Saltar para o conteúdo

A luta continua depois das férias

25 Junho, 2013

Não conseguiram acordo, não evitam nenhuma medida relevante, não “defenderam a escola pública”. Mas ao menos suspendem a greve.

E agora, já podemos saber quanto custam os sindicatos ao estado?

Nota: alimentem a moça.

141 comentários leave one →
  1. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    25 Junho, 2013 17:20

    «Fuck Yeah!»

    Gostar

  2. A.Lobo's avatar
    A.Lobo permalink
    25 Junho, 2013 17:26

    Li há dias no expresso que existe um Despacho com o nº 24-A/2012 de 6/12 deste Governo e deste Ministério do Prof. Crato em que se determina que a falta de um único professor nas reuniões do conselho de turma , nas quais são lançadas as notas dos estudantes, é suficiente para suspender qualquer reunião. Repito falta um professor e não há reunião!!!
    Com despachos destes será que o Senhor Ministro se pode queixar da balbúrdia e do boicote dos professores? Com despachos tão simples de alterar, para quê alterar a lei da greve ou coisa similar? Pobre País que se permitem ter estas pascácios paridores de tais despachos.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      26 Junho, 2013 03:05

      a burrocracia é entrave em todo o estado

      mas há excepções se o professor morre

      se está grávida e deixa as notas

      etc

      muitas vezes convoca-se nova reunião e na falta do…..

      Gostar

  3. gastão's avatar
    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Junho, 2013 17:31

      Faça uma contribuição.

      Gostar

      • Nelson's avatar
        Nelson permalink
        25 Junho, 2013 17:43

        Ora essa! Você também faz. Pode gostar ou não de fazer a “contribuição”….mas faz. Temos pena…:)

        Gostar

      • Grunho's avatar
        Grunho permalink
        25 Junho, 2013 17:53

        Oh Vitor, podes mesmo dar uma contribuiçãozinha.
        Parece que o Nuno está muito arrasca lá no ministério, onde há quem ache que não devem pagar-lhe o salário enquanto ele próprio continuar a usar o célebre slogan “Não há dinheiro”

        Gostar

      • gastão's avatar
        gastão permalink
        25 Junho, 2013 18:45

        Já fiz, obrigado, mas a maior parte foi para a recapitalização dos bancos.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        25 Junho, 2013 19:01

        Gastão também é aquele que gasta demais. Dirá a letra com a careta?

        Gostar

      • Bolota's avatar
        25 Junho, 2013 21:22

        Maduro,

        Essa resposta para estes numeros???

        ” Na base de dados hoje divulgada, relativa a 2010, o custo anual por aluno é cifrado em 4.554 euros na pré-primária, contra a média de 5.152 da OCDE e de 5.398 na União Europeia.

        No 1.º e 2.º Ciclos, os valores eram de 4.512 euros em Portugal, 6.076 na OCDE e de 6.306 na União Europeia.

        Ao nível do 3.º Ciclo e Secundário, a despesa era de 6.767 euros, contra 6.868 na média da OCDE e 7.216 na União Europeia.

        No Ensino Superior, Portugal despendia por ano 8.059 euros por aluno, quando a média da OCDE era de 10.306 euros e da União Europeia de 9.794.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 21:31

        ó palerma um professor na grã-bretanha ou na alemanha ganha mais né

        os custos de refeições e funk cionários e etc é maior né

        logo a média ser de 5398 é bóptimo

        num estado de merda sem petróleo como a roménia ou o brasil

        gastarmos 85% do custo por aluno em salários telefone e luz eléctrica é que não é normal

        na grã-bretanha EM 2002 ESTES 3 CUSTOS REPRESENTAVAM 70% DO CUSTO POR ALUNO

        É VERDADE QUE AS ESCOLAS BOAS NA INGLATERRA SÃO AS PRIVÉES

        MAS

        O SAMPAIO DA NÓDOA TEM UNS TRABALHOS FEITOS EM CO-AUTORIA E ALUNOS DELE QUE FIZERAM TRABUCOS DESSES

        IDE LÊ-LOS IDE

        TAMÉM 26% DO pIB ALEMÃO VAI PRA REFORMAS

        ATÉ QUANDO ISSO SÓ GOTT MIT UNS SAve

        ó gajo da savat das bolotas

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Junho, 2013 07:37

        Und, o Brasil, só por acaso, tem petróleo, e muito. Parte dele até é explorado pela galp. Tenha calma a chamar palermas aos outros.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 19:05

        oh filha sabes o que quer dizer ironia?

        i ronin é um samurai sem dono

        escreve-se tem calma a chamar

        apesar disto ser mudo claro

        mudo de sem voz e não mudo de mudastee

        an dei

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      25 Junho, 2013 21:35

      já agora faz a média da alemanha áustria luxemburgo e suécia

      e depois a média da roménia hungria checos e chipre

      vê quanto ficamos acima duma média e abaixo de outra

      ou os suecos não são da união?

      que boleto

      Gostar

    • Rui Silva's avatar
      Rui Silva permalink
      26 Junho, 2013 12:58

      Por esta altura com a redução do PIB já deverá estar acima da media europeia, problema resolvido.

      Rui Silva

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        26 Junho, 2013 20:15

        por esta altura a roménia deveria ter a dívida paga desde 1999 com o plano Ceausescu

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        26 Junho, 2013 20:16

        a redução do PIB foi de quanto?

        a redução dos gastos com o parque escolar foi de quanto?

        deves mesmo ser profe de mate

        Gostar

  4. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    25 Junho, 2013 17:33

    Suspendem a greve porque já não lhes dá jeito!!!

    Com os alunos de férias e a o tempo a pedir praia, continuar de greve para quê??? Para atrasar as avaliações e terem de trabalhar em Agosto???

    Este Mário Nogueira pode ser um pouco atoleimado das ideias, mas não é burro…

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 20:21

      há gente que vai ver as manifes no brasil

      há férias marcadas e pagas para julho

      desmarcar férias no dubai e no tá i titi custa bué

      dizem que custa inda hontem tavam duas a falar disso

      professores? é 80% gaijas

      devia chamar-se sindicato das professoras

      nã fosse a maior parte dos sindicalistas serem gaijos

      Gostar

  5. Z's avatar
    25 Junho, 2013 18:25

    Olhe que conseguiram muita coisa.
    Por muito que lhe custe.

    Gostar

  6. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    25 Junho, 2013 18:44

    Não sei que informações tem o vitorcunha, mas, de acordo com a TSF, conseguiram tudo:
    .
    – mobilidade limitada a 60 km (que, para os professores, não estava definida);
    – algo (que não percebi) sobre as horas para os diretores de turma;
    – reconhecimento da especificidade da função, na questão das 40 horas.
    .
    Ou o vitorcunha não sabia o que estava em causa?

    Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      25 Junho, 2013 18:50

      Sabia mas nao lhe interessa.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        25 Junho, 2013 18:52

        A distância da mobilidade é indiferente. Com quadros de escola e quadros de zona pedagógica, ninguém teria que se deslocar este mundo e o outro como os comunistas dizem.

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Junho, 2013 18:53

      Não era a “defesa da escola pública”?

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        25 Junho, 2013 19:02

        Para vossa tristeza ainda nao é desta que acaba 🙂

        Gostar

      • Bolota's avatar
        25 Junho, 2013 21:27

        ” …como os comunistas dizem…”

        Maduro,

        Vocês estão cagando para os alunos , o vosso problema são os comunistas esses terriveis pica miolos de velhos e mamões de meninos ao pequeno almoços…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 21:37

        ó putana baleizoca os comunistas tão morrendo todos

        anarquistas é a nouvelle vague

        e usam a máscara de um terrorista católico

        tás mais xéxé cu sô ares

        adapta-te ós tempos ó múmia

        quer a gente saber de pioneiros de 70 anos ou jotas de 50

        Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      25 Junho, 2013 18:55

      Pela sua resposta, fico com a ideia de que o conhecimento do território do vitorcunha se limita a Lisboa e ao Porto.

