Saltar para o conteúdo

lá chegaremos

14 Fevereiro, 2013
by

Nalguns países próximos da decência, os governos estimulam os consumidores a pedirem facturas dos serviços que lhes são prestados e dos bens que eles adquirem, com incentivos de deduções e reembolsos fiscais. É o que se passa, por exemplo, no Estado de S. Paulo, que criou a nota fiscal paulista, pela qual os consumidores recebem 30% do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) por eles pago ao fornecedor. Agora, transformar os consumidores em trabalhadores involuntários do fisco, sob a ameaça de multas cobradas à porta dos estabelecimentos comerciais, é, para mim, uma novidade, embora, admito, não tenha conhecimento do funcionamento dos serviços tributários da extinta União Soviética e dos países do leste comunista, nem tão pouco de Cuba ou da Coreia do Norte. Aí, provavelmente, as sanções seriam e são de natureza criminal e mais violentas, já que nesses países todos os cidadãos pertencem ao estado e devem-lhe as suas vidas e existências. Em Portugal ainda não é assim. Mas, por este caminho, lá chegaremos.

44 comentários leave one →
  1. Me's avatar
    14 Fevereiro, 2013 02:09

    mas tenho entendido que o rui acha que devemos constriuri assim umas cabaninhas de palha para nos protegermos do lobo. , porque o estado , patati patata. , um dia vai ser/ foi /será útil a nós , porquinhos.
    vá lá estudar melhor o mises ou o raio que o parta e contextualize-o , que de 49 até agora a degradação da masculinidade “natural” é tão grande que mete dó. pussiy cat Wiskas ,os meninos.

    Gostar

  2. jo's avatar
    14 Fevereiro, 2013 02:22

    Não tem conhecimento do funcionamento dos serviços tributários da extinta União Soviética e dos países do leste comunista, nem tão pouco de Cuba ou da Coreia do Norte. Por isso afima:
    1 Que este modo de proceder é mau
    2 A União Soviética, os países do leste comunista, Cuba e a Coreia do Norte são países maus.
    3 Logo este procedimento é digno deles, embora o deles seja pior.
    Ainda dizem que a lógica é uma batata.

    Gostar

  3. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Fevereiro, 2013 03:48

    Talão exijo sempre que não mo entregam, sem ninguém me obrigar.
    É uma forma de conferir o preço do produto comprado.
    Já a fatura depende do valor do produto.
    Um dia destes a minha tia Utensília comprou um livro de faturas e esqueceu-se de pedir a fatura.

    Gostar

  4. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 07:41

    minha tia Utensília comprou um livro de faturas e esqueceu-se de pedir a fatura.

    A sua tia Utensilia ou ja anda lá com esses pre-desvarios que anticipam para um tal Alzheimer ou a sua tia é uma espabilhada do caraças…

    Gostar

  5. Mariano's avatar
    Mariano permalink
    14 Fevereiro, 2013 07:59

    Nalguns países próximos da decência -> Brasil LOL você tá maluco

    Gostar

  6. André's avatar
    André permalink
    14 Fevereiro, 2013 08:12

    Rui, decência para si é ter pequenos bairros ricos cercados por muros ao lado de grandes favelas miseráveis? Isso é decência!? Espero que Portugal seja indecente por muitos e muitos anos, porque de decência está o inferno cheio. Provavelmente não pensou que o Brasil tem tudo menos igualdade, quando o trouxe como exemplo do próximo da decência, mas que deu um péssimo exemplo, deu.
    O seu exemplo é quase como transformar a Serra Leoa num país pacífico e a Índia num país igualitário, não cola.

    Gostar

  7. AP's avatar
    14 Fevereiro, 2013 08:58

    Estive em Milão recentemente e creio que por lá o método é semelhante.

    Gostar

  8. fado alexandrino's avatar
    14 Fevereiro, 2013 08:59

    Não tenho paciência para ir procurar mas tenho a certeza que em determinado tempo já existiu (se calhar ainda existe) uma lei semelhante em Itália, sim é mesmo nessa Itália em que estão a pensar.

    Gostar

  9. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    14 Fevereiro, 2013 09:18

    «Rui, decência para si é ter pequenos bairros ricos cercados por muros ao lado de grandes favelas miseráveis?»
    O Sr. nunca vei ao Brasil, menos ainda ao Estado de São Paulo, pois não? Deixo-lhe, então, uma sugestão em verso: sempre que fizer afirmações tão ribombantes, informe-se antes.
    Cumprimentos.

