Saltar para o conteúdo

O Relatório do FMI

9 Janeiro, 2013

Levanta, no diagnóstico e nas sugestões que apresenta, um velho mas interessante debate: o confronto entre os direitos adquiridos e o princípio da igualdade. Algumas das propostas são um verdadeiro murro no estômago, mas o documento merece ser lido com atenção. O texto integral está disponível no site do Negócios (em documentos download).

89 comentários leave one →
  1. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 14:54

    Nada de novo. A velha receita neo liberal aplicada no Chile, Argentina, Inglaterra de Thatcher e nos US de Reagan, com os resultados que se conhecem.

    Gostar

  2. Miguel's avatar
    Miguel permalink
    9 Janeiro, 2013 15:03

    Então ninguém comenta as 10 HORAS (!!!!!!) que ligam o TGV de Madrid a Paris????

    http://pt.euronews.com/2013/01/08/madrid-e-paris-ligadas-pela-alta-velocidade/

    Tendo vivido em França vários anos e sabendo que Paris-Aix en Provence são pouco mais de 3,5 horas… onde é que estão as outras 6,5?

    Quanto é que seria o Poceirão-Paris??

    Gostar

  3. oɥɿəoɔ șoșșɐɗ's avatar
    oɥɿəoɔ șoșșɐɗ permalink
    9 Janeiro, 2013 15:11

    Exactamente, “A velha receita neo liberal aplicada no Chile, Argentina, Inglaterra de Thatcher e nos US de Reagan, com os resultados que se conhecem.”
    A receita novamente na moda por cá, também já com frutos por toda a Europa: Zona Euro em recessão.

    Gostar

  4. Monti's avatar
    Monti permalink
    9 Janeiro, 2013 15:15

    Viva Zapata Catroga.
    Dividendos ou morte.
    A bem do Polvo.

    Gostar

  5. fralves's avatar
    9 Janeiro, 2013 15:21

    Com seria de esperar… rasgam as vestes e arrancam os cabelos… mas não fazem uma apreciação séria das validade ou não das recomendações apresentadas.

    Gostar

  6. André's avatar
    André permalink
    9 Janeiro, 2013 15:27

    Viva a recessão! Pelo menos se fizermos isto sempre podemos que a culpa de não conseguirmos pagar dívida não é nossa! Bem haja às almas inteligentes e caridosas que solucionam os nossos problemas, que pena ter nascido em Portugal. Os parvos dos portugueses votaram nos tipos do PS, PSD e CDS-PP, eu fico com a vida destruida por causa desses criminosos partidários! Adorava que um dia todos os PMs vivos portugueses vissem os seus bens confiscados e a sua vida em prisão perpétua.

    Gostar

  7. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    9 Janeiro, 2013 15:33

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/psd-acusa-oposicao-de-precipitacao-a-relatorio-do-fmi

    “Calma, calma, Blasfemos.
    Não nos precipitemos.
    O documento não existe.
    Dele não temos conhecimento.

    Anda um país já tão triste,
    Por causa do Orçamento,
    Que dizem que é de Estado.
    Que ataca o reformado.
    E o pobre desempregado.
    Que tristeza, já viste?

    Eis que deixa escapar a banca,
    Essa não leva imposto.
    Para essa não há medidas!
    Para essa não há desgosto.”
    Carlos Praxedes

    Gostar

  8. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 15:36

    Pec 1
    Pec2
    Pec3
    Pec4
    OGE 2011
    Oge 2012
    Medidas agora fMI e 4bi para cortar

    Já nao vai haver OGE 2013 por falta de quorum

    Gostar

  9. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 15:37

    Digo OGE 2014

    Gostar

  10. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 15:48

    A situação é simples e previsível:
    Os passageiros do tupolev emprestado em 1974 notam que o aparelho começa a perder gás e há poucos para quedas disponíveis.
    Garantiram-lhes que o avião nunca cairia, que era favas contadas, sempre em frente em direcção ao progresso.
    Os que ficarem no avião vão ficar em mau estado, alguns dos para quedas não vão abrir, alguns dos para quedistas não sabem abrir o para quedas por causa do medo, raros aterram em condições.
    Moral da história:
    Nunca mais querem andar nos tupoleves
    Reacção de alguns jornalistas:
    Armadilham os tupoleves por tudo quanto é sítio.

    Gostar

  11. Yoda's avatar
    Yoda permalink
    9 Janeiro, 2013 15:52

    O mais engraçado é que há 40 anos que o suposto Tupolev é pilotado pelo PS, PSD e CDS, cujos figurões há muito se apropriaram os pára-quedas existentes.

    Gostar

  12. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 15:55

    É engraçado sim senhor.
    Grande Yoda! É assim que se escreve?

    Gostar

  13. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    9 Janeiro, 2013 15:57

    E que tal começar pela prenda de natal 2012 do governo (A PAGAR PELOS PORTUGUESES…) ao BANIF (banco irrelevante) no valor de 1000M?

    E que tal começar pelo acabar com os benefícios fiscais das empresas em monopólio ou dominância de mercado (PT, GALP, etc)?

    Vá lá, façam um esforço pela decência…

    Gostar

  14. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    9 Janeiro, 2013 15:59

    Gostei, sobretudo, da ironia do FMI: “chegou a hora das reformas inteligentes”. Simpática maneira de dizer que somos governados por uma cambada de bestas.

    Gostar

  15. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 16:07

    Duarte, o setor industrial no Chile representa 45% das exportações. Em Portugal não chega aos 30%. O problema do Chile é a desigualdade. O Chile está mais industrializado que Portugal. Comparar Portugal com o Chile é o mesmo que comparar Espanha com Portugal. O Chile já teve um superavit e a inflação esteve controlada.
    Diga-me quando é que Portugal teve um superavit ou quando é que a inflação esteve controlada?
    R.

    Gostar

  16. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Janeiro, 2013 16:13

    Um documento näo-oficial, filho de pais incognitos, transformado em “barro à parede” para ver o que dá. A sra do FMI tanto diz que a austeridade colocou em causa os objectivos do programa, como acha que devemos investir em agencias funerarias e cemiterios…

    Gostar

  17. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    9 Janeiro, 2013 16:24

    Carlos Loureiro:
    E se susbstituirmos “direitos adquiridos” por “princípios contratuais”? Os contratos, são ou não são para respeitar? Ou só os privados é que têm que os respeitar?

    Gostar

  18. pedro's avatar
    pedro permalink
    9 Janeiro, 2013 16:34

    os parolos do governo, como diz Rui Rio, foram pagar verbas astronómicas por um relatório cujo conteúdo é equivalente ao que os nossos economistas andam a dizer à anos. O relatório é um pano de água gelada na nossa cara . Que vergonha!

