Saltar para o conteúdo

Especulação imobiliária boa

25 Setembro, 2013

A camapnha eleitoral no Porto girou à volta dos fundos para a reabilitação urbana. Os principais candidatos posicionam-se para gerir  fundos públicos para o efeito, falando-se de mil milhões de euros de fundos públicos só para o Porto. Ao mesmo tempo sabe-se que a banca nacional tem mais de 5 mil milhões de euros de casa que tem que despachar.

Alguns comentários:

1. O Estado prepara-se para mais uma vez subsidiar um negócio para o qual há excesso de oferta;

2. Lisboa e Porto serão beneficiados em relação ao resto do país;

3. Depois de o modelo de corrupção das PPP rodoviárias passarermos a ter um modelo de corrupção de PPPs habitacionais;

4. Os políticos ficarão em posição de usar dinheiro público para comprar empreiteiros e inquilinos;

5. Este esquema terá o apoio de grande parte das elites urbanas que gostam de cidades desde que elas sejam ordenadas pela planificação socialista.

6. Mais uma vez (Parque Escolar é outro exemplo) pretende-se concentrar num curto espaço de tempo a construção de milhares de casas criando picos de oferta e de necessidades de financiamento. Ao mesmo tempo marca-se a cidade com edifícios idênticos, da mesma época, com problemas similares, reduzindo a diversidade da oferta.

43 comentários leave one →
  1. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    25 Setembro, 2013 13:59

    O JM só agora se apercebeu do «mercado da jogatana imobiliária», e das suas pontes entre a banca e a política?!…

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:22

      Mercado implica livre concorrência e desde os tempos do j.j pimenta até aos do Isaltino da Fátima felgueiras ao mata que é de ~cáceres ou qualquer outro fluviário que de mora a encher que o nº de empreiteiros de peso tem o seu espaço territorial bem demarcado….

      e dá bué de bonés e camisetas prás autárquicas

      inda ando a vestir as de 199?…..bonés só me restam 3 já canetas inda tenhos umas 900 apesar de nenhuma escrever desde 198? e seguintes mas são fishes….

      autocolantes em 1976 eram uma merda…..se bem me lembro foi o ano que no vale de santarém se começaram a fazer casas de 3 pisos e a demolir as de rés-do-chão em nome do progresso ….e deve haver inda disso no arquivo da RTP

      foi o maior corta-fitismo desde que o cabeça de abóbora andou por Travanca e pelos estádios de futebol do deserto

      acho que foi em 1971-72…..en fim um ano desses

      Gostar

    • trill's avatar
      trill permalink
      25 Setembro, 2013 21:16

      Era disto que o Miranda devia falar (mas na defesa dos “empreendedorismo” tuga fecha os olhos bem fechados ao facto destes “empreeendedores”, especialistas em sacar todo o apoio do Estado possível e menos possível, fujam aos impostos):

      http://www.publico.pt/economia/noticia/eonomia-paralela-subiu-para-267-e-representa-mais-de-metade-do-emprestimo-da-troika-1607000

      Gostar

    • trill's avatar
      trill permalink
      25 Setembro, 2013 21:57

      No entanto concordo que o governito se prepara para subsidiar um negócio para o qual à excesso de oferta. Deve ser o lobby dos proprietários…

      Gostar

      • trill's avatar
        trill permalink
        25 Setembro, 2013 21:59

        queria dizer “há”. O que não há de todo é qq regulação e inspeção: basta ver os profissionais de aluguer de quartos aos estudantes Erasmus, uns crápulas que sub-alugam qualquer buraco nojento por 300 euros, ou mais, e que não pagam um “pêlo” de impostos ao Estado!

        Gostar

  2. Rui's avatar
    Rui permalink
    25 Setembro, 2013 14:11

    belo post joao miranda. nem sempre concordo consigo mas neste caso acho absolutamente desnecessario o esbanjamento de dinheiros publicos

    Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      25 Setembro, 2013 14:18

      ….inquilinos ou senhorios … ???

      Gostar

    • povão's avatar
      povão permalink
      25 Setembro, 2013 14:20

      Sabe qual é o custo da não reabilitação urbana (publicos ou privados …)

      Gostar

      • Rui's avatar
        Rui permalink
        25 Setembro, 2013 21:52

        e o povao sabe qual é o custo da nao reabilitação rural?

        Gostar

      • povão's avatar
        povão permalink
        26 Setembro, 2013 10:00

        RUI
        Perguntei ao Mundo mas ele não me soube responder …
        Mas estamos a falar de prédios e não de estradas , ou não ???

