helena matos,a esquerda não pretende que a igreja esteja do seu lado,mas que o faça, pelo menos um dia por semana ao lado dos pobres.como podiamos andar na igreja se ela é tão mal frequentada? ponha-se ao longe a ver quem sai da missa ao domingo à hora de almoço,e verificará que os gatunos estão lá todos!
Ao lado dos pobres?
Mas como é que se pode estar ao lado daquilo que nunca fomos, e nunca sentimos?
Eu também gostava muito de desportivamente gritar “Força Porto” mas tenho tentado na casa de banho em frente ao espelho e, sinceramente, não dá.
Segundo a autora da posta, a esquerda aproxima-se dos explorados, pressupondo-se que a direita se aproxima dos exploradores.
Duvido que assim seja.
Quanto à Igreja, vê-se na vida de Brian que Cristo ( ou Brian ou Jesus, é conforme) os seus seguidores eram os pobres (fazia milagres mudando coisas para pão).
Os ricos não precisavam e nem gostavam dele.
Até o crucificaram por andar a dar maus exemplos com manifs, num movimento mau para os mercados.
Afinal a D. Heloísa Piscoisa sabe e gosta de História…
Então, deve saber que: – O uso da Burka resoltou da (Publicado em decreto no Alcorão) do facto das mulheres uma vez por ano terem de se prostituir…. Por vergonha inventaram o pano que a Piscoisa usa… Portanto, para não a confundirmos a si às queridas tias, permita-me aconselha-lo a tirar o pano da fuça!
Uma bela utopia.
Na igreja de Alcantarilha a caixa das esmolas é um cofre com segredo.
Se a igreja fosse apenas igreja não precisava disto.
Se necessário explico porquê.
Vamos lá ver uma coisa: este papa não tem sido de direita ou de esquerda, tem sido cristão. Se há na sociedade um consenso de que quando alguém abraça os ideais cristãos é de esquerda, a única coisa que se pode retirar daí é que os democratas-cristãos fazem um péssimo trabalho de proteção dos pobres e desfavorecidos enquanto estão absortos na manutenção de uma paz social e de uma classe de privilegiados que continua, contrariamente aos ideais cristãos, a acumular riqueza enquanto aos seus compatriotas (os seus irmãos, para usar linguagem de missa) vêm as suas condições de vida a degradar-se de dia para dia.
Pessoalmente parece-me Helena, que o seu principal problema é o facto de este papa ser assumidamente cristão, o que faz com que as pessoas se apercebam de que aqueles democratas-cristãos que dizem defender as pessoas na realidade não o fazem. Está preocupada que se descubra a sua hipocrisia e a de muitos pseudo-cristãos? É esse o problema? Temos pena… Façam como se fez com o João Paulo I, matem-no (ou deixem-no morrer, é tudo uma questão de semântica, como o Sá Carneiro…).
Essa não André, vir para uma caixa de comentários chamar hipócrita à autora do post, modere-se homem, pode pensá-lo, mas não lhe devia ser permitido exprimi-lo em público, a sim a modos como o manifesto, está a ver?
Eu chamei hipócrita à autora do post? Limitei-me apenas a argumentar que se ela tem determinadas ações, a consequência será que se considere que ela é hipócrita. Pegando naquela frase, a carapuça serve a quem a enfia, a Helena Matos está no seu pleno direito de contra-argumentar, de demonstrar que as suas ações não promovem que se tome essa conclusão. No fundo, ela tem toda a legitimidade de explicar por que razão não é hipócrita.
Caso se sinta ofendida com as minhas palavras, apagando-as e não se defendendo, a ideia que passará é de que simplesmente ela não tem como se defender (ou não o quer fazer), em ambos os casos demonstrando a veracidade do meu raciocínio.
Se eu pensasse isto, baseado neste argumento, se escrevesse estas palavras, deixando apenas depois a possibilidade em aberto, quem seria hipócrita era eu, por ter atacado a Helena ignobilmente.
Deixiei de comprar o Expresso há quase dois anos. Depois de quase um ano a ponderar na decisão. O rigor e a verdade que o caracterizavam há muito que passou à história. Agora o Expresso é um pasquim de estórias. Como o próprio slogan diz «faz opinião»; não dá notícias; não apresenta artigos de fundo; NÃO: «faz opinião»; deve ler-se: manipula [e nem que quero pronunciar no sentido da manipulação]
Só faltou ouvir o Louçã.
