Saltar para o conteúdo

Moral da História: se a Igreja for de esquerda pode considerar-se abençoada. Caso contrário espera-a o fogo do Inferno

13 Março, 2014

“Há uma nova esperança de que a Igreja se aproxime dos explorados” Mário Soares, Maria de Belém, Arménio Carlos e Carlos Gonçalves falam sobre o primeiro ano de pontificado do Papa que veio “do fim do mundo”. Leia os depoimentos.

43 comentários leave one →
  1. jazevedo's avatar
    jazevedo permalink
    13 Março, 2014 10:31

    helena matos,a esquerda não pretende que a igreja esteja do seu lado,mas que o faça, pelo menos um dia por semana ao lado dos pobres.como podiamos andar na igreja se ela é tão mal frequentada? ponha-se ao longe a ver quem sai da missa ao domingo à hora de almoço,e verificará que os gatunos estão lá todos!

    Gostar

    • joaquim's avatar
      joaquim permalink
      13 Março, 2014 11:39

      Os pobres são imprescindíveis nos tempos atuais . Se acabarem os pobres vai haver desemprego politico

      Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      13 Março, 2014 13:43

      Ao lado dos pobres?
      Mas como é que se pode estar ao lado daquilo que nunca fomos, e nunca sentimos?
      Eu também gostava muito de desportivamente gritar “Força Porto” mas tenho tentado na casa de banho em frente ao espelho e, sinceramente, não dá.

      Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    13 Março, 2014 10:33

    Segundo a autora da posta, a esquerda aproxima-se dos explorados, pressupondo-se que a direita se aproxima dos exploradores.
    Duvido que assim seja.
    Quanto à Igreja, vê-se na vida de Brian que Cristo ( ou Brian ou Jesus, é conforme) os seus seguidores eram os pobres (fazia milagres mudando coisas para pão).
    Os ricos não precisavam e nem gostavam dele.
    Até o crucificaram por andar a dar maus exemplos com manifs, num movimento mau para os mercados.

    Gostar

    • colono's avatar
      colono permalink
      13 Março, 2014 11:56

      Afinal a D. Heloísa Piscoisa sabe e gosta de História…

      Então, deve saber que: – O uso da Burka resoltou da (Publicado em decreto no Alcorão) do facto das mulheres uma vez por ano terem de se prostituir…. Por vergonha inventaram o pano que a Piscoisa usa… Portanto, para não a confundirmos a si às queridas tias, permita-me aconselha-lo a tirar o pano da fuça!

      Gostar

    • piscoiso's avatar
      13 Março, 2014 12:15

      Os colonos coitados, sentem-se desenraizados depois de expelidos.
      São como aqueles escarros que sujam onde caem.

      Gostar

      • colono's avatar
        colono permalink
        13 Março, 2014 12:34

        D.Heloisa Piscoisa aqui vai um “escarrinho” na p**** da sua burka…

        Nota: – por ofensa aos colonos, não levas “nenhum” das 300 e tal toneladas de ouro que trouxemos das colonias….
        Pura ingrata!

        Gostar

      • colono's avatar
        colono permalink
        13 Março, 2014 12:35

        “puta” não pura….!

        Gostar

  3. josegcmonteiro's avatar
    13 Março, 2014 10:46

    Não pode haver esquerda ou direita na Igreja.
    Deve ser sempre Igreja.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      13 Março, 2014 13:45

      Uma bela utopia.
      Na igreja de Alcantarilha a caixa das esmolas é um cofre com segredo.
      Se a igreja fosse apenas igreja não precisava disto.
      Se necessário explico porquê.

      Gostar

      • von's avatar
        von permalink
        13 Março, 2014 17:29

        Releia o seu comentário. Muitas vezes. E perceba com clareza a monstruosidade que escreveu.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        13 Março, 2014 19:02

        Reli.
        Não percebi nada da sua intervenção.
        Não quer ser um bocadinho mais explícito para eu aprender?

