Corporações
28 Agosto, 2012
Cada noticiário da RTP tornou-se uma espécie de manifesto ilustrado em defesa dos seus interesses profissionais e pontos de vista. Enfim é um espectáculo ao vivo e em directo do que não deve ser um serviço público.
56 comentários
leave one →

Não tem estado atenta ao papel inverso que têm assumido os noticiários e espaços de comentários das estações privadas!
GostarGostar
Na defesa dos seus interesses, ninguém bate a TVI e a SIC!
GostarGostar
Afirmação correcta, isso é verdade.
Mas também se aplica ao poder:
Cada medida do Governo tornou-se uma espécie de governo ilustrado em defesa dos interesses dos seus detentores e pontos de vista.
Até porque quando os detentores do poder evocam o serviço público,
não sendo franciscanos nem desprendidos da riqueza,
é muito difícil assumir os interesses da maioria.
Ou assumirão,
na medida em que possam servir para manter os seus.
GostarGostar
leninha, não sei porquê mas parece que o governo do seu amigo passos tem os dias contados.
GostarGostar
ATÈ 2012
RTP = CENTRO NACIONAL DE REGALIAS x GRANDE DESPESA = TAXA AUDIOVISUAL +VERBA DO ORÇAMENTO
A partir de 2013
RTP = LUCRO
Conclusão:
MILAGRE
GostarGostar
e que nome se pode dar aos interesses da “Corporação dos amigos do governo PPD/PSD-CDS-CAVACO” na TVI (helenafmatos) e na SICn (jmf), só para citar os mais recentes e assanhados ?
GostarGostar
O mal da RTP não é por o pessoal defender os seus interesses.
helenafmatos também defende os seus, ou não?
GostarGostar
«O mal da RTP não é por o pessoal defender os seus interesses.
helenafmatos também defende os seus, ou não?«
O mal da RTP não é por o pessoal defender os seus interesses. – Claro que não
helenafmatos também defende os seus, ou não?« – Claro que sim
Mas isso implica que:
a) assuma que estou a defender os meus interesses
b) não colocar ao serviço dos meus interesses os serviços públicos ou privados para que trabalho
GostarGostar
Helena:
Será tanto assim? Faltam as ilustrações.
Ainda ontem, na SIC Notícias, vi o José Manuel Fernandes a dizer umas bacoquices ao Mário Crespo, num discurso paupérrimo de ideias, para quem é jornalista há tantos anos.
É como disseram aí acima: nas privadas tem sido um manancial.
GostarGostar
com sócrates gastaram todos os elogios.
‘só se elogia a merda’
‘nem com luvas toques na merda’
GostarGostar
Mario Soares disse hoje que “concessionar a RTP, destrói a Constituição”! Ouvimos e nem acreditamos. Tais declarações emanadas de tão vetusto cerebro, devem ter sido proferidas depois de um lauto almoço no Grémio, regado a Barca Velha.
GostarGostar
Muito se fala no serviço público da RTP.Tenho visto nas privadas melhor que naquela.Ainda ontem a TVI,através do Bandarra,prestou um bom serviço público,mostrando ao País como muitos idosos,apesar de o serem,ainda produzem.Isto chama-se incentivo ao trabalho que é o que tem faltado.A RTP perde tempo com isso?Penso que não.Uma boa parte dos seus programas anda à volta da porreirice,da brincadeira, – estou a ser modesto – da facilidade,do bem vestir,da boa mesa – uma afronta a quem tem pouco para o almoço – do bom vinho,dos bons petiscos,da cantadoria,etc.
GostarGostar
Helena,
Explique-me como é que a RTP, administração e trabalhadores, mais p´raí 90% da população portuguesa, se pode defender destes ataques? Fazendo manifestações à porta? Então, não têm de denunciar a brincadeira dos meninos que dizem que nos governam, designadamente as suas tentativas de negócios nebulosos?
Parece-me que neste negócio a RTP está a fazer serviço público.
GostarGostar
Espectáculo mais triste do que o execrável Borges a vomitar despropósitos é difícil encontrar. Um verdadeiro “serviço público” seria mandá-lo passear para longe.
