Saltar para o conteúdo

Turista acidental: um museu e um almoço

27 Março, 2014
by

Lembro-me de que sendo Schmidt chanceler e eu primeiro–ministro, e estando Portugal numa situação financeira difícil, fui a Bona, então capital da Alemanha, com o ministro das Finanças Vítor Constâncio. Uns minutos depois, estando já Vítor Constâncio a expor a situação financeira, de que eu percebia tão pouco, pedi licença a Schmidt para ir dar uma volta e ver um museu. Assim aconteceu. Mas uma hora depois regressei para almoçar com ele, como estava combinado. Constâncio pediu para ir lavar as mãos. E então Schmidt disse-me: “Parabéns! Tens um ministro das Finanças excecional.” Ficou tudo resolvido.

O FMI chegou a Portugal pela primeira vez logo a seguir. Estava mesmo tudo resolvido. 

71 comentários leave one →
  1. Atento's avatar
    Atento permalink
    27 Março, 2014 08:33

    Ehhhhhh ppááááá, o Constâncio era o Ministro das Finanças? Já não me lembrava…É verdade.
    Pois, está explicado.

    Gostar

  2. manuel's avatar
    manuel permalink
    27 Março, 2014 08:52

    O nosso problema não é o Soares é a incompetência deste governo que o sr continua a não querer ver ,como da sua rejeitada reforma da RTP que eu estava de acordo e agora sobre a pretensa reforma da RTP(aumento da taxa de 2,25 para 2,65) o sr não diz nada. Ontem na despedida o Mário Crespo definiu o que queremos de um jornalista.

    Gostar

    • jmf1957's avatar
      • manuel's avatar
        manuel permalink
        27 Março, 2014 09:25

        Já li e copiei , está lá tudo o que eu penso e apresento-lhe as minhas desculpas .efetivamente é esse sentido crítico que os jornalistas têm de ter. No entanto, continuo a pensar que Soares e Constâncio já não ajudam nada à resolução dos nossos problemas e o governo em vez de continuar a ” reformar” cortando nos ordenados dos reformados e trabalhadores devia dar o exemplo de frugalidade como davam os governantes da 1 ª República e do Estado Novo, só isto ,daria outra força para aquilo que se pede às pessoas. Só um exemplo: vi na TV Italiana o presidente do conselho Letta ir ao PR apresentar a demissão conduzindo um alfa Romeo de média gama e, posteriormente ,o novo presidente Renzi quando foi receber a missão de formar governo fez o mesmo. Claro que o seu artigo aborda a reforma numa ampla visão que é mais do que isto.

        Gostar

    • Atento's avatar
      Atento permalink
      27 Março, 2014 09:24

      Sim, pois. É o Mário Crespo faz a interpretação autêntica do que é a profissão… Ele que durante o Jornal das 9 sempre deu um grande exemplo de isenção…. Óhh, Óhh.
      E claro, o Soares não é o nosso problema…. Presumo que, neste período, se esteja a referir a Alexandre Soares dos Santos.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        27 Março, 2014 09:37

        Quando estivermos com o Pib/Capita da Bulgária lembra-te que do que escrevias em 2014. Eu .não quero um país assim, hoje mesmo , foi anunciado que a Alemanha vai fazer legislação para expulsar os romenos e búlgaros que andam por lá no desemprego a inventar filhos para subsídios ,etc.A responsabilidade dessa situação é dos governos desses países e ,infelizmente ,temos muitos emigrantes que já sobrevivem com a ajuda da diáspora.

        Gostar

      • Atento's avatar
        Atento permalink
        27 Março, 2014 09:44

        Uáááuuuuu Manuel, que argumentação.
        Nem me meto mais consigo!

        Gostar

      • Eleutério Viegas's avatar
        Eleutério Viegas permalink
        27 Março, 2014 09:48

        O Manel faz parte do grupo dos jarretas… Provavelmente, os jarretas que assinaram o papel não chamaram o Manel para assinar porque não tem o pedigree deles, os que assinaram… Todos ex-qualquer coisa, o que significa, sabemos agora, penduras-mor.

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      27 Março, 2014 11:58

      Este senhor foi um dos que o Mário Crespo diz que vai ter muitas saudades. Deve ser da sua clarividência, como demonstram estas afirmações, depois de ter sido um dos entusiastas do endividamento do estado:

      http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/portugal_devia_negociar_uma_mutualizacao_da_divida_defende_jorge_sampaio.html

      Gostar

  3. Pio's avatar
    Pio permalink
    27 Março, 2014 08:52

    Que vergonha.

