Saltar para o conteúdo

O caos centralista

4 Agosto, 2013

Estamos no início de Agosto. Tenho um filho que passando para o 7º ano, tem de mudar de escola. Escolheu uma, mas teve de indicar obrigatoriamente 4 opções. Não sabe ainda em qual ficará colocado. Não pode encomendar livros e desconhece obviamente o horário. Qualquer planeamento é impossível. A escolha de escola é inexistente.

Numa escola da zona, a direcção escolar viu cortada pelo administração central mais de 20 turmas. A escola tinha capacidade para receber os alunos que desejam frequentá-la. A administração central arbitrariamente e sem qualquer fundamento resolveu que não, que tem de ir para outra qualquer, que não desejam. Ninguém, desde o simples porteiro ao director de agrupamento sabe os motivos de tal decisão. O ministério da educação também não sabe porque decidiu assim. Calhou…

54 comentários leave one →
  1. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    4 Agosto, 2013 16:40

    Liberdade no ensino

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 01:59

      os do aventar que vão fazer os exames de acesso

      cagente tá velha pra andare a fazere exames de treta

      liberdade d’ensino tem?

      e de ser ensinado?

      num tem né….

      inté tem santana dionísio em politecho

      bocês e o erro cratus que vão levar todos no viegas d’araújo ou doutro caramujo

      Gostar

  2. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    4 Agosto, 2013 16:45

    Qual a admiração? O princípio é a chamada economia de escala, já o lambretas
    conseguiu fazer o milagre da multiplicação de lugares nas creches e nos lares!
    O cratino limita-se a seguir o mesmo caminho duplica o número de alunos por tur-
    ma, poupa nos profes e nas salas de aula!!!

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 02:11

      ma poupas era o big bird

      o número de alunos como as universidades demonstram não é impeditivo de se dar uma aula ou de corrigir testes

      tudo pode ser massificado

      desde que os professores prestem

      e infelizmente criar um professor eficaz

      ou alunos que vejam a escola como um interesse deles

      é algo virtual

      daí que o soporífero Casto Cratus possa fazer exames às 4ªs classes ou aqueles que dão aulas há 20 ou 30 anos a com trato

      e nem por isso melhorará a qualidade de ensino

      ele próprio é extremamente chato a divulgar as suas crenças

      e para alguém ser um fiel de crenças alheias tem de desprezar todas as evidências que as contradizem

      e um professor deve ter capacidade de auto-crítica

      crato tal como gaspar tem muito pouca ou se calhar nenhuma

      e em auto-análise da sua práxis ou das suas prédicas tem zero

      mas é um tipo que nos faz dormir uns bons bocados

      isso e deixar esta merda de profissão de quase 30 anos devo-a a ele

      e por isso agradeço-lhe bué

      vou é engordar que nem um porco

      mas tirando isso ….deixo uma vaga para os mais novos…posso com siderar altruísmo meo

      e a reforma que se lixe não chego lá de qualquer modo…

      e deturpar a língua em jogos de palavras nomine cra tino de rans fica mal ao rei das rãs de madeiro feito que Júpiter na sua sabedoria lhes leixou

      há rãs que nunca estão satisfeitas….

      Gostar

  3. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    4 Agosto, 2013 17:02

    Isto só lá vai quando sairmos da UE com todos os custos implícitos.
    Na semana seguinte o caso da ingovernabilidade começa a ser resolvido sem falinhas mansas para entreter o pagode.
    O estado em que o farsante ingimheiro deixou o país não permite arranjos de circunstância.
    Teremos que passar por tempos novos e alguns ajustamentos.
    É o plano B de bilderberg.
    Evidentemente que os credores não vão gostar, eles querem mamar até ao último dia mas a corda vai partir porque a bandalheira não vai durar sempre.
    O desgaste de ministro a ministro pode surtir efeito indesejado para os carbonários.
    Lá para o fim do ano veremos

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      4 Agosto, 2013 19:15

      A inteligência não tem cor nem credo.
      A estupidez também não!

      Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 02:16

      claro a indústria vai brotar do solo

      o escudo vai substituir o euromilhões

      a agricultura tornar-se-á mais ecológica tudo a cavalo e merda feita em casa e será extremamente competitiva com a agricultura alemã cheia de Escherichis coli…

      a inteligência ou a estupidez são subjectivas tudo depende do crente

      é por isso que compram notas de 500 falsas ou compram cobre como ouro

      é tudo uma questão de fé

      olha a nota de 500 escudos por 50 centimes

      vende-se nota de 1000 de angola por 2 euros o maço de 100

      são as últimas freguês é comprar

      Gostar

  4. Bolota's avatar
    4 Agosto, 2013 17:05

    Gabriel Silva,

    O que está ai, não é nada que não seja desmascarado todos os dias por aqueles que comem meninos ao pequeno almoço e velhos ao jantar.

    e quanto mais quem pode ajudar a desmascarar, os jornalistas fizeram o papel de aguadeiro mais filhos iguais ao seu andarão á deriva colocando a sua formação e jogo.
    Conheço um miudo , chamo-lhe miudo porque conheco-o desdes sempre, licenciado em Medicina Nuclear…ou coisa parecida , vai avançar para o mestrado…e se calhar para uma engenharia qualquer ligada á mesma area.

    Este quadro é um quadro absurdo que só os Cratos são capazes de defender.

    Gostar

  5. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    4 Agosto, 2013 18:37

    Perdeu-se, no protetorado, há muito tempo, o sentido do equilíbrio dos interesses colectivos e o espírito transaccional. A rivalidade, o clubismo, a esperteza, o berreiro, a rejeição profunda do outro têm-se encarregado de tornar estéreis processos e dinâmicas indispensáveis ao avanço social e económico. É cada vez mais patente no blog.
    Com a invasão dos bárbaros o blasfémias corre o risco de contribuir involuntariamente para a lástima.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      4 Agosto, 2013 19:14

      “A rivalidade, o clubismo, a esperteza, o berreiro, a rejeição profunda do outro têm-se encarregado de tornar estéreis processos e dinâmicas indispensáveis ao avanço social e económico. É cada vez mais patente no blog.
      Com a invasão dos bárbaros o blasfémias corre o risco de contribuir involuntariamente para a lástima.”

      A incapacidade que os portugas tem de se olhar ao espelho é impressionante!…

      Gostar

      • Joaquim C. Tapadinhas's avatar
        Joaquim C. Tapadinhas permalink
        4 Agosto, 2013 20:11

        Essa do espelho é uma verdade grande como punhos! Até que enfim!

        Gostar

  6. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    4 Agosto, 2013 18:54

    Este ministro da Educação, antigo militante da extrema esquerda, é de direita. Tem sido um falhanço completo, tendo este ano, ao fim de dois anos de suposta experiência, brincado com a rede escolar até ao final de julho.
    Como atualmente os professores praticamente só podem ter férias em agosto, um ministro competente tem de fazer a gestão atempada de todos os fatores que contribuem para um arranque decente do ano letivo seguinte.
    Este ministro não foi capaz, não é capaz!
    Conclusão: a culpa é do centralismo. Se calhar, no tempo do governo de Santana Lopes, da mesma laia deste, a culpa também era do centralismo.
    Quando as azelhices são da esquerda, a culpa é da incompetência dos ministros.
    Ora, Crato já provou que não é capaz. Poderá até alegar que não o deixam mandar e que se limita a ser um factótum das Finanças. Mas quem lhe conhece o currículo, designadamente de combate no tempo de Sócrates, terá de lhe exigir que, no mínimo, se demita. Que se vá embora. Como não vai, a culpa será sempre sua.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      4 Agosto, 2013 19:09

      Já agora, para se ter ideia do lodaçal em que caiu o país, veja-se o seguinte. Anda o ministério (com minúscula) da Educação empenhadíssimo naquela coisa aberrante do exame de acesso à profissão. Mas para quê se até professores com vinte e trinta anos de exercício estão em risco de não ter horário? Ora, porque para um político não há nada que chegue à vaidade de colocar o seu nome no fundo de um qualquer decreto-lei, nem que esse decreto vá para o lixo no ano seguinte. Que é o que vai acontecer a este sobre o citado exame. Os anos letivos funcionarem bem não lhes dá currículo. É para o lado que dormem melhor.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        4 Agosto, 2013 19:24

        Os Ministérios, (todos) são autênticos cemitérios de burocracia… mexer naquilo é como meter a mão num ninho de vespas!
        Leva tempo.

        Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      4 Agosto, 2013 19:19

      “Este ministro da Educação, antigo militante da extrema esquerda, é de direita.”

      O Cherne, a Helena, o Pacheco Pereira, e..e..e..! tambem são!

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        4 Agosto, 2013 19:25

        Bom, mas a Helena eu perdoo. 😛

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        4 Agosto, 2013 21:13

        É o que acontece quando alguem nos cai no goto, né?…

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        6 Agosto, 2013 02:20

        o Hitler também virou do junckerismo pró socialismo né e foi-o inté ao fim

        já o Musso desistiu do partido socialista e formou um só dele

        todos mudam de fé no decurso da vida

        excepto os messias claro

        Gostar

  7. maria ferreira's avatar
    maria ferreira permalink
    4 Agosto, 2013 19:28

    Não exagerem, no meu tempo haviam turmas maiores e foi onde aprendi mais, desde a primária ao superior. E até os meus filhos tiveram turmas maiores e governam a vida.
    Pelas lamentações chego à conclusão que no antigamente a coisa era melhor, basta olhar para os sábios que nos têm governado desde o 25 de Abril, aprenderam pela cartilha de Salazar! E estão no top como podem ver!
    DIZER mal por dizer, não!

    Gostar

    • Bolota's avatar
      4 Agosto, 2013 19:33

      Desconversar não é discutir.

      Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      4 Agosto, 2013 19:44

      Eu penso que antigamente não era nada melhor. Mas o ministro brincar com a rede escolar até finais de julho, prejudicando a preparação do próximo ano letivo, não está certo. Até porque, pelos vistos, está a prejudicar o Gabriel Silva, que um dia ainda terá de criticar o “seu” ministro, o que é chato. 😉

      Gostar

    • zazie's avatar
      4 Agosto, 2013 22:23

      Não aprendendeu sintaxe: havia

      Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      5 Agosto, 2013 07:46

      Eu confesso que acho mais realista a versão do meu antigo professor de Filosofia.
      « Antigamente era mais fácil de controlar as salas de aula. Quem lá estava eram pessoas socialmente favorecidas (em geral com muito dinheiro) ou pobres que queriam estudar. Assim, havia duas classes distintas unidas para o mesmo fim. Como hoje em dia os tempos são outros, as escolas têm de levar com tudo o que aparece, porque já nos apercebemos que para termos uma sociedade com alguma equidade convém ter educação para todos. O ensino melhorou muito, simplesmente tem de melhorar mais, mas isso só pode ser alcançado com tempo e dedicação, coisas que os ministérios atuais não querem ter. »
      Já agora, como a zazie alertou, não é “haviam”, mas havia. Afinal as turmas grandes não tinham assim tantas vantagens, já que este é um daqueles erros básicos que hoje já pouco aparecem nas escolas (ao contrário do “por causa que”).

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        6 Agosto, 2013 02:27

        não em 1967 ou em 1973 entrava de tudo nos lyceus

        e mesmo nos tempos de cavaco silva filho de um petite agricultor-comerciante

        ou no tempo de eanito o estático ido para o lyceu de castelo branco vindo das brenhas e semi-esfomeado

        a diferença era o lyceu facilitar a vida aos de maiores posses

        tal como hoy

        os alunos viam a escola como via de ascensão social

        e hoje apenas como uma obrigação

        tornou-se o serviço militar obrigatório dos 6 aos 18……

        em simplex é só isso

        e uma escola feita de exames que nada examinam é uma péssima escola

        um exame não avalia nem a capacidade de aprender nem de ensinar

        avalia apenas a capacidade de fazer exames

        como demonstra o javitudo que diz que os putos reprovam em massa
        mas nem uma alínea dum exame de matemática é capaz de fazer….

