muito pouco
Não nutrindo, desde há muito, a mais pequena simpatia pela figura pública de Domingos Duarte Lima, não posso deixar de considerar muito pífia a prova contra ele apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, na acusação que lhe move de crime de homicídio de Rosalina Ribeiro. O documento de denúncia conta uma história baseada em presunções, que se sustenta em duas multas de trânsito passadas ao carro do acusado na estrada onde o crime foi cometido, uma na véspera e outra no dia dos acontecimentos. Muito francamente, se o processo não tiver outras provas, é muito pouco ou mesmo nada.
Entretanto, com o circo mediático já há muito montado sobre a certeza da culpa de Duarte Lima, vale a pena ler uma nota publicada no Diário de Notícias, com o título «Os amigos e inimigos de Duarte Lima»: «De entre os amigos de Duarte Lima na política, sobressai Ângelo Correia. O “terrível” Ângelo que também deu a mão a Passos Coelho». Se o Inspector Clouseau tivesse o processo a seu cargo e fosse leitor do pasquim, teríamos certamente mais dois acusados.

Dá-me a impressão de que alguém tramou o Duarte. Mas também não sei a história toda.
GostarGostar
«Se o Inspector Clouseau tivesse o processo a seu cargo e fosse leitor do pasquim, teríamos certamente mais dois acusados.»
E, provavelmente, com toda a razão.
GostarGostar
De qualquer forma, fica provado que o Duarte Lima é um desastre ao volante.
GostarGostar
Se é culpado ou não, não faço a mínima, mas que existem circunstâncias mais do que suficientes para o chamar perante a justiça a explicar-se isso é evidente. Nem condenação sumária nem branqueamento cego. Vamos esperar que ele se apresente perante a justiça e deixemos de lado as teorias de conspiração, não cola muito bem.
O desgraçado que se exaltou e deu um estalo no moina que estava a atrapalhar o trânsito está em prisão preventiva a aguardar julgamento…
Independentemente desta acusação gostaria de saber onde param os 5 milhões.
GostarGostar
.
=Where is Gaddafi’s vast arms stockpile?
.
And last, but not least, there is the deep and abiding fear that, in the aftermath of chaos, Gaddafi’s stockpile of conventional and biological weapons and explosives (including 10 tonnes of mustard gas and 1,000 tonnes of uranium) may enter the region’s black market, falling into the hands of the very people who would threaten some of Gaddafi’s most important suppliers: the west.
.
Libya’s involvement made weapons ubiquitous in the region. By 1990, it was possible to purchase an AK-47 in a Darfurian market for $40.
.
Whose looking for explanations for his ability to hold on to power for so long must examine the ease with which Gaddafi was able to purchasbillions of dollars’ worth of arms since 1969, fuelled by Libya’s massive reserves of oil.
.
http://www.guardian.co.uk/world/2011/oct/26/gadaffis-arms-stockpile
.
http://www.guardian.co.uk/world/2011/oct/26/gaddafi-driver-interview
.
GostarGostar
Já começa o portuguesinho a desculpar o seu compadre…
Tudo gente séria!
GostarGostar
é pena que o DN não tenha colocado, os inimigos de Duarte Lima…José Júdice, o advogado da louca da filha de Tomé Feteira! e que estava em disputa quase sanguinaria com a Dona Rosalina por causa da herança
GostarGostar
Se o Dr. Duarte Lima seguisse os conselhos do seu sapiente bastonário ia já para o Brasil defender a honra. Ao que parece o Dr. Lima não foi minimamente cooperativo com a investigação brasileira bem pelo contrario e eu não me chame Zebedeu se ele não vai ficar o resto da vida encostadinho ao preceito constitucional. A única chatice é que já deve ter torrado os 5 milhões todos e vai ter de empobrecer. Vai ser uma austeridade pouco digna.
À luz da justiça de massas há mais que “provas” para o queimar em lume brando.
Não deixa de ser nojento esse titulo. Estão mais preocupados em enxovalhar o Ângelo e por tabela o PPC.
