Saltar para o conteúdo

quem não deve não teme?

14 Janeiro, 2012
by

Mas é claro que teme, caro José Manuel Fernandes. De resto, fossem os poderes públicos, todos eles incluídos, do legislativo ao judicial, passando pelo executivo, fiáveis e respeitáveis, e não teríamos necessidade de andar por aqui a pregar o liberalismo e a necessidade de defender a liberdade. De resto, tem sido à sombra do pressuposto que utilizou no seu artigo e que dá título a este post, que o estado e os governos cometeram e cometem, ontem, hoje e provavelmente hão-de cometer amanhã, os maiores atropelos aos direitos mais elementares dos cidadãos.

Quanto ao ponto do seu texto, é evidente que uma pessoa de bem não deve envergonhar-se das opções que faz ao longo da vida, sejam elas de natureza política, familiar, sexual, religiosa ou de qualquer outra. Chega-lhe a sua consciência para aferir se agiu bem ou mal, e por aí se deve ficar, não tendo de ficar a dever nada a ninguém. Agora, o que me parece igualmente incontestável, é que qualquer pessoa de bem deve sentir a maior repulsa pela ideia de um poder público poder obrigar um cidadão a revelar publicamente as suas escolhas privadas, sejam elas de que natureza forem. Em última análise, é isto e só isto que está em causa na questão da filiação maçónica. E isto parece-me dificilmente contornável, se não quisermos colidir com o mais essencial da liberdade individual. Tudo o mais – a necessidade da Maçonaria no mundo moderno e democrático, a natureza dos rituais, as eventuais suspeitas mediáticas que recaiam sobre a instituição, a necessidade de transparência na política e dos políticos – tudo isso tem tratamento em sede própria e nada tem a ver com a liberdade de se aderir a uma organização legalmente constituída e o direito de reservar para si essa opção. Por isso é que todos os regimes que antipatizaram com a Maçonaria só tiveram uma forma de lidar com ela: proibí-la. Como, aliás, fizeram também com todas as outras formas de associação cívica, como os partidos, as igrejas e a comunicação social livre.

31 comentários leave one →
  1. jmpg permalink
    14 Janeiro, 2012 22:43

    Muita conversa sobre a maçonaria, mas para mim ainda não está dito o que a sociedade em geral, ou o povo em particular deve de bom á maçonaria nestes trinta anos .Tambem não percebo onde está o mal dos politicos não revelarem a sua pertença a maçonaria quando a oportunidade surgir. Nada de fingimentos,todos sabemos quantas vezes ” vicios privados publicas virtudes”

    Gostar

  2. Fredo permalink
    14 Janeiro, 2012 23:05

    Se não é teimosia é …
    Quantas vezes é preciso explicar-lhe que os governante têm, devem ter, limitações às suas liberdades?
    Diz o Rui A.: “…a maior repulsa pela ideia de um poder público poder obrigar um cidadão a revelar publicamente as suas escolhas privadas…
    Escreva isto 100 vezes, como se fosse o Bart Simpson:
    Um poder público pode e deve poder obrigar os cidadãos que querem também a ser pode público a deveres especiais de transparência.

    Gostar

  3. Fredo permalink
    14 Janeiro, 2012 23:06

    Errata:
    Um poder público pode e deve poder obrigar os cidadãos que querem também ser poder público a deveres especiais de transparência.

    Gostar

  4. Golp(ada) permalink
    14 Janeiro, 2012 23:10

    Gostaria imenso de saber a real cotação dos USA segundo a Leman brothers.
    Se for AAA então há é o mundo ao contrário.
    Existe uma guerra contra o Euro, e dado que a Europa não reage os pequenos países comos terão uma dívída “ad etternum”.
    .
    Caminho da servidão…

