Saltar para o conteúdo

Fluxo de consciência

4 Junho, 2013

As conversas de café, na presença de um jornal diário ou de um canal de notícias, entram no modo narrativo do tipo fluxo de consciência. Eis uma amostra de um James Joyce disponível em qualquer bairro, um dos que poderia ter estado cansado no Prós e Contras de ontem.

Não cortem despesa na educação. Não cortem despesa na saúde. É inadmissível não termos um TGV. É preciso investir na criação de rotas para o novo aeroporto de Beja. Reduzam IVA na restauração. Bolas, reduzam IVA em tudo. Os impostos são uma vergonha. Nem pensem em baixar as pensões. Fechar estações dos CTT? Bandidos. Capitalizar fundos de pensões é entregar dinheiro ao privado. É inadmissível o que se gasta em juros da dívida. Com estas portagens é impossível distribuir produtos neste país. Sem a Lusa não temos notícias. Sem a RTP não temos pluralidade. Sem a TAP ficamos isolados. Mesmo que os privados façam melhor e mais barato serviço na saúde, defenderemos o SNS, ou seja, os edifícios. Não fechem maternidades. Não podem alienar património. Há escolas que não têm quadros electrónicos. Não deixem a Dona Maria vender rissois. É incrível como Sobral de Monte Agraço tem um parque infantil e Vila Chã não tem um pavilhão gimnodesportivo.

Cheque-aluno é uma forma de financiar privados. É preciso programas educativos de cultura geral. É preciso programas educativos que preparem para o mundo do trabalho. Uma rotunda permitiria resolver o problema do trânsito. Não há uma auto-estrada entre Portalegre e Beja. É preciso a Circular Rodoviária Externa de Tomar. É preciso investir no mar. É preciso investir na energia. É preciso investir na ecologia. É preciso que nos compararem com a Alemanha, nunca com a Bulgária. É preciso contraditório. É preciso esperança. É preciso realismo. É preciso dizer a verdade. É preciso criar condições. É preciso criar emprego. É necessário regular os mercados financeiros. É preciso acabar com offshores. É preciso privacidade nas listas de beneficiários de habitação social. É preciso publicar salários dos gestores. É preciso aumentar salários. É preciso criar empregos. É preciso investir nas exportações. É preciso deixar falir os bancos. É preciso investimento público.

É preciso liberdade de expressão. É preciso uma Entidade Reguladora da Comunicação. É preciso empreendedorismo. É preciso Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. É preciso deixar o mercado funcionar. É preciso Ordem dos Nutricionistas. É preciso regular o mercado. É preciso acabar com o neoliberalismo. É preciso salário mínimo. É preciso aumentar o salário mínimo. É preciso dignidade. É preciso sair do euro. É preciso controlar a inflação. É preciso crescimento. É preciso relaxar metas do défice. É preciso não aumentar dívida. É preciso Eurobonds. Troika fora daqui. Queremos federação. Queremos soberania. Queremos um projecto europeu. Queremos redução da burocracia. Exigimos seriedade na política. Há dinheiro, há. É cortar nos carros dos políticos. Cortem nas viagens dos deputados. Cortem nos deputados. Exigimos democracia representativa.

Acabem com a promiscuidade entre política e finanças. Organizemos os Jogos Olímpicos. Temos que participar no Eurofestival da Canção. Mourinho não presta. Cristiano Ronaldo é fraquinho. Quase que ganhamos o campeonato. O Martim Neves é um explorador de crianças chinesas. Quando sai a Playstation 4? Temos que ser solidários. A caridade é para gentinha que não ajuda nada no resto do ano. Finlandeses podem pagar a nossa dívida. A Madeira que pague o que nos deve. É preciso mais dinheiro a circular, mas só em Portugal. Temos que atrair investimento estrangeiro. Os salários são indignos. Não temos funcionários públicos a mais. Não temos professores a mais. Se o ensino obrigatório passar para o 17º ano, seremos mais qualificados. É preciso acabar com crucifixos. É preciso difundir o Reiki.