PS: Compro órgão baratinho 🙂
GostarGostar
A tese da Acusação é articulada, plausível e apoiada por factos. Veremos se se prova. De qualquer modo, longe dos delírios de telenovela de alguns processos-crime portugueses.
GostarGostar
Acha mesmo que é muito pouco, rui a?
V. parece ser o espelho da justiça portuguesa para a qual, por mais claro que seja o desenho, tem sempre dúvidas. E por isso absolve, naturalmente.
GostarGostar
Duarte Lima está inocente? Prove em tribunal que quem não deve, não teme.
GostarGostar
Várias perguntas:
– a que propósito é que o Duarte Lima esteve no dia anterior à morte na senhora no local onde esta viria a ser assassinada? Idem no próprio noite da morte, à hora em que foram ouvidos os disparos?
– como explica ter deixado a senhora, de noite, sozinha ou com alguém que desconhecia, à porta de um hotel rasca de uma zona problemática?
– que explicação dá para inicialmente não se “lembrar” da marca do carro que usou e da empresa a que o alugou, mas ter depois contactado esta, para obter um recibo?
E, ainda:
– para onde foi o dinheiro (mais de 5 milhões de euros) que fez passar da conta da senhora para a sua?
GostarGostar
Digo eu
.
Olha, o Inspector Varatojo ressuscitou!…
GostarGostar
Mais um malandro, como a generalidade dos amigos de Cavaco.
GostarGostar
Pi-Erre,
Além de pateta, que mais V. gostaria de ser?
GostarGostar
Para exercício de cálculo, vamos supor que Duarte Lima não era PSD, mas de um partido mais à esquerda.
Seria óbvio que o homem tinha apagado a Rosalina para ver a luz dos cinco milhões.
GostarGostar
Constava que Salazar dizia que se fosse ao Brasil só de botas altas por causa das serpentes. Detestava aquele país. AA sobranceria face à nação sul-americana vem dos tempos da corte que os ingleses fizeram o favor de por a recato no Rio de Janeiro. O Reino Unido e, depois, a independência, deixaram mossas profundas. As elites indígenas lusitanas nunca perdoaram isso. Já o povo continuou, inabalávelmente, a abalar para aquelas paragens… No que ao fulgurante político transmontano concerne, ainda a procissão vai no adro e bem podem os seus correligionários tentar todos os branqueamentos possíveis, mesmo enlameando a justiça brasileira, que o caso já tem todos os ingredientes para figurar na galeria de horrores onde já pontificam outras egrégias figuras.
GostarGostar
Dos amigos do Mário Soares, já sabíamos, através do ex-amigo Rui Mateus. Os amigos do Cavaco vão-se revelando, um a um, gente desta estirpe. Um dia ainda serão destapados outros assuntos, para além das amostras que são as mais valias milagrosas e a casa do coelha.
GostarGostar
Realmente, Cavaco mostra uma desoladora falta de pontaria a escolher os “amigos”. É cada falhanço…
Mas que dizer dos vigaristas amigos do bochechas e do falso engenheiro?
GostarGostar
duarte lima não é visto à meses,nem tem pago as quotas da ordem dos advogados nem a previdencia(CPAS) daqui a dias arrombarão a porta da casa dos doze milhões de euros do algarve(os liberais blasfémos percebem melhor, dois milhões e picos de contos)e encontrarão já cadáver mais fétido que em vida o ex-grande voluntarista do psd…
GostarGostar
O Dr. Duarte Lima não é figura particularmente querida, nem no seu próprio quadrante político, mas a nota e o título do DN são simplesmente nauseabundos: usam a figura e o caso também para atirar lama ao nível do Primeiro-Ministro. Já tresandava a ganância e a cupidez muito antes do homicídio da D. Rosalina, já havia uma disputa feroz pelo espólio Feteira… Tanto podia ter sido o Duarte Lima como o(s) tai(s) herdeiro(s) terem encomendado o trabalho mais o modo de incriminar o DLima. Aquela das 2 multas de trânsito, na véspera e no dia do crime, não lembrava ao Camões. A menos que estejamos perante um irmão Metralha, ainda por cima o Azarado!
