De sindicatos a milícias
15 Dezembro, 2012
Em consequência de acções de sabotagem num dia de greve ontem às 18h 30 o metro parou em três linhas de Madrid. Seiscentas pessoas ficaram fechadas nas carruagens.
Na Telemadrid uma cadeia de televisão os sindicalistas promovem um clima de guerrilha e de medo contra colegas de trabalho.
Alguns sindicatos estão a transformar-se em milícias corporativas.
51 comentários
leave one →

Bem, medo medo teriam aqueles que viram os filmes de comboíos e metros com psicopatas munidos de moto-serras, facas de talho e outros utensílios de bricolage mais viris…
GostarGostar
É natural,eles não sabem fazer mais nada.
GostarGostar
Apesar de ser indefensável colocar em risco a vida de outros (quer fisicamente quer, por exemplo, impedindo-os de trabalhar), é inevitável que quanto mais pressionados se sentirem os indivíduos, quer sejam individuais quer em qualquer forma corporativa, estes reagirão cada vez mais violentamente.
.
Por exemplo, no caso da TSU esta escalada era inevitável; no caso da redução de indemnização para 12 dias poderá não ter esse mesmo efeito apenas porque não é absolutamente imediato o seu efeito, como a TSU seria, mas nada é garantido.
GostarGostar
Pois é!
É tudo à medida! Os sindicatos são os maus, os operários são os maus, os funcionários pbúblicos são os maus, os trabalhadores agrícolas são os maus, só os empregadores e os seus lambe botas, são bons. Onde estão os patrões, onde estão os empregadores, onde está a economia? Com este governo de rapazinhos, onde está o crescimento económico? Não serão precisos todos, inclusivé os sindicatos serem mais objetivos nas suas reivindicações, para termos uma economia mais florescente? Essa economia não existe, por culpa dos trabalhadores e dos sindicalistas que os defendem? Os jornalistas não têm sindicatos? Ou os sindicatos dos jornalistas como praticamente não existentem, na sua ação, são comprados pelos patrões, para terem jornalistas a falarem contra outros sindicatos? Com estas ideias conservadores, não voltaremos de novo ao início do século XX? Ao atraso secular?
Os trabalhadores portugueses, são os mais atingidos em tudo, até os seus orgãos de defesa de classe, pelos patrões e por outros trabalhadores vira casacas. Pois minha amiga Helena de Matos, se não forem as várias classes de trabalhadores a comprarem os jornais ou a ouvir a rádio e a ouvir e ver a TV, o seu posto de trabalho estará garantido? Talvez com a leitura e a audição e o visionamento das TVs os jornalistas só precisem dos seus empresários e não do povo em geral para lhes comprarem o produto. A ideia com que fico deste texto é o seguinte: Dentro dos próprios trabalhadores, há que dividir as classes, para alguns terem o posto de trabalho assegurado.
GostarGostar
Uma forma de neo-terrorismo, como diriam aqueles que passam a vida com o “neo-liberais” na boca.
Vai ser muito difícil fazer greves gerais com 99% de adesão com empresas de transportes privatizadas.
O desespero está à vista. É uma luta de vida ou de morte dos sindicatos.
GostarGostar
Senhora Helena Matos:
E os seus posts são o quê?
Não são terrorismo idelógico puro?
Qual a diferença entre a propaganda ideológica de uma certa esquerda (na qual a senhora participou) na preparação de um clima que descabou nestes actos sindicais que relata e a sua actual propaganda na preparação de um clima oposto, que está a descambar num ambiente que origina aqueles actos de desespero?
Era bom que pensasse nisso antes que o fogo que ateia a queime a si também.
Ou pensa que está imune?
GostarGostar
Palmas para os estivadores do porto de Lisboa!
.
Se a maralha tivesse tomates ou tomatos, literais ou metafóricos, a malta fodia isto tudo e punha Vitinhos e cia. nos pintelhos da mãe.
.
Curioso é como o alvo são sempre os trabalhadores, aos quais é possível aumentar os impostos, roubar os salários, etc. Com os verdadeiros mamões da teta do Estado, nada é possível fazer, porque há contratos blindados e a puta que os pariu.
.
Só para a ralé não há contratos sequer, quanto mais mínimos!
GostarGostar
Há que de novo desmontar isto. as fontes deste post sao um meio espanhol extremista liberal de nome ” Lá ilustraçion Liberal – Revista Espanhola e Americana ” ligada aos grupos antiCuba de Miami e portanto nao poderíamos ter uma fonte mais “independente” e imparcial” para comentar as lutas sindicais na Telemadrid.