Não discriminem pessoas. Estes ciganos fazem o que querem. Todos deviam ter direito à dignidade. Eu metia o gajo que ateou este incêndio a arder. A polícia não faz nada. A polícia disparou.

Acabem com as listas de espera. O médico de família não estava lá às 8h30. Já não me dão 20.000 contos pelo apartamento. É preciso inclusão social. É preciso reduzir importações. É preciso exportar mais. Fui buscar um carro usado à Alemanha. Viste o palhaço no Facebook? Nunca se viveu tão mal, nem no tempo do Salazar. Paga-me o café.

54 comentários leave one →
  1. 4 Junho, 2013 16:38

    VC, não haverá aí mais do que um fluxo? Não que eu seja contra a ideia de que um sinal de inteligência é a capacidade de justificar afirmações mutuamente incompatíveis. Aliás, eu sou mesmo da tribo da rainha branca:

    Alice laughed. “There’s no use trying,” she said: “one can’t believe impossible things.”
    “I daresay you haven’t had much practice,” said the Queen. “When I was your age, I always did it for half-an-hour a day. Why, sometimes I’ve believed as many as six impossible things before breakfast.”

    Gostar

  2. tric permalink
    4 Junho, 2013 16:42

    Gostar

  3. 4 Junho, 2013 16:46

    É preciso encontrar petróleo no Beato.
    R.

    Gostar

  4. javitudo permalink
    4 Junho, 2013 16:50

    Não vejo o programa Prós e Contras desde que topei a fátinha no tempo do inginheiro.
    A fátinha. se os aventais forem a tempo, ainda vai ser directora de programas da tv.
    Não fará mal, pior que o marinho já não é possível
    Contaram-me o título, “cansados de tudo” ou qualquer coisa semelhante, e algumas intervenções bacocas de uns tipos sem dinheiro para fazerem a barba.
    Ri-me como um perdido.
    Como é que tipos que nunca fizeram nada podem estar cansados?
    Vitor, as pessoas não querem consenso nenhum nem sabem o que isso significa, ~
    as pessoas querem dinheiro para ir para a borga,
    comprar tablets, smatphones que não sabem usar
    e se possível um bm ou um audi ou um mercedes em segunda mão.
    Isso é quefaz um estardalhaço quando vão à terra nas festas do verão,
    no meio dos incêndios criminosos que grassam à vontade por tudo quanto é mato.

    Gostar

  5. tric permalink
    4 Junho, 2013 16:58

    “Viegas autorizou Pais do Amaral a exportar quadro protegido
    .
    Em 2012, as autoridades anularam as protecções legais que impediam a saída de Portugal de uma importante pintura renascentista. Em Paris, tem uma oferta de três milhões de euros.”
    .
    vai uma aposta que este quadro vai ser comprado por um Judeu…depois do Rabi Viegas ter permitido o “roubo”…foi o acordo ortográfico…foi o financiamento do Estado à promoção da Cultura Judaica…foi a autorização da saída de Portugal de importantes obras de arte…enfim…um Ministro da Cultura Judeu o que se poderia esperar…já quando tivemos um Presidente da Republica Judeu, este autorizou o “roubo” de metade das reservas de ouro dos portugueses…enfim…Judearias…

    Gostar

    • 4 Junho, 2013 17:01

      Que disparate pegado. O quadro foi comprado por privados a privados. Essa mania que o estado tem o direito de impedir alguém de vender o seu património a terceiros é que seria um verdadeiro roubo.

      Gostar

      • tric permalink
        4 Junho, 2013 22:08

        quando o senhor o comprou sabia perfeitamente que o quadro não podia sair de Portugal, né !!??? por alguma razão, não é? e os governantes não devem fazer leis para ajudar os amiguitos, né ???!!! terá sido cunha???

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        4 Junho, 2013 22:11

        Que raio de união europeia é essa em que um quadro não pode sair de um estado membro?