        Gostar

  3. Estou a ver...'s avatar
    Estou a ver... permalink
    25 Setembro, 2013 14:30

    Gostar

  4. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    25 Setembro, 2013 15:10

    E qual é a sua proposta? Ou defende que se deixam cair os prédios antigos, muitos abandonados?

    Gostar

  5. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    25 Setembro, 2013 15:13

    Tiro ao Alvo, qual a sua proposta, ser taxado para não deixar cair prédios antigos?

    Gostar

  6. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    25 Setembro, 2013 15:22

    Luís Marques,
    Para os prédios abandonados, sim. Urbanos e rústicos.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      25 Setembro, 2013 21:23

      Serem taxados os donos dos prédios, claro um bom aumento do IMI, por exemplo.

      Gostar

  7. André's avatar
    André permalink
    25 Setembro, 2013 15:28

    Concordo com algumas coisas no post, principalmente em relação ao financiamento à corrupção.
    No entanto, vamos ver outras coisas. Nas cidades, como Lisboa e Porto, temos edifícios históricos degradados, que para além de colocarem em risco os edifícios vizinhos, estão a estragar a beleza da paisagem urbana. Provavelmente riram-se quando leram esta frase, mas tendo em conta que uma boa parte da recuperação económica do país provém do turismo, e que para as pessoas fazerem turismo convém que gostem daquilo que vêm, parece-me importante que as cidades não tenham os centros históricos em ruínas. Claro que isso são só patetices…
    Mas João, agora em relação ao seu último parágrafo, ninguém vai criar novas habitações. Vai-se recuperar habitações antigas, prédios que já existem. Pessoalmente acredito que uma vez recuperados (pelo menos os edifícios em Lisboa e no Porto), é fácil rentabilizar os edifícios, não só arrendando as casas ao mês, para as habitações normais (aproveitando a nova lei das rendas, que apoiará os senhorios e que permitirá que os edifícios não voltem a estar tão degradados como antes), seja arrendando os apartamentos por noite ou por semana, como já se faz em muitos edifícios das zonas históricas de Lisboa e do Porto. Assim sendo não percebo qual é o problema de manter estes edifícios em pé. Se o João não gosta desses edifícios antigos (que, note-se, não são todos da mesma época) tem sempre a opção de residir noutras áreas, geralmente mais periféricas, construídas durante o boom da construção civil em Portugal.
    A escolha do local onde mora é sempre sua, mas lembre-se que se as cidades portuguesas não forem bonitas, lá se vai o negócio do turismo.

    Gostar

    • JoaoMiranda's avatar
      JoaoMiranda permalink*
      25 Setembro, 2013 15:34

      Vamos fazer casas para subsidiar o turismo. Será que não consegue conceber uma actividade económica não subsidiada?

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Setembro, 2013 16:06

        num estado que conta 50 % PARA o Pibe Maradona nazional craro que não

        e o puto velho de idade mental nitidamente inferior a 17 anos, nos seus 30 e tal anos de vida deve ter visto muitos edifícios histéricos a serem derrubados

        só nos 500 metros de raio a partir do rotuundo marquês desde sampaio a santana
        abateram-se 68 por queda excessiva de chuva

        do barão de sabrosa até ao arco do marquês denominado de arco do carvalhão houve abatimentos em mais de 300

        já no porto e em gaia só me lembro daquele casario e casa de brasileiro em ruínas que foi abaixo entre 1976 e 1999 ….depois disso só passei de fugida em 2002 andavam a demolir qualquer cousa para o euro 2004 e num cheguei a ver o castelo do queijo

        inda tá lá?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        25 Setembro, 2013 17:35

        De novo o erro, ninguém vai fazer casas, vai fazer com que as que já existem não desapareçam. Como já escrevi, ninguém vai construir casas novas.

        Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:14

      pseudo andré de 1700 ânus dixit Mas João, agora em relação ao seu último parágrafo, ninguém vai criar novas habitações.
      tradução:

      mas João pá meu igual….em relação ao seu último pá……ninguém vai e todo o mundo vai para o bairrozinho da Pena….o silvas inda faz leilões prós gajos da Pena faz-se Pena aquela degradação em casas avaliadas por 2 milhão a 15 milhão

      andré pobrezinho com uma casa de quartil de milhão fala por todo o mundo

      Gostar

  8. fado alexandrino's avatar
    25 Setembro, 2013 15:32

    “Para os prédios abandonados, sim.”
    Mas há algum prédio abandonado, por exemplo em Lisboa?
    Se há dêem-me a morada para eu ir lá pôr um cartaz a dizer que de agora em diante é meu.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      25 Setembro, 2013 17:37

      Se estivesse disposto a repará-lo, acredite que não duvido que se devia publicar leis nesse sentido (um bocado no âmbito da lógica “a terra a quem a trabalha”). Se não conhece os prédios abandonados em Lisboa, ou anda com palas nos olhos para ver só as estradas, ou é mesmo muito distraído.