    Gostar

  4. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    27 Março, 2014 09:25

    Com frequência, as pessoas para o fim da vida começam a fantasiar, misturando a realidade com desejos e sonhos. Ainda ontem encontrei um meu ex-colega de trabalho, já entradote, que me agradeceu, repetidas vezes, um favor que eu nunca lhe fiz. E a esposa, que estava ao lado, disse-me que ele agora anda, quase todos os dias, a falar disso.
    Em conclusão, não devemos entender à letra aquilo que o Dr. Mário Soares diz ou escreve.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Março, 2014 12:32

      O Soares está super lúcido.
      O único defeito, se é que é defeito, é mentir.
      Como economista é um ás, está farto de sacar dinheiro do bolso deste contribuinte.
      Tem uma memória de elefante muito selectiva pois nunca esquece um inimigo.
      Só há uma única coisa em que ele às vezes tropeça, é quando lhe perguntam quantos países visitou em “visita oficial”.

      Gostar

  5. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    27 Março, 2014 09:26

    Sacanas destes “alemões”. Apesar do PM portuga se ter borrifado para a situação e ter achado que mais importante era visitar um museu, apesar disso o estúpido do alemão resolveu tudo.
    Já naquela altura eles resolviam os problemas portugueses? Caraca e eu a achar que eles eram maus.

    Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      27 Março, 2014 09:40

      Estou mesmo a ver a cara tradicional de Seguro ao ataque, parecendo estar na retrete, comentando uma ida de Passos Coelho a um museu a meio de uma reunião dos ministros europeus, ou às Seychelles, para andar de tartaruga. Ou, imaginemos, até para ir visitar uma amigo mafioso foragido à Interpol a meio de uma visita oficial! Este país tem uma história engraçada. Mas a parte que mais me agrada é os portugueses julgarem que a Europa não sabe exactamente quem nós somos – é por isso que ouço o Seguro a debitar sobre resolução dos problemas da Europa e acho que o tipo devia ser internado.

      Gostar

  6. LTR's avatar
    LTR permalink
    27 Março, 2014 09:31

    Ah!!! Então os alemães na altura eram amigos do PS e dos portugueses!!!
    Interessante.

    Só não percebo é como gente tão boa nem notou a existência de um BPN que qualquer funcionário de quarta categoria de qualquer dependência bancária da concorrência conhecia.

    Conseguiremos viver até 2020 sem outra “resolução” do PS?

    Gostar

  7. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    27 Março, 2014 09:51

    Este bochechudo nojento é do pior… Um incapaz fala-barato que já detesto desde pequenino. Devia ser intuição infantil, e estava certa. Quanto ao vitinho, uma nódoa também já fora de prazo que tem andado de tacho em tacho ao longo todos estes anos graças aos aventais. E o bochechudo também tem um… avental. E nenhum deles cozinha.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Março, 2014 10:07

      Claro que concordo com o manifesto e dou-lhe dois exemplos do sentido crítico que temos de ter relativamente a um governo que se candidatou dizendo que o outro era um aldrabão e é ,mas, comporta-se do mesmo modo . A Grécia, perigosa esquerdista, conseguiu reformar a Televisão e reduzir as câmaras e este governo? Penso que ,aguardamos pelo guião da reforma do estado do sr Portas.

      Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    27 Março, 2014 10:07

    O insulto dos idosos fica-vos tão mal…
    Nem resolve os vossos problemas.
    É dejà vu.
    Des conneries.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Março, 2014 10:08

      Quanto mais o governo faz porcaria e se enterra mais cegos ficam. Apre!

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      27 Março, 2014 12:27

      Verdade….mas resolveram quando lhe chamavam a velha….não lhes ficava bem ….mas resolvia os problemas…pelo menos mais que duplicamos a dívida.

      Gostar

      • piscoiso's avatar
        piscoiso permalink
        27 Março, 2014 12:40

        Chamar velho(a) a um(a) velho(a) não é insulto.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        27 Março, 2014 15:00

        é um mimo…assim como chamar bochechudo a uma pessoa que tenha bochechas….. e por aí adiante.
        Carinhos……
        Eu chamaria o velhinho tartarugueiro. Está bem assim?

