Saltar para o conteúdo

costas vergadas, chapéu na mão

31 Outubro, 2013
by

É assim que Portugal, os seus dirigentes e as suas elites se têm comportado perante o poder angolano, o seu novo amo e senhor. Não deixa de ser compreensível, dada  a nossa fragilidade e a importância dos interesses económicos que estão em causa. Mas é ser triste termos de andar a pedir desculpas a uma cleptocracia medonha por aquilo que ela faz no nosso país, para continuarmos a beneficiar dos seus favores de que, infelizmente, tanto precisamos. A mais recente caricatura de figura pública a dar um ar da sua graça ao poder angolano foi o banqueiro Ulrich, que costuma encher a boca de palavras fortes sobre os fracos, e que não hesitou em repetir o pregão dos sobas angolanos de que «Portugal não tem moral para criticar Angola», apenas e só para lhes ser agradável. Não tem? Mas não tem, porquê? Alguma vez aqui tivemos uma cleptocracia da dimensão da que está, há quarenta anos, instalada em Angola? Ou será que averiguar a legalidade de actos praticados no nosso país por alguns dirigentes angolanos requer alguma espécie particular de «moral»? Evidentemente que nada disto é significativo para explicar os prosaicos motivos da subserviência de Ulrich. A verdade é que ele, coitado!, tem uma rede de balcões do seu banco naquele país e quer, naturalmente, protegê-la. É só isto. Mais isto só é uma contundente, embora involuntária e despercebida, lição sobre a «elevada moral» com que o poder se comporta naquele país e sobre as obrigações que se têm de cumprir para que um negócio possa manter-se, por lá, de portas abertas.

54 comentários leave one →
  1. jhb's avatar
    jhb permalink
    31 Outubro, 2013 11:37

    O homem sempre é livre de fechar os balcões e sair do país. Ninguém o obriga a ter lá os balcões…

    Gostar

    • Luís Marques's avatar
      Luís Marques permalink
      31 Outubro, 2013 16:08

      Como é que você diz uma coisa dessas? Quem manda são os accionistas, quando muito o homem demitia-se.

      Gostar

  2. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    31 Outubro, 2013 12:00

    Eis, infelizmente, a indigna figura do Portugal contemporâneo.

    Gostar

  3. João Lisboa's avatar
  4. manuel's avatar
    manuel permalink
    31 Outubro, 2013 12:19

    Não concordo. Angola país recente, saído do comunismo através de um processo penoso ,estabeleceu através do MPLA que a nomenclatura seria a impulsionadora do arranque de uma economia de mercado ,como tal,estes são hoje os detentores do capital.Na nossa história aquando da fundação(Afonso Henriques) e expansão ao sul contra os mouros ,quem ficou com as terras ?Penso que foi a elite conquistadora. Tenho contacto diário com algumas das 10000 empresas que exportam para Angola e não esqueço os 150000 portugueses residentes .Toda a gente está preocupada.Relativamente à força moral para dar lições penso não vive na nossa terra e não ouve a clareza das revelações do Dr Paulo Morais.Portugal tinha voz ,no tempo do dr Salazar ,quando, por exemplo ,se mostrou neutral na 2ª guerra e vendeu sardinhas e volfrâmio aos dois blocos e resistiu até ao máximo na cedência de facilidades nos Acores.Hoje,o país vive a crédito e se os emprestadores fecharem a torneira caminhamos para uma coisa qualquer, parecida com uma Romémia ou Bulgária.

    Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      31 Outubro, 2013 13:13

      Manel, queres dizer que Angola, está a caminho da versão “made in china”?

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        31 Outubro, 2013 14:20

        Não. Quero que entendam que Portugal tem 900 anos e temos a democracia que temos.Angola tem 38 anos de independência ,com muita guerra pelo caminho e vai fazendo o seu caminho na história.

