Saltar para o conteúdo

A ler

16 Setembro, 2013

João César das Neves: «Grandes economistas, sobretudo americanos, têm vindo a criticar o que chamam a opção europeia pela austeridade. Surge a situação insólita de ver prémios Nobel concordar com extremistas políticos ou blogues inflamados. É curioso ter Joseph Stiglitz e Jerónimo de Sousa do mesmo lado. Como explicar o paradoxo? Existe um mal-entendido de palavras. Quando falam de austeridade, os opinadores populares referem os cortes que nos impedem de viver como vivíamos antes da crise. Ora isso é um irrealismo, pois a situação anterior à crise era insustentável, como podemos constatar… pela crise. O problema é endividamento. De 2001 a 2010, Portugal gastou mais 9% do que produzia (o défice externo), atingindo em 2013 uma dívida externa bruta de 236% do PIB, uma das maiores do mundo. Este é o núcleo da dificuldade, que as conversas de café, os blogues e os comícios normalmente omitem. Só para tapar a fuga e equilibrar as contas, o aperto é forte e, dado a ilusão ter sido longa, são velhos os hábitos a mudar. Como além de estancar a sangria é preciso pagar juros e ir amortizando a dívida, o sofrimento será grande e demorado. Como os analistas ocasionais atribuem o esbanjamento a corruptos, incompetentes e bandidos, consideram-se isentos da austeridade; ela devia existir, mas para outros. Isso é também irrealismo. Um buraco destes nunca podia ter apenas culpados individuais ou sequer sectoriais nem seria resolúvel sem sacrifício nacional. A origem da crise foi o longo clima de facilidade em que todos, mais ou menos, participámos voluntariamente. Procurar responsáveis é compreensível no meio da fúria, mas todos beneficiámos e todos temos de pagar»

 Luís Aguiar-Conraria: Fui ontem ver o Mordomo ao cinema. Fui pela música do Rodrigo Leão, mas também porque a luta pelos direitos civis dos negros me interessa (até pelo seu paralelo com as actuais lutas pelos direitos civis dos homossexuais). Talvez porque hoje em dia Hollywood seja Democrata, parece que simplesmente se recusam a aceitar a História. Sobre as lutas relativas aos direito civis, assisti a um tremendo branqueamento das culpas Democratas.

 

 

 

38 comentários leave one →
  1. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    16 Setembro, 2013 09:28

    O “abominável César das Neves” no seu melhor.
    Gosto particularmente do “longo clima de facilidade” e da participação voluntária, de todos nós, no dito. Um maniqueísmo bacoco que se traduz na dicotomia laxismo/austeridade.
    Na cabeça do César das Neves, esta concepção derivará da leitura dos textos do Velho Testamento – Passos Coelho qual Deus a castigar os que viveram em pecado?
    Pelo caminho, ainda tem a puta da lata de achar que todos beneficiámos do esbanjamento dos “corruptos, incompetentes e bandidos” e que, portanto, todos temos de pagar.
    A ler, de facto.

    Gostar

    • Antonio Lopes's avatar
      Antonio Lopes permalink
      16 Setembro, 2013 17:11

      Se a estupidez fosse música,o cáustico seria com certeza um saxofone!Foda-se!É preciso ser-se estúpido para fazer um comentário destes!

      Gostar

      • Cáustico's avatar
        Cáustico permalink
        16 Setembro, 2013 17:50

        Sr. Dr. António Lopes, excelência:
        foda-se vossemeçê mai’la p. que o pariu!

        Gostar

    • zemanuel's avatar
      16 Setembro, 2013 22:07

      Sinceramente pareceu-me um bom texto.
      Seria preferivel que o Caustico fosse … realmente assertivo… porque criticar o seu autor d (JCN), baseado em preconceitos politicos e/ou pessoais não leva a lado nenhum, como deve concordar.Sem acompanhar totalmente JCN nas suas opçoes pessoais, reconheço nele um economista com sageza pouco frequente (pelo menos e no que sei, atendendo a distancia que estou de Portugal).
      Uma opinião pessoal que não é tão definitiva como boa parte das que por aqui vão sendo expressas e reafirmadas a proposito deste e outros textos.