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:24

        ó filha con seguiram os do quadro

        os contratados continuam a ter de correr o país ou ficar no desemprego….

        a maioria dos do quadro tal como os médicos concentram-se no litoral

        haja alunos ô num haja

        se num fossem os agrupos von sokras inda havia trabalho para mais 20 mil

        Gostar

  7. Severo Guimarães's avatar
    Severo Guimarães permalink
    25 Junho, 2013 19:00

    VitorCunha
    Julgo que deve ter um trauma qualquer com os Professores.
    Será que irá relatar com o mesmo frenesim aquilo que se passar com a greve dos transportes, que estão estes sim a delapidar o pouco que resta dos activos dessas empresas?
    Declaração de interesses: não sou nem nunca fui professor, mas admiro o seu trabalho, já que foi graças a eles que hoje sou um Homem bem formado e chefe de família.
    Cps
    S. Guimarães

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Junho, 2013 19:01

      É o trauma de pagar salários a horário-zero.

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      25 Junho, 2013 19:03

      Ele há greves boas e greves más. Como em tudo.

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        25 Junho, 2013 20:39

        Como tudo, Ditadores includive: os Castros, o Vilela ,
        qual é a coisa qual é ela?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:50

        os castro caldas são ditadores?

        ora um tem só mercúrio pra meter nos dentes dos putos e o outro um obsrevatoiro

        num é bem ditadura é mai mole

        as corporações nã sã estados

        Gostar

  8. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    25 Junho, 2013 19:01

    Se o sr Nogueira – à falta de melhor – faz de ministro da educaçao, por que carga d’agua querem saber – e sao contra -o salario do homem?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 20:53

      contra? sou a favor gostava de ter um igual

      ou dá parte para o partido como os deputados do PCP

      se dá

      já num quero

      é um garoto da minha edade e já chegou ao topo….a winnere…ou winnie un desses

      Gostar

  9. Severo Guimarães's avatar
    Severo Guimarães permalink
    25 Junho, 2013 19:07

    E a culpa é dos Professores ?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 20:17

      minha e da gaija em greve de fome agente jura que nã

      eram 300 mil votos contando com os reformados

      agente pediu e eles deram

      não deram foi a todos….

      Gostar

  10. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    25 Junho, 2013 19:09

    A pergunta que os portugueses podem fazer, é outra: se, como diz o dececionante Crato, o compromisso agora estabelecido era o há muito declarado (pelo ministério), porque é que não o assinou mais cedo? Ou será que, como alguns dizem, era o Gaspar que rezava aos santinhos para que a greve se prolongasse?

    Gostar

  11. Jorge Figueiredo's avatar
    Jorge Figueiredo permalink
    25 Junho, 2013 19:11

    O senhor Cunha tem mau perder. A verdade é que por muito que lhe custe os professores conseguiram tudo o que queriam. Poderá agora saber-se quanto ganha o senhor Cunha? E quem lhe paga? Será a tal fundação luso-americana da amiguinha?

    Gostar

  12. Severo Guimarães's avatar
    Severo Guimarães permalink
    25 Junho, 2013 19:14

    A mim indigna-me casos como o que hoje foi relatado na imprensa diária , em que um gestor recebeu cerca de 500.000 euros, e foi readmitido na CGD.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 20:15

      escreve-se indignam-me casos plurar…..estesses severos eram pouco severus ó severus

      romanos…uns bárbaros

      Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 20:16

      indignam-me casos simplex

      a ti indigna-te o caso

      severus rex

      Gostar

  13. manuel's avatar
    manuel permalink
    25 Junho, 2013 19:16

    ” o Presidente Teófilo Braga ia de eléctrico da sua residência ,na travessa de Santa Gertrudes ,à Estrela ,para o palácio de Belém”. Concordo com a intenção de questionarmos todas as despesas ,a dos sindicatos e outras da democracia. Relativamente aos professores ,o governo procedeu bem ,só saímos da bancarrota com o esforço de todos. Temos de ser razoáveis e enquanto o governo não se deixar de ostentações (tipo Alcobaça) o povo não acredita que andamos presos por arames. Quando vejo a frota de carros do governo ,lembra-me logo aqueles países que vivem da FAO , e os seus governos gostam dos modelos mais elevados da VOLVO e da MERCEDES, Nós, por enquanto ,estamos na sigla FMI!

    Gostar

  14. Fernando Oliveira Martins's avatar
    25 Junho, 2013 19:34

    “Não conseguiram acordo, não evitam nenhuma medida relevante, não “defenderam a escola pública”. ”
    Caro Vitor: que o camarada Mário (Nogueira), a FENPROF e o PCP não gostem de assinar acordos com o PSD e CDS, é um facto – e não vão assinar… Que os restantes Sindicatos irão assinar (e estou agora a ver na televisão a cara alegre do camarada Mário e do amigo Dias, da FNE/UGT, que só lhes falta cantar para mostrar a sua alegria…). Que os professores conseguiram TUDO o que pretendiam, é outro facto. Os professores, sobretudo os de 1º Ciclo, conseguiram que a sus deslocalização vá até 60 km, os professores do 2º e 3º Ciclos e do Secundário conseguiram que as horas de Diretor de Turma voltassem a ser letivas (de outro modo desapareciam cerca de 2.000 lugares e os que ficavam iriam de ter fazer, sem receber nada pelo trabalho extra). Há ainda uma série de cedências nas horas componentes letivas que irão fazer toda a diferença.
    Seja um homenzinho, assuma a derrota do Crato e deste governo. Aliás o que se passou foi que queriam despedir cerca de 5.000 professores, para poupar o que se gasta com 500 a 750 assessores (os boys…) do governo, quando era tão simples poupar este valor (despedir a boiada das jotas que nada sabem fazer). E ainda bem que o acordo foi hoje – de outro modo o próximo ano seria seriamente afetado, e osprofessores estavam preparados para aguentar mais dois meses para resolver este problema.
    PS – saiu hoje um Relatório da OCDE que deveria ler, antes de dizer mais besteiradas sobre Escola Pública, Professores, Ensino, Associações de Pais e Alunos.
    PS2 – porque será que só hoje saiu o Despacho n.º 8248/2013, sobre próximo Ano Escola de 2013/2014?

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      25 Junho, 2013 19:41

      Fernando Oliveira Martins:
      Quando diz “conseguiram que as horas de Diretor de Turma voltassem a ser letivas (de outro modo desapareciam cerca de 2.000 lugares (…)”, o que quer dizer concretamente? Os diretores de turma não têm horas para exercer a sua função?
      Faço esta pergunta, porque ao ouvir o resumo do acordo nos noticiários, não percebi o que estava em causa com os diretores de turma.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 19:46

        os directores de turma têm um desconto por cada direcção de turma

        alguns infelizmente têm mais que uma

        e nos velhos tempos de socras o grego muita papelada e muitas chatices com as faltas

        e actas os profes escrevem muito mali mali

        e metem muitos PS1 e 2 quando deveriam escrever post scriptum scriptum PSS

        Despacho n.º 8248/2013, sobre próximo Ano Escola de 2013/2014?

        porque o ano escola só começa no ano escolar seguinte este ano ainda é ano escolar

        ano escola é no próximo governo

        Gostar

      • Fernando Oliveira Martins's avatar
        25 Junho, 2013 20:46

        No ano passado por cada Direção de Turma o professor tinha direito a 2 tempos letivos (um para a burocracia – levantamento de faltas, receber justificações e colá-las no dossiê da turma, justificar as faltas no programa informático, lançar as notas, receber avaliações intermédias, fazer contactos com Pais Encarregados de Educação, CPCJ, Direção, polícia e outros e mais dez ou 15 coisas) e tempo para receber Pais e Encarregados de Educação (às vezes fora da hora de atendimento). Hora este trabalho é feito na Escola, para a Escola e é importantíssimo para que a Escola funcione bem. Muitos professores têm ainda, dada do credito horário da Escola, mais um tempo letivo para turmas especiais. É claro que o tempo que o Diretor gasta é, pelo menos, o dobro do atribuído, implicando por vezes até gastos pessoais nunca reenbolsados e idas ao Tribunal, idas a casa de alguns alunos, longas conversas com CPCJ, Polícia, alunos, aulas perdidas para tratar de assuntos da Direção de Turma, contactos com outras instituições, recolha de bens alimentares e de roupa para casos especiais e muitas outras coisas inimagináveis para quem nunca foi professor (eu tive, uma vez, dois irmãos, gémeos, que batiam no Pai quando não lhes dava o que lhe pediam – cada um tinha computador e o pai era pobre…).
        Ora passar estas horas para a componente letiva implicava que, por cada 10 ou 11 turmas, desaparecesse um horário (um professor tem 22 tempos letivos de 50 minutos ou 24 de 45 minutos), ficando os professores que não eram colocados na disponibilidade (eufemismo para serem despedidos) seria feito, nas horas não letivas dos professores (isto é, cada professor ganhava uma horinhas de trabalho duro sem receber por ele, porque era componente não letiva, enquanto muitos iam embora).
        Não sei se fui claro, mas, basicamente, as horas de Diretor de Turma ficaram na componente Letiva e cerca de 2.000 professores não foram despedidos por causa disto.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 21:43

