Saltar para o conteúdo

Surpresas “pré-pós-troika”?

14 Julho, 2013
by

Vou pensando que Belém tem mesmo em mente a realização de eleições antecipadas, já (quer dizer, antes de Junho de 2014). Numa pose institucionalista, o Presidente pode ter  previsto esgotar todas as hipóteses (ou dar essa ilusão), aparentes e formais, de as provocar,  para depois,  voltando a surpreender, poder declarar ao país que tudo foi efectivamente tentado com os atuais partidosestas lideranças…. mas não deu mais!

Senão, para quê impor um caminho (ou a ilusão dele) que acabaria, com muita probabilidade e a prazo curto (que, de todo o modo, depois, seria visto como uma perda de tempo), por ter que o levar ao mesmo resultado, ou seja, a aceitar a remodelação de que agora, no seu discurso, nem sequer falou?

28 comentários leave one →
  1. 14 Julho, 2013 12:51

    As variáveis da calendarização de Cavaco são insondáveis.
    Diria que terá semeado na horta de Belém umas beldroegas, cenouras, couve de Bruxelas, couve-nabo, couve-flor tardia, feijão de trepar e anão, nabos, rabanetes, repolho, que pretende colher mais tarde, sem a confusão das eleições a complicar a rotina das regas.

    Gostar

    • manuel permalink
      14 Julho, 2013 14:33

      O Presidente assumiu o poder e bem , e quando o irresponsável do Sócrates conduzia o país para a pré-bancarrota, devia ter feito o mesmo. Eu, não quero o filme de Chipre! Reconheço que Passos e Portas são pouco melhores que Sócrates e não imaginava! Espero que o sr Seguro se revele .

      Gostar

      • ora permalink
        15 Julho, 2013 01:38

        o poder? mas qual poder….

        mas qual é a pressa de mostrar que ainda phode… e quando o irresponsável do Sócrates conduzia o país para a pré-bancarrota, devia ter feito o mesmo

        mas num fez né….

        agora aguenta aguenta….

        Gostar

  2. YHWH permalink
    14 Julho, 2013 13:53

    Com uma nuance: Cavaco quer Passos e Portas apeados das direcções dos seus partidos nos próximos tempos, já que os toma como problemas e não como partes da solução.

    Gostar

  3. YHWH permalink
    14 Julho, 2013 14:04

    Surpresa #1:

    Atente-se neste triunvirato negocial e na seriedade merecida com que os partidos respondem à obtusidade abstrusa de Belém:

    «Alberto Martins, Moreira da Silva e Mota Soares vão negociar “salvação nacional”
    (Renascença)

    PS, PSD e CDS já indicaram os líderes das delegações partidárias que vão reunir com vista a encontrar um compromisso para a resolução da crise política. Local, hora e data do encontro está ainda por apurar. [Em actualização]»

    Gostar

    • manuel permalink
      14 Julho, 2013 14:09

      pois… não dizem o local? Será do guaraná?

      Gostar

    • 14 Julho, 2013 15:54

      Este triunvirato é magnífico !…Dada a importância da “matéria”.
      Mas, melhor, muito melhor e nele teria fé inabalável, num triunvirato com Vitalino Canas, Teresa Leal Coelho e Telmo Correia — este sim !, descansaria os tugas.

      Gostar

      • YHWH permalink
        14 Julho, 2013 16:36

        Isto só podem ser os partidos a gozar com Cavaco, só pode.

        Quanto a esseoutro trio-maravilha (Vitalino, Teresa e Telmo), isso seria um banzé de arromba…

        Gostar

  4. YHWH permalink
    14 Julho, 2013 14:07

    Entretanto o país perderá 3 semanas com o circo gerado pela coligação S. Bento-Belém:

    «Prazo para acordo de salvação nacional termina 6º feira» (SICNotícias)

    Gostar

  5. YHWH permalink
    14 Julho, 2013 14:09

    Cavaco Silva já deve ter comido o discurso do 25 de Abril, os rascunhos, as cópias, e os exemplares de arquivo…

