Saltar para o conteúdo

Contradições dos moralistas

29 Julho, 2013
by

O BE deve ser, de longe, o partido com maior rotação de deputados. Facto que denota uma enorme falta de respeito pelos mandatos. Cometida de forma recorrente por quem está sempre na 1ª fila das “pregações moralistas”.

46 comentários leave one →
  1. tric's avatar
    tric permalink
    29 Julho, 2013 14:57

    é o Bloco de Esquerda e o de poder de Gaia na Assembleia da Republica e no partido…o PSD nacional até apoia a fusão das cidades de Gaia e do Porto…querem roubar a “alma” à cidade do Porto…estes Judeus-Maçons…

    Gostar

    • tric's avatar
      tric permalink
      29 Julho, 2013 15:05

      irá o Tribunal Constitucional aprovar a “hebraização” da Cidade Cristã do Porto!!?? já não basta a de Lisboa…ter as duas principais cidades do país sob domínio judaico-maçónico é obra!! Se este Regime permite tal Barbárie então deve ser…eu espero que Forças Armadas da Cristandade Portuguesa ponham fim a este delírio Judaico-Maçónico…uma Nação de valores e tradições Cristãos entregar as duas principais cidades do país ao gang Judaico-Maçónico é o mesmo que entregar o “ouro ao bandido”…

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        29 Julho, 2013 15:19

        Credo tric!…

        Gostar

      • Vitinha's avatar
        Vitinha permalink
        29 Julho, 2013 16:19

        Ai o Porto é uma cidade cristã? Esquisito, pensei que o país era todo laico. Mas realmente, este domínio judaico está a oprimir-nos. Aqui em Lisboa há dezenas de sinagogas, como se sabe, e nas casas ninguém consegue dormir, por causa dos bar mitzvahs dos vizinhos. Bandidos!

        Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      29 Julho, 2013 15:38

      TRIC: Em Gaia o assunto já está resolvido ,Guilherme Aguiar vai à frente e agora só falta o Porto. Se necessário vamos tipo “mormon”, porta a porta, explicar que Rui Moreira é a melhor opção para a Invicta.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        29 Julho, 2013 18:41

        Sou do Glorioso,mas assino por baixo…

        Gostar

  2. Pffff !'s avatar
    Pffff ! permalink
    29 Julho, 2013 15:00

    O 1º Ministro,deve ser, de longe, o “pulhitico” com maior rotação de mentiras. Facto que denota uma enorme falta de respeito pelos portugueses. Cometida de forma recorrente por quem está sempre na 1ª fila das “pregações moralistas”.

    Gostar

  3. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    29 Julho, 2013 15:06

    A doença infantil do comunismo acaba sempre com a picareta, nem que seja preciso enviar o Mercator ao México.

    Gostar

  4. miguelmadeira's avatar
    29 Julho, 2013 15:22

    Onde é que está a contradição? O BE é um partido com uma discurso “basista”/colectivista/igualitarista, que passou anos a fingir que não tinha um lider, e que agora está a tentar ter dois ao mesmo tempo. A rotação de deputados enquadra-se perfeitamente nisso. O LR pode não concordar com esses principios do BE e, em vez disso, defender uma lógica de mandato individual (em vez da tese “o lugar é do colectivo BE e qualquer um pode ocupar o lugar a qualquer momento”), mas isso é irrelevante para a questão – contradição é um partido fazer algo que vai contra os principios desse partido, não um partido fazer algo que vá contra os principios do LR.

    Gostar

    • LR's avatar
      29 Julho, 2013 15:28

      O princípio não é meu Caro Miguel Madeira, julgo que é universal. Se eu voto em alguém para ser meu representante é no pressuposto que ele cumpra o mandato. Em Portugal esse princípio é de facto violado de forma sistemática.

