E ninguém vai preso???!!!
Em 8 de Maio de 2010, escrevi esta posta:
Neste momento, estará a decorrer a assinatura do contrato de concessão do troço Poceirão – Caia do TGV. Isto depois de Sócrates ter ontem em Bruxelas “virado o bico ao prego” (sabe-se lá se por pressão da Comissão Europeia ou por “chantagem” de Teixeira dos Santos), disponibilizando-se para adiar as grandes obras “com excepção das que já tiverem sido adjudicadas”.
Quer-me parecer que os compromissos se estabelecem com a assinatura de um contrato, pelo que se pode questionar a pressa em contratualizar já a obra do TGV que, à semelhança de outras já em curso, será fatalmente paralisada por falta de financiamento.
Seria de todo o interesse que o contrato hoje assinado fosse tornado público, designadamente as cláusulas de penalização por incumprimento. Um assunto que deveria merecer a atenção do Parlamento, do Tribunal de Contas e da Procuradoria.
Hoje, passados quase 2 anos, temos finalmente a “sentença” que sempre se me afigurou como a única possível num Estado que se quer de direito:
Tribunal de Contas chumba contrato do TGV
Mas entretanto, teremos também aquele que sempre me pareceu ser o resultado visado pelos protagonistas da adjudicação:
Elos estima em mais de 264 milhões custos com TGV até Dezembro
Uma exorbitância que desgraçadamente teremos de pagar, mas que será sempre infinitamente menor que os custos de um investimento tão megalómano a que se adicionariam os prejuízos colossais da exploração.
Mas com tudo isto, será que ninguém vai preso???!!!

Desculpem a minha ignorância…. mas a AR não aprovou esta jorda, BE+PCP inclusivé. Parece-me que nesta altura toda a gente tinha interesses, ou representava interesses, imobiliários nos trajectos.
GostarGostar
Pois
com este PGR……….esta DCIAP…….
a grande corrupção anda em rédea solta.
é fartar vilanagem
GostarGostar
não. E a Tróka devia começar a impôr e a dizer como as coisas terão de ser no domínio da justiça, porque sem justiça que funcione decentemente e prenda os corruptos e criminosos que causaram grande dano ao Estado pela sua “incompetência” (…), não há programa de recuperação que tenha sucesso no longo prazo. A Tróika ou a UE ou a Eurozona, ou todas, tem de endireitar a portuguesa justiça que só é hábil para actuar contra os fracos e pobres.
GostarGostar
e quando é que privatizam o aberrante sorvedouro chamado RTP – que ditatorialmente nos obrigam a pagar sem “consumimos” nem “termos” planos para tal nem no longo nem no médio prazo, já que no curto nem sequer se coloca essa possibilidade? Não é isso uma imposição ditatorial e aberrante – que noutros lugares originaria “levantamentos” – num momento em que nos cortam tudo ou quase?
GostarGostar
PRIVATIZEM DE VEZ A RTP E A TAP, SFF, QUE JÁ ESTAMOS A FICAR PELOS CABELOS…
GostarGostar
Se podem roubar o contratado aos funcionarios publicos e reformados, não vejo porque não podem “roubar” os ladroes que sacaram esses contratos.
Qual é o problema, metem um processo?
GostarGostar
“Se podem roubar o contratado aos funcionarios publicos e reformados, não vejo porque não podem “roubar” os ladroes que sacaram esses contratos.”
Exactamente! Estão sempre a falar nos contratos da PPP?! Estão feitos há que respeitar?! Não há que rasgar o que foi feito à má fé e mandar quem os elaborou prisão? Pensava que a lógica era essa: quem paga tem direito de mandar para a prisão quem, à má fé e tirando vantagem da sua posição de legítimo representante do interessado (os contribuintes), elaborou contratos sem ter em conta os interesses de quem representa. Mas os outros a quem sacaram os subsídios e reduziram os salários tb não têm contratos?! Estão a gozar com o saloio? A Grécia tb não paga e não paga porque é assim mesmo, não é verdade? Não faz parte do risco de quem investe em Estados que sempre foram “problemáticos”? (se isto continua assim ainda começo a pensar que é mesmo preciso um levantamento militar…)
GostarGostar
O Governo só tem que responder a uma pergunta: a Elos tinha, ou deveria ter, conhecimento prévio das ilegalidades que justificam o chumbo do contrato?