    Gostar

  19. BorNot2B's avatar
    9 Janeiro, 2013 16:42

    O “Estado” é uma mama. Mamam os que lá estão e os que andam à volta. E são muitos…
    A Troika (ou neste caso o FMI…) apenas estão a dizer o que é óbvio… É este “óbvio” que ninguém quer ouvir… A esquerda não quer, porque nem sabe ouvir nem fazer contas… E a direita também não… (porque mesmo fazendo mais contas, também vive da mama…).
    Não obstante, é precisamente pela reforma profunda do Estado – implicando redução drástica de efectivos – que o “assunto” se resolve. Tem custos sociais… Pois tem… Mas o que é melhor? Acautelar a produção de riqueza do sector privado ou manter a “mama” e destruir a economia… (como tem sido feito…).
    O “ataque” ao défice “provocou” o aumento do desemprego e falências (tudo no “privado”). A economia está moribunda, as receitas fiscais caíram… Se em vez da “”estratégia” que tem sido seguida, se tivesse optado logo de início por reformar o Estado a sério, teríamos funcionários públicos a “sofrer” (o que é sempre indesejável), mas a economia seguramente mais forte, e em consequência o Estado com mais dinheiro para atender ao apoio de transição necessário (ao nível dos ex funcionários públicos… ).
    Quando se fala em “igualdade” é bom que esta seja “igual” para todos. Tanto para o Estado como para os privados…

    Gostar

  20. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 16:43

    Rogério

    Gostar

  21. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 16:49

    Duarte, há duas formas de lidarmos com esta situação.
    A primeira é não entender que desde o mítico 25 de Abril tivemos 2 resgates pelo FMI.
    A segunda é entender que desde o mítico 25 de Abril tivemos 2 resgates pelo FMI.
    Uma ou outra não nos tira deste 3º resgate.
    O amigo pode continuar a ladrar, a ver vídeos sobre a maçonaria ou ler blogs de toda e qualquer espécie. Ou pode ser sensato e ir à Pordata e verificar que a despesa com 3milhões de pensionistas na SS dão aprox. 14mil paus enquanto que para os “500mil” da CGA a despesa é de 10mil paus. Pode também ver gráficos que lhe explicam a nossa fraca industrialização. Pode também ler sobre a constante desvalorização da moeda feita ao longo dos anos. Entretanto fique entretido. As reformas têm de ser feitas. A bem, ou a mal.
    R.

    Gostar

  22. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 16:50

    Luis FA

    “Teríamos a economia seguramente mais forte”

    Claro, claro! É uma questão de fé .

    Gostar

  23. Carlos Loureiro's avatar
    9 Janeiro, 2013 17:08

    Trinta e três
    Posted 9 Janeiro, 2013 at 16:24

    É uma óptima pergunta (mas o argumento implícito também não é novo). Eu não estou, ainda, a tomar posição no debate nem a defender as sugestões do relatório.
    Presumo que o Trinta e Três esteja a pensar nos “contratos” dos funcionários públicos e nos “contratos” entre os pensionistas e o Estado.
    Em ambos os casos, a aplicação da teoria dos direitos adquiridos leva a consequências diferentes da aplicação dos princípios dos contratos, em especial do princípio do pacta sunt servanda e da imutabilidade dos contratos por vontade unilateral. Se reparar, houve muitas mudanças ao longo dos tempos que não levantaram quaisquer objecções (porque, apesar de violarem princípios contratuais, não punham em causa “direitos adquiridos”).
    Por outro lado, mesmo no âmbito dos contratos existe a figura da alteração superveniente das circunstâncias, que permite alterações do conteúdo do contrato se as circunstâncias que fundaram a decisão de contratar de alterarem substancialmente (entre outros pressupostos, cuja verificação no caso é duvidosa).
    De qualquer modo, neste debate devem ter-se também em conta as consequências que o cumprimento dos contratos tem em sujeitos que nem sequer são dele parte (incluindo as gerações futuras), mas sobre quem recairá o encargo do cumprimento.

    Gostar

  24. murphy's avatar
    murphy permalink
    9 Janeiro, 2013 17:10

    Os srs. Jornalistas lançam um slogan que diz assim “todos os pensionistas vão ser prejudicados”, mas isso não é verdade. Eis o que vai ser declarado inconstitucional em algumas semanas: num País onde 90% das pensões são inferiores a 600 €, este OE prevê, o agravamento em IRS de:
    – 10% para as pensões acima de 1.800 €/mês;
    – 25% para as pensões acima de 5.000 €/mês;
    – 50% para as pensões acima de 7.500 €/mês;
    As pensões mínimas – que afectam a maior parte dos reformados, portanto, não são cortadas – vão ter uma actualização com a inflação. A comunicação social, como seria a sua obrigação, informa os cidadãos disto!?…
    Acordem e pensem “que portugueses vão beneficiar deste clima que está criado contra o Orçamento de 2013?”. E porque não se falam de situações como esta?:
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2012/12/a-refundacao-tambem-tera-de-passar-por.html

    Gostar

  25. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 17:15

    Luís L A,
    disse tudo o que havia a dizer para já
    há quem não queira ouvir
    o que tem que acontecer tem muita força.
    o portela é boa pessoa, anda mal disposto, eu não gosto de o ver assim,
    o picoiso acabará por dar razão à tia Efigénia:
    “Olha filho, no meu tempo vivia-se pobrezinho mas roubava-se muito menos!
    Como pode haver dinheiro se ele entra pela porta e sai pela janela!
    Ouvi falar numas ilhas, tu que sabes de tantas coisas hás-de saber onde ficam!
    Tu tens a certeza que os teus amigos não…cala-te boca, olha toma lá o cházinho que acalmas!!
    Entre mortos e feridos alguém há-de escapar!” E não é que a tia Zulmira diz o mesmo!

