Saltar para o conteúdo

Discurso à escolha

12 Agosto, 2013

Se o cónego Melo tivesse sido de esquerda na inauguração da sua estátua alguém diria umas palavras deste género que os jornalistas repetiriam à exaustão:  era um resistente, um homem comprometido que não tinha hesitado em romper com o conformismo e mesmo a hipocrisia  da igreja e ao lado daqueles que sonhavam com um mundo diferente arriscou a vida pelo seu ideal. Esta estátua consagra memória daquele que sempre assumiu os seus ideais e viu numa igreja empenhada o caminho da sua fé dos seus ideais.

Como não foi, antes pelo contrário,  na manifestação de contestação à sua estátua alguém dirá umas palavras deste género que os jornalistas repetiriam à exaustão: o cónego Melo foi um representante dos sectores ultra-reaccionários que, em nome de um Portugal atávico, em 1975 perseguiram os democratas tendo as mão sujas pelos atentados da tenebrosa rede bombista. Esses dias negros em que os cravos de Abril eram espezinhados em Braga não podem voltar através desta estátua porque ela em pleno século XXI espezinha o país democrático e livre que queremos ser.

25 comentários leave one →
  1. josegcmonteiro's avatar
    12 Agosto, 2013 10:00

    Helena Matos ladra e o reacionário cónego Melo passa!

    Gostar

  2. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    12 Agosto, 2013 10:00

    esse indivíduo apoiou atentados até mesmo depois do 25 de novembro, lembrando o atentado à embaixada de cuba onde morreram pessoas em abril 1976. Os operacionais foram julgados e fugiram da cadeia… a foto do abraço é conclusiva. Nunca se arrependeu dos que mandou matar.

    Gostar

    • helenafmatos's avatar
      helenafmatos permalink
      12 Agosto, 2013 10:02

      Não ponho isso e outras coisas em causa. Mas como sabe tal não é critério para este tipo de homenagens

      Gostar

  3. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    12 Agosto, 2013 10:07

    Este era cumplíce activo de bombistas, e a coberto da mais alta moralidade católica apostólica romana…

    Gostar

  4. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    12 Agosto, 2013 10:11

    Não faltam nos anos 70 do século XX em Portugal membros do clero que foram cúmplices e autores de atentados terroristas em Portugal.

    Gostar

  5. André's avatar
    André permalink
    12 Agosto, 2013 10:15

    Helena, não desfazendo tudo o que o cónego Melo possa ter feito, ele alguma vez fez mais do que apoiar ataques terroristas? Sinceramente ele parece-me aqueles neo-nazis da África do Sul que ainda hoje acham que o Apartheid devia continuar e que devem plantar bombas para destruir o regime. Simplesmente não se apercebem (como o cónego Melo não se quis aperceber) que a democracia permite a todas as pessoas escolherem aquilo que querem.
    Antes que comecem a desbaratar que eu defendo os atentados da esquerda, saibam que eu acho o verão quente o período mais horrendo dos últimos quarenta anos da política portuguesa, uma vez que ninguém soube aceitar o seu lugar na nova sociedade que se criava (e isto aplica-se tanto ao PCP, como ao MRPP, como à extrema-direita). No fundo, todos os que referi fizeram atentados terroristas, mas dadas as circunstâncias, foram mais os atentados da direita. Pessoalmente, acho que todos os terroristas deviam ter sido presos perpetuamente (com direito a julgamentos, obviamente).

    Gostar

    • neotonto's avatar
      neotonto permalink
      12 Agosto, 2013 10:25

      como ao MRPP…

      MRPP…deixa lá visualiçar. Hum. Que tipo de era a que actuava no tal grupelho?

      Gostar

      • neotonto's avatar
        neotonto permalink
        12 Agosto, 2013 10:26

        que tipo (de gente) era…glub

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        12 Agosto, 2013 10:43

        Atuais políticos, como o José Manuel Durão Barroso. Até há umas fotos giras dele a roubar. Quem diria que ele viria a ser o que é hoje (um terrorista em escala maior)…

        Gostar

  6. Carlos Barbosa Oliveira's avatar
    12 Agosto, 2013 10:58

    A paixão é cega! A D. Helena até já defende assassinos.

