Saltar para o conteúdo

O gratuito está pela hora da morte

26 Outubro, 2012

Adjudicante: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

OBJETO DO CONTRATO: a prestação de serviços de assessoria de assessoria jurídica, quanto à qualidade e condições técnicas de execução previstas neste Caderno de Encargos, nomeadamente emissão de pareceres jurídicos, produção de documentos recebidos de Ministérios ou outras entidades, emissão de pareceres escritos, pré-contencioso e contencioso judicial, acompanhamento de natureza jurídica em matérias de carácter administrativo e de contencioso, orientações na implementação da legislação após publicada e a que entretanto vigora nos diversos domínios da actividade da ESEnfC, bem como o acompanhamento na sua aplicação.

PREÇO CONTRATUAL: 43.200,00 €

ENTIDADE ADJUDICATÁRIA – ver aqui

55 comentários leave one →
  1. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    26 Outubro, 2012 13:07

    Ah! Finalmente!
    Toda a gente dizia que havia escritórios de advogados que ganhavam milhões à custa do governo para interpretar os decretos-leis do… governo.
    Mas rareavam os exemplos. Eu cheguei a temer de que afinal era tudo mentira. Mas finalmente apareceu um caso concreto. Não representa muito em termos gerais. Nem será de António Arnaud que suponho reformado. Mas não interessa. Há-de ser de alguém que ele conhece, que trabalhou com ele, que ele já viu, que ele supõe existir ou que, se não supõe, que supusesse!
    Havemos de descobrir a careca aos outros que também ganham dez ou vinte mil euros. Deixemos para o fim os outros, os dos milhões, porque não se pode descobrir tudo ao mesmo tempo.

    Gostar

  2. tric's avatar
  3. luis moreira's avatar
    luis moreira permalink
    26 Outubro, 2012 13:45

    É tudo gratuito desde que pago pelos contribuintes.

    Gostar

  4. António Parente's avatar
    26 Outubro, 2012 13:59

    Muito bem (o post).

    Gostar

  5. EMS's avatar
    EMS permalink
    26 Outubro, 2012 14:06

    O contrato tem duração de 2 anos e 11 meses.
    1 235 euros mensais para um assessor juridico não parece disparatado.
    Digo isto tendo em conta que há senhores que conseguem cobrar quantias semelhantes a esses 43 200, por um simples parecer.

    Gostar

  6. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    26 Outubro, 2012 14:06

    Só não se percebe o que a Helena critica ( se é que critica). Mas se quer confusão a sério, dê uma saltada ao Ministério da Educação e analise os “escritórios” contratados para organizar a tralha legislativa que por ali se produz. Veja o quem, o quê, onde e quando.

    Gostar

  7. dfg's avatar
    dfg permalink
    26 Outubro, 2012 14:12

    Faz ternura vê-los a meter uns tostões ao bolso.
    Para o ano há mais para todos. Já lá está no orçamento.
    Tadinhos! Merecem, não digam que não merecem!

    Gostar

  8. xico's avatar
    xico permalink
    26 Outubro, 2012 14:33

    Tenho a Helena de Matos como pessoa inteligente. Como não sou tão inteligente como ela, alguém me explique onde está a parte criticável numa prestação de serviços jurídicos e contencioso para uma escola superior de enfermagem no valor de 43 200 euros anuais.

    Gostar

  9. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    26 Outubro, 2012 14:45

    O “Camara Corporativa” hoje veio em força ao Blasfémias. Porque quando se trata de apontar o dedo a certas pessoas, cai o Carmo e a Trindade. O Dr Arnauth é intocável, porque é da Maçonaria, (da boa, segundo ele diz), e porque é do PS. Ah, e porque tem fama de ser o “pai” do SNS, o que como sabemos, está longe de corresponder à verdade!

    Gostar

  10. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    26 Outubro, 2012 14:51

    Ah!
    E a Helena Matos deve ser a mãe…

    Gostar

  11. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 14:52

    EMS,
    .
    Por que carga d’água uma escola precisa de assessores jurídicos externos? Não tem o balofo Ministério da Inculcação, perdão, Educação, advogados em quantidade suficiente para assegurar a assessoria jurídica a TODAS as escolas?
    .
    Pagamos funcionários públicos para quê? Se é para irmos procurar os serviços fora, então despeçamos os funcionários que inutilmente temos e DEPOIS vamos buscar esses serviços fora.