    Gostar

  6. JCA permalink
    14 Julho, 2013 15:16

    .
    Nesta coisa da ‘cultura historica’ da sapiência para embasbacar tugas com oratória do deslumbramento, o ai que fala tão bem, há que obedecer a dois essenciais,
    .
    um, ser “viajado” tanto quanto possível com fotografia para a famelga ao lado duns liders da Oropa ò do Mundo, tanto faz china-boche-beef-franciu-vallstrit etc and so on,
    .
    está ganho o estatuto, este é munta bom, mais outro salvador nacional,
    .
    dois, em qualquer merda de problema nacional ir buscar a história de antanho e misturar no ganda discurso de salvação nacional, verdade ou mentira é igual ao litro desde que impressione os fados nos corações dos tugas analfabetos da emoção que lhes diz ‘és o maior do mundo’,
    .
    e chega (putos das jotas abram a pestana que esta nóia funciona assim pelo menos até agora).
    .
    ora embora já velhadas não posso libertar-me deste ‘canto’ que é a elite tuga por mares nunca dantes navegados, daí ‘somos unicos’ ‘somos os maiores’ da trapobana,
    .
    e como tal, viajar pelo mundo foi e é mato, mas sempre arredio à estupidez das fotos para mostrar nos regressos atenta a mensagem subliminar, olha pá quando estive na Torre Eifell, em Beijing, em Copacabana, na Ilha de Páscoa, na Antárctida, das costa do pacifico das terras dos indios, ou dos gelos do volga ou da sibéria, ou nas terras da rapaziada dos olhos em bico ou das do pau preto e etc para o bronco escutador tuga bem abençoado à òstia ‘martelada’ pensar eh pá este gajo conhece tudo, sabe tudo …
    .
    história sei não só os bocaditos que me impingiram fabricada na escola como a que li nos livros da ‘surrelfia’, os proibidos como a anedota do alentejano quando mostrava as ‘colidades’ do porco, da vaca etc mas quando chegou à burra ‘eh pá não fales com essa que é mentirosa’.
    ,
    e perante estes poréns então lá vai o que define macro a atual situação tuga de catastrofes, salvações e outras coisas que tais,
    .
    do sertão mineiro do tempo dos bandeirantes, outros que tais cães de caça usados para a elite acima descrita comer o bife de lombo, quais empresários ou empregados ou que caragos sejam, basta a fotio com estrnjas e meia duzia de arrazoados da história que de tão magnifica sempre magnificamente cagou para os empreendedores, os que forem de facto criadores de riqueza, não os que ‘empreendem’ a fiado depois pagam os embasbacados.
    .
    e como ia dizendo aqui vai a frase do milhão de dollars (em maiusculas não para ralhar mas para escrever cursivamente lavrando numa pedra com um escopro, um esquadro e um compasso para ficar em roseta num calhau bem aparelhado e lavrado):
    .
    .
    MAS QUE DESGRAÇA DESTA ALEGRIA INFELIZ
    .
    (do sertão mineiro mas genuinamente lusíada por dum bandeirante e não de indios que mostravam as partes fodengas. E para mais quinhentista/seiscentista, ora bem esta boa para adormecer tuga do sec XXI)
    .

    .
    Nesta coisa, mas que naco ….
    .

    Gostar

  7. Trinta e três permalink
    14 Julho, 2013 15:20

    O que está em causa é um segundo resgate. Cavaco quer os três que aprovaram o anterior, comprometidos com o próximo.

    Gostar

    • YHWH permalink
      14 Julho, 2013 15:53

      Que o subescreva e assine ele mesmo, que em muito ajudou a meter Portugal neste beco actual…

      Gostar

      • Trinta e três permalink
        14 Julho, 2013 16:51

        “Que o subscreva, assine” e, já agora, que o pague porque é um dos “autores” da obra prima em que estamos.

        Gostar

      • YHWH permalink
        14 Julho, 2013 17:43

        Ele parece amnésico quanto a isso…

        Parece mesmo que há uns tantos cultores da figura que o convenceram da sua governação virtuosa…

        E o cromo acreditou…

        Suspeita-se que se trata da mesma clique que o meteu na gaffe das «eskutas à Kavako»…

        Gostar

  8. 14 Julho, 2013 16:43

    O plano do PR não tem pés nem cabeça. O sistema eleitoral já deveria ter sido revisto para agilizar mudanças de governo. Com que lata vão os partidos do arco da velha (os outros dois não contam) entrar em campanha eleitoral? Com que paciência vão os eleitores ouvir? Campanha eleitoral é o que temos há meses.

    Gostar

    • YHWH permalink
      14 Julho, 2013 17:48

      Temo que ele saiba de ínicio do simulacro que é a sua «proposta indecente», e que esteja, uma vez mais, a querer forçar o ficar bem na fotografia…

      Mas a História sabe do padrão de oportunismo de Cavaco Silva, e não o confunde com oportunidade.