Dito isto para que toda a gente perceba de onde vem a inspiração deste post há que dizer que quando se pretende despedir 80% dos trabalhadores para de seguida encerrar mais um serviço publico .
A fonte dos incidentes no Metro de Madrid vem do El Pais , mas nao revela que conforma vem na noticia que” La Comunidad de Madrid habla de “sabojate sindical”. Los sindicatos hablan de incidencia y acusan a Metro de Madrid de tardar más de la cuenta en la evacuación para poner a los usuarios en su contra.”
Como era de esperar este Blog toma imediatamente o partido dos “bons” a câmara de Madrid de direita contra os “maus” os trabalhadores do metro e os sindicatos que a par com o “estado” são como todos sabemos a origem todo o “mal” para os extremistas radicais neoliberais.
Curiosa é igualmente uma noticia do El Pais sobre a prisão do lPresidente dos empresários espanhóis que mereci também um post, mas nao aqui claro:
Díaz Ferrán no pagó nada de IRPF a Hacienda en 2009
El expresidente de los empresarios españoles Gerardo Díaz Ferrán —en prisión por delitos de insolvencia punible y evasión de capitales— no pagó nada a Hacienda en su declaración del Impuesto de la Renta de las Personas Físicas (IRPF) correspondiente a 2009. Ese ejercicio efectuó una declaración conjunta con su esposa, Raquel S. G., pero ni uno ni otra pagaron un euro al fisco. Y ello a pesar de que dos años antes, en la declaración de 2007, el expresidente de la CEOE admitió que poseía un patrimonio —entre mansiones, casas, fincas, acciones e inversiones— que él mismo valoró en unos 93 millones de euros.
Viva a Iniativa Privada abaixo o estado opressor.
GostarGostar
D.Mariano , ojo,mucho ojo – los suyos no se reconozcan en Ud…
Y Aguirre no le perdonarà…
GostarGostar
Quando se vilipendia, em nome da emergência financeira ou de ‘ajustamentos’ económicos, direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo de dezenas de anos, estamos à espera de quê?
De ‘chá e simpatia’?
A ‘campanha anti-sindical’ sempre conotada com a transmissão da ideia que os sindicatos estão inexoravelmente prisioneiros do ‘status quo’ (trabalhista) esquecemos que, apesar do todos os protestos de abertura e liberalizantes do Poder, os parceiros sociais são indispensáveis para a boa governação.
Na Europa que recorrentemente serve de justificação para a introdução de novas e austeras medidas algum País conseguiu desenvolver-se e modernizar-se sem ‘concertação social’?
Já chega de ‘campanha anti-sindical’!
Já vai sendo tempo de procurar outras abordagens para entender as justificadas e inevitáveis ‘pulsões sociais’ que não se encontram nas folhas de Excel…
GostarGostar
daqui a pouco os nossos donos!
GostarGostar
Repito : hei-de ler, quando não sei mas talvez brevemente, um post no Blasfémias da autoria de HMatos ou de JMiranda, acusando os trabalhadores espoliados –sabem bem a quem me refiro !– como os responsáveis das sucessivas e graves crises !
Para certos liberais e neoliberais, o ideal seriam gangs(!) contratados pelo patronato selvagem(!), quiçá comparticipado pelo Estado, impedindo os trabalhadores de se organizarem e reivindicarem os seus direitos paulatina ou abruptamente roubados.
GostarGostar
O que e que esperavam? Que perante uma diminuição brutal das suas condições de vida os trabalhadores aplaudissem as mudanças? Quem se indigna com estas acções são os mesmos que acham legitimo que que cada actor social procure maximizar os seus benefícios a qualquer preço. Nesta lógica cada um escolhe as suas armas.
GostarGostar
A comunada que por aqui anda nao se cansa de aludir ao “passado esquerdista” de Helena Matos. Pois…. nao enxergam que a maior liberdade e’ a de mudar de opiniao livremente, sem correntes, quando os factos sao mais fortes que a ideologia.
So’ os burros e’ que nao mudam.
DEIXEM DE SER BURROS!!!
GostarGostar
Helena, isto não está a ficar nada bom, mesmo. E logo eu que gosto imenso de paz e amor.
Mas isto é assim: quando havia a cortina de ferro, o capitalismo predador tinha um medo horrível do comunismo e deixava funcionar as sociedades ocidentais em capitalismo moderado, até produtivo, apoiando as políticas social-democratas, não fosse o diabo tecê-las.