    Gostar

  12. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 14:54

    A C da Silveira,
    .
    Ah, e porque tem fama de ser o “pai” do SNS, o que como sabemos, está longe de corresponder à verdade!
    .
    Não sei se é realmente o pai, parece mais que é o filho a receber a mesada.

    Gostar

  13. LDR's avatar
    LDR permalink
    26 Outubro, 2012 15:00

    Pagamos funcionários públicos para eles tratarem da burocracia destas aquisições. Os técnicos superiores da AP só sabem lamber papel. Na hora de executar têm de fazer ajustes directos para contratar os trabalhos.

    Gostar

  14. Miguel Ferreira's avatar
    26 Outubro, 2012 15:02

    Como em qualquer família…chegou a vez de o Pai (do SNS) viver à custa do filho….

    Gostar

  15. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    26 Outubro, 2012 15:16

    “Tenho a Helena de Matos como pessoa inteligente. Como não sou tão inteligente como ela, alguém me explique onde está a parte criticável numa prestação de serviços jurídicos e contencioso para uma escola superior de enfermagem no valor de 43 200 euros anuais.”
    Para mim é simples: E os juristas que estão no quadro do Estado? O que fazem?

    Gostar

  16. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    26 Outubro, 2012 15:27

    É de rir. Os liberais querem prestadores de serviços à borla. Ou então que levem milhões. Os das migalhas (3 anos, quarenta e poucos mil euros) não lhes servem.
    Eu pensaria que um liberal se preocuparia ainda mais com a confusão legislativa da direita (também da esquerda, mas esses já sabemos que são maus). Mas não. Andam à caça de gambozinos porque não conseguem ver os tubarões brancos e doutras cores. 😉
    E também acham que a culpa de uma escola de ensino superior não ter apoio jurídico dos juristas do Estado (se é que os há) é exatamente de um reformado, no caso o Dr. Arnault.
    Gosto desta noção de justiça. Deve ser por isso que os liberais dão tão pouco valor à justiça.
    Com liberalismo assim, não necessitamos de estalinismo. 😉

    Gostar

  17. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    26 Outubro, 2012 15:32

    O estado sempre teve excelentes juristas ao seu serviço, que foram sendo marginalizados até terem desaparecido completamente, principalmente a partir do momento em que começaram as privatizações, que foram um filão para os escritórios de advogados que são conhecidos de todos. Depois, como o estado já não tinha acessoria juridica própria, continuaram esses escritórios a acessorar os governos para tudo e um par de botas, a ponto de em 2010 já em plena bancarrota, o governo Sócrates ter gasto 500 milhões de euros em acessorias juridicas.
    Tudo isto é uma vergonha, e importa dizer que nesta questão não há inocentes, porque todos os governos (PS, PSD e CDS) usaram e abusaram destes esquemas.

    Gostar

  18. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 15:39

    Fincapé,
    .
    É de rir. Os liberais querem prestadores de serviços à borla. Ou então que levem milhões. Os das migalhas (3 anos, quarenta e poucos mil euros) não lhes servem.
    .
    O Fincapé sabe bem que ninguém apresenta esse argumento: o que a maior parte de nós quer é que OU a função pública ocupa os indigentes que por lá tem e deixa de contratar fora OU despede esses inábeis e passa a contratar tudo fora.
    .
    Isto é, pagar a essencialmente um bando de gnus a passar mensagens em cadeia e a ver o Facebook e contratar quem faça o trabalho que os funcionários públicos não sabem, não querem ou não se interessam em fazer é intelectualmente estúpido, moralmente criminoso e economicamente insustentável.

    Gostar

  19. EMS's avatar
    EMS permalink
    26 Outubro, 2012 15:51

    Até concordo com o Francisco Colaço. Tambem não vejo grande razão para se contratarem serviços de firmas de advogados, e já agora, empresas de consultadoria.
    Mas o meu comentario era sobre o tom indignado do post que nos queria fazer crer que se pagava uma enormidade quando na realidade a proposta até era modesta tendo em conta outras que se vêm por ai.

