Saltar para o conteúdo

Poderá aliviar algum sufoco

16 Maio, 2012
by

Preços do petróleo afundam para mínimos de 5 meses

Esperemos que a tendência se mantenha e se vão renovando mínimos. Os fundamentais da economia global não justificam os preços a estes níveis. Não só pela estabilização – e nalguns países queda – do consumo, mas quiçá pelo aumento que se tem verificado nas reservas de gás natural, um recurso com menores custos de extracção e distribuição e que tem visto aumentar a sua importância enquanto alternativa ao petróleo. Daqui a 3/4 anos, a Galp estará a abastecer o país com gás extraído em Moçambique, onde as reservas já comprovadas são gigantescas.

O crude pode perfeitamente descer para valores entre os 70 e 80 dólares, o que daria algum alívio ao consumidor, mas não tanto ao País. Por paradoxal que pareça, o impacto no nosso comércio externo até poderia ser negativo. Uma estabilização dos preços do crude na casa dos 80 dólares, levaria a baixar a sua factura de importação em cerca de 1.500 milhões / ano. Mas àquele nível, Angola, cujas receitas de exportação dependem em mais de 90% do petróleo, protelaria o pagamento aos seus fornecedores, coisa que já fez no passado. Isto poderá levar a uma queda abissal das nossas exportações para Angola, que este ano poderão atingir os 3.000 milhões, se mantiverem o ritmo registado no 1º trimestre.

Ou seja, a nossa exposição ao mercado angolano começa a ser assaz arriscada e, ironia do destino, susceptível de agravar a nossa balança comercial por efeito de uma descida do crude. Alternativas? China e Índia, dois mercados com uma profundidade ilimitada e situados na zona do globo que mais cresce.

50 comentários leave one →
  1. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 12:35

    Só falta descobrir crude em águas nacionais. 😉

    Gostar

  2. Pisca permalink
    16 Maio, 2012 13:06

    Nas ideias destes comentadeiros, até as fases da lua e a pressão atmosférica podem ser um factor que irá colocar o País num Paraíso

    Sempre é mudar de atitude

    Gostar

  3. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 13:13

    Olhem que marca inovadora. Especializada em moda para os ciclistas. ehehehhe
    .
    .
    “Novas “jeans” portuguesas para andar de bicicleta
    .

    A marca portuguesa DryDrill, que tem ganho prestígio graças à produção de componentes únicos para quem quer uma bicicleta totalmente personalizada, prepara-se para lançar mais uma inovação: umas “jeans” destinadas a quem pedala diariamente e tem dificuldade em encontrar conforto nas peças de vestuário que existem para o efeito.
    .
    Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o mentor da marca, Henrique Pinho, explicou que a criação destas calças inovadoras foi suportada “pelo vasto conhecimento que a indústria têxtil portuguesa possui no desenho e produção deste tipo de peça”, o que constitui uma “garantia de alta qualidade”.
    .
    “Estamos perante mais um produto português: da marca ao desenho e à produção”, salientou o responsável, que destaca como caraterísticas diferenciadoras destas novas “jeans” o “elevado conforto, o reforço na zona de contacto com o selim da bicicileta, o facto de serem visíveis no período noturno através de faixas refletoras e de terem um tratamento repelente à água”.
    .
    O lançamento das novas calças acontece no dia 1 de Junho, através de uma campanha de pré-venda que decorrerá até ao final daquele mês e que permitirá aos interessados adquirir todos os produtos da marca (apenas disponíveis online) com portes de envio gratuitos.
    .
    Fora do período de pré-venda, o preço das “jeans”, disponíveis tanto para homem como para senhora, será de 70 euros mais portes de envio.”
    .
    in http://www.boasnoticias.clix.pt/noticias_Novas-jeans-portuguesas-para-andar-de-bicicleta_11095.html
    .
    .
    E esta, hein? http://drydrill.com/#/2012-collection

    Gostar

  4. Francisco Colaço permalink
    16 Maio, 2012 13:46

    LR,
    .
    Os produtos de consumo em Angola não são comprados pelo Estado. A construção civil é que se tem de cuidar.
    .
    Enquanto houver Luanda, vai haver o Centro Comercial na Talatona. E lá vende-se muita coisa portuguesa. (recomendo especialmente o n.º 10 da carta na loja da Olá, no átrio da restauração).