    Há velhos que sabem muito.
    Um sobá fez coluio com os jovens do seu território e resolveram matar todos os velhos, para ficarem só eles na terra e governarem-na a seu modo. Assim fizeram, porém, um jovem conseguiu esconder no mato o seu avô…
    Passaram-se alguns dias e aconteceu que, estando o sobá a dormir, veio uma cobra e enroscou-se em seu pescoço.
    Quando acordou, viu a cobra enrolada em volta do pescoço e, não podendo mexer-se nem falar, apenas fazia sinais com as mãos.
    As pessoas, quando compreenderam os sinais que o sobá fazia, disseram:
    – Trazei um pau para matarmos a cobra.
    Outros diziam:
    – Não, pegai uma seta e atirai na cobra.
    Outros cismavam:
    – Não, podemos atingimos o sobá.
    Os jovens não sabiam como matar a cobra no pescoço do sobá e este ficou com a cobra no pescoço durante muitos dias, sem que a pudessem matar.
    Entretanto, o sobá tinha emagrecido muito.
    Então aquele jovem que tinha escondido o avô no mato, foi ter com ele e contou-lhe :
    – Estes dias não me tens visto porque nós estamos aflitos por causa do sobá, pois tem uma cobra enroscada no pescoço e não a podemos matar.
    O velho disse:
    – Isso sucede assim só porque há pessoas más! E no entanto… isto é fácil resolver.
    E o velho ensinou ao jovem como havia de fazer.
    Quando o jovem foi ter com os outros, tirou um grilo da terra, amarrou-o a um fio e prende-o perto do sobá.
    Quando o grilo se pôs a cantar, a cobra saiu do pescoço do sobá para ir comer o grilo.
    Então o jovem pegou um pau e matou a cobra.
    O sobá levantou-se a cambalear de fraqueza.
    Quando se restabeleceu, inquiriu em toda aquela terra quem era o sábio que o tinha salvado.
    Foi-lhe indicado aquele jovem e o sobá perguntou-lhe:
    – Onde é que colheste esta sabedoria?
    O jovem respondeu-lhe:
    – Recebi de meu velho parente que escondi.
    O sobá então disse-lhe:
    – Ide chama-lo.
    Foram chama-lo e o sobá deu-lhe uma parte do seu território para ele governar, com o direito de receber tributos como se fosse um verdadeiro sobá.

    Gostar

  26. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 17:22

    Rogério

    Lamento , mas a minha educação não me permite responder a pessoas que usam o seu tipo de linguagem e insultos.

    Gostar

  27. zeca marreca's avatar
    zeca marreca permalink
    9 Janeiro, 2013 17:38

    Os direitos não deviam ser adequiridos… deviam ser cotados em bolsa, pá!
    Tal como a igualdade, deviamos poder comprar disso no mercado financeiro…

    Gostar

  28. pedro's avatar
    pedro permalink
    9 Janeiro, 2013 17:44

    estamos feitos ,a direita e esquerda a negarem a realidade espelhada no relatório.Penso que vamos acabar com um administrador estrangeiro residente a governar o protectorado.

    Gostar

  29. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    9 Janeiro, 2013 17:48

    Direitos adquiridos: O direito ao Catratroskov.
    Igualdade nenhuma; Para uns o catroistroikinho, para outros o catroistrokaço.
    E vida.

    Gostar

  30. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 17:48

    Tal e qual Murphy.
    Duarte, bem podes ir apanhar no pacote ó rabeta.
    R.

    Gostar

  31. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 17:55

    Um insulto à inteligência é o folhetim da glória.
    ” O Ministério Público vai pedir à Assembleia da República o levantamento da imunidade da deputada socialista Glória Araújo, detida na sexta-feira por condução com excesso de álcool no sangue, para que o processo-crime prossiga.
    “Os deputados têm imunidade. Não podem ser acusados nem julgados enquanto o Ministério Público não pedir o levantamento e a Assembleia da República o levantar. Não podia ser julgada em processo sumário”, explicou a diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, Maria José Morgado, à agência Lusa.
    Porém, adiantou, porque a moldura penal do crime é inferior a três anos de prisão, o levantamento da imunidade não é obrigatório.
    “Nesses casos, o processo fica suspenso até ao termo das funções da deputada e depois decorre normalmente”, explicou a diretora do DIAP de Lisboa.
    Isto é, os deputados podem emborcar à vontade não acontece nada, eu outro dia bebi um bagacinho com o AC e foi o cabo dos trabalhos. Ele safou-se porque disse ser correspondente da lusa.
    Alerto para um pormenor:
    A AR tem um restaurante para 10 almoços por dia! A AR tem um restaurante e um refeitório. Tirando os dias de plenário, o restaurante da AR serve apenas 10 refeições por dia A maioria das refeições são servidas no refeitório. “Durante o ano de 2011 no refeitório foram servidas, em média 280 refeições diárias, e no restaurante cerca de 40 nos dias de reunião plenária (quarta, quinta e sextas feiras) e 10 nos restantes dias.”
    Em 10 refeições por dia, mesmo comendo só uma garfada, com a lista de vinhos que lá têm que é que resiste?
    Se quiserem a lista eu posso informar.
    “Das exigências para a confecção das ementas de deputados e funcionários constam ainda pratos com bacalhau do Atlântico, pombo torcaz e rola, de acordo com o documento a que o CM teve ontem acesso. O café a fornecer deverá ser de “1ª qualidade” e os candidatos ao concurso têm ainda de oferecer quatro opções de whisky de 20 anos e oito de licores. No vinho, são exigidas 12 variedades de Verde e 15 de tintos alentejanos e do Douro” C. M. Então como é!
    Não é por nada, mas nas próximas eleições, desta vez vou mesmo candidatar-me às listas de um partido porreiro e estou lá feito. Prometo, não faço nada, não digo nada, como a maioria dos que lá estão, deixem-me só provar aquelas iguarias por preços tão módicos. Depois saio no meu bm alta gama e até estoiro o balão,
    O polícia quando vir quem sou até me bate a pala e me dá os parabéns de conduzir à maneira.

    Gostar

  32. zeca marreca's avatar
    zeca marreca permalink
    9 Janeiro, 2013 17:56

    “podes ir apanhar no pacote ó rabeta”

    A sua elevação intelectual e nível argumentativo fascina-me…

    É colega de curso do Dr Relvas?

    Gostar

  33. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    9 Janeiro, 2013 18:01

    Rogerio, rogerio
    Volte para a realidade ,homem. Está vivendo hoje portanto disfrute do pressente que vc é europeo e que seu amo/ama ´uma tal dona Merkel
    QUe `pr outro lado foi o que votamos no Tratado de Lisboa. Esta Lisboa sempre fod++++ os do Norte.
    E o que ai.
    Tudos aos botes salvavidas. Perigo de Iceberg pela proa…