        Gostar

    • vitorcunha permalink*
      4 Junho, 2013 17:02

      O quadro era de um tipo, que o vendeu a outro tipo. Aposto que o venderia ao tric, se se oferecer para o comprar.

      Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        4 Junho, 2013 19:30

        tipo aquela cena de uma praia privada vendida no algarve 🙂

        Gostar

      • vitorcunha permalink*
        4 Junho, 2013 19:31

        O Portela não é adepto da propriedade privada. Publique aí o endereço que a gente vai aí para o aliviar das posses neoliberais.

        Gostar

      • tric permalink
        4 Junho, 2013 22:39

        meu caro amigo…eu acho que a não intervenção do Estado quando da saída de ouro de Portugal maciçamente para o estrangeiro…foi,,,foi…desde para ai uns dois anos passamos a ser exportadores de ouro, exportadores…espero sinceramente, que a porta que o Rabi Viegas, o Judeu, abriu, não torne Portugal exportador de obras de arte com grande relevância para o património nacional…vendemos tudo! empresas estratégicas…ouro…cultura…enfim, uma Judearia como é actualmente Portugal, tem como objectivo a destruição da memória histórica de um povo…e substitui-la por uma memória judaica… a Gulbenkian só promove artistas Judeus…o Rabi Viegas, quando foi Ministro da cultura deste país, promoveu a destruição da Latinidade da escrita portuguesa…bem como a acção cultural se centrou na promoção da cultura judaica em Portugal…enfim…liberalismos…

        Gostar

    • A C da Silveira permalink
      4 Junho, 2013 19:20

      Então porque é que o estado não avançou com os 3 milhões? nos paises civilizados é assim que se faz: o estado acha que o quadro é importante? compra; dispor daquilo que é dos outros, é porreiro, parece bem, mas na minha terra tem um nome: ROUBO!

      Gostar

      • Incognitus permalink
        4 Junho, 2013 20:20

        O Estado? Deus nos livre. Podiam era juntar-.se as pessoas que acham o quadro importante, fazerem uma vaquinha e chegarem-se á frente com os 3 milhões. Depois por mim até podiam queimar a coisa que certamente não faria diferença.

        Gostar

  6. RCAS permalink
    4 Junho, 2013 17:34

    Somos o País do “inho. Somos um paízinho, do favorzinho, do queridinho, do amorzinho,do cafezinho,do wisquinho, da mãezinha,do paizinho do comprimidinho , da MENTALIDADEZINHA!
    Esta lenga-lenga de conversas de café, leva-me sempre de volta em volta, e por mais voltas que dê, regresso sempre à vaca-fria!
    Se quiser encontrar o ,ou a “grande responsável” da grande maioria dos nossos problemas, volto sempre à vaca fria: “mentalidade”.
    Olho para a nossa história, procuro as idiosincrasias deste povo, leio as farpas do Eça, e quase que desatino com a mentalidade deste povo, sem generalizar !
    O Eça disse mais ou menos à 170 anos, o que hoje é preocupantemente actual!
    A mentalidade de pouco ou nada evoloiu!
    A minha grande preocupação não é o zé povinho, este obedece, faz aquilo que lhe mandam fazer!
    A minha grande preocupação, está na mentalidade das nas nossas elites, sem generalizar como é obvio.
    É do seu seio que saem aqueles que governam, aqueles que dirigem. aquelas que comandam, são elas as grandes responsáveis pela situação em que nos encontramos atraves dos tempos.
    Sempre subservientes, egoistas, gulosas, avidas de mordomias, sem orgulho, sem vergonha na cara, sem um pouco de brio sequer no pêlo, sem honestidade intelectual e politica, sem rigor, sem organização, sem responsabilidade.
    O povo para eles é a …”plebe”!
    É nesta mentalidade errada, que se esconde o cancro de grande parte dos nosso problemas!
    Enquanto não nos olharmos ao espelho a “serio” e tivermos a capacidade de sabermos fazer a nossa auto-critica,não vamos a lado nenhum, podem crer!
    Entretanto … enfim podemos ir fazendo as nossas catarzes, e seguindo na mediocridade do passa-culpas, onde verdadeiramente somos mesmo bons!

