Saltar para o conteúdo

ruptura constitucional

14 Outubro, 2011
by

Numa altura em que até o mais obtuso socialista já entendeu que a única coisa que o estado português pode garantir é que continuará a ir despudoradamente aos bolsos dos cidadãos, é mais do que chegada a altura de adequar a Constituição da República àquilo que a República de facto é. Já manter, nas actuais circunstâncias, o desenho constitucional de um estado assistencialista e social, que garante de borla tudo a todos, é, no mínimo, uma piada de mau gosto. Deste modo, urge proceder já não a uma revisão constitucional profunda, mas a uma verdadeira ruptura na ordem constitucional, substituindo um texto que nunca foi feliz por outro que se adeque aos nossos dias e à nossa realidade. Deixo aqui três sugestões: rever as funções do estado, tornando-o mínimo e apenas presente onde realmente seja imprescindível e útil (segurança, justiça, assistência básica e cuidados de saúde a quem comprovadamente deles careça, e pouco mais); expurgar toda a componente programática do texto constitucional, remetendo-o para a sua dimensão natural de organização do sistema político e de governo; recentrar, este último, no parlamento ou no presidente, adoptando, em definitivo, um dos dois modelos-padrão dos países politicamente civilizados, o parlamentarismo e o presidencialismo. De resto, isto é o que nos vai suceder, quer queiramos quer não. Resta-nos a opção de sermos nós próprios a tomar a iniciativa de ajustar a Constituição àquilo que o estado e o país são, ou mantermos este modelo de república constitucional do bananal, até que uma troika qualquer se lembre de nos mandar pôr o texto nas devidas condições.

Anúncios
19 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa permalink
    14 Outubro, 2011 21:07

    Ruptura só com um Golpe de Estado.
    Se alguém esperar desta classe politica corrupta alguma mudança pode esperar sentado.
    Um golpe de estado e começar do zero, principalmente no sector da «justiça».
    O resto é conversa para boi dormir!

    Gostar

  2. tric permalink
    14 Outubro, 2011 21:26

    “é mais do que chegada a altura de adequar a Constituição da República àquilo que a República de facto é.”

    plenamente de acordo…Republica Bancária! cabe à Banca elaborar os orçamentos! Cabe aos Banca definir estratégias económicas, etc, etc

    Gostar

  3. Guillaume Tell permalink
    14 Outubro, 2011 21:28

    Mais: tudo que são decisões que afectam a vida nacional sobre um período superior a um ano devem passar por referendo (teria-se evitado muita asneira se o eleitorado podia ter dado a sua opinião sobre as asneiras feitas)

    Gostar

  4. tina permalink
    14 Outubro, 2011 21:37

    “Numa altura em que até o mais obtuso socialista”
    .
    Mas não há socialistas menos obtusos, ponto final. Qualquer socialista é uma pessoa menos inteligente e como tal será sempre mais obtuso.

    Gostar

  5. 14 Outubro, 2011 21:40

    Também opino: as decisões que determinam as orientações das políticas financeira e económica, só podem ser tomadas se a CE o BCE e o FMI estiverem de acordo e depois de ouvidas a Alemanha e a França.

    Gostar

  6. tina permalink
    14 Outubro, 2011 21:42

    Nós bem tentamos ser simpáticos e chamar-lhes coisas como “menos obtusos”, mas nã verdade eles são mesmo muito obtusos e burros. Não dão pica nenhuma. As pessoas de esquerda não dão pica nenhuma. Basta olhar para elas e adivinha-se tudo.

    Gostar

  7. 14 Outubro, 2011 22:00

    Ora ai está a verdade a aparecer sem pudores. A confirmação do golpe de estado em curso, o regresso da velha ordem que não admite nada que possa impedir a sua velha aspiração de poder explorar sem limites, de ter trabalhadores dóceis, amestrados e sem quaisquer garantias, um Estado constitucionalmente neutro que perante os desequilíbrios sociais deixa cobardemente ao poder económico, ao lado mais forte da balança, a capacidade de impor a seu belo prazer as regras do jogo, submetendo a maioria à miséria, à degradação das suas condições de vida, à venda da sua força e capacidade de trabalho pelos mínimos.
    É o que a canalha quer, é o que os criminosos desejam desde Abril de 74, é a vingança servida fria e os cães de fila submissos ao patrão a aplaudir, está na hora de voltar a encher os cofres com o suor e a miséria dos outros, podendo sempre sobrar alguma esmola para os intelectuais ao serviço da causa.
    Mas, cuidado, que os golpes de estado desta natureza, mais cedo ou mais tarde, têm sempre resposta.

    Gostar

  8. tina permalink
    14 Outubro, 2011 22:06

    Basicamente um socialista é um frustado que vai para a política para se provar a si próprio, não pelo bem dos outros. É por isso que é muito difícil encontrar talento e excelência entre os socialistas. Não se encontram muitos socialistas entre engenheiros e informáticos ou empresários mas por outro lado eles abundam entre os funcionários públicos e pessoas com cursos de humanidades. Por isso o socialista vem para a política tentar provar que é tão bom como os outros, mas como na verdade não é, faz sempre a maior das burradas. Socialistas, pessoas de esuqerda, é tudo a mesma coisa.