GostarGostar
Posted 28 Agosto, 2012 at 09:48
Os interesses dos trabalhadores podem coincidir com os interesses da empresa em que trabalham. Ao defenderem a empresa, assumem a defesa dos seus interesses e vice-versa.
GostarGostar
Cáustico,
Você não é cáustico, não. Ouve é mal. Cure-se, pf.
GostarGostar
gato escondido com rabo de fora, que não deve ser caso único:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2739480
GostarGostar
As comissões de utentes de Cartões VISA com plafond de 10 000 Euros mês andam um bocado atordoadas. A malhação nos Lellos e Arons vai começar e os tachos começam a desaparecer. Finalmente este governo, também socialista, começa a decidir.
GostarGostar
http://economia.publico.pt/Noticia/conversao-de-igcp-em-empresa-da-excepcao-salarial-aos-administradores-1560670
GostarGostar
Tiro ao Alvo Posted 28 Agosto, 2012 at 12:10
Tem razão.
Para si, os comentários do José Manuel Fernandes, devem ter sido eloquentes.
Peço desculpa por subir a fasquia.
Mas, se quiser subir também a fasquia, comente a situação e os comentários “oficiais”.
Deixe lá de comentar os comentadores.
GostarGostar
A corporação dos que não gostam de corporações continua muito ativa.
Já outras corporações, como aquela que o Portela Menos 1 apresentou acima, além de hiperativas, obtêm resultados concretos. Não há nada como fazer parte das corporações certas, no momento certo.
GostarGostar
Vivemos tempos em que o peso relativo e a importância dos diferentes meios de comunicação social se alterou significativamente em relação há duas ou três décadas. Talvez seja, de facto, o momento de repensar a necessidade de manter/pagar um serviço público de radiodifusão e de radiotelevisão nos moldes em que ele existe. Aliás, parece-me que todos reconhecemos razão aos que criticam a forma como a RTP1 tem vindo a “fazer” serviço público.
Todavia, atenta até a história dos últimos anos, entendo que a independência da RTP relativamente quer às forças políticas quer aos grupos económicos devia ser, e nunca foi, a pedra de toque.
Poderíamos começar por aí.
Mas não. Custa tratar o doente – mata-se.
GostarGostar
Cáustico,
Diz que “vivemos tempos em que o peso relativo e a importância dos diferentes meios de comunicação social se alterou significativamente”. Eu também ouvi o JMF dizer isso, ontem, na SIC. E concordo.
GostarGostar
.
É.
.
Como todas as outras corporações incluindo as corporações de poder. É fado corrido. Há muito, muitissimo tempo, que os Eleitores (51% dos Cidadãos por isso o êxito absoluto-fundamentalista sobre a ‘minoria’ de 49%) os topam de longe … Mesmo os que votam. Ora deicxa cá ver o atual Poder tem os votos de 20% do eleitorado. Nada contra o atual Poder. Anteriores ainda tiveram menos.
.
Mas enfim se a moda é esta e os votados dizem que está certo e sustentavel então para eles ‘apendrizes de feiticeiro’ a Democracia está salva e plena de saúde … Parece que os braxas não pensam bem assim ……
.
Mas também não vejo porque é que quem profissionalmente é normal ou acima se preocupa com a privatização da RTP1. Os bons são motores de lucro portanto braços direitos do capitalista. Nem percebo como é que Borges doutorado ‘goldman sachs’ aparece com uma solução t~~ao atabalhoada que leva a opinião publica a pensar (esta ouvi no café ou perro a discorerrer):
.
este gajo dos Bancos que se habituaram ao bail-out dos Bancos com o dinheiro dos impostos mesmo dos sem abrigo (pagam pelo menos o IVA do vinho etc que compram) também à má fila vêm com tretas para as RTP’s etc etc e tal sejam financiadas com os Impostos da malta; capitalistas da tanga dizia o Chico dos Anzóis o neo-capitalo-marxista que difere do anterior tanto como berlinds de leiteiras que servem para jogar ao berlinde iguais uns aos outros.