    Gostar

  5. 16 Maio, 2012 14:02

    Podemos exportar presuntos para a Argentina, que cortou com Espanha.

    Gostar

  6. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 14:05

    URSA. Alguém sabe o que é o novo país URSA?
    .
    .
    Interessante, isto:
    .
    http://panzner.typepad.com/.a/6a00d83451591e69e2016305909b42970d-pi
    .
    Picado daqui: http://www.financialarmageddon.com/

    Gostar

  7. Carlos Duarte permalink
    16 Maio, 2012 14:27

    Posso ser pessimista, mas Angola é um mercado “a prazo” (ou, se prefirir, até desatarem a andar outra vez aos tiros) e em termos das exportações nacionais, gostava de saber quanto corresponde a bens de consumo (e, portanto, com base de consumo dissiminada e resistente) e quanto corresponde a “serviços” (incluíndo construção civil e bens associados, que dependem somente do Estado Angolano). O 2º não interessa para nada.

    Gostar

  8. tric permalink
    16 Maio, 2012 14:29

    “Ou seja, a nossa exposição ao mercado angolano começa a ser assaz arriscada e, ironia do destino, susceptível de agravar a nossa balança comercial por efeito de uma descida do crude. Alternativas? China e Índia, dois mercados com uma profundidade ilimitada e situados na zona do globo que mais cresce.”
    .
    eu sinceramente acho que deviamos apostar tudo no mercado Marciano…e depois passar para o mercado Jupiteriano…mercados ainda inexplorados e com um potêncial inimaginavel…

    Gostar

  9. Francisco Colaço permalink
    16 Maio, 2012 14:40

    Tric,
    .
    Marte, Júpiter! Isso é que é pensar bem! A nossa esquerda ainda anda e não sai do mundo da Lua.

    Gostar

  10. 16 Maio, 2012 15:04

    O crescimento da economia indiana é insustentável. Vai ser a próxima grande bolha a rebentar – não vai ser bonito.

    Gostar

  11. 16 Maio, 2012 15:34

    Caro Francisco Colaço,
    .
    “Os produtos de consumo em Angola não são comprados pelo Estado. A construção civil é que se tem de cuidar.”
    .
    Tudo bem. Mas onde arranjam as divisas se as exportações de petróleo baixarem?

    Gostar

  12. Ricciardi permalink
    16 Maio, 2012 16:13

    Angola é um país aonde vemos as marcas portuguesas. O pessoal conhece-as e aprova-as. É dificil mudar estes gostos. Mas eles vão mudando. O sector das águas portugues que se cuide. Ou vêm fabricar para aqui ou deixam de vender. Em angola JÁ não se bebe dos rios portugueses. E isto é recente. Hoje já existem mais de 10 marcas de aguas angolanas nos hipermercados de Luanda. Há uma que me dá volta aos intestinos. Ainda procuro as nossas, verdade seja dita. Bendita Luso. Porque é que não encontro a do Gerês?
    .
    Mexam-se e tragam as maquinas de encher para cá. Ali no Bengo. Quem bebe agua do Bengo não sai mais de angola, diz o ditado. Eu ainda não provei dessa ‘agua’, embora me digam que são raparigas quentes ehehehe.
    .
    Colaço, então é o nº10 perto da restauração em talatona. Uma loja de gelados Olá. Vou lá ver no proximo fim de semana.
    .
    O mercado do petroleo é Cartelizado, logo os preços são aquilo que os produtores quiserem que sejam. Esta diminuiação de preços tem a ver com reservas gringas mais elevadas e ameaças ao crescimento mundial. O presidente da OPEP é angolano.
    .
    Eu penso que 80% do consumo de petroleo é feito por transportes. Ora, a julgar pelas noticias que dão conta da exploração do shale gas a grande escala nos eua e china, com reservas gigantescas, a maioria dos carros gringos serão convertidos para gas shale.
    .
    O shale vai ser o proximo grande negocio que pode substituir fortemente o pitroil. Ainda não percebi bem que impacto tem essa exploração no ambiente. Mas se for como alguns dizem que é, vai ser um problema do caraças porque parece que contamina as aguas subterraneas. Mas nao sei bem para onde cair neste tipo de fonte de energia. Ainda ninguem me disse claramente que a coisa é má ou não.
    .
    Agora, o que li acerca do nucelar é que existe uma nova geração de reactores (4º geração) cujo perigo potencial é muitissimo menor, sendo assim devia-se voltar a por em cima da mesa a opção nuclear se a coisa não for feita (como sempre) a preços disparatados e desproporcionados com as necessidades com se fez com as alternativas.
    .
    Rb