        Gostar

  5. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    31 Outubro, 2013 12:20

    Causa e consequência, meus senhores, causa e consequência…
    E como isto, apesar de não parecer, anda tudo ligado, que dizem á extraordinári declaração Alemã quanto á possibilidade de expulsão de diplomatas americanos?
    Nota-se perfeitamente que Berlim não é Bona – e que Snowden está em Moscovo…

    Gostar

  6. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    31 Outubro, 2013 13:03

    …”alguma vez tivemos uma cleptocracia …como a que está, há quarenta anos, instalada em Angola”? rui a., em que país é que vive? então não temos? o que nós não temos é petróleo nem diamantes, o que faz dos nossos cleptómanos assim uma especie de pilha-galhinas.

    Gostar

    • Euro2cent's avatar
      Euro2cent permalink
      31 Outubro, 2013 23:21

      Vinha aqui dizer isso.

      Os nosso cleptocratas, devido às formalidades euro/democráticas, têm de estoirar milhões para embolsar milhares. A roubalheira é muito menos eficiente.

      E depois, tendo formado um sindicato eficientíssimo em que ninguém bufa, nem sequer têm a cortesia de não matar o hóspede que parasitam.

      Que incompetência.

      Gostar

      • Euro2cent's avatar
        Euro2cent permalink
        31 Outubro, 2013 23:23

        hóspede/hospedeiro

        Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    31 Outubro, 2013 13:31

    Julgava que os senhores que endeusam a economia não tinham desses pruridos.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    31 Outubro, 2013 13:45

    Há em Portugal uma camarilha também na banca que para terem lucros, conquista de mercados e reforçada posição social , até vendiam os seus familiares se necessário.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      31 Outubro, 2013 18:43

      MJRB, não reparou que os Bancos portugueses hoje não dão lucro, pelo contrário? Não sabe que alguns estão quase falidos? O amigo não é de cá ou anda a dormir?

      Gostar

  9. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    31 Outubro, 2013 13:50

    helenafmatos nao deve estar muito solidaria com esta post de rui.

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    31 Outubro, 2013 14:22

    Para essa camarilha, as questões morais perante a populaça não passam de pentelhos. Em privado e nos negócios, nem sequer pentelhos são.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    31 Outubro, 2013 14:33

    Esta espécie de governantes tugas não se aperceberam (?) do mal que provocaram a Portugal e aos tugas que estão em Angola, com a recente subserviência ao regime detido por JESantos & seus. Foi um irremediável e perigoso antecedente.
    E, também mais uma vez, a evidência como os partidos “do arco da governabilidade” tratam no submundo, assuntos judiciais “melindrosos” para os partidos e militantes “intocáveis”, mais as tríades, lobbys, etc., etc.

    Gostar

  12. Aryan's avatar
    31 Outubro, 2013 16:13

    Cinismo e hipocrisia são os “sentimentos” humanistas dos neo liberais. O que aqui se escreveu demonstra total desconhecimento sobre Angola para além de uma completa falta de respeito aos duzentos mil compatriotas nossos que vivem e trabalham naquele País, onde auferem aquilo que jamais ganhariam em Portugal, muito menos hoje, sob administração destes malditos governantes. Não fale daquilo que não sabe e veja-se ao espelho, pois se Angola é uma cleptocracia como diz, teve um bom “mestre”. E por aqui me fico.
    Já agora, para que saiba vivi em Angola antes e depois da independência, trabalhei e trabalho ainda hoje com todo o gosto para Angola. Conheço bem aquele País e as suas gentes e embora reconheça que muitíssima coisa estará mal, não atiro morteiradas para o ar como rui a.. Angola teve em guerra 40 anos, A colonial e a civil. O que quer que Angola seja já ao fim desse tempo? Uma Finlândia em África? Portugal com nove séculos nunca o foi e jamais o será com gente como rui a. demonstra aqui ao escrever aquilo que escreve. Dedique-se às ofensas e blasfémias para consumo interno. Não interfira naquilo que não sabe.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      31 Outubro, 2013 16:25

      ” pois se Angola é uma cleptocracia como diz, teve um bom “mestre””

      Mas é ou não é? Isso é que interessa, o resto é conversa de chacha. Mas sempre seria interessante averiguar por que razão esteve esse país em guerra nos últimos 38 anos e com o apoio de quem e a pedido de quem.

      Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        31 Outubro, 2013 16:55

        m 2008 tiveram lugar eleições legislativas que deram quase 82% ao MPLA
        E depois…
        As Eleições Gerais deram ao MPLA 4 135 503votos e 175deputados.
        O Rui recebe à comissão para falar besteira?
        R.

        Gostar

  13. JOAO DE AMORIM's avatar
    31 Outubro, 2013 16:25

    O moralismo é muito dignificante mas não nos dá pão… Por mil razões que nos assistam, não podemos negligenciar o peso que a Cleptocracia angolana tem na nossa débil economia e de quanto dela necessitamos. Carecemos de cem cleptocracias destas com urgência, estamos desesperados. Chegamos a esta triste paragem, resta-nos engolir sapos, tenham o tamanho que tiverem.

    Gostar

  14. R.'s avatar
    31 Outubro, 2013 16:51

    Uma pergunta pertinente,
    afinal os Angolanos votaram em quem nas últimas eleições?!
    Sobre a Guiné não ouço tanto xinfrim. Sobre Moçambique não ouço tanto xinfrim.
    R.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      31 Outubro, 2013 17:01

      Os angolanos votaram? Não tive conhecimento.

      Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        31 Outubro, 2013 17:04

        Rui. Nas últimas eleições os Angolanos votaram. Ponto final.
        Existiram irregularidades com os boletins de voto. Existiram!
        Em 2008 o MPLA arrecadou quase 90% dos votos? Arrecadou!
        Mas Rui… estamos a falar de um país que saiu da Guerra Civil com um partido monopólio! Há sinais de maior abertura a nível eleitoral. Com ou sem irregularidades! O MPLA só conquistou 70% dos votos e a Unita está a ganhar terreno! O Rui espera o quê? Que o país no segundo ato eleitoral da história (e sem tradição ou BOAS heranças democráticas) fosse um 50/50?
        Tenha juízo.
        R.

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      31 Outubro, 2013 17:28

      Não tenho a mais pequena consideração e respeito por quem se prestou a ser capacho do imperialismo soviético, condenando o seu povo à morte, fome e miséria, e que, desaparecida a União Soviética, prontamente se pôs debaixo dos americanos para conservar o poder. Um poder faustoso e pornograficamente milionário, construído em cima da miséria e da fome das pessoas comuns. A si isto parece não incomodar. A mim incomoda.

      Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        31 Outubro, 2013 17:38

        Rui, funciona para os dois lados.
        Não me parece que o “Imperialismo Português” tivesse dado grandes benefícios à população em geral. Aumentou a escala da escravatura. Manteve o regime de trabalhos forçados. E manteve a cidadania plena na gaveta até ao princípio deste século.
        Sobre isso o Rui já guarda a viola e fica sentadinho.
        Dito isto. Tal como o Rui acho o regime Angolano uma cleptocracia. Que manteve o país em Guerra (não foi só o MPLA) e que ainda trata de negócios de uma maneira monopolista. Certo.
        Até aí não há rocket science.
        Na Guiné matam ex-presidentes à catanada. O Estado praticamente não existe. A população sofre e sofre bem às mão do exército. Também o PAIGC fez a caminha ao Imperialismo Sino-Soviético.
        Sobre isso o Rui nunca na sua vida de comentador desportivo de Política largou uma linha!
        Mas sobre Angola já lhe dói no coração a fome a miséria que a população sofre…
        Pois…
        R.

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        31 Outubro, 2013 17:49

        “Não me parece que o “Imperialismo Português” tivesse dado grandes benefícios à população em geral. Aumentou a escala da escravatura. ”

        E, ainda que tudo isso fosse verdade – que não é -, em que medida justifica o que foi feito pelo MPLA e pela famiglia Dos Santos nos últimos 38 anos?

        Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        31 Outubro, 2013 17:56

        E, ainda que tudo isso fosse verdade – que não é –
        Como diz rui?! (acho que se enganou na leitura do meu comentário)

        Não justifica nada. Nem se trata de justificar. Trata sim do particular gosto e dos dois pesos e duas medidas que o rui tem.
        Imputar responsabilidades só ao MPLA nos últimos 38 anos é hipócrita. Vindo do rui é uma novidade. Achava-o um tipo inteligente e sério.
        Mas já vi que é outro cheerleader. Cego de ideias.

        Mas a de cima é que o enterrou por completo…
        E, ainda que tudo isso fosse verdade – que não é –
        R,

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        31 Outubro, 2013 18:33

        Bom, para continuarmos a conversa – esta ou outra qualquer -, ou vc. baixa a adjectivação pessoal ou fica a falar para as paredes, ok? Não nos conhecemos de lado nenhum e este espaço é de debate de ideias e não de confiança pessoal.

        Quanto ao assunto em causa, e não querendo repisá-lo, continuo sem entender qual o seu ponto de defesa do MPLA e da famiglia Dos Santos na miserável situação do país de que tomam conta há 38 anos. Também foi culpa nossa a Isabel dos Santos ser a mulher mais rica de África? Confesso que não entendo porque mistura o colonialismo português com a miserável situação do país 40 anos depois dele ter terminado. E já nem falo no que lá deixámos e o estado em que o país agora se encontra. Isso pode ficar para outra ocasião. Sobre as questões históricas do esclavagismo e do estatuto de cidadania, sugiro-lhe que faça um exercício de história comparada do que nós fizemos com o que fizeram as outras potências coloniais, ou mesmo alguns países, na altura já democráticos, como os EUA, em relação às suas populações negras.

        Cumps.,

        Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        1 Novembro, 2013 15:24

        Ó rui, escrevi; Achava-o um tipo inteligente e sério.
        Se não o acho inteligente e sério é sinal para banir? Que adjetivação se está a referir?
        Era o que mais bem faltava não poder achá-lo um idiota chapado e pior, poder dizê-lo. Se isto é uma caixa aberta posso achar aquilo que me der na real gana. E o rui lida com isso ou não responde.
        Vá é passar atestados de mácula para outro sítio!
        Sobre o assunto, continuo a achá-lo MAIS idiota! Não defendi o MPLA e estou a cagar-me para o MPLA!
        Reparei que o rui acusa o MPLA de criar a guerra civil, pobreza e fome no país. Mas esquecer outros intervenientes!
        Tal como esquece outros países em situação semelhante mas não o diz.
        Só diz sobre Angola. Isso é fixação?
        R.

        Gostar

  15. Binarypsilocybin's avatar
    31 Outubro, 2013 16:57

    Angola é tão cleptocrata quanto a Guiné.
    Não vejo os guardiões da democracia a rasgar as vestes com a Guiné!!!!
    R.

    Gostar

  16. Binarypsilocybin's avatar
    31 Outubro, 2013 16:59

    Em Portugal os do costume mamam 2000€ por mês em empresas deficitárias. Os familiares continuam a fazer cirurgias estéticas no público e muitos passam férias no Egito!
    E vem o Rui falar sobre a corrupção em Angola??????!
    Só podem estar a brincar!
    É o mesmo que um francês acusar um Americano de espionagem!
    R.

    Gostar

  17. Binarypsilocybin's avatar
    31 Outubro, 2013 17:01

    Não tenho nada a ver com Angola. De Angola só gosto das Angolanas e só algumas!
    Temos interesses em Angola. Baixámos as calças.
    Mas ver esta gente (então o Daniel Oliveira era post sim post sim sobre o Eduardo dos Santos) acusar Angola de corrupção… dá graça.
    R.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      31 Outubro, 2013 17:24

      Nesta Angola de JESantos & seus não há corrupção ??

      E durante quantos anos dos Santos não ocorreram eleições nesse país ?, para que o poder corrupto se formasse, impusesse e ramificasse ?