        Gostar

  9. Ze Gneiss's avatar
    Ze Gneiss permalink
    27 Março, 2014 10:47

    Mário Soares tem razão.
    Helmut Schmidt mandou o FMI resolver a situação, portanto ficou tudo resolvido.
    Pelos vistos era dinheiro que eles queriam.

    Gostar

  10. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    27 Março, 2014 12:03

    O Mário Soares que é um velho decrépito e sempre teve mau caracter, agora anda a dizer nos jornais que foi o salvador do mundo. Desde a libertação do Mandela, até à queda do Muro, foi tudo por intervenção pessoal de suacelência. Só foi pena tanto prestigio no mundo, não ter sido suficiente para o eleger presidente do Parlamento Europeu, sendo vergonhosamente derrotado por uma obscura dona de casa, de que nunca se tinha ouvido falar, nem nunca mais se ouviu falar. Soares é um aldrabãozeco.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      27 Março, 2014 12:31

      Só agora entendi. Depois do seu comentário fui ler o artigo do sr Soares e o mesmo é de fato demolidor. E, também entendo o silêncio do “escorpião”. A fuga de informações de hoje do Ministério das Finanças é reveladora que a vingança se servirá fria.

      Gostar

    • Atento's avatar
      Atento permalink
      27 Março, 2014 12:42

      Muito bem, Alexandre Carvalho da Silveira. Um síntese biográfica muito exacta.

      Gostar

  11. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    27 Março, 2014 12:09

    PS Como o próprio afirma, as intervenções dele na resolução dos problemas do país resumiam-se ao almocinho da ordem.

    Gostar

    • piscoiso's avatar
      piscoiso permalink
      27 Março, 2014 12:46

      Por vezes há melhores soluções encontradas num almoço, do que em sumptuosas cimeiras cimeiras com foto conjunta e emblema na lapela.

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        27 Março, 2014 17:55

        Concordo. Estará o Piscoiso disponível para me pagar um almoço, a ver se melhor nos entendemos? É que está na altura da lampreia e eu, este ano, ainda não comi tão apreciado petisco – parece impossível, mas há muita gente que não gosta…
        Fico aguardando.

        Gostar

  12. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    27 Março, 2014 13:01

    Claro que o FMI chegou a Portugal logo a seguir. Depois do desastre do governo AD, sabia-se que o FMI tinha de vir.
    Soares cometeu algumas asneiras, houve austeridade e fome. Mas passado muito pouco tempo a economia recuperou e o país voltou à normalidade e ao crescimento. Soares já tinha integrado na sociedade portuguesa, poucos anos antes, quase um milhão de retornados que, aliás, nunca sequer lhe agradeceram.
    Presentemente, temos um primeiro-ministro que prometeu resolver os problemas com cortes nas gorduras e agora já avançam com vinte anos de austeridade.
    Mas este post de JMF tem uma virtude e um defeito: a virtude foi dar-me vontade de ler (e li) o artigo de Soares. Espantosa lucidez para a idade.
    O defeito é colocar a direita menos polida a salivar. Ou seja, este post é pouco educativo para a suscetibilidade da direita. 😉

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Março, 2014 14:07

      Não deve conhecer pessoalmente nenhum retornado.
      Não há um único que não lhe aponte o dedo como o patrão da “descolonização exemplar”.
      Tem nas mãos o sangue de milhares.
      Eu, e aposto que muitos outros, guardamos religiosamente na geleira uma garrafa de espumante.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 14:27

        Conheci vários… muitos. Quatro estiveram instalados imenso tempo em cada de um familiar meu bastante próximo sem pagar nada. Cederam-lhes o próprio quarto. Nunca agradeceram e depois de abandonarem a casa deixaram de falar para os acolhedores. Eu ainda me dou bem com eles. Todos os dias me cruzo com vários deles, com quem me dou bem. Até me dou com dois que fizeram manigâncias julgadas em tribunal. E sei em que empregos foram colocados todos os que conheço: EDP, escolas, registos notariais, etc. Por isso, muito portugueses se manifestavam contra eles. Eu sempre tive tolerância, mas não gosto que ataquem quem mais fez por eles.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        27 Março, 2014 18:06

        Defenda-se, Fincapé, tenha cuidado com algumas dessas pessoas com quem se dá bem. Gente dessa, que nem foi capaz de agradecer o acolhimento generoso do seu familiar, bem como os que fizeram “manigâncias julgadas em tribunal”, não merecem, penso eu, ser tratados como amigos, mas apenas por conhecidos, e conhecidos por força das circunstâncias…
        E acredite que não foi o Mário Soares quem mais fez por eles. Neste aspecto está redondamente enganado.