        é o ensino que temos e teremos….é simplex

        Gostar

  8. Martins de Sousa's avatar
    Martins de Sousa permalink
    4 Agosto, 2013 19:29

    A sério? Ora veja lá você que eu, apesar de não ter estudos, queria ser atendido por um determinado ortopedista, em regime privado e, não tendo tido vaga nos próximos 6 meses, vi-me obrigado a recorrer a um outro. Não me passou pela cabeça filosofar sobre a lei da oferta e da procura, até porque sou semi-analfabeto. Nem pensei em compaginar os meus desideratos com o tema da descentralização (dado que sou indigente). Sendo inimputável, não me atreveria a vir para aqui correlacionar planeamento familiar e acesso à educação, não vá algum governante querer aplicar um plano quinquenal à gestão da actividade sexual do casal a que me honro de pertencer. Fica-me no entanto uma dúvida: se amanhã de manhã me levantar e quando chegar à padaria já não houver pão, deverei queixar-me da inépcia don estado ou da incompetência do padeiro?

    Gostar

  9. fado alexandrino's avatar
    4 Agosto, 2013 20:48

    Qual é a admiração?
    Enquanto o Ministério da Educação (só o nome já é sinistro) continuar a contar com milhares de burocratas o que é que esperavam?
    Dêm tempo e oportunidade ao Professor Mário Nogueira e ele mudará tudo.
    Que Deus o ajude.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      4 Agosto, 2013 20:55

      É sinistro, não é, fado? Isto de termos ministérios iguais aos dos países civilizados é um contra-senso. Nem ocorreu ao Passos Coelho eliminá-lo no início da legislatura, já que eliminou outros. Não ter o fado como assessor dá nisto. 😉

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        4 Agosto, 2013 22:04

        Obrigado.
        Meu senhor o ME continua nos mesmos moldes em que foi desenhado pelos comunistas em 1975.
        Milhares de burocratas (centralismo democrático) continuam em Lisboa a decidir o que se deve fazer em Ervedal da Beira ou Vilar de Andorinho..
        E milhares de professores continuam super ocupados por milhares de papelinhos que têm que religiosamente preencher todos os dias.
        Outro dia perguntei a um dos netos (anda no 6º ano) quantos eram 6×4.
        Não consegui responder.
        Também não sabe conferir um troco se não tiver a calculadora à mão.
        Mas sabe para que serve o ecoponto amarelo.
        E sabe a roda dos alimentos.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        4 Agosto, 2013 23:36

        Pois, fado.
        Eu até concordo que saibam a roda dos alimentos, embora possam um dia não ter de comer. Ou então a roda já estar toda mudada por uma moda qualquer ou por razões alimentares novas.
        Mas concordo que os ministérios estão cheios de boys. Mas andam por lá a coçar os ditos cujos por terem um cartãozinho do partido. No caso, laranja, embora já fosse doutra cor.
        Quanto aos conhecimentos elementares, como a tabuada, que hoje são desvalorizados concordo 100% consigo, porque não posso concordar mais.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        6 Agosto, 2013 02:34

        sabe a roda mas sabe para que serve?

        pratica ou come mac’s

        o facto de decorar mecanicamente a tabuada não implica aprendizagem

        multiplique 2x2x2x2x2x2x2x2

        multiplique 8x8x8x8

        qual a raiz cúbica de 281 é capaz de efectuar cálculos complexos de cabeça?

        há quem consiga fazer potências de base 6 até ao número da besta que alguns afirmam ser 6 elevado a 6 elevado a 6

        os gregos também faziam isso e o texto do após calipso é geralmente grego

        acho quinda não encontraram um sistema numérico em aramaico que explicite as potencias

        é priguntare ó crassus cratus

        Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      5 Agosto, 2013 07:55

      Gosto de quem atira as culpas aos comunistas… Vamos ver a clareza ideológica desse argumento: a culpa é de quem esteve no poder um ano, há trinta e oito anos atrás, mas não de quem esteve no poder dez anos seguidos (sem qualquer interrupção), como Cavaco Silva. Convém notar que segundo os sociólogos, dez anos é o período necessário para que uma alteração nas políticas educativas tenha sucesso.
      Sim, é claro como água, a culpa é dos comunistas (como Cavaco!?).
      Quanto aos erros na tabuada, bem lamento dizer-lhe, mas o seu neto é capaz de ser aquilo a que antes se chamava burro, é que nas turmas em que eu andei (desde o quinto ano em escolas públicas), a esmagadora maioria sabia a tabuada e sabia conferir trocos. Referiu que tem mais netos, faça a mesma experiência com eles, é capaz de ver que se calhar o problema é só de um dos netos. Quanto à burocracia e à papelada, não se esqueça de que foi este ministério e o anterior que mais aumentou a quantidade de burocracia nas escolas, não foram os comunistas…

      Gostar

  10. manuel's avatar
    manuel permalink
    4 Agosto, 2013 22:31

    O problema é que nós falimos ,parece que ainda não perceberam. O ministro anda a tentar fazer omeletes sem ovos. Mas não desesperem, no tempo do dr Carneiro Pacheco(1940) , das escolas oficiais e dos postos de ensino , cada professor ou regente tinha 43 alunos e parece que se aprendia.