    Gostar

  5. BSC permalink
    14 Janeiro, 2012 23:13

    A escolha da pertença à maçonaria é privada.
    Mas,
    A maçonaria tem objectivos públicos de interferência imedita e mediata na vida política, promovendo e usando os seus filiados sempre que possa. Em Portugal, a maçonaria foi responsável por um regime inteiro, a 1ª república, em que houve perseguições políticas e religiosas de grande gravidade.
    A declaração de interesses nada tem de iníquo e permite aos eleitores conheceram melhor em quem votam, permitindo que estes façam escolhas bem informadas, como, aliás, devem. Sendo a maçonaria objecto de condenação pela Igreja Católica e sendo eu católico, creio ter todo o direito de saber se a pessoa que se acha com capacidade e mérito para me me representar perte é membro de uma organização que propõe necessariamente, soluções políticas de que discordo. É que, quem perfilhe a ideia de que a política é uma ars e não uma scientia facilmente compreenderá que as medidas e métodos propostos por quem se considere um iniciado a caminho da perfeição humana diferirão das de quem se considere de todos os outros homens um pobre irmão no pecado.
    Assim,
    Quem quer ser calmamente da maçonaria, seja, mas, querendo fazer disso segredo – direito que bem compreendo -, não tenha carreira política nem se proponha para cargos públicos. Não há vantagens sem desvantagens e não se pode querer o melhor de dois mundos, como uma criança malcriada.
    Nota: Seria bom que não se continuasse a cometer a cansativa falácia de falar de privacidade e direitos inerentes sem distinguir se falamos de simples particulares ou de pessoas com exercício de cargos públicos com a possibilidade e o dever de tomarem decisões que interferem na vida dos outros.

    Gostar

  6. Maximino Sousa permalink
    14 Janeiro, 2012 23:21

    Esta pergunta faz todo o sentido ao ser dirigida ao JMF. Durante os últimos dias os meus comentários foram sempre censurados (ou, eufemisticamente, não foram «aprovados»). Até «parecia» que o JMF temia alguma coisa nas minhas palavras. Mas finalmente os meus comentários foram aprovados.
    Reparei que o blogue esteve em baixo durante parte do dia de hoje. Espero não ter tido nada a ver com o assunto… Mas a verdade é que, agora que o blogue está de novo no ar, já não sou censurado. Um bem haja para o JMF e para a Helena!

    Gostar

  7. 14 Janeiro, 2012 23:41

    “…a maior repulsa pela ideia de um poder público poder obrigar um cidadão a revelar publicamente as suas escolhas privadas, sejam elas de que natureza forem.”
    Assino por baixo… por cima e dos lados.

    Gostar

  8. Arlindo da Costa permalink
    15 Janeiro, 2012 00:02

    ?

    Gostar

  9. Fredo permalink
    15 Janeiro, 2012 00:06

    Está a ver, Rui A.?
    O Picoiso concorda consigo.

    Gostar

  10. Nuno permalink
    15 Janeiro, 2012 02:53

    .
    As maçonarias são forçosamente secretas pois têm plena consciência das imensas maldades em que intervieram, dos muitos crimes que produziram efeitos nefastos ao dongo do já longo tempo cuja existência se conhece.
    Deve ser muito duro dar a cara a confessar que se faz parte de um grupo de bandalhos criminosos e a tirar vantagens, muitas vezes chorudas, na sociedade em que vivem.
    .

    Gostar

  11. zézinho permalink
    15 Janeiro, 2012 03:47

    Porque será que ninguém se importa que se saiba que é do Benfica,do Sporting ou do Porto e há estes engulhos todos com a rapaziada da Curibeca? Será por boas razões?

    Gostar

  12. zézinho permalink
    15 Janeiro, 2012 04:08

    Esse rapaz rui a. ,antigamente nem parecia muito ridículo,mas o fanatismo ultra-liberalóide com que frenéticamente se
    masturba parece ter-lhe dado a volta ao miolo(mas que tal não conste,não vá a coisa agredir o seu legítimo direito à privacidade das suas maleitas…).

    Gostar

  13. tric permalink
    15 Janeiro, 2012 04:54

    ” Por isso é que todos os regimes que antipatizaram com a Maçonaria só tiveram uma forma de lidar com ela: proibí-la.”
    .

    Gostar

  14. 15 Janeiro, 2012 08:37

    Olá,
    Reparei que também estavas a competir no concurso Blogs do Ano 2011 e decidi passar por cá para dar uma vista de olhos e desejar boa sorte. Que vença o melhor e que perca o pior.

    Gostar

  15. licas permalink
    15 Janeiro, 2012 09:02

    Se (vomo afirmam os maçons) só têm como objectivo o bem fazer,
    o que os impedem de revelar a filiação?
    (mas que súcia de cabrões!!!)