Se sim, não deve ter direito a qualquer indemnização. Se não, é procurar o melhor acordo possível.
.
De qualquer forma, este é decididamente um caso de polícia e quem “representou” o Estado na assinatura do contrato deve ser responsabilizado pelos danos financeiros que isso causou ou venha a causar.
GostarGostar
acho que há aqui coisas que são francamente demasiado aberrantes.
GostarGostar
e o ex-pm não deveria já estar em prisão preventiva dado o número de casos em que se encontar envolvido?
GostarGostar
Claro que a pergunta é retórica mas responde-se clara e definitivamente; NÃO.
GostarGostar
Astrónomo escocês lança vinho envelhecido com meteorito
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=564327
Nokia quer patentear tatuagens vibratórias que interagem com telemóveis
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=564331
Com uma panóplia de comentadores, opinadores e outros que tal, que grassam nos canais de notícias do cabo, a quase todas as horas, que de tudo percebem, das milhentas soluções que preconizam, para um novo Portugal, será que ninguém os ouve?
Ao menos que se divirtam com os textos acima!
GostarGostar
Se um empresário pode ser julgado por gestão danosa da organização, o anterior governo também pode e deve ser investigado por gestão danosa de Portugal, mas não é por fantoches. Alguma coisa muito importante fez com que esses senhores fossem a correr assinar esse contrato, ainda por cima numa fase em que se percebeu que o negócio era tão ruinoso como o da OTA e levava o mesmo caminho. Aliás, por onde passa Sócrates sai sempre um desastre cheio de zeros, certamente por acaso. É ver os estádios de futebol do Euro 2004, as auto-estradas sem carros, a Parque Escolar, etc. Os casos somam-se às centenas de milhões de euros e destes, José Inseguro não vê um.
GostarGostar
Temos de pagar? Mas então o visto prévio do TC serve para quê? Esta coisa não está bem contada… Aconselho o LR a ler o José do Porta da Loja. Ele que olha para a lei com os olhos de quem sabe ler nessa língua, acaba de me sossegar. E acredito que leu bem e escreveu o que outros podiam corroborar. Ou será que os do costume também blindaram este contrato? Bolas que é preciso ter cuidado com o terreno minado!
GostarGostar
Por acaso o pessoal do BPN, dos sobreiros, do Jacinto Capelo Rego, do Furacão,etc, já foram presos ou ainda não abriram concurso para a construção de cadeias Vip, equipadas com ar condicionado e jacuzzi privativo?
GostarGostar
Gente para ir presa é o que não falta… http://lishbuna.blogspot.pt/2012/03/nao-e-lavagem-e-baptismo-com-agua-benta.html
GostarGostar
Quê?, 264 milhões até Dezembro, e já não se faz?, porém tinham pressa?, quem tinha?, ora, quem fez o negócio para receber nas Cayman e suas primas umas boas massas, tiradas à pressa de parceria, que é a história deste país, para o nosso mal, está agora a saber-se, desde há vários anos, e quem lá quem viesse ospois pagava a fatura, que é só forma de dizer, a dava a pagar ao povo, como é que se deu em fazer, de forma que quanto mais uns roubavam, às boas, à toa, mais o desgraçado povo havia de pagá-lo, dos pais aos filhos e netos, até quando deus ainda amande um raio ou a justiça decida rasgar o roubo e os seus termos.
E bem se amostrou um tal buraco a dada altura ou ainda andávamos a ser roubados, sem dar por isso, como ceguinhos.
Porém, ainda há gente que duvida que sejamos tão diferentes e uns muito mais espertos do que os outros, como por aí comprova à saciedade e começa a aparecer à vista.
Ai, e ninguém vai preso, bem o questiona, LR,
. “E ninguém vai preso?”
GostarGostar
Não. Ninguém será preso, PORQUE NINGUÉM PODE SER PRESO.
As seitas partidárias & outras, as tríades empresariais & outras, as máfias bancárias & outras, a aparentemente serena e intocável igreja católica, estão de tal modo formatadas, conectadas, dependentes umas das outras neste modelo económico, financeiro, social, político e cultural, que se um “braço” fosse quebrado, todo o “corpo” desatinaria e rapidamente imploraria publicamente para um “entendimento” da “nobre causa que é a política”, “errar é humano”, “o actual momento é de união face à situação do país”, etc, etc.