      Gostar

      • Vitinha's avatar
        Vitinha permalink
        29 Julho, 2013 15:42

        Pois, por exemplo eu votei no PSD em Leiria, e votei especificamente no 4º nome da lista, a srª D. Maria Conceição Pereira, assistente direcção. Até deixei uma nota no boletim para o voto ir para esta minha representante. E agora acompanho sempre o trabalho dela. Ai deles que tirem de lá a minha representante!

        Gostar

      • miguelmadeira's avatar
        30 Julho, 2013 01:31

        “O princípio não é meu Caro Miguel Madeira, julgo que é universal.”

        Não é universal coisa nenhuma – os estatutos do Bloco de Esquerda dizem que cabe ao partido “definir o melhor uso da tribuna parlamentar”; e o partido desde sempre que recorre à rotatividade, pelo que é de supor que os seus eleitores votem nele exactamente a pensar que estão a votar num deputado “rotativo”.

        A ideia que o deputado deve ser o senhor do seu mandato, em vez do representante de uma corrente de opinião (vulgo, partido) é uma ideia que umas pessoas defendem e outras recusam acerrimamente, não é nenhum principio universal – nem estou certo que as primeiras sejam mais que as segundas (imagino que, por norma, as pessoas que vêm a democracia como um processo de escolha de governantes preferiam o modelo “deputado senhor do seu mandato”, já que vêm a eleição como um processo de escolha das pessoas mais capazes de governar; as que vêm a democracia como um processo de o povo se auto-governar, considerando a eleição de representantes como um simples expediente técnico devido à impossibilidade física de reunir toda a gente todos os dias para votar leis, tenderão a preferir o modelo “o deputado representa o partido”, porque para eles o propósito da eleição não é escolher “a pessoa mais capaz”, mas escolher “a pessoa cujas ideias são o mais parecidas com as minhas” – porque para esses o ideia era os deputados nem terem vontade própria e serem apenas um reflexo dos seus eleitores – e isso é mais fácil de fazer se os deputados estarem “presos” a programas ideológicos bem definidos)

        Se houve uma imoralidade foi exactamente ao contrário – quando, após as eleições de 2005 (se não estou em erro), o BE decidiu limitar o uso da rotatividade (antes era mesmo por sistema, e a partir daí passou a ser “caso a caso”). Porque digo que terá sido uma imoralidade – porque o partido apresentou-se aos eleitores como sendo um partido que roda os deputados (ok, provavelmente não pôs isso no seu manifesto eleitoral, mas os eleitores tinham essa expectativa face ao passado) e, após as eleições, mudou as regras internas – ou seja, num restaurante onde sempre se serviu lebre, já depois do cliente ter encomendado e pago, informaram que o prato agora levava gato.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        30 Julho, 2013 01:43

        um partido bicéfalo que faz swing e fuma ganzas como desígnio nacional

        é o ideal para ir navegando nos próximos 6 planos quinquenais com aldeias potemkine à fartazana….

        a república quinou em 1919 ou em 2019?

        vamos ter doges na nossa veneza ou dogs of war?

        Gostar

  5. Vitinha's avatar
    Vitinha permalink
    29 Julho, 2013 15:32

    Pois é, completa falta de respeito palos mandatos. Ainda me lembro de quando eles elegeram um cabeça de lista só para ser presidente da AR e, como não conseguiu, não exerceu mandato nenhum. Não, espera. Fiz confusão. Eles elegeram foi um deputado que passou o mandato a coligar-se com o PS a troco de queijo. Não, não. Esqueçam. Isto não é falta de respeito pelos mandatos. Ir rodando os deputados da lista que concorreu às eleições é que é.