E se recuarmos ao séc. XIX, podemos concluir que não foi por acaso que Bismarck criou o Estado Social, sendo um homem conservador e anti-social democrata. Ele teve medo da ascensão dos social-democratas que, naquele tempo, não estavam para brincadeiras, como se viu na Rússia.
Nunca viu o olhar esgazeado, cínico e egoísta do líder do banco que governa o mundo, com aquele estilinho de quem olha para o prato dos outros a querer-lhe retirar a comida, nem que seja para dar ao cão? E a forma como diz que contava “ganhar” (ganhar, diz ele, mas ganhar é outra coisa) mais dinheiro do que no ano anterior, sendo que o mundo já estava em crise?
GostarGostar
Conheço um pais comunista em que o capitalismo selvagem e predador anda a’ solta.
Andam a comprar tudo (minas, empresas, dividas soberanas, etc.) quanto a sua estrategia expansionista necessita para eventualmente dominar o mundo. O tempo para eles nao conta mas ultimamente aceleraram o passo……
Esse pais explora mao-de-obra quase escrava e sem direitos. As empresas sao todas pertença de membros do partido do Poder e despedem sem compensaçao e qualquer consideraçao social.
Para camuflar quaisquer tensoes sociais, esse pais incentiva a criaçao de micro-empresas que manufacturam productos de muito baixa qualidade, e preço, e que sao comprados por “exportadores” para alimentar os milhoes de negocios que estabeleceram na maior parte dos paises do mundo.
Esses “negocios” aparecem como cogumelos e matam a pequena industria e comercio dos paises assim invadidos ao venderem a um preço escandalosamente baixo. E como o conseguem? No caso portugues, importando atravez de paises europeus com menos custos de importaçao, transporte e IVA mais baixo. O Estado portugues nao ganha nada com essas importaçoes……
Para alem disso, quem sabe qual o IRC arrecadado pelo Estado portugues a essas empresas?
Tudo isto para fazer uma pergunta:
Com tanto protesto de rua, como ainda nao apareceu uma palavra, um cartaz, um editorial, uma reportagem a essa invasao danosa da economia de Portugal?
Da’ que pensar…….
GostarGostar
Estes sindicalistas devem ser tratados com o mesmo respeito que foram na Alemanha de Leste e na Polónia de de Jaruzelsky
GostarGostar
Por cá os sindicatos fazem a mesma merda. Em setubal cortaram os travões aos comboios e no seixal cortaram a catenária. Depois foi ver os representantes dos sindicatos a anunciar que a paralisação da linha do Sado e da Fertagus, apesar de não dizerem que deveu-se a sabotagem enquanto que a adesão à greve era nula.
GostarGostar
o nosso querido capitalismo:
.
http://expresso.sapo.pt/presidente-da-google-orgulhoso-da-fuga-aos-impostos=f773595#ixzz2FA3ZzFqW
GostarGostar
O vosso querido comunismo…..
http://www.youtube.com/watch?v=GwIDfvGVnmM
GostarGostar
As ‘leis’ do mercado
.
“Chama-se capitalismo. Nós somos orgulhosamente capitalistas. Não faço qualquer confusão sobre isso”, referiu Schmidt.
.
Comentando a sua opção e as estratégias similares seguidas pelos responsáveis da Starbucks e da Amazon, que permitiram fugir ao pagamento de impostos no Reino Unido, o presidente executivo da Google afirmou mesmo com algum sarcasmo que outra opção iria contra a lógica do mercado e a defesa dos interesses dos acionistas: “Há muitos benefícios em ser-se britânico (…) É muito bom para nós, mas, chegarmos aos acionistas e dizer ‘ponderámos sobre 200 países mas sentimos pena das pessoas britânicas e quisemos (pagar-lhes mais)’, provavelmente haverá alguma lei contra isso”.
GostarGostar
So’ nao ve quem e’ BURRO.
http://www.youtube.com/watch?v=sb9SFenQopM
GostarGostar
JPacheco Pereira, Jonet e a caridade dela:
.
http://abrupto.blogspot.pt/2012/12/coisas-da-sabado-caridade-e.html
GostarGostar
para o expatriado,
os militantes, simpatizantes, ex-governantes e ex-líderes do PSD quando aparecem a criticar as opções deste governo no âmbito do Estado Social, serão, quem sabe, “comunas” infiltrados…
Adriano Moreira idem…
GostarGostar
POBREZA E VERGONHA
.