      Gostar

      • Cáustico's avatar
        Cáustico permalink
        17 Setembro, 2013 00:15

        zemanuel:
        Cada um é livre de interpretar os textos como bem entende. V. acha um bom texto. Eu não concordo com o JC das Neves. E não concordo pelo seguinte:
        1 – Porque remete para a tal visão maniqueísta laxismo/austeridade
        2 – Porque repete uma culpa que devemos que nem todos temos e da qual, acha ele, nos devemos penitenciar
        3 – Porque tem a aleivosia de entender que beneficiámos das práticas dos corruptos, incompetentes e bandidos
        E isto é uma lógica que dilui a culpa dos verdadeiros responsáveis pelo estado a que chegámos.
        Só enfia a carapuça quem quer.

        Gostar

  2. André's avatar
    André permalink
    16 Setembro, 2013 09:28

    Sabe o que é que eu gosto no João César das Neves? Tal como a Helena, ele tem a capacidade de nos fazer rir logo pela manhã.
    Só por curiosidade, nesta frase o César das Neves não está de acordo com o Jerónimo de Sousa? “ela devia existir, mas para outros. Isso é também irrealismo. Um buraco destes nunca podia ter apenas culpados individuais ou sequer sectoriais nem seria resolúvel sem sacrifício nacional.” Ora, o Jerónimo só pede que as grandes fortunas do país comecem também a fazer sacrifícios, afinal, não deve ser só a classe média, já que é necessário o tal “sacrifício nacional”. Ai César das Neves, César das Neves, até tu a dar razão à esquerda radical? Já estou como o Ricardo Araújo Pereira, qualquer dia a Coreia do Norte é um país desenvolvido e Portugal é um país decente, o mundo dá cada volta…

    Gostar

    • Tiago Filipe's avatar
      Tiago Filipe permalink
      16 Setembro, 2013 10:34

      Ainda bem que se ri logo pela manhã. É da maneira que melhor aguenta a desgraça que lhe está a cair em cima.

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      16 Setembro, 2013 14:01

      André, retrai-te um bocadinho, homem. E toma nota: se fossem confiscadas as 10 (dez) maiores fortunas existentes em Portugal, o valor total não chegava para pagarmos os juros da dívida pública durante um ano. Repara, só os juros e só um ano.
      O buraco onde nos meteram é, quase, quase, um poço sem fundo. Que tu julgas saber como se tapa, mas não sabes. E não sabes, como não sabe muito boa gente, que a ignorância é atrevida. às vezes, muito atrevida.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        16 Setembro, 2013 19:14

        Mas quem é que falou em confiscar fortunas!? Eu já me contentava que pagassem os impostos que a lei prevê (podia ser que o défice acabasse rapidamente…). Quanto à dívida já existente, faz-se como fez a Alemanha em 1990, destrói-se a dívida.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        16 Setembro, 2013 22:55

        bolas mas e vocês gamam e não pagam porquê?

        não há tantos da vossa classe

        e o problema do déficite é existir há mais de 50 anos…

        o mental bom anda à ré já vai nos 870

        Gostar

  3. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    16 Setembro, 2013 09:43

    A esquerda despesista não gosta do César das Neves, não apenas porque ele é católico, mas porque quando escreve ou fala sobre a crise que estamos a atravessar, diz a verdade.
    Já tinha lido o magnifico texto de Luís Aguiar-Conraria sobre o filme o Mordomo. A tentativa de reescrever a História não é exclusivo dos Loffs e dos Rosas: parece que nos States, o lobby democrata também o tenta fazer. Infelizmente para eles, como para os domésticos Loffs e Rosas, aqueles acontecimentos são do ponto de vista histórico relativamente recentes, e ainda está muita gente vivinha da Silva que se lembra bem de como é que as coisas se passaram, e se encarrega de repor a verdade. Não é o facto de o Partido Democrata, a esquerda americana, ter conseguido eleger o primeiro presidente negro da história do país, que branqueia as práticas do partido perante o problema da segregação racial.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      16 Setembro, 2013 09:53

      Eu confesso que não gosto do César das Neves, não por ele ser católico (quero lá saber, isso é-me completamente indiferente), mas por ele ter a capacidade de ser tão tacanho que acha que o país ideal é o país pobre, rural (no mau sentido do termo, aquele que significa o completo isolamento), onde se vivia pouco, onde a esperança de se viver mais de um ou dois anos era também pequena. Um país onde devia haver alguns com vidas excelentes e outros que deviam ser pacatos, trabalhadores e incapazes de parar de trabalhar um pouco, ou seja, um país de senhores e um país de escravos. Acho que César das Neves certamente quereria fazer parte dos senhores e não dos escravos.
      Já agora, este país ideal do César das Neves é uma visão muito católica daquilo que deve ser o mundo, não é (caso não tenham percebido, isto era uma ironia)!?