    Gostar

  6. RCAS's avatar
    RCAS permalink
    29 Julho, 2013 15:36

    A Grécia era uma borbulha, Portugal é um furúnculo e Espanha e Italia são dois grandes tumores!
    Never, jamé, jamás, niente, se pode resolver uma crise da dívida com austeridade e mais dívida”.
    Nisto a esquerda tem razão! abre a pestana, não te deixes bovinizar!…

    Gostar

  7. manuel's avatar
    manuel permalink
    29 Julho, 2013 15:47

    O bloco de esquerda ,os ganza-comunistas ,como alguém chamou ,não interessam nada. Temos é de pressionar o governo para governar de uma forma decente,cortando na despesa e não aumentando a receita.Por exemplo, está a chegar ao fim o prazo dado pela assembleia da república para redução da frota,será por causa do tribunal constitucional que o sr Passos não actua? Hoje ,estava a perorar qualquer inanidade sobre o tribunal constitucional ,estou sem paciência para incompetentes.Espero que o TC lhe mostre a diferença entre despesa e receita já que ele não pesca nada de economia ou finanças.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    29 Julho, 2013 16:14

    Quem vota no BE, já sabe que será assim.
    Quem votar no P”S” ou no P”SD”, deve saber que alguns deputados podem ser substituídos por qualquer motivo, incluindo a “ida” para uma autarquia, para um cargo governamental, para, para…

    Sobre a “falta de respeito pelos mandatos”, certamente estará na memória de LR e de muitos mais, os inúmeros lugares vazios durante semanas consecutivas e ao longo da Legislatura, sob a desculpa do “trabalho” ou representação parlamentar/partidária, capa que serve para os deputados “do arco da governação” trabalharem nos escritórios de advogados, na banca, assessoria económica, empresarial, etc., etc.

    Quanto a moralismos, éticas, apelos ao trabalho, ao “sentido de responsabilidade” ou “sentido de estado”, os deputados “social democratas” e “socialistas” estão na “1ª fila das pregações moralistas” falsas, cretinas, hipócritas, levianas…só para marcar o ponto partidário…

    Gostar

  9. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    29 Julho, 2013 16:19

    O LR não está, seguramente, a falar de Portugal. Do Portugal onde é suposto os deputados representarem o país e não os cidadãos do seu círculo eleitoral (pois só assim se justificam os raides dos deputados salta-pocinhas que tanto são eleitos, hoje, por Bragança como, amanhã, por Faro).
    Do Portugal que vota nas setas/chaminés, na rosa/punho, na foice e martelo, no espantalho voados, etc., mas nunca em pessoas.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      29 Julho, 2013 16:47

      Exacto !, também esses deputados que tendo sido eleitos pelo círculo de Bragança, podem candidatar-se nas legislativas seguintes por Faro…

      Gostar

    • JDGF's avatar
      JDGF permalink
      29 Julho, 2013 16:55

      Claro!
      Os partidos políticos ‘do arco da governação’, neste País, nunca aceitarão o voto nominal.
      E todos sabemos porquê.

      Gostar

  10. MJRB's avatar
    29 Julho, 2013 16:54

    Hipotético exemplo de “respeito pelos mandatos” : CAAmorim, se fosse eleito presidente da câmara de Gaia, não renunciaria ao mandato na ARepública ?
    Porquê candidato a uma autarquia, quando lhe faltam mais 2 anos para “pregar mais moralismos” e defender a vida do círculo de Viana em S.Bento ?

    Gostar

  11. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    29 Julho, 2013 17:50

    LR:
    Não tenho procuração do BE, nem quero, mas parece-me que os seu comentário é contraditório com o pecado que todos costumamos apontar aos políticos: o carreirismo. Se os deputados mudam (e nós votamos em programas partidários e não em pessoas), talvez isso queira dizer que sabem fazer algo mais.

    Gostar

  12. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    29 Julho, 2013 18:14

    Vá lá, LR. Estamos completamente de acordo. A rotatividade dos deputados do BE acaba por facilitar demasiado a vida a este governo que, ainda por cima, não merece. 😉

    Gostar

  13. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    29 Julho, 2013 18:19

    sabendo nós que os “placards” de propaganda são caros
    especialmente, qdo a sua qualidade é notória
    pergunta-se:
    onde vai o BE obter €€€ suficientes para os imensos placards que constantemente espalham pelo país, em especial pelas grandes cidades?
    quotas dos militantes?
    então, mas a crise ainda permite pagar quotas elevadas?
    fundos externos?