    Gostar

  7. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    12 Agosto, 2013 11:15

    Não tarda muito exultaremos e elogiaremos os atentados terroristas do Irgun, deixando as críticas e recriminações para o Hamas…

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    12 Agosto, 2013 12:22

    Post sim post não vem a articulista com a esquerda e a direita defendendo esta. Opções.
    O que me faz espécie é o ataque continuado que faz ao PS, como sendo de esquerda e agora apoiar a estátua do Melo que foi aprovada pelos socialistas!
    É por ser cónego?

    Gostar

  9. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    12 Agosto, 2013 12:58

    Desta vez a Helena tem razão. Quando foi erigida a estátua ao padre Max a esquerda, reunida à sua volta na inauguração, fez o discurso que a Helena lembra:
    – “… era um resistente, um homem comprometido que não tinha hesitado em romper com o conformismo e mesmo a hipocrisia da igreja…”. 😉

    Gostar

  10. @!@'s avatar
    12 Agosto, 2013 13:09

    Daqui a uns anitos vamos ouvir a Helena a queixar-se do abandono da emporcalhada estátua ou da limpeza da mesma por uma entidade pública.
    Quanto ao cónego é a igreja portuguesa no seu esplendor, a biblia numa mão e o chicote na outra para inducar a população, e a sociedade portuguesa em que não interessa para nada a ideologia mas o clube dos amigos e dos interesses

    Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Agosto, 2013 13:38

    Helena gosta de polémicas e o PS também 🙂

    Gostar

  12. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    12 Agosto, 2013 15:07

    A D: Helena não passa de uma actriz frustada …. mas, julga-se uma Diva!
    Com o presente “post” procura emular-se com a grande actriz falecida
    Ivone Silva, na rábula “Olivia patroa/Olivia empregada”, usando o pseudo
    confronto Esquerda/direita face a uma imerecida homenagem!!!

    Gostar

  13. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    12 Agosto, 2013 16:04

    Finalmente, hfm assume a secreta faceta de Lady Spin.
    Assemelha-se, cada vez mais, a uma ‘ghostwriting’.
    Tem um discurso ‘engatilhado’ para todas as ocasiões. Mesmo para aqueles que não têm, nem vão ter, estátuas…
    Bravo!

    Gostar

  14. minivan's avatar
    minivan permalink
    12 Agosto, 2013 17:09

    Tem toda a razão, a Helena. Aliás, foram mesmo essas as palavras que se disseram na inauguração da estátua do Otelo. Ah, espera…

    Gostar

  15. Aladdin Sane's avatar
  16. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    12 Agosto, 2013 19:03

    A Helena tem razão e ainda peca por defeito.
    Não há memória de ser feita uma homenagem a ninguém que seja não-comunista (já nem digo anti!) num Concelho governado pelos camaradas.
    Só ruas Bento Jesus Caraça são às dezenas.
    .
    Fazer barulho contra a homenagem que alguém quer fazer a outrem que admira é uma forma de ditadura do pensamento.
    Eu não suporto o Saramago, mas aceito que alguém gosta do tipo e que o queira homenagear, apesar de ser um traidor da pátria documentado.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      13 Agosto, 2013 08:46

      Vê, eu sou de esquerda e também não gosto muito do Saramago. Sinceramente sou mais do género Manuel da Fonseca… Quanto a traidor à pátria, conheço pessoas que trabalham no PCP e dizem que ele no fim de vida já era um desastre político para o partido, por isso acredite, há muitos comunistas com opiniões semelhantes à sua.

      Gostar

  17. Rodrigo Castelo's avatar
    Rodrigo Castelo permalink
    12 Agosto, 2013 21:50

    Quando apareceram ruas,praças,becos, bustos e “tutti quanti” em referência hagiográfica ao (falhado)Quisling português , a.k.a. Cunhal, alguém se manifestou?…

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      13 Agosto, 2013 08:49

      Por acaso Cunhal não fazia ataques terroristas, inclusivamente até desencorajava o braço armado do PCP. Ele era daqueles que acreditava que só se devia usar a força quando tínhamos a certeza que íamos ganhar, daí que tenha apoiado os tanques na Checoslováquia (que já agora, tratou-se de uma intervenção militar semelhante a muitas que os EUA fazem, deixo a quem vier a seguir as implicações de dizer que ambas as invasões se tratam de atentados terroristas).

      Gostar

Deixe uma resposta para André Cancelar resposta