Saltar para o conteúdo

“só se desilude quem tem ilusões”

31 Outubro, 2011
by

É o título do meu artigo, hoje publicado no site da OrdemLivre.org (a primeira parte, sendo que a segunda parte será publicada na quarta-feira), que versa sobre liberalismo clássico, anarco-capitalismo, constitucionalismo liberal, Mises, Rothbard e Hoppe.

21 comentários leave one →
  1. JCA permalink
    31 Outubro, 2011 16:27

    .
    O que me interessa como Cidadão é pôr este País a criar Riqueza. A dar dinheiro. Para isso já apresentei o meu Plano de Reformas. E não são dum ‘chico-esperto’, dum ‘elite encostado’ ou “dum académico de alfarrabios e memoria megafone, debita o que lê, mais que isso zero”.
    .
    São dum self made man que nasceu sem fortuna de familia. E subiu, e sobe, a corda até onde fôr preciso. Que andou de ‘pasta na mão’ por essas Europas, Americas, Africas e Asias. Batido a negociar taco a taco com essas gentes e ganhar.
    .
    Que entende que chegou o momento de Portugal MUDAR DE VIDA como já afirmava no tempo de Guterres e Barroso.
    Tudo já era muito claro para quem está treinado a ver longe.
    .
    Resolver Portugal como TECIDO ECONOMICO LUCRATIVO, quiçá mesmo àrea economica especial ou offshore como o Luxemburgo, e MANTER INTOCAVEIS OS DIREITOS CIVILIZACIONAIS DOS PORTUGUESES na Saúde, Educação, Desemprego e Pensões de Reforma recusando soluções a partir de balelas etárias.
    .
    Lembro-me bem das sardinhas a quartilho, das camisolas interiores interloc que os filhos usavam debaixo de chuva como um’robe’ sem mais nada em cima da pele etc etc. Portanto OS DIREITOS CIVILIZACIONAIS DOS PORTUGUESES SÂO INAMOVIVEIS SEM QUALQUER ALTERNATIVA DE TRAIÇÕES sejam banqueiros, fiscalistas, financistas, sociologos, elites, catedráticos, funcionários publicos ou simples malandragem.
    .
    A BURGUESIA não a CORTE responderá como respondeu há uns seculos. Uma simples figura histórica para os mais dados as letras e aos alfarrábios.
    .

    Gostar

  2. JCA permalink
    31 Outubro, 2011 16:43

    .
    “A BURGUESIA não a CORTE responderá”, ou melhor já está a responder. Toda a gente sabe como os ‘não-nobres da elite’ se estão a defender.
    .
    Tal qual os jovens ‘atirados às urtigas’, os desempregados e os ‘sem futuro’ estão a ‘empregar-se no obvio’: os letrados roubam com a ponta da caneta, o povão rouba com a ponta da pistola’.
    .
    E quem arranjou isto tudo ? A Corte.
    .
    É tão simples como isto embora os escribas e os megafones da Comunicação Social andem no virtual e na fantasia propagueando um Portugal que não existe, que não há.
    .

    Gostar

  3. 31 Outubro, 2011 17:11

    Depois de ler aqui os seus posts em defesa do Duarte Lima, dispenso-me de tomar conhecimento do artigo a que se refere.
    Deve, obviamente, estar ao mesmo nível.

    Gostar

  4. oscar maximo permalink
    31 Outubro, 2011 17:24

    Tem razao Digo Eu, e melhor ler o que diz FF. Morreu uma portuguesa,e o Brasil mostra mais interesse que Portugal em esclarecer o assunto, vergonha.

    Gostar

  5. António Sobral Cid permalink
    31 Outubro, 2011 17:56

    Greets ! 🙂

    Gostar

  6. JCA permalink
    31 Outubro, 2011 19:57

    .
    Covem ir seguindo os candidatos à Presidencia dos EUA, um exemplo:

    So what would really happen if Ron Paul were as elected President?

    “President Paul would immediately push for $1 trillion cut in federal spending (per year, not the $3 trillion that Democrats proposed over 10 years with half of that from increased taxes).
    .
    President Paul would have the authority as commander-and-chief towithdraw troops from overseas, within limits of treaty commitments which must be honored (US supplies defense for Saudi Arabia, many other nations). To the extent possible, the US would cease being the world’s policeman and plunderer of foreign economies (Iraq, Libya). The US would cease being a war economy. President Paul would also push to eradicate foreign aid which essentially is bribery, often to foreign despots who the US quietly supports because they hold a strong hand over their masses.
    .
    (President John F Kennedy realized this, recognized it would result in huge federal debts in the future, which have now materialized, and cut the Federal Reserve entirely out of the equation in 1963 by directly issuing US Notes, not Federal Reserve currency, into the economy. Of course, shots fired in Dallas ceased that practice and all those US Notes were quietly withdrawn from circulation.) That cut for the central bankers would be eliminated in a Ron Paul Presidency. “
    .
    Let’s recap – no income tax, the Federal government generates revenues by other means; no IRS forms to deal with; no need to send your kids off to phony wars in foreign theatres; no more cut off the top by the Federal Reserve; assurance there really is gold in Ft. Knox; gold-backed money like this nation once had before the banksters cut their own deal at Jekyll Island, South Carolina decades ago and Nixon took America off the gold standard; rising individual purchasing power as inflation is nixed (no need to ask the boss for a raise, your money will buy more), financial gains on your banked money instead of erosion of your wealth via inflation; your chance to own a home will greatly improve rather than the current situation where home ownership is now only a fading American pipe dream; and true reform of healthcare rather than manipulation by those with vested interests.
    ,
    http://www.lewrockwell.com/sardi/sardi192.html
    .

