena de matos não perde oportunidade para fazer demagogia e esqueceu-se que, se usasse o exemplo com o Passos Coelho, tinha este lindo resultado:
.
Aos 14 anos já era militante político; aos 19 terminou o secundário e não concluiu qualquer curso;
.
Aos 27 era deputado e, finalmente, aos 36 anos começou a trabalhar- entrou para gestor em firma do padrinho.
GostarGostar
O que lhe escapa chama-se: gramática.
GostarGostar
É que mais valia ficar calada…
GostarGostar
Mas agora são as mulheres quem têm colhones?
ESTÁ TUDO GROSSO !
GostarGostar
Ó sua burra, PPC tem mais provas como trabalhador independente e além disso não foi ele que mandou a boca. Eu sei que é difícil, mas a Zarilú tem de tentar pensar antes de falar.
GostarGostar
Ah, e no meio deste exemplo de atlas randiano, ainda interrompeu a carreira a pulso para dar uma de pedagogo de Ciências da Educação, entre os 43 e 45 anos.
.
Tantos eduquezes liberais que andam por aí à solta. Um acabou de largar uma gracinha e é tão mestre e historiador que afirmou que o D. Manuel usou a Inquisição para expulsar e perseguir os judeus.
.
Massacrou-os mesmo e foi por isso que ficámos pobrezinhos desde aí…
GostarGostar
Ou então, tente contar até 30 antes de dizer alguma coisa. 1,2, 3, 4, …etc.
GostarGostar
A condição de operário, a experiência de passar dificuldades, de partilhar essas mesmas dificuldades com os colegas de trabalho, com a família, com os amigos, não se perde e são lições que marcam uma vida.
Não sou propriamente um adepto da fulanização da política, pouco me interessa se Passos Coelho sabe ou não o que é a vida, interessa-me o crime que ele, o seu Governo e os partidos que nos levaram à falência e nos impuseram um pacto de agressão estão a levar a cabo.
Interessa-me ver as helenas desta vida tornadas em tropa de choque das políticas de miséria e de desigualdade, interessa-me ver como batem palmas perante o roubo aos trabalhadores, perante o agravamento das condições de exploração de quem trabalha, facilitando despedimentos, impondo mais horas de trabalho, reduzindo remunerações, aumentando impostos sobre o trabalho.
Interessa-me ver que sabem tanto da vida (pelo menos das suas) que são capazes de tudo, da mentira, da falsidade, da deturpação, da ofensa, da mais desenvergonhada desonestidade, para justificar o crime que é cometido contra os trabalhadores portugueses para satisfazer os «mercados», o mesmo será dizer, para encher os bolsos aos grandes patrões.
Permita-me dizer-lhe que não sou funcionário do PCP, sou trabalhador e é nesse partido que milito, que compreendo o drama para o patrão da existência de um partido revolucionários de classe em Portugal, que é esse partido de trabalhadores a força consequente e determinada que no momento em que o Povo quiser dar a resposta necessária ao crime que estão a cometer aqueles que nos faliram e promoverá a construção da alternativa ao caminho de afundamento do país.
As helenas que foram cantando e aplaudindo as políticas que nos faliram, são as mesmas que agora vêm falar de inevitabilidades e de como a austeridade é uma coisa imprescindível, tenha dó.
GostarGostar
Ó monga, quem é que se colocou como exemplo de vida? sabes ler ou és tão mongolóide que papagueias a imbecilidade da hiena.
GostarGostar
A zarilú é daqueles casos idiossincrátiocs ( o que quer isto dizer?) que nasceu como mulher de direita mas depois as frustações na vida tornaram-na de esquerda. Isso também acontece frequentemente.
GostarGostar
E se a estúpida acha que o Passos Coelho é um bom exemplo deb “trabalhador independente”, então estamos entendidos.
.