        Gostar

  4. André's avatar
    André permalink
    13 Março, 2014 10:54

    Vamos lá ver uma coisa: este papa não tem sido de direita ou de esquerda, tem sido cristão. Se há na sociedade um consenso de que quando alguém abraça os ideais cristãos é de esquerda, a única coisa que se pode retirar daí é que os democratas-cristãos fazem um péssimo trabalho de proteção dos pobres e desfavorecidos enquanto estão absortos na manutenção de uma paz social e de uma classe de privilegiados que continua, contrariamente aos ideais cristãos, a acumular riqueza enquanto aos seus compatriotas (os seus irmãos, para usar linguagem de missa) vêm as suas condições de vida a degradar-se de dia para dia.
    Pessoalmente parece-me Helena, que o seu principal problema é o facto de este papa ser assumidamente cristão, o que faz com que as pessoas se apercebam de que aqueles democratas-cristãos que dizem defender as pessoas na realidade não o fazem. Está preocupada que se descubra a sua hipocrisia e a de muitos pseudo-cristãos? É esse o problema? Temos pena… Façam como se fez com o João Paulo I, matem-no (ou deixem-no morrer, é tudo uma questão de semântica, como o Sá Carneiro…).

    Gostar

    • Caetano's avatar
      Caetano permalink
      13 Março, 2014 11:15

      Essa não André, vir para uma caixa de comentários chamar hipócrita à autora do post, modere-se homem, pode pensá-lo, mas não lhe devia ser permitido exprimi-lo em público, a sim a modos como o manifesto, está a ver?

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        13 Março, 2014 11:23

        Eu chamei hipócrita à autora do post? Limitei-me apenas a argumentar que se ela tem determinadas ações, a consequência será que se considere que ela é hipócrita. Pegando naquela frase, a carapuça serve a quem a enfia, a Helena Matos está no seu pleno direito de contra-argumentar, de demonstrar que as suas ações não promovem que se tome essa conclusão. No fundo, ela tem toda a legitimidade de explicar por que razão não é hipócrita.
        Caso se sinta ofendida com as minhas palavras, apagando-as e não se defendendo, a ideia que passará é de que simplesmente ela não tem como se defender (ou não o quer fazer), em ambos os casos demonstrando a veracidade do meu raciocínio.
        Se eu pensasse isto, baseado neste argumento, se escrevesse estas palavras, deixando apenas depois a possibilidade em aberto, quem seria hipócrita era eu, por ter atacado a Helena ignobilmente.

        Gostar

  5. Aryan's avatar
    13 Março, 2014 11:41

    Moral da historia HM: ninguem gosta de voces, nem o altissimo! Que azar o vosso!

    Gostar

  6. Atento's avatar
    Atento permalink
    13 Março, 2014 12:02

    Deixiei de comprar o Expresso há quase dois anos. Depois de quase um ano a ponderar na decisão. O rigor e a verdade que o caracterizavam há muito que passou à história. Agora o Expresso é um pasquim de estórias. Como o próprio slogan diz «faz opinião»; não dá notícias; não apresenta artigos de fundo; NÃO: «faz opinião»; deve ler-se: manipula [e nem que quero pronunciar no sentido da manipulação]
    Só faltou ouvir o Louçã.
    INACREDITÁVEL: dos seis ouvidos, cinco são de esquerda; dos seis ouvidos apenas dois são católicos (sendo que um deles é o único que é de direita).
    Julguei que fossem os católicos (quem acompanha a realidade da Igreja) que melhor pudessem opinar sobre o primeiro ano deste novo Papa. Mas enganei-me.
    Não fossem os iluminados do Expresso!

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      13 Março, 2014 12:23

      “dos seis ouvidos apenas dois são católicos”. Contei três, dois que se assumem católicos logo na apresentação e um ex-primeiro-ministro, de direita, que tem funções na St.ª Casa da Misericórdia. Mas tirando isso tem razão no que diz, deviam ser os católicos a avaliar o papa nos jornais, não os ateus (embora aqui esteja metade/metade).

      Gostar

      • Atento's avatar
        Atento permalink
        13 Março, 2014 12:52

        Olhe que não, olhe que não. O «e católico» do bloquista deveria estar à frente do «ex-primeiro-ministro». O bloquista não é católico; sei o que digo.
        Enfim, mais uma demonstração do rigor do Expresso

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        13 Março, 2014 13:11

        Não sei se me está a enganar ou a ser irónico, mas vou acreditar em si. Quanto ao rigor do Expresso, era bom que fosse só nesse jornal. Indique-me um jornal português que cumpra corretamente a função de informar imparcialmente.

        Gostar

      • Atento's avatar
        Atento permalink
        13 Março, 2014 14:20

        Não o estou a enganar e concrodo consigo quanto à imprensa portuguesa.

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      13 Março, 2014 13:50

      André; Obviamente “O Crime”, por vezes (muitas) “O Diabo”, às vezes (quase nunca) “Avante!.”