        Gostar

    • LR's avatar
      27 Março, 2014 15:15

      Fincapé, aquando da 1ª vinda do FMI, não tinha havido nenhum governo prévio da AD. Apenas do Vasco Gonçalves, do Mário Soares e do Pinheiro de Azevedo, que fez a transição entre eles.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 15:38

        Obrigado, LR. Tem razão. Eu referi a segunda vinda do FMI por lapso.

        Gostar

    • Atento's avatar
      Atento permalink
      27 Março, 2014 15:32

      Caro Fincapé, tenha vossemecê o topete de repetir junto a um retornado que o Bochechas «…já tinha integrado na sociedade portuguesa, poucos anos antes, quase um milhão de retornados que, aliás, nunca sequer lhe agradeceram», para ver o agradecimento que eles lhe dão.
      Aliás, isso é uma das mais rematadas faltas de respeito para com o povo português que, esse sim, sem Soares, nem Almeida Santos ou outros quejandos, integraram e auxiliaram os retornados.
      Ele há cada um…..
      Você anda a tomar umas coisas, oh homem.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 15:45

        Não esteja com alucinações, homem de Deus. Nem sou de ter medos, nem disse qualquer frase desrespeitosa. Conheci muitos, alguns investiram com apoio do Estado, mas foram-se abaixo. Outros foram colocados onde era possível. Se ler bem, eu disse uma coisa que é verdade: tive sempre alguma compreensão pelo que lhes aconteceu. Dois deles traíram-me e mesmo assim foram desculpados.
        Você é que parece que não entendeu que alguns tiveram tanta ajuda que até houve quem dispensasse a sua própria cama para lhes oferecer. Isto à frente dos meus olhos. Quer que nego esta verdade ou aceita-a, mesmo sem agradecer essas boas vontades?

        Gostar

    • Atento's avatar
      Atento permalink
      27 Março, 2014 15:34

      Pelo post das 14h e 27m, percebi que você é um garoto. Desculpe.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 15:46

        Pelo post das 15h e 34m, percebi que você é um garoto. Desculpe… ou não. Tanto me faz.

        Gostar

      • Atento's avatar
        Atento permalink
        27 Março, 2014 15:56

        Caro Fincapé,
        A sua argumentária é tão “childish” que só lhe posso dizer o seguinte, no país onde actualmente me encontro a dislates do calibre que V. Exa. escreveu responde-se assim: Eskessunda no matako. Passe muito bem

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 16:04

        Caro Atento,
        eu já tive verificado que muitos comentários seus tinham mais razões do coração do que da razão. Conheço bem a frase que escreveu sem ir pesquisá-la na internet, porque a ouvi de muito regressados das ex-colónias. Nunca a tinha visto escrita.
        Devo ser um dos raros portugueses a quem a palavra “retornado” incomodava por considerá-la discriminatória. Sei que essa minha tolerância permite abusos como o seu.
        Não vou responder à sua grosseria, mas digo-lhe que o seu discurso ajuda a compreender a sua forma de estar na vida. Passe muito bem, também.

        Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      27 Março, 2014 21:06

      “Soares já tinha integrado na sociedade portuguesa, poucos anos antes, quase um milhão de retornados”

      Esta frase só pode ser delírio de um tipo que julga que tudo aconetce porque os políticos querem ou fazem.

      Um Neo comunista.

      Uns séculos atrás o Fincapé teria dito que foi Deus ou qualquer entidade sobrenatural.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 21:50

        Está ali uma coisa a mexer. Para mim é um Neo comunista. E para si?
        Já agora, eu há uns séculos atrás não existia. E você? 😉

        Gostar

  13. colono's avatar
    colono permalink
    27 Março, 2014 13:21

    Não sei se já repararam:
    – Desde que Vítor Constâncio recebeu o Visto Diamante do BCE, nunca se lhe ouviu uma palavra… Limita-se a sentar-se . ao lado do presidente do BCE, exibindo aquele sorrisinho BPN de mer**!

