Saltar para o conteúdo

Eh eh

14 Dezembro, 2012

E os direitos “adquiridos” são uma identidade da “melhoria” colectiva das sociedades, fruto da justiça social e dadores de dignidade e de liberdade. 

Pacheco Pereira

18 comentários leave one →
  1. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Dezembro, 2012 12:48

    A solidariedade é algo mais frio que incumbe ao Estado e que não tem que ver com amor, mas sim com direito adquiridos. (…) Sou mais adepta da caridade do que da solidariedade social… – Isabel Jonet
    Comenta o Pacheco no Abrupto:
    «Na verdade, a “caridade” não é “quente” devido ao “amor”, face ao “frio” da solidariedade do estado, porque não são a mesma coisa, a não ser que a caridade cometa o pecado de se vangloriar de si mesma, ou seja, assumir uma vaidade mundana, e violar o preceito bíblico de que “não saiba a tua mão esquerda, o que faz a direita”. Então a caridade deixa de ser “amor” para ser uma proposta política de organização da sociedade.»
    .
    Cada qual tira de Pereira a pera que quiser.

    Gostar

  2. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Dezembro, 2012 12:50

    Os direitos nao sao adquiridos sao conquistados.
    Um dia os “direitos adquiridos” com a propriedade privada dos meios de produção também deixarão de ser adquiridos.. EH! ÊH! ÊH!

    Gostar

  3. pedro's avatar
    pedro permalink
    14 Dezembro, 2012 12:55

    Desejo que mais psd/ppd com neurónios se levantem e travem esta derrapagem para o abismo ,ou será,que vou o filme sócrates 2 (bancarrota passos).

    Gostar

  4. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    14 Dezembro, 2012 13:35

    Pacheco Pereira revela pensar em profundidade e complexidade sobre o que aborda pelo seu discurso (será pela sua formação em Filosofia?!…), e marcou essa afirmação como uma aguçada e incamuflável flecha civiizacional.

    Já outros preferem rir-se (riso amarelo?!…) quando lhe falta a compreensão para aceder ao que lêem e/ou ouvem.

    Gostar

  5. 7anaz's avatar
    7anaz permalink
    14 Dezembro, 2012 14:26

    Shame on me! Eu que já creditei tanto neste homem…

    Gostar

  6. castanheira antigo's avatar
    castanheira antigo permalink
    14 Dezembro, 2012 14:32

    Na semântica dos “direitos adquiridos” cabe aquilo que é bem feito (erradicação da pobreza , promoção social dos mais desfavorecidos, promoção mínima de igualdade de oportunidades ) , mas também cabe o parasitismo e a descriminação positiva por via do trafico de influências .
    Nessa semântica cabe o bom e o mau e convém aos instalados não fazer essa distinção pois são os beneficiários da confusão . Eles são pagos pelos contribuintes que trabalham e produzem riqueza através de impostos de natureza e intensidade exagerados e de maneira violenta e compulsória.
    Convinha assim o Sr Pereira fazer a justa distinção e lembrar também que á caridade ninguém é obrigado de maneira activa ou passiva

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    14 Dezembro, 2012 14:35

    Isabel Jonet tem uma obra meritória. A sua declaração de ontem revela não só uma fuga para a frente face à polémica declaração anterior, mas também, afinal, um desconhecimento (será desconhecimento ?) da realidade e dos deveres do Estado para com os cidadãos carecidos. Ou, para relevar ainda mais o Banco Alimentar — só que neste caso não precisa dizer disparates.
    Muito mais mal estariam os cidadãos desprotegidos se sobrevivessem só pela caridade…

    Gostar

  8. Teresa Botelho Moniz's avatar
    Teresa Botelho Moniz permalink
    14 Dezembro, 2012 14:37

    Este João Miranda, será certamente um avençado deste governos de idiotas…

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    14 Dezembro, 2012 14:39

    Quanto ao posicionamento de JPPereira: está correcto. Por vezes, incomoda mais o governo e seus defensores, do que um comício ou declaração de líderes da oposição…

