Saltar para o conteúdo

A insustentável leviandade dos portugueses*

11 Dezembro, 2013

A insustentável leviandade dos portugueses

 

Artigo do Camilo Lourenço no JN: «Quantas vezes já ouvimos queixas sobre o dinheiro que o Estado” deu” aos bancos (cerca de seis mil milhões de euros)? A teoria é “Para os bancos há dinheiro, para a Saúde, para a Educação e para as pensões há cortes”. A argumentação mostra a leviandade com que analisamos estas matérias. Primeiro: o dinheiro não foi dado aos bancos; foi “emprestado”. E eles pagam juros muito elevados por esses “empréstimos” (capital contingente). Não admira que instituições como o BPI andem muito preocupadas em devolver rapidamente o dinheiro que receberam.

Segundo: a discussão esconde uma grande desonestidade intelectual. Se fôssemos sérios teríamos de nos indignar com as centenas de milhões de euros que o Estado desperdiça (sim desperdiça) noutros sectores da economia. Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são um exemplo, a Saúde é outro, a Educação também e os Transportes (com uma dívida de 17 mil milhões de euros) idem; e a lista poderia seguir por aí fora…

Moral da história: este debate do “há dinheiro para bancos mas não há para outras coisas” é espoletado por gente que tem muito a perder se o Estado parar de desperdiçar dinheiro. Até porque enquanto o assunto vai sendo agitado nas redes sociais e na comunicação social (parte da qual dá cobertura a esta fraude) não se fala do verdadeiro problema: o verdadeiro desperdício de dinheiros do contribuinte. Milhares de milhões de euros que são atirados à água, a coberto de ideais muito nobres (emprego, pobreza, Estado Social – que ninguém põe em causa, nem a Direita) e que não resolvem problema nenhum. Mas que vão sendo atirados para a fogueira, para confundir a opinião pública.»

81 comentários leave one →
  1. von permalink
    11 Dezembro, 2013 09:31

    Se se fala de milhares de milhões, então apenas um banco deve ser discutido: BPN. Mas este não é discutido, escrutinado, investigado e resolvido. Apenas sugere postas de pescada, tanto da esquerda como da direita. As ramificações do mesmo banco são intocáveis. E a reboque deste assunto, um deserto de comentários acerca das últimas “pérolas” do ex-ministro das finanças da era Sócrates. Continuamos o mesmo país mesquinho e relaxado, onde os interesses pessoais são sempre os únicos a ter em conta.

    Gostar

    • 11 Dezembro, 2013 10:54

      Esse assunto era muito interessante de se discutir, mas quem é que sabe filosofia e ainda por cima em francês para iniciar o diálogo?

      Gostar

      • und permalink
        12 Dezembro, 2013 22:33

        não é um assunto muy estúpido Passos cortou todas as pontes com Seguro por Sócrates ter feito o mesmo com ele

        e tal como sócrates enterrou milhares de milhões em juros astronómicos
        em 2021 representarão 40% ou mais da dívida actual

        e sacrificou sempre os mesmos

        há desperdício na saúde quem a pagou sempre é o usuário da saúde

        basta ver que tirar uma receita para a vacina da gripe custa tanto em taxa moderadora e em ocupação do serviço do sns
        como custa a própria vacina sem comparticipação

        vacinar milhões gratuitamente durante dois ou três meses é uma estupidez e sobrecarrega o sistema

        Gostar

    • campus permalink
      11 Dezembro, 2013 12:33

      BPN, a solução era deixar falir o banco privado com depósitos e negócios na sua maioria suspeitos, no entanto o primeiro sócrates e o das finanças o teixeira resolveram em nosso nome assumir o cancro (diziam eles que não iria custar um centimo aos contribuintes).

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Dezembro, 2013 14:51

        pois e ainda por cima “safar” os accionistas……a culpa é do Passos.