INACREDITÁVEL: dos seis ouvidos, cinco são de esquerda; dos seis ouvidos apenas dois são católicos (sendo que um deles é o único que é de direita).
Julguei que fossem os católicos (quem acompanha a realidade da Igreja) que melhor pudessem opinar sobre o primeiro ano deste novo Papa. Mas enganei-me.
Não fossem os iluminados do Expresso!
“dos seis ouvidos apenas dois são católicos”. Contei três, dois que se assumem católicos logo na apresentação e um ex-primeiro-ministro, de direita, que tem funções na St.ª Casa da Misericórdia. Mas tirando isso tem razão no que diz, deviam ser os católicos a avaliar o papa nos jornais, não os ateus (embora aqui esteja metade/metade).
Olhe que não, olhe que não. O «e católico» do bloquista deveria estar à frente do «ex-primeiro-ministro». O bloquista não é católico; sei o que digo.
Enfim, mais uma demonstração do rigor do Expresso
Não sei se me está a enganar ou a ser irónico, mas vou acreditar em si. Quanto ao rigor do Expresso, era bom que fosse só nesse jornal. Indique-me um jornal português que cumpra corretamente a função de informar imparcialmente.
Permita-me um bocadinho de publicidade e lembrar quem já está esquecido
O Diabo é um jornal semanal publicado às terças-feiras em Portugal. Foi fundado em 10 de fevereiro de 1976 por Maria Armanda Falcão, conhecida pelo pseudónimo Vera Lagoa. O jornal foi suspenso por vários meses pelo Conselho da Revolução durante Processo Revolucionário em Curso e só retomou a 10 de fevereiro de 1976. Por motivos legais, é esta a data de fundação que aparece atualmente no cabeçalho do jornal impresso
MF Leite é candidata contra os socialistas? A Manuela é uma velha retrógrada!
MF Leite critica a atual direção do PSD alinhando-se com os interesses da esquerda? A Manuela é uma figura incontornável da política portuguesa!
A Igreja Católica assume posições divergentes da esquerda progressista? A Igreja é uma instituição conservadora e retrógrada!
A Igreja Católica assume posições próximas de causas do momento da esquerda? A Igreja é uma instituição que todos devemos ouvir e respeitar!
Se alguém não vê aqui um padrão…
Neste País tudo é instrumental na luta “esquerda” vs “direita”. A comunicação social é o palco desta luta, mas é um palco um bocado inclinado….
Não se discutem os assuntos que dominam a atualidade pela sua substância, mas antes são antes usados, manipulados, como armas de arremesso para atingir um objetivo predeterminado, invariavelmente, alinhado com o pensamento e corrente ideológica esquerdista que reinante entre a maioria dos jornalistas e redações.
Sabe o que é que chateia nessas teorias da conspiração em que todos são de esquerda (jornalistas, funcionários públicos, reformados, qualquer trabalhador que diga que é mal pago, padres que critiquem o governo, etc)? É que nunca vi o PCP ou o BE a formar governo em Portugal, mas pelo que dizem os membros da direita, neste país só há perigosos e sanguinários comunistas. Vi o PS a ganhar eleições, mas um partido que executa privatizações ser de esquerda é, no mínimo, inovador no mundo ocidental… Talvez de centro-esquerda, mas esquerda? Não, aí tem a pseudo extrema-esquerda, PCP e BE.
A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados.
desde há DOIS MIL ANOS.
isso é HISTÓRIA….
FACTOS CONCRETOS E REAIS.
essa cambada q fala (vomita traumas…) é q nunca esteve ao lado dos explorados e fracos.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ HÁ AOS MILHARES POR ESSE MUNDO FORA.
essa camarilha sentada em sofas de luxo, viajando em carros de luxo, quer dar lições à ICAR????
onde chega o descaramento….e falta de vergonha.
sou de uma aldeia
e SEMPRE…SEMPRE…. a igreja católica deu de comer aos pobres, em todo o mundo
mesmo e principalmente nos países comunas onde tem um mínimo de “liberdade”, como vietname,
cuba,
eritreia…
até o falecido assassin KIM, pai do atual assassino KIM, da coreia, ambos ateus empedernidos,
chegou a pensar em permitir a igreja católica trabalhar na coreia
para AJUDAR OS POBRES…..q lá são muitos milhões..!!!!!!
“A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados. desde há DOIS MIL ANOS.”, exceto quando era a própria Igreja Católica a explorar e desprezar. Não tem mal nenhum admitir que isso aconteceu, nada é inteiramente perfeito, só era bom que se lembrassem que a Igreja também já permitiu muitos massacres (incluindo, dentro dos próprios muros do Vaticano).
Mas sim, há muitos mártires católicos, e não só, por este mundo fora que dão a vida pelas outras pessoas. Infelizmente nos seus orçamentos a Igreja esquece-se deles (concede-lhes muito pouco, algo que, entre outras coisas, está a ser investigado pelo atual papado), tal como os líderes democratas-cristãos dos estados da Europa Ocidental.
PS: Nos massacres em Alexandria ou durante a Guerra Santa a Igreja também esteve sempre ao lado dos explorados e desprezados, ou estava mais interessada em bens materiais? E Na Idade Média, estavam mais interessados na dízima ou no apoio aos pobres? Aliás, até havia aquelas frases de que nunca se tinha visto um franciscano magro (e esses faziam voto de pobreza)… As perguntas são retóricas, não me responda com os nomes de dois ou três santos que ficaram para a História. Se as pessoas estivessem bem alimentadas na Idade Média nunca teria havido tantas doenças como houve. Isso também é facto.
Há alguns embustes muito cimentados que enchem os crâneos mais atreitos a intoxicações.
André confunde EVOLUÇÃO HISTÓRICA com os 2 mil anos da ICAR.
no tempo da Idade Média vivia-se mal EM TODO O PLANETA…não era exclusivo dos países predominantemente católicos.
sobre os ditos massacres, exatamente quando e exatamente onde foram praticados???
é muito fácil ir atrás de insultos e calúnias anti católicos impostos pela kuultura jacobina dominante.
e, meu caro, redondamente enganado se julga q a ICAR não dá valor aos mártires católicos.
quase todos os anos são beatificados/canonizados imensas vítimas da fé católica, seja do tempo da Guerra civil espanhola, seja na evangelização por esse mundo fora.
a Santa Sé ( e não é de agora, é de sempre…) procura dar apoio moral, espiritual e económico aos católicos perseguidos no mundo, seja em cuba, china, irão, Venezuela, indonésia, paquistão, república centro – Africana, etc…etc…
mais de metade da população do mundo não tem liberdade para ser Cristã (china; islão…)
o que acontece é q a comunicação social ABAFA, CENSURA, ESCONDE esses factos…no seu afã de defender a barbárie anti ICAR.
consulte, por ex, a Fundação AIS (entre muitos outros sites).
os líderes democratas – cristãos da Europa foram dos principais criadores da sociedade de bem estar ou estado social europeu…….
Admito que possa haver elementos da ICAR que não seguiam a doutrina official e não tenham ajudado os mais desprezados……mas isso NUNC foi posição official e prática da ICAR.
Se pesquisar bem, há centenas de congregações com milhares de católicos/as que se dedicam inteiramente aos mais pobres e doentes do mundo..
alias, TODOS OS DIAS há católicos e evangélicos anónimos, voluntarios, que percorrem lisboa e outras cidades a distribuir alimentos aos sem abrigo…
e a comunicação social fala nisso????????
aí tem a resposta para a imagem caluniosa q se inculca sobre os Cristãos.
Vai sair caro ao Papa, este deslumbre a que tem sido acometido de dizer as banalidades politicamente correctas e sentir-se aplaudido por todos aqueles que mais odeiam a acção e obra da Igreja Católica. Quando por força natural das circunstancias tiver que colocar os pontos nos iis… (Trim, Trim,) Desculpem, tenho que ir atender o telefone. Como sou muito pecador e o Papa Francisco parece que anda a telefonar aos pecadores, é capaz de ser ele. Qualquer dia, acabo este comentário
Os “pontos nos is” é o que o Papa vem pondo, aquilo a que você chama “banalidades políticamente correctas”…
E saír-lhe caro, ele parece sabê-lo bem ! Recusou os aposentos papais, porque seria ?