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Setembro, 2013 19:55

        Abandonado não conheço nenhum.
        Com placas a dizer que o processo está na CML desde 2001 conheço alguns.
        A cairem de podres e sendo da mesma Câmara também há.
        De empresas espanholas e portuguesas à espera de melhores dias, vários.
        Um terreno em Entrecampos vago, há sim senhor.
        Vários Parques Mayer espalhados pela cidade idem.
        É isto que pensa que são prédios “abandonados”?

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Setembro, 2013 07:52

        Não, estou a pensar no prédio ao lado da casa do meu avô, onde a última inquilina (nas águas furtadas) morreu e agora o prédio está vazio. Também está a cair de podre e é propriedade do mesmo senhorio de sempre (que, segundo diz, não está interessado em fazer obras). Era mais nisso que estava pensar.
        Já agora, o Parque Mayer é da Câmara, ou é de uma empresa com uns quantos processos em tribunal? Curiosamente, a empresa que refiro até é daquelas imediatamente associadas à corrupção na construção civil…

        Gostar

  9. licas's avatar
    licas permalink
    25 Setembro, 2013 15:36

    se um prédio-habitação não tem condições de
    habitabilidade a Cãmara impõe que o proprietário as restabeleça . . .
    Se o não fizer no prazo legal procede-se obrigatoriamente e a conta
    é-lhe a endereçada.
    Não é esta ainda a lei?

    Gostar

  10. R.'s avatar
    25 Setembro, 2013 15:36

    Especulação à mão armada.
    R.

    Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
    • Binarypsilocybin's avatar
      25 Setembro, 2013 15:53

      Não tens vergonha? Eu se fosse do clube do Jesus tinha vergonha. Arruaceiros.
      Broncos e arruaceiros. Clube de hooligans.
      R.

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        25 Setembro, 2013 15:57

        o clube de jesus é do demo…..
        acho cu gajo é da portela d’anti-christus

        Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 15:53

      e que interessa a opinião de uma ex-juíza reformada constitucionalmente com bué de grana para andar a lixar-nos constitucionalmente a vida

      vai trabalhar ó reformado independente que nunca vergaste a mola ó gamanço institucional

      Gostar

  12. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    25 Setembro, 2013 16:00

    Blasfémias e os temas tabu (II)
    .
    Não varrer o lixo de casa.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:33

      mas queres que te varram para quê?

      tens cá umas parafilias

      Gostar

  13. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    25 Setembro, 2013 16:14

    Tiro ao Alvo, não lhe chega o que já paga? Ser taxado para recuperar prédios que não lhe pertencem? Quando forem as obras de renovação do prédio onde vive acha que alguém lhe vai pagar alguma coisa?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:28

      resolve-se já dão-nos obrigações em escudos sobre as taxas a cobrar aos prédios no futuro ….aí quando os prédios da fundação mário soares pagarem imposto

      o colégio modernaço anda a precisar de uns 12 milhões em boas obras de maçonaria

      se escolas públicas chegaram aos 20 milhões

      um monumento histórico daqueles onde andou o santo homem de nomine cunhal também ditto o manel tiago…

      salvai-nos ´´o Álvaro barreirinhas rogai por nós…

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      25 Setembro, 2013 19:35

      Entendamo-nos Luís Marques, serem taxados os donos dos prédios abandonados – uma sobretaxa no IMI, por exemplo – e não eu.
      Não fazer nada, e deixar cair os prédios existentes, é que não me parece bem.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Setembro, 2013 07:53

        Mas este governo já está a fazer alguma coisa. Com a nova lei das rendas, os senhorios começam finalmente a ter dinheiro para reparar os prédios.

        Gostar

  14. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    25 Setembro, 2013 16:27

    Não sei se estão a topar. A realidade está a mudar.
    Os pseudo políticos do protetorado vão perceber que há cada vez menos espaço….

    “Os técnicos do FMI propõem que seja adoptado um subsídio de desemprego comum na Zona Euro, com os países da região a abdicarem de parte do controlo dos seus orçamentos.
    Um relatório divulgado esta quarta-feira pelo FMI defende que além de mais disciplina, a Europa deve apostar numa integração orçamental. Os técnicos desta organização defendem que avançar para uma governança orçamental comum, em conjunto com a união bancária, poderia compensar as “debilidades na arquitectura” da moeda única e reforçaria a capacidade dos 17 para enfrentar futuras crises.