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        16 Setembro, 2013 10:15

        Não sei onde é que leu ou ouviu que César das Neves defende um “país pobre e rural, etc”. Porque o que ele escreveu no DN na semana passada, não foi nada disso. Isso foi os que efectivamente querem um Portugal pobre e tacanho quiseram ler.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        16 Setembro, 2013 14:05

        André, além do mais, parece que não sabes ler: olha que não foi que o César das Neves escreveu. Volta a ler, com calma e com outros óculos.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        16 Setembro, 2013 19:09

        Um povo pacato e trabalhador, foi isso que ele escreveu. Convém notar que as únicas diferenças entre os trabalhadores de antes do 25 de abril e os de agora é que antes ganhavam pior, viviam pior e geralmente trabalhavam no campo. Para quem defende o povo dessa altura em prol do atual, a diferença só pode estar nas outras características.

        Gostar

    • A.Silva's avatar
      A.Silva permalink
      16 Setembro, 2013 11:37

      O césar das neves é mais atrasado mental…mesmo!

      Gostar

  4. zazie's avatar
    16 Setembro, 2013 10:14

    O que é que os rabetas têm a ver com o caso? também andam em austeridade?

    Gostar

  5. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Setembro, 2013 10:15

    “É curioso Joseph Stiglitz e Jerónimo de Sousa do mesmo lado”.
    Prometo fazer um esforço para ver se consigo ler o texto de JCN, mas agora não consegui.
    Alguém me informa se Stiglitz e Jerónimo de Sousa se cruzaram na 5.ª Avenida no passeio do mesmo lado ou se Stiglitz veio à Festa do Avante? 😉

    Gostar

  6. maria ferreira's avatar
    maria ferreira permalink
    16 Setembro, 2013 10:26

    Pior cego é o que não quer ver. Como se César das Neves não dissesse a verdade. Grandes salários, grandes pensões, obtidos por 2,3, 4 , 8, 10, 12 anos e poucos de serviço, só foi possível porque, Alemães, Austríacos, Finlandeses e outros nos pagaram. Como se 2,5 milhões de pagantes e 3,7 milhões de pensionistas fosse possível de manter.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      16 Setembro, 2013 10:35

      Tem razão, maria ferreira: cego é o que não quer ver.
      O suposto PM, Passos Coelho, quando começou a tenta justificar os cortes agora anunciados, inconstitucionais (parece-me óbvio), dizia que alguns FP tinham saído com 100% do vencimento e outros recebiam as reformas ser ter feitos descontos.
      O que fez o seu ídolo? Só cortará nestes últimos se for obrigado pela pressão pública e propõe-se cortar tanto aos que saíram com menos de 90% e também com o corte do fator de sustentabulidade.
      Conclusão em forma de pergunta: você daria emprego na sua empresa a estes pândegos? 😉

      Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      16 Setembro, 2013 10:36

      “… e propõe-se cortar tanto aos que saíram com menos de 90% e também com o corte do fator de sustentabilidade como aos que saíram com os 100%”.

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        16 Setembro, 2013 11:00

        Como é que consegue pagar reformas iguais ao ultimo vencimento suportadas por 7% de descontos sobre esse vencimento? eu sei: com a ajuda do OGE, quer dizer, com o dinheiro dos impostos dos que, trabalhadores e empresas, descontaram para as suas reformas, e agora têm de pagar as dos funcionários publicos, que trabalham menos horas por mêse não podem ser despedidos.
        Porque é que as 360 mil pessoas a quem vão cortar 10%, não vão pedir ao Tribunal Constitucional para lhes arranjar dinheiro para pagar as opíparas e imerecidas reformas que auferem?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        16 Setembro, 2013 11:14

        Calma, Silveira
        Eu apenas estava a teorizar sobre o pior PM desde a fundação da nacionalidade.