.
Por já, chega.
.
Receio bem que com tanto ‘cumprimento’ e ‘bens compotados, não somos gregos’ armados em putos da escola e com tangas e jogadas de aviário de perfeitos aprendizes a TROIKA vos mande der uma volta ao biolhar grande. Porque antes os mercados já disseram não.
.
Triste (palavra meiga para esconder outra bem mais forte e real) é que estes ‘aprendizes de feiticeiros’ tugas arrastem para a POBREZA dez milhões tugas, mais os fugidos – empregados ou empregadores – para outros paises para não serem sugados pela sanguessuga nacional onde nem Funcionarios Publicos escapam embora até há uns tempos andassem iludidos que eram intocáveis.
.
Esta gente tuga que governa já se questionou a si própria ‘afinal o que o desenvolvimento e a riqueza europeia querem de Portugal não será que as governanças mediocres se auto-afastem ? E estão à espera de quê uns e outros ?
.
É um suponhamos.
.
GostarGostar
.
Os mais putos tocam com bandas e instrumentos EMPRESTADOS (violinos, pianos, oboés, tambores etc),
.
os mais crescidotes tocam com orquestras e com instrumentos NÃO EMPENHADOS,
.
os mais crescidotes das orquestras deixam sempre os mais putos das bandas tocarem umas merdas para ver se estão a tocar pelo menos um bocadito afinados … e dão-lhes todo o tempo para provarem enquanto andam convencidos que a sua banda é uma orquestra,
.
quando a orquestra perde a paciência faz-lhe cheque mate. Como a banda jogou na roleta talvez não calhe nesta visita da Troika. Mas não ponho as mãos no lume perante tanto trapezio e ilusionismo.
.
É o que se diz por aí mais perto e mais longe fora do palco do teatro.
.
Preferia que não.
.
GostarGostar
Ele são os médicos, ele são os maquinistas da CP, ele são os pilotos da TAP, chegou a vez da malta da RTP … Tudo gente muito altruísta, tudo gente muito preocupada comigo … E eu a pagar (o IVA é “todos” os dias, hoje foi o IRS (acerto), para o mês tenho a 2ª prestação do IMI …) ! Tadinho de mim …
GostarGostar
.
E dizem as ‘entendidas e os entendidos’ (esta tem àgua no bico e só percebe quem sabe) qual é a solução da Troika ?.
.
É simples. A do lagar de azeite. Espremem-se as azeitoas’ para as eamagar tanto quanto for preciso até sair azeite fino. É o que está emcurso. Coitadas das azeitonas metamorfoseiam-se fazendo das tripas coração para sobreviverem mas estão condenadas à partida. O seu destino é desaparecerem para haver azeite fino.
.
É preciso fazer o desenho ? Basta rever tudo desde que começou e ver o que os mercados ainda ontem disseram; não nos f*d*m a cabeça que vos vamos aos c*rn*s sem dó nem piedade ou ainda não perceberam esses cidadãos e eleitores que escolheram quem antes e depois.
.
É pena estarmos a perder tanto tempo e a esbanjar tantos sacrificios apenas por teimosias duns quantos elites e eleitos por ‘deus’ como Luis XIV.
.
Tá bem, tem de se esperar …. para dar no mesmo se não se esperasse. Trágico mas reversivel mesmo para alguns dos mesmo.
.
É outro suponhamos.
.
.
.
GostarGostar
.
E dizem-me assim ‘põe o nome aos bois’. Não. Não ponho. Não sou filiado em Partidos. Nada contra eles porque em Democracia os pode haver assim e assado, mesmo as Ditaduras têm um ou mais Partidos. Veja-se o Salazarismo ou a Siria, o Irão etc,
.
portanto deveriam ser esses filiados dos Partidos, como protagonistas para o bem da coisa publica, que têm a obrigação e a responsabilidade de pôr o noma aos bois.
.