Ter-se à lembrado do “Papa do sorriso”, João Paulo I, saudável e bonacheirão que, um mês depois de ser eleito, e de ter dito que ia acabar com as mordomias e luxos do Vaticano…”morreu” !!!!
E autópsias a Papas, não são permitidas ! Nunca se saberá porque “morreu”…
Depois de “atender o telefonema do Papa”…acabe o comentário !
Anónimo
Concordo com a opinião, este Papa é produto de marketing socialista e de uma comunicação social amiga.
Imenso show off, como aquela cena do puto que passou pela segurança e foi abraçar o homem.
Ia fechar o banco mas não fechou, ia acabar com os pedófilos mas não acabou, ia fazer tudo e mais alguma coisa mas para lá das promessas ainda não se viu nada.
Já percebeu que o lobi gay é cada vez mais poderoso e fez umas declaracoes inconsequentes, mas que amaciaram a bichanagem.
Há aqui comentários, que minha Nossa Senhora, confundem Religião com os profetas (modo de revelação), a Religião com factos históricos perfeitamente datados e contextualizados, enfim…
A Igreja não tem que estar a lado dos ricos ou dos pobres. Tem que ajudar quem lhe pede ajuda e quem precisa de ajuda. A Igreja trata de almas, trata de crentes. (embora também trate de uns descrentes que só lá vão para comer, mas isso são contas de outro rosário).
Na Igreja Católica, confessa-se o crente (rico ou pobre), o ministro da Igreja, a maioria das vezes, nem vê quem lá vai (se é rico ou pobre).
A Igreja Católica cometeu erros, sim cometeu (ex. Galileu, a Inquisição); graves, sim. Mas a Igreja nunca se escondeu, assumi-os. Lembrem-se do contexto histórico que se vivia.
Os críticos dizem mal por dizer mal, esquecendo a origem da Igreja, e os inúmeros ministros do culto que – e muitas vezes só eles – com coragem foram lutando contra diversas injustiças: Jesus Cristo, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, o Padre António Vieira, São Francisco de Assis (que aliás é [Deus me perdoe a heresia, mas é apenas para reforçar a “demonstratio”] a «musa» inspiradora deste Papa), Thomas More, enfim…
Eu acho que perdemos o foco e consequentemente saímos da indignação da Helena Matos.
É a esquerda ESTEVE SEMPRE DO LADO DOS MAIS POBRES…… e para isso criou só mais pobres e quase exclusivamente pobres, e quando estes por alguma razão não gostavam de ser pobres acabavam com eles.
Esquerda? A doutrina social da igreja, que todos os jesuítas como o papa defendem, é a base ideológica do corporativismo italiano (e também do português). Então por esta ordem de ideias os fascistas são de esquerda!
Eu bem que tinha as minhas desconfianças… Já o velho Mussolini era um socialista radical arrependido.
helena matos,a esquerda não pretende que a igreja esteja do seu lado,mas que o faça, pelo menos um dia por semana ao lado dos pobres.como podiamos andar na igreja se ela é tão mal frequentada? ponha-se ao longe a ver quem sai da missa ao domingo à hora de almoço,e verificará que os gatunos estão lá todos!
GostarGostar
Os pobres são imprescindíveis nos tempos atuais . Se acabarem os pobres vai haver desemprego politico
GostarGostar
Ao lado dos pobres?
Mas como é que se pode estar ao lado daquilo que nunca fomos, e nunca sentimos?
Eu também gostava muito de desportivamente gritar “Força Porto” mas tenho tentado na casa de banho em frente ao espelho e, sinceramente, não dá.
GostarGostar
Segundo a autora da posta, a esquerda aproxima-se dos explorados, pressupondo-se que a direita se aproxima dos exploradores.
Duvido que assim seja.
Quanto à Igreja, vê-se na vida de Brian que Cristo ( ou Brian ou Jesus, é conforme) os seus seguidores eram os pobres (fazia milagres mudando coisas para pão).
Os ricos não precisavam e nem gostavam dele.
Até o crucificaram por andar a dar maus exemplos com manifs, num movimento mau para os mercados.
GostarGostar
Afinal a D. Heloísa Piscoisa sabe e gosta de História…
Então, deve saber que: – O uso da Burka resoltou da (Publicado em decreto no Alcorão) do facto das mulheres uma vez por ano terem de se prostituir…. Por vergonha inventaram o pano que a Piscoisa usa… Portanto, para não a confundirmos a si às queridas tias, permita-me aconselha-lo a tirar o pano da fuça!