    Gostar

  13. Ricciardi permalink
    16 Maio, 2012 16:19

    Mas segundo creio, o peso do PETROLEO no PIb angolano é de cerca de 50%. Mas representa 80% das exportações. Mas isto são numeros irreais. Na verdade, apesar de angola ter quotas de produção na Opep, a verdade é que fura enormemente (como todos) essa quota em favor dos chineses. Venderam cerca de 20 mil milhoes para a china, segundo noticias de um jornal. Ora esse numero só pode ser realizado fora da opep, caso contrario as contas nao batem certo. O facto é que os Chineses fazem as obras publicas e Angola paga-lhes com petroleo.
    .
    Rb

    Gostar

  14. António Joaquim permalink
    16 Maio, 2012 17:07

    Vamos lá ganhar gás.

    Gostar

  15. JCA permalink
    16 Maio, 2012 17:32

    .
    À margem, sem pretensão de desviar a discussão que vai boa, outros sufocos,
    .
    Controvérsias: solteiras usam aborto como contraceptivo ?
    =Single Women Using Terminations ‘As Another form of Contraceptive’
    http://zen-haven.dk/single-women-using-terminations-as-another-form-of-contraceptive/
    .
    =Self Massage: A Powerful Detox and Healing Therapy
    http://thehealthcoach1.com/?p=1831
    .

    Gostar

  16. João Santos permalink
    16 Maio, 2012 17:40

    O que NÃO VAI ALIVIAR O SUFOCO já está na primeira página do El País digital, claro, que a pasquinada local ainda não deu pelo assunto:
    El banco central de Grecia ha lanzado un mensaje de alarma al presidente, Karolos Papoulias, ante la masiva salida de depósitos que están sufriendo las entidades del país, que podrían verse abocadas al colapso si no se pone freno a las retiradas de efectivo. La fuga de capitales, que el año pasado se saldó con la huida de Grecia de 35.400 millones de euros, se ha acelerado en las últimas jornadas a medida que ha aumentado la incertidumbre política y se ha reavivado el debate sobre una eventual salida del país del euro. De hecho, solo en la jornada del lunes se han realizado reembolsos por 800 millones, según el máximo responsable del antiguo instituto emisor del dracma.

    Gostar

  17. javitudo permalink
    16 Maio, 2012 19:29

    Alemanha
    A 4 e 5 de Junho haverá um evento de recrutamento de engenheiros para empresas alemãs. Para se candidatar até 15 de Maio no site do Eures em http://www.iefp.pt

    Gostar

  18. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 20:04

    Amigos, algum comentário a este gráfico da URSA?
    .
    http://panzner.typepad.com/.a/6a00d83451591e69e2016305909b42970d-pi
    .
    (Vejam a fonte: http://www.financialarmageddon.com/ )
    .
    .
    Notem bem. E se esta situação se tornar permanente?

    Gostar

  19. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 20:06

    Vejam também este post do autor:
    .
    http://www.financialarmageddon.com/2012/05/new-normal-math.html
    .
    .
    Dá que pensar, não dá?

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 20:14

    Mais sobre a URSA:
    .
    “US spends more per person than Portugal, Italy, Greece, Spain
    .
    Read more: http://dailycaller.com/2012/05/16/us-spends-more-per-person-than-portugal-italy-greece-spain/#ixzz1v47XyQkV
    .
    .
    Atentem a este gráfico:
    .

    .
    .
    Claro que não está corrigido por nenhuns deflatores, mas mesmo assim dá para perceber o endividamento da URSA.
    .
    .
    É possível manter este tipo de desiquilibrios de uma forma permanente, financiados pela emissão monetária? Segundo alguns tolinhos, sim. No entanto…

    Gostar

  21. JCA permalink
    16 Maio, 2012 20:21

    .
    Joao Santos na mouche. E mais não digo.
    .

