A RTP Internacional como um mix de Chavismo, SNI e TvShop
João Duque teve ontem no forum da TSF uma extraordinária intervenção. É certo que ninguém fica com dúvidas do que pretende. Mas livrai-nos de tal coisa! Safa! Tudo aquilo é mau, muito mau. Mais: é perigoso se ele ou alguém por ele alguma vez pretender implementar tal aberração.
.
RTP Internacional: «Os portugueses, a diáspora e os estrangeiros vêem Portugal através desta janela, e portanto a ideia é: vamos reforçar esta janela, vamos transmitir aquilo que nos interessa internacionalmente através dessa janela, porque é através dela que nós podemos divulgar os produtos portugueses, a cultura portuguesa, garantir que língua portuguesa se continue a ouvir e ouvida, a ser aprendida pelas gerações subsequentes à nossas, portanto aos filhos dos nossos emigrantes, vamos fazer parte das nossas relações diplomáticas, acarinhando ou sendo mais agrestes com determinados tipos de regimes ou países e portanto devemos manter esse tipo de comunicação. E mais: esse tipo de comunicação deve ser muito bem tratada, e aqui o tratada… damos liberdade total a todos os governos para a tratarem á luz daquilo que é a sua política de relações externas. Ponto final parágrafo! (…) é assim mesmo, é à dura. É mesmo uma arma. É uma arma poderosíssima que é a arma que hoje se usa para modificar a opinião pública internacional sobre determinado regime ou país. Vamos jogar as mesmas armas que os outros. Abdicar disso é que é um erro. Portanto… às vezes as pessoas porque vivem em Portugal, só ouvem ou só consomem os nosso meios de comunicação e dizem «para que é que eu quero aquilo? Eu não quero aquilo para nada». Pensem no contrário! E particularmente quando Portugal agora precisa como de pão para a boca de mercados que nos aceitem, que modifiquem a sua opinião sobre o que é Portugal e os portugueses, percebam que Portugal tem produtos bons, de qualidade, tem um turismo que pode fazê-lo de elevada qualidade, etc., etc. Portanto, fundamental a RTP África e a RTP Internacional trabalharem numa forma mais conjugada (…)
.
A informação seria informação, não propaganda?
.
Não, não, aí liberdade total ao governo para em contrato-programa negociar aquilo que pode ser importante para comunicar. Repare, ainda hoje vem uma notícia nos jornais sobre o financiamento do Estado à BBC Internacional. É exactamente isso, porque eles acham que é fundamental isto. A BBC internacional tem que transmitir a informação e as notícias filtradas á luz daquilo que é o interesse nacional. Ponto. E não se discute isso. Nós não discutimos. Seja qual for o governo e a sua orientação, é ele que tem o direito porque foi sufragado em votos, tem o direito de fazer a sua diplomacia e não somos nós que vamos criticar as palavras que um ministro dos negócios estrangeiros vai dizer a um outro embaixador ou um primeiro-ministro. Não. E não devemos. Isso faz parte da política de relações internacionais do Estado. E portanto, se quiser manipular mais ou manipular menos, opinar, modificar, é da sua inteira responsabilidade, porque estamos convencidos que o faz a bem da nação porque foi sufragado e foi eleito para isso».
João Duque, TSF 15/11
.
Nota: Não li o documento do Grupo de Trabalho de que JD fez parte, pelo que não faço ideia se o acima transcrito corresponde ao não ás ideias presentes no documento. A minha critica é sobre o que JD disse na rádio.

Se esta gente tem o exemplo da TV5 francesa (que reune noticiários e programas de diversas emissoras) e tem um bom papel na divulgaçao da cultura francesa, porque não se limitam a seguir o exemplo?
GostarGostar
João Duque falou em propaganda ou foi a TSF que falou em propaganda? É que o jornalismo em Portugal é uma coisa muito complicada e há amplificadores por todo o lado. Estou mesmo a ver como foi.
GostarGostar
“RTP Internacional: «Os portugueses, a diáspora e os estrangeiros vêem Portugal através desta janela…»”
eheheh
O homem não deve ter acesso à net.
GostarGostar
Pelos vistos, andou a ler o “Diário de Joseph Goebbels”
GostarGostar
cada um dos países defende os seus interesses e os nossos até podem ser contrários aos franceses . Apesar de ,por coincidência ….,Paulo Portas já se ter desmarcado do estudo. Continuo a considerar que João Duque tem razão.
GostarGostar
Este Duque é mal visto lá para os lados dos calões … vulgo PS
GostarGostar
BST: boa achega.
Tá visto… a TV…é uma arma.
Parce sina lusa: que os descendentes dos heróicos portugueses de 500,
continuem com a mania de inventar o mundo.
Ingovernáveis, parece que nada a fazer.
Ou talvez desocupados depois disso, sem nada que fazer (de sério), na óptica de Pessoa.