    Gostar

  10. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 09:55

    Comorrrrrrrrrr ?
    Desde quando é que neste blog os paises “proximos da decencia” deixaram de ficar lá no frio norte e situaramse de pronto na parte Sul do Equador? Virou a terra sobre seu eixo e nao sentimos nem percebemos?
    Peanuts.

    Gostar

  11. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 09:58

    Será possivel isso JM?
    Digo, o de virar o eixo da terra assim -como -tal -coisa e nós sem perceber…

    Gostar

  12. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:21

    ” Atualmente, a cidade de São Paulo concentra a maior quantia de favelas do Brasil…a capital paulista em 2007 possuía 1.538 favelas, ocupando um território de 30 quilômetros quadrados.” – in Wiki

    Gostar

  13. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:31

    https://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&tab=wl
    Caro Rui, ponha o bonequinho amarelo do google maps naquelas ruas e veja se tem tomates para ir lá dar uma voltinha e exigir fatura do que comprar .

    Gostar

  14. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:36

    Então e cá no nosso Pias (perdão, País) não há favelas?

    Gostar

  15. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:36

    Que me vas contar , oi Piscoiso.
    Para minha desgraça Sao Paulo é unico lugar que um pouco conhezo do Brasil…

    Gostar

  16. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:41

    Caro Piscoiso,

    Vc. só conhece SP do google maps, certo?

    Gostar

  17. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:57

    E que por as vezes isso dos idiomas é de um enrevessado pá caramba.
    Por ejem. Que raios quererá dizer a frase “hipercritico do Portas” que anda hoje a correr por aí pela prensa sobre um tal CAA?
    Enigmatico. Nao é?

    Gostar

  18. Yoda's avatar
    Yoda permalink
    14 Fevereiro, 2013 10:58

    Porque é que não andam à porrada? Quem ganhar fica a ser o gajo que melhor conhece São Paulo (a.k.a. Capital Mundial da Decência).

    Gostar

  19. gastão's avatar
    gastão permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:06

    Neoliberalismo e comunismo = criação de pobres e perseguidos

    Gostar

  20. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:09

    Sao capaçes de perceber hoje um certo ar festivo ,de chança e de chirigota post-carnavaleiro?
    Porque os neoliberais (os auténticos) nao parecem que foram eles lá muito viagados…querese dizer de ser capazes de sair por esses mundinhos salvagens de Deus (e de conhecer os paises -do -Sul-precissamente). Estou errado?

    Gostar

  21. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:10

    Ar carnavaleiro do Rui A. queria apostilhar…
    E que notar, notase. Sim senhor.

    Gostar

  22. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:17

    De facto, o Estado de S. Paulo e o Brasil não são exemplos de decência… Mas, contem comigo para NÃO pedir factura quando dela não necessite!…

    Gostar

  23. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:19

    rui a. (10:41)
    Não é meu hábito vir para a net exibir os meus roteiros turísticos ou profissionais.
    Concordo que o visionamento in loco é superior ao do Google View, até porque nos dá os cheiros e os sons locais e o que é mais importante, a possibilidade de comunicar com os habitantes locais.
    Mas vai ou não vai passear a sua reflex a Paraisópolis e pedir a fatura de um cafézinho?

    Gostar

  24. honi soit qui mal y pense's avatar
    honi soit qui mal y pense permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:27

    De facto .

    Este Terror fiscal que se instalou é uma coisa asfixiante.
    Nunca tal se viu .O povo qdo ve as barbas do vizinho a pegar fogo , normalmente poe as dele na agua de molho.

    Mas o Terror Fiscal e a sua inquisição de fiscais e seus tiranetes amanuenses … mais aqueles que nos deviam defender na AR …alicerçados na propaganda “dos malandros das offshores”, “os que não cumprem as suas obrigações” “bla bla bla a instigar á vingançazinha , e á mesquinhez do bom povo portugues” lá vão levando agua ao seu moinho …

    emigrar quem pode … o País está tomado por torcionários do Fisco … só cá devia ficar o PS e o Seguro essa corja de incompetentes que “tudo fizeram nos mercados para comprar votos ao Povo ” , e agora nunca tiveram nada com isso …

    Gostar

  25. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:37

    E se centrassemos o assunto no terrorismo social deste governo de gente mal formada?
    Podemos incluir, para alem do confisco, os mais de 1 Milhao de desempregados? Esqueçam por um momento a factura do café.