    Gostar

  7. 4 Junho, 2013 17:40

    Ainda vão vender os Jerónimos a um privado, para uma estalagem.
    O balúrdio encaixado dava para pagar os juros da dívida e ainda crescia para renovar a frota automóvel dos ministérios.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      4 Junho, 2013 17:42

      A julgar pelas últimas notícias de manifestações nas galerias da assembleia, já a venderam para parque de campismo.

      Gostar

  8. 4 Junho, 2013 18:03

    Numa palavra: Tulisses.

    Gostar

  9. javitudo permalink
    4 Junho, 2013 18:13

    RCAS sim senhor, “enquanto não nos olharmos ao espelho a “serio”.
    Aí está certamente o grande busílis.
    Estive a olhar para o picoiso, como é que fica a olhar para aquele capacete e máscara de trapos? Desanima. Para não falar no portela e no tric, tudo boa gente mas são de meter medo a eles próprios se um dia se confrontam com as seus dogmas.
    Por enquanto isto ainda vai no princípio. A fase que os trauliteiros de serviço aspiram ainda não a atingimos. Famílias executadas sumariamente por assaltantes, massacres escolares, vagabundos, taxistas ou camionistas regados com gasóleo, snippers tendo como alvo agentes da autoridade, grávidas esvisceradas, cadáveres marcados com suásticas abandonados na via pública, membros humanos pendurados em casas-de-banho de estações de serviço, bares ou discotecas, crianças nuas a boiar nos rios amarradas a troncos, ou viaturas regadas com sangue do proprietário… Haja calmal!

    Gostar

    • RCAS permalink
      4 Junho, 2013 19:48

      javitudo :
      Já alguma vez dialogou com o espelho a sério? sente-se confortável?
      Não apreciou a minha critica à mentalidadezinha das elites pois não? pois é, isso envolveria uma profunda auto-critica às ” suas” elites não é verdade? pois, é o melhor é assobiar para o lado…

      Gostar

  10. 4 Junho, 2013 18:22

    Gostei, mas no café a primeira coisa que se discute é o Benfica, o seu treinador e o seu presidente-dono. E isto em mais de seis mil cafés, é preciso dar atenção às prioridades. Carrega SLB.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      4 Junho, 2013 18:24

      Isso deve ser no sul. No norte não é preciso, estão demasiado habituados a ganhar o campeonato.

      Gostar

      • 5 Junho, 2013 00:10

        Desculpe, eu julgava que o post era sobre um assunto nacional, não percebi que era apenas regional.

        Gostar

  11. Portela Menos 1 permalink
    4 Junho, 2013 18:44

    (…) A delegada sindical Ana Rita Carvalhais disse à agência Lusa que o manifestante foi detido depois de ter exibido uma folha onde se lia “Demissão, já!”.
    “Foi empurrado por forças de segurança e terá respondido também com empurrões, tendo sido depois algemado”, disse. (…)
    .
    http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3256361

    .
    instruções de segurança um pouco mais musculadas, antes que possamos saber o que quer dizer Tasksim 🙂

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      4 Junho, 2013 18:59

      Eu vi o homem a falar violentamente depois de violentamente agredido e violentamente assistido no violento hospital depois da violenta libertação.

      Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        4 Junho, 2013 19:09

        (…) O manifestante detido é Manuel Cruz, militante do PCP e antigo candidato à Câmara de Leiria por este partido, observou a agência Lusa no local.(…)
        .
        eu também gostava de saber por que motivo a Lusa não nos informou que o MCruz é sócio do Marrazes FC. Assim escusava de nas próximas hora levar com um post indignado de HFMatos 🙂

        Gostar

  12. André permalink
    4 Junho, 2013 19:09

    Cheira-me que o Vitor Cunha andou a ouvir aquela música do José Mário Branco (FMI) e ficou irritado porque a direita não tinha uma parecida. Pronto, agora esperemos que algum compositor de direita componha algo que possa ser tocado (mais ou menos, visto que na versão FMI também não há uma grande música) enquanto o Vitor canta estas baboseiras.
    Já agora, com o “é preciso investir na energia” estava a referir-se ao plano nacional de barragens (acho que é assim que se chama)? E em relação ao “é preciso investir no mar”, estava a falar daquela notícia sobre o Cavaco que estava em destaque no SAPO hoje de manhã, onde ele dizia que era preciso investir no mar? E as circulares e estradas e autoestradas? Estava a falar da política de betão do governo cavaquista? Era só para conferir, o PS e PSD são tão semelhantes, que às vezes uma pessoa engana-se… mas há sempre quem esteja pronto a mostrar a ténue e surrealista diferença.

    Gostar

    • licas permalink
      4 Junho, 2013 23:00

      Tanta fanfarronice anti-Judaica
      só conheço uma que se assemelha à do tric : Adolfo H.

      Gostar

      • André permalink
        5 Junho, 2013 06:55

        Desculpe? O que é que eu disse sobre os judeus? Enganou-se no comentário, certo?

        Gostar

  13. javitudo permalink
    4 Junho, 2013 19:38

    Quanto ganha cada trauliteiro por este tipo de acções tão queridas da democracia que eles defendem até à morte?
    Tudo tem o seu preço, neste caso ainda lhes tiram a fotografia, se for preciso um advogado dos tais e uma declaração dos direitos humanos etc, e tal.
    Vai lá a TVI, a Sic e a RtP e mostarm aquele arranhão que o malandro do polícia lhe causou.
    O Putin um revisionista responde à maneira dele até com as miúdas, o querido camarada Stalin limpava-lhes o sarampo num fechar de olhos nem que fossem próximos, se fosse preciso enviava mensageiros até ao México com a picareta.
    Estes energúmenos querem enganar quem?

    Gostar

    • RCAS permalink
      4 Junho, 2013 19:53

      Diz o ditado que : “quem com ferro mata, com ferro morre”… agora é a vossa vez, haja democacia…

      Gostar

      • vitorcunha permalink*
        4 Junho, 2013 19:54

        Já estamos na fase dos ferros e mortes? Bolas.

        Gostar

      • RCAS permalink
        4 Junho, 2013 20:38

        Vitor, voçê até tem sentido de humor, percebeu bem o que eu quiz dizer não é verdade?
        Lembra-se dos autarcas do PPD no tempo de Correia Campos por esse país fora?

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        4 Junho, 2013 22:52

        RCAS, tem cuidado com o teu português, rapaz. Então tu escreves você com cê de cedilha? No meu tempo, um erro desses dava “direito” a duas reguadas, bem puxadinhas, aplicadas por um dos alunos com zero erros.

        Gostar

      • licas permalink
        4 Junho, 2013 23:20

        Um picareta???? (Trotsky)

        Gostar

  14. Trinta e três permalink
    4 Junho, 2013 20:03

    Então, e os observatórios?

    Gostar

  15. javitudo permalink
    4 Junho, 2013 20:27

    Os observatórios observam tudo muito bem eu quando for grande quer o ser observatório se não puder quero ser observador eu sei de maroscas encapotadas de corruptos bem engravatados com pensões milionárias de pivots televisivos com dívidas aos fornecedores, de grandes democratas com punhados de milhões nas caimonas de medicamentos que não servem para nada receitados aos montes, de vira casacas sem vergonha de jovens bandidos aclamados de progressistas de advogados trafulhas que fazem leis cheias de buracos para os corruptos passarem sempre impunes, de autarcas que ainda têm afilhados para empregar nas cadeiras desengonçadas das câmaras, de inaptocratas incapazes de governar eleitos pelos menos capazes de produzir seja o que for recompensados pelos bens e serviços confiscados pelos desgraçados que se esforçam e cumprem a lei feitos parvos em diminuição permanente já que os mais novos decentes já começam a perceber onde estão metidos e alá moço e ainda não estou em nenhum observatório.
    Olha se tivesse!
    Tirei as vírgulas para parecer com o saramago ainda ressaibiado e complexado que estou por o meu pai ter ser despedido num instante do DN por não ser suficientemente progressista nem todos nascem com a fortuna do picoiso e do portela eu também terei nascido manco um tanto bronco admito nem todos podem ter a mesma sorte valha-nos Deus quem sai aos seus não degenera ainda há os quem nem sabem quem é o pai e outros que andam enganados tirassem o adn da gaveta que é como quem diz fdp a democracia é para todos como diz o RCAS