JPP dixit:
Por que é que as pessoas “escondem” a sua pobreza quando caiem nela? É porque recorrer à caridade pode ser uma necessidade imperiosa, mas é uma perda de dignidade social e humana, uma humilhação. É uma “vergonha”. É por isso que quem em política pensa como Jonet, tende a desvalorizar o imenso sofrimento que a crise está a provocar, nas suas dimensões psicológicas e humanas, muito para além das necessidades básicas de casa, comida, luz, água e transportes, medicamentos e roupa. Porque quando é assim, e é o que Jonet anda a fazer com as suas declarações, elas não são sobre a caridade, mas sobre a sociedade e a política e devem ser discutidas como tal.
GostarGostar
MJRB…… E como chegou Portugal a este estado de miseravel pedinte?
Quanto aos nomes que mencionou (excepto, talvez, Adriano Moreira)….. muito pano para mangas….
GostarGostar
O que seria do comunismo sem os pobres (a quem nao querem que se ajude a minorar a sua situaçao)?
GostarGostar
expatriado,
não concordo consigo.
GostarGostar
Cuba estava apenas nos primeiros 10 lugares de melhores salários da Indústria e da agricultura, prostitutas havia algumas e vivia um capitalismo horroroso. Chegou Fidel Castro e trouxe as boas novas dos amanhãs a cantar e Cuba está no lugar 150. A única industria fluorescente é o das gineteras a dar o corpinho no turismo sexual para glória da revolução juntamente com as cartilhas de racionamento.
GostarGostar
MJRB.
“expatriado,
não concordo consigo.”
Nem tem necessariamente de concordar. Cada um pensa com a sua.
Excepto na Korea do Norte, local que alguns teem muitas duvidas de que nao seja uma democracia…..
GostarGostar
ainda não percebi – deve ser defeito meu – o que é que a fuga aos impostos por parte do Google e o que pensa JPPereira sobre Isabel Jonet, tem a ver com o que pensa o PCP sobre a coreia no norte, mas enfim.
GostarGostar
Muita conversa por aqui mostra bem o que e’ um Pais em que so’ se exigem “direitos” e nenhuns “deveres”.
A demagogia diz que a CRP afirma que a ‘soberania reside no povo’, mas “esquecem-se” de que nao ha’ maior soberania do que o VOTO.
Eles sabem muito bem para quem estao a falar….
GostarGostar
Alguem mencionou o PCP?
GostarGostar
que seja público, só conheço a afirmação do chefe da bancada parlamentar do pcp sobre a “democracia” – entre aspas, digo eu – na coreia do norte; para além do pcp conhece -se, em portugal, mais alguma afirmação pública sobre o tema?
GostarGostar
Deve-se poder mudar. Desde que seja para melhor. Ora não é manifestamente o caso.
GostarGostar
Expatriado 00:21,
O VOTO é colocado pelos eleitores que, ao fazê-lo, são soberanos.
“A soberania reside no povo” não é uma entidade virtual. É real.
GostarGostar
MJRB
Posted 16 Dezembro, 2012 at 01:17
“Expatriado 00:21,
O VOTO é colocado pelos eleitores que, ao fazê-lo, são soberanos.
“A soberania reside no povo” não é uma entidade virtual. É real”
Exactamente o que eu disse, e o povo VOTOU para uma mudança de Governo!!! Ou estou enganado?
GostarGostar
Em 2009 tinham este discurso e em 2012…… nada mudou.
.
E’ caso para dizer: “Cantam bem mas convencem cada vez menos”
.
E nota-se nas percentagens.
GostarGostar
Não estou aqui, nem em nenhum outro local, a apelar ao voto na CDU, mas não por acaso…as sondagens têm dado mais uma razoável percentagem a essa coligação… E estou mesmo convicto (não pela sondagem) que terá mais votos. Culpa de quem ? — certamente deste governo, das suas políticas económicas e sociais, pelo absoluto desrespeito pelos cidadãos mais vulneráveis.
Expatriado,
A Constitiução É PARA SER CUMPRIDA ! Num Estado de direito, É PARA SER CUMPRIDA ! Caso contrário estamos todos, mesmo todos, na antecâmara dum Estado incontrolável e perigoso.
Este governo tem a maioria. Se não está contente com a Constituição, que tente pontualmente mudá-la…
GostarGostar
Quase posso garantir-lhe, expatriado : se este governo quiser retirar da Constituição os DIREITOS dos cidadãos, a maioria destes, se bem informados da golpada, farão uma forte, derradeira e provavelmente violenta oposição. No espaço público, onde fôr necessário. Depois, as consequências ninguém pode hoje prever, mas serão bastante más.
Atrevam-se…
GostarGostar
Pois e’…. MJRB…..