    Gostar

  26. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:38

    Este Terror fiscal que se instalou é uma coisa asfixiante.
    .
    Pero isso nao era coissa do passado? Da era Sócrates?
    Peanuts

    Gostar

  27. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 11:54

    Olhe em que pensava o Rui A. hoje ao levantarse…Ele chama a isto facturar com -certos-límites-da-decencia…
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/vila-isabel-ganha-carnaval-do-rio-de-janeiro-1584399#/0

    Gostar

  28. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    14 Fevereiro, 2013 12:08

    Bom post rui a.
    É tão absurda essa coacção que me incomoda muito que seja este governo a adopta-la.
    Um miudo que compre um gelado tb pode apanhar uma multa?

    Gostar

  29. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Fevereiro, 2013 12:32

    O paraíso de Rui A.

    Quando for a Sao Paulo nao se esqueça de visitar isto:

    http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br

    Gostar

  30. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    14 Fevereiro, 2013 12:48

    Perdao. Mea culpa. Eu confesso que fui ruim com o RUI porquanto ele só advaogava pelo cambio para outro tipo de imposto (IMPOSTO) menor quanto deve ser o ICMS . Isso sim um imposto um tanto “sui generis” e um tanto incomprensivel para nós:

    O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.
    Sua regulamentação constitucional está prevista na Lei Complementar 87/1996 (a chamada “Lei Kandir”), alterada posteriormente pelas Leis Complementares 92/97, 99/99 e 102/2000.
    INCIDÊNCIAS
    O imposto incide sobre:
    I – operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
    II – prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;
    etc

    NÃO INCIDÊNCIAS
    O imposto não incide sobre:
    I – operações com livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão;
    II – operações e prestações que destinem ao exterior mercadorias, inclusive produtos primários e produtos industrializados semi-elaborados, ou serviços;
    II – operações interestaduais relativas a energia elétrica e petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, quando destinados à industrialização ou à comercialização;
    IV – operações com ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial;

    Gostar

  31. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Fevereiro, 2013 12:51

    OH! que surpresa!

    PIB cai mais do que o previsto
    O produto interno bruto caiu 3,2% em 2012, acima das previsões do Governo e da troika.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/pib-cai-mais-do-que-o-previsto=f787089#ixzz2KsSUzKYx

    Gostar

  32. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    14 Fevereiro, 2013 13:00

    Um documentario feito por russos e com material dos arquivos oficiais marcianos.
    .

    .
    Certamente que os marcianos ca’ do burgo vao gostar de ver parte da Historia do seu planeta….
    .
    A proposito de documentarios historicos. Quando vao fazer um com os documentos surripriados aos arquivos da PIDE/DGS e enviados para Moscovo pelo sumo-marciano?

    Gostar

  33. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    14 Fevereiro, 2013 14:10

    http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO100831.html
    Miguel Relvas “respeita” o “tomar no cu” de José Viegas

    Gostar

  34. carneiro's avatar
    carneiro permalink
    14 Fevereiro, 2013 14:18

    fisco-fascismo

    Gostar

  35. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    14 Fevereiro, 2013 14:26

    O governo portugues nunca toma a iniciativa para nada, fica sempre aos caídos. Cambada de amibas

    Grécia usa o erro do FMI para renegociar austeridade
    O Governo grego exige que o programa de austeridade seja revisto. E terá sido apoiado por Portugal e Irlanda.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/grecia-usa-o-erro-do-fmi-para-renegociar-austeridade=f786808#ixzz2KsqNxX29

    Gostar

  36. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    14 Fevereiro, 2013 14:26

    “Mas vai ou não vai passear a sua reflex a Paraisópolis e pedir a fatura de um cafézinho?”
    Piscoiso,
    O meu comentário era apenas em relação à sua generalização de fazer de SP, uma cidade onde vivem 12 milhões de criaturas, circundada por cerca de mais 6, no que se chama a grande SP (Osasco, Guarulhos, Carapicuíba, Barueri, etc.), a partir da única favela urbana da cidade, já que todas as demais estão na periferia.
    Quanto a Paraisópolis, não é das piores favelas que conheço, já que as do Rio são genericamente mais complicadas. Todavia, chamo-lhe a atenção para o notável trabalho de pacificação que está a ser feito, nestas favelas, no Rio de Janeiro, com o desenvolvimento, já, de planos turísticos, com a abertura de hotéis e restaurantes ao público comum, que as queira visitar. Acredito que se o Brasil não der um trambolhão nos próximos anos (para o que será necessário que a Dilma inverta a absurda política keynesiana – que o Lula não cometeu o erro de seguir – que tem implementado, com consequências económicas que começam a ser muito preocupantes, tais como a estagnação do PIB e o descrédito internacional do ainda há pouco muito respeitado Banco Central) poderá vir a ser, muito em breve, um país de elevadíssima qualidade de vida na generalidade das suas cidades, o que já acontece em muitas. O crescimento absurdo, nos últimos 10 anos, da classe média, é um indício claro de que isso poderá vir a acontecer.

    Gostar

  37. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Fevereiro, 2013 14:42

    .
    No Estado de S Paulo, no Ceará etc não é bem assim ……
    .
    A unica solução para tributar toda a fuga fiscal é Imposto Unico Nacional incidindo apenas sobre o Consumo. Toda a Fuga Fiscal seja no Rendimento ou na Produção desagua sempre ou no Consumo ou na Poupança. Se na Poupança evita emprestimos externos. Se no Consumo paga no Imposto Unico all in one. Não serve ? Isenta é melhor ?
    .
    Alem disso em vez de muitos milhões de Contribuintes, no Imposto Unico reduzem-se a umas pouquissimas centenas de milhares. Também não serve ?
    .
    Pois é, ninguém tem interesse em resolver nada. Então deixa andar, e com umas para ‘inglês ver’ vira o disco e toca o mesmo. Podiam ser era mais discretos. Dão muito nas vistas. E aí o pessoal passa-se dos carretos e faz `m*rd* como há uns 3 ou 4 anos anda a fazer e cada vez mais em força. Inté ver até aonde.
    .
    Que já vai largo lá isso vai sem Oposição ou Situação conseguirem estancar por mais oratória, discurso, manif, greve etc que organizem ou fabriquem. A coisa está a escapar cada vez mais de grande ao sistema do mais do mesmo. Novas brigadas do reumático ????
    .

    Gostar

  38. André's avatar
    André permalink
    14 Fevereiro, 2013 17:54

    Rui A., acho que o vídeo apresentado sobre a favela fala por mim, não preciso de me defender. Por acasosim, já fui a S. Paulo. Confesso que não gostei muito do Brasil, por um simples motivo: como é que eles conseguem fingir que o problema das favelas não existe? É-me impensável.
    No entanto tem razão, os governos do Brasil (o de Lula e o de Dilma) têm conseguido diminuir o problema das favelas. Pelo menos fizeram melhor do que as brigadas da morte dos tempos da direita (sim, eu sei que as brigadas da morte não foram governamentais, mas o Rui percebeu o que eu quis dizer).

    Gostar

  39. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    14 Fevereiro, 2013 20:24

    Trabalho de pacificaçao nas favelas, Rui?
    Pacificaçao para limpar cara de cara a os futuros eventos?
    Estamos a falar de Sao Paulo ou de Mato Grosso do Sul anos 70?
    Nao Sr., nao. Estamos a falar de Chicago anos 20…

    Gostar

  40. neotonton's avatar
  41. neotonton's avatar
  42. neotonton's avatar
  43. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    14 Fevereiro, 2013 21:48

    Tenho saudades do Anti.Comuna – um nick que é todo um programa – para me indicar o caminho que a economia portuguesa e, já agora, europeia está a seguir.
    Gostava de o ler sobre a estratégia portuguesa das Exportações e, se tivesse tempo, que nos desse uma palavrinha sobre Deficit, Desemprego, PIB, Empobrecimento, Espiral Recessiva, Política Fiscal, enfim, só uma palavrinha.

    Gostar

  44. JCA's avatar
    JCA permalink
    15 Fevereiro, 2013 13:51

    .
    Sem precisar de puxar galões sobre o que conheço vivido do Brasil,

    as favelas são apenas a revolução permanete absorvida pelo Sistema de Governança Brasileira. Absorvida, prontos com assassinatos, altos negocios de contrabando etc. Outra forma de Live and Let Live.
    .
    Por cá já lá estamos. Sem duvida, a revolução na rua à latina, sem ideologia e frentismos de massas, cada um safa-se como pode seja nos assaltos aos multibancos, nos confiscos ficais, na corrupção, nos assassinatos para roubar 10 € etc.
    .
    O gamanço generalizado, outra forma de revolução de massas, mas mais esperta, os assaltos ao Palacio de S Petersburgo ou Versailles etc, não dão cheta pessoal aos ‘revolucionários’ que partem e escavacam, não sacam nenhum.
    .
    Ora comparem lá com a revolução permanente das favelas no Brasil ou por cá em curso. Perceberam a sociologia da coisa ?
    .

    Gostar

Deixe uma resposta para PiErre Cancelar resposta