GostarGostar
Os colonos coitados, sentem-se desenraizados depois de expelidos.
São como aqueles escarros que sujam onde caem.
GostarGostar
D.Heloisa Piscoisa aqui vai um “escarrinho” na p**** da sua burka…
Nota: – por ofensa aos colonos, não levas “nenhum” das 300 e tal toneladas de ouro que trouxemos das colonias….
Pura ingrata!
GostarGostar
“puta” não pura….!
GostarGostar
Não pode haver esquerda ou direita na Igreja.
Deve ser sempre Igreja.
GostarGostar
Uma bela utopia.
Na igreja de Alcantarilha a caixa das esmolas é um cofre com segredo.
Se a igreja fosse apenas igreja não precisava disto.
Se necessário explico porquê.
GostarGostar
Releia o seu comentário. Muitas vezes. E perceba com clareza a monstruosidade que escreveu.
GostarGostar
Reli.
Não percebi nada da sua intervenção.
Não quer ser um bocadinho mais explícito para eu aprender?
GostarGostar
Vamos lá ver uma coisa: este papa não tem sido de direita ou de esquerda, tem sido cristão. Se há na sociedade um consenso de que quando alguém abraça os ideais cristãos é de esquerda, a única coisa que se pode retirar daí é que os democratas-cristãos fazem um péssimo trabalho de proteção dos pobres e desfavorecidos enquanto estão absortos na manutenção de uma paz social e de uma classe de privilegiados que continua, contrariamente aos ideais cristãos, a acumular riqueza enquanto aos seus compatriotas (os seus irmãos, para usar linguagem de missa) vêm as suas condições de vida a degradar-se de dia para dia.
Pessoalmente parece-me Helena, que o seu principal problema é o facto de este papa ser assumidamente cristão, o que faz com que as pessoas se apercebam de que aqueles democratas-cristãos que dizem defender as pessoas na realidade não o fazem. Está preocupada que se descubra a sua hipocrisia e a de muitos pseudo-cristãos? É esse o problema? Temos pena… Façam como se fez com o João Paulo I, matem-no (ou deixem-no morrer, é tudo uma questão de semântica, como o Sá Carneiro…).
GostarGostar
Essa não André, vir para uma caixa de comentários chamar hipócrita à autora do post, modere-se homem, pode pensá-lo, mas não lhe devia ser permitido exprimi-lo em público, a sim a modos como o manifesto, está a ver?
GostarGostar
Eu chamei hipócrita à autora do post? Limitei-me apenas a argumentar que se ela tem determinadas ações, a consequência será que se considere que ela é hipócrita. Pegando naquela frase, a carapuça serve a quem a enfia, a Helena Matos está no seu pleno direito de contra-argumentar, de demonstrar que as suas ações não promovem que se tome essa conclusão. No fundo, ela tem toda a legitimidade de explicar por que razão não é hipócrita.
Caso se sinta ofendida com as minhas palavras, apagando-as e não se defendendo, a ideia que passará é de que simplesmente ela não tem como se defender (ou não o quer fazer), em ambos os casos demonstrando a veracidade do meu raciocínio.
Se eu pensasse isto, baseado neste argumento, se escrevesse estas palavras, deixando apenas depois a possibilidade em aberto, quem seria hipócrita era eu, por ter atacado a Helena ignobilmente.
GostarGostar
Moral da historia HM: ninguem gosta de voces, nem o altissimo! Que azar o vosso!
GostarGostar
Deixiei de comprar o Expresso há quase dois anos. Depois de quase um ano a ponderar na decisão. O rigor e a verdade que o caracterizavam há muito que passou à história. Agora o Expresso é um pasquim de estórias. Como o próprio slogan diz «faz opinião»; não dá notícias; não apresenta artigos de fundo; NÃO: «faz opinião»; deve ler-se: manipula [e nem que quero pronunciar no sentido da manipulação]
Só faltou ouvir o Louçã.
INACREDITÁVEL: dos seis ouvidos, cinco são de esquerda; dos seis ouvidos apenas dois são católicos (sendo que um deles é o único que é de direita).
Julguei que fossem os católicos (quem acompanha a realidade da Igreja) que melhor pudessem opinar sobre o primeiro ano deste novo Papa. Mas enganei-me.