    Gostar

  11. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    4 Agosto, 2013 22:33

    2 pontos:
    – podemos todos escolher a escola que queremos e ela seria assim infinitamente elástica?
    – alguma coisa de relevante nos objectivos da Educação muda em 2 (ou 3 ou 4) anos…?

    O ministro que temos tem o meu total apoio enquanto se focar em: que o Ensino ensine Português e Matemática (pelo menos), que haja exames rigorosos e que ninguém fique de fora do ensino obrigatório por falta de vaga.

    Quem tem alguma coisa contra isto é fácil de perceber ao que vem.

    Muito mais se poderia fazer, mas as casas não se começam pelas janelas e se o fazemos à custa do essencial, vale zero.

    Gostar

  12. @!@'s avatar
    4 Agosto, 2013 22:56

    Privaram o Gabriel Silva da privada?

    Gostar

  13. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    4 Agosto, 2013 22:58

    Fado Alexandrino, nem mais, tudo continua como em 1975. Curiosamente nesse ano falei com o então ministro, um socialista dos velhos tempos, ex-militante da MUD, passado sem mácula, esteve lá pouco tempo.
    Ele disse-me, aqui nada posso fazer, isto está completamente controlado pelos vermelhos. Como hoje. A televisão estatal é o mesmo.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      5 Agosto, 2013 08:00

      Sabe que eu adoro esses argumentos. É que quem os leia parece que o PCP é a segunda (ou primeira) força política do país, em que toda a gente vota. Parece-me que não, aliás, parece-me que os vermelhos têm imensos votos…, mas é simples em Portugal dizer que a culpa é de uma força política com uma representação escassa (se calhar ainda cola, graças a décadas de propaganda salazarista anti-comunista, é a única explicação para que as pessoas continuem a acreditar que são os comunistas quem controla tudo).

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        5 Agosto, 2013 08:17

        O controlo não é feito pela importância democrática do voto, É feito pelo controlo do centralismo democrático que é Lei nos sindicatos. Veja as Grandiosas Greves Gerais que são apenas greves parciais em Lisboa e Porto e isso porque o PCP controla com mão de ferro os sindicatos dos transportes. Repare que nem sequer mecionei a CGTP, que aliás não existe como força autónoma. O mesmo se aplica ao partidos Os Verdes. Com esta explicação agora já pode ver a floresta sem esbarrar na árvore.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        5 Agosto, 2013 09:39

        Quanto à falta de coerência das opiniões das pessoas não me posso pronunciar. Mas não compreendo como é que as pessoas querem todos os direitos (e usam os sindicatos para os manter), sem depois votar nos partidos que querem assegurar esses direitos. Por esse prisma é possível verificar um caos governativo.
        No entanto, ainda não vi o sindicato dos professores (penso que é o que está em causa no ensino) manifestar-se contra uma medida correta por parte dos sucessivos ministérios da educação. Mesmo o ministério socialista conseguiu só fazer asneira e quando chamaram os professores para dialogar (isto segundo a minha professora de História, que não é sindicalizada, é completamente de direita e nunca faz greves) ignoraram por completo tudo o que estes disseram. Se isso é tentar fazer alguma coisa, omo diz o seu amigo socialista…

        Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 02:36

      este javitudo é um intelectual de taberna mesmo da velha guarda

      Gostar

  14. CA's avatar
    5 Agosto, 2013 00:20

    Tire as consequências e peça a demissão do ministro ou do governo!