      Gostar

      • Binarypsilocybin's avatar
        31 Outubro, 2013 17:27

        MJRB, até ver Angola é um país soberano…
        Não percebo que raio faz meia dúzia de lambe-botas a acusar dia sim dia sim Angola de corrupção.
        Quando em Portugal nem miam. Sobre Portugal não miam.
        Que Angola é corrupta sabemos todos.
        Se tem processos empatados na Procuradoria, tratem de despachar a coisa.
        Vir à Praça Pública acusar dirigentes de outro país…
        Sistematicamente.
        Desculpe, mas acho graça.
        R.

        Gostar

  18. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    31 Outubro, 2013 17:25

    É engraçado ver o país da cunha e do desenrascanso, do copiar nos exames, da falta de respeito civico na estrada, ou numa simples fila dos transportes publicos, do recebimento por debaixo da mesa, indignar-se com o que se passa em Angola. Dir-me-ão que estes pequenos defeitos dos portugueses, não se podem comparar ao roubo de milhares de milhões de dólares pela nomenclatura angolana. Pois não, mas tudo é relativo, porque como diz o povo “se queres ver o vilão, põe-lhe a vara na mão”! Eu gostava de ver os indignados, sem excepção, que passam a vida a apontar o dedo aos cleptocratas angolanos no lugar deles, vendo todos os dias milhões e milhões de dólares a passarem-lhe pela frente dos olhos sem lhe tocarem. Como dizia a minha Avó: “Bem prega Frei Tomás”…
    PS De todos os que andam nas tvs a chamar ladrões aos angolanos, o que eu gosto mais de ver é o João Soares. Dá-me cá uma graça…mas só quando não me provoca vómitos.

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    31 Outubro, 2013 17:37

    os habituais situacionistas juntinhos ao lado dos “democratas” dirigentes angolanos; ao que isto chegou 🙂

    Gostar

    • Binarypsilocybin's avatar
      31 Outubro, 2013 17:42

      Não sou moralista como tu ó panascão.
      Que tanto acusa a Igreja mas no fundo prega a injustiça nos blogues.
      Boneco.
      R.

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        31 Outubro, 2013 18:56

        só escrevi situacionistas!
        andas a fumar coisas estragadas …

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        31 Outubro, 2013 21:42

        Entretanto este – rui a. 31 Outubro, 2013 18:33 – colocou-te em sentido ao sugerir-te que discutas ideias e que não andes por aqui a insultar e ofender quem não está de acordo contigo. Vai ser difícil.

        Gostar

  20. MJRB's avatar
    31 Outubro, 2013 17:44

    R
    17:17,

    Não é caso único um país soberano e corrupto.
    Nem também pela primeira vez um país critica publicamente outro, de corrupção e outros abusos de poder.
    “A coisa” foi despachada da Procuradoria e de que maneira !…
    Há portugueses que “miam” sobre corrupção em Portugal.

    Gostar

    • Binarypsilocybin's avatar
      31 Outubro, 2013 17:49

      MJRB, há formas (e os Franceses sabem disso) de criticar um Estado e o estado das coisas.
      Há espaços e há maneiras de.
      Vir a broncolândia dar lições sobre democracia a um país recém saído de uma guerra civil é… inaudito. Pelas mãos do democrático Daniel Oliveira. Então é hilariante.
      E pertencem à mesma bandeira.
      Imagine se fossem de campos diferentes.
      R.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        31 Outubro, 2013 17:54

        R.,

        “Invejo” DOliveira só por isto : a facilidade que terá em falar, opinar, com o enorme Poeta Herberto Hélder seu pai.

        Gostar

  21. MJRB's avatar
    31 Outubro, 2013 17:49

    ACSilveira,

    Poucas vezes (três, quatro se tanto) tiveram a ousadia de me dizerem (não para me “conquistarem”, mas numa simples conversa) que “todos os homens se vendem”. Riposto9 sempre. E se insistem com essa tese, reajo violentamente, retiro-me logo de perto da sarna.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      31 Outubro, 2013 17:50

      ACSilveira,
      De acordo sobre JSoares.