Não fossem os iluminados do Expresso!
GostarGostar
“dos seis ouvidos apenas dois são católicos”. Contei três, dois que se assumem católicos logo na apresentação e um ex-primeiro-ministro, de direita, que tem funções na St.ª Casa da Misericórdia. Mas tirando isso tem razão no que diz, deviam ser os católicos a avaliar o papa nos jornais, não os ateus (embora aqui esteja metade/metade).
GostarGostar
Olhe que não, olhe que não. O «e católico» do bloquista deveria estar à frente do «ex-primeiro-ministro». O bloquista não é católico; sei o que digo.
Enfim, mais uma demonstração do rigor do Expresso
GostarGostar
Não sei se me está a enganar ou a ser irónico, mas vou acreditar em si. Quanto ao rigor do Expresso, era bom que fosse só nesse jornal. Indique-me um jornal português que cumpra corretamente a função de informar imparcialmente.
GostarGostar
Não o estou a enganar e concrodo consigo quanto à imprensa portuguesa.
GostarGostar
André; Obviamente “O Crime”, por vezes (muitas) “O Diabo”, às vezes (quase nunca) “Avante!.”
GostarGostar
Não conhecia esse, “O Diabo”… Essa do “Avante!” está boa, mas pelo menos nos jornais que refere sabe-se aquilo de que se está à espera.
GostarGostar
Permita-me um bocadinho de publicidade e lembrar quem já está esquecido
O Diabo é um jornal semanal publicado às terças-feiras em Portugal. Foi fundado em 10 de fevereiro de 1976 por Maria Armanda Falcão, conhecida pelo pseudónimo Vera Lagoa. O jornal foi suspenso por vários meses pelo Conselho da Revolução durante Processo Revolucionário em Curso e só retomou a 10 de fevereiro de 1976. Por motivos legais, é esta a data de fundação que aparece atualmente no cabeçalho do jornal impresso
GostarGostar
André
Não conhece o Diabo mas permite-se comentar com autoridade a comunicação social nacional?
Então e que tal um bocadinho de humildade?
GostarGostar
MF Leite é candidata contra os socialistas? A Manuela é uma velha retrógrada!
MF Leite critica a atual direção do PSD alinhando-se com os interesses da esquerda? A Manuela é uma figura incontornável da política portuguesa!
A Igreja Católica assume posições divergentes da esquerda progressista? A Igreja é uma instituição conservadora e retrógrada!
A Igreja Católica assume posições próximas de causas do momento da esquerda? A Igreja é uma instituição que todos devemos ouvir e respeitar!
Se alguém não vê aqui um padrão…
Neste País tudo é instrumental na luta “esquerda” vs “direita”. A comunicação social é o palco desta luta, mas é um palco um bocado inclinado….
Não se discutem os assuntos que dominam a atualidade pela sua substância, mas antes são antes usados, manipulados, como armas de arremesso para atingir um objetivo predeterminado, invariavelmente, alinhado com o pensamento e corrente ideológica esquerdista que reinante entre a maioria dos jornalistas e redações.
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/01/titulos-vs-corpo-de-noticia-um-tratado.html
GostarGostar
Sabe o que é que chateia nessas teorias da conspiração em que todos são de esquerda (jornalistas, funcionários públicos, reformados, qualquer trabalhador que diga que é mal pago, padres que critiquem o governo, etc)? É que nunca vi o PCP ou o BE a formar governo em Portugal, mas pelo que dizem os membros da direita, neste país só há perigosos e sanguinários comunistas. Vi o PS a ganhar eleições, mas um partido que executa privatizações ser de esquerda é, no mínimo, inovador no mundo ocidental… Talvez de centro-esquerda, mas esquerda? Não, aí tem a pseudo extrema-esquerda, PCP e BE.
GostarGostar
Ah ! Então a Helena Matos, a contragosto, presumo, sempre vai considerando que “esta Igreja” do Papa Francisco é “de Esquerda” ?
E porquê ?
Porque Francisco fala, entre outras coisas, dos pobres e oprimidos “por esta Economia que mata” ?
Sendo assim, estou de acordo consigo…mas não “a contragosto” !!!!
GostarGostar
Mais um acto falhado de uma cambada de falhados que individualmente cuidaram de ficar bem calçados.