        é justo que fiquem……..

        retiram-se 100 minutos ao horário lectivo ao invés dos 90

        há 2 milhões de alunos

        logo umas 70 mil turmas

        140 mil tempos letcivos semanais

        a uma média de 21 horas por semana 20 e 22……

        não considerando as 25 do básico

        dá no mínimo 7000 profes

        é o que te digo (escrevendo claro) pá fazes mal as con tásse

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        25 Junho, 2013 22:23

        Sou um imbecil completo ou alguém que não saiba o que são hoje as escolas, é que pode desvalorizar o trabalho dos diretores de turma. Não é preciso ser professor para o perceber. Basta ter filhos na escola. Em muitos casos, o diretor de turma é uma espécie de substituto dos assistentes sociais, situação que, num horizonte de alargamento da escolaridade obrigatória, vai ser cada vez mais importante.

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        25 Junho, 2013 22:40

        escreve-se só um imbecil completo Logo em grego imbecil é um tipo que anda com báculo ou seja um aleijado

        completo deve ser um tetraplégico surdo e mudo

        o trabalho dum director de turma há 20 ou 30 anos era mais simplex

        porque piorou tanto

        o professor agostinho dos campos expilica isso em 1905 e nem sequer havia directores de turma

        o trabalho é uma merda

        a sua filha não foi violada minha senhora

        namorava o céddric e agora namora o ivan mas sabe-se lá porquê foi-se ao iuri

        acho que gosta de lourinhos

        e eles têm 14 e a sua filha 16 logo não posso fazer queixa por abuso de menor à poliça né?

        iste é travalho?

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        25 Junho, 2013 22:48

        é passar horas na merda do compute a fazer coisas que daqui a 2 anos já nem existem

        – Educação ambiental – visita de estudo à Valorsul – estação de tratamento de resíduos sólidos profes de FIS QUIM…o cabrão de ciências nã quer ire?

        atão geografia alguém soferece pôrra

        – Sensibilizar os alunos para a correcta separação e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. não deitem o lixo em cima das pessoas quelas chateiam-se

        – Divulgar as regras de separação de RSU e promover a sua prática. ….o cobre tá a 3e 5 aeurros o kilo o chumbo a 3 e meio
        a sucata vai a 40 centimes digam centavos abituem-se

        – Reconhecer aplicações dos materiais recicláveis. reciclem o 33 em 666

        2º Período

        – Exposição de Trabalhos

        – Sessões de esclarecimentos com técnicos especializados no âmbito do projecto «Educar para a Saúde»
        não há amostras de graça?

        ó avozinha inda os usas?
        – Divulgar à comunidade Educativa o Trabalho realizado…a XXL apesar das aulas engravidou

        – Facultar aos alunos informação adequada à sua faixa etária.

        – Sensibilizar os alunos para um crescimento responsável e seguro. não fodam encostados aos cagatórios que os partem

        Ao longo do ano

         Dez minutos para calcular

         Desafios

         Participação on-line no naruto

        – Desenvolver o raciocínio, o cálculo mental e a resolução de problemas;

        ver como o trinta e três se escreve em grego
        – Participar em actividades de enriquecimento do currículo que envolvam noções matemáticas;
        – Consolidar conhecimentos estatísticos;fazer estatísticas VON BOLOTA
        – Estimular o sentido crítico.

        Ao longo do ano

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      25 Junho, 2013 19:50

      ó filha 6000 ou 5000 profes custam 6 vezes mais que 600 ass sores

      apesar dos directores de scuola já não terem suplemento

      a maioria dos da tua idade com 15 anos ou mais no quadro como bem disseste ganha 2100 limpos né….

      logo espero que faças poucos problemas ós alunos né…

      datações com radio-isótopos não faz não

      que tu num sabes fazere contas né

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        25 Junho, 2013 19:54

        É lá! 2100 limpos? Em que país? http://www.spgl.pt/cache/bin/XPQ3jTwXX13330eV28FetSMaZKU.pdf

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 20:03

        o do grupo 520 aí do oliveira que se reformou na filipa de lencastre em maio

        ou a do 510 que se reformou em junho…por acaso como é que ficam as avaliações dela

        ganhavam como profes do 10º escalão mais do que isso

        isso é o que ele disse que o índice dele ganhava agora….o 335

        agente ganha pelo 151 nã liga muito a isso são 1350 com um horário con pleto

        uns 1000 e picos limpos enquanto dura

        em 1993 eram só 100 continhos

        logo tivemos 100% de aumento em 20 anos dá…5% em média por ano

        o 10º escalão eram 290 contos ilíquidos e o 9º eram 246 acho…

        ou seja os do topo acabaram-se até ver

        os que restam têm todos acima de 55 anos

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 20:06

        um director de escola no tempo du socras inda levava um suplemento de 700 por mês

        ide ver as tabelas dos panfletos da fenprof

        ou ao diário da república ver as reformas…

        e a edade dos reformados

        há lá gente que entrou pra profe adepois de mi

        e já saiu…..

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:12

        é lá se com 3 364,63€ não consegues tirar 2100 limpos ou mais com as deduções que restam

        nã deves ser profe de matemais….ou se calhare inté és

        Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        25 Junho, 2013 20:38

        “a maioria dos da tua idade com 15 anos ou mais no quadro como bem disseste ganha 2100 limpos né….”

        A maioria… com 15 anos no quadro…. hehehe

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:45

        sim a maioria dos professores que entrou no tempo de Sócrates e já dava aulas há 10 anos ou mais
        tem agora 25 anos de serviço e 48 a 58 anos de idade é a maioria

        vão do 7º escalão ao 10º
        ou ao índice 370 se quiseres

        os 50 mil com tratados num são do quadro e dificilmente serão têm entre 30 e 65 anos
        há dois com 66 inda em listas de com curso

        16-05-1947….é só fazer as contas
        um reformou-se com € 998,70
        LUÍSA CELISA PEREIRA MARTINS PROFESSORA ESC SECUNDÁRIA MONSERRATE € 2 903,88

        Gostar

      • Fernando Oliveira Martins's avatar
        25 Junho, 2013 20:51

        E não desconta nada de impostos…? Se recebe ilíquidos esse valor, conte com mais de 1000 euros de desconto – um professor que receba cerca de 2.000 euros tem de descontos 700 euros…

        “sim a maioria dos professores que entrou no tempo de Sócrates e já dava aulas há 10 anos ou maistem agora 25 anos de serviço e 48 a 58 anos de idade é a maioria”

        Eu tenho 46 anos e estou no 4º escalão

        “vão do 7º escalão ao 10º, ou ao índice 370 se quiseres”

        Não há um único professor no país no escalão 370…

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:59

        ok minha tia avó reformada de profe de lyceu em 1977 com 9 contos e picos e com reforma de miséria inté 1986 20 e tal creio

        sobreviveu ao cavaquistão e era a reforma de 246 contos em 1992 ou 3 morreu em 2012 aos 101 com 2400 e tal brutos e 1900 e picos líquidos debitados na caderneta

        claro faltam os acertos do irs como acumulava a pensão do marido 450 euros engenheiro da antiga CUF ….pagou 3000 de IRS em 2011
        a dividir por 14 meses há a retirar?

        usa A CALCULADORA PÁ…

        SEI LÁ NUM TENS PUTOS QUE SIRVAM PRA DESCONTARE

        QUE GRAND TANSO….E O HORST DE PORTALEGRE TEM QUANTOS QUILÓMETROS?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 21:05

        COMO É QUE AOS 46 ESTÁS NO 4º ESCALÃO PÁ?

        NÃ FIZESTE VIA ENSINO?