    Gostar

  34. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 18:05

    Aprender com Joaquim Aguiar:
    “…. O futuro tem que ser uma descontinuidade. Numa crise deste tipo, o presente não liga o passado com o futuro e quem ficar a olhar pelo retrovisor tem um acidente. Agora se esquecer o retrovisor, aquilo que vê à frente é o que lhe oferece a solução para o presente. E o que estamos a ver à frente? Competitividade, necessidade de atrair investimento dos outros porque nós não temos capital nem tempo para o reconstituir. E onde não há capital não há trabalho, da mesma maneira que onde não há ricos só há pobres. Nós temos de reconstituir uma sociedade com tensão interna suficiente para ser criativa: isso é uma sociedade competitiva. Claro que podemos ter uma sociedade com tensão interna autoritária, foi nisso que caímos com a troika. A troika é um factor autoritário, não resolve nada dos problemas de futuro porque não é a desigualdade autoritária o que nós precisamos, a distinção entre os senhores e os escravos, o que precisamos de ter é a desigualdade competitiva, que significa interiorizar o que é exterior, ver como os outros estão a fazer e como podemos fazer a mesma coisa melhor. O grande drama de quem não tem crescimento é que, faça o que fizer, ninguém vai querer comprar o que está a produzir, e então há uma regressão. A espiral regressiva não é grave se batermos no fundo e voltarmos, mas é destruidora se batermos no fundo e estagnarmos. (…) [Os que vão efectuar o salto são os] que têm competências e não têm capacidade de as aplicar porque a sociedade estagnou. São esses que vão criar as novas condições para o futuro. Mas como não têm recursos, são os recursos externos que vão dinamizar as novas lideranças. Na sociedade portuguesa há dois terços de adaptados e um terço de inquietos. É neste um terço de inconformados que, perante a experiência da crise e a nova inteligência sobre o que são os limites da regulação, vão conduzir politicamente projectos que não sejam distributivos e sejam competitivos. (…) [Os agentes federais são] os inoculadores das energias competitivas. Porque eles têm de resolver o problema europeu. A geração que nascer nesta crise vai ter uma cultura política muito mais centrada na crise do que na expectativa do paraíso.»

    Gostar

  35. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:05

    zeca marreca (esse nick é de génio) podes tu também ir apanhar no vasilhame! Junta-te aos teus companheiros de estrada, Piscoito Arnaldo, Portela, Duarte.
    Não preciso argumentar ó idiota. O que há para argumentar ó atrasado? As pessoas continuam com o mesmo fandango. Eu não sou trabalhador público. Não tenho reforma da CGA e não tenho nenhum familiar associado à FP. Portanto estou-me bem a cagar para a tua elevação argumentativa. Mete-a no cu.
    Dás-me tanta graça como o Aníbal Cavaco e Silva a declarar-se neokeynisiano!
    R.

    Gostar

  36. MJRB's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:07

    Resumindo, também pelo hoje anúncio novo roubo em Portugal : “É uma casa portuguesa com certeza…”

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:08

    errata:
    “pelo hoje anunciado

    Gostar

  38. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 18:13

    Como dizia Rui Moreira, na RTPIn, os 1,1 mil milhões de euros colocados no Banif foi uma espécie de fundo perdido que os portugueses certamente vão ter de pagar, como vão pagando outros saques. O que eu não entendo é porque o raio do FMI nunca engloba nos seus chamados relatórios, feitos a pedido, aqueles bodos aos ricos.
    Claro que o FMI tem um comportamento bipolar. No período de euforia diz que afinal não percebe nada do assunto, que falha, que erra, e que a exagerada austeridade mata a economia; no período de depressão manda o governo sacar o mais que puder ao desgraçado do portuga.
    Eu acredito mais na versão eufórica. Aquela em que eles assumem que não percebem nada do assunto.
    ————–
    Ah! Uma boa notícia: Nogueira Leite, depois de um ou dois anitos na CGD não saiu com reforma.

    Gostar

  39. Incognitus's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:20

    Duarte, pelo menos no Chile a velha receita produziu resultados extraordinariamente positivos.

    Gostar

  40. Incognitus's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:22

    Sendo também de lembrar que se o FMI actua num país, é porque já se está numa situação insustentável e onde vão acontecer problemas económicos. Portanto convém não confundir os efeitos negativos de resolver os desequilíbrios, com os efeitos positivos das medidas tomadas ao longo do tempo.

    O rendimento e emprego que se está a perder em Portugal, só existia devido à expansão insustentável da dívida. A sua implosão é resultado não das medidas que visam repor o equilíbrio, mas sim da impossibilidade de continuar a expandir a dívida.

    É com,o alguém que vive uma vida acima das suas possibilidades usando crédito. Quando o crédito adicional cessa naturalmente o nível de vida usufruido cai bastante – mas não podemos cartamente dizer que são as medidas que visam tornar a vida dessa pessoa viável, que lhe baixam o nível de vida.

    Gostar

  41. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 18:36

    O euro tem sido bom para a Alemanha
    Para Portugal e outros nem tanto.

    Euro Has Helped Boost German Exports and Profits

    Many economists disagree. In the postwar years, the deutschmark repeatedly appreciated against Southern European currencies, and German industry was more productive. This also benefited employees, because their higher wages enabled them to buy more foreign goods and made foreign travel cheaper for them.

    But this effect has disappeared since exchange rates were fixed with the introduction of the single currency. There has been no currency appreciation since then, and the greater competitiveness of German companies is reflected solely in higher exports and greater profits. This also applies to trade with customers outside Europe.

    German producers do their accounting in euros, which is why they profit from the fact that the currency is relatively undervalued at the moment because of the debt crisis. Experts estimate that if the deutsche mark still existed, German cars and machines would probably be 15 to 20 percent more expensive than they are now. Economists with Citigroup assume that Germany’s annual exports have been about €100 billion higher for this reason alone.

    Even economists who are sympathetic to the employers’ stance concede that the framework for wage policy has changed since the introduction of the euro. “If we still had the deutschmark, we could hardly afford wage increases, in light of the massive appreciation of our currency,” says Michael Hüther, head of the Cologne Institute for Economic Research.
    Because the euro exists, even Hüther believes that there is room for higher wages, albeit much less than fellow economist Bofinger. Hüther feels that wage increases of up to 3 percent are certainly feasible in the upcoming bargaining round, although he does not believe that this will produce a significant increase in jobs. “And despite all the euphoria, we mustn’t forget that there are still 2.9 million unemployed people in Germany.”

    Germany’s union officials don’t seem to be overly worried about this at the moment. Instead, they are gearing up for big pay demands. One of them is Onno Dannenberg, public sector wage policy manager at Ver.di. He will attend the first negotiations for state government employees on Jan. 31, and two additional rounds are planned for February and March. In light of the economic situation in Europe, says Dannenberg, it is “all the more important that we strengthen domestic demand.”

    Translated from the German by Christopher Sultan

    ARTICLE…PrintE-MailFeedback

    Gostar

  42. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 18:39

    Já agora, outra coisa: a garotada que circula nos corredores do poder a receber balúrdios já conseguiu fazer a tabela de deduções do IRS?
    E o Gaspar também não é capaz de fazer a tabelazita? Eu acho chato, mas podiam pedia ajuda ao Teixeira dos Santos. Foi mau ministro, mas parece-me que sabe fazer essas contecas. Coisa simples, aliás.