    Gostar

  20. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 16:10

    EMS,
    .
    Modesta seja a proposta ou não, esta é de todo imoral. Trata-se de trabalho que a administração pública não tem feito porque ou não sabe, ou não quer ou não pode fazer. Se os funcionários não sabem, que os formem, e que eles façam. Se não querem, que sejam despedidos por indolência, e que vão para o privado, onde trabalho é trabalho. E se não podem, então que sejam despedidos pela inutilidade rasteira das suas caixas córneas.
    .
    Agora, con tantos advogados e legistas no Ministério da Educação, não acha que o Arnault e Associados ou a Sociedade de Advogados da Mão Ligeira são despesa perfeitamente injustificada? Qualquer que seja o valor acima do pro bono? (e ninguém vive de pro bono, eu sei)

    Gostar

  21. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    26 Outubro, 2012 16:13

    Também concordo com o Francisco Colaço. E não entendo alguns comentadores que apareceram por aqui, como que com dores de barriga, a branquear aquela contratação.
    Trinta e Três,
    Por que não põe o nome aos bois? Se está dentro do assunto, desembuche!

    Gostar

  22. josegcmonteiro's avatar
    26 Outubro, 2012 16:21

    Estou satisfeito por poder concordar com Helena Matos.

    Gostar

  23. tric's avatar
    tric permalink
    26 Outubro, 2012 16:35

    “O socialista João Galamba voltou à carga para perguntar a “percentagem de participação de bancos portugueses”. Gaspar apenas acrescentou que nos leilões de 2012 essa percentagem foi variável e que “a participação de não residentes” se mostrava “tendencialmente crescente”. Sobre os valores exactos, nem uma palavra.”
    .
    apesar de “não gostar” do João TGV Galamba!!?? eis uma questão jornalistica ? qual foi a percentagem de participação dos Bancos Portugueses ? ainda existe jornalismo em Portugal ? e já agora que por estes tempos anda por ai meio mundo a bajular o Judeu do Jorge Sampaio, alguem lhe pode perguntar, quanto é que lhe pagaram para autorizar a saida de 300 toneladas de ouro de Portugal !!??

    Gostar

  24. tric's avatar
    tric permalink
    26 Outubro, 2012 16:39

    o Passos tambem está ” doente” e não foi remodelado !!?? e o Gaspar tambem sofre de algumas “perturbações mentais”…com o FMI completamente desnorteado, o Gaspar anda aos papéis…já não sabe a quantas anda…é inacreditável que este Governo não caia…

    Gostar

  25. tric's avatar
    tric permalink
    26 Outubro, 2012 16:50

    A actual Procuradora Geral da Republica ainda não abriu um inquérito à ultima Parceria Publico Privada, a transferencia do Fundo de Pensões da Banca!!!??? como hoje se sabe, o negócio foi ruinoso, completamente ruinoso para o Estado…O Gaspar quer agora discutir as funções do Estado…a primeira é não fazer negócios ruinosos com a Banca…quanto é que a Banca Portuguesa já lucrou com a compra de divida portuguesa desde que Portugal está sob intervênção externa!!!?? ao onde é que a Banca Portuguesa mais investiu desde que Portugal está sob intervênção externa!!?? … continua tal e qual, como no tempo do Socretino I…com a agravante que agora o Estado entrou financeiramente na Banca…é inacreditavel…continua o mesmo modelo economico…

    Gostar

  26. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    26 Outubro, 2012 16:55

    Tric,
    Não fales do que não sabes. Tu tocas de ouvido e nunca podes tocar bem por que ouves mal. Nunca ninguém, te disse?

