Saltar para o conteúdo

uma social-democracia para todas as ocasiões

30 Novembro, 2011
by

Depois de ter passado longos meses a assegurar-nos que os eleitores portugueses saberiam reconhecer os sinais de excelência da governação socrática e as misérias e fragilidades da oposição, o eminente filósofo político português João Cardoso Rosas parece ter-se dado finalmente conta de que o PS perdeu as eleições e que José Sócrates já não preside aos destinos do país. Vai daí, deu hoje à estampa um artigo cheio de bons conselhos ao Partido Socialista de António José Seguro, no qual define os princípios necessários à sua refundação ideológica. E que princípios são esses? Em primeiro lugar, diz-nos, o PS deverá romper “com terceiras-vias e outros artifícios retóricos que dominaram os partidos do socialismo democrático na Europa”, entre eles, obviamente, o Partido Socialista que nos governou com Guterres e, posteriormente, com José Sócrates. Depois, há-de defender a “austeridade”, em vez do habitual despesismo público, que era suposto produzir excelentes resultados económicos, graças ao célebre “efeito multiplicador”, conforme nos prometeram os últimos governos socialistas. Em seguida, “deve deixar de dar centralidade às causas da “nova esquerda” (aborto, casamento gay, divórcio sem culpa, etc.)”, que – veja-se lá! – “marcaram a governação de Sócrates”, como o próprio autor reconhece. Não satisfeito com isto, ainda sugere que os “fiéis de Sócrates” (sic) que ficaram na “primeira fila do Parlamento” vão para o diabo que os carregue, perdão, vão trabalhar para outro lado, chegando-se mesmo a interrogar se não haverá “nenhuma empresa que os contrate, nenhuma universidade que os queira?”. O autor não esclarece, porém, se o raciocínio se aplica igualmente aos que, mais humildes, se retiraram para as segundas e terceiras filas do hemiciclo. Sintetizando: o Partido Socialista deverá refundar-se fazendo o exacto contrário do que andou a fazer com Sócrates e os seus nos últimos anos. É o que se poderá chamar uma social-democracia para todas as ocasiões, caro professor.

12 comentários leave one →
  1. Dédé's avatar
    30 Novembro, 2011 14:00

    Conselhos para deixarem de ser sociais democratas? Não é preciso, eles já lá chegaram sozinhos:
    GOOD BYE WILLY!

    Gostar

  2. honni soit qui mal y pense's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    30 Novembro, 2011 16:09

    quem vai querer aqueles imbecis ???????????
    o zorrinho de disparates , o galamba gayabichanado de briquinho , o brutamonte joão santos … e as outras azémolas o paulo mendes e o outro PPPaulo Campos o das dividas a pagar adqui até ao sec XXII …

    Gostar

  3. honni soit qui mal y pense's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    30 Novembro, 2011 16:41

    talvez a Bota e Enchil os queira para pedreiros … afinal pedreiros assim livres é coisa que devem ter conhecimentos

    iac , iac , iac … ai … que metafora gira … á piscácoli

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    30 Novembro, 2011 17:13

    Como o Professor Rosas está rendido ao Soci@lismo Cavaquista é isso que quer para o PS.

    Gostar

  5. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    30 Novembro, 2011 17:14

    Acho que o PS deve expandir-se para o centro e direita e incorporar o PSD ( o ideário e os todos os militantes que professam a social-democracia e que estão a mais neste partido).
    Por sua vez o PSD devia ser extinto e e seu lugar deveria fundar um partido tipo «nova denmocracia» como existe na Grécia e juntar-se aos «cristões» de ocasião do PP.
    Os «liberais» deveriam constituir um Partido Liberal, no lugar de andarem filiados oportunisticamente em partidos tão diversos como o PSD, o BE, o PP ou mesmo o Partido dos Animais.

    Gostar

  6. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    30 Novembro, 2011 17:23

    Basicamente o João quer austeridade para os outros mas um estado social sustentável para ele.
    .
    Ou há moral ou comem todos.

    Gostar

  7. honni soit qui mal y pense's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    30 Novembro, 2011 17:25

    O PS devia expandir-se para Andorra e ficar por lá .

    Gostar

  8. O SÁTIRO's avatar
    30 Novembro, 2011 20:11

    Mas os sokistas .e outros lacaios da “Máfia socialista com experiência na Maçonaria” ainda dominam o aparelho de Estado , institutos, empresas públicas falidas cheios de mordomias…Ent Reguladoras…..Galps…Pts..Edps….etc…..
    de que se queixa este gajo?
    o poder do avental ainda não permitiu que os negociadores da corrupção fossem corridos…….

    Gostar

  9. O SÁTIRO's avatar
    30 Novembro, 2011 20:14

    Aliás, é curioso e altamente significativo que os BEs andam sempre a defender os sokistas e aventais na A.R……..vidé, posições nas comissões parlamentares……

    Gostar

  10. Manuel Joaquim's avatar
    Manuel Joaquim permalink
    1 Dezembro, 2011 00:05

    O pecado original desta associação política é a palavra “socialista”. É um equívoco anacrónico extemporâneo. A sua refundação tem que passar pela mudança do nome para Partido “qualquer coisa”.

    Gostar

  11. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    1 Dezembro, 2011 05:30

    O «Sátiro» já cheirou as bufas do Relvas, um indíviduo sucialista, ateu e com experiência na Maçonaria?

    Gostar

  12. JCA's avatar
    JCA permalink
    2 Dezembro, 2011 14:36

    .
    Independente que sou qual é a alternativa duns e doutros ? É que bota-abaixo é romance. No duro é como resolvem para ficar tudo resolvido ? Blá blá é blá blá. Agarrem-se lá aos estranjas daqui e dacolá. Blá blá é blá é blaá. IMPORTAM QUAL OU QUAIS AS SOLUÇÕES ??? Como se RESOLVE ???? Até agora blá blá é blá blá. Mais cantado, com mais violino ou piano, não passa de musica.
    .
    Puxem pelas mieninges. Há soluções. E tantas pela Direita, pela Esquerda, pelo Meio, por onde preferirem. Claro mais comodo é dar uma de elite com meia duzia de palavras caras e enquanto o pau vem e volta folgam-se as costas.
    .
    E ainda não perceberam que com essa estão metidos num grande buraco ????
    .
    Estou como o outro, dasse. Estes gajos nem para eles se sabem safar …… Sugere um disco riscado, viródisco e toca o mesmo. Temos que siar disto a bem de Todos. E o Todos são eles.
    .
    E essa da União Europeia implodir, o Euro desaparecer, só contaram pra você …..
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.