    Gostar

  9. tina permalink
    14 Outubro, 2011 22:13

    “É o que a canalha quer, é o que os criminosos desejam desde Abril de 74, é a vingança servida fria e os cães de fila submissos ao patrão a aplaudir, está na hora de voltar a encher os cofres com o suor e a miséria dos outros,”
    .
    ahahahaha, sempre os coitadinhos dos trabalhadores e os patrões que passam férias nas Caraíbas. Seja primerio patrão e depois fale. Vai ver, o seu discuso muda do dia para a noite.

    Gostar

  10. leão verde permalink
    14 Outubro, 2011 22:27

    tina, tanta amargura. Tens falta de homem, é?

    Gostar

  11. lucklucky permalink
    14 Outubro, 2011 22:46

    É preciso que a ruptura seja no sentido de a Republica chegar à Economia.
    É preciso que impedir que os Políticos tenham o Poder Total sobre a Economia.
    .
    Para isso limite à Dívida e Impostos na Constituição.
    .

    Gostar

  12. anti-comuna permalink
    14 Outubro, 2011 22:52

    Para memória futura:
    .
    “O primeiro-ministro, José Sócrates, elogiou hoje a execução orçamental de 2010, afirmando que supera as previsões do Governo, que se destaca em termos europeus e desmente a ideia de que a despesa pública portuguesa está descontrolada.”
    .
    In http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=10286
    .
    .
    “O primeiro-ministro José Sócrates disse esta manhã numa conferência de imprensa que os dados do apuramento preliminar das contas do Estado “superam todas as expectativas”, com o défice “claramente” abaixo dos 7,3%”
    .
    In http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1754241
    .
    .
    Mas esta é que foi maior burla de sempre:
    .
    “Défice orçamental caiu 75,5% até abril
    .
    O saldo negativo da administração central e segurança social diminuiu de 2530 para 822 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano.”
    .
    In http://aeiou.expresso.pt/defice-orcamental-caiu-755-ate-abril=f649991#ixzz1anNUPkM6
    .
    .

    Gostar

  13. tina permalink
    14 Outubro, 2011 22:53

    “tina, tanta amargura. Tens falta de homem, é?”
    .
    vocês é que devem estar sempre com falta do sexo oposto. Porque devem-se aborrecer tanto uns aos outros que já nem se aguentam ver.

    Gostar

  14. anti-comuna permalink
    14 Outubro, 2011 23:00

    Porquê que chegamos até aqui? Não são precisas muitas explicações. As gargalhadas de todos na AR mostram como era naqueles tempos. Ah bons tempos!
    .

    Gostar

  15. josefy permalink
    14 Outubro, 2011 23:17

    Temos que exigir também o balão para aqueles artistas……

    Gostar

  16. Portela Menos 1 permalink
    15 Outubro, 2011 00:07

    preâmbulo da nova constituição (sugerido por Tina):
    Portugal é uma República a caminho do sexo total, onde não têm lugar os benfiquistas por equiparem de vermelho.

    Gostar

  17. Zebedeu Flautista permalink
    15 Outubro, 2011 04:45

    Deduzo que sua excelência andou sempre em escolas privadas e depois tirou o curso nalguma Ivy League.
    Até o parolo do Salazar se preocupou em dar a 4ª Classe ao pessoal à borla.
    O que é preciso é segurança. Deve estar todo contente do orçamento do MAI ter aumentado.
    Recapitulando: ” segurança, justiça, assistência básica e cuidados de saúde a quem comprovadamente deles careça, e pouco mais”
    Nos cuidados médicos vão la ficar os médicos babados e bêbados pois os bons já fugiram para o privado e a maralha que se aguente.
    A ser assim prefiro mesmo que se instaure uma ditadura comunista. Ao menos ficam todos na miséria e é mais democrático.

    Gostar

  18. 15 Outubro, 2011 11:26

    Tina,
    Você é uma verdadeira marxista: «Seja primerio patrão e depois fale. Vai ver, o seu discuso muda do dia para a noite». As pessoas são aquilo que as condições determinam que elas sejam, não é verdade?
    Quem diria que estávamos perante uma pessoa de esquerda, uma marxista, que sabe que as opções de classe determinam o posicionamento político e ideológico de cada um na sociedade?
    Acontece que não sou patrão, não quero ser e nem sequer penso que precisemos de patrões ou capatazes para o mundo andar.
    Mais, não admito que para favorecer a retribuição do patrão (dos grandes patrões, porque não estamos a falar das micro e pequenas empresas), para permitir a acumulação e a concentração de capital, se destrua um país condenando a maioria, os trabalhadores à exploração e à opressão.

    Gostar

  19. 15 Outubro, 2011 12:24

    Não deem uma imagem má de todos os patrões. Não generalizem. Muitos são civilizados, honestos, têm formação superior, estão preocupados em criar empregos, em desenvolver as empresas, em tratar bem os seus empregados.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: