silva, gaspar e abreu
As declarações do Carlos Amorim (CAA) sobre Vítor Gaspar caíram como uma bomba no PSD e no governo, e levaram a que um dos seus vice-presidentes, Jorge Moreira da Silva, o tenha tentado desautorizar publicamente, demarcando o partido do que foi dito pelo vice-presidente da sua bancada parlamentar e seu candidato a presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia. Engana-se o Dr. Moreira da Silva se pensa que conterá, deste modo, a verve política do “Dr. Abreu”, como ele lhe chamou, tentando diminuí-lo onomasticamente, e que evitará que ele, no futuro, deixe de dizer o que muito bem entender e lhe parecer mais conveniente. Se há coisa em que o “Dr. Abreu” é manifestamente muito bom é a partir loiça e a fazê-lo antes que qualquer outro pense sequer em ter esse atrevimento. Neste momento, boa parte do PSD, do país e até mesmo do governo regala-se com o que o “Dr. Abreu” disse sobre Vítor Gaspar, e, quando o actual ministro das finanças deixar de o ser, o que acontecerá inevitavelmente mais cedo ou mais tarde, o “Dr. Abreu”, então já presidente de uma das mais importantes câmaras municipais do país, será lembrado pelas suas proféticas palavras e pela coragem que teve em dizê-las, quando muitos pensavam como ele, mas mais ninguém se atreveu a abrir a boca. Por mais que custe ao Dr. Silva, o futuro do PSD passará muito mais pelo Dr. Abreu do que pelo Dr. Gaspar e, se calhar, do que por ele próprio.

Desta vez foi o Moreira da Silva que se enganou, mas compreendo porque disse Pereira da Silva. Apesar desse manobrar melhor as opiniões.
GostarGostar
Na minha opinião, é mais um acto da peça de teatro que está em cartaz no palco político.
O governo, com a acção destruidora que tem aplicado ao país, não está efectivamente a ajudar os candidatos (com as cores da coligação) às eleições autárquicas.
Carlos Amorim, tenta ficar bem na fotografia, na semana em que o seu governo atacou mais uma vez uma grande parcela do eleitorado (pensionistas) …
GostarGostar
Vamos pois continuar a agradar ao eleitorado, até à bancarrota final. Convém lembrar ao eleitorado a quem este governo está a desagradar, que os que passam os cheques para o manter contentinho da silva, também têm os seus próprios eleitorados, que por sua vez estão a ficar fartos de pagar o contentamento dos eleitorados alheios.
GostarGostar
Eng. Silva, para ser rigoroso. Mas realmente se o rigor fosse levado a sério, não escreveria o post.
henrique pereira dos santos
GostarGostar
“Se há coisa em que o “Dr. Abreu” é manifestamente muito bom é a partir loiça e a fazê-lo antes que qualquer outro pense sequer em ter esse atrevimento”.
A Joana Amaral Dias provocava-o bastante, mas ele mantinha-se calmo. 😉
———
CAA até era uma figura bastante interessante no tempo de Sócrates, mas depois… enfim, perdeu um pouco de brilho. É óbvio que tem de haver alguma disciplina partidária, mas ele já deve ter engolido alguns sapos. Ainda por cima, deputado por Viana do Castelo.
GostarGostar
Mas isto está tudo maluco ou quê?
Quando se sabe que o governo é na pratica Passos e Gaspar de um lado e o resto contra, aparece alguém, com sérias responsabilidades, a pedir o despedimento de Gaspar e dando de barato o eleitoralismo rasca, é de facto um pedido de despedimento de Passos de alguém com peso politico no PSD.
Será que começaram a perceber que com Passos e Gaspar o PSD caminha para o suicidio politico, para gáudio sobretudo da anedota do Seguro que sem fazer nada se calhar caminha para uma impensável maioria absoluta.
A direita teve uma oportunidade unica para reformar o país à sua imagem, nas deitou tudo a perder quando escolheu para primeiro ministro um idiota que não tem inteligência suficiente para perceber que o caminho percorrido é um desastre e que a destruiçõo , ainda por cima desejada, da economia só pode levar ao desastre das finanças.
Numa crise enorme Roosevelt salvou o capitalismo com intervenção do estado e tentando proteger as pessoas. Estes idiotas que nos governam e não só em Portugal parecem apostados enm destruir todo o tecido social e permitir que se desenvolvam movimentos incontroláveis como o dos palhaços italianos.