    Gostar

  27. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    26 Outubro, 2012 17:24

    A Helena não sabe? Deve saber! Eu sei e de muito perto. Sei como o Dr Arnault tratou os estagiários de Direito que ele recebia. E sei que não é um utente do SNS como imaginarão! Aliás SNS já não existe há muito tempo. Não é recente. E aproveito para falar de uma notícia do Diário de Coimbra do dia 25! A notícia merecia destaque, mas vem na página 8. Reza assim: MEDICINA – Cirurgião Manuel Antunes deu vários exemplos de dispositivos de uso único, que custam milhares de euros e que podem reutilizar-se, sendo novamente colocados. “Há muitos dispositivos de uso único que poderiam e deveriam ser reutilizados” afirmou o director do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Manuel Antunes foi um dos oradores no simpósio “(Re)utilização de dispositivos médicos. Manuel Antunes exemplificou como esses dispositivos podem ser reutilizados, com segurança para o doente e poupança na despesa. “Perdemos mais doentes por não haver acesso ao dispositivo, porque é caro, do que perderíamos com a reutilização de muitos destes instrumentos, sendo a preocupação com a segurança do doente sempre mantida”. AGORA IMAGINEM LÁ O QUE ACONTECERIA SE ESTAS PALAVRAS SAÍSSEM DA BOCA DO MINISTRO DA SAÚDE OU DE ALGUÉM LIGADO A ESSE MINISTÉRIO?!!!!

    Gostar

  28. tric's avatar
    tric permalink
    26 Outubro, 2012 17:25

    Tric,
    Não fales do que não sabes. Tu tocas de ouvido e nunca podes tocar bem por que ouves mal. Nunca ninguém, te disse?
    .
    disse me você, mas não me interessa o que você diz, pois não disse nada…podia ter dito quanto é que os Bancos Portugueses já investiram no Estado desde que Portugal esta sob intervenção externa??? tambem podia ter dito porque é que o Judeu do Sampaio, e os palhaços que o acompanharam na venda das 300 toneladas de ouro ainda não estão todos atrás das grades, mas mais inacreditavel é que estes gajos são venerados…então fundo de pensões…foi um negócio ruinoso…não admira que a TROIKA tenha aceitado o negócio!!!

    Gostar

  29. tric's avatar
    tric permalink
    26 Outubro, 2012 17:38

    a venda das 300 toneladas de ouro, devia ser alvo de um processo judicial…mas enfim…é engraçado, que a TROIKA que este Governo hoje venera…é constituído por “instituições” que elaboraram o roubo das 300 toneladas de ouro a Portugal…o FMI e o BCE…o FMI que ficou com o ouro praticamente dado e o BCE que promoveu um dos executantes desse roubo inacreditável, a seu Vice-Presidente!!! enfim…venera-se os ladrões…

    Gostar

  30. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    26 Outubro, 2012 17:39

    Se calhar a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra até tentou que os serviços do Estado lhe resolvessem esse problema.
    Não me admira que obtivesse respostas do género:
    “Está fora do âmbito das nossas atribuições.”
    ou tout court:
    “Não temos pessoal que chegue.”

    Gostar

  31. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    26 Outubro, 2012 17:52

    Ainda bem que a dona Helena nao descubriu onde é que estao os contratos com grossas obesidades que é justamente aquí:
    http://www.base.gov.pt/base2/html/pesquisas/contratos.shtml?sort=MAIORVALOR

    Gostar

  32. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    26 Outubro, 2012 18:21

    Caro deputado CAA (post acima com o título “Pensões sem sustento”,
    “…apenas ficaram abrangidos aqueles deputados que ANTERIORMENTE a essa data tinham perfazido 12 anos de mandato.”
    “Tinham perfazido” ou “tinham perfeito”?

    Gostar

  33. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 19:44

    Esmeralda,
    .
    AGORA IMAGINEM LÁ O QUE ACONTECERIA SE ESTAS PALAVRAS SAÍSSEM DA BOCA DO MINISTRO DA SAÚDE OU DE ALGUÉM LIGADO A ESSE MINISTÉRIO?!!!!
    .
    Cairia e bem o Carmo e a Trindade. O Ministério da Saúde está tomado pelos lóbis, e nunca diria isso. Mas apesar disso, penso que devem ser os médicos a avaliar a capacidade de os equipamentos serem reutilizados ou não. É uma questão de conhecimentos e de prática científica, e não há assim tantos médicos no Ministério da Saúde.

    Gostar

  34. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 19:44

    Piscoiso,
    .
    Se calhar a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra até tentou que os serviços do Estado lhe resolvessem esse problema.
    .
    Está a ser irónico, não está?

    Gostar

  35. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 19:46

    Fincapé,
    .
    “Tinham perfazido” ou “tinham perfeito”?
    .
    Ambos. Existe a forma regular e irregular do particípio passado do verbo perfazer.