    Gostar

  22. rami permalink
    16 Maio, 2012 20:29

    anti-comuna, porque esse nojo tão irracional e patéticos por tudo que seje anglo-saxonico? porque essse odio aos estados unidos, ao canadá e ao reino unido? não percebo sinceramente

    Gostar

  23. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 20:37

    “anti-comuna, porque esse nojo tão irracional e patéticos por tudo que seje anglo-saxonico? ”
    .
    .
    Ódio? Eu até gosto dos russos.
    .
    .
    Mas a URSA está pelas ruas da amargura, ai isso está.
    .
    .
    “porque essse odio aos estados unidos, ao canadá e ao reino unido? não percebo sinceramente”
    .
    .
    Ao Canadá? Eles até são fixes, bilingues e tudo.
    .
    .
    Mas criticar os americanos e os ingleses é odiar os gajos? E se eu criticar o Irão? Já sou um gajo porreiro?
    .
    .
    Agora, é triste que, passados vinte anos após que do comunismo na Rússia, alguns dos países do mundo livre se tornaram numa imitação do comunismo russo.
    .
    .
    Mas eu se calhar é que ainda não atingi as maravilhas que é viver na URSA. ehehhheheh

    Gostar

  24. JCA permalink
    16 Maio, 2012 20:48

    .
    Sou muito ceptico. Sempre joguei à defesa mesmo em ‘biblias’ porque ‘las hay las hay’. São as malditas entrelinhas que a rapaziada entusiasta não sabe descodificar mas onde está tudo:
    .
    =Can the Euro Avert Collapse?
    http://www.thenation.com/article/167816/can-euro-avert-collapse
    .
    ou
    .
    =If you’re confused about what’s going on in Europe, never fear!
    http://gonzalolira.blogspot.fr/2011/11/beginners-guide-to-european-debt-crisis.html
    ..
    Ou seja hegelianamente ‘Problema-Reação-Solução’, admitindo mesmo que eo problema pode ser acaso ou fabricado pouco importa porque é um Problema. Estamos na fase da Reação a que uns chamam clubites agudas, outros chico-espertice de aspirantes a aprendizes de feiticeiro etc, resumindo hiperativos a mandarem-se de carola sem saberem LER as mensagens ‘ocultas’ em cada ‘romance’ publicado. Malditas escrituras e malditos os que lêm o que não está escrito de ‘chapa’ !!
    .
    Tudo admissivel e interessante na fase da Reação que não soluciona nada nem sabe como se soluciona. Faz parte da encenação. Falta o tal golpe de asa pelas entrelinhas para cheirar a SOLUÇÃO,
    .
    PROBLEMA – REAÇÃO – SOLUÇÃO. Nas duas primeiras está lá sempre tudo. Para já não falar no ‘body talk’ dos artistas a aturaem no palco que canta como àgua. Faz parte do programa.
    .
    Admiro e de facto fascina-me a energia com que benfazejam e brindam os que em boa hora desafiam o que penso. Estou a falar mesmo a sério sem segundas intenções ou indiretas. Obrigado porque são bons companheiros de estrada mesmo que por vezes emocionalmente lhes estale o verniz. É humano.
    .

    Gostar

  25. Delfim permalink
    16 Maio, 2012 20:53

    As ideologias foram todas engolidas pelo capitalismo financeiro Neste caso os ex-comunistas tornaram-se capitalistas empedernidos e fazem o que sabem fazer melhor: comprar barato aqueles que pouco têm .Não culpe Eduardo dos Santos ,ele é sómente um peão neste jogo em que cada um de nós nem sequer existimos (excepto no momento de digitar o PIN)

    Gostar

  26. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 20:58

    Outro gráfico da URSA:
    .

    .
    Picado daqui: http://www.westernfreepress.com/2012/01/12/obama-the-food-stamp-president/

    Gostar

  27. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 21:06

    Mais um gráfico interessante da URSA:
    .

    .
    Picado daqui: http://www.csmonitor.com/Business/Paper-Economy/2012/0509/Food-stamp-use-continues-to-rise
    .
    .
    Na URSA, toda a gente é subsidiada. Ou quase. População, empresas e até os ricos. De onde vem a massa?
    .

    .
    .
    Até quando conseguirão manter o sistema a funcoionar à base da impressão monetária? Ninguém sabe, mas a URSA está no caminho para a implosão.