      Cavaco lembra um mau jogador de Poker em toda a linha de jogo…

      Gostar

  9. 14 Julho, 2013 17:11

    Cavaco Silva não quer uma solução/compromisso entre P”SD”, P”S” e C”DS”. Prefere que PPCoelho renuncie para marcar eleições antecipadas ou formar um governo de sua iniciativa.
    O P”SD” “profundo” não acredita em PPCoelho — sómente os dependentes deste governo (desde os boys empregados em 24 meses aos deputados, secretários de estado e alguns ministros mais respectivos…) querem a sua manutenção. Os militantes querem resolver “o partido” quanto antes, mesmo com péssimos resultados nas legislativas. Rui Rio poderá ser o novo presidente.
    O P”S” fugirá desse compromisso na expectativa de vencer eleições quanto antes, também para alimentar os seus milhares de boys. AJSeguro já saliva e sonha com S.Bento.
    O C”DS” deseja eleições em Julho de 2014, para com tempo, iniciar e consolidar a campanha eleitoral — e o P”SD” que se cuide, PPortas atacará vilmente os seus ex-coligados. O “irrevogável” sairá triunfante.
    Resultado : os tugas não se esqueçam de pagar impostos para alimentar esta gentinha e gentalha, mais certos bancos, maçons, etc & tal.

    Gostar

    • 14 Julho, 2013 21:53

      Ainda haverá alguém que acredite em “salvação nacional” levada a cabo pelos mesmos artistas que nos meteram no fundo?!

      Gostar

  10. 14 Julho, 2013 17:23

    Alguém sabe se neste Verão há Festa no Pontal ??

    Gostar

  11. YHWH permalink
    14 Julho, 2013 17:41

    O Martini dry, com azeitona grega, para Belém…

    «PS vai votar a favor da moção de censura de Os Verdes (Renascença)
    O Partido Socialista vai votar a favor da moção de censura que vai ser apresentada pelo partido ecologista Os Verdes.»

    Gostar

  12. Portela Menos 1 permalink
    14 Julho, 2013 18:09

    Manuel Alegre: “o PS não é o terceiro partido da direita” …
    talvez queira ser o primeiro 🙂

    Gostar

    • 14 Julho, 2013 18:15

      Partidariamente, MAlegre em nada me convence ou desperta atenção.
      E não se deve confiar politicamente em MAlegre, afinal, um acomodado.
      (Enganou-me e bem, uma vez ; políticos profissionais não me enganam novamente).

      Gostar

      • ora permalink
        15 Julho, 2013 01:40

        ou seja deixas de votar..

        somos os 66%

        Gostar

  13. maria ferreira permalink
    14 Julho, 2013 18:45

    Tanto ruído, por acaso Sócrates não remodelou o governo? Por acaso não começou pelo ministro das Finanças?
    Porque razão Tozé Inseguro invoca tão parvos argumentos contra?
    Conseguiu aproveitar 6 anos de Sócrates na sombra, calado, porque sabia que a desgraça vinha aí. Haja senso e já agora seriedade.

    Gostar

    • ora permalink
      15 Julho, 2013 01:41

      pois o ministro das finanças não o deixava fazer o que queria…

      neste caso foi o contrário

      Gostar

  14. 14 Julho, 2013 19:07

    Um meu tio recebeu um telefonema anunciando-lhe que iria “entrar” para o governo, para substituir um ministro. Fez imediatamente festarola em casa, pela noite dentro, com familiares, amigos e vizinhos.
    No dia seguinte comprou uma Montblanc cara (ficava-lhe mal assinar com uma Bic), adquiriu 5 gravatas de seda e vistosas, novos sapatos, dois fatos, lenços para colocar no bolsinho do casaco e para se assoar, um cinto, e, um pin da bandeira tuga.
    Mais dois telefonemas confirmaram que estava “na calha”.
    Pediu à minha tia para começar a pensar como decorar o gabinete (que não conhecia).
    Contactou o Toino, tractorista na quinta, para se preparar, seria o seu condutor em Lisboa.
    Tudo, afinal, em vão ! Cavaco manteve os mesmos governantes.
    Está desesperado e só clama por senso e já agora seriedade. Vai ao congresso do partido “escavacar aqueles gajos”.

    Gostar

  15. Zé Paulo permalink
    15 Julho, 2013 14:22

    Desculpe que lhe pergunte, mas… passaroco ou fruteiro?

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: