Saltar para o conteúdo

Espírito monárquico

31 Julho, 2013
by

EspírMonNinguém em Portugal deve ter um espírito tão monárquico como Mário Soares. Ninguém como ele terá tanta vontade de abjurar o sistema republicano, que lhe veda a indicação do sucessor. Por todos os que lhe sucederam nutre despeito ou mesmo ódio, ao ponto de os considerar usurpadores de lugares que por direito dinástico, quiçá divino, lhe pertencem. Tudo indica que Rui Rio lhe seguirá as pisadas.

28 comentários leave one →
  1. FilipeBS permalink
    31 Julho, 2013 09:58

    Eu sinceramente acho que o Rui Rio tem todo o direito de discordar do um seu potencial futuro sucessor, no caso, o Menezes. Sobretudo quando é sabido das divergências pessoais e políticas de ambos. Ou acha que o Rui Rio não tem direito a discordar? Isso também faz parte da democracia.

    Gostar

    • francisco cruz permalink
      31 Julho, 2013 15:36

      Creio que está equivocado: não é discordância — é despeito mal tratado, que deu em ódio e já contagiou. Depois de tantos anos no palco, não sabe conviver com o apagamento. È pena porque até tem bastante valor, mas supervaloriza-o ao ponto da ridicularização. Uma lástima!

      Gostar

  2. JPT permalink
    31 Julho, 2013 10:06

    Ver a defesa do Menezes neste blog faz-me espécie, porque, no fundo, a única coisa que o distingue do Sócrates é o nível de competência (entenda-se, nível de competência em coisas que só lesam a comunidade, no que Sócrates é um génio e Menezes sofrível). De resto, o Sócrates podia estar no PSD de Menezes e o Menezes no PS do Sócrates e todos (eles, os que vivem deles, e os que gostam deles) estariam felizes.

    Gostar

  3. 31 Julho, 2013 10:21

    Certamente este post de LR surge como “resposta” à entrevista de RRio ontem editada pela RTP.
    Conclusão : RR incomodou. Tem importância no eleitorado portuense (com Gaia ao lado…) e sobretudo social democrata.
    Disse verdades inconvenientes sobre LFMenezes candidato à câmara do Porto e a herança que deixou em Gaia, explicitou as nuances de MLAlbuquerque para “não dizer as verdades todas” e desancou neste governo.
    O que prova que RR afinal não é bovinizável.
    Um regime democrático (ocasionalmente colocado em causa inclusivé por governantes…) fica reforçado quando surgem políticos, como RR, discordando de pessoas, casos e decisões do seu partido. Em democracia, é normal um político cessante ou não dum cargo, emitir opiniões e inclusivé apoiar um candidato para lhe suceder — o que acontecerá em centenas de municípios até 29 de Setembro…

    LFMenezes teme Rui Moreira. RRio tem o direito de apoiar RM. Não encontro ponta de resquício “monárquico” no posicionamento de RR.

    Gostar

  4. A C da Silveira permalink
    31 Julho, 2013 10:43

    Se Rio chegasse a ser rei seria o D Rui I de congnome “O Ressabiado”. Aquela entrevista não passou de um ajuste de contas; com o Menezes e com a Albuquerque que não lhe deu uns milhões a que ele se achava com direito.
    Um politico como ele diz que é, mas não é, nunca se intrometeria nas eleições que elegerão o seu sucessor. Uma tristeza…

    Gostar

    • 31 Julho, 2013 11:00

      Homessa ! — por que não pode apoiar Rui Moreira ?
      Se pedirem (não será necessário pedir) uma opinião de LFMenezes sobre os candidatos à câmara de Gaia, ele não apoiará CAAmorim ?

      Gostar

      • A C da Silveira permalink
        31 Julho, 2013 11:17

        Eu não disse que ele não podia apoiar quem quer que seja. Claro que pode, ainda vivemos num país livre. E também não justifiquei as acções dele com as do Menezes ou vice-versa. Nem falei do Menezes…

        Gostar

  5. 31 Julho, 2013 10:57

    “Espírito monárquico” de LFMenezes :Vem para Lisboa “liderar” o PSD, não tem estaleca para o cargo e, volta para a presidência da câmara ; todo-poderoso na distrital do PSD-Porto, coloca Marco António Costa no governo ; mete o filho como deputado na ARepública ; apoia a candidatura de CAAmorim à câmara de Gaia.
    E não só…

    Gostar

  6. 31 Julho, 2013 11:30

    ACSilveira
    11:17,
    Mas no último parágrafo do seu comentário (10:43), vc. não apoia a “intromissão” de RRio nas autárquicas…
    Afinal, pode ou não pode, deve ou não deve apoiar publicamente quem quiser ?