    Gostar

  43. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    9 Janeiro, 2013 18:43

    Converia alguma vez para nao confondir tantas divinidades( aclarar em algum que outro postecito) que o FMI é só uma das divinidades da Santissima Troika.
    Ainda que parecera que seja e exista ela e só ela e que ,por outra parte, sempre esteja jogando a ser a portavoç do santo grupelho…

    Gostar

  44. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 18:43

    Anda aqui um adiantado mental que tem uma Pordata só para ele, considerando os dados que apresenta e que não existem na oficial.
    .
    Mas mesmo que os números fossem próximos, a comparação direta é absolutamente idiota, pois não relaciona o tempo e o valor que cada um pagou e recebe de pensão.
    .
    Enfim, sofre do mal muito tuga da dor de cotovelo, pela linguagem que usa associado a dor de corno, provavelmente porque nem ele nem ninguém lá na família nunca conseguiu entrar para a função pública (o que só demonstra que os critérios de entrada cumprem alguma exigência).

    Gostar

  45. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 18:51

    Há quem esteja farto do Château Haura 2005, produzido em Graves por Denis Dubourdieu e prefira o Pintas, de Vale Mendiz produzido por Sandra Tavares da Silva Serôdio Borges.
    Vai ter que esperar. ainda por cima o toninho reaparece de mansinho. ” Guterres entra para Gulbenkian”. Parece que não mas é um impecilho do caraças. Ele conhece-os por dentro e a todo o momento pode ter interesse em…

    Entretanto a verdadeira discussão sobre a tugolândia ainda agora começou!
    Os farsantes do costume vêm a terreiro guardar o seu bordel. O estardalhaço é mau conselheiro. O otelo está mudo.
    Ainda agora fui à janela e ainda não vi o vasco da melena, mas lembro-me do outro que animou a malta na almadense, já nessa altura se chamava incrível, a almadense.
    O povo não vai ficar eternamente nas nuvens, o povo sabe que nada pode ficar na mesma, nada vai ficar na mesma.
    Os que já zarparam perceberam e os que cá ficam também acabarão por saber, mesmo bombardeados, intoxicados pela informação ignóbil avalista de há décadas das maiores falácias e dos maiores desvios.

    Gostar

  46. Incognitus's avatar
    9 Janeiro, 2013 18:59

    Paulo, se relacionares o tempo e valor que cada um pagou, a coisa ainda fica mais feia, porque no sector privado desconta-se quase 3x mais do que no sector público para um mesmo rendimento (dado que além do trabalhador, também a entidade patronal desconta – sendo que no Estado a entidade ou não desconta ou os descontos são irrelevantes pois é o Estado a descontar para o Estado).

    Gostar

  47. murphy's avatar
    murphy permalink
    9 Janeiro, 2013 19:00

    Para os mais distraídos, ou esquecidos, e para demonstrar a existência de subjectividade em decisões do TC e alguma “flexibilidade de critério” na interpretação da lei, fica aqui uma referência ao acórdão do TC em 2010 aquando dos cortes nos rendimentos e novos escalões de IRS previstos nos (famosos) PEC de Sócrates. Nessa altura – e recorde-se que nem estavamos sob resgate financeiro – o mesmo TC considerou serem esses cortes constitucionais em função do ”contexto de emergência financeira”…
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/01/constitucionalidade-e-quando-um-homum.html

    Gostar

  48. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    9 Janeiro, 2013 19:01

    Mais uma vítima da crise:
    “(…) no passado ano, o Dr. Catroga, alguém «próximo» de Cavaco Silva, auferiu, como Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, 45.000 euros brutos por mês, a que temos de juntar 9.600 euros de reforma. Admitindo, como o próprio anunciou, que pagará metade em impostos, leva todos os meses para casa, 27.000 euros, por um cargo não executivo. No primeiro semestre de 2012, período para o qual existem dados, teve de presidir a cinco reuniões, ou seja, a menos de uma por mês. (…)”
    MFM, no blog Sorumbático

    Gostar

  49. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 19:04

    O Incognitus bebeu do Château Haura 2005 do Javitudo ou do Pintas?
    Ai, valha-me um deus qualquer!

    Gostar

  50. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 19:09

    A desfaçatez progride em todos os campos.
    Dos jornais.
    “Não me lembro”, repetiu esta manhã Joe Berardo, até à exaustão, a propósito das denúncias que fez em 2007 sobre práticas fraudulentas no Banco Comercial Português, de que é accionista.
    O investidor foi ouvido como testemunha da acusação no julgamento em que dois antigos presidentes do BCP, Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal, e dois ex-administradores do banco, Christopher de Beck e António Rodrigues, eram acusados dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos.
    O processo foi desencadeado depois de Berardo ter entregado na Procuradoria-Geral da República, em 2007, documentação comprometedora que alegadamente lhe terá sido feita chegar por um anónimo. Mas, depois de ter na altura dado várias entrevistas sobre o assunto, o empresário vem agora alegar falta de memória para esclarecer os juízes encarregados do caso sobre o que se passou. “Se me tivessem dado as perguntas antecipadamente, tinha consultado os meus papéis”, observou, acrescentando que “a dislexia” de que sofre chega a fazê-lo trocar o nome à mulher quando a apresenta a terceiros.
    Hoje, diz-se arrependido das denúncias que fez em 2007, por ter chegado a ser confundido com “um ladrão como eles”, os dirigentes do banco. “Nunca mais vou fazer denúncias a ninguém”, declarou na sala de audiências. O advogado de Berardo na altura, que o ajudou nas denúncias, tornou-se entretanto administrador desta instituição bancária.
    “Pus o dinheiro no BCP, mas se tivesse sido no BPN teria sido bem pior”, ironizou o empresário, frisando que precisa do apoio dos seus advogados para se orientar no mundo financeiro e judicial, uma vez que nunca estudou para além da quarta classe”.
    Os amigos do fugitivo apresentam destas características. Só que além da 4ª classe mal feita adquiriram uns diplomas que lhes confere notoriedade e uma segurança a toda a prova.
    O Catroga sempre se licenciou-se em Finanças, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, em 1966, tendo recebido o Prémio Alfredo da Silva. Foi assistente do ISCEF, de 1968 a 1974, e permaneceu como professor catedrático convidado, a partir de 1990. Em 1979 frequentou o Program for Management, da Harvard Business School.
    Ganha uma porrada de massa, mas não às escondidas, e ainda por cima paga impostos.
    Em conclusão não tem a escola toda.

    Gostar

  51. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 19:09

    Paulo,
    «Mas mesmo que os números fossem próximos, a comparação direta é absolutamente idiota, pois não relaciona o tempo e o valor que cada um pagou e recebe de pensão.»
    E não é só um desconto. São vários descontos. Superiores aos dos FP. E não levámos aumento de 2,9% na era dourada do Sócrates.
    Sr. Paulo, não tenho nenhuma fobia em relação ao Funcionalismo Público. Nem acho que sejam salários faraónicos.
    Mas acho é que não existe equilíbrio em relação ao privado. Se maior fatia da despesa do Orçamento é nestas avenças, quer cortar onde?
    R.