É que é cada cavadela, cada minhoca. Um por ser comuna e se ter metido na política não podia usar a expressão que há gente que fala de cor, quando os políticos deviam começar por dar o exemplo e cortarem primeiro nos privilégios.
.
O outro afinal é um excelente exemplo porque começou a trabalhar por cunha de padrinho político.
.
Pois, na volta diria que a monga negreira se vê ao espelho.
GostarGostar
ò conã eu nasci pelo lado certo, não fui cagada de lado, como tu.
.
Ele há com cada uma.. agora nasci do lado direito e virei para o esquerdo.
.
ahhaahhahaha
.
A beta perdigota é a melhor prova que o Aristóteles tinha razão- a Natureza tende para o equilíbrio: como nasceu monga, Deus lá lhe deu família rica.
GostarGostar
“A condição de operário, a experiência de passar dificuldades, de partilhar essas mesmas dificuldades com os colegas de trabalho, com a família, com os amigos, não se perde e são lições que marcam uma vida.”
.
é essa a sua expriência. Tente trabalhar como empresário ou trabalhador independente e vai perceber que também não é nenhuma pera doce. Pelo contrário, a perspectiva de realizar menos dinheiro num mês não é nada má comparada com a perspectiva de não ter nenhum trabalho. Pode ser que os empresários e trabalhadores independentes ganhem mais mas as incertezas que os assolam são infinitamente superiores.
GostarGostar
Todos os comunas que conheço gostam muito pouco de trabalhar. Quanto a conhecer a vida são generosos mas conhecer a vida dos outros que lhes parece sempre melhor que a deles.
GostarGostar
É: siga o exemplo da tinamonga que criou uma empresa tão próspera que faliu com um ano de vida.
.
Ainda assim: este exemplo de empreendimento e sucesso, achava que devia estar livre de impostos pelo simples facto de ser tão má gestora que só conseguiu acumular prejuízos.
.
ehehehehe
A tinamonga é muito engraçada. Outro exemplo altamente liberal
“:O)))))))))))
GostarGostar
O problema dos comunas é que acham que toda a gente lhes deve algo em virtude da superioridade moral que possuem.
.
É uma superioridade moral tão grande que lhes dá direito a todo o descanso.
GostarGostar
A Zarilú não se importa de mentir, típico de uma pessoa falsa. Como pode ser uma pessoa católica tão falsa, é o que faz confusão.
GostarGostar
” pouco me interessa se Passos Coelho sabe ou não o que é a vida, interessa-me o crime que ele, o seu Governo e os partidos que nos levaram à falência e nos impuseram um pacto de agressão estão a levar a cabo.”
.
Deve ser a gozar esta. Foi o Soci@lismo que nos levou a falência e o PCP ainda acha que foi pouco.
20% do que o Estado gasta é pedido emprestado.
Os empréstimos aconteceram em grande parte por pressão do PCP.
GostarGostar
Esta conversa de “saber o que é a vida” é uma coisa profundamente irritante de alguns falhados. O verdadeiro vencedor nem quer saber dos tempos em que andou a contar tostões.
GostarGostar
O odio, sempre o odio, cada vez que a Ensaista helenafmatos brota postas de pescada, 99,9% tendo como pano de fundo
tudo o que seja a esquerda do PSD. E nem precisamde ser questoes partidarias, qualquer indignado mal vestido leva em cima com a ensaista helena.
GostarGostar
ahahaha, quem destila ódio é o Louçã e o Jerónimo de Sousa (de modo disfraçado, este último). Mas quando a Helena se atreve a apontar as verdades, ela é que está mal. O politicamente correcto deste gente está tão entranhado que se torna tabú dizer as verdades. Quando se diz, são acusados disto e daquilo. O problema está neles próprios, não com o que eles dizem. O ataque pessoal, a tentatica de humilhação, é a forma de argumentação preferida da esquerda.
GostarGostar
quando escrever para a Tina, tenho outros argumentos.; ate la entretenha-se a dizer disparates que tambem precisamos de alguma boa disposiçao.