        A MAIORIA QUE SAIU EM 1986-1992 DE ÉVORA TRÁS-OS-MONTES LISBOA COIMBRA OU AVEIRO COM MÉDIA ACIMA DE 14 E VIA ENSINO NO TEU GRUPO OU NO 510 OU
        MESMO NO 500

        ESTÃO HOJE NO 7º ESCALÃO

        E NÃO É HOJE ERA EM 2006/2007 QUANDO FUI AQUELAS REUNIÕES DE MERDA ENTRE ANTIGOS ALUMINI

        OS QUE NÃO ESTAVAM NO 7º ESTAVAM NOUTRO MAIS ACIMA OU ERAM AUTARCAS

        OU FAZIAM COMPANHIA AO PROFESSOR DE EDUCA A SÃO FÍSICA SANTANA CASTILHO NUM INSTIPUTO DO POLITECHNO

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 21:08

        por exemplo João Mineiro professor de mérito na cova da lã, grupo 520

        46 anos de edade em 2011/2012 director de escola

        índice?

        mandai-lhe um mail…..

        e saiu em 1992 acho…logo 21 anos de serviço

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 21:10

        não há um único?

        atão só há professoras é?

        ou as que se reformam com 63 a 64 num contam?

        estranho…foram saneadas da ordem?

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        25 Junho, 2013 22:48

        dass, 3 niks no mesmo post?! consolida que ainda chegas à 1/2 dúzia 🙂

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        25 Junho, 2013 22:58

        ai portela que és vassalagem

        phoder phodia
        ´
        mas amanhã há avaliações a botar no con pute

        reuniões só adepois iniciou o ano com 2 Planos de Acompanhamento, uma vez que 2 dos alunos tinham ficado retidos no ano lectivo transacto.
         Após realização do Conselho de Turma do 1º período foram propostos para Planos de Recuperação 20 alunos.

         No 2º período, os 20 alunos propostos para Plano de Recuperação tinham o seguinte número de níveis inferiores a três:

        I PERÍODO
        Nº Alunos 1 1 1 2 2 1 2 1 1 5 1 1 1
        Níveis Negativo 6+3 7+1

        8+1 9+1 9+3 10+3
        II PERÍODO
        Nº Alunos 1 1 1 2 1 1 2 1 2 1 1 1 2
        Níveis
        negativos 3 4 5+2 6 7 7+1 7+2 7+3 8+1 8+2 9+1 9+3 10+3

        No final do 2º período foram propostos para Planos de Recuperação 20 alunos, tendo apenas 1 aluno saído do plano e 1 nova aluna proposta para novo plano, 3 dos alunos não tiveram níveis atribuídos em virtude de terem abandonado a escola.

         Um aluno recuperou a todas as disciplinas deixando de ter Plano
         19 alunos mantiveram o plano, dos quais: seis mantiveram o mesmo número de níveis inferiores a três, um recuperou a duas disciplinas, dois melhoram a 1 disciplina, sete passaram a ter numa disciplina, mais um nível inferior a 3, um piorou a 2 disciplinas e outro piorou a 3 disciplinas.
         Foi proposta para Plano de Recuperação uma aluna com 4 níveis inferiores a três.

        Dos 20 alunos com Plano de Recuperação no 3º período:
        – um recuperou dois dos níveis inferiores a três;
        – quatro recuperaram um dos níveis inferiores a três;
        – dois pioraram tendo mais um nível inferior a três;
        – um piorou tendo mais três níveis inferiores a três;
        – doze não recuperaram a nenhuma disciplina.

        Em termos gerais, sobre os alunos sujeitos a Plano de Recuperação, os professores, nos balanços que foram realizados, referiram sempre que estes nem sempre revelaram um comportamento satisfatório e que as suas dificuldades se deviam essencialmente ao desinteresse, à falta de hábitos e métodos de estudo, à falta de atenção e concentração em aula e ainda à não realização de trabalhos de casa com regularidade.
        Também mencionaram a fraca participação destes mesmos alunos ou a ausência da mesma e a fraca receptividade face à maior solicitação em aula, tendo sido alguns pouco assíduos à hora de apoio das disciplinas, factores que influenciaram negativamente a aprendizagem e a recuperação das aprendizagens.

        portela num recuperou

        Há também a referir que houve grande falta de assiduidade nas aulas de tutoria, que foram reforçadas com dois professores tutores no 2ºperíodo, pretendendo-se assim aumentar as probabilidades de recuperação dos onze alunos que foram propostos ao longo do ano, tendo no entanto sido escassamente frequentadas por estes, dos onze alunos um recuperou dos níveis inferiores a três no 2º período deixando de ter aulas de tutoria, um foi substituído no 2ºperíodo por falta de comparência às aulas, sete não recuperaram e apenas dois dos restantes transitaram, não tendo um destes no entanto, comparecido a nenhuma aula de tutoria no 3º Período

        Ao longo do ano, em termos específicos, por disciplina, constatou-se a seguinte distribuição:

        Tabela com disciplinas e nº de alunos propostos para Plano de Recuperação ao longo do ano:

        L.Port Ing Fra Hist Geog Mat CN CFQ Ed.V Ed.Fís
        Alunos propostos 21 11 16 21 17 20 14 14 11 10 13
        Alunos que recuperaram 5 0 0 2 1 1 2 2 0 3 6
        % de recuperação 24% 0% 0% 9% 6% 5% 14% 14% 0% 30% 46%

        As disciplinas que registaram menor percentagem de recuperação com 0% ,foram as de Inglês, Francês e Educação Visual, sendo as disciplinas de Educação Física as que registaram maior percentagem de recuperação ( 30% e 46% respectivamente ) .

        é só uma distração inté ser pago en escudos

        depois deixo tude a ti filha

        deslarga o cu du anrique

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      25 Junho, 2013 20:13

      “que os professores conseguiram TUDO o que pretendiam, é outro facto”.

      Fico sincera e genuinamente satisfeito pelos professores. Assim sendo, o ano lectivo 2013/2014 correrá sem problemas e reivindicações de professores uma vez que se esgotaram todas agora.

      Não imagina como fico satisfeito.

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:29

        claro que não conseguimos

        as progressões automáticas acabaram

        uns são promovidos e 75% fica a chuchar no dedo

        não haverá aumentos durante anos

        excepto se voltarmos ao escudo….

        temos que ficar mais tempo na escola a jogar online e no facebook

        e se nos cortarem a net?

        ah pois….

        e os teclados tão velhos

        aí os da escola do oliveira já devem faltar até letras

        os nossos já nem têm vírgulas, nem uma; pois.

        e os pontinhos….professora que se preze põe seis no comentário do tweetere………..

        Gostar

      • Fernando Oliveira Martins's avatar
        25 Junho, 2013 20:32

        E não imagina como eu fico satisfeito com o facto de o Vitor ficar satisfeito e de já não ter dúvidas relativamente ao que eu disse. RElativamente ao que foi acordado, da minha parte não haverá nenhuma reivindicação, pode ter a certeza. Agora se houver novas golpadas, cá estaremos para fazer greve por tempo indeterminado até o meu amigo Professor Doutor Nuno Crato recuperar completamente a mémória (pelo menos do que disse num programa de televisão com com o Medina Carreira e num livrinho muito bom que publicou há uns tempos).

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        25 Junho, 2013 20:34

        No caso concreto do Fernando, o que é que conseguiu com a greve?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:35

        infelizmente não vais ficar satisfeito com a reforma

        ILDA CONCEIÇÃO BENTO GOMES PROFESSORA AGRUP VERTICAL ESC SOARES REIS € 2 383,36
        ILDA MARIA FÁTIMA ALEXANDRE FERNANDES PROFESSORA AGRUP ESC SÃO JULIÃO DA BARRA € 2 795,31

        disto há cada vez menos

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:40

        no caso concreto dele ficará na escola dele ou irá 60 km para outra…..

        e já é muito cu gasoil do Jumbo vusta bué

        ora ir ganhar 833 euros limpos para um horário incompleto em vila franca de xira e pagar 160 de passe é cruel

        e as horas perdidas nas biagens sem testes pra corrigire

        LUÍSA CELISA PEREIRA MARTINS PROFESSORA ESC SECUNDÁRIA MONSERRATE € 2 903,88

        Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        25 Junho, 2013 20:44

        Ora, fazes bem em denunciares, isso é que é serviço público. São dois exemplos de professoras que atingiram os 2 100 limpos com 15 anos no quadro, é?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Junho, 2013 20:48

        não filha isso é o valor da reforma bruta

        calcula o valor bruto do salário e o líquido

        é fácil basta usares a calculadora

        com 15 anos de quadro e 16 anos de serviço antes de entrar no quadro

        olha a professora de português Fátima Felgueiras

        Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        25 Junho, 2013 20:54

        Sim, meu querido, eu sei que aqueles valores são brutos. Estava eu a perguntar se são dois exemplos de professoras que atingiram 2100 euros liquidos em 15 anos no quadro. E já que o und desapareceu, explica-me lá isso melhor de a maioria ganhar isso com 15 anos do quadro.