    Gostar

  36. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    26 Outubro, 2012 19:55

    Co laço
    Está a ser irónico, não está?
    .
    Envie um relatório das suas dúvidas sobre as minhas frases por email para a minha assessoria.

    Gostar

  37. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    26 Outubro, 2012 20:22

    Piscoiso,
    .
    Isso de Colaço ter espaço é coisa que existe apenas na sua cabeça.
    .
    Afora isso, se diz que a Escola tentou e me pede depois para falar com a sua assessoria, deduzo que a sua assessoria é a Arnault e Associados, e que o Piscoiso é um dos responsáveis da escola que andou a desbaratar o dinheiro de todos. 😉

    Gostar

  38. José Carlos Sequeira's avatar
    José Carlos Sequeira permalink
    26 Outubro, 2012 20:44

    Há coisas que eu não percebo: Em 1969 parti um braço e fui operado no Hospital de S. José. Nada paguei! Fui seguido no Posto da Caixa, com tratamentos, injecções e… nada paguei. O meu pai, infelizmente, foi operado a uma doença que acabou por o vitimar e… nada pagou. Então como é que este senhor é o pai do SNS? Como é que se chamava o que existia antes do 25 de Abril?

    Gostar

  39. ti miguel antonio's avatar
    ti miguel antonio permalink
    26 Outubro, 2012 20:49

    obrigado Senhor Francisco Colaço pela sua subtileza, o seu humor e a sua cultura. as gargalhadas hoje em dia parecem descabidas face a todos estes “chulos do centrão” os socialistas e os pseudo social democratas, mas sabem bem e ajudam a limpar a alma, as gargalhadas. Deus o mantenha saudavel.

    Gostar

  40. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    26 Outubro, 2012 21:13

    Querem jogos obscuros e manobras maquiavélicas? Tomem lá para ler ao deitar:
    .
    “Os arautos da transparência, têm como exemplo disso mesmo ? transparência ? o adjunto do primeiro-ministro, o senhor Carlos Moedas, que, veio agora a saber-se, tem 3 empresas ligadas às Finanças, aos Seguros e à Imagem e Comunicação. Como sócios, teve os senhores Pais do Amaral, Alexandre Relvas e Filipe de Button, a quem comprou todas as quotas em Dezembro passado.

    Como clientes, tem a Ren, a EDP, o IAPMEI, a ANA, a Liberty Seguros, entre outros.

    E não é que o bom do Moedas até comprou as participações dos ex-sócios para “oferecer” o bolo inteiro à mulher?! (Disse-o ele à Sábado).

    Não esquecer ainda que Carlos Moedas é um dos homens de confiança do Goldman Sachs, a cabeça do Polvo Financeiro Mundial, onde estava a trabalhar antes de vir para o Governo.

    Também António Borges é outro ex-dirigente do Goldman, e que está agora a orientar(!?) as Privatizações da TAP, ANA, GALP, Águas de Portugal, etc.

    Adoráveis, estes liberais de trazer por casa, dependentes do Estado, quer para um emprego, quer para os seus negócios.

    Lamentavelmente, à política económica suicidária da UE, que resultou nas tragédias que já todos conhecem, acresce a queda do Governo Holandês (ironicamente, acérrimo defensor da austeridade) e o agravamento da recessão em Espanha. Por conseguinte, a zona euro vê o seu espaço de manobra cada vez mais reduzido e os ataques dos especuladores são cada vez mais mortíferos.

    Vale a pena lembrar uma vez mais que o Goldman and Sachs, o Citygroup, o Wells Fargo, etc., apostaram biliões de dólares na implosão da moeda única. Na sequência dos avultadíssimos lucros obtidos durante a crise financeira de 2008 e das suspeitas de manipulação de mercado que recaíam sobre estas entidades, o Senado norte americano levantou um inquérito que resultou na condenação dos seus gestores.

    Ficou também demonstrado que o Goldman and Sachs aconselhou os seus clientes a efectuarem investimentos no mercado de derivados num determinado sentido. Todavia, esta entidade realizou apostas em sentido contrário no mesmo mercado. Deste modo, obtiveram lucros de 17 biliões de dólares (com prejuízo para os seus clientes).