    De acordo com o “El País”, os países que agora enfrentam a crise, apesar de disporem de uma moeda única, apresentam contas públicas e ciclos económicos distintos. O estudo técnico, de acordo com a Bloomberg, avança que os 17 países que partilham o euro devem estar preparados para perder alguma da sua soberania. “O euro não pode suportar a repetição de algumas políticas orçamentais e financeiras imprudentes que foram seguidas por alguns países”, lê-se no documento.

    A “integração orçamental” é apontada pelos técnicos da organização sediada em Washington como o mecanismo capaz de prevenir muitos dos problemas orçamentais com que alguns países se deparam. A união bancária é outro dos passos considerados urgentes, por forma a restaurar a confiança dos investidores.

    O FMI avisa, neste documento, que a união orçamental terá de passar necessariamente por um controlo mais apertado das contas públicas dos 17 membros do euro. Só o cumprimento deste tipo de regra poderá possibilitar a criação de um fundo de liquidez preventivo para países com problemas, ou um subsídio de desemprego comum, refere o “El País”.

    “Um esquema de seguro comum exigiria um mínimo de harmonização da fiscalidade do sistema laboral, além dos sistemas de pensões, naquilo que resultaria um passo no sentido da criação de um mercado laboral único”, referem os especialistas do FMI.

    Com o aprofundamento do processo de união orçamental, seria incrementada a disciplina dos países do euro, abrindo caminho para que a região avançasse para a criação de um orçamento comum. Só depois deste passo a Zona Euro poderia avançar para a emissão conjunta de dívida, que poderia financiar os países mais afectados por choques como os da crise da dívida que teve início em 2010 e ainda perdura”.

    Existe um desgraçado que diz: “Políticos não são todos iguais, “aquilo que prometo cumpro”.
    Ele cumpre o mesmo que todos cumprem, ele é burro mas ainda assim sabe que em países atrazados, quem disser a verdade ao eleitorado perde.
    As pseudo eleições no protetorado são um concurso ordinário de mentiras em que os papalvos chegam a acreditar.
    O ponto a que chegram não lhes diz nada, eles sentem-se ligados aum pmerda qualquer.
    Se for como FMI sugere a coisa muda, os políticos deixam de ter a vantagem de dizer tantas mentiras, mas nessa altura já só se podem limitar ao bilhete e à raspadinha premiada.
    Vamos ver o que sobra ao bernardino se não conseguir fugir para loures, ao semedo com a toga de inquisidor mór, à catarina persecutória, ao geróimo passadista e pesadão mais aos outros finórios que ainda estão no governo. Vamos ver. Eles terão que mandar em alguém.
    Teremos que lhes oferecer um cão.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:29

      a realidade está a quê?

      larga a droga e começa a fumar Marx que tem mais futuro ou futreuro

      Gostar

  15. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    25 Setembro, 2013 16:28

    Joao Miranda, eu sabia, teria de haver um dia em que concordaria integralmente consigo.
    .
    Rb

    Gostar

  16. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    25 Setembro, 2013 16:51

    Blasfémias e os temas tabu (III)
    .
    Os ministros do estado a que chegámos, acompanhados por Turismo e CML
    http://www.publico.pt/cultura/noticia/quando-o-provincianismo-nacional-vai-a-caca-aos-gambozinos-1606895

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 16:59

      a caca? atão o manel alegre vai à caca?
      bolas e agente a pensar cu gajo era um assassino como o caçador simão….

      Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Setembro, 2013 17:02

      os ministros são o Sócrates e o santana lopes e o durão barroso?

      se fossem os presidentes desde o soares ao sampaio e ao silva abrangiam mais gajos que meteram Portugal na merda

      de facto decidir quem foi o pior político português é difícil

      e acho cu salazar desta vez não ganha o 1º lugar
      deve ficar mesmo abaixo do marquês….

      Gostar

  17. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    25 Setembro, 2013 18:02

    A Oeste nada de novo… Só os corruptos do costume a inventarem formas de esmifrar os impostos pagos com o suor do Zé Povinho!

    Acabaram-se as PPP Rodoviárias? Avance-se com as PPP Da Reabilitação Urbana!

    Já se reperfilam e combatem os oponentes, à vista de tão lauto festim…

    Tudo em nome do bem do Povo, claro…

    Gostar

Deixe uma resposta para YHWH Cancelar resposta