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        13 Março, 2014 14:38

        Não conhecia esse, “O Diabo”… Essa do “Avante!” está boa, mas pelo menos nos jornais que refere sabe-se aquilo de que se está à espera.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        13 Março, 2014 15:45

        Permita-me um bocadinho de publicidade e lembrar quem já está esquecido

        O Diabo é um jornal semanal publicado às terças-feiras em Portugal. Foi fundado em 10 de fevereiro de 1976 por Maria Armanda Falcão, conhecida pelo pseudónimo Vera Lagoa. O jornal foi suspenso por vários meses pelo Conselho da Revolução durante Processo Revolucionário em Curso e só retomou a 10 de fevereiro de 1976. Por motivos legais, é esta a data de fundação que aparece atualmente no cabeçalho do jornal impresso

        Gostar

      • Churchill's avatar
        Churchill permalink
        13 Março, 2014 21:15

        André
        Não conhece o Diabo mas permite-se comentar com autoridade a comunicação social nacional?
        Então e que tal um bocadinho de humildade?

        Gostar

  7. murphy's avatar
    murphy permalink
    13 Março, 2014 12:18

    MF Leite é candidata contra os socialistas? A Manuela é uma velha retrógrada!
    MF Leite critica a atual direção do PSD alinhando-se com os interesses da esquerda? A Manuela é uma figura incontornável da política portuguesa!
    A Igreja Católica assume posições divergentes da esquerda progressista? A Igreja é uma instituição conservadora e retrógrada!
    A Igreja Católica assume posições próximas de causas do momento da esquerda? A Igreja é uma instituição que todos devemos ouvir e respeitar!
    Se alguém não vê aqui um padrão…

    Neste País tudo é instrumental na luta “esquerda” vs “direita”. A comunicação social é o palco desta luta, mas é um palco um bocado inclinado….
    Não se discutem os assuntos que dominam a atualidade pela sua substância, mas antes são antes usados, manipulados, como armas de arremesso para atingir um objetivo predeterminado, invariavelmente, alinhado com o pensamento e corrente ideológica esquerdista que reinante entre a maioria dos jornalistas e redações.

    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/01/titulos-vs-corpo-de-noticia-um-tratado.html

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      13 Março, 2014 12:28

      Sabe o que é que chateia nessas teorias da conspiração em que todos são de esquerda (jornalistas, funcionários públicos, reformados, qualquer trabalhador que diga que é mal pago, padres que critiquem o governo, etc)? É que nunca vi o PCP ou o BE a formar governo em Portugal, mas pelo que dizem os membros da direita, neste país só há perigosos e sanguinários comunistas. Vi o PS a ganhar eleições, mas um partido que executa privatizações ser de esquerda é, no mínimo, inovador no mundo ocidental… Talvez de centro-esquerda, mas esquerda? Não, aí tem a pseudo extrema-esquerda, PCP e BE.

      Gostar

  8. José Peralta's avatar
    José Peralta permalink
    13 Março, 2014 12:22

    Ah ! Então a Helena Matos, a contragosto, presumo, sempre vai considerando que “esta Igreja” do Papa Francisco é “de Esquerda” ?

    E porquê ?

    Porque Francisco fala, entre outras coisas, dos pobres e oprimidos “por esta Economia que mata” ?

    Sendo assim, estou de acordo consigo…mas não “a contragosto” !!!!

    Gostar

  9. Bento 2014's avatar
    Bento 2014 permalink
    13 Março, 2014 12:51

    Mais um acto falhado de uma cambada de falhados que individualmente cuidaram de ficar bem calçados.

    Gostar

  10. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    13 Março, 2014 13:04

    A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados.
    desde há DOIS MIL ANOS.
    isso é HISTÓRIA….
    FACTOS CONCRETOS E REAIS.
    essa cambada q fala (vomita traumas…) é q nunca esteve ao lado dos explorados e fracos.
    MADRE TERESA DE CALCUTÁ HÁ AOS MILHARES POR ESSE MUNDO FORA.
    essa camarilha sentada em sofas de luxo, viajando em carros de luxo, quer dar lições à ICAR????
    onde chega o descaramento….e falta de vergonha.
    sou de uma aldeia

    e SEMPRE…SEMPRE…. a igreja católica deu de comer aos pobres, em todo o mundo

    mesmo e principalmente nos países comunas onde tem um mínimo de “liberdade”, como vietname,
    cuba,
    eritreia…
    até o falecido assassin KIM, pai do atual assassino KIM, da coreia, ambos ateus empedernidos,
    chegou a pensar em permitir a igreja católica trabalhar na coreia
    para AJUDAR OS POBRES…..q lá são muitos milhões..!!!!!!