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      29 Julho, 2013 18:27

      Nunca ouviu falar na lei de financiamento dos partidos?

      Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      29 Julho, 2013 19:29

      vai ao multibanco 🙂

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:15

        também tens fluviário de saco azul

        Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      29 Julho, 2013 19:59

      Querem lá ver que o BE também recebe algum do Jacinto Leite Capelo Rego?! 😉

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:16

        claro são teus colegas na opus gay

        a trindade gay BE CDS e hirto e firme como uma barra de Ferro ….etc

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        29 Julho, 2013 20:21

        Dá largas às tuas fantasias eróticas, partícula de ligação. Mas comigo não. Tens primas? 😉

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:31

        fantasias são só pra fãs …

        primas? tudo na nomenclatura da função pública

        e metade já reformadas

        logo uns grandes batoques ….devias gostar delas

        algumas morreram nas décadas de 80

        também deves gostar dessas….

        Gostar

  14. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    29 Julho, 2013 18:46

    Por acaso faz-me alguma confusão, é que eles assumem que é propositado, em total desrespeito pela Constituição da República.
    Não que seja cliente da bancada, mas mesmo assim parece-me que deviam respeitar a vontade de quem os elege.
    .
    Isso e os votos da abstenção serem distribuídos pelos partidos, que é outra coisa absolutamente irracional.
    .
    Eu se não quisesse eleições, ou seja uma “democracia cubana”, não punha os pés na mesa de voto. Quando vou votar e o faço em branco é para dizer que concordo com a democracia mas naquele ato eleitoral não apoio nenhum candidato ou partido, e gostava que isso fosse considerado com cadeiras vazias no Parlamento.
    Ao não votar em nenhum não acho admissível que tenham transformado o meu voto numa pequena parte de todos os partidos.

    Gostar

  15. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    29 Julho, 2013 19:28

    BE noticia do dia 🙂
    LR podia aproveitar e listar os deputados em acumulação com funções privadas.
    Pode começar pelo director do BES-psd e terminar com o rol de advogados do eixo Republica-Marquês-Liberdade. Ia ser um gozo de transparência …

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      29 Julho, 2013 19:30

      Falar de rotatividade, tudo bem. Mas dessa não que é liberal. 😉

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:13

        rotativismo?

        atividade pressupõe movimento…..há cada dois

        cuadoptem-se

        Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      29 Julho, 2013 19:44

      falta referenciar que arquivei o post de LR e o meu comentário das 19:28 em: Cretinismo, Blasfémias

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:12

        ah a alma de burrocrata veio ao de cima

        e o arquivo é morto ou pode ser ressuscitado?

        poste de Lamentos Rarefeitos?

        como se escreve post em português? correio?

        royal mail?

        o teu quê?

        comentar não é acrescentar algo novo?

        cu mente otarius da bello portugallico

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        29 Julho, 2013 20:32

        mas além do cretinismo tens outras maleitas?

        Gostar

  16. cristof9's avatar
    29 Julho, 2013 20:07

    Com alguma espírito critico podemos ver bem uma adesão a Brigada das Colheres na posição “diferente” dos bloquistas. Diferente na forma claro que o empunhar uma colher a volta do tacho acarreta grande responsabilidade (no manter o conforto)

    Gostar

  17. theodore's avatar
    theodore permalink
    29 Julho, 2013 23:15

    Rotação de deputados, liberdade de expressão e pensamento, ter carácter…
    coisas que não passam pelos partidos do poder, do PSD, CDS ao PS, quais seitas maçónicas e da opus, de jotas em saco de gatos, sujeitos ao chefe já desde a nascença, dizia na 24 horas o Medina Carreira, não vai mais de uma hora, creio.
    E não admira que o LR se arrepanhe .