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 02:40

      e isso muda o quê?

      a escola é um sistema de crenças que se auto-protege contra as evidências do seu fracasso há mais de 100 anos

      dois reformistas em mais de 200 anos de ensino em Portugal um foi o Verney o outro foi o Agostinho de Campos e os outros foram todos erros cratus vindos do systema e crentes num systhema disfuncional

      o de ensino e o de governança que no fundo derivam dum governo de advogados e funcionários públicos para advogados e funcionários….

      militares incluídos claro…..

      o systhema perpetua-se até no tua

      Gostar

  15. tric's avatar
  16. tric's avatar
  17. tric's avatar
    tric permalink
    5 Agosto, 2013 01:42

    Gostar

  18. tric's avatar
    tric permalink
    5 Agosto, 2013 01:55

    Gostar

  19. tric's avatar
    tric permalink
    5 Agosto, 2013 02:01

    Gostar

  20. André's avatar
    André permalink
    5 Agosto, 2013 07:24

    Gabriel, não quero ser chato, mas a culpa não é do centralismo. Neste caso a culpa é de quem por cortes “absolutamente necessários” nas despesas do ministério da educação quer reduzir o número de professores (contratados e não só) a mínimos impossíveis. Não sei se sabe, mas o facto de não se dar autorização para a abertura de vinte turmas faz com que uns quantos horários deixem de existir. Ora, se essa escola tiver mais contratados do que as restantes escolas da área, os pais e alunos que se lixem (para usar um vocábulo do primeiro-ministro e não o bom português), mas esses contratados têm todos de ir para a rua (mesmo que sejam necessários).
    É assim Gabriel, que o ministério todos os anos inventa que tem professores a mais nas escolas. Ah, e se está preocupado agora no 7.º ano, nem queira ver quando o seu filho chegar ao secundário e tiver de escolher disciplinas (que muitas vezes não abrem porque o ministério não permite a contratação de docentes).
    Mas Gabriel, está tudo bem, não se esqueça que há professores a mais (eu é que nunca tive a sorte de estar numa escola nesse paradigma, e parece-me que o seu filho também não tem essa sorte…). Agora faça-me um favor, culpe os verdadeiros culpados pelos problemas e não o centralismo (apesar de tudo, não é o centralismo que está aqui em causa, é aquilo que a oposição tem chamado de cortes cegos e que no PSD, e neste blog, acham que não são cegos e estão a ser muito bem feitos… nota-se).

    Gostar

  21. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    5 Agosto, 2013 08:19

    Então, não é preciso cortar na despesa? É chato quando é connosco, mas tem que ser… Temos pena.

    Gostar

  22. aeiou's avatar
    5 Agosto, 2013 09:32

    Gabriel,

    Tens um solução, aliás muito liberal: a escola privada. Não se percebe como um blasfemo anti estado social quer ter o filho na escola pública e, pasme-se, que esta funcione bem. O que funciona bem é o privado, o público, mal.
    Em suma, tens liberdade para escolher, como defende o Milton Fiedman: escola privada.

    Gostar

  23. Jorge Araujo's avatar
    Jorge Araujo permalink
    5 Agosto, 2013 10:58

    mais um neo tonto na escola pública ? epá que descaramento que vá “escolher” para o privado

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      6 Agosto, 2013 02:43

      epá és mesmo neo nado deves estar mais senil que soares

      a escola pública tal como o serviço público são a mesma merda que o privado

      o privado disfarça melhor e inculca a fé nos seus

      isso dá-lhes a auto-con fiança de serem uma élite

      é o systhema dos seminários ou das escolas militares

      é um systhema de fé ó caramujo….

      Gostar

  24. cristof9's avatar
    5 Agosto, 2013 18:45

    como não deixar os pais escolher a escola dos filhos? se privada tem direito a apoio igual ao que iria custar ao estado!! porque não um Concelho de Aprovação do Livro ? porque não Gabinete de Formação e avaliação de docentes? estas “barbaridades” existem nos EUA, que como sabem é governada pelo comuna Obama!!

    Gostar

  25. minivan's avatar
    minivan permalink
    7 Agosto, 2013 16:41

    Porque é que não pões o puto no ensino especial? Resultou com o Vítor Cunha.

    Gostar

  26. josegcmonteiro's avatar
    9 Agosto, 2013 12:08

    E o Crato será tão cretino?!
    No seu Priorado, só faz asneiras?!
    Emigre para Roma.

    Gostar

Deixe uma resposta para javitudo Cancelar resposta