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      13 Março, 2014 13:26

      “A Igreja Católica SEMPRE esteve ao lado dos pobres, explorados e desprezados. desde há DOIS MIL ANOS.”, exceto quando era a própria Igreja Católica a explorar e desprezar. Não tem mal nenhum admitir que isso aconteceu, nada é inteiramente perfeito, só era bom que se lembrassem que a Igreja também já permitiu muitos massacres (incluindo, dentro dos próprios muros do Vaticano).
      Mas sim, há muitos mártires católicos, e não só, por este mundo fora que dão a vida pelas outras pessoas. Infelizmente nos seus orçamentos a Igreja esquece-se deles (concede-lhes muito pouco, algo que, entre outras coisas, está a ser investigado pelo atual papado), tal como os líderes democratas-cristãos dos estados da Europa Ocidental.

      PS: Nos massacres em Alexandria ou durante a Guerra Santa a Igreja também esteve sempre ao lado dos explorados e desprezados, ou estava mais interessada em bens materiais? E Na Idade Média, estavam mais interessados na dízima ou no apoio aos pobres? Aliás, até havia aquelas frases de que nunca se tinha visto um franciscano magro (e esses faziam voto de pobreza)… As perguntas são retóricas, não me responda com os nomes de dois ou três santos que ficaram para a História. Se as pessoas estivessem bem alimentadas na Idade Média nunca teria havido tantas doenças como houve. Isso também é facto.

      Gostar

      • O SÁTIRO's avatar
        O SÁTIRO permalink
        13 Março, 2014 17:24

        Há alguns embustes muito cimentados que enchem os crâneos mais atreitos a intoxicações.
        André confunde EVOLUÇÃO HISTÓRICA com os 2 mil anos da ICAR.
        no tempo da Idade Média vivia-se mal EM TODO O PLANETA…não era exclusivo dos países predominantemente católicos.
        sobre os ditos massacres, exatamente quando e exatamente onde foram praticados???
        é muito fácil ir atrás de insultos e calúnias anti católicos impostos pela kuultura jacobina dominante.
        e, meu caro, redondamente enganado se julga q a ICAR não dá valor aos mártires católicos.
        quase todos os anos são beatificados/canonizados imensas vítimas da fé católica, seja do tempo da Guerra civil espanhola, seja na evangelização por esse mundo fora.
        a Santa Sé ( e não é de agora, é de sempre…) procura dar apoio moral, espiritual e económico aos católicos perseguidos no mundo, seja em cuba, china, irão, Venezuela, indonésia, paquistão, república centro – Africana, etc…etc…
        mais de metade da população do mundo não tem liberdade para ser Cristã (china; islão…)
        o que acontece é q a comunicação social ABAFA, CENSURA, ESCONDE esses factos…no seu afã de defender a barbárie anti ICAR.
        consulte, por ex, a Fundação AIS (entre muitos outros sites).
        os líderes democratas – cristãos da Europa foram dos principais criadores da sociedade de bem estar ou estado social europeu…….
        Admito que possa haver elementos da ICAR que não seguiam a doutrina official e não tenham ajudado os mais desprezados……mas isso NUNC foi posição official e prática da ICAR.
        Se pesquisar bem, há centenas de congregações com milhares de católicos/as que se dedicam inteiramente aos mais pobres e doentes do mundo..
        alias, TODOS OS DIAS há católicos e evangélicos anónimos, voluntarios, que percorrem lisboa e outras cidades a distribuir alimentos aos sem abrigo…
        e a comunicação social fala nisso????????
        aí tem a resposta para a imagem caluniosa q se inculca sobre os Cristãos.