GostarGostar
Ora bem, da “vida” sabe a minha amiga, mas não era dessa que eles estavam a falar.
GostarGostar
A senhora de facto consegue ser sempre odiosa naquilo que escreve.Que falta de respeito e que desprezo revela para quem de não gosta. Não é capaz de ser decente numa discussão sem destilar ódio.
GostarGostar
Ó “da-se”,
Desculpe lá a demora em reparar na sua defesa inflamada do textículo da dona Helena… sobretudo sendo uma defesa tão profunda e documentada…
Imbecil!
GostarGostar
Ó “da-se” das 20:43,
Desculpe lá a demora em reparar na sua defesa inflamada da prosa da dona Helena… sobretudo tratando-se de uma defesa tão profunda e documentada…
Imbecil!
GostarGostar
Da vida, fala cada um, do resto lamentações dos outros. Não há Paraíso. Mas há quem tenha a ilusao, e o queira impôr.
GostarGostar
Quanta ignorância. Nunca votei no homem mas ou ele é mentiroso ou sabe mesmo o que é a vida. Até o Salazar o convidava para ministro das obras publicas. Não havia de ter feito mais merda que o Ferreira do Amaral ou o Jorge Coelho.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000229-0000-0000-0000-000000000229&contentid=46351E49-4208-43AB-9C3C-A1C6200347DA
GostarGostar
O Jerónimo de Sousa é um clássico. Foi operário num curto período da sua vida e deputado no resto. Mas intitula-se, para sempre, operário.
Bem, por esta ordem de ideias, eu, que tb já plantei umas batatas, posso, à vontadex, reivindicar que sou camponês. Ou refugiado, uma vez que tb já o fui. Ou outras tantas coisas que já fiz…
Isto é típica má-fé de que falava Sartre: Jerónimo é aquilo (burguês) que não acredita ser e não é aquilo que acredita ser (operário). Na sua cabeça é “operário”. Na realidade é um burguês bastante bem pago e bem instalado na vida.
GostarGostar
Estou tão incomodado, camaradas.
Está aqui gente tão mal educada. Gastaram os vossos progenitores o dinheiro para vos educar nos Jesuítas, em Santo Tirso; nas Doroteias, no Instituto de Odivelas, no Colégio Militar… E depois a única coisa que sabem dizer são padres-nossos bravos.
Continuai, sim, mas com cuidado…
GostarGostar
lucklucky,
É genial a forma como consegue transformar a responsabilidade por mais de 35 anos de governo ps, psd e cds e pelas suas políticas desastrosas em responsabilidades do PCP – o país endividou-se por pressão do PCP.
Jose,
«Na realidade é um burguês bastante bem pago e bem instalado na vida», bonita prosa, desonesta, mas bonita.
GostarGostar
jal,
É certo que não foi o PCP que nos trouxe a este ponto, mas lá que ajudou…
O irrealismo dos sindicatos, os ridículos “direitos adquiridos” nalgumas empresas públicas, função pública, etc, trazem a marca do PCP por via dos sindicatos que controlam.
Ainda agora, que estamos falidos, o avô Cantigas e seus apaniguados não param de cacarejar a mesma receita: despesa do estado, despesa do estado, aumento disto, aumento daquilo, sem explicarem onde vão buscar o dinheiro.
GostarGostar
“Ó Sr. PM vc…. o que é a vida?” Disse o ROTO ao NÚ?
GostarGostar
Muito bem Helena Matos! É ele e o Mário Nogueira. Mas há mais!
GostarGostar
“Na realidade é um burguês bastante bem pago e bem instalado na vida.”
.
jose, não quer explicar melhor essa “realidade”? quanto ganha e como é a vida de Jerónimo?
ou está bem informado ou então é um demagogo.
GostarGostar
Já tem idade para não ser tão pacóvia nas porcarias que escreve.
GostarGostar