GostarGostar
bloody mary,
As suas dúvidas sobre a autenticidade daquelas multas de trânsito baseiam-se em quê?
Presumo que V. acha que todo o mundo, a começar pelo Brasil, é “um imenso Portugal”… Tem piada.
GostarGostar
Estranho, RA, que aqui apareça a defender, com tanto vigor, o Duarte Lima.
u não sei se foi ele quem matou ou mandou matar a tal senhora. Mas que a sua história de vida, e sobretudo aquele jeito dele para esconder as coisas, não prenuncia nada de bom.
Estará o RA ao corrente da história da mansão que mandou construir na quinta do lago? E de outros seus investimentos?
Eu acho que quem tem que se defender é o Duarte Lima e nós apenas temos que esperar. E que seja feita justiça.
GostarGostar
Se o Duarte Lima fôr um homem sério, honesto, probo e portugês de antanho, certamente que apresentar-se-á de forma voluntária no Tribunal do Rio de Janeiro para defender a sua honra e a sua inocência.
GostarGostar
“Para exercício de cálculo, vamos supor que Duarte Lima não era PSD, mas de um partido mais à esquerda.
Seria óbvio que o homem tinha apagado a Rosalina para ver a luz dos cinco milhões.”
Não sei se o exercício está correcto mas ficou a meio. Seria ainda mais óbvio que toda a acusação e a sua reprodução nos noticiários não passa de uma imensa campanha negra.
GostarGostar
Arlindo,
Por essa bem pode esperar sentado.
GostarGostar
Para já, para já, isto é um assunto que não interessa pêvas a ninguém que se preze.
GostarGostar
Ah, sim, Nuno?
As pessoas normais, que vivem do fruto do seu trabalho, só podem revoltar-se contra quem, por obra e graça de expedientes ilegais, enriqueceu de forma inexplicável.
Pelos vistos, a normalidade não é o seu caso nem do autor do post…
Espero que tenham melhor sorte do que a reservada ao DL. É que, como é costume dizer-se, Deus não dorme…
GostarGostar
> José Júdice
.
(som de alarmes a tocar)
GostarGostar
o engraçado é a peça da pronúncia, por aqui denominada acusação, que é uma coisa…qualquer caloiro de direito engendraria uma coisa muito melhor!
GostarGostar
afédos homens,
Não me diga! E V., ao falar da “peça da pronúncia”, é o quê? Candidato a candidato a “caloiro de direito”? Só pode – e numa “universidade” do género da que “licenciou” o outro a um domingo…
GostarGostar
… A sobranceria face à nação sul-americana vem dos tempos da corte que os ingleses fizeram o favor de por a recato no Rio de Janeiro. ..
Agora até o despacho de pronúncia da magistrada brasileira não presta! Porra para a presunção, o convencimento, a mania da superioridade!
GostarGostar
«Duarte Lima está inocente? Prove em tribunal que quem não deve, não teme.»
Está enganado: num Estado de Direito quem tem o ónus da prova é quem acusa e não quem é acusado e se presume inocente, até a prova convencer cabalmente (in dubio pro reo, não sei se conhece) o juiz.
GostarGostar
Não vale a pena chorar sobre leite derramado. Agora o que há a fazer é por o Duarte Lima como adido dos Negócios Estrangeiros, para ter imunidade diplomática e poder fazer turismo á vontade.
GostarGostar
Está enganado: num Estado de Direito quem tem o ónus da prova é quem acusa e não quem é acusado e se presume inocente, até a prova convencer cabalmente (in dubio pro reo, não sei se conhece) o juiz.
.
Daí que, quem conseguir fugir à justiça, seja para sempre um inocente anjinho de asas brancas.