    Gostar

  16. licas permalink
    15 Janeiro, 2012 09:03

    ___como afirmam____

    Gostar

  17. licas permalink
    15 Janeiro, 2012 09:11

    ____Desculpem, descobri neste instante: impede-os o PUDOR!!!!!!!
    (mas que súcia de cabrões . . . )

    Gostar

  18. castanheira antigo permalink
    15 Janeiro, 2012 09:42

    A tranparência exige que os detentores do poder do estado , por uma questão de honestidade e higiene mental declarem voluntariamente se pertencem a alguma organização secreta ou subterranea(pouco transparente) á qual devam obediencia , solidariedade ou fidelidade e que conflituam com as funçoes publicas. A maçonaria é uma organização pouco transparente , subterranea , com objectivos pouco claros , com rituais ridiculos , parecendo partidos politicos encapotados e portanto muito diferentes de clubes desportivos ou outras associassoes a que os socialistas demagogicamente a querem comparar .
    Portanto ,há conflito de interesses permanente entre um maçon e um detentor de poder de estado , e como tal , são incompativeis quando corporativados na mesma pessoa.

    Gostar

  19. 15 Janeiro, 2012 11:12

    exacto , Castanheira ,pelo poder político que detêm os seus associados e pelos colonização dos lugares na administração do estado parecem um partido político que não vai a eleições gerais , só particulares lá pelas lojas do grémio. e isso não é bom para a imagem da “democracia” , fica muito claro que democracia é só a fingir :))
    e o segredo de antes justificava-se com o querer mudar coisas na política e distribuição de poder , não era ? e são precisos agora espiões duplos ?

    Gostar

  20. esmeralda permalink
    15 Janeiro, 2012 11:32

    Eu não consigo perceber porque razão uma instituição qualquer, neste caso a maçonaria, se defende tão grandes valores, porque necessita ser secreta? E porquê só de homens? Não me convenci ainda, embora continue a perceber muito pouco desses estranhos rituais!

    Gostar

  21. ikonoklasta permalink
    15 Janeiro, 2012 11:45

    uma coisa são as associações, organizações, partidos e religiões com fins louváveis, outra, os individuos que a eles aderem e, por consequência, que as dirigem… todas podem ver os seus fins prevertidos por interesses de alguns que se servem delas para os seus interesses próprios.
    .
    que, historicamente, a maçonaria tenha tenha guardados secretos os nomes dos seus membros e os seus ritos, compreende-se, porque, tal como as associações, foram perseguidas durante os longos anos do Salazarismo… hoje, não encontro justificação para isso e, penso, até, que é muito prejudicial à própria organização, sem entrar no espalhafato da maçonaria dos states, que fazem “procissões” (desfiles) nas ruas, menos secretismo, só poderia tornar menos suspeita a organização, e menos suspeita a forma de cooptação dos seus membros, os seus meios e os seus fins.
    .
    por temperamento, nunca poderia fazer parte de tal organização ou de qualquer religião, detesto rituais colectivos, já me bastam as minhas cerimónias pessoais, que nunca foram promovidas a rituais, mas tenho um parente muito próximo, que foi cooptado por uma loja maçónica francesa nos USA e que diz ser um lugar de evolução para melhor, dos membros e do grupo e não entro em detalhes, mas a pessoa em questão é duma grande rectidão e dotada de grande espírito critico.
    .
    considero, então, que o secretismo reinante quanto à maçonaria no nosso país só pode ser prejudicial para os seu membros e para a organização e que é mesmo arcaica. sem prejuizo para o facto de que cada pessoa ter liberdade para divulgar ou não se pertence ou não a essa ou outra qualquer organização. teoricamente, vivemos em democracia e as pessoas, teoricamente, não são perseguidas por tais adesões. digo teoricamente porque, vivemos, apesar de tudo, depois de 74, uma época de suspeita generalizada e, pertencer a um partido ou organização, dá pretexto a sectarismos mais ou menos acentuados…

    Gostar

  22. ikonoklasta permalink
    15 Janeiro, 2012 11:59

    muito estranha, foi a adesão de muitas pessoas, logo a segir ao 25 de abril, a partidos de esquerda ou de extrema esquerda e que nestes últimos anos têm voltado às suas matrizes ideológicas e de classe.
    .
    anedótica é a reacção do Catroga ao dizer que não é do PSD, quando tinha acabado de pagar as suas quotas no mesmo partido.
    .
    espectáculos lamentáveis!…

    Gostar

  23. Grunho permalink
    15 Janeiro, 2012 12:29

    Também acho que os opus dei de viam ser marcados a ferro quente, como as vacas.