        Gostar

      • makarana's avatar
        makarana permalink
        16 Setembro, 2013 15:14

        Sor Silveira,que me diz deste comentário?:”ota:
        Dentro das Despesas com Pessoal, cerca de 10% dizem respeito a abonos suplementares, prémios e outras cenisses semelhantes.
        .
        Ora:
        Total da Despesa = 78,4 mil milhoes
        a) Total Despesa Pessoal =17,4 mil milhoes
        a.1) premios e complementos = 1,74 mil milhoes
        a.2) Salarios = 15,6 mil milhoes.
        .
        OBS. Existe muita despesasinha gordurenta que pode ser cortada… haja vontade.
        .
        OBS2. Existe despesa indetectavel. Beneficios fiscais por exemplo. Foram dados Beneficios Fiscias no ano passado na ordem dos mil milhoes de euros a empresas (800 milhoes directamente a 20 empresas). Foram adjudicados e espalhados por diversas subcontas serviços de terceiros em trabalhos especializados, consultorias juridicas e economicas externas cujo valor somado anda na casa dos 800 milhoes de euros.
        .
        Rb
        Em suma, o Joaquim perante as evidências plasmadas nas contas, só lhe resta dizer ao governo que, antes de abduzir o direito de propriedade que as pensões representam, tem de cortar primeiro nas outras. E só quando as outras se esgotarem é que pode fazer sentido atingir as pensões e salários. Afinal de contas. se estamos nestas duas rubricas percentualmente abaixo da média comunitária, é porque existem outras despesas onde estamos acima.”

        Foi o comentador Ricciardi que revelou estes dados.Se calhar o Joaquim não é assim tão mau,o governo é que não quer atacar certos interesses.

        Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      16 Setembro, 2013 19:12

      Quem é que ganha essas grandes pensões? O povo que se farta de trabalhar e está a levar com a austeridade toda, ou alguns filhos do regime ligados às grandes famílias que souberam (re)conquistar o poder dentro do PS e do PSD? Famílias essas que César das Neves defende e sempre defendeu com unhas e dentes. Não me parece que seja o povo…

      Gostar

  7. MJRB's avatar
    16 Setembro, 2013 10:56

    HMatos
    a baralhar (à sua maneira) para voltar a brilhar. E logo com JCNeves…

    Quanto aos nergros e aos gays, será que HM conhece a História, de uns e de outros ? É historiadora ?, ou investigadora ? Certamente light…e/ou tendenciosa.

    Gostar

  8. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    16 Setembro, 2013 11:00

    César das Neves deve tomar-se como injustiçado por não ter um Nobel na prateleira…

    Gostar

    • MJRB's avatar
      16 Setembro, 2013 11:19

      CNeves teria quase sempre o Nobel na pasta para o exibir, e raramente em casa, na prateleira.

      Gostar

  9. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Setembro, 2013 11:59

    O Paulo Morais dá aqui uma ajuda. Como são editores do mesmo blogue, penso que o Vítor acreditará bastante nele. 😉
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/paulo-morais/residente-da-republica

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      16 Setembro, 2013 12:02

      O Vítor e a Helena, obviamente. O Vítor não está neste post.

      Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    16 Setembro, 2013 12:07

    Esse tal de Conraria, interessa-se da luta pelos direitos civis dos negros, até pelo seu paralelo com as actuais lutas pelos direitos civis dos homossexuais.!?
    Então se um negro for homossexual e mordomo, dá pano para mangas.

    Gostar

  11. gastão's avatar
  12. General's avatar
    General permalink
    16 Setembro, 2013 12:44

    Este post já está arquivado na minha salgadeira . Quando quiserem passem cá pela barraca para levar o frigorífico, já está desligado e limpinho !

    Gostar

  13. Harmódio's avatar
    16 Setembro, 2013 13:25

    Viver na grande torre de marfim da academia é fenomenal…

    Gostar

  14. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    16 Setembro, 2013 17:12

    O snowman tem a capacidade de moldar-se. Basta ouvi-lo no frente a frente com o João Ferreira do Amaral e notar o volte-face que ele dá ao que disse todo empolgado e entusiasmado, quase a saltar da cadeira e a lançar os braços ao ar como que a querer apanhar Cristo, quando o João diz o que tem a dizer e depois tem o descaramento de dizer que estão ambos a dizer a mesma coisa.
    Hollywood reescreveu sempre a história. Bastam os excelentes filmes de John Ford, os péssimos filmes de Michael Moore, Elia Kazan,

    Gostar

    • Jfs's avatar
      Jfs permalink
      16 Setembro, 2013 22:30

      Ainda bem que nao fui so eu a notar essa “particularidade” dos debates JCN e Ferreira do Amaral. Cheguei a pensar que estava a enlouquecer

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        16 Setembro, 2013 22:58

        não em escudos ou cortando salários o resultafo do staff é o mesmo

        compram-se menos sardinhas

        no caso de reformados compra-se menos gato na praça

        1981 foi um péssimo ano para os gatos

        peor peor só os restaurantes chineses nó fim do século XX

        Gostar

Deixe uma resposta para A.Silva Cancelar resposta