Quiçá não lhes apeteça fazê-lo. Tá mal até no interesse pessoal, partidário e para a ‘própria esperteza’ deles que fica muito desclassificada para o nivel de feirante travestido com ‘graus e diplomas académicas’ que nada lhes serviu ou serve tal o ‘analfabetismo’ na Politica, ciência superior e de dons naturais que ou nascem com o Politico ou se enxertados só dão àrvore bravia sem interesse nenhum.
.
É um suponhamos.
.
.
GostarGostar
Cada qual defende o seu tacho. Que mal há nisso?
GostarGostar
«Cada qual defende o seu tacho. Que mal há nisso? »
Nenhum ! Não venham é dizer que estão preocupados comigo …
GostarGostar
Luca
É mesmo isso, já começo a estar farto dessa coisa dos pilotos, maquinistas, médicos e agora funcionários da RTP estarem tão preocupados comigo e com a qualidade de serviço que me prestam (prestar aqui é uma forma de dizer, pois não só não prestam muitas vezes como outras vezes não presta o que prestam).
Que se defendam eu percebo, pois todos fazemos o mesmo, mas usem argumentos próprios, não me enrolem no meio.
.
Ouvir o sr. Soares, o mesmo que o Eduardo Moniz teve à perna por não lhe prestar vassalagem, a falar da RTP como falou hoje é um argumento interessante, mas para os defensores da privatização!
GostarGostar
É disto que os importantes da casa têm receio de perder e é por isto que andam por aí tantos a chorar na comunicação social e nas redes sociais. Disto é que devia haver vergonha e muita.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/57-carros-de-luxo-na-frota-da-rtp
GostarGostar
Tem toda a razão Helena.
Concluindo, significa isto, apenas e só, que :
a Tutela respectiva, na sua actual vigencia, foi tão somente incompetentissima,
no que a este assunto :RTP – Serviço Publico : concerne, certo ?
E quem será a “tutela” e os “reponsaveis” por o desmando que agora constata ??? Era coisa gira de desvendar!!!
GostarGostar
um governo – já com 15 meses de vida – deveria ter vergonha desta situação:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/57-carros-de-luxo-na-frota-da-rtp
GostarGostar
com destinatários conhecidos :
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/4724176.html
GostarGostar
Curioso, considerando a noticia do CM http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv–media/jornalistas-da-rtp-repudiam-concessao , já deveriam estar em campo os comentadores habituais a perguntar qual legitimidade democrática do tal conselho de redação para emitir opiniões, quem é que votou neles?
É que do CDS do Portas até ao PCP do Jerónimo não faltou quem criticasse o facto do Borges ter opinado (aparentemente um consultor que foi contratado para opinar!).
Se ontem o argumento era que deveria ser o Relvas a falar, qual será hoje?
GostarGostar
Portela às 17:21
Mas afinal está contra o governo fazer ou deixar de fazer?
GostarGostar
Esta deve ter fugido para os EUA satisfeita com o serviço público de televisão lá do sítio onde ficou o pai.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/glenda-murillo-diaz-marino-murillo-cuba-desercao-estados-unidos-tvi24/1370713-4073.html
GostarGostar
Paulo, ele nem leu a notícia, ficou furioso quando ela saiu e nem reparou que os contratos de renting da frota de automóveis já vêm de trás. Agora tenta chutar para canto, mas que incomoda quem anda para aí a chorar-se pelo serviço público de televisão, lá isso incomoda.
GostarGostar
O Paulo alguma vez viu o conselho de redacção insurgir-se contra isto? E os primeiros da lista pelo lindo serviço público que prestam?
Catarina Furtado, 30 mil euros/mês.
José Carlos Malato, 20 mil euros por mês.
Fernando Mendes, 20 mil euros por mês.
João Baião, recebe 15 mil euros por mês.
Jorge Gabriel recebe 18 mil euros
Sílvia Alberto 15 mil euros
Sónia Araújo 14 mil
Tânia Ribas de Oliveira 10 mil
O presidente da RTP recebe 15 mil euros mensais/brutos.
O Director de informação, Nuno Santos, aufere 14 mil euros mensais.
José Rodrigues dos Santos, 13 mil euros por mês.