    Gostar

  52. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 19:09

    O Catroga quer mudar a Constituição para que o governo não o possa prejudicar tanto. O coitado tem razão, tão prejudicadinho! E a verdade é que quando ele fala consegue ver-se que tem classe. Que merece líquidos muito mais do que esses 27 mil por mês, mais a reforma, mesmo que só vá a cinco reuniões.

    Gostar

  53. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 19:12

    O fincapé não sabe ler.
    “Há quem esteja farto do Château Haura 2005, produzido em Graves por Denis Dubourdieu e prefira o Pintas, de Vale Mendiz produzido por Sandra Tavares da Silva Serôdio Borges”.
    Veja no dicionário o que significa “produzido”.

    Gostar

  54. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 19:12

    Fincapé. Ele recebe reforma por ir às reuniões? Ou é do salário?
    R.

    Gostar

  55. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 19:47

    Incognitus
    Já mais de uma vez lhe tentei demonstrar que essas contas estão viciadas.
    Os privados pagam 11% de SS, no Estado os mais recentes pagam 11% de SS e os mais antigos 11% de CGA. Resumindo, não há diferença, excepto que nos FP as taxas são sobre todo o salário real e no privado há imensas vezes esquemas para furar, como carros, telemóvel, ajudas de custo, etc.
    TSU, as empresas privadas pagam 23,5% para a SS, nos novos FP o Estado faz o mesmo nos antigos não o faz da mesma forma. Convém mais uma vez relembrar que não há fundo de desemprego para FP, e que em caso de baixa médica de um privado é a SS que paga mas para um FP não, é do orçamento do organismo que sai a despesa.
    Resumindo de novo, para os recentes não há diferença nenhuma, para os mais antigos o Estado não paga TSU mas paga as despesas todas (licença de maternidade, paternidade, baixa médica, complementos sociais, etc.).
    .
    A diferença não é nem de perto nem de longe a apregoada.
    Antes de continuar a repetir erros vá-se informar melhor, não é por dizer falsidades muitas vezes que passam a verdades.

    Gostar

  56. Manuel Queiroga's avatar
    Manuel Queiroga permalink
    9 Janeiro, 2013 19:53

    Os catedráticos de economia e finanças andaram 10 anos a gastar 110 quando só recebiam 100. Quem é que se espanta com o que nos vai acontecer?. Claro que o povo agora vai ter de pagar com língua de palmo a dívida que esses sábios nos arranjaram. Será que irão ser chamados prestar contas para explicar onde gastaram o dinheiro?. Não creio. Mas deviam.

    Gostar

  57. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 19:59

    Rogério
    Mas quais descontos, está a falar do quê?
    Essa coisa dos 2,9% (até parece que foi uma fortuna) antes de uma eleição vai-nos perseguir eternamente. Desde a Ferreira Leite estivemos quase sempre congelados, de vez em quando davam uma abébia abaixo da inflação para quem recebe menos de 1000€ brutos, mas estamos quase todos onde estávamos há 10 anos.
    Diga-me lá uma empresa em que ninguém foi promovido nos últimos 10 anos e não tem perspetiva próxima de o ser?
    .
    Das fatias do orçamento sugiro-lhe o mesmo que ao Incognitus, vá primeiro ver os dados e falamos depois (pode começar pelas tabelas do OE).
    Os salários de todos os funcionários fica pelo valor dos juros (não são culpa nossa, foi o país e estávamos cá todos).
    A divida não é nossa, não foi para pagar salários nem prémios de produtividade, foi para gastar à tripa forra, quase sempre para encher bolsos de empreiteiros e apaniguados.
    .
    Por fim, se não tem fobia aos funcionários do Estado parece, pois sendo 600.000 num universo de 10.000.000
    de habitantes quer que paguem toda a crise.
    Não há equilíbrio, nisso concordamos, pois eu já perdi 25% do rendimento anual desde 2010 e os privados só agora vão ter uma taxa de 3,5%!

    Gostar

  58. Incognitus's avatar
    9 Janeiro, 2013 20:07

    Paulo, o Estado dizer que desconta 23.5% ou 50% ou 150% ou 1 milhão por trabalhador é irrelevante (porque se trata do Estado a pagar ao Estado). Os únicos descontos relevantes para o sistema são os feitos pelos empregados (privados e do Estado) e entidades privadas, pelo que no caso dos descontos para a CGA os trabalhadores do Estado teriam que sustentar os 11% + a parte da entidaed empregadora, para a situação ser equivalente, da mesma forma que os trabalhadores independentes sustentam a sua parte mais a da entidade empregadora.

    Gostar

  59. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 20:18

    Paulo, está a brincar ou a escrever a sério?
    Seja sincero…
    R.

    Gostar

  60. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 20:26

    «Os salários de todos os funcionários fica pelo valor dos juros (não são culpa nossa, foi o país e estávamos cá todos).»
    Pronto fica assim e não se fala mais nisso.
    AHAHAHAHAHAHAHAA ó Paulo… o amigo dá dó.
    R.

    Gostar

  61. MJRB's avatar
    9 Janeiro, 2013 20:40

    Mais uma, de hoje, própria da “casa portuguesa com certeza” : a Procuradoria Geral da República decidiu e bem, que a polícia, se se quiser o MAdministração Interna, não pode usar imagens de TV não editadas, a propósito do que aconteceu na manif frente à ARepública e à ida da polícia à RTP.
    E está um país governado por incipientes, ignaros e/ou abusadores políticos…

    Gostar

  62. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 21:02

    Incognitus
    Que raio de lógica, realmente não estou a atingir o raciocinio.
    Diz portanto que o Estado é uma coisa inventada para criar salários e ocupação a 600.000 pessoas, que ninguém produz nada e que o dinheiro “sacado” aos esforçados trabalhadores privados é apenas para entregar aos outros?
    .
    Se estiver a falar de bombeiros que podem passar anos sem trabalho se não existirem fogos, ainda percebo, mas os professores, médicos, engenheiros, varredores, jardineiros, etc. acha mesmo que ninguém faz nada de produtivo, que não acrescenta valor, que não produz serviços vendáveis e que podem dar lucro se bem geridos?
    .
    Mesmo sendo capitalista, ou liberal democrático, isto faz algum sentido?
    Pode reduzir os trabalhadores do Estado, mas vai ter de pagar esses serviços, acha que serão mais baratos, dê lá um exemplo onde tenha sucedido nos últimos 10 anos!