        Gostar

  2. André permalink
    11 Dezembro, 2013 09:47

    Exatamente, vamos falar de dinheiro desperdiçado no Estado português. Podemos começar pelas PPP rodoviárias e ferroviárias, pelas PPP na saúde, pelas PPP na educação (que este governo até quer expandir). Podemos falar no desperdício de dinheiro em grandes obras públicas como estádios de futebol (em 2004 o governo era de que partido? Bem me parecia…) ou no desperdício de dinheiro em aeroportos e linhas de comboio fantasma. Podemos pensar na privatização por escassos euros de uma empresa onde o Estado já tinha injetado milhares de milhões de euros (e continua a assumir as dívidas dessa empresa), mas deixou o resto do grupo, a parte que dava lucro, nas mãos dos privados. Podemos falar no desperdício de dinheiro em submarinos, por exemplo, ou no desperdício de dinheiro em pequenas despesas do Conselho de Ministros que são injustificáveis.
    Podemos falar desses desperdícios todos, mas depois tínhamos de levar a tribunal muita gente do PS, PSD e CDS-PP. Helena, tem a certeza que ainda quer falar de desperdício, ou vai-se limitar a atacar os tais “ideais muito nobres (emprego, pobreza, Estado Social – que ninguém põe em causa, nem a Direita)”? Se calhar é realmente mais fácil falar dos ideais muito nobres, porque se se falasse do desperdício, não tínhamos espaço para todos os arguidos nos tribunais (e ainda gastávamos dinheiro a construir prisões, caso as conversas sobre o desperdício fossem levadas às últimas consequências.

    Gostar

    • 11 Dezembro, 2013 10:59

      Concordo.
      Mas estamos a tempo de lançar alguns remendos.
      Ai vão três.
      Claro que seria um desgosto para o senhor engenheiro-filósofo-delegado de propaganda médica Sócrates mas para começar demoliam-se os estádios do Algarve, Leiria e Aveiro e no seu lugar um misto de habitação social e vinha de boa cepa.
      Para as demolições convidar aquele que abrilhantou o sarau, o senhor Carlos Cruz que por uns dias saía lá da prisão, onde inocente está.
      Aliás neste e em todos os casos nunca há culpados.

      Gostar

      • Trinta e três permalink
        11 Dezembro, 2013 13:24

        Não sei se reptou, mas só conseguiu aumentar a despesa 🙂

        Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 14:04

        Só uma coisa. Sócrates foi para o governo em 2005, o campeonato de futebol foi em 2004. Quem teria um desgosto se deitassem abaixo os estádios de futebol seria o Santana Lopes, o Durão Barroso e, quanto muito, o Guterres.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Dezembro, 2013 14:58

      Estádios de futebol——José Sócrates (sec de estado—ai a memória desta gente)) apresentado pelo pedófilo condenado. Dívidas ficaram para os municípios. ia dar lucro. ….PPPs em geral, o José fez o maior número 56 e as mais gravosas a começar pelas ventoínhas passando pelo alcatão e no meio hospitais e coisa e tal. Na altura eram o “crescimento económico” português e sem ele iamos ao fundo e ainda queriam mais como naquela votação em que PS BE e PCP no parlamento “aprovaram” o TGV. A dívida pública sobe de 90 para o dobro de 2005 em diante. O BPN é nacionalizado livrando os seus accionistas.
      “Tá-se” mesmo a ver que era tudo do menino da Damaia.
      Eles nem se lembram do sec de estado do ambiente e da cova da beira como podem lembrar e falar mal das PPPs.?

      Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 17:07

        Não é por nada, mas responder-me que o Sócrates foi mau é um bocadinho dizer aquilo que eu já digo. Simplesmente acho que problemas da magnitude dos problemas portugueses não se arranjam só com um ou dois governos, mas com décadas de má governação. Eu só não gosto é que o PSD se aproveite de ter estado um corrupto no poder para lavar as mãos e dizer que eles sempre foram bonzinhos. Desculpe, mas é esse tipo de lavagem que o PSD adora fazer e que, de facto, está muito incorreta.

        Gostar

      • RCAS permalink
        11 Dezembro, 2013 17:38

        Tiradentes
        Se não disseres quais foram as PPPs, que o “José lançou”, uma a uma, “comprovadas”, terei que chegar à conclusão que para além de manipulador és MENTIROSO!

        O André lembro-me de o ver nas bancadas da Assembleia da Republica, a aplaudir no dia da Santa Aliança o derrube de Sócrates!
        EU NÃO ESQUEÇO,que os seus amigos foram os grandes responsáveis por termos hoje, estes lunáticos a governar! PONTO!
        Também eles assobiam agora para o ar!…

        Gostar

      • 11 Dezembro, 2013 20:37

        escreve men tirou sô…..era a frase favorita de socrates aos cu ruptores da grã bretanha

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        12 Dezembro, 2013 00:42

        ESra é pró RCAS: das 80 PPPs, 68 são da responsabilidade do PS. Entre 2005 e 2011 foram “encomendadas” mais de 40, principalmente a seguir a 2008 quando isto já estava tudo entornado.
        para ver se aprendes alguma coisa, lê isto:

        Click to access Relatorio_Anual_PPP_2012.pdf

        Gostar

    • 11 Dezembro, 2013 15:49

      Em 2004 o Governo era uma coligação de centro-direita, como sabe. Mas pensei que soubesse que não se constroem estádios em um ou dois anos.

      Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 17:11

        Isso leva a uma grande falha na demagogia de direita: o euro 2004 foi culpa do Guterres porque foi ele que estava no governo quando as decisões foram tomadas (mais de dois ou três anos antes), a Expo98 foi culpa do Guterres porque era ele que estava no governo em 1998 (sendo que já não se refere que Cavaco estave no poder até 1995 e que a Expo também não foi uma obra faraónica feita em pouco menos de três anos). O melhor mesmo seria que nas lavagens das mãos do PSD se entendessem, porque senão uma pessoa não sabe se há de culpar aquele que estava no governo na altura, se o que esteve antes, se é conforme dá jeito. Depois dá nisto…

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        12 Dezembro, 2013 00:48

        Quem mandou construir os estádios do euro2004 foi o governo Guterres. Quem controlou esse processo foi o Sócrates. Quem não se lembra de o ver tão agarradinho ao Carlos Cruz quando Portugal ganhou a organização do Euro2004. Foram beijos e abraços até fartar…

        Gostar

    • francisco cruz permalink
      11 Dezembro, 2013 16:42

      O que é que identificar os desperdícios tem a ver com os culpados serem uns ou outros? A argumentação deste cavalheiro é tão “isenta” que até pergunta quem eram os responsáveis no Campeonato de 2004: mas então a decisão de construir os estádios foi nesse ano? Seja clarividente e pense que o importante é aprender com os erros e, finalmente, admitir que não se pode ter um Estado rico com um País pobre. A menos que (e se calhar é esse o seu problema…) sev arranjo um Governo PATRiÓTICO DE ESQUERDA!

      Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 17:14

        Isso era uma referência ao PCP? Não obrigado, li o programa do PCP e achei aquilo no mínimo estúpido, no máximo tão demagógico e pouco inteligente como os do PS e PSD. Sou mais a favor de juntar ideias de todos os quadrantes, manter o governo e a assembleia (sem convocar novas eleições e provocar instabilidade), respeitar a lei e as pessoas e, por fim, dar uso à assembleia para discutir propostas em vez de se limitar a ser um formalismo onde o governo aprova as medidas (género Estado Novo) e a oposição se diverte a insultar o governo.

        Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 17:23

        Já agora, só identificando os culpados (plural, vários, muitos até, e distribuídos por vários partidos) é que se pode impedir que eles se voltem a apoderar do sistema e a destruir a economia e o Estado. Além disso, se se der um exemplo e estes culpados ficarem presos, talvez se consiga conter futuros corruptos. É um bocadinho draconiano, eu sei, mas é a única forma de restabelecer a economia portuguesa (afastando e destruindo aqueles que impedem o seu desenvolvimento, no caso, aqueles que através de estratagemas para benefício próprio desviam milhões de euros pertencentes a toda a população). É só isto que interessa em identificar os culpados (sejam eles quais forem).

        Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      11 Dezembro, 2013 17:07

      André, quem apresentou a candidatura Portugal e planeou o Euro 2004, foi o Sócrates, enquanto Secretário de Estado de um governo PS, para isso acolitado pelo Carlos Cruz.
      Já te disse para não te meteres a discutir o que não sabes, mas tu és atrevido e não te queres moderar. Fazes mal.

      Gostar

      • André permalink
        11 Dezembro, 2013 17:19

        Já respondi ao facto de se culpar sempre o governo anterior pelo que se passa num comentário anterior. Certamente perceberá por que razão às vezes é preferível não ir buscar esse tipo de coisas, porque pelos vistos o PSD acaba sempre por ter telhados de vidro (neste caso, a Expo98, ou essa também foi provocada pelo Sócrates ou o Guterres durante um governo do Cavaco Silva? Como eu digo, usa-se a desculpa do governo anterior sempre que dá jeito, deixando de se usar quando não dá).

        PS: O meu propósito não é branquear a ação do PS, é simplesmente referir que o PSD também tem culpas e que ambos os partidos causaram o atual estado do país.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        11 Dezembro, 2013 20:01

        André, eu conheço mais gente assim, como tu, gente que não gosta de dar o braço a torcer e que se julga sempre com razão, mas, está descansado, que isso um dia passa.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Dezembro, 2013 17:52