    Gostar

  14. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    27 Março, 2014 14:40

    Esta e dirigida a FINCAPE. Os retornados nunca agradeceram a M.Soares? O que e que os retornados devem ao Soares? O que e que as populacoes africanas das ex-colonias devem a Soares, depois de terem sido brutalmente “entregues” aos grupelhos extremistas e criminosos? Os milhares e milhares de mortos que se levantem e, muito humildemente, prestem vassalagem e expressem agradecimentos a um corrupto e traidor. Soares traiu nao so brancos como tambem os pretos (e outras cores). Agradecer a tal bandalho?

    Gostar

  15. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    27 Março, 2014 14:50

    Como Fado Alexandrino diz nao havera muitos retornados que levantem um dedo a favor de Soares.
    Se o Sr Fincape teve problemas com os seus familiares (retornados) nao quer dizer que a esmagadora maioria nao fosse gente honesta e trabalhadora.
    Nao havera ai um pouco de dor de cotovelo ao ver os seus ex-retornados refazer a vida e progredirem?
    Informe-se, estude e pense antes de falar do que nao sabe.

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      27 Março, 2014 15:52

      Não sei se você foi ou não retornado. Se não foi, provavelmente conheceu muito menos do que eu. Convivi com vários. Não se ponha a dizer coisas que eu não disse. Cruzo-me com vários todos os dias e relaciono-me bem, mesmo com os que menos mereciam. Não percebeu o que escrevi antes?
      E também não sei de que dor de cotovelo é que fala.
      Defendi alguns em momentos de “azar” ou de “tentações”. Ainda hoje são meus amigos. Quererá você ensinar-me coisas da minha experiência ou acha que a sua é “melhor” do que a minha?

      Gostar

      • Incauto's avatar
        Incauto permalink
        27 Março, 2014 16:14

        Os “retornados”… para já, vá perguntar a um “retornado” se se considera um “retornado”. “Retornado” é um termo politicamente suave inventado para descrever um grupo de pessoas que foi expulsa da sua casa, expropriada dos seus pertences, forçada a virar as costas ás suas raízes e enviada para um lugar que não era o seu. “Retornar” significa regressar a um ponto de partida. Depois de uma ou várias vidas de trabalho, acha “retornar” uma coisa positiva? Lá era a casa deles, até ser vendida a terroristas. O Soares é o pai desses terroristas, não é o salvador de “retornado” nenhum.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 17:21

        Incauto,
        Não sei se já leu o que escrevi sobre achar o termo discriminatório. Poucos portugueses pensarão assim, não acha? Mas não é pelas razões apontadas por si, mas por razões éticas e sociais.
        Quanto ao resto, “terrorista” é um termo com carga jurídica e com envolvência internacional. Existem listas de grupos terroristas. Os franceses, belgas, holandeses e outros também as terão.
        Portugal, este pequeno e pobre país, foi o último a deixar de enviar soldados continentais para as designadas “colónias” (não sei se gosta do termo).
        Houve erros? Sempre pensei que sim. Era possível de outro modo? Não faço a mais pequena ideia. Talvez os pais portugueses que não queriam que os filhos lá fossem morrer tenham uma resposta. É fazer esse estudo, mas a realidade passada parece ter mostrado isso mesmo. E eram de esquerda e de direita. Por exemplo, o MRPP, que parece que era alimentado pela direita, dizia: “nem mais um soldado para as colónias”.

        Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      27 Março, 2014 16:59

      Os “retornados” do Fincapé fazem jus ao nome que ele próprios lhes dá e ao exemplo.
      RE- Tornar é precisamente voltar ao mesmo sítio, de onde , pelos vistos, os seus familiares nunca deviam ter saído. E a prova provada é o próprio Fincapé. Quem sabe algo genético..