    Gostar

  28. Delfim permalink
    16 Maio, 2012 21:11

    Desculpem se estou a ser maçador mas porque raios não posso responder aos comentários e posts do CCA? como diria Carlos alberto amorim como é dificil ser liberal em portugal Ou talvez nem por isso Eu sei que este post não tem nada a ver com o assunto mas a verdade é que noutro post neste mesmo Blog isto aconteceu

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 21:51

    Este gráfico é da minha autoria, com bases nos dados oficiais americanos, picados daqui: http://www.whitehouse.gov/omb/budget/Historicals
    .
    .
    http://tinyurl.com/bltvos6
    .
    .
    Na minha modesta opinião, é impossível manter este desiquilibrio por muito tempo. Mas eles poderão durar muito mais do que imaginamos, mas é uma questão de tempo, até que isto resulte num profundo desastre económico. Ou uma depressão deflacionista ou… Hiperinflacionista.
    .
    .
    Estranho é que tanta gante que critica o socialismo e seja um antigo crítico do comunismo russo, não descobriu que hoje temos a… União das Repúblicas Socialisas Americanas.

    Gostar

  30. 16 Maio, 2012 22:04

    Caro Anti-Comuna,
    .
    Realmente, os tipos estão alegremente a caminho do suicídio. Outro país de risco, tal como Angola e com quem temos o 2º excedente comercial. A falência dos gregos será uma ligeira turbulência à beira do “tsunami” provocado pelo estouro dos gringos.

    Gostar

  31. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 22:26

    ” A falência dos gregos será uma ligeira turbulência à beira do “tsunami” provocado pelo estouro dos gringos.”
    .
    .
    Eu só rezo que se acontecer tal, Portugal já esteja mais ou menos encarrilado, para aguentar a tempestade. E, o meu pessimismo leva-me às vezes para isto, temo bem que possa haver pertubações políticas e sociais que levem ao fim da Democracia nos USA. Nos Anos 30 houve uma tentativa de golpe-de-estado mal sucedida nos USA. Portanto, eu sou pessimista quanto àquele país. faz-me lembrar a… Argentina! Gulp!
    .
    .
    Eu só desejo que Portugal esteja melhrozinho então, para aguentar o raio do vendaval.

    Gostar

  32. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 22:27

    Olhe, entretanto, na Grécia já limitam os movimentos bancários e levantamentos. 😉
    .
    .
    “Grecia, è fuga dai depositi, ma il governo mette un tetto di 50 euro”
    .
    in http://affaritaliani.libero.it/economia/grecia-fuga-dai-depositi-ma-il-governo-mette-un-tetto-di-50-euro.html

    Gostar

  33. vivendipt permalink
    16 Maio, 2012 22:38

    Olha o anti-comuna a acordar para a vida!!

    Olhe que os seus pensamentos que escreve agora já eu escrevo faz meses.

    vivendi-pt.blogspot.com

    descubra por lá porque a dívida portuguesa tem de ser reestruturada.

    Gostar

  34. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 22:38

    Um grego responde ao “genial” Krugman:
    .

    Weisbrot and Krugman are Wrong: Greece cannot pull off an Argentina


    .
    .
    E ele aponta uma coisa, que eu já disse aqui várias vezes. Para que uma desvalorização resultasse, o produto potencial teria que crescer ou já ser alto. O que não é o caso grego. E aumentar o produto potencial custa imenso, se ainda por cima, a credibilidade do país está pelas ruas da amargura.
    .
    .
    Outro ponto importante. Os mercados e os agentes económicos são mais rápidos que os políticos. E isso gera uma bola de neve, em que os políticos vão por arrasto e em pânico. Se ainda por cima estão com um governo interino, sem capacidade e legitimidade para determinadas medidas que impedissem o colapso.
    .
    .
    É trsite ver um povo a fazer hara-kiri. Mas vão servir de exemplo.

    Gostar

  35. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 22:40

    “descubra por lá porque a dívida portuguesa tem de ser reestruturada”
    .
    .
    Não precisa. E se o fizessemos, aconteceria o que poderá (e está a acontecer) na Grécia.
    .
    .
    Um default deve ser sempre o último recurso. Aquele que nos salva da… Morte. Até lá, nem pensar nisso. Era pior a emenda que o soneto.