GostarGostar
o Costa do Intendente tb já o estigmatizou na Quadratura
brevemente temos Duques com estrela de david amarela
GostarGostar
O pequeno, mas poderoso, ultraliberalismo tuga começa a ficar preocupado com o pequeno, mas poderoso, pseudoultraliberalismo tuga?
GostarGostar
com este governo é só duques!
valha-nos os mercados, que sejam rápidos e higiénicos e nos imponham um técnico Victor Constâncio
GostarGostar
Falemos de coisas importantes…!!
” Sábado, 29 de Outubro de 2011
Passos Coelho “vende” Magalhães de Sócrates:
O dia da delegação portuguesa, em Assuncion, a capital do México, começou com um encontro com o Presidente do México. Encontro à margem da Cimeira Ibero-Americana, dominado pela crise europeia, com Cavaco Silva e Passos Coelho a insistirem junto de Filipe Calderon na ideia de que a crise é sistémica, é uma crise mundial e deve ter uma resposta global.
O México faz parte do G-20 e é, o quarto mercado fora do espaço europeu onde as empresas portuguesas mais investem.
Este encontro serviu para fechar mais uma parceria economica com quatro empresas portuguesas. Portugal vai vender ao México computadores Magalhães.”
GostarGostar
(…) João Duque falou em propaganda ou foi a TSF que falou em propaganda? (…)
.
esta malta é muito céptica!
porque não perguntam aos três elementos da comissão quais as razões porque se demitiram?
GostarGostar
http://luispaulorodrigues.blogspot.com/2011/11/joao-duque-carlos-magno-e-os.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ComunicaoIntegrada+%28Comunicação+Integrada%29
GostarGostar
João Duque é mesmo parvo!
Mesmo no tempo do “A Bem da Nação” seria corrido.
GostarGostar
Falemos de coisas importantes , Carlos!
“em Assuncion, a capital do México,”
Se a ignorância pagasse imposto já não tinhamos défice!
Este Blog tão libelalzinho tem na realidade muita gente do calibre do Duque e até mesmo alguns Marqueses!
A propósito, o Zé Manel não virá com um postezeco defender o Duque????
GostarGostar
O SNI também fazia isso: o pior foi quando na ONU
começámos a levar nas ventas (com o Colonialismo).
GostarGostar
João Duque, presidente do ISEG. É o lysenkismo a metastizar noutras disciplinas.
GostarGostar
mas nem uma alminha liberal para defender a comissão Duque? então essa solidariedade dos boys de chicago? deixam o sujeito ser cruxificado?
GostarGostar
GOEBBELS NÃO DIRIA MELHOR Informação da RTPI deve ser filtrada e trabalhada pelo Governo, diz João Duque.
GostarGostar
Parece que há malta que quer que a tv seja uma janela a dar má imagem de Portugal…
GostarGostar
Fascista…
GostarGostar
Parece a tentativa, com êxito, do Sócrates de calar a Manuela Moura Guedes . . .
GostarGostar
O homem diz o indizível…..é assim mesmo
GostarGostar
não percebo o espanto que tal aberração saia da boca do Duque. Um dia vi-o numa tv a querer apostar com outro em como a Alemanha nunca nos iria deixar cair independentemente das circunstâncias. Mandei-lhe um email a chamar-lhe ridículo e ele não respondeu, claro.
Com é possível um “pedagogo” prof de economia ir dizer para a tv em frente aos seua alunos que eu pá eu sei que vcês são pouco produtivos, corruptos e gastadores, mas não se propocupem que a tia Merkel nunca vos irá deixar cair… porque na prática foi esta a mensagem. Portanto qq aberração que saia daquela boca nã me espanta.
GostarGostar
Duque é alguém que tenta quadratura do círculo, estar bem com todos, dar uma no cravo outra na ferradura, isso como sempre acontece só vai ficar mal com todos.
GostarGostar
Caro Gabriel Silva, a sua nota final é extraordinária. Eu teria vergonha de escrever um texto que, no fim, se anula pela nota de que não leu nem faz ideia, etc. Por isso lhe dou os parabéns pela desfaçatez. Saudações cordiais, Eduardo Cintra Torres
GostarGostar
«Se para os portugueses João Duque recomenda a ignorância, para os estrangeiros tem uma receita simples: que os enganemos.»
Roubado ao Rui Tavares.
GostarGostar
Aparentemente Rui Tavares recomenda que se continue a enganar os Portugueses pelos vistos…
Só assim chegámos ao estado em que estamos…
GostarGostar
luck,
explique lá como é que RTavares “recomenda que se continue a enganar os Portugueses pelos vistos…”
GostarGostar
Verdadeiramente delicioso por este post revelar os duques de quem comenta neste baralho e aterrador também porque são infelizmente, demasiados duques.
GostarGostar
João Duque é um triste, cheio importância saloia.
GostarGostar