        Gostar

  11. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    13 Março, 2014 13:05

    Vai sair caro ao Papa, este deslumbre a que tem sido acometido de dizer as banalidades politicamente correctas e sentir-se aplaudido por todos aqueles que mais odeiam a acção e obra da Igreja Católica. Quando por força natural das circunstancias tiver que colocar os pontos nos iis… (Trim, Trim,) Desculpem, tenho que ir atender o telefone. Como sou muito pecador e o Papa Francisco parece que anda a telefonar aos pecadores, é capaz de ser ele. Qualquer dia, acabo este comentário

    Gostar

    • José Peralta's avatar
      José Peralta permalink
      13 Março, 2014 20:21

      Os “pontos nos is” é o que o Papa vem pondo, aquilo a que você chama “banalidades políticamente correctas”…

      E saír-lhe caro, ele parece sabê-lo bem ! Recusou os aposentos papais, porque seria ?

      Ter-se à lembrado do “Papa do sorriso”, João Paulo I, saudável e bonacheirão que, um mês depois de ser eleito, e de ter dito que ia acabar com as mordomias e luxos do Vaticano…”morreu” !!!!

      E autópsias a Papas, não são permitidas ! Nunca se saberá porque “morreu”…

      Depois de “atender o telefonema do Papa”…acabe o comentário !

      Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      13 Março, 2014 21:23

      Anónimo
      Concordo com a opinião, este Papa é produto de marketing socialista e de uma comunicação social amiga.
      Imenso show off, como aquela cena do puto que passou pela segurança e foi abraçar o homem.
      Ia fechar o banco mas não fechou, ia acabar com os pedófilos mas não acabou, ia fazer tudo e mais alguma coisa mas para lá das promessas ainda não se viu nada.
      Já percebeu que o lobi gay é cada vez mais poderoso e fez umas declaracoes inconsequentes, mas que amaciaram a bichanagem.

      Gostar

  12. Artista Português's avatar
    Artista Português permalink
    13 Março, 2014 13:47

    Se a Igreja vai estar do lado dos explorados, se fosse ao autor da advertência “punha-me a pau”…

    Gostar

  13. pedrotinoco's avatar
    pedrotinoco permalink
    13 Março, 2014 14:45

    ver um ateu como o Marocas a perorar sobre a igreja dá-me vontade de rir…..

    Gostar

  14. Atento's avatar
    Atento permalink
    13 Março, 2014 14:49

    Há aqui comentários, que minha Nossa Senhora, confundem Religião com os profetas (modo de revelação), a Religião com factos históricos perfeitamente datados e contextualizados, enfim…
    A Igreja não tem que estar a lado dos ricos ou dos pobres. Tem que ajudar quem lhe pede ajuda e quem precisa de ajuda. A Igreja trata de almas, trata de crentes. (embora também trate de uns descrentes que só lá vão para comer, mas isso são contas de outro rosário).
    Na Igreja Católica, confessa-se o crente (rico ou pobre), o ministro da Igreja, a maioria das vezes, nem vê quem lá vai (se é rico ou pobre).
    A Igreja Católica cometeu erros, sim cometeu (ex. Galileu, a Inquisição); graves, sim. Mas a Igreja nunca se escondeu, assumi-os. Lembrem-se do contexto histórico que se vivia.
    Os críticos dizem mal por dizer mal, esquecendo a origem da Igreja, e os inúmeros ministros do culto que – e muitas vezes só eles – com coragem foram lutando contra diversas injustiças: Jesus Cristo, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, o Padre António Vieira, São Francisco de Assis (que aliás é [Deus me perdoe a heresia, mas é apenas para reforçar a “demonstratio”] a «musa» inspiradora deste Papa), Thomas More, enfim…
    Eu acho que perdemos o foco e consequentemente saímos da indignação da Helena Matos.

    Gostar

  15. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    13 Março, 2014 15:01

    É a esquerda ESTEVE SEMPRE DO LADO DOS MAIS POBRES…… e para isso criou só mais pobres e quase exclusivamente pobres, e quando estes por alguma razão não gostavam de ser pobres acabavam com eles.

    Gostar

  16. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    13 Março, 2014 18:57

    Quer dizer que está a passar pelo purgatório com esta igreja que diz ser de esquerda, porquê?

    Gostar

  17. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    13 Março, 2014 23:12

    Esquerda? A doutrina social da igreja, que todos os jesuítas como o papa defendem, é a base ideológica do corporativismo italiano (e também do português). Então por esta ordem de ideias os fascistas são de esquerda!

    Eu bem que tinha as minhas desconfianças… Já o velho Mussolini era um socialista radical arrependido.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      14 Março, 2014 11:42

      Se os fascists a que se refere, forem os nazistas alemães, pode crer que eram de esquerda e não era por esta ordem de ideias.

      Gostar

Indigne-se aqui.