        Gostar

      • Fernando Oliveira Martins's avatar
        25 Junho, 2013 20:56

        No meu caso consegui que as horas de Diretor de Turma, fundamentais para que a Escola onde sou Presidente do Conselho Geral, funcionasse bem, tal como funciona agora. Consegui preservar o pouco que ainda pode ser salvaguardado para manter as Escolas a funcionar bem. Consegui ainda que o governo percebesse que os professores chegaram ao seu limite de sacríficios. Finalmente consegui que a minha Escola ficasse unida (docentes, funcionários, alunos e encarregados de educação) e defendesse o interesse coletivo, que é a qualidade de ensino e os seus alunos. Ia ainda dizer que consegui chatear quem interessa, mas não é coisa de que me queira alegrar, caro Vitor…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 21:14

        ou seja dás quantas horas por septimana

        vais ser presidente durante 20 anos? temos aqui no deserto um que já é um autarca escolar desde 1989

        por exemplo João Mineiro professor de mérito na cova da lã, grupo 520

        46 anos de edade em 2011/2012 director de escola

        índice?

        mandai-lhe um mail…..

        e saiu em 1992 acho…logo 21 anos de serviço

        .

        ora hiperligação permanente

        25 Junho, 2013 21:10

        não há um único?

        atão só há professoras é?

        ou as que se reformam com 63 a 64 num contam?

        não és dos que dizem a minha escola

        os meus funcionários

        os meus professores

        quando fores director de agrupamento ou vais ser

        lembra-me de nunca con correr pra leiria

        Gostar

      • Bolota's avatar
        25 Junho, 2013 21:39

        ” Assim sendo, o ano lectivo 2013/2014 correrá sem problemas e reivindicações ”

        Maduro,

        Lá está você a baralhar para confundir.
        O que disse o Nogueira, é que por agora está tudo bem no que se refere á mobilidade.
        Se o Crato inventar mais alguma…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        25 Junho, 2013 21:44

        Continua a citar-me enquanto endereça a sua resposta para um comentador chamado Maduro. Cite o tal Maduro, já que lhe está a responder.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        25 Junho, 2013 21:50

        se ele está maduro? tu deves estar podre né?

        deves ter uma boa arreforma ou o lar tem net?

        roubas o signal comá gente ?

        ai cigano lindo….

        2013/2014 corre ben ali

        só este ano perco 10% das turmas para o brasil e prá holanda

        craro que não pá

        2014 bai piorar

        basta ver o preço da batata

        os alunos comem muita batata

        e este ano ou podreceu toda ou ninguém prantou

        e lá fora subiu 40% desde

        15 Jul, 2013
        100 KGS
        853

        é 2014 vai ser lindo

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        25 Junho, 2013 21:54

        meu querido? me cuadopta não….

        Gostar

  15. Zegna's avatar
    Zegna permalink
    25 Junho, 2013 19:53

    A escola publica com qualidade e reconhecimento engloba professores , funcionarios , alunos e pais. Quando so os professores lutam para terem direitos e uma escola melhor aparecem uns iluminados que decretam tudo e mais alguma coisa prejudicando tudo e todos que precisam da escola . Este governo mais um tempo vai querer turmas de 100 alunos , volta a tele-escola ou vai apostar no ensino domestico.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      25 Junho, 2013 19:57

      ó filha eu cá quero um trabalhinho na escola

      uma escola melhor?

      ó filha andamos nisso desde a reforma do agostinho de campos em 1905 e cada vez há mais iletrados do caralhe

      sinceramente porque não aceitar o ensino primário em ambiente familiar

      há muito filho de professora que aprendia a escrever melhor fora do banzé em que a escola púbica caiu

      a universidade também nã melhorô muite

      Gostar

  16. und's avatar
    und permalink
    25 Junho, 2013 19:53

    quanto custa uma afundação

    quanto custa um observatório do risco ao meio

    quanto custa uma empresa municipal com vários projectos na casa da bizinha

    quanto custa a hipocrisia do PS PCP BE PSD CDS PPM e do Partido dos Animais

    custa muito imposto pô…

    ai custa custa

    Gostar

  17. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    25 Junho, 2013 21:09

    Sempre é verdade que o Vítor Cunha está inscrito no PSD e tem as quotas em dia?

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      25 Junho, 2013 21:21

      é capaz é capaz

      a maioria que se esforça num sindicato num mérdia ou na scuola

      consegue os 2100 limpos

      é uma questão de sorte pertencer-se à maioria

      Luísa Celisa Pereira Martins. Presidente do Conselho Executivo…mons serrate

      mens legis

      mons lunae

      Gostar

  18. Tuca Maia's avatar
    Tuca Maia permalink
    25 Junho, 2013 21:11

    Pelo asco que o autor do post mostra pelos docentes, aposto que não terá sido só o Bibi que abriu o olho a muita gente.

    Gostar

  19. ora's avatar
    ora permalink
    25 Junho, 2013 22:04

    DOCENTES DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO

    CARLOS JOSÉ SIMÕES VIANA PROFESSOR IPAM-INST PORT ADMIN MARKETING LISBOA € 1 633,87
    Profe de superior institutus

    profes do anormal
    DINA TERESA SILVA COSTA RUAS PROFESSORA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA € 1 255,89
    JOSÉ JACINTO CONCEIÇÃO VAZ PROFESSOR COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GRAÇA € 814,24

    é só com parar mérdia com mérdia

    Gostar

  20. gastão's avatar
    gastão permalink
    25 Junho, 2013 22:05

    desde já peço desculpa sr. Vítor Cunha, sei que a minha pergunta não tem nada a ver com o post, mas por acaso sabe me informar sobre o briefing de hoje do Poiares Maduro?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Junho, 2013 22:20

      brie fing? brie é frommage né? fing de fish fingers

      mais um que fez o anglais technique cum o socras

      podia ser peor podia falar franglês comme sô ares

      Gostar

  21. ora's avatar
    ora permalink
    25 Junho, 2013 22:09

    LICENÇAS ILIMITADAS OU DE LONGA DURAÇÃO

    não fiz a mérdia nem a moda nem o desvio padrão

    mas parece que as licenças ilimitadas têm umas diferençazinhas né?

    JOÃO FORTUNATO DIAS MORAIS PROFESSOR DESDE 2012-09-01 € 1 481,37
    MARIA ADELAIDE JOAQUINA FRANCO MENDES ASSISTENTE OPERACIONAL DESDE 2012-01-01 € 389,29
    MARIA ANTÓNIA GONÇALVES PARREIRA COSTA TÉCNICA DE INFORMÁTICA GRAU 1 DESDE 2012-11-01 € 1 204,91
    MARIA CARMO MONIZ MAIA BATALHA TÉCNICA SUPERIOR DESDE 2013-05-01 € 1 234,49
    MARIA LURDES VARGAS DIAS PINHEIRO PROFESSORA DESDE 2013-05-01 € 1 117,06
    TELMA ASCENSÃO MARTINS ÁGUAS TÉCNICA ADJUNTA 1.ª CLASSE DESDE 2010-12-01 € 303,23
    ANTIGOS SUBSCRITORES
    ADELINO PIMENTA FERNANDES JORNALEIRO DESDE 2012-05-01 € 268,92
    ADRIANO AUGUSTO PEGADO SOLDADO DESDE 2012-02-01 € 237,38
    AGOSTINHA BRANCO ANDRADE EDUCADORA DE INFÂNCIA DESDE 2012-01-01
    € 2 190,72

    é justo que um leve 237 aeurros e outro 2190?

    claro que é….justíssimo

    a bolota deve estar em licença ilimitada desde os 58

    mim se tivere sorte só aos 70

    e em écus…

    Gostar

  22. ora's avatar
    ora permalink
    25 Junho, 2013 22:18

    JOSÉ LUIS CRAVEIRO PACHECO ASSISTENTE OPERACIONAL ESC SECUNDÁRIA FREI HEITOR PINTO € 576,51
    JOSÉ MANUEL GODINHO MATOS ROMÃOZINHO PROFESSOR ASSOCIADO UNIVERSIDADE COIMBRA € 3 550,18

    quais as diferenças?

    poucas

    o romãozinho corta estômagos o senhore professore doutore e vai pró privado coimbrão

    e o Pacheco vai fazer férias em cuba com a reforma de 576 euros ilíquidos

    claro que é justo

    não nascesse paxeco né

    ao menos que tivesse pereira no nome….