GostarGostar
A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados.
desde há DOIS MIL ANOS.
isso é HISTÓRIA….
FACTOS CONCRETOS E REAIS.
essa cambada q fala (vomita traumas…) é q nunca esteve ao lado dos explorados e fracos.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ HÁ AOS MILHARES POR ESSE MUNDO FORA.
essa camarilha sentada em sofas de luxo, viajando em carros de luxo, quer dar lições à ICAR????
onde chega o descaramento….e falta de vergonha.
sou de uma aldeia
e SEMPRE…SEMPRE…. a igreja católica deu de comer aos pobres, em todo o mundo
mesmo e principalmente nos países comunas onde tem um mínimo de “liberdade”, como vietname,
cuba,
eritreia…
até o falecido assassin KIM, pai do atual assassino KIM, da coreia, ambos ateus empedernidos,
chegou a pensar em permitir a igreja católica trabalhar na coreia
para AJUDAR OS POBRES…..q lá são muitos milhões..!!!!!!
GostarGostar
“A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados. desde há DOIS MIL ANOS.”, exceto quando era a própria Igreja Católica a explorar e desprezar. Não tem mal nenhum admitir que isso aconteceu, nada é inteiramente perfeito, só era bom que se lembrassem que a Igreja também já permitiu muitos massacres (incluindo, dentro dos próprios muros do Vaticano).
Mas sim, há muitos mártires católicos, e não só, por este mundo fora que dão a vida pelas outras pessoas. Infelizmente nos seus orçamentos a Igreja esquece-se deles (concede-lhes muito pouco, algo que, entre outras coisas, está a ser investigado pelo atual papado), tal como os líderes democratas-cristãos dos estados da Europa Ocidental.
PS: Nos massacres em Alexandria ou durante a Guerra Santa a Igreja também esteve sempre ao lado dos explorados e desprezados, ou estava mais interessada em bens materiais? E Na Idade Média, estavam mais interessados na dízima ou no apoio aos pobres? Aliás, até havia aquelas frases de que nunca se tinha visto um franciscano magro (e esses faziam voto de pobreza)… As perguntas são retóricas, não me responda com os nomes de dois ou três santos que ficaram para a História. Se as pessoas estivessem bem alimentadas na Idade Média nunca teria havido tantas doenças como houve. Isso também é facto.
GostarGostar
Há alguns embustes muito cimentados que enchem os crâneos mais atreitos a intoxicações.
André confunde EVOLUÇÃO HISTÓRICA com os 2 mil anos da ICAR.
no tempo da Idade Média vivia-se mal EM TODO O PLANETA…não era exclusivo dos países predominantemente católicos.
sobre os ditos massacres, exatamente quando e exatamente onde foram praticados???
é muito fácil ir atrás de insultos e calúnias anti católicos impostos pela kuultura jacobina dominante.
e, meu caro, redondamente enganado se julga q a ICAR não dá valor aos mártires católicos.
quase todos os anos são beatificados/canonizados imensas vítimas da fé católica, seja do tempo da Guerra civil espanhola, seja na evangelização por esse mundo fora.
a Santa Sé ( e não é de agora, é de sempre…) procura dar apoio moral, espiritual e económico aos católicos perseguidos no mundo, seja em cuba, china, irão, Venezuela, indonésia, paquistão, república centro – Africana, etc…etc…
mais de metade da população do mundo não tem liberdade para ser Cristã (china; islão…)
o que acontece é q a comunicação social ABAFA, CENSURA, ESCONDE esses factos…no seu afã de defender a barbárie anti ICAR.
consulte, por ex, a Fundação AIS (entre muitos outros sites).
os líderes democratas – cristãos da Europa foram dos principais criadores da sociedade de bem estar ou estado social europeu…….
Admito que possa haver elementos da ICAR que não seguiam a doutrina official e não tenham ajudado os mais desprezados……mas isso NUNC foi posição official e prática da ICAR.
Se pesquisar bem, há centenas de congregações com milhares de católicos/as que se dedicam inteiramente aos mais pobres e doentes do mundo..
alias, TODOS OS DIAS há católicos e evangélicos anónimos, voluntarios, que percorrem lisboa e outras cidades a distribuir alimentos aos sem abrigo…
e a comunicação social fala nisso????????
aí tem a resposta para a imagem caluniosa q se inculca sobre os Cristãos.