    Gostar

    • A C da Silveira permalink
      31 Julho, 2013 12:00

      Meu caro, estamos a falar de coisas diferentes. Eu explico: quem tem ambições politicas ao mais alto nivel, quer dizer, querer vir a ser 1º ministro ou até candidato presidencial do PSD, não deveria, na minha humilde opinião claro está, imiscuir-se em guerras de alecrim e manjerona, como são as eleições para a Camara Municipal do Porto, ainda por cima apoiando um candidato que não é o do partido dele. Tão simples como isto.
      De resto, e apesar do carinho e ternura que tenho pelo Porto há já muitos anos, não voto lá, e confesso que para mim é tão indiferente quem será o próximo presidente da Camara Municipal do Porto, como quem é o presidente da camara municipal de Katmandú.
      Um bom dia para si

      Gostar

      • Pedro Oliveira permalink
        31 Julho, 2013 12:30

        Além de ser de um centralismo atroz, com um desprezo por tudo o que neste País não ande ali por Lisboa (ou pelo Terreiro do Paço), essa sua posição ignora que as dívidas das câmaras municipais portuguesas (ao contrário das dívidas da cidade de Katmandu), têm um peso (relevante) na dívida pública portuguesa. O facto de achar que é uma “guerra de alecrim e manjerona” tentar evitar que o próximo presidente da câmara do Porto acumule dívidas atrás de dívidas (a de Lisboa chegou a ser perto de 1000 ME, se não estou em erro) talvez ajude a compreender o estado calamitoso a que chegaram as finanças públicas portuguesas.

        Gostar

      • 31 Julho, 2013 13:46

        Também, meu caro, um bom dia para si
        Na “minha humilde opinião”, RRio pode e deve apoiar quem quiser. Ele entende que LFMenezes não seria o presidente apropriado para o Porto, e razões, casos, não lhe faltam…
        Facto-outro : LFM sempre torpedeou o mandato de RRio, pública e privadamente. E…quem sabe, se o poder governamental em Lisboa não foi influenciado para manietar a câmara…

        Embora não portuense, não me é indiferente quem vença as eleições no Porto. A cidade, o município, são fundamentais para o desenvolvimento também regional., com repercussões no país. Se fôr mal administrado, pessimamente projectado, incontrolavelmente despesista…

        Certo-certo : o P”S” não vencerá as autárquicas no Porto. Culpa de quem ?
        Não tem melhor candidato ?

        Gostar

  7. 31 Julho, 2013 12:20

    Rui Rio é das tais pessoas que me repugnam.
    Basta olhar a foto do post.
    Até posso concordar com algumas coisas que diz, ainda que reconheça que pode dizer o contrário se lhe convier.

    Gostar

    • FilipeBS permalink
      31 Julho, 2013 13:28

      Qualquer pessoa pode ficar mal num instantâneo. Além do mais, que raio de argumento é esse?

      Gostar

  8. Portela Menos 1 permalink
    31 Julho, 2013 13:24

    Não consta que Menezes seja o candidato do PSD; ou já incluíram as setas do ppd nos cartazes eleitorais?

    Gostar

  9. FilipeBS permalink
    31 Julho, 2013 13:30

    Realmente também acho curioso que no Blasfémias se dê apoio, mais ou menos encoberto, a quem produziu uma das maiores (ou a maior?) dívida municipal, e se critique quem geriu a câmara do Porto de modo sustentável, sem populismo e sem necessidade de obras faraónicas.

    Gostar

    • 31 Julho, 2013 13:48

      LFM, quando abandonou a câmara de Gaia para tentar liderar o P”SD” nacional, deixou dívidas no montante de 250 milhões de euros !

      Gostar

      • und permalink
        31 Julho, 2013 14:32

        Liga Feminista do Marocas?

        e não paga as dívidas?

        o Costa só este ano já vendeu uns centos de milhoes ao estado

        Gostar

  10. 31 Julho, 2013 14:44

    Lê-se cada uma… LFMenezes afirmou hoje que “tudo fará” para que RRio “termine o mandato com dignidade”…
    E, que não lhe tem ódio, mas sim “respeito”…
    (LFM continua destrambelhado).
    —————————-
    Tantos interesses privados que giram à volta da candidatura de LFMenezes-o-influenciável…

    Gostar

  11. ora permalink
    31 Julho, 2013 15:41

    muito gosta esta gente de rimances de faca e alguidare

    Gostar

  12. ora permalink
    31 Julho, 2013 15:41

    meneses não era o da xepa?

    Gostar

  13. hfmnt permalink
    31 Julho, 2013 15:54

    Um verdadeiro despropósito o seu comentário, comparando o incomparável. Um dos problemas de Portugal é a falta de políticos como RR que têm a coragem de criticar as escolhas do seu próprio partido. E afinal, Menezes deixou ou não deixou um dívida astronómica na Câmara de Gaia? As críticas de RR não lhe pareceram pertinentes? Ao que chegou este país onde se critica um político por não ser um “bom cão de fila”.

    Gostar

  14. 31 Julho, 2013 17:13

    Outra questão : face à nova Lei que impede um autarca de se candidatar a um quarto mandato, em qualquer autarquia (!), LFMenezes não pode ser cabeça de lista no Porto.
    “A não ser” que queira perpetuar-se no poder motivado por qualquer “espírito monárquico”…

    Gostar

  15. Francisco Gonçalves permalink
    1 Agosto, 2013 11:26

    Aqui no Norte sempre entendemos que os FILIPE’S devem governar para lá da outra margem, sei que é BIZARRO, mas é assim mesmo, por cá se diz “Quem não sente, não é filho de boa gente”… sou solidário com o sentir do Rio…

    Gostar

Indigne-se aqui.