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 17:09

        Desta vez não acertou uma, Tiradentes. Nem quanto à designação (utilizei menos vezes na minha vida o termo do que as que já escrevi por aqui – e não fui eu que o criei) que raramente utilizo, como expliquei aí para cima, nem quanto aos genes. Pelos vistos, há por aqui muitos genes desses, mas os meus não. Desenhe uma árvore genealógica, talvez entenda melhor essa questão. 😉
        PS: Mas olhe que convivi bastante com bastantes. Todos meus amigos ainda hoje. Apesar de…

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        27 Março, 2014 19:52

        Presumo então que o Finca não é mesmo português, ou que os tais re-tornados nunca tiveram nenhuma origem em Portugal. Ou então já que invoca a arvore genealógica deve ser daqueles que se considera português de 1ª sendo os tais de 2ª sem nenhuma ligação com Portugal.
        Um acolhedor internacionalista portanto.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 21:56

        Tiradentes, você anda mesmo abaixo de forma. Quando queria ser mauzinho era-o com estilo. Agora, vejo-o com dificuldades de entendimento. É da idade? 😉

        Gostar

  16. LR's avatar
    27 Março, 2014 15:21

    A absorção de centenas de milhares de retornados constitui de facto um “case study”. Mas isso deve-se pouquíssimo a Soares ou a qualquer governo anterior ou posterior. Deve-se fundamentalmente à sua capacidade de iniciativa que levou à criação de empresas novas. Não disponho de números, mas acredito que eles têm mais a seu crédito a criação de emprego do que ónus pelo aumento do desemprego.

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      27 Março, 2014 19:11

      Este assunto é tabu, há uma verdade oficiosa que deve ser respeitada e ensinada embora seja uma redonda mentira.
      Refiro-me a Moçambique que conheci.
      Toda a população tinha direito a enviar mensalmente uma determinada quantia autorizada pela IPCS e era isso mesmo que faziam.
      Portanto os “retornados” não só alimentaram as finanças da Metrópole (*) durante décadas auxiliando a maioria as próprias famílias que viviam em condições muito inferiores à deles na “colónia” como outros amealharam o que depois vieram empregar.
      E digo bem empregar porque a maioria, era um uso, dedicou-se logo a arranjar uma tasca para não andar a coçar o cú no Vává.
      Daqui a cem anos ainda vai ser verdade a verdade do PCP.

      (*) Nem se pode falar por exemplo no açúcar que era proibido refinar para dar emprego aqui à refinaria (julgo eu) do grupo CUF.
      As outras matérias primas tinham a mesma sorte.
      Mas nós é que passávamos por colonizadores.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 22:00

        Caro fado. Penso que nunca na vida utilizei o termo “colonizador” aplicado aos portugueses das colónias. Nem esse nem qualquer outro que fosse insultuoso.

        Gostar

  17. o sátiro's avatar
    o sátiro permalink
    27 Março, 2014 15:29

    É esse tipo de EMBUSTES que têm sido impingidos aos portugueses desde o 25/Abril/74.
    e o consequente branqueamento da tirania e da barbárie.
    veja-se isto:
    http://www.ionline.pt/artigos/portugal-25-abril/25-abril-otelo-assume-se-excedeu-largamente-na-ocupacao-terras/pag/-1

    numa tentativa de “limpar” as asneiras criminosas do otelo…e dos capitães de abril…(looool)
    esqueceram(???) -se do mais grave e CRIMINOSO:
    MANDADOS DE CAPTURA EM BRANCO!!!
    nem o salazar…nem o franco..nem o pinochet..
    sim…FIDEL e CHE fizeram essa barbárie
    sim…os KIM da Coreia tb fazem
    mas, claro, convém às classes dominantes da kuuultura esquerdóide enterrar essa tirania bem no fundo da Terra
    para ser votada ao esquecimento!!!

    Gostar

  18. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    27 Março, 2014 17:07

    A prosinha surreal do So Ares não é assim, digamos, um bocadinho… homofóbica? tanta extrema direita faz logo pensar no adolfo, no nada equívoco adolfo, o irrevogável.

    Gostar

  19. JorgeGabinete's avatar
    JorgeGabinete permalink
    27 Março, 2014 17:22

    Vítor Constâncio, um excelente Ministro das Finanças, constatado décadas depois.
    Vítor Constâncio. um excelente secretário-geral do PS, constatado anos depois
    Vitor Constâncio, excelente Governardo do BdP, vamos constatar para a semana, por este andar…
    Quanto a Soares não me pronuncio para não violar a politica de comentários.
    Excelente post, adorei o lavar de mãos 🙂

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      27 Março, 2014 17:27

      Já violou. 😉

      Gostar

      • JorgeGabinete's avatar
        JorgeGabinete permalink
        27 Março, 2014 17:46

        Deixe passar desta vez, foi só um bocadinho…
        Foi na parte em que queria escrever governador e quase escrevi governado?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 17:53

        Parece que também violei, não sei. Mas tentei apreciar um