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      30 Julho, 2013 00:06

      39 con tradições….carácter? isso vale quanto?

      Artigo 28º
      (Transparência)
      A Fluviário de Mora, EM, tem obrigatoriamente um sítio na internet, onde deve manter permanentemente
      actualizada a seguinte infoirmação:
      a) Contrato de sociedade e estatutos;
      b) Estrutura do capital social;
      c) Identidade dos membros dos órgãos sociais e respetiva nota curricular;

      Artigo 29º
      (Dissolução e liquidação)
      A extinção da Fluviário de Mora, EM, é da competênc
      ia da Assembleia Municipal de Mora, sob proposta da
      Câmara Municipal

      1. O Conselho de Gestão é composto por um president
      e e dois vogais, designados pela Assembleia Geral,
      incumbindo-lhe a administração e representação da e
      mpresa.
      2. Os membros do Conselho de Gestão podem delegar n
      um deles a gestão técnica, administrativa e
      financeira corrente da empresa.
      Artigo 11º
      (Estatuto remuneratório)
      1. Só um dos membros do Conselho de Gestão poderá s
      er remunerado, sendo o valor da remuneração
      limitado ao valor da remuneração do vereador a temp
      o inteiro da Câmara Municipal de Mora.
      2. Os membros da Assembleia Geral não serão remuner
      ados.
      Artigo 12º
      (Competência)
      1. Compete ao Conselho de Gestão, para além de outr
      as competências resultantes da lei ou dos presentes
      estatutos:
      a) Gerir o Fluviário de Mora, praticando todos os a
      ctos e operações relativos ao objecto social;
      b) Administrar o seu património;
      c) Adquirir, alienar e onerar direitos ou bens móve
      is, e propor à Assembleia Geral a alienação ou
      oneração de bens imóveis;
      d) Estabelecer a organização técnico-administrativa
      da empresa e as normas do seu funcionamento
      interno, designadamente em matéria de pessoal e da
      sua remuneração;
      e) Constituir mandatários, com os poderes que julgu
      e convenientes, incluindo os de substabelecer;
      f) Elaborar os instrumentos de gestão previsional;
      g) Elaborar o relatório de gestão e as contas de ex
      ercício e submetê-las à apreciação da
      Assembleia Geral, bem como apresentar proposta de a
      plicação de resultados;
      h) Celebrar empréstimos de médio e longo prazo, med
      iante prévia autorização da Assembleia
      Geral;
      i) Contratar, gerir e exercer o poder disciplinar r
      elativamente aos trabalhadores ao serviço da
      empresa;
      j) Celebrar os contratos necessários à prosecução d
      o seu objecto, nomeadamente contratos de
      empreitada e fornecimentro de bens e serviços;
      l) Exercer os poderes que lhe forem delegados pela
      Câmara Municipal.
      2. O Conselho de Gestão poderá delegar parte dos se
      us poderes em qualquer dos seus membros, definindo
      os limites e as condições do seu exercício, e, bem
      assim, constituir mandatários para a prática de actos

      Gostar

    • theodore's avatar
      theodore permalink
      30 Julho, 2013 00:21

      A par disso, já se sabe, continua o Carreira, quem está no poder dispõe o “estasdo” a seu favor, põe e dispõe do pote, com tacho para umas centenas de boys, traficância, jeitos, máfia… quem não está encara a oposição como um exílio, a desgraça. Por isso que eu não me demito. Menti para carailho, fiz o pino, desonesto, e não me demito, agora, era o que faltava, diz coelhone .