      Não é por nada mas dizer que Sócrates só está em funções governativas a partir de 2005 ou é um apagão de memória, inexistência dela ou pior que ambas ( má fé?) . Já era conhecida a incapacidade interpretativa de textos.
      Quando se diz que se quer culpar o governo anterior, é tentar escamotear a acção desse mesmo governo, exactamente para provocar esquecimentos tal como os factos anteriores.
      Atirar sobre o coelho (da damaia-escriturário de segunda) quando a raposa a persegue é a técnica do cacador (sem cedilha).Quem caça com cão não caça com gato.
      O dito escriturário ( que acho que não passa disso mesmo-infelizmente para todos nós) foi quem levou com o dobro da dívida de 2005 a 2011 acumulada desde 83, números redondos 90+90 mil milhões de euros mais umas quantas PPPs (agora diabolizadas) acumuladas em 15 anos de dívida de mais de 30 mil milhões de euros. No entretanto SÓ nacionalizou a fraude (crime) do BPN livrando os accionistas assim como chamou a troika e assinou com eles.
      Coisa pouca atendendo a ser desculpa dos “anteriores governos”.
      Talvez por repetição, as mentes esquecidas, quiçá perturbadas pela propaganda, interiorizem que não é desculpa mas apenas factos incontornáveis e deixe de desviar para canto com conversa “pra boi dormir”.
      Quase tudo o resto é conversa fiada a partir destes factos.

      Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        11 Dezembro, 2013 20:11

        Tem toda a razão, Tiradentes.
        Sendo certo que todos os governos se desculpam com a “herança” do governo anterior – não esquecer aquela previsão de défice, calculado cientificamente pelo Victor Constâncio e que ascenderia rigorosamente a 6,83% -, a verdade é que uns governos herdam mais do que outros; uns têm mais paleio; outros mais competência; todos procurando manter o poder, a contar com a falta de memória do nosso povo e com a colaboração de uns quantos ingénuos.
        Pelos vistos, as coisas não vão mudar tão cedo.

        Gostar

  3. 11 Dezembro, 2013 10:13

    O Camilo é um desperdício e o Lourenço não fica atrás.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Dezembro, 2013 15:03

      Pois foi o Camilo que enquanto colaborador da Visão três a quatro anos antes publicou um artigo sobre o BPN. Os piscas deste mundo despediram o Lourenço e moveram uma campanha a dizer que era maluco. Viu-se.!!!!
      nota: piscas são aqueles que fecham os olhos quando lhes apetece e arregalam quando dá jeito.
      nada a ver com sobrinho das tias,pura coincidência.

      Gostar

  4. 11 Dezembro, 2013 10:59

    Do Camelo Lourinço tudo é de esperar. Até mesmo que considere o ensino público ou o SNS desperdícios. Faz-,me lembrar um cartaz que há dias vi numa manif : ” O teu cu não tem inveja da merda que te sai pela boca?”.
    Agora ver a D. Helena, tão fina, tão tia de Cascais, a concordar com o monhé é que me faz espécie. Cuidado com a sua linhagem, q’rida!

    Gostar

    • Rocco permalink
      11 Dezembro, 2013 11:42

      Monhé? A canhota, tão igualitária, tão amiga da pretalhada em geral, de vez em quando sai-lhe destas…

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Dezembro, 2013 17:54

        ainda bem que não é o escurinho tão igualitário esquerdista.

        Gostar

  5. 11 Dezembro, 2013 11:27

    Mais um camelo?!
    Santo Deus!, não chegava o Passos, Cavaco e Campª?
    Fora com os trastes.
    Camilo para a emigração.

    Gostar

  6. Rocco permalink
    11 Dezembro, 2013 11:43

    Este Camilo é uma voz incansável na defesa do nosso dinheiro (e do dele também). Aquilo que o Estado nos rouba diariamente é para sustentar uma série de penduras de diversos níveis… Mas são todos penduras!

    Gostar

  7. Luis permalink
    11 Dezembro, 2013 13:45

    Quanto desperdiça o estado neste Camilo ,na RTP????
    Quais serão os honorários deste ser para ir debitar umas coisas à televisão paga pelo nosso dinheiro???

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Dezembro, 2013 15:05

      muito menos do que com o menino dóiro que é de borla excepto a dívida que deixou.

      Gostar

      • RCAS permalink
        11 Dezembro, 2013 15:37

        Faça-se esperto…pelo menos tente!!!

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Dezembro, 2013 17:56

        bom conselho para quem tentou, não conseguiu e desistiu

        Gostar

  8. 11 Dezembro, 2013 13:47

    Trinta e três hiperligação permanente 11 Dezembro, 2013 13:24

    Primeiro que tudo é inaceitável que o Blasfémias ainda não tenha conseguido superar a dificuldade técnica de encadear respostas. Qualquer garoto de quinze anos conseguia explicar à plataforma onde têm alojado o blog como se fazer.
    Em desespero de causa perguntem aos donos do Arrastão.

    Segundo, a ideia tem pernas.
    Repare.
    Com a venda do vinho pagam-se os custos da habitação social (uma vez que estes nunca pagam nada).
    Mas por sua vez deixam lugares como aqueles do Porto que demolidos, esta ideia fixa vem de eu antes de isto tudo criar uma empresa de demolição (*), são reconvertido em condomínios de luxo que por sua vez pagam tudo.
    Claro que estou a pensar nos angolanos, chineses e breve dos sul-africanos que vão começar a procurar ares mais saudáveis.

    (*) Obvio que o CEO seria o Dr. Rui Rio, um especialista na matéria.

    Gostar

  9. RCAS permalink
    11 Dezembro, 2013 15:22

    =A insustentável leviandade dos portugueses=

    Sócrates, nos seus habituais e sempre interessantes comentários ao Domingo, disse no seu estilo habitual irónico e sarcástico, estilo Helena Matos ou vice-versa o seguinte:

    “Por medo de dizer o que pensa,o governo põe César das Neves, a falar por ele”!

    O que é curioso é que o “Meves” é bastante citado nos blogs de direita, não é só nas postagens da Helena! agora é o frustado do Camilo Lourenço… votou Sócrates confessa-se arrependido, azar não teve acesso ao pote… agora azar dos azares também não o tem!
    O que me leva à central de contra informação made in PPD!
    Mudança de estratégia, colocar os máster dogs tipo Rottweiler, Pitbull Doberman, Pinscher, cão de fila açoriano etc etc etc, em hibernação, à espera de um putativo regresso do animal feroz! depois “AHORA SÍ” voltarão a ser lançados nos esgotos, onde viveram seis anos!
    Por enquanto lançam para a praça pública os Chihuahuas,Yorkshire´s, Caniches, que não mordem muito, mas fazem um barulho irritante do caraças , passe a expressão!
    O Passista chama os seus “Meves”… os seus ” Camilos”… e dita-lhes a estratégia:`
    Meus amigos, aproxima-se mais um ano para pôr estes mandriões, a arrotar pepinos…
    é preciso “estratégias de fumaça”, para esconder esta coisa!
    Digam que vem aí o Óasis… ( falem com o Braga Macedo), o acesso aos mercados, a redênção da pátria… chamen-lhes heróis, eles gostam da mão pelo lombo!
    Chamem também o Vitor Bento, este fundamentalista dá uma ajudinha!

    Acabando com a cereja no topo do bolo: ” a ultima do “Meves”:

    Então reza assim a última crónica de César das Neves: fazer biscates se não se render na escola, ser sacerdote ou ser dona de casa não tem nada de desprestigiante. É pena que nestes tempos se valorize demasiado o emprego (€) em detrimento da “função” (0€). Se as “mulheres ficassem em casa a cuidar dos filhos”, não só a “fecundidade aumentava” (este tema é recorrente) como também não se “rebentava com a caixa da segurança social”. Por outro lado e também por esta mesma razão, os velhos não deviam ficar em casa; deviam ir trabalhar (aqui não se percebe se em modo “função”, dadas as limitações, se em modo “produção”, mas não importa).
    MULHERES, venham prá rua JÁ!…

    PS – Para ti, minha insustentável laranjinha amarga e doce!

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      11 Dezembro, 2013 16:18

      RCAS, toma bem nota deste programa. Chamo a atenção especial ao minuto 4,30 e muito especial ao minuto 6,00-6,40. para alguns que ainda não sabem porque é aqui cegàmos, está ali o testemunho pessoal de Daniel Bessa que foi ministro de um governo socialista.
      E pleeaaase, não metas o Paco de Lucia nisto…

      http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        11 Dezembro, 2013 16:19

        …aqui chegàmos…

        Gostar

      • RCAS permalink
        11 Dezembro, 2013 18:29

        O Daniel Bessa? aaah!… sim sim!

        Gostar

      • RCAS permalink
        11 Dezembro, 2013 18:34

        Medina Carreira? uau!… maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        11 Dezembro, 2013 19:37

        uau!!!!…. Sócrates, que maravilha!!! porreiro, pá. Foi avisado por quem sabia muito mais do que ele que ia bater na parede com toda a força e não quiz saber. Além de ignorante e incompetente é criminoso porque sabia o que ia acontecer e não fez nada.