Fátima Campos Ferreira, 10 mil euros mês.
Vítor Gonçalves, recebe 8 mil euros mensais.
GostarGostar
Fui à Wiki saber quais as habilitações de Catarina Furtado, para receber 30.000 euros por mês.
É formada em dança!
GostarGostar
Tadinha da dona Helena-da-luta-armada!
Tanto que quereria ter tido um posto de qualquer coisa na RTP!
Que azedume!!! 🙂 🙂 🙂
GostarGostar
Samuel
Por 30000 mês não é só a Helena que tem inveja, eu também tenho.
E olhe que fiz um cursito a serio, umas pós graduações e um mestrado.
GostarGostar
Ó Paulo,
uma licencitura de 3 anitos e mais um de mestrado? No total uma licenciatura pré-Bolonha ou menos? Ainda não se apercebeu que o mestrado hoje é a licenciatura de há uns anos atrás?
Sabe, Paulo, hoje há tantos licenciados entre os jovens como havia pessoas com a 4,ª classe há 60 anos nesse geração. Era o máximo fazer a 4.ª classe quando os outros nem a terceira faziam!
Só que, quando vou com o carro à oficina, não faço a mínima ideia de quem me faz a reparação: se um mecânico mais antigo com a 4.ª classe, se eng.º meu amigo que lá trabalha. Mas acredito que na maioria dos casos seja o primeiro.
GostarGostar
JCardoso Posted 28 Agosto, 2012 at 17:56
Paulo Posted 28 Agosto, 2012 at 17:39
.
para os dois acérrimos defensores do governo de Relvas: a notícia do CM sobre a frota da RTP já tem algumas “horitas”! coloquei-a ontem num outro post e a pergunta é: 15 meses de governo PPD/PSD-CDS-CAVACO não deu para acabar com o luxo da frota ou com a frota de luxo? – INDEPENDENTEMENTE da gestão de anteriores governos, todos do arco da vossa governação? Ou somos todos ingénuos e a COFINA-CM quando não faz primeiras páginas de crime e sangue escreve – por acaso! – sobre a RTP?
GostarGostar
Mas o mais engraçado é que a equipe de gestão e a frota não incomodaram os portelas há dezasseis meses.
GostarGostar
claro, só o CM – essa referência do jornalismo – e os “dentistas” do regime é que se preocuparam, tadinhos!
GostarGostar
Fincapé
O cursito é dos anos 80 do outro século, na altura eram mesmo 5 anos e cinquenta e tal cadeiras.
Mas se com Bolonha tiraram algumas delas também nao se perdeu grande coisa, como a introdução ao pensamento contemporâneo que o Relvas fez. Agora se foram ao núcleo duro a coisa já se complica.
.
Mas para o seu exemplo eu prefiro o mecânico licenciado, essa coisa da 4ª classe antiga nunca me convenceu. Houve quem depois disso tivesse adquirido competências e por isso de tenha tornado num profissional de excelência, mas também muitos outros que ficaram a saber as estações e apeadeiros mas nunca mais deram uso aos neurónios, e no máximo especializaram-se em arrastar anos pelas empresas até conseguirem uma reforma muito superior ao que deveriam ter e que nos irá levar a todos à falência.
GostarGostar
A “estória” da frota é das coisas mais desonestas e mesquinhas que tenho visto. Se é criticável uma empresa dispor de viaturas para os seus gestores, então e as outras também públicas? E o próprio Estado? Apontar armas “apenas” à RTP é só mesmo para incendiar pobres de espírito…
GostarGostar
LuísF,
Não negues, tu trabalhas mesmo na RTP. Só pode.
GostarGostar
@ Tiro ao Alvo — Continuas com pouca pontaria…
Ah, mas acerca de “frotas” públicas tenho uma proposta (não apenas para a RTP, mas para todos, incluindo governos, seja de que cor forem, pois como sabemos, eles mudam…). Se a Autoeuropa está em portugal, e produz excelentes viaturas, porque é que se continuam a comprar Mercedes e BMWs? Ficava mal os senhores ministros e administradores apearem-se de “monovolumes”?
Por estas e outras é que falar dos “limos” da RTP não passa de conversa da treta! É só para envenenar (ainda mais) um assunto que tem sido tratado com pouca honestidade e muito desprezo por Portugal…
(espero que não te baralhar o raciocínio. Não vás agora pensar que trabalho na Volkswagen…).
GostarGostar
OK, Paulo.
O essencial é isto: em cada geração, cada indivíduo é colocado perante os da sua geração. Houve tempo em que ter a 4.ª classe era excelente, porque quase ninguém a tinha. Esses eram os mais formados. Seguiram-se tempos em que quase todos tinham a 4.ª classe. Os que tinham um curso industrial ou comercial eram os melhores da sua geração. E bastava-lhes (basta-lhes) estar atualizados em relação à sua profissão para serem excelentes profissionais. Para que raio necessitam de uma licenciatura em cultivo da ginja em terrenos pobres em calcário? Concordo que a tendência será engenheiros substituírem os mecânicos antigos por apresentarem, em média, mais conhecimentos e capacidades. Mas quando é que não foi assim?. A história da humanidade baseia-se num aumento sucessivo de conhecimentos que foram transmitidos às gerações seguintes. E essa história (a da humanidade) começa exatamente no momento em que foi possível transmitir esses conhecimentos. Primeiro, por imitação; depois por transmissão oral e mais tarde pela escrita.
Os heróis nacionais da geração anterior foram os tais indivíduos com cursos técnicos. Estiveram em todo o lado e criaram uma sociedade que pode dar cursos superiores aos filhos para que a espiral da evolução continuasse.
Portanto, o que quer fazer? Quebrar essa evolução e retirar dos seus empregos aqueles que nasceram antes desta maluqueira de que ser licenciado é garantia de qualidade?
Volto a repetir que hoje ter uma licenciatura corresponde em termos geracionais a ter a 4.ª há 60 ou 70 anos. Uma das perdas graves nesta geração que pensa que, em termos relativos, tem mais formação do que tinha os seus pais é a humildade. Perdeu-se completamente a humildade e cada um acha que é superior aos seus antepassados. É uma mentira perigosa que é sustentada até por comentadores de TV que eu pensava serem inteligentes. Não são! Esta é a geração mais bem formada de sempre, tal como todas as outras o foram anteriormente. É só isto.
GostarGostar
Fincapé, Posted 29 Agosto, 2012 at 15:18
Inteiramente de acordo consigo: os doutores de agora, quase nada têm a ver com os doutores de antigamente – entenda-se de meados do século passado.
Fico espantado quando hoje vejo, p.e., licenciados em direito darem erros grosseiros de ortografia. Naqueles tempos os advogados escreviam, por regra, bem e alguns muito bem. Hoje é uma desgraça.
GostarGostar
piscoiso
Posted 28 Agosto, 2012 at 09:31
“O mal da RTP não é por o pessoal defender os seus interesses.
helenafmatos também defende os seus, ou não?”
Não têm é que usar o dinheiro dos outros (contribuintes e demais fontes) para defender os próprios interesses.
O estado não tem que deter quaisquer meios de comunicação social.
GostarGostar
*** Cada noticiário da RTP tornou-se uma espécie de manifesto ilustrado em defesa dos seus interesses profissionais e pontos de vista. ****
Vou-me cingir ao texto.
É verdade !!!
A RTP tem usado o seu tempo e a minha (nossa) taxa de audio-visual de 140 milhões de euros, para defender os interesses e mordomias dos seus funcionários ! Chegam a usar mais de metade do tempo de noticiário, com entrevistas e opiniões facciosas e tendenciosas.
GostarGostar
Quem foi que espalhou e alguns engoliram, os habituais, que a RTP já ia ter um lucro de 20 milhões?
http://www.ionline.pt/portugal/rtp-guilherme-costa-pede-mais-80-milhoes-indemnizacoes-compensatorias-proximo-ano
Alguém trouxe aqui um link de uma tal Estrela Serrano, agora pode-lhe levar este sff.
GostarGostar