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        30 Julho, 2013 00:40

        falso são líderes naturais

        está-lhes nos genes

        Ao abrigo do disposto nos artigos 3.º, n.os 1 e 2, e 18.º, n.º 1, da Lei n.º 49/99, de 22 de Junho, conjugado com o
        preceituado no n.º 6 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 104/2003, de 23 de Maio, são nomeados para exercerem, em
        comissão de serviço, os seguintes cargos, com efeitos a partir da data da respectiva posse:
        1 – Licenciado em Engenharia António Jorge Guedes Marques – vice-presidente da Comissão de Coordenação e
        Desenvolvimento Regional do Norte.
        2 – Mestre em Desenvolvimento e Cooper
        ação Internacional Maria Hermínia Cabr
        al de Oliveira – vice-presidente da
        Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
        3 – Licenciado em Direito Manuel Moreira de Sampaio Pimentel Leitão – vice-presidente da Comissão de
        Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
        4 – Doutor em Engenharia Agronómica José Carlos Duarte Gonçalves – vice-presidente da Comissão de
        Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
        5 – Prof. Doutor Artur da Rosa Pires – vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do
        Centro.
        6 – Licenciado em Direito José Girão Pereira – vice-pr
        esidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
        Regional do Centro.
        7 – Licenciado em Economia Pedro Afonso de Paulo – vice-presidente da Comissão de Coordenação e
        Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
        8 – Licenciado em Gestão e Administr
        ação de Empresas João Paulo Zbyszewski – vice-presidente da Comissão de
        Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
        9 – Licenciada em Arquitectura Catarina Cottinelli Telmo Monteiro da Costa – vice-presidente da Comissão de
        Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
        10 – Licenciado em Arquitectura Fern
        ando António de Oliveira Travassos – vice-presidente da Comissão de
        Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
        11 – Licenciado em Economia António Francisco Costa da Silva – vice-presidente da Comissão de Coordenação e
        Desenvolvimento Regional do Alentejo.
        12 – Mestre em Gestão de Políticas Ambientais Nuno Joaquim Costa Cara de Anjo Lecoq – vice-presidente da
        Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
        13 – Licenciada em Engenharia do Ambiente Maria Valentina Filipe Coelho Calixto – vice-presidente da Comissão
        de Coordenação e Desenvolvi
        mento Regional do Algarve.
        14 – Licenciado em Direito Álvaro José Martins Viegas – vice-presidente da Comissão de Coordenação e
        Desenvolvimento Regional do Algarve.
        15 – Licenciado em Direito José Manuel de Miranda Plácido Santos – vice-presidente da Comissão de Coordenação
        e Desenvolvimento Regional do Algarve.
        24 de Setembro de 2003. – O Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Amílcar Augusto
        Contel Martins Theias.

        Gostar

  18. JCA's avatar
    JCA permalink
    30 Julho, 2013 04:44

    Seven Surprising Truths about the World
    .
    Did you know that the incidence of cancer in the United States has been declining for nearly 20 years? That the spread of pornography correlates with a decline in rape? That average IQs are going up substantially all around the world? These are just some of the truths that are well-known to the scholars who study those subjects but generally come as a surprise to even the best-educated among us.
    ,
    -Cancer Rates Are Going Down
    .
    -More Porn, Less Rape
    .
    -Longer Life Expectancy Stops Population Growth
    .
    -People Everywhere Are Getting Smarter
    .
    -Trade Creates Jobs and Makes People Richer
    .
    -Local Biodiversity Is Increasing
    .
    -Markets Make People Nicer
    In The Communist Manifesto, Karl Marx thundered that the bourgeoisie and the markets that allow them to prosper “left remaining no other nexus between man and man than naked self-interest, than callous ‘cash payment.’ ” In other words, markets destroy fellow-feeling, turning human beings into cold, cruel calculators. But recent research on how 15 small-scale societies play certain canonical economic games suggests that simply isn’t so
    .
    http://reason.com/archives/2013/07/15/seven-surprising-truths-about-the-world

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      30 Julho, 2013 17:10

      acreditas em gnomos também?

      davas im bom comprador de frigoríficos na antártida

      Gostar

Deixe uma resposta para Churchill Cancelar resposta