    Gostar

  23. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    25 Junho, 2013 22:21

    Um jornalista da RTP 1, perguntava a um secretário de estado da educação, se fazer greve compensa, dado o resultado da greve dos professores.
    A minha admiração é que um jornalista de uma estação pública, não saiba que a greve é um direito democrático, bem na linha de muitos que por aqui comentam e postam, que ainda não aprenderam a viver num estado de direito democrático.
    Incultos ignorantes, coitados.

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      25 Junho, 2013 22:27

      a questão é se fazer greve num estado falido con pensa

      no haiti dizem que sim

      con não pensa mesmo né…

      fazer greve faz-se mesmo em ditaduras

      na RDA fazíamos puto e encravávamos as machines

      chamava-se greve de zelo

      e era um direito adquirido desde os anos 50….

      Gostar

    • Mario Braga's avatar
      25 Junho, 2013 22:29

      por acaso gostei muito de trabalhar na RDA

      na RFA vendida ao capitalismo nazi detestei

      Gostar

    • licas's avatar
      licas permalink
      25 Junho, 2013 23:04

      Um estado de direito democrático que admite em pé de igualdade um partido stalinista?
      Cuja prática e orientação é derrubá-lo, mesmo que seja à força?
      NÃO BRINQUEM COMIGO . . . .

      Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        25 Junho, 2013 23:46

        Licas põe o açaime, ainda mordes alguém

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 03:02

        um estado de direito deveria admitir até uma le pen

        apesar dos perigos inerentes

        um estado democrático permite todas as opiniões

        já um maoista mete o deng xiao ping no exílio interno

        e põe-lhe o filho paralítico para ele não defender o crescimento económico

        um estalinista tinha-lhe dado um tiro na cabeça e não tinhamos cá chineses

        a competirem com o IVA de 24% da restauração

        só esta semana foram-se mais 20 e a city tá cheia de turistes

        Gostar

  24. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    25 Junho, 2013 22:40

    Já que os professores vão ter 40 horas mas manter as 22 de trabalho lectivo, eu que sou funcionário publico noutra função quero saber como é que vai ser comigo. Será que as 5 horas extra são para “outras” tarefas?
    E já que estamos a tratar de igualdade, também irei ter ferias da proxima semana até meados de setembro, mais os 15 dias no Natal, a semana de Carnaval e a quinzena da Páscoa?
    Considerando que também tenho de preparar reuniões de trabalho e apresentações, vou v se me descontam horário.
    .
    Como já estou a assumir que aí ser difícil perceber as respostas a estes pedidos, gostava agora de perguntar aos sindicatos como e que explicam terem hoje chegado a entendimento mas manterem a greve de 5ªf?

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      25 Junho, 2013 22:52

      mim ispilica há profes que passam 22 a 26 horas por semana na escola quando reunem e tal

      e há quem passe 40 se tiver duas direcções de turma

      e há quem passe 4 se tiver só 4 horas como o da filipa de lencastre que se reformou este ano

      é como no ministério da agricultura no da economia

      ou se fores juiz com baixa todas as semanas de verão

      é passar horas na merda do compute a fazer coisas que daqui a 2 anos já nem existem
      – Educação ambiental – visita de estudo à Valorsul – estação de tratamento de resíduos sólidos profes de FIS QUIM…o cabrão de ciências nã quer ire?
      atão geografia alguém soferece pôrra
      – Sensibilizar os alunos para a correcta separação e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. não deitem o lixo em cima das pessoas quelas chateiam-se
      – Divulgar as regras de separação de RSU e promover a sua prática. ….o cobre tá a 3e 5 aeurros o kilo o chumbo a 3 e meio
      a sucata vai a 40 centimes digam centavos abituem-se
      – Reconhecer aplicações dos materiais recicláveis. reciclem o 33 em 666
      2º Período
      – Exposição de Trabalhos
      – Sessões de esclarecimentos com técnicos especializados no âmbito do projecto «Educar para a Saúde»
      não há amostras de graça?
      ó avozinha inda os usas?
      – Divulgar à comunidade Educativa o Trabalho realizado…a XXL apesar das aulas engravidou
      – Facultar aos alunos informação adequada à sua faixa etária.
      – Sensibilizar os alunos para um crescimento responsável e seguro. não fodam encostados aos cagatórios que os partem
      Ao longo do ano
       Dez minutos para calcular
       Desafios
       Participação on-line no naruto
      – Desenvolver o raciocínio, o cálculo mental e a resolução de problemas;
      ver como o trinta e três se escreve em grego
      – Participar em actividades de enriquecimento do currículo que envolvam noções matemáticas;
      – Consolidar conhecimentos estatísticos;fazer estatísticas VON BOLOTA
      – Estimular o sentido crítico.
      Ao longo do ano

      a con tece

      tenho lá culpa que nã tenhas jeito pra fazer sorna

      Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        26 Junho, 2013 00:24

        Mário, tu falas comó caraças. Tu gostavas de ter feito tudo, menos ser professor, não é? Parece-me. Tive alguns professores assim. E és um bocado ratazana de esgoto, sem querer ofender, claro. Mas ainda não explicaste essa de a maioria com 15 anos no quadro ganhar 2100 aéreos limpos. Tu andas a ratar na internet informações sobre colegas, mas a maioria acho que não dá os tais 2100 liquidos. Talvez tenham entrado agora para os quadros e tal. Desenvolve lá.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 02:22

        ó filha aprende a lere

        a resposta está lá abaixo

        o IRS é progressivo

        eu fiz de tudo pá….

        mas ser profe é mais fácil

        tiveste sociologgia no 12º?

        deeves ser aquele chato do caralho a quem fui dar aulas de substituição

        és tão burro que deves ser

        já de sen volvi

        não me pagas para te dar aulas

        nã con preendes paçience

        és um brute

        temus penas

        e num somos aves

        Gostar

      • Pedro's avatar
        Pedro permalink
        26 Junho, 2013 10:12

        Estás com um ataque de verborreia que dura desde ontem. O IRS é progressivo? Toda a gente sabe isso, pá. Continuas sem provar que a mairoria dos professores com 15 anos de quadro ganha 2100 liquidos. Para que queria eu sociologia do 12º ano? Eu só tenho a quarta classe e isso basta-me para saber que és um tretas. Vai lá à tua vida.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 19:12

        professores que entraram no quadro du peter pan

        e lhe fizeram o mesmo que o bibi fazia têm muita paxiência

        15 anos de quadro e 10 antes de enquadrados 25 anos de serviço não chegam

        à mairoria?

        vai lá à tua? qual vida? mim ganha menos du que tu cum a 4ª classe

        a mairoria fica adonde

        se toda agente sabe isso porque é que A fenprof DESCONTA 28,5% SOBRE A TOTALIDADE DO SALÁRIO

        Ó APARATTUS DO PARTEI?

        Gostar

    • Fernando Oliveira Martins's avatar
      25 Junho, 2013 23:02

      “Já que os professores vão ter 40 horas mas manter as 22 de trabalho lectivo, eu que sou funcionário publico noutra função quero saber como é que vai ser comigo.”

      Podes corrigir testes, preparar aulas, visitas de estudo, planificações, etc. Podes fazer os telefonemas que eu faço para a CPCJ, Encarregados de educação, colegas, trabalho interativo via Internet com colegas, Atas, atualização de conhecimentos, Formações e mais um quinhentas que um professor faz fora da Escola e fora das 22 horas letivas (o próprio Ministro reconheceu que a maioria dos Professores trabalha mais 40 horas por semana neste momento). Eu, se pudesse só trabalhar na Escola, com todos os meios, preferia ter um horário de 45 horas e não trazer trabalho para casa – é que assinava de cruz já…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 02:27

        o trabalho para casa é pontual

        não dura o ano todo

        temos mais férias efectivas do que muitos

        não me digas que vais todos os dias de julho à escola

        e em agosto fora dos 22 dias…..

        se vais e nã és um tarado pelas carteiras sinceramente és caso único

        o ano passado andei atrás de um director de escola para exigir resposta à reclamação

        nunca o apanhei na escola entre as 8 da matina e a 11 e as 2 horas e as 5

        e fui lá 215 vezes

        sou muito chatinho

        Gostar

      • Cáustico's avatar
        Cáustico permalink
        26 Junho, 2013 02:44

        E porque raio não reivindicam isso?
        Têm o meu apoio – 40 horas na escola: 22 de aulas, 25 dias de férias; mainada…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 02:58

        40 agoras na escola a gastar a energia estatal

        ó filha é preferível que a gastemos em casa pá

        This was recorded at Cheltenham in Gloucestershire on August 3 1990, when temperatures reached 37.1C (98.8F).