        Gostar

  10. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    11 Dezembro, 2013 16:01

    O problema maior não é o estado gastar demais, embora para o nivel dos serviços que presta o estado pudesse gastar menos, são os tais “desperdícios” de que fala o Camilo Lourenço, e que a esquerda não gosta de ouvir falar.
    O maior problema é o estado gastar todos os anos mais do que recebe. A isto chama-se defice. E se os defices são disfarçáveis enquanto houver capacidade de endividamento e dinheiro mais ou menos barato para pedir emprestado, em países como Portugal que não dispõe de moeda própria não é possivel manter a situação por muito tempo, porque mais cedo ou mais tarde acaba-se o dinheiro, e é a bancarrota. Depois a solução é o que temos, uma troika qualquer a entrar com a massa, mas a impondo as suas condições. E não há como sair disto.
    A esquerda despesista e simultaneamente pouco dada ao trabalho e à produção é avessa a esta realidade. Acredita, como diz Sua Senilidade Mário Soares, que o dinheiro aparece sempre. Não aparece, e o BPN, que embora envolvendo muito dinheiro dos contribuintes é um caso pontual, enquanto o défice acontece todos os anos, e era cada vez maior: em 2010 e 2011 chegou mesmo aos dois digitos.
    Podem aqui e noutros locais os esquerdistas mais ou menos assanhados, perorar contra aquilo a que chamam “politicas liberais” ou “politicas neo-liberais”, não fazendo na maior parte dos casos de que é que estão a falar, que não há por onde fugir, este é o “caminho das pedras”. Ou melhor, existe outro caminho: é o que está a acontecer na Argentina que está em recessão desde 2001, e onde a população faminta já anda a saquear os supermercados. Também é um caminho, mas não sei se gostam…

    Gostar

    • André permalink
      11 Dezembro, 2013 17:31

      “são os tais “desperdícios” de que fala o Camilo Lourenço, e que a esquerda não gosta de ouvir falar.” Primeiro, o que é que considera esquerda? Um partido que já teve num seu governo o Freitas do Amaral? Segundo, o desperdício deve ser referido, o problema dá-se quando um governo de direita, em situação de programa de ajuda externa, pretende desperdiçar dinheiro numa medida que envolve mais custos para o ministério da educação, ou desperdiçar dinheiro a aumentar PPP na saúde, ou desperdiçar dinheiro a aumentar salários na AR. Sim, desses desperdícios não se fala. Para este governo, desperdício é ter funcionários públicos, é ter serviços públicos, é, como demonstrado no texto, preocupar-se com “ideais nobres”, o Estado Social, aquilo que num país pobre como Portugal pode manter uma boa parte da população viva. Isso sim é desperdício, tudo o resto são despesas fundamentais ao funcionamento do Estado (e de empresas privadas pertencentes a membros do partido que vão enchendo os bolsos à custa do Estado).

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        11 Dezembro, 2013 19:40

        Voce acabou de escrever um comentário que mata qualquer conversa séria. Enquanto confundir a “prima do mestre-de-obras” com a “obra-prima do mestre”, nunca mais percebe o que é que se está a passar, nem porquê.

        Gostar

      • 11 Dezembro, 2013 19:55

        Lendo o que escreveu sobre os estádios e o modo como tentou tirar o pé da argola quando corrigido fica demonstrada a sua inabilidade e a inutilidade das suas lengalengas. Haja quem o ature, boy.

        Gostar

    • 11 Dezembro, 2013 20:02

      OH Alexandre e o PSD não é despesista? Que moral tem você para vir falar de Despesismo?

      Gostar

      • Aladdin Sane permalink
        11 Dezembro, 2013 20:05

        Vamos ter saudades da troika mais cedo do que muitos pensam.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        11 Dezembro, 2013 23:40

        Você confunde o estado com o PSD? eu não!

        Gostar

      • 12 Dezembro, 2013 11:11

        Éstava-lhe a perguntar se o PSD nunca foi despesista e leviano quando governou..

        Gostar

  11. jojoratazana permalink
    11 Dezembro, 2013 16:52

    Tipologia do capitalismo enquanto patologia.
    http://jojoratazana.blogs.sapo.pt/531349.html

    Gostar

    • und permalink
      11 Dezembro, 2013 18:31

      sim filha o comunismo é bué de melhore

      ofereço-te um bilhete para xangai ou para havana com sorte até tens internet uma vez por semana

      nã te cansa seres um retardado ? tens um b-log alojadnho no capitalismo da Pt…..

      fascista lacaio do capitalismo burguês

      aqui o operariado nã tem net

      a maioria nem luz tem

      Gostar

      • jojoratazana permalink
        11 Dezembro, 2013 18:35

        Musica simphonica, pela maestrina Rota, já conheça o estilo sai mais um lençol sem nexo.

        Gostar

      • 11 Dezembro, 2013 20:29

        escreve-se Rotary ou Manta-rota já Capa-Rica não é Capa do….

        já comheça o estylo? sai? e as vírgulas e o nexo

        quem já conheça o estylo?

        lençol? além de ouvires cousas tamém vês lençóis?

        e falas com eles? ou escrreve-lhes cartas?

        ganda maluca……isse é de dares de cu mére a 10 milhões de alcoólatras?