    Estes predadores criminosos, disfarçados de banqueiros e investidores respeitáveis, são jogadores de póquer que jogam com as cartas marcadas e, por esta via, auferem lucros avultadíssimos, tornando-se, assim, nos homens mais ricos e influentes do planeta. Entretanto, todos os dias são lançadas milhões de pessoas no desemprego e na pobreza em todo o planeta em resultado desta actividade predatória. Tudo isto, revoltantemente, acontece com a cumplicidade de governantes e das autoridades reguladoras.

    Desde a crise financeira de 1929 que o Goldman and Sachs tem estado ligado a todos os escândalos financeiros que envolvem especulação e manipulação de mercado, com os quais tem sempre obtido lucros monstruosos. Acresce que este banco tem armazenado milhares de toneladas de zinco, alumínio, petróleo, cereais, etc., com o objectivo de provocar a subida dos preços e assim obter lucros astronómicos. Desta maneira, condiciona o crescimento da economia mundial, bem como condena milhões de pessoas a fome.

    No que toca a canibalização económica de um país, a fórmula é simples: o Goldman, com a cumplicidade das agências de rating, declara que um governo está insolvente, como consequência as yields sobem e obriga-o, assim, a pedir mais empréstimos com juros agiotas. Em simultâneo, impõe duras medidas de austeridade que empobrecem esse pais. De seguida, em nome do aumento da competitividade e da modernização, obriga-os a abrir os seus sectores económicos estratégicos (energia, águas, saúde, banca, seguros, etc.) às corporações internacionais.

    Como as empresas nacionais estão bastante fragilizadas e depauperadas pelas medidas de austeridade e da consequente recessão, não conseguem competir e acabam por ser presa fácil das grandes corporações internacionais.

    A estratégia predadora do Goldman and Sachs tem sido muito eficiente. Esta passa por infiltrar os seus quadros nas grandes instituições políticas e financeiras internacionais, de forma a condicionar e manipular a evolução política e económica em seu favor e em prejuízo das populações.

    Desta maneira, dos cargos de CEO do Banco Mundial, do FMI, da FED, etc., fazem parte quadros oriundos do Goldman and Sachs. E na UE estão: Mário Draghi (BCE), Mário Monti e Lucas Papademos (primeiros-ministros de Itália e da Grécia, respectivamente), entre outros.

    Alguns eurodeputados ficaram estupefactos quando descobriram que alguns consultores da Comissão Europeia, bem como da própria Angela Merkel, tem fortes ligações ao Goldman and Sachs. Este poderoso império do mal, que se exprime através de sociedades anónimas, está a destruir não só a economia e o modelo social, como também as impotentes democracias europeias”- Domingos Ferreira, Professor/Investigador Universidade do Texas, EUA, Universidade Nova de Lisboa

    Gostar

  41. fredo's avatar
    fredo permalink
    26 Outubro, 2012 21:32

    A coisa está cara, já que se trata de serviços de “assessoria de assessoria jurídica”, ou seja, para assessorar assessores jurídicos. Se, pelo contrário, se tratasse de serviços de assessoria jurídica, já estaria um precinho muito em conta.

    Gostar

  42. Mauro Germano's avatar
    27 Outubro, 2012 03:29

    Para o Francisco Colaço: acerca do reprocessamento de dispositivos médicos de uso único…

    “Para a realização de avaliações do impacto económico e financeiro desta prática deverão ser tidos em linha de conta outros custos para além do reprocessamento propriamente dito, nomeadamente, os custos associados à logística, transporte, responsabilidade legal, validação dos processos e eventuais custos para o doente em caso de ocorrência de algum evento adverso.”
    (…)
    “O impacto ambiental do processo de reprocessamento também deverá ser objecto de estudo, já que os ganhos relacionados com a diminuição de resíduos associados ao reprocessamento (redução de DM descartados) poderão ser anulados pelo acréscimo de consumo de recursos, nomeadamente água e energia, e pela maior utilização e esgoto de produtos químicos e da necessidade de transporte intensivo dos materiais.
    O reprocessamento de DMUU é proibido sem o cumprimento de requisitos técnicos de acordo com a Directiva 2007/47/CE, pelo que não pode ser efectuado nas organizações hospitalares já que estas não dispõem de condições técnicas que assegurem o controlo de qualidade do processo e do produto final”