    Gostar

  63. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 21:02

    “O fincapé não sabe ler.”
    Pois não, Javitudo. Mas ando a aprender.
    Vai ver daqui a uns anos o ás na leitura que eu vou ser. 😉

    Gostar

  64. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 21:03

    Rogério,
    eu acho que ele recebe apenas por existir.

    Gostar

  65. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    9 Janeiro, 2013 21:08

    Paulo
    que nem todos os FP sao tao productivos como vc.
    As vezes ai que contar tambem com os do tipo e modelo JM…
    hi hi hi

    Gostar

  66. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 21:09

    Rogério
    Estou a falar a sério e de Portugal, não da realidade paralela onde pelos vistos quer colocar a questão.
    .
    Os 8000000€ de salários dos FP rivaliza de perto com os juros da divida pública (veja lá se anda a confundir os gastos de pensões e reformas com salários?), e essa foi feita para estradas, hospitais, escolas, etc., que não são de uso exclusivo dos FP.
    Não concorda, diga lá então onde foi feita a divida?
    .
    Ou já chegou ao ponto em que os argumentos deram lugar a apartes?

    Gostar

  67. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 21:11

    Paulo, os cortes vão ser graduais. E o ano passado não atingiu a TAP, CGD etc…
    R.

    Gostar

  68. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 21:13

    Fincapé
    Recebo por existir e por pensar, veja lá o luxo!

    Gostar

  69. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 21:16

    Rogério
    Errado outra vez.
    Na TAP e CGD também não receberam os subsídios. Mas esses casos na verdade são especiais, pois têm alguns profissionais com salários de outra dimensão.

    Gostar

  70. Rogério's avatar
    9 Janeiro, 2013 21:28

    Portanto Paulo, o défice e a nossa balança comercial e mais a dívida (privada e pública) deve-se a quê concretamente?
    R.

    Gostar

  71. Gasel's avatar
    Gasel permalink
    9 Janeiro, 2013 21:43

    Isto ta mesmo cheio de iluminados… mas valia pegarem num dicionário e tentarem ler o documentos do FMI!!

    Gostar

  72. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    9 Janeiro, 2013 21:55

    Se a dívida pública portuguesa representa 138% do PIB, incluindo o sector empresarial do Estado (27%) e excluindo o sector financeiro do Estado a dívida privada assume uma percentagem manifestamente assustadora… 280,3% PIB, isto é, famílias e empresas privadas são responsáveis por 479 mil milhões de euros (excluindo-se o sector financeiro privado). A dívida privada , foi essencialmente utilizada para o consumo seja particular ou empresarial e pouco para o investimento. Se tivesse havido verdadeiro investimento, nunca teríamos chegado ao ponto onde hoje nos encontramos e teríamos empresas mais competitivas.
    O endividamento privado foi também patrocinado indirectamente pelo Estado. Primeiro pela própria estrutura do Estado, a sua organização, a má gestão nos transportes públicos, a disponibilização de estradas e autoestradas sem custos para o utilizador, o laxismo em relação ao estacionamento selvagem, juros ao consumo a descer = incentivo para adquirir toda a merda que vier à cabeça do tuga ignaro. As construtoras privadas endividaram-se para disporem das ajudas estatais . E de que forma.
    Deixe-me explicar mais um pouco. Dizem que Portugal é diferente da Grécia. A crise portuguesa não começou com uma dívida do Estado tão elevada como a grega e, desde o início, sempre existiu um consenso alargado entre os partidos políticos para a aplicação das medidas e do programa da troika. Porém, o endividamento do sector privado (famílias, banca e empresas) português é muito maior do que na Grécia. A dívida privada é um problema mais grave do que a dívida pública e vai criar problemas insolúveis. O que ambos os países têm em comum é a ausência, ou escassez, de reformas estruturais, nos últimos dez anos, e que agora têm de ser implementadas.
    Em resumo, o melhor é fazer como aqueles que não se conformam com o facto da REALIDADE não estar conforme a constituição. Que fazem eles e convidam os pategos a fazer? Eliminar de vez a realidade.
    Se conseguirem fazê-lo veremos talvez o filme mais estimulante da nossa história.
    Eu já comprei bilhete na plateia, mas perto da porta de saída. e vou ter um táxi à espera.

    Gostar

  73. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 22:28

    Rogério
    O défice, a divida e consequentes problemas devem-se a anos de erros e más decisões, de públicos e privados.
    Não me leu por aqui a defender que tudo fique na mesma.
    O que me faz impressão é quererem encontrar culpados apenas nos funcionários públicos, como se fossem os culpados de todos os males.
    .
    Posto isto vamos lá discutir opções.
    Por exemplo, se me derem uma compensação idêntica à do BCP, eu e muitas dezenas de milhões fazemos umas contas e se calhar vamos trabalhar para o privado, pois se chegarmos à porta das empresas e fizermos o mesmo por menos 30% do custo os patrões com juízo vão-nos contratar. Olhe que ainda conseguiremos ocupar muitos lugares, não é à toa que durante 30 anos a grande maioria dos melhores alunos das melhores universidades nacionais vieram parar à função publica.

    Gostar

  74. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    9 Janeiro, 2013 22:30

    Gasel
    Não percebi nada mas deve ter razão.
    Boa trip.

    Gostar

  75. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    9 Janeiro, 2013 22:39

    Oque ambos tem em comum…etc so isso em comum?
    Pense.Ajudo o a pensar em outra direcao.
    O que ambos paises Grecia e Portugal tem tsmbem em comum e o de ser dois rabos de lagartixa do…euro.
    Rabo de lagartixa querese dizer. De vir as contas

    Gostar

  76. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    9 Janeiro, 2013 22:43

    mal dadas o eurocorpo va sair fuxindo por um lado e os rabitos pelo outro.
    E que cerebro va decidir ficar sem rabitos para poder fuxir melhor?
    Pense.Pense.Ja pensou?