        Gostar

      • 11 Dezembro, 2013 20:32

        Pronto, filha eu explico-te, ó gaja mais burra ca pipoca e a lili caneças junta.
        Se ganhasses 485 euros por mês, de certezinha não andavas a dar aqui neste chat sexual muito chato, a dar o cu ao manifesto….
        Tem Gay que é cego pô…

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        11 Dezembro, 2013 21:15

        Tem cu, que nem de esmola quero.

        Gostar

  12. RCAS permalink
    11 Dezembro, 2013 18:56

    Silveira
    “O maior problema é o estado gastar todos os anos mais do que recebe. A isto chama-se defice.”

    SERÁ VERDADE QUE PORTUGAL FOI OBRIGADO A PEDIR O EMPRÉSTIMO À “TROIKA” PORQUE NÃO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS E PENSÕES?

    Comentadores e jornalistas, navegando nas águas do Tea Party Portuga, afirmam que o Estado foi obrigado a pedir um empréstimo à “troika” porque não tinha dinheiro para pagar salários e pensões!
    Ou é ignorância ou mentem descaradamente com o objetivo de manipular a opinião pública, pois os impostos e contribuições pagas todos os anos pelos portugueses são suficientes para pagar aquelas despesas.

    Esta é mais uma das grandes mentiras repetidas sistematicamente que não tem qualquer fundamento real, como os dados do quadro 1, “retirados do relatório do OE-2013” do próprio Ministério das Finanças, provam.

    Quadro 1 – Receitas dos impostos e das contribuições, e despesas com pessoal de todas as Administrações Públicas e com prestações sociais (valores em milhões) RUBRICAS

    2011 2012 2013

    Receitas Fiscais (impostos) 40.352,3 38.583,8 41.476,5

    Contribuições sociais (SS e CGA) 20.926,9 19.383,6 20.114,5

    TOTAL (da Receita) 61.279,2 57.967,4 61.591,0

    Despesas com Pessoal 19.425,7 16.661,4 17.285,9

    Prestações sociais (*) 37.623,9 36.851,9 37.628,9

    TOTAL (da despesa) 57.049,6 53.513,3 54.914,8

    SALDO (Excedente) + 4.229,6 + 4.454,1 + 6.676,2

    A razão porque se pediu o empréstimo à troika foi para pagar credores leoninos, que
    são grandes bancos, companhias de seguros, e fundos muitos deles especulativos e predadores.

    PS – É tempo de aprenderes qualquer coisita!…

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Dezembro, 2013 20:29

      e depois ainda chamavam ao Rui Rio merceeiro.

      Gostar

      • 11 Dezembro, 2013 20:35

        não as contas são claras o TGV e as auto-estradas e a parque escolar são os 8000 milhões em prestações sucia’s ais…

        é como o freeport

        e a bolsa de estudo de sócrates de 100 mil euros mensaes…já o Mercedes do socras é despesas com o pessoal

        coitado anda a receber subsídio de exílio há 2 anos

        Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      11 Dezembro, 2013 20:49

      RCAS, tu devias enveredar pelo ofício de ilusionista. Estás a perder um grande futuro, acredita.

      Gostar

      • RCAS permalink
        12 Dezembro, 2013 00:08

        Sempre a atirar pró pezinho… é que com um Socrático não se brinca, fazem trabalhinho de casa, não andam por aqui bovinizados e mal informados!
        Não percebes pois não?

        Gostar

      • und permalink
        12 Dezembro, 2013 02:20

        um socrático não é um puto a quem socrates cu rompia em nome da paixão pela educação?

        bolas este gajo num é grego

        Gostar

    • ax solo permalink
      11 Dezembro, 2013 23:18

      Mais outra Raquel Varela???

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      11 Dezembro, 2013 23:50

      O RCAS também confunde a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre. No tempo do teu querido, a diferença entre as receitas do estado e a despesa primária, que é o que está em causa, era de quase 20000 milhões de euros negativos; percebes?
      A mim parece-me que com tanta “inteligência” nem sabes consultar o Pordata.
      PS quando fizeste a tropa, se é que fizeste, e marchavas com o passo trocado, aposto que pensavas que eram os outros 600 que marchavam ao contrário.

      Gostar

      • RCAS permalink
        12 Dezembro, 2013 19:28

        Silveira não fales em numeros porque és uma desgraça!