    Gostar

  7. Zebedeu Flautista permalink
    31 Outubro, 2011 20:03

    Se o Ron Paul for eleito o povo americano merece o prémio Nobel da Paz.

    Gostar

  8. JCA permalink
    31 Outubro, 2011 20:08

    .
    Outros pontos de vista (certos ou errados):
    .
    George Soros:
    Eurozone Deal Will Last One Day to Three Months
    .
    “However, Greece is still insolvent and increased austerity simply isn’t going to make it solvent again.”
    .
    http://www.forbes.com/sites/timworstall/2011/10/30/george-soros-eurozone-deal-will-last-one-day-to-three-months
    .

    Gostar

  9. Arlindo da Costa permalink
    31 Outubro, 2011 20:26

    É verdade.
    Este governo nunca me enganou!

    Gostar

  10. 31 Outubro, 2011 21:04

    Tendo em conta a forma desonesta como debate as questões em causa noutras ocasiões, o quão vago é sempre que se trate de tomar uma posição firme em favor da liberdade, e a ignorância que demonstra no que toca a simplesmente enunciar correctamente as posições dos adversários, adivinho que o artigo deve ser uma bela treta.

    Gostar

  11. Nuno permalink
    31 Outubro, 2011 21:15

    Hoje passei por uma zona ajardinada com vários canteiros de relva nuito bem tratada.
    Lembrei-me dos jogos de futebol e de todos os jogadores a cuspir para o tapete verde para depois se rebolarem na relva e atirar~se para o chão num mergulho no cuspo a festejar um golo.
    Vai daí, a imitá-los, mandei uma cuspidela.
    Afinal, agora também sou tuga.

    Gostar

  12. Zebedeu Flautista permalink
    31 Outubro, 2011 21:27

    O ataque pérfido à Europa continua. Washington não vai descansar enquanto não destruir as civilizações donde vieram e reescreverem uma nova Historia Universal. Quão oportuna esta noticia quando se sabe que a Itália vai ser a próxima vitima do deficit excessivo.
    .
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=516273&pn=1
    .
    Shame on them.

    Gostar

  13. Pi-Erre permalink
    31 Outubro, 2011 21:31

    A primeira parte do artigo revela ideias deprimentes, conformistas, situacionistas e até panglossianas.
    Por outro lado, não se percebe o que faz aqui um eterno equivocado como Joe Sobran, que nunca teve ideias próprias que porventura tivessem qualquer utilidade.
    E também a alusão a conceitos mais do que falaciosos como Democracia e Estado de Direito, cuja natureza se destina simplesmente a esconder intenções maquiavélicas dos que se alcandoram ao Poder.
    Aguardo a segunda parte do artigo para ver se não fico totalmente decepcionado.

    Gostar

  14. Fernando S permalink
    31 Outubro, 2011 22:00

    Pois eu li o artigo do rui a. e acho-o bastante interessante.

    Penso que tem razão na defesa do liberalismo classico face às criticas dos anarco-capitalistas (para o liberalismo clássico o Estado é inerente à sociedade mas deve ser limitado enquanto que
    para os anarco-capitalistas a sociedade pode e deve existir sem Estado).

    Até agora concordo com os princípios que enuncia nesta primeira parte do artigo (embora seja sempre possível, mesmo provável, que as nossas leituras da realidade e os nossos posicionamentos políticos possam não coincidir em muitas questões concretas).

    Históricamente todas as sociedades existiram com uma qualquer forma de Estado.
    E o Estado não tendeu sempre para crescer em prejuízo da liberdade individual. Muito embora tenham existido avanços e recuos, e se esteja longe do tipo de sociedade que a maior parte dos “liberais” defende, a verdade é que o grau de liberdade individual aumentou desde que o liberalismo se afirmou como projecto político (como diz o Rui é hoje bastante superior ao que era há mais de 2 séculos). Houve certamente recuos em certos domínios. Nomeadamente na economia. Por exemplo, ao longo do último século a parte das despesas públicas no PIB aumentou regularmente em muitos paises. Mas ao mesmo tempo, nestes paises, e sobretudo no plano mundial, aumentou a liberdade dos agentes económicos em diversas áreas. A ideia de que o século XIX foi económicamente mais liberal é um verdadeiro mito : o livre-cambismo progrediu apenas na 2ª metade até 1870 ; o proteccionismo e a intervenção dos governos nos mercados e nas empresas foi frequente ; é verdade que o século XX assistiu a recuos importantes, mas também à liberalização reaganiana e tatchariana dos anos 80, ao fim do comunismo, à globalização, à emergência do capitalismo nos paises emergentes, etc etc. Mas mesmo no plano da democracia política, das liberdades fundamentais (os “direitos humanos”), do “Estado de Direito” em geral, e apesar de tudo (que é ainda muito), as pessoas teem hoje em média mais liberdade do que tinham há décadas.