GostarGostar
Vai sair caro ao Papa, este deslumbre a que tem sido acometido de dizer as banalidades politicamente correctas e sentir-se aplaudido por todos aqueles que mais odeiam a acção e obra da Igreja Católica. Quando por força natural das circunstancias tiver que colocar os pontos nos iis… (Trim, Trim,) Desculpem, tenho que ir atender o telefone. Como sou muito pecador e o Papa Francisco parece que anda a telefonar aos pecadores, é capaz de ser ele. Qualquer dia, acabo este comentário
GostarGostar
Os “pontos nos is” é o que o Papa vem pondo, aquilo a que você chama “banalidades políticamente correctas”…
E saír-lhe caro, ele parece sabê-lo bem ! Recusou os aposentos papais, porque seria ?
Ter-se à lembrado do “Papa do sorriso”, João Paulo I, saudável e bonacheirão que, um mês depois de ser eleito, e de ter dito que ia acabar com as mordomias e luxos do Vaticano…”morreu” !!!!
E autópsias a Papas, não são permitidas ! Nunca se saberá porque “morreu”…
Depois de “atender o telefonema do Papa”…acabe o comentário !
GostarGostar
Anónimo
Concordo com a opinião, este Papa é produto de marketing socialista e de uma comunicação social amiga.
Imenso show off, como aquela cena do puto que passou pela segurança e foi abraçar o homem.
Ia fechar o banco mas não fechou, ia acabar com os pedófilos mas não acabou, ia fazer tudo e mais alguma coisa mas para lá das promessas ainda não se viu nada.
Já percebeu que o lobi gay é cada vez mais poderoso e fez umas declaracoes inconsequentes, mas que amaciaram a bichanagem.
GostarGostar
Se a Igreja vai estar do lado dos explorados, se fosse ao autor da advertência “punha-me a pau”…
GostarGostar
ver um ateu como o Marocas a perorar sobre a igreja dá-me vontade de rir…..
GostarGostar
Há aqui comentários, que minha Nossa Senhora, confundem Religião com os profetas (modo de revelação), a Religião com factos históricos perfeitamente datados e contextualizados, enfim…
A Igreja não tem que estar a lado dos ricos ou dos pobres. Tem que ajudar quem lhe pede ajuda e quem precisa de ajuda. A Igreja trata de almas, trata de crentes. (embora também trate de uns descrentes que só lá vão para comer, mas isso são contas de outro rosário).
Na Igreja Católica, confessa-se o crente (rico ou pobre), o ministro da Igreja, a maioria das vezes, nem vê quem lá vai (se é rico ou pobre).
A Igreja Católica cometeu erros, sim cometeu (ex. Galileu, a Inquisição); graves, sim. Mas a Igreja nunca se escondeu, assumi-os. Lembrem-se do contexto histórico que se vivia.
Os críticos dizem mal por dizer mal, esquecendo a origem da Igreja, e os inúmeros ministros do culto que – e muitas vezes só eles – com coragem foram lutando contra diversas injustiças: Jesus Cristo, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, o Padre António Vieira, São Francisco de Assis (que aliás é [Deus me perdoe a heresia, mas é apenas para reforçar a “demonstratio”] a «musa» inspiradora deste Papa), Thomas More, enfim…
Eu acho que perdemos o foco e consequentemente saímos da indignação da Helena Matos.
GostarGostar
É a esquerda ESTEVE SEMPRE DO LADO DOS MAIS POBRES…… e para isso criou só mais pobres e quase exclusivamente pobres, e quando estes por alguma razão não gostavam de ser pobres acabavam com eles.
GostarGostar
exato!!!!
nem mais!
GostarGostar
Quer dizer que está a passar pelo purgatório com esta igreja que diz ser de esquerda, porquê?
GostarGostar
Esquerda? A doutrina social da igreja, que todos os jesuítas como o papa defendem, é a base ideológica do corporativismo italiano (e também do português). Então por esta ordem de ideias os fascistas são de esquerda!
Eu bem que tinha as minhas desconfianças… Já o velho Mussolini era um socialista radical arrependido.
GostarGostar
Se os fascists a que se refere, forem os nazistas alemães, pode crer que eram de esquerda e não era por esta ordem de ideias.
GostarGostar