        Gostar

  13. @!@ permalink
    11 Dezembro, 2013 21:26

    Teorias da conspiração ou simples coincidencia?
    http://expresso.sapo.pt/americano-goldman-sachs-maior-acionista-dos-ctt=f845711

    Gostar

  14. um judeusito permalink
    11 Dezembro, 2013 21:29

    CL – “Milhares de milhões de euros que são atirados à água, a coberto de ideais muito nobres (emprego, pobreza, Estado Social – que ninguém põe em causa, nem a Direita) e que não resolvem problema nenhum. ”

    Ficamos com mais um discurso neo-liberal, desta vez salientando que o emprego, a pobreza e o tal estado social, não são problemas que mereçam ser resolvidos. O dinheiro gasto “não resolve problema nenhum”.

    Já mencionar as ajudas a bancos, nem que seja em formas de bpp´s, swps, isenção de impostos etc é “uma desonestidade intelectual” .

    Nem sei o que hei-de comentar, mas havia muito…

    Gostar

  15. @!@ permalink
    11 Dezembro, 2013 22:43

    Desperdicio de dinheiro é por exemplo comprar os livros, até ouvir, de Camilo Lourenço. Desperdicio de dinheiro são o nr. de empresas privadas a encher o saco de trabalhadores descarregados na acção social que o maralhal sustenta. Desperdicio de dinheiro é o investimento em telemoveis xpto que são um fracasso de eficiencia.
    Desperdicio são as ripas de trapos que os mecanicos usam para limpar as mãos, ferramentas, etc…

    Gostar

  16. JCardoso permalink
    11 Dezembro, 2013 23:55

    SAIAM DA FRENTE do Camilo Lourenço, um bom livro para ler e perceber como chegámos aqui.

    Gostar

    • und permalink
      12 Dezembro, 2013 02:17

      chegaste aqui porque ainda não passaste ao estado de borges….

      aquilo é que foi patriotismo desistiu da reforma aos 63

      precisamos que vocês lhe sigam os passos e em 2033 tamos safos

      ok ó candidato a nadir afonse

      Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    12 Dezembro, 2013 01:02

    camilo lourenço tem todo direito de gostar deste governo e desta política.
    se helenafmatos gosta 🙂

    Gostar

  18. 12 Dezembro, 2013 02:20

    Alexandre Carvalho da Silveira, no seu comentário das 19,37 voltou a escrever QUIZ.Pela quarta vez lhe digo que deverá escrever: QUIS crho

    Gostar

  19. 12 Dezembro, 2013 03:03

    Und
    Se tiveres de dizer a um sujeito 4 vezes que quis é com “s” como acabas a frase? Não quis escrever claro, carlho.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      12 Dezembro, 2013 14:59

      adelino ferreira45: eu escrevo quiz com “z” porque quero, e vou continuar a escrever. Depois da merda que fizeram com o “AO”, quem é que me pode censurar por escrever como escrevo?
      Quanto ao resto, faça o obséquio de ler isto:

      É pau, e rei dos paus, não marmeleiro
      Bem que duas gambôas lhe lombrigo;
      Dá leite, sem ser árvore de figo,
      Da glande o fruto tem, sem ser sobreiro:

      Verga, e não quebra, como zambujeiro;
      Oco, qual sabugueiro tem o umbigo;
      Brando às vezes, qual vime, está consigo;
      Outras vezes mais rijo que um pinheiro:

      À roda da raíz produz carqueja:
      Todo o resto do tronco é calvo e nú;
      Nem cedro, nem pau-santo mais negreja!

      Para carvalho ser falta-lhe um U;
      Adivinhem agora que pau seja,
      E quem adivinhar meta-o no cú.

      Gostar

  20. 12 Dezembro, 2013 21:17

    ACdaS
    Registei o fortíssimo argumento:
    Eu escrevo quiz com “z” porque quero.
    Do que diz percebe – se que é contra o novo e o velho AO.
    Sobre a poesia de WC nada a acrescentar.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      13 Dezembro, 2013 01:39

      Você tem ali um soneto de um dos três maiores poetas portugueses, e chama-lhe poesia de WC? E critica-me por eu escrever quiz com “Z”? como dizia o outro: pourra!

      Gostar

  21. El Der permalink
    18 Dezembro, 2013 22:35

    “Eu escrevo quiz com “z” porque quero.”
    A asneira “quiz” é a asneira mais pequena que escreves. Ainda bem que é por querer.
    Tudo o resto que escreves é asneira bem maior. Por querer ou sem querer.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      19 Dezembro, 2013 00:18

      Este el der É mesmo atrasado…mental. Se não gostas do que eu escrevo, come menos, ou então deita-te ao lado.

      Gostar

Indigne-se aqui.