    Gostar

  77. JCA's avatar
    JCA permalink
    9 Janeiro, 2013 22:58

    The euro crisis is over, declares José Manuel Barroso
    European commission president’s optimistic comments were in sharp contrast to new year message from Angela Merkel
    .
    Barroso has maintained an optimistic stance throughout the crisis, but his comments were in sharp contrast to the new year’s message from German chancellor Angela Merkel, who told TV viewers last week that the currency zone faced another rocky 12 months.
    .
    City analysts are also deeply concerned that austerity measures demanded by Brussels as the price of bailout funds would lead to prolonged recessions in periphery countries and the need for steeper spending cuts.
    .
    Cuts to essential public services in Spain, Italy, Greece and Portugal are expected to increase unemployment and lead to further social unrest.
    .
    Merkel faces a general election in the autumn against a resurgent Social Democratic party (SPD) while the Italians are expected to go to the polls next month in an election that could see a revived Silvio Berlusconi with enough votes to block reform measures.
    .

    http://www.guardian.co.uk/business/2013/jan/07/euro-crisis-over-jose-manuel-barroso

    Gostar

  78. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Janeiro, 2013 23:05

    O presidente da Câmara de Cascais e dirigente do PSD, Carlos Carreiras, defende a demissão do secretário do Estado de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, na sequência das declarações que fez sobre o relatório do FMI e os cortes de quatro mil milhões de euros.
    .
    Indignado pelo facto de Moedas ter elogiado, em conferência de imprensa, o relatório por estar bem feito e ter envolvido várias consultas ao Governo, Carlos Carreiras reagiu hoje na sua página no Facebook: «Um membro de um qualquer governo que tem a ‘inteligência’ de produzir uma afirmação desta natureza, perante um relatório com este teor, só pode ter uma atitude – abandonar as funções governativos, deixar a política e assumir que aspira a ser consultor técnico».

    Carreiras, que é também presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, a convite de Passos Coelho, questiona-se ainda sobre os cortes propostos: «É legítimo pensarmos que se o FMI afirma que as medidas agora propostas são as ‘mudanças inteligentes’ todas as outras que sugeriram até agora foram as ‘estúpidas’? Não há dinheiro, mas também não há paciência»

    Gostar

  79. Portela Menos 1's avatar
  80. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    9 Janeiro, 2013 23:13

    Paulo,
    Como é óbvio pelos comentários anteriores, não me referia a si, mas ao Catroga, quando falava em receber “por existir”.
    Respeito as pessoas que trabalham e, assim, respeito-o também a si.

    Gostar

  81. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    9 Janeiro, 2013 23:38

    A aplicação integral das medidas cozinhadas pelo Gaspar e encomendadas aomFMI ( que esta gente nao tem coragem de as assumir perante o povo ) significam um aumento do desemprego para os 20% , um PIB a descer em 2104 novamente na casa dos 3 a 4 %, uma taxa de pobreza a situar- se nos 25% , um aumento desenfreado de falências de pequenas e medias empresas, uma emigração substancial de portugueses novos e velhos , mais ou menos qualificados.

    A classe media desaparece e um número substancial de indigentes começa a fazer parte das classes sociais em Portugal

    Isto vai acabar mal.

    Gostar

  82. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Janeiro, 2013 23:45

    esse relatório – do FMI, do Gaspar – nunca será concretizado porque (1) seria preciso uma revisão constitucional e (2) o governo vai cair antes dessa revisão.

    Gostar

  83. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Janeiro, 2013 00:00

    Como já disse acima:
    “Claro que o FMI tem um comportamento bipolar. No período de euforia diz que afinal não percebe nada do assunto, que falha, que erra, e que a exagerada austeridade mata a economia; no período de depressão manda o governo sacar o mais que puder ao desgraçado do portuga.
    Eu acredito mais na versão eufórica. Aquela em que eles assumem que não percebem nada do assunto.”

    Gostar

  84. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    10 Janeiro, 2013 00:14

    Preocupante é hoje sabermos que Passos Coelho tinha conhecimento deste ‘inteligente relatório’, antes do Natal, e ter começado, por essa altura, a debitar umas ‘novidades’ sobre as reformas dos portugueses, sobre o ‘ajustamento’ do sector da Educação, etc. .
    Na ‘sua’ leitura anunciadora, esta ‘refundação’, nomeadamente do que se refere à Educação, teria ‘espaço de manobra’ constitucional.
    Será que, no dia em que conhecemos o teor das propostas do FMI, poderá persistir um minímo de credibilidade, em matéria de conformidade constitucional, que se possa endossar a este Governo?
    Ou, por outro lado, o conhecimento da ‘reforma inteligente’ do FMI, tornou evidente que o Governo parece desconhecer o enquadramento constitucional nacional e o confunde com objectivos inscritos no Memorando?
    Isto é, nas ‘circunstâncias excepcionais’ em que nos encontramos, os fins justificam os meios (todos os meios)?

    Gostar

  85. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Janeiro, 2013 00:25

    .
    No Hoje sem opinião, perante as várias tangas de versões,
    quando oficialmente o FMI confirmar que é da sua exclusiva lavra a responsabilidade desse paper sem qualquer intervenção da Governança (os que dão a cara no Governo e os que não dão) ou que são as ordens a cumprir por Portugal; então falariamos.
    .
    Por ora,
    .
    = Are You Deficient In Vitamin M?
    http://www.greenmedinfo.com/blog/are-you-deficient-vitamin-m
    .
    = I Was a Paid Internet Shill: How Shadowy Groups Manipulate Internet Opinion and Debate
    http://consciouslifenews.com/paid-internet-shill-shadowy-groups-manipulate-internet-opinion-debate/1147073/
    .
    (podia fazer um linguado lindo com os textos acima, acima à moda de ‘doutoramento”, mas não gosto de aldrabar gente mais simples ou maiores os embasbacados por natureza)
    .
    É claro que Portugal não está bem, mas não é assim que se resolve com quem não quere resolver nada de Portugal, com umbigos superiores a um País inteiro.
    .
    É a vida. Corre bem, exatamente como o milenar habitual em situações identicas, a ignorância que também está lá nos livrinhos de História que fazem a história do que aconteceu aos intervenientes que marraram. como hoje marram iguaizinhos os milenares habituais ….
    .

    Gostar

  86. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Janeiro, 2013 00:36

    .
    Não rezo,
    mas para os meus Amigos e Familiares Católicos algo interessante para relaxar:
    .
    = The Little-Known Legend of Jesus in Japan
    http://www.smithsonianmag.com/history-archaeology/The-Little-Known-Legend-of-Jesus-in-Japan-183833821.html
    .

    Gostar

  87. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Janeiro, 2013 01:21

    estive a ler parte do “relatório inteligente”, nomeadamente quanto a reformas/pensões, e gostei muito da escolha do país que serve de comparação: Suécia!

    Gostar

  88. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    10 Janeiro, 2013 17:28

    Reparem neste raciocínio do funcionário público que assina Paulo: “por fim, se não tem fobia aos funcionários do Estado parece, pois sendo 600.000 num universo de 10.000.000”.
    Que sentido faz falar de 10 milhões de portugueses, que inclui bébés e idosos? Quem terá dito a este estúpido que os melhores alunos licenciados nas universidades portuguesas foram para à função pública?

    Gostar

  89. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    11 Janeiro, 2013 00:15

    Porra. Você pode atirar ao alvo, mas o problema é que nunca acerta.
    Se eu fosse o Paulo, não lhe respondia a estas. São demasiado básicas.

    Gostar

Indigne-se aqui.