    Gostar

  24. tric permalink
    15 Janeiro, 2012 12:58

    ” historicamente, a maçonaria tenha tenha guardados secretos os nomes dos seus membros e os seus ritos, compreende-se, porque, tal como as associações, foram perseguidas durante os longos anos do Salazarismo…”
    .
    depois do que fizeram na I-Republica, foram perseguidas e bem perseguidas…assassinio do Rei de Portugal, perseguição à hierarquia Católica, ruina total económica-politica-social,…não me diga, que queria que estes cães Napoleonicos fossem venerados pela Geração de Ouro que tomou conta de Portugal, no Estado Novo, na mais absoluta ruina…foram perseguidos e bem perseguidos!! só fizeram porcaria…ó que eu acho estranho é que nenhum dos três lideres Parlamentares ainda se ter demitido, simplesmente vergonhoso!!!

    Gostar

  25. simon permalink
    15 Janeiro, 2012 14:47

    tric
    dos três líderes parlamentares?
    e de primeiros ministros?, depois que o sókras deu de froskes, à força, não será tempo de mais esse moço de maçons lhe seguir os passos, Coelho ?

    Gostar

  26. Celeste Santos permalink
    15 Janeiro, 2012 15:38

    “De resto, fossem os poderes públicos, todos eles incluídos, do legislativo ao judicial, passando pelo executivo, fiáveis e respeitáveis, e não teríamos necessidade de andar por aqui a pregar o liberalismo e a necessidade de defender a liberdade. ”
    Cito apenas uma parte do seu ‘post’ que considero fulcral, manifestando a minha total concordância com o(s) seu(s) ponto(s) de vista. Para além disso, quero aqui louvar a sua coragem, frontalidade, coerência, lucidez, assim como a fluidez de um discurso que resulta neste fantástico texto.
    Acrescento apenas (e aqui dirijo-me um pouco aos autores dos comentários em geral, com o devido respeito que as suas opiniões me merecem) que a procura de informação fidedigna sobre entidades e os factos, a visão isenta (e não preconceituosa) dos mesmos , uma análise dos acontecimentos passados à luz da época, nunca fizeram mal a ninguém. Muito pelo contrário. Falar de cor é fácil e pernicioso demais.
    Não se atirem simplesmente pedras quando os “nossos” telhados podem ser / vir a ser de vidro… E que se questione sempre! Mas sempre! Por que será que temos a tendência de olhar só para o lado que nos interessa, ou para aquele que nos “ensinaram” a ver?!
    É mais fácil, não é? E tão cómodo!
    Um abraço fraternal a todos. Sem dever e sem temer.

    Gostar

  27. licas permalink
    15 Janeiro, 2012 21:58

    Maçons: mas que súcia de cabrões . . .

    Gostar

  28. ikonoklasta permalink
    16 Janeiro, 2012 00:17

    e de que súcia é o licas?

    Gostar

  29. Buiça permalink
    16 Janeiro, 2012 00:40

    Talvez já o tenham feito e eu não reparei, mas os senhores Rui e José importam-se de fazer uma declaração de interesses e revelar se pertencem ou não a alguma loja maçónica ou similar, para podermos entender melhor ao que vêm com estas discussões em abstracto?
    De caminho podiam também opinar sobre o seguinte que é o evento concreto que se esconde por trás de tanta generalidade: pode ou não pode um juíz ou deputado julgar o senhor Silva Carvalho sem antes declararem a quem os escolhe para o efeito que pertencem à mesma loja maçónica do sujeito?
    Muito obrigado.

    Gostar

  30. 16 Janeiro, 2012 03:11

    Não será o caso deste heróico de avental:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/magalhaes-vive-em-praia-paradisiaca
    DEVE E TEME
    logo, fugiu para uma ilha paradisíaca no brasil.
    como arranjou os €€€?
    com o avental?

    Gostar

Trackbacks

  1. Ainda a declaração de pertença à Maçonaria « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.