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      31 Outubro, 2013 18:32

      Eu não falei em homens que se vendem. Já agora caro MJRB, nunca meteu uma cunhazinha? nunca tentou passar à frente dos outros numa fila do autocarro, ou para entrar no futebol? nunca copiou num exame? nunca pisou um traço continuo na estrada pondo em risco a sua vida e a dos outros? nunca deu uma notazinha de mil ( no tempo do escudo) para alguém ser mais lesto a resolver-lhe um problema urgente? é evidente que tudo é relativo, mas a honestidade é mensuravel?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        31 Outubro, 2013 19:09

        ACSilveira,

        Garanto-lhe : nunca usei esses “expedientes” e chico-espertice !, que eu sei usual na maioria dos tugas e por isso mesmo tem minado durante inúmeras décadas o que deveria ser uma sociedade justa, cristalina, pura.
        Detesto canalhices e chulices, compadrios e lambe-botismos.

        Óbvio : tenho sido “relegado” por ser o que sou, sinto-me bem e assim me manterei.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        1 Novembro, 2013 02:29

        Você é um achado, caro MJRB. Deve ser o único português a poder gabar-se disso que eu, óbviamente, não ponho em causa!

        Gostar

  22. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    31 Outubro, 2013 18:43

    Senhores, quanto a corrupção, ou o que lhe quiserem chamar : recordem-se de quem estava no espectáculo de variedades da ” apresentação ” do folheto do sócrates…
    Por muito que nos custe…
    é “comer e calar”.

    Gostar

  23. A. R's avatar
    A. R permalink
    31 Outubro, 2013 19:49

    Há sempre que recordar que a maioria da riqueza em Angola está não de 0.1% da população: não se pode negociar com países tão capitalistas assim

    Gostar

  24. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    31 Outubro, 2013 20:05

    Que parece ser uma cleptocracia lá isso parece. No entanto isso não invalida que tendo-se iniciado uma investigação a altas figuras de um estado estrangeiro isso devia ser tratado com pinças e ter alta prioridade. Ora nada disso aconteceu. Isso torna esta história insólita e estupida. Posso dizer mal do ministro por ter tomado a atitude que tomou mas imperdoável é a atitude do ministério publico e para tornar isto ainda mais insólito é que ao visado é-lhe comunicado o arquivamento do caso passados três meses do mesmo.
    É do conhecimento geral que a nossa justiça não funciona e que os juizes se consideram uma classe à parte. É de notar o funcionamento do tribunal constitucional. Como é possível que se leve tanto tempo a tomar uma decisão como o do horário de trabalho de 40 horas. É ridículo e só por essa demora as medidas deveriam ser aceites.
    Se o pais é corrupto muito se deve ao funcionamento da justiça.

    Gostar

  25. licas's avatar
    licas permalink
    31 Outubro, 2013 23:03

    A *luta de classes* na sua vertente mais hipócrita.
    UM__________Angolano citado judicialmente por cometer crime em país estrangeiro (Portugal),
    DOIS________O procedimento fortemente criticado pelo Executivo Angolano,

    O QUE ACONTECEU? Portugal, prescindindo do direito que lhe assiste de levar para diante
    o procedimento, arquivou o processo . . .

    UMA VERGONHA, para o Poder Judicial, para o Executivo, para o País . . .

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    1 Novembro, 2013 03:23

    ACSilveira
    02:29,

    Não sou “achado” algum, fui educado e prosseguirei assim.
    Sinto-me muitíssimo bem com este modo de estar na sociedade tuga ou outra. CDe modo cristalino. Mas quem me tenta tramar leva coice !, às vezes com a indiferença e frieza ou raramente, com relacionamento cortado.

    Gostar

  27. josegcmonteiro's avatar
    4 Novembro, 2013 16:06

    Ulrich é um parvo com medo, mentor de um tal Passos!

    Gostar

Deixe uma resposta para josegcmonteiro Cancelar resposta