    A luta pela liberdade individual é e será sempre uma constante porque as ameaças e os atropelos a esta liberdade nunca acabarão. Esta luta faz-se procurando limitar os poderes abusivos, tanto os do Estado como os dos particulares (que instrumentalizam o Estado ou tiram partido das fraquezas e demisões do “Estado de Direito”).

    Gostar

  15. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 03:50


    http://www.youtube.com/user/courtfoolnet#p/u/7/rxMOW94V6xQ
    .

    Click to access esm%20treaty%20en.pdf

    .
    (Do not confuse it with the European Financial Stability Mechanim (EFSM) or the European Financial Stability Facility (EFSF), which is the 440 billion emergency funds that has been in the news a lot.)

    The ESM is a new EU-administration. To manage it, Brussels hires the Ministers of Finance of the 17 euro-countries. However, these ministers will come to Brussels with the key of their national vault and the full permission to take out all the money they want, when they want and as often as they want.

    The ESM is intended to be permanent and without limit. The 17 ministers won’t have to justify the amounts they take, neither how they spend the money. The ESM-ministers will enjoy complete immunity against actions of governments, administrations or judges. The parliaments won’t have a say over these ministers when the latter act under the treaty. This means the end of the sovereign democracies in the 17 euro-countries!

    This ESM-treaty becomes definitive when it has been ratified by the parliaments of the 17 euro-countries. THE RATIFICATION IS EXPECTED BETWEEN TODAY AND 31 DECEMBER 2011!
    .
    Acabou o Presidente da Republica, o 1º Ministro e as eleições. Os Ministros das Finanças são os capatazes da novas ‘herdades’, os protetorados europeus. Bem ou mal é assim.
    .

    Gostar

  16. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 03:52

    .
    A Natureza e o reino animal são LIBERDADE:
    .

    .

    Gostar

  17. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 03:56

    .
    Teste 03.50H:
    .
    http://www.youtube.com/user/courtfoolnet#p/u/7/rxMOW94V6xQ
    .

    Gostar

  18. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 04:18


    Parafraseando “só se ilude quem tem ilusões”:
    .
    =A revolta anti-impostos dos Gregos (estes não brincam serviço, DESOBEDIEMCIA E REVOLTA CIVIL, Democracia funcionar. aliás nascida na Grecia):
    .
    Greeks threatened with power cuts if they fail to pay property tax
    Civil disobedience campaign puts pressure on Athens government as it pushes EU/IMF austerity measures
    “Rather than dampen GREECE’S ANTI-TAX REVOLT , last week’s landmark decision at an EU summit to write off 50% of Greece’s debt mountain while giving Athens another €130bn (£114bn) in rescue funds, appears only to have bolstered resistance.”
    .
    http://www.guardian.co.uk/world/2011/oct/30/greeks-threatened-with-power-cuts
    .
    =Greece Deal Not Enough to Save Europe
    http://www.moneynews.com/StreetTalk/Rogers-Greece-Save-Europe/2011/10/27/id/415990
    .
    =A rapaziada da elite encostada anti-Economia cá do sitio (só Finanças Punlicas e Privadas, juros ou impostos é que estão a dar, não é preciso vergar a mola, é só dnheiro em caixa) gostava de apostar mais pelo que estes denunciam, sonha com:
    .
    -This was the week that European democracy died; The plan to tackle the eurozone crisis will only render ordinary people more powerless

    The agreed EU “stability union” triumphantly paraded before the media in Brussels will have the power to approve or disapprove budgets of countries in the eurozone – that is, to vet and police them – before they are submitted to the elected parliaments of those countries
    http://www.telegraph.co.uk/finance/financialcrisis/8857533/This-was-the-week-that-European-democracy-died.html

    Gostar

  19. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 04:41

    .
    “DESOBEDIÊNCIA E REVOLTA CIVIL” em vez de ‘DESOBEDIEMCIA E REVOLTA CIVIL’
    .

    Gostar

  20. Pi-Erre permalink
    1 Novembro, 2011 12:08

    “A revolta anti-impostos dos Gregos (estes não brincam serviço (…)”
    .
    Brincam sempre, em serviço ou fora dele. Por isso estão como estão.

    Gostar

  21. JCA permalink
    1 Novembro, 2011 12:50

    .
    Ou talvez como estavam. Parece que afinal muito pouco alteraram e os cem mil milhões quase que já lá cantam.
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.