No limite, a presença desses bandidos-de-estado em tribunal, faria ressurgir como testemunhas abonatórias “figuras do estado” que o deplorável pagode “entende”, venera!…. Logo….
(Mais facilmente o Santuário de Fátima alugará um cantinho a muçulmanos, do que um ex-PM, ex-ministros e ex-secretários de estado, ex-directosres de qualquer coisa corrompida(!) serão julgados e condenados).
A maioria da sociedade tuga é assim : dependente do “jeitinho”, da “atençãosinha”, do “favorzinho”, da “cunha”, da corrupção. Campo ideal e permissivo para muitos no poder (neste, nos anteriores e vindouros) “singrarem” durante e post governação…
(Note-se que a comunicação social tuga é sustentada por lobbys empresariais dependentes de anteriores ou futuros “entendimentos” com o poder. E nalguns blogs pulularam autores de posts hoje “instalados” nas cadeiras do poder, servidores, bajuladores e…acríticos !)
O TGV iria –irá !?– segundo “pareceres” outrora encomendados e naturalmente controlados pelo requisitante-Estado/PS, salvar empresas, fortalecer outras, “dar de comer” às seitas partidárias, estabilizar bancos…
Entretanto, começaram os pedidos de indemnizações pelo adiamento do TGV. “Engilhados” da “Costa” certamente não ficarão….
GostarGostar
Adenda :
Esqueci-me dos intocáveis interesses do futebol tuga e de alguns oportunistas (no mínimo estou a ser diplomático) que nele campeiam, dentro e fora dos estádios…
E quando o futebol precisa de políticos e políticos precisam do futebol…
GostarGostar
segundo se falou na altura do contrato…….e não foi há muito tempo…….foi feito propositadamente com ilegalidades e à pressa, em conluio, para várias empresas receberem indemnizações
e não só as da construção
projetistas…assessorias….estudos..(???)……..enfim……..a corja da máfia xuxa e maçónica no seu esplendor.
GostarGostar
(sabe-se lá se por pressão da Comissão Europeia ou por “chantagem” de Teixeira dos Santos),
…
Como si as ambas duas coisas fossém lá o mesmo…E a mesma “pressao”.E que estas afirmaçoes tao reafirmadas (sem ouvir aos arguidos, seiase a Comissao Europeia ou a Teixera dos Santos ) tem o valor que tem…Zero. Isso sim, da Escala Kelvin.
GostarGostar
Sátiro,
.
Disse bem: o objecto do contrato não era ser executado (isso seria apenas um corolário perfeitamente ignorável), mas receber posteriormente indemnizações aquando da sua mais que certa interrupção.
.
A moralidade dos políticos que elegemos no seu melhor! Nestes casos, eu defendo fiscalização a priori e não sucessiva do Tribunal de Contas para contratos chorudos.
.
Alguém se deve sentar no banco dos réus por isto. Terá de se explicar muitíssimo bem.
GostarGostar
LR,
.
Isto é aventivo, até apócrifo, e por isso não certifico a sua veracidade. Aquando das minhas deslocações por causa da formação profissional, fiquei numa pensão cuja pertencia a um empreiteiro (ou emperreiteiro, vai dar ao mesmo!). O seu empregado contou-me que havia ouvido do seu patrão,, «que está muito ao corrente destas coisas porque se dá com responsáveis da Mota Engil» que no dia em que se assinou o contrato referido estiveram numa tal empresa de construção um dia inteiro a contar notas e a pô-las em malas para os diversos ministros.
.
Havendo ouvido isto, mais a mais perto do Porto, não sei em que devo acreditar, pois é muito mais fácil fazer uma transferência bancária de algum paraíso fiscal (como o Panamá) para o BPN Caimão via Estados Unidos ou Cuba.
GostarGostar
Caro Francisco Colaço,
.
O que lhe posso dizer, sabido de fonte segura, é que ao nível político-partidário circulam muitas malas, algo que não deixa rasto, ao contrário dos registos bancários.
GostarGostar
LR,pergunte umas coisitas aos seus amigos josé luís arnaut e ao antónio preto. o know-how e modus faciendi não tem patentes registadas,circula livremente entre ppd,cds e ps
GostarGostar
Como antes referido, é um caso de polícia … Será que existe polícia na Tugolândia ?