    Gostar

  10. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    14 Dezembro, 2012 14:45

    Eu também gosto mais da caridade. Como na estória de António Lobo Antunes, também quero ter o meu pobrezinho.
    Uma sociedade sem pobres é uma miséria de sociedade. (Juro que quase dizia isto sem me rir, mas depois… 😉
    Para ser mais correto dever-se-ia definir uma percentagem de pobres e trabalhar para a ter. Uma boa ideia seria pensar no exemplo do Bangladesh. Como já só temos a Estónia e a Eslováquia atrás na zona euro, estamos no bom caminho.
    Depois haverá lugar para outros que tenham o espírito caridoso de Isabel Jonet. E ficam com o futuro caritativo garantido.
    PS: Dei por duas vezes na recente campanha do Banco Alimentar e continuarei a dar. Separo as palavras e o suposto pensamento de Jonet da sua obra e dos seus resultados.

    Gostar

  11. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    14 Dezembro, 2012 15:14

    MJRB, concordo.

    Numa sociedade de massas, pós-industrial, deixar o auxílio aos mais desprotegidos como derivação aleatória da boa-vontade do dia, sem que o Estado (enquanto colectivo abstracto, regulador e primeiro garante de equilíbrios) assuma os mínimos de participação e efectividade nesse auxílio necessário, é brincar com o fogo e exibir uma imperdoável e inadmissível indiferença (possível ao indíviduo num estado livre e de direito) pornográfica enquanto estrutura colectiva que cristaliza o sentido e significado de comunidade, de nação, de civilização.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    14 Dezembro, 2012 15:21

    Wall Street,
    Alguns liberais ou neoliberais surgem em público com extravaganzas… É o caso de JMiranda.

    Gostar

  13. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Dezembro, 2012 15:24

    Já a minha tia Leopoldina é muito caridosa
    e tem uma agenda para as esmolas.
    Diz que vai para o Céu quando morrer.

    Gostar

  14. Bengal's avatar
    Bengal permalink
    14 Dezembro, 2012 15:53

    O Pacheco Pereira é mesmo um valentíssimo fdp, exemplo do corrupto intelectual.

    Gostar

  15. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    14 Dezembro, 2012 16:24

    Isabel Jonet chegou até aqui – e bem! – com o ‘seu’ Banco Alimentar. Alguém deve aconselhá-la a parar de filosofar porque, por essa via, vai acabar por destruir a obra…
    Afinal, seria um acto de modéstia (ou de misericórdia) uma economista (e activista social) ter a noçõ0 que não é uma perita em filosofia política…

    Gostar

  16. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Dezembro, 2012 17:20

    Concordo plenamente com JDGF. E se ela não parece ser nada boa nessa área o problema se torna monstruoso quando a grande maioria da população portuguesa sofre de ileteracia.. Sendo uma mulher culta pedir semântica análise de texto a uma pobre população que foi “eduquesada” em clubite política é demais para a camionete delas.
    Basta ler meia dúzia de textos de crítica para perceber isso.
    O melhor mesmo seria estar caladinha. Esta gente põe processo de intenção em todas as palavras (tal como elas fazem no seu dia a dia) e tiram o seu significado ou aquele que quem as profere lhe quer dar.
    Aposto que se de chofre perguntassem o significado de cada uma delas à maioria, teríamos uma bela cena de apanhados.

    Gostar

  17. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    14 Dezembro, 2012 18:08

    O grande Zenão do Ponto Euxino aconselhava um profundo silêncio a quem não dominasse convenientemente os sentidos dircursivos.

    Provavelmente Jonet não leu Zenão…

    Gostar

  18. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    15 Dezembro, 2012 10:14

    Parece que o JMiranda voltou de férias.
    Foi uma pena…

    Gostar

Deixe uma resposta para Wall Streeter Cancelar resposta