GostarGostar
É a Constituição no caso do Duarte Lima. Por mais imoral que possa parecer temos de respeitar e agradecer por ser assim. Mais vale 100 criminosos em liberdade que um inocente preso.
Isto não invalida o repudio e ostracismo social. O “desgraçado” já esta na fogueira publica e dificilmente vai sair de lá a não ser que se arranje outro culpado.
GostarGostar
Laranjas rimam com Quinta do Lago.
GostarGostar
As provas apresentadas e o que se sabe da investigação policial em nada indiciam que tenha havido cabala ou fraude ou o que quer que seja para além de matéria suficiente para ser levado a tribunal.
.
Inferir daí que isso chega para vir a ser condenado é que me parece tontice.
GostarGostar
Quanto ao título do jornal é um nojo. E esse sim, permite inferir que não foi por acaso mas por ser corrupto no pseudo-jornalismo que faz.
GostarGostar
Se encontrassem o dito tapete do carro que desapareceu ou a arma do crime era outra conversa.
.
Em faltando esta última, e não havendo testemunhas, como é óbvio só uma excelente investigação policial era capaz de ainda conseguir estes indícios.
.
Se fosse cá, é que nem pouco mais ou menos.
GostarGostar
Mas, processo à parte, o VPV escreveu um bom artigo acerca destes desatinos e envolvimentos com mega-fortunas em quem veio do nada e se deixou ofuscar pelas “luces”. E isso não começou agora.
.
Terminou foi agora.
GostarGostar
Não se pode falar no assassino Duarte Lima porque se leva logo com um processo em cima.
Mas pode-se sempre falar no fugitivo Duarte Lima
GostarGostar
a ganância
é um bicho insaciável
GostarGostar
Não se pode é falar nos pedófilos do PS que usaram o Estado para irem ao cu às criancinhas que se leva logo com uma cabala em cima.
.
Mas pode-se falar dos alegados pedófilos do PS e maçonaria que fugiram ao confronto em tribunal mas perderam todos os processos que ainda tiveram o descaramento de cobrar às vítimas e aos portugueses.
GostarGostar
E a depravação com cobertura estatal nem se fala. É vício socialista e dá direito a promoção.
GostarGostar
Zebedeu Flautista,
Esse “desgraçado” só não vai a tribunal para limpar o nome se não quiser. Até á data, só há uma desgraçada e é portuguesa.
GostarGostar
toda a gente parece esquecer que a D. rosalina andava a roubar os outros herdeiros. duarte lima, anjo castigador? só uma telenovela poderá um dia explicar tim tim por tim tim. os tribunais não percebem nada destas coisas.
GostarGostar
o digo eu é que leva no cú como as criancinhas…vi milhares de acusações públicas,mas de públicas o digo eu só conhece a sua própria mulher!
GostarGostar
Qual é a questão em causa? As acusações a Duarte Lima ou a menção ao Angelo Correia e por
arrastamento ao outro “protegido” Passos Coelho?
Parecem esquecidos das grandiosas campanhas contra José Sócrates que, aliás ainda continuam
sem merecer reparos dos tão, agora, ofendidos comentadores que por aqui se manifestam!
A pimenta no rabo dos outros é refresco para nós e, por enquanto estamos no primeiro acto da
tragédia que se avizinha!!!
GostarGostar
Tudo o que até hoje se disse não passa de noticias para vender papel, será que alguem quer matar a galinha dos ovos de oiro? É preciso não bater muito bem para pensar que alguem inteligente como o Dr.D.Lima se deslocaria ao Brasil para matar alguem, com tanta gente lá e cá a querer livrar-se da pobre Senhora, logo quem a eliminava ia ser o mais interessado que tivesse uma vida longa. Carros iguais é o que mais existe e trocar-lhe as matriculas para ser multado ainda é mais fácil. Porquê ditar sentenças? Isso é trabalho para os tribunais, e nem mesmo esses infelizmente acertam sempre com a verdade. Espero que tudo se resolva com a descoberta da verdade.
GostarGostar