GostarGostar
Só o anterior governo é que é culpado? A Elos não tem culpas no cartório? Lendo a acórdão do TC não me parece!
“a proposta final da adjudicatária continha consciente e voluntariamente aspectos que, não só não haviam sido aceites pelo júri na negociação, como constituíam efectivas alterações a cláusulas imperativas do caderno de encargos. …….”
Dá a sensação que houve má fé da Elos.
Não se deve pagar e se quiserem o litígio que vá ser dirimido em tribunal, por lá arrastando-se anos a fio.
GostarGostar
LR,
.
Então se calhar o que ouvi é verosímil, mesmo se não verdadeiro.
.
Mas, meu caro, realisticamente pensando, é melhor financiamento em contado através de malas do que por transferência bancária: ajuda a financiar a indústria de malas, que estimula os curtumes, os quais justificam a pecuária, que ajuda a indústria de rações…
.
Nunca mais direi que o financiamento partidário prejudica a economia. Mesmo que enrolem as notas em papel pardo, ele de algum lado há-de vir.
GostarGostar
já nada m’espanta!
desde que se soube que o lídimo paulo portas tem um filantropo mãos largas a financiador chamado jacinto leite capelo rego…
GostarGostar
“LR,pergunte umas coisitas aos seus amigos josé luís arnaut e ao antónio preto…”
.
Não conheço, nunca me foram apresentados.
GostarGostar
Fico mais descansado!
todos temos amizades peçonhentas.
GostarGostar
Esqueceram-se de dar uma fatia aos juízes.
GostarGostar
E ninguém vai preso? Então não estamos (não digo todos por é evidentemente ridiculo) a pagar? Agora se está á espera que a justiça faça justiça repare só no regabofe do ASJP em processar 14 ex-ministros do anterior governo e para quê? ficar bem na fotografia ou para condicionar desde já o actual governo dado que estão a ver a coisa mal parada? Olhe que o TGV “tem gato vero”
GostarGostar
É um atraso de vida, como já se sabe o que é a vida em Portugal.
O TGV, mais cedo ou mais tarde, vai acabar por ser construído.
É tão certo como fazermos parte da Europa, e quem o vai pagar são os europeus.
Nem que lhe mudem o nome para TAV
(Trem com Alguma Velocidade)
GostarGostar
Porque não concessionar o TGV aos espanhois , pagando-o ELES e ficando com uma concessão por 40 anos ?
GostarGostar
Não há dúvida que se tratou da maior trafulhice feita nos últimos anos por gente com fins bem determinados. Os fins eram precisamente estes. Assinar um coisa que se sabia à partida imcumprível com a intenção de sacar depois uma choruda indemnização (ou extorsão?) aos contribuintes. Só que o tribunal de contas é claro. Segundo avança o Jornal I na sua edição de hoje: ” O Tribunal de Contas recusou o visto ao contrato de concessão do troço Poceirão-Caia da REFER, Rede Ferroviária Nacional, à ELOS – Ligações de Alta Velocidade, SA, arrasando a forma como o processo foi conduzido desde o início e acusando a concessionária de ter praticado várias ilegalidades ao longo do tempo. Proibiu igualmente o pagamento de qualquer valor pela REFER à ELOS, por não ter havido visto prévio e o valor da concessão ser superior a 950 mil euros. Nem haverá lugar a indemnizações”.
Se assim for, parece que a esperteza desta vez foi saloia e, se houve malas de dinheiro por fora que as peçam de volta.
GostarGostar
E depois ainda acham escadaloso os comentários de Otelo!!??? este País de corruptos , sem justiça, precisa de uma revolução…..uns trabalham e vivem na miséria e ainda são roubados…quer pelos grandes monopólios(Galp, Edp,sonae…etc quer pelo proprio Estado…..outros roubam o estado, vivem em Paris e são politicos……nada fazem!
GostarGostar
Não só ninguém vai preso como o Paulo Campos anda, no Parlamento e cá fora, com a cara sacana de quem tem a pança, perdão, a carteira cheia depois de ter enganado meio mundo.
Será que, por acaso,isto ainda é um país?
GostarGostar
LR deveria colocar este texto em destaque outra vez para envergonhar o jornalismo marxista e socialista.
GostarGostar