    (…)
    “Sabe-se, ainda, que não existem dados publicados que demonstrem claramente a vantagem económica do reprocessamento do DM de forma geral.”
    Tomada de posição da Associação de Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses… os especialistas na matéria e que estão envolvidos em todo o processo…

    Nem sempre o que parece eficiente o é…

    Pode consultar o documento completo aqui:

    Click to access PosicaoAESOP_junho2012.pdf

    Gostar

  43. O SÁTIRO's avatar
    27 Outubro, 2012 04:09

    Mais um exemplo inatacável da gestão ruinosa e criminosa com que a máfia xuxa-maçónica se governa á custa dos contribuintes.
    todos sabemos q AA é um deus para os esquerdóides políticos e mediáticos
    pode fazer e dizer o k quiser….está imune
    felizmente ainda há HMs para denunciar esta roubalheira

    Gostar

  44. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    27 Outubro, 2012 08:17

    Trinta e Três,
    Soube que esse senhor, o Domingos Ferreira, o tal Professor/Investigador, não teve pejo em traduzir um artigo publicado num jornal estrangeiro e vendê-lo a um jornal português, como sendo da sua autoria?
    Com isto não quero branquear a forma de trabalhar o Goldman and Sachs, a exigir de permanente controle, por parte das autoridades reguladoras. Mas, também, não alinho nessa coisa tenebrosa em que o Domingos Ferreira acredita e combate.
    Reparei que ainda não disse nada sobre os consultores do ME. Fica aqui esse registo.

    Gostar

  45. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 15:12

    Mauro Germano,
    .
    Não sendo médico, não tenho nem clamo conhecimentos para avaliar a capacidade de reutilização de dispositivos médicos de uso único. Deixo a parametrização dessa gesta aos médicos e aos enfermeiros. Quando muito, inginhêros como eu cá estariam para avaliar o processo de esterelização e conceber as máquinas para o fazer.
    .
    Agora, que desconfio das boas intenções do inferno verdadeiro que é as ordens profissionais, disso eu desconfio.

    Gostar

  46. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 15:17

    Tiro ao Alvo,
    .
    Espero que a esquerda faça a sua agência de notações politicamente correcta (que se lixe o acordo pr hoje) e economicamente risível.
    .
    Espero também que faça o seu banco, devidamente público, mas não financiado pelos contribuintes. Ao que parece, quando o Estado teve a totalidade dos bancos em Porrretugal (acento lisboeta perfeitamente intencional) eles não andavam de boa saúde.
    .
    É fácil falar mal da Goldman-Sachs (e eles puseram-se a jeito, isso não é coisa para duvidar). Pior mesmo é notar as alternativas. No cérebro de um esquerdinhalhado, fala-se em alternativas e ou se apanha com um discurso evasivo ou se conseguem ouvir os grilos.

    Gostar

  47. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 15:19

    ti miguel antonio,
    .
    Agradecendo o seu elogio, confesso-mde dele imerecedor. Melhores comentadores como o Anti-Comuna e o CCZ fazem mais pela sociedade e pelo nosso esclarecimento do que eu. Peço-lhe que lhes dirija uma mensagem de igual teor, pois junto a eles sinto-me ofuscado.

    Gostar

  48. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 15:22

    AC da Silveira,
    .
    O estado sempre teve excelentes juristas ao seu serviço
    .
    Pois permita-me acrescentar que agora tem excelentes juristas ao seu serviço. Hoje é ao seu, o dos juristas, e não como antes ao seu, o do Estado.
    .
    Está a ver que no Estado nada muda? 😉

    Gostar

  49. ohoh's avatar
    ohoh permalink
    27 Outubro, 2012 15:34

    Francisco Colaço
    Peço desculpa, ,mas penso que o exemplo é mesmo voce.Porque, do ccz, não conheço as ideias dele, mas não estou a ver em que parte é que o anti-comuna quando defende aumentos da carga fiscal, pode ser um liberal. Voce acha que ele situa-se nesse campo?