A prosseguir este desvario euro, Europa tudo vai ser destruido e se certamente os povos vão ficar pior, uma coisa podemos apostar é que não vão perdoar aos politicos que os engaram e os levaram para a desgraça.
Quem diria que Jerónimos e aparentados ainda podem ter futuro para já não falar da extrema direita…
GostarGostar
Se vai ser assim, se o dr. Abreu, quem quer que seja esse anónimo, pontificará tão de pronto mais o seu avental, ‘que Diós nos coja confesados’ porque estará próximo o fim do mundo. Que alguém em seu perfeito juizo leve o dr. Abreu, ou o dr. Moreira, a sério é prodígio maior que uma câncio prenhe.
GostarGostar
O «saco de gatos» está aí: e parece que desta vez os gatos são demais para tal saco…
GostarGostar
O que o Abreu quis dizer, é que isso dos tecnocratas que se focam nos problemas a resolver não resolve o principal problema – na sua óptica – que é o baixo score que o PSD está a ter nas sondagens. No fundo o que ele pretende é substituir o Gaspar por um desses tais políticos (mais um ilusionista) que comunique bem e diga o que o eleitorado quer ouvir, o resto são detalhes de somenos.
GostarGostar
Por estas e por outras como esta, os partidos afastam meia dúzia de pessoas esclarecidas da participação cívica, mas obtém momentaneamente um rebanho de votos num qualquer acto eleitoral. Assim vai este regime. Os políticos, como CAA, já nos mostraram do que são capazes, alias, foram eles que nos trouxeram até aqui. Os tecnocratas como Gaspar e a sua equipa, estão a tentar tirar-nos daqui. Mas na realidade, desejo mesmo que o CAA consiga “herdar” aquela bela câmara, até agora “gerida” por outro bom político.
GostarGostar
o Dr Abreu sei quem é, é o da caixa dos comentários bloqueada “que agora partiu a louça”, mas o outro, o tal da Silva, é quem?
GostarGostar
“Os políticos, como CAA, já nos mostraram do que são capazes, alias, foram eles que nos trouxeram até aqui. ”
vamos lá por partes. Não conheço pessoalmente o “Dr. Abreu” e seiq ue muita gente se irrita com o facto dele, desde que é político profissional não permitir comentários aqui no blogue, mas, que eu me lembre, o “Dr. Abreu” só entrou para a política porque o Cúelho pm, face à notoriedade do próprio “Dr Abreu” na blogosfera, muito estrategicamente o convidou para deputado, não será assim?
GostarGostar
Efectivamente CAA parece um animal político. Realmente é o tempo da política ,ou seja, continuar o enrabanç. ,digo,ajustamento, mas agora com vaselina ,made in largo dos ratos!
GostarGostar
que eu saiba (posso estar enganado) o “Dr. Abreu” não veio de nenhuma jota nem andou a chupar o $$$ do Estado e da UE através de empresas que deram formações “fantasma” inventadas só para sugar os fundos comunitários.
GostarGostar
Por mais que custe ao Dr. Silva, o futuro do PSD passará muito mais pelo Dr. Abreu do que pelo Dr. Gaspar e, se calhar, do que por ele próprio.
GostarGostar
Espero que essas declarações de CAA motivem o FCPorto logo à noitinha.
GostarGostar
Os jogadores do FCPorto não têm razão de queixa de VGaspar…
GostarGostar
tudo está na mão de Pedro Proença: se o Benfica empatar ou ganhar ,o governo aguenta-se ,se o Porto ganhar, o governo está por horas ou dias.
GostarGostar
Aquela opinião de CAAmorim tem como objectivo principal e único, conquistar votos no concelho de Gaia.
Atacou quem a populaça ataca : VGaspar, causador da vigente desgraça das classes média, média alta e baixa e dos mais desfavorecidos.
Se CAAmorinm não vencer em Gaia, continuará deputado. E, quiçá, (afinal) “entendedor” da política fratricida de Gaspar…
Vi CAA numa TV. Por mero acaso reparei num pormenor : não ostentava na lapela a bandeirinha tuga…
GostarGostar
Foi um “distanciamento” do governo tipo PPortas : “tenho de (re)conquistar eleitorado. Vou manifestar publicamente uma discordância”.
GostarGostar
Quem é CAA ? Vítor Gaspar sem quem é. Um académico de renome internacional que não faz fretes a ninguém
GostarGostar
VGaspar “não faz fretes a ninguém” que não conheça…
De “renome internacional” ??, antes e depois de ser ministro ??
GostarGostar
Os ministros das finanças devem ser soberanos e intratáveis em matéria de equilíbrio financeiro e saneamento das contas públicas. A “sensibilidade política” (despesismo com fins eleitorais) é que nos levou à catástrofe actual. E sobretudo é preciso inspirar confiança aos credores internacionais, porque estes podem fechar a torneira, e depois o que fariam os políticos despesistas ? CAA não tem estatura intelectual nem ética para criticar Gaspar. Mero cálculo rasteiramente eleitoralsta, é o que é. E o que é preciso são valores e fazer o que tem de ser feito, mesmo que impopular.
GostarGostar
Porque as listas às autárquicas ainda não foram registadas, após aquela opinião de CCAmorim e se o PSD-nacional fosse retaliador, vingativo, que tal retirar-lhe a confiança política e nomear outro candidadto a Gaia ?
Aliás, José Guilherme Aguiar, então militante do PSD foi nomeado candidato mas LFMenezes (e não só e agora compreende-se…) traí-o desnomeando-o para colocar o “independente” CAAmorim…
GostarGostar
O Dr Abreu é um oportunista típico que para tentar vencer eleicoes sabe que dizer mal do Gaspar é popular. O resto é conversa.
Gente desta é o que ha mais no PSD.
GostarGostar
Rui A.,
para além de nos garantir que VGaspar deixará de ser ministro das finanças “mais tarde ou mais cedo” (óbvio, o governo não completará o mandato), escreve no final deste post que “o futuro do PSD passará muito mais pelo Dr.Abreu do que pelo Dr.Gaspar e, se calhar, pelo de ele próprio” (Moreira da Silva).
“Acha” ? Então CAAmorim não é apartidário, “independente” ? Filiar-se-á (pelo proponente padrinho LFMenezes) quando o incómodo VGaspar renunciar, quando PPCoelho após admoestá-lo e “abandoná-lo” deixar S.Bento, quando este governo cair ou quando (se) vencer em Gaia ?
GostarGostar
No Expresso de hoje (está online), Henrique Monteiro nada meigo para CAAmorim.
GostarGostar
Parece-me que desta vez o Dr Abreu Amorim, se atirou para fora de pé. As coisas se calhar não estão a correr bem em Gaia, mas parece-me que ainda é cedo para extremar posições. Faltou também, e em nome da coerência, o tradicional “ou ele, ou eu”, mas isso se calhar já seria pedir demais ao Dr Abreu Amorim.
Por outro lado, pode ser que o Dr Abreu Amorim tenha conhecimento de coisas que nós, comuns mortais, desconhecemos, e que dentro de poucos dias toda a gente venha a dizer: o CAA correu com o ministro das finanças.
GostarGostar
As palavras de CAA não passam de mero eleitorismo rasca. Nesta altura, ser candidato pelo PSD é uma desvantagem e CAA está a tentar demarcar-se do Governo. No entanto, está a fazê-lo da forma mais cretina e irresponsável possível.
Por muitos erros que o Governo tenha cometido, a contestação a Vítor Gaspar é a contestação à “austeridade”, não à forma como esta é atingida. Ao pôr-se do lado dos que clamam por mais irresponsabilidade financeira, CAA está a fazer um péssimo serviço ao país e comprova que não passa de mais um politiqueiro demagogo e populista.
.
Por outro lado, um município que eleja Luis Filipe Menezes repetidamente demonstra atracção por políticos de baixo nível pelo que CAA é bem capaz de vir a “ganhar” a Câmara.
GostarGostar
haaaaaa!!!!!
“Um académico de renome internacional ” (sobre o caspar)
esta valeu o post.
GostarGostar
A afirmação de Amorim robustece a imagem pluralista do PSD. Gaspar fez muita falta a Portugal há quinze anos. Agora é o cirurgião salvífico é o vilão de conveniência dados os interesses dos partidos incompatíveis aliás com contas limpas e verdades secas.
GostarGostar