    Gostar

  36. vivendipt permalink
    16 Maio, 2012 22:45

    http://vivendi-pt.blogspot.com/2012/05/overdose-proxima-crise-financeira-agora.html

    para os iniciantes na coisa.
    isto a economia é cada vez mais sério e temos de deixar os amadores de lado.

    Gostar

  37. vivendipt permalink
    16 Maio, 2012 22:50

    Não precisa. E se o fizessemos, aconteceria o que poderá (e está a acontecer) na Grécia.

    Um default deve ser sempre o último recurso. Aquele que nos salva da… Morte. Até lá, nem pensar nisso. Era pior a emenda que o soneto.

    Vc julga que os EUA vão fazer o q?

    ou destroem o € ou dão calote a meio mundo.

    Gostar

  38. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 22:59

    “Vc julga que os EUA vão fazer o q?
    ou destroem o € ou dão calote a meio mundo.”
    .
    .
    Vamos ver se conseguem destruir o euro. Eu não acredito. Numa eventual dissolução do euro, seria uma depressão económica global, o potencial fim da UE ou até mesmo guerras no interior da Europa. Duvido que os europeus o queiram.
    .
    .
    Agora, como os americanos vão descalçar a bota… Sou pessimista quanto a isso. Eles são o mais forte país do mundo, dominados por uma oligarquia financeira e militar e um país sempre pronto para a guerra. Eu tenho medo, confesso. O Celante pode ter muitos defeitos, mas ele vê bem a raíz dos problemas americanos.
    .
    .
    Aqui há dias li um californiano a pedir a Independência da… California! Os texanos já é normal, mas os californianos… E se uma guerra civil desata naquele país? Tudo é possível, não é?

    Gostar

  39. vivendipt permalink
    16 Maio, 2012 23:12

    Tudo é possível, não é?
    Claro. Na economia também. Tudo muda do dia para a noite.

    Gostar

  40. PMP permalink
    16 Maio, 2012 23:21

    AC,
    .
    Tal com você previa o dolar continua a sua caminhada para o abismo da desvalorização !
    .
    Conversa neotonta + teorias da conspiração = filme cómico !

    Gostar

  41. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 23:27

    Lá vem a aventesma do PMP. Vc. é como aquele gajo que está longe e cada subida do mercado, é um hino ao bull market. ehehheh
    .
    .
    Tenha lá tempo, amigo. Aprenda a ter paciência. Mas Vc. se acha que tem razão, porquê que as suas terias não funcionaram em Cuba ou na URSS? ehheheheheh
    .
    .
    Vc. parecia ser mais esperto mas continua a navegar á vista…
    .
    .
    Olhe, por enquanto, quem está em pânico são os ingleses. O Governador do banco de Inglaterra parece uma barata tonta. ehehehhheh Coitado do gajo. Nunca se viu noutra. Porque o buraco ali é mesmo maior do que se pensa. No entanto…

    Gostar

  42. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 23:34

    Esta noticia resume um bocado a posição dos ingleses. Os gajos nem querem tentar calcular o eventual fim do euro. eheheheehheh
    .
    .
    “As usual, the BoE’s new forecasts for inflation and growth do not allow for the possibility of a euro break-up, which they consider to be truly “incalculable”.
    .
    But they do include the impact of continued uncertainty about it – for example, the fact that fears about Europe continue to push of bank funding costs.
    .
    The Office for Budget Responsibility (OBR) has made the same judgment in its recent reports. When it comes to forecasting models, the impact of a euro break-up simply “will not compute”.
    .
    But, as I suggested to the governor in my question at the press conference, it’s not just that the effects are uncertain – it’s also that they may run in different directions.”
    .
    in http://www.bbc.co.uk/news/business-18097569
    .
    .
    “As Sir Mervyn was at pains to emphasise, this is not a simple matter of “in or out” – or even, in David Cameron’s rather undiplomatic phrase, “make-up or break-up”.
    .
    Whether the eurozone ends up with 17 members or none, the governor seemed to be saying, is actually much less important than how and when the long-term imbalances at the root of the crisis get resolved.”
    .
    .
    Pois é. O mais importante é como os desiquilibrios financeiros são ser resolvidos, na raiz do problema e não a adiar soluções, como os ingleses fazem. Quanto custará aos ingleses a saída da Grécia do Euro? Se calhar mais do que eles e os americanos andam a dizer.
    .
    .
    Eu já estou a ver uma task-force anglo-saxónica a comprar dívida europeia, para salvar a banca e as economias deles. eheehheheh O problema é que eles estão agora na ponte. Salvar o euro como ele está e aceitar o reinado dele ou aceitar o seu colapso mas levar as nossas economias ao fundo? Este deve ser o dilema deles.
    .
    .
    Entretanto, o pânico é mau conselheiro. eheheheheh