    Gostar

  50. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 16:27

    Ohoh,
    .
    Isso são diferenças de opinião que resultam de duas pessoas que não partilham o mesmo cérebro nem se identificam com quaisquer dos ideais vigentes na nossa classe política. Percebo o que o Anti-Comuna quer dizer, mesmo se de todo não concordar com o aumento dos impostos no imediato, e defender o que em Portugal me faz um anátema: a dispensa imediata de 250.000 funcionários públicos, eventualmente depois de um programa de formação ou reconversão profissional.
    .
    Acho que é altura de essas duzentas e tal mil pessoas começarem a sua verdadeira vida laboral.

    Gostar

  51. ohoh's avatar
    ohoh permalink
    27 Outubro, 2012 16:36

    Francisco Colaço, a minha questão com o anti-comuna, é que ele(eoutros) está alinhado com a politica de sempre de aumentos de impostos, para resolver o défice.E quando alguem contraria-o ou questiona-o, ele nunca responde.Ele é demasiado diferente de uma concepção liberal para ser considerado como tal, sendo que ele está mais proximo de um keynesianismo, tanto quanto percebi.Não vejo as razões para tanta admiração por ele

    Gostar

  52. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 16:45

    Ohoh,
    .
    Nunca o ouvi defender um aumento de impostos a não ser no imediato, para responder a uma situação de emergência. Para mim, se queremos colectar mais, basta pôr o IRS a 10% acima de EUR 500.000, o IRC ao mesmo valor e, la pièce de resistence, colocar isso nalgum acordo internacional (com as Berlengas, se necessário, para que não possa ser mudado internamente)
    .
    Depois é esperar que os L’Oreal e os Rothschild deste mundo queiram ser colectados em Portugal em vez de ver os nossos Belmiros e Soares dos Santos a colocarem as sedes das suas empresas na Holanda. 10% da L’Oreal ou 10% do Abrahamovich é muita massa. Muito mais que a que nos fugiu da Madeira quando fizemos uma lágrima hipócrita ao choradinho do Loucão da calhauzada.
    .
    Pensar assim não me torna popular. Nem a solução que o Anti-Comuna preconiza o torna popular a ele. Paciência, quem pensa que manter o que está está bem, ou que as PPP e os motoristas são noventa e muitos por cento da despesa do Estado mostra quão imbecis são os que não sabem fazer contas.

    Gostar

  53. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    27 Outubro, 2012 16:57

    Francisco Colaço,
    Sobre o “perfazido”, tenho sérias dúvidas e não encontrei em lado nenhum. Encontrei críticas à utilização da palavra, por acaso ao JMF.
    Muito verbos não têm as duas formas.
    Acho que é um erro, mas isto não é uma crítica. Só que muita gente se atira ao AO90 e contribui ainda mais para dar cabo da língua. Eu gosto que me corrijam quando estou errado. E se nesta também estiver, agradeço todos os esclarecimentos.
    Aqui vão estes links, fora outras consultas.

    Fazido e mal pago


    http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14113
    http://www.joboscan.net/2011/12/tirando-duvidas-da-lingua-portuguesa.html
    http://www.conjuga-me.net/verbo-perfazer
    http://www.priberam.pt/dlpo/

    Gostar

  54. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Outubro, 2012 17:13

    Fincapé,
    .
    Eu posso ter a impressão de que as duas formas existem devido ao uso que delas se faz. No entanto, os teóricos da ortografia e da gramática podem ter outras opiniões. Os particípios passados são naturalmente acrimoniosos na regularidade: «encarregado» e «encarregue», «empregado» e «empregue». Os usos da língua são variados e o que escrevemos vem primeiramente daquilo que lemos.
    .
    Sempre escrevi e falei «perfeito», mas a forma «perfazido» não me é nada estranha nas minhas leituras. Venham os teóricos da língua e deem-nos a necessária destrinça, pois têm os conhecimentos científicos para o fazer. Naturalmente, centro-me na compreensão da mensagem transmitida e não nas minudências das ortogonalidades ortográficas, pois esse não é nem o meu mote nem a minha envídia.

    Gostar

  55. Xico's avatar
    Xico permalink
    1 Novembro, 2012 11:07

    Helena, quando tiver oportunidade, pense no tema “TDT / PT”.

    Gostar

Deixe uma resposta para O SÁTIRO Cancelar resposta