Com o VOTO em eleiçoes a constituiçao CUMPRE-SE!!!! E foi isso que foi feito!!!
Qual e’ o problema dos comunistas e seus similares? Que a politica seguida pelo governo ELEITO nao lhes agrade? Tough luck!!!! Trabalhem para GANHAR as proximas eleiçoes e entao podem LEGALMENTE impor as suas politicas. Assim funciona a DEMOCRACIA conforme a entendo. Nao aquela “a la Korea do Norte”….
.
Noto uma certa “ameaça” no seu ultimo escrito. Para um melhor entendimento meu, gostava que me clarificasse o que quer dizer por “DIREITOS dos cidadaos”….. e quais estao a ser ameaçados no presente. Nao basta mandar bocas….
.
Fala em “violencia”…. a arma preferida pela tal esquerda que, se os outros nao fizerem o que querem, nao perde um minuto a pensar nas consequencias desde que atinjam os seus objectivos. Pois bem, entao tentem uma vez mais para ver onde o baile vai acabar.
.
Tem-se visto apelos “A’ RUA”….. No meu tempo de jovem dizia-se que “A RUA E’ DOS CAES”. E continua a ser!!!
GostarGostar
“A RUA E’ DOS CAES”
a elegância no trato nunca foi apanágio de uma besta.
GostarGostar
Expatriado,
Esta Constituição está pontualmente a não ser cumprida pelo governo e pelo PRepública.
Vc. sabe muito bem que a CDU, o BE não vencerão eleições. Terão, isso sim, nas próximas legislativas, mais votos.
Não ameacei nem ameaço o poder. No entanto, não é difícil constatar que muita gente indevidamente espoliada atingirá o limite da “compreensão” possível e se houver um clic motivante, não hesitarão em revoltar-se. Se necessário com violência. Espere pelas consequêncis das privações, da fome… E, note : essas reacções nada têm a ver com “esquerda”, CDU, etc. Há muita gente, mesmo muita(!) que votou no PSD e no PP e que estão no limiar da tolerância possível…
“Direitos dos cidadãos”, não sabe o que é, nem quais ? Vc. desconhece os seus direitos ADQUIRIDOS !?…
Quanto aos “cães nas ruas”, no “seu tempo”, desconheço que tempo foi esse e a que cães se refere. Mas se vc. identifica como “cães”, pessoas que politica e partidariamente abomina, então saia menos à rua. O espaço público, incomodando-o, não é para si. Quiçá nem a Democracia.
GostarGostar
MJRB….
As nuances da lingua portuguesa escapam-lhe, va’-se la’ saber porque….
.
Nao se enerve. A vida sao dois dias e ontem foi um deles.
GostarGostar
Nos EUA é o mesmo. No Michigan uma nova lei Estadual já não obriga os trabalhadores a pertencer a sindicatos, como protesto os sindicatos destruiram uma banca que vendia comida.
http://nation.foxnews.com/unions/2012/12/13/union-thugs-destroy-black-mans-hot-dog-stand
GostarGostar
lucklucky
Exactamente!!! E essa “acçao” traz-nos de volta ao assunto original deste artigo de Helena Matos.
.
Sindicalistas sao tudo “boa gente”…….
GostarGostar
Expatriado,
Tá enganado, as “nuances” foram suas (03:40). E voltam às 16:05 — esteja descansado, que felizmente não me enervo.
Os locais por onde vc. transita e frequenta devem estar “infestados” só por “escardalhada” queixosa dos abusos deste governo sobre os seus salários, pensões, aumento de impostos, etc… Não encontra votantes no P”SD” e do PP revoltados ? Pois eu, encontro-os, falam comigo, e muitos !
GostarGostar
E’ Domingo……
GostarGostar
Expatriado,
Morais Sarmento, provavelmente tido por este P”SD” como membro da “escardalhada”, prevê “o aumento da tensão social e política” em 2013.
GostarGostar
E crimes dos PC,s franceses, italianos ou finlandeses não há? Mesmo “martelados” por sistemas eleitorais que impediam os mais votados de governar?
A que gostei mais de todos os clássicos anti-comunistas foi do elogio da situação cubana pré-1959… Realmente o povo cubano teve azar: a manter o modelo de Baptista podia agora ombrear com países desenvolvidos como o Haiti, a República Dominicana ou Trindade e Tobago onde prostituição nem vê-la!!!!!
Haja paciência!!!
GostarGostar
Os sindicatos estão transformados em gangues de chantagistas e sabotadores. Simplesmente!
GostarGostar