    Gostar

  16. Zé Paulo permalink
    4 Junho, 2013 21:32

    Vão cair e já não deve demorar muito.
    Ao que parece, o Victorcunha já está aperceber isso, tal o desespero patenteado no seu texto.
    E não se esqueçam de culpar o Sócrates.
    Ehehehe…

    Gostar

  17. 4 Junho, 2013 21:44

    Vão cair. E vamos cair todos nós. A esquerda só apressará o facto.
    E sim. O Sócrates trouxe-nos até ao pântano (já outra cigarra o tinha feito) e foi para Paris antes de entramos nele. Estes, foram incapazes de nos tirar dele. Uns são culpados pela situação, outros são culpados por não conseguirem nos tirar dela. Uns são culpados efectivos, outros falharam…

    Gostar

    • licas permalink
      4 Junho, 2013 23:16

      Uns são culpados efectivos, outros falharam…
      _______________
      Objectivamente vai dar ao mesmo . . .
      Criminalmente há *alguma* diferença . . .

      Gostar

    • Zé Paulo permalink
      5 Junho, 2013 07:30

      Os últimos são culpados mas é por mos enterrarem ainda mais no pântano.
      Pensava que se tratava de uma questão de competência, mas não é só isso, é também – e principalmente – uma questão de decência.

      Gostar

  18. tric permalink
    4 Junho, 2013 23:26

    Gostar

  19. Dédé permalink
    5 Junho, 2013 02:02

    Alguém disse ao Cunha que era engraçado, e prontes, agora a gente que o ature.

    Gostar

    • vitorcunha permalink*
      5 Junho, 2013 02:03

      Isso poderia ferir os meus sentimentos, se os ultraneoteraliberais tivessem disso.

      Gostar

      • neotonto permalink
        5 Junho, 2013 07:24

        Errrrr. Comorrrrrrr?
        Neotonto…diz?. Como se nem souberamos o que há. Nunca pedir peras a um chopo !!!!!!!!!!!!!!!

        Gostar

  20. JDGF permalink
    5 Junho, 2013 07:20

    Todo o post é um rasgado elogio ao miserabilismo (pobrezinhos e respeitadores) e um hino às negociatas (sob o manto da ‘livre iniciativa’).
    Para obter ‘isso’ torna-se necessário, também ou concomitantemente, defender a servidão. Não vai ser fácil…

    Gostar

  21. Tiradentes permalink
    5 Junho, 2013 08:05

    Queira Deus que caiam e quanto antes melhor já dizia o agnóstico.Isto nunca devia ter sido governado por um gajo com apartamento na Damaia. O mínimo que se pede é na Castilho e que vista Armani..
    Para que as coisas se endireitem era preciso mesmo que um “inginheiro” nos governe, mas daqueles que não seja cobardolas e chame tropas estrangeiras e fuja para Paris. Um inginheiro ( já não ponho aspas…que se f..no meu acordo ortográfico piscoisal escrevo como pronuncio) que diga logo de início não à troika, queremos as nossas vidas e que não deixe o país na mão de coelhos da Damaia cheios dessas doenças características dessa espécie.

    Gostar

  22. tric permalink
    5 Junho, 2013 22:55

    Gostar

Indigne-se aqui.