        The heatwave follows some of the worst weather the UK has seen for centuries after severe floods earlier this year

        Arizona is in the grips of a dangerous heat wave that could send temperatures soaring to 118 degrees by the weekend in Phoenix, creating ripe conditions for wildfires and forcing the Border Patrol to ramp up efforts to rescue immigrants succumbing to the stifling heat while crossing the border.

        The temperature in Phoenix is expected to climb through Saturday, when forecasters say the heat could set a new record. The record high for the same date in June is 117 degrees set in 1994, said meteorologist Mark O’Malley of the National Weather Service in Phoenix. The forecast for this coming Saturday currently is for 118 degrees.

        the world is changing in many ways you know tovarich rich?

        or em inglês techno

        há outras profissões com mais benesses

        ê cá preferia ser almirante de submarinos

        e ganhar um milhão

        e con trariamente ao isaltino nem ter de pagar ao tribunal custas de processo

        era con sultor

        ganhou um milhão

        custou-nos mil milhões

        e ganhámos muitos autocolantes e um BPN

        foi de facto uma cousa que os profes são culpados

        Vê lá se trabalhassem 60 horas por semana como o al mirante

        ou a fátima felgueiras

        ou o mata que é de cáceres

        Gostar

  25. Fernando Oliveira Martins's avatar
    25 Junho, 2013 23:05

    “Como já estou a assumir que aí ser difícil perceber as respostas a estes pedidos, gostava agora de perguntar aos sindicatos como e que explicam terem hoje chegado a entendimento mas manterem a greve de 5ªf?”

    A greve de 5ª não é dos Professores, parece-me que foi convocada por uma tal CGTP e outra central chamada UGT (e muitos Sindicatos independentes também a convocaram). A maioria dos professores provavelmente nem fará greve, pois já teve a sua quota parte de greves este mês…

    Entendeste tudo ou faço-te um desenho?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      26 Junho, 2013 00:53

      Paciência a sua para explicar a certas criaturas –VCunha incluído– o que acontece no Ensino !…
      ——————————
      Um post nojento, abjecto, há dias colocado por VCunha sobre uma professora em greve de fome e hoje por ele recolocado neste post, define bem a criatura. Parece um puto deslumbrado com o sucesso no Blas, à custa da miséria doutros.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Junho, 2013 00:59

        Pronto, uma aspirina resolve. E coma qualquer coisinha em defesa da escola pública.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 02:18

        o camarada não compreende o conceito de miséria

        tal como o outro não compreende o CONCEITO DE GREVE GERAL

        O CASO DA PROFESSORA QUE FAZ greve pelos seus filhos Não é um caso de miséria Nem de miséria Extrema

        MISÉRIA EXTREMA REBENTA caixotes no LIDL e come lá dentro

        ou rouba para comer

        ou mata gatos para servir aos clientes como prato especial nº2….

        já pecebeu ou quer mais elaborado

        A GREVE A 27 é GERAL

        A MISÉRIA mesmo em muito baixo grau não é propriamente apanágio de gente com dificuldades financeiras futuras

        é a de quem nem tem 5 euros por dia para comer

        nem consegue ir à cáritas ou a outros sítios da caridadezinha desorganizada

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      26 Junho, 2013 02:08

      é uma greve geral todos os portugueses com capacidade para tal deverão cumprir o seu dever para os restantes que estão incapacitados de fazer e fazer greve

      e não desligar-se da greve por interesses corporativistas

      A “27 CONTRA O PACTO DE AGRESSÂO QUE NOS ESMAGARÀ EM ESCUDOS OU MAIS LENTAMENTE EM EURROS

      VIVA A GREVE GERAL EM PORTUGAL

      Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      26 Junho, 2013 02:12

      resumindo camarada da oliveira e fernando por sol ou azar

      a greve de 5ª mais do que a anterior é uma GREVE DE PROFESSORES

      EM GREVE DE FOME OU NÃO

      PORQUE É PREFERÍVEL DIZER QUE SE FAZ GREVE DE FOME

      A TER DE MENDIGAR COMIDA

      POis os con tratados também têm filhos e contas pra pagar e vontade de comer

      mesmo que digam que estão em dieta

      A GREVE DE 5ª FEIRA É GERAL

      Não é de professores ou polícias É DE TODOS E POR TODOS

      seu…Nacional Porreirista

      Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      26 Junho, 2013 07:33

      Fernando
      Faça lá o desenho que percebo melhor em esquema.
      Mas não se esqueça de anexar a parte em que o líder da Fenprof diz que o contrario desta sua conversa.
      .
      Sobre o outro post lá para cima, das 40 horas, não seja palerma, acha mesmo que de todos os funcionários públicos os professores são os únicos que trabalham? Fazem uns telefonemas fora do horário lectivo? Pudera, desse só têm 22 horas (no máximo).
      .
      Em todo o caso a questão é de exigirem igualdade só para algumas coisas.
      Percebeu, assim em texto?

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        26 Junho, 2013 08:48

        “Fazem uns telefonemas fora do horário lectivo? Pudera, desse só têm 22 horas (no máximo)”.
        .
        Vejo que você é dos que nasceram com o trabalho feito e nem precisa de preparar aulas, nem coisa alguma. Diga lá onde trabalha para afastar os meus filhos dessa escola.

        Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        26 Junho, 2013 15:24

        33
        Já dei aulas e preparei, e não vejo em que é que isso difere da preparação dos outros trabalhos.
        Ou o 33 acha que um fiscal sai para a rua sem preparar o trabalho, que um cirurgião só trabalha quando está de bisturi na mão, e até os funcionários da recolha de lixo enchem o camião com a rua que lhes apetece?
        Todos os trabalhadores preparam o seu trabalho, com a diferença que os professores depois de meia dúzia de anos de ensino só se forem muito burros e que não têm grande parte do material já preparado!
        .
        O real problema é começarem a faltar horas para 3 empregos e explicações sem recibo

        Gostar

  26. Rui Sousa's avatar
    Rui Sousa permalink
    26 Junho, 2013 01:14

    Com que então 15 anos de quadro e 2100 euros limpos? É fácil atirar valores para o ar…consulte as tabelas e não seja mentiroso. Tenho 26 anos de serviço e um salário líquido de 1530 euros, mais ou menos 11 euros por hora. Já sei, um escândalo nos dias que correm.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      26 Junho, 2013 15:27

      Se o Rui for competente está mal pago, se for baldas está muito bem pago, se for da Fenprof é um escândalo.
      O que é lamentável é que tanto recebam os esforçados como os profissionais do atestado.

      Gostar

      • Rui Sousa's avatar
        Rui Sousa permalink
        26 Junho, 2013 15:52

        Quanto à primeira premissa não me compete fazer juízo em causa própria. Infelizmente concordo com a segunda premissa, uma vez que a avaliação proposta por Maria de Lurdes Rodrigues foi uma mão cheia de nada e a de Nuno Crato uma “coisa” inenarrável, pior do que a que existia antes de MLR. Ainda estou à espera de uma avaliação séria que distinga professores de baldas e de representantes sindicais profissionais. Os últimos são necessários mas não podem ser avaliados pelo MEC da mesma forma. Quando os sindicalizados decidirem que está na hora dos seus representantes voltarem à escola serão avaliados como todos os outros.

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      26 Junho, 2013 19:36

      quantos anos pá foste PQNP antes de entrares no quadro?