    Gostar

  43. anti-comuna permalink
    16 Maio, 2012 23:44

    O Barclays é que não vai em cantigas do governo inglês e não alinha no pânico do Mervyn:
    .
    .
    “Barclays has raised doubts over the impact the eurozone crisis is having on the British economy as opposed to government austerity in an attack on Chancellor George Osborne and the Bank of England, who have both blamed woes in the single currency area for pushing the UK back into recession.”
    .
    Read more: http://www.ibtimes.co.uk/articles/341088/20120515/george-osborne-mervyn-king-recession.htm#ixzz1v4yhP8H4
    .
    .
    Os políticos querem o fim do euro e precisam da instabilidade mas parte da banca sabe que estão lixados, se a Grécia dá mesmo o calote. ehehhheeh
    .
    .
    Já começam as divergências entre a City e o governo…

    Gostar

  44. PMP permalink
    17 Maio, 2012 00:20

    O panico no Reino Unido é causado pelo neotontos que estão no governo.
    .
    O Neotontismo é auto-destrutivo.
    .
    Mesmo assim o neotontismo no R.U é menos fanático, o desemprego lá é de 8,1% e na Euro Zone é de 10,8% !!
    .
    Olhe veja lá que o Barclays até já percebeu as asneiras do Cameron !

    Gostar

  45. anti-comuna permalink
    17 Maio, 2012 00:37

    Ou seja, PMP, quem não for comuna como Vc. é neotonto. ahhahhah
    .
    .
    “Mesmo assim o neotontismo no R.U é menos fanático, o desemprego lá é de 8,1% e na Euro Zone é de 10,8% !!”
    .
    .
    Se aplicassem os mesmos critérios que se faz na generalidade do país. sabe quantos milhões trabalham am part-time, porque ninguém lhes dá um empregos? Sabe mesmo?
    .
    .
    Olhe, consta que na Koreia do Norte não há desemprego nem neotontos. Já aplicam a MMT! ahahahahahha

    Gostar

  46. 17 Maio, 2012 09:34

    Desde 2008 que as exportações lusas para Angola se ajustaram, por forma a não dependerem tanto da construção civil. Hoje a coisa está bastante diversificada, para mais sabendo que as poucas grandes obras, à exepção da Marginal de Luanda, estão a cargo de empresas chinesas (como sabemos a troco de petróleo).
    No entanto o impacto da redução do preço do petróleo será incontornável, é a maior fonte de divisas, pelo que a pancada toca a todos directa e indirectamente, excepetuando o sector alimentar, pois mesmo não havendo vicios a malta precisa sempre satisfazer a barriga.
    Ainda assim noto bastantes cautelas, pois quase findo o 1º semestre e o aumento das exportações não foi por aí além, as expectativas são para o segundo semestre, que por norma é sempre onde se regista o grande aumento. A ver vamos.

    PS: caro Francisco Colaço, o Belas Shopping não representada nada comparado com os mercados de Benfica, Panguila, Congoleses ou São Paulo; aí sim se movimentam milhões diariamente…

    Gostar

  47. PMP permalink
    17 Maio, 2012 16:19

    AC,
    .
    Para si os EUA e o Japão e o R.Unido são paises comunistas ?
    .
    É cada um . Tanta tontice que vai por aí !!

    Gostar

  48. Francisco Colaço permalink
    17 Maio, 2012 20:29

    André Miguel,
    .
    Pode ter razão, mas esses mercados (e esquece o Roque Santeiro, maior que os outros) não têm o n.º 10 da carta da loja da Olá. O 8 também é fantástico.

    Gostar

  49. 17 Maio, 2012 21:32

    Caro Francisco,
    O Roque Santeiro já não existe, mudou-se para o Panguila. 😉
    Ok, na próxima vez provo o n.º 8.

    Gostar

Indigne-se aqui.