      2 anos ? 10 anos?

      qual foi o teu escalão de rentrée? lo 1º

      não fizeste mestrado nem doutoramento pra subir de escalão?

      não pediste sabática?

      bolas pá deves ser um tanso

      entraste com 10 valores foi?

      ou és daqueles profes de aviário?

      aqui até as regentes escolares chegaram ao 9º échelon

      num dás explicações?

      ispilicas mali mali é?

      tens quantos anos antes da profissionalização

      11 eurros por hora? adonde

      ganhas 14 meses por ano

      o ano só tem 12

      és tão estúpido como o outro ?

      ou és um cabrão corporativo que nâo faz greve amanhã?

      1º quantas aulas de 45 ou 50 minutos deste o ano passado?

      transforma isso em horas e até podes dobrá-las

      mete o nº de horas de reuniões e triplica-as

      divide-as pelo teu salário líquido anual e faz 1/x

      sendo x o resultado da divisão

      isso é o teu salário por hora

      o meu ronda os 18 a 20 por hora e sou do índice 151

      logo muito abaixo de ti

      e só trabalho 11 meses por ano ou 10

      logo ganhas menos que eu?

      admirável

      deves ser bruxo….

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 19:39

        só espero que tenhas ao menos a 4ª classe comó outro tanso

        calcula o teu salário limpo por mês ou por hora

        lembra-te tanso o ano só tem 12 meses

        e a hora lectiva só tem 50 minutos no máximo ok?

        nah?

        bolas deves ser profe de matemática

        inda bem que num foste pró INE

        podia ter sido peor

        ai phodia phodias

        Gostar

      • Rui Sousa's avatar
        Rui Sousa permalink
        26 Junho, 2013 22:31

        1530 líquidos por mês a dividir por 140h. Índice 245. 50 anos e dois cursos superiores sem mestrados. Colectado como explicador até 1995 quando cessei a actividade. Sempre critiquei os que vendem explicações sem recibo. Um péssimo exemplo de cidadania.

        Gostar

  27. BorNot2B's avatar
    26 Junho, 2013 01:30

    Suspenderam a greve porque ganharam!… Por exemplo, entre outras coisas “trabalho de casa” é “horário de trabalho”… E se o ME arranjasse uma mesinha por cada professor e as colocasse na escola? Estava tudo mais à mão… Conclusão: o governo não tem “balls” e o Tuga paga…

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      26 Junho, 2013 02:05

      ganhámos o quê?

      em euros ou em escudos seremos a corporação mais fraca

      e como os militares foram perdendo lentamente o poder económico que tinham antes do 25 de abril em favor de outras classes a partir de 77

      também os professores o irão perdendo a favor de outras corporações

      logo filha não foi grande a vitória

      dezenas de milhares que entram agora e entrarãO NOS QUADROS NUNCA ATINGIRÃO O TOPO DA CARREIRA

      NEM SEQUER O ANTIGO 7ºESCALÃO

      E SE BEM QUE OS QUADROS DA FENPROF SÃO ILUSÓRIOS

      POIS O IRS EM PORTUGAL É PROGRESSIVO

      E LOGO NÃO ABRANGE A TOtalidade do salário com a taxa máxima

      de 28,5% por exemplo

      o certo é que a redução dos escalões do IRS afecta-nos mais que outras corporações

      com outras regalias salariais

      28,5% não há retenção directa de 876,00€ como diz a fenprof

      pois os 28,5% só afectam o remanescente que supera o escalão anterior

      mas perde-se muito em relação a 2009 ou 2010

      é verdade que tivemos aumentos ob’s cenas meu

      mas houve quem tivesse muito mais…

      ganhámos migalhas

      e ganharam os do quadro migalhas o resto o IEFP e a migra

      Gostar

  28. ora's avatar
    ora permalink
    26 Junho, 2013 02:31

    se dissesses quando saem as listas e as manifes de preferências era melhor pá

    A GREVE É GERAL e É DE TODOS E POR TODOS

    und hiperligação permanente
    26 Junho, 2013 02:12

    resumindo camarada da oliveira e fernando por sol ou azar

    a greve de 5ª mais do que a anterior é uma GREVE DE PROFESSORES

    EM GREVE DE FOME OU NÃO

    PORQUE É PREFERÍVEL DIZER QUE SE FAZ GREVE DE FOME

    A TER DE MENDIGAR COMIDA

    POis os con tratados também têm filhos e contas pra pagar e vontade de comer

    mesmo que digam que estão em dieta

    A GREVE DE 5ª FEIRA É GERAL

    Não é de professores ou polícias É DE TODOS E POR TODOS

    seu…Nacional Corporativista

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      26 Junho, 2013 09:29

      É greve geral, menos para quem a não pode fazer por estar desempregado, ou por ter emprego precário ou um patrão que pode não aceitar uma coisa dessas. E são muitos os patrões desse tipo.
      Também não é greve geral para professores tipo Fernando Oliveira Martins, que, para esses, só lhes interessa o que directamente a eles disser respeito, ou seja, em tendo o seu no bolso, os outros que se lixem…

      Gostar

  29. serjoni's avatar
    serjoni permalink
    26 Junho, 2013 02:37

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    26 Junho, 2013 07:15

    VCunha, 00:59

    Vc. e os seus posts não me causam mínima perturbação, pelo que não necessito de aspirina.
    E não faço refeições-extra solidárias.

    Gostar

  31. André's avatar
    André permalink
    26 Junho, 2013 07:34

    Tenho outra dúvida Vitor. Podemos saber quanto custou aos professores fazer uma greve que acabou por não servir para nada? Começo a achar que se a Margueret Tatcher fosse portuguesa, em vez de ter enfrentado greves de meses tinha enfrentado uma greve de uma ou duas sermanas.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      26 Junho, 2013 07:45

      Aos professores não custou nada, se fizerem greve foi voluntariamente. Custou foi ao contribuinte.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Junho, 2013 08:42

        Meu caro, eles recebem ordenado durante os dias em que fazem greve!? Essa é nova, pelo menos legalmente, mas se o Vitor acha que sim…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        26 Junho, 2013 08:51

        Fizeram greve às pingas de forma a inviabilizar reuniões, faltando um em cada 10 ou assim, com fundo de “solidariedade”. Sim, custou muito pouco.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        26 Junho, 2013 08:42

        Que contas são essas????

        Gostar

  32. MJRB's avatar
    26 Junho, 2013 11:01

    VCunha
    sem argumentos quanto ao salário a descontar aos professores que fizeram greve, prefere complicar para voltar a comentar.
    (…)”fundo de solidariedade” ? (…)”Sim, custou muito pouco” ?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      26 Junho, 2013 11:04

      Essa pergunta é idiota. A greve custou aos contribuintes, não aos professores. Os professores não receberam porque não foram trabalhar, fizeram uma opção, analisaram custo de oportunidade e supostamente ganharam (ou não?).

      Gostar

      • MJRB's avatar
        26 Junho, 2013 11:14

        resposta idiota. Ou então, anda a manganar por aqui.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        26 Junho, 2013 19:45

        não o custo de falta é um dia de trabalho em 30 pois este mês só tem isso

        mesmo que não fossem 20 dias ainda lhes pagavam os sábados e domingos

        pois o salário é mensal

        e tem acréscimo de 2/14 avos por mês ou seja um sétimo

        noutros países o salário é anual

        daí que num salário limpo de 1500 ou 1600 se souber fazer bem os descontos e tenha bué de crias
        há a adiccionar uma fracção significativa

        se tiver 1800 ou 1900 é só fazer as contas

        LEMBRAR QUE UM HORÁRIO COMLETO DÁ DIREITO A SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO DUANTE O MÊS INTÊRO

        mas isto tirou tudo o curso de matemática e desenho?

        ou foi o curso de matemática e informática dos anos 80?

        Gostar

  33. Basilio Pincel's avatar
    Basilio Pincel permalink
    27 Junho, 2013 16:20

    Neste País de merda á beira mar plantado temos um funcionalismo publico,que na sua grande maioria são inadaptados,malandros e alguns corruptos que só se preocupam com o fim do mês e que nos prestam muitas vezes um pessimo serviço porque sabem de antemão que o seu posto de trabalho não está em risco e que recebem religiosamente todos os meses teem adse,uma infinidade de subsistemas de seguranças que eu e o outro pagode pagamos. O pedreiro,trabalhador rural,operário um sem numero de profissões vão todos os dias para o desemprego eles não teem esse problema e assim mesmo reclamam.E nós o pagode?Enquanto houver parvos os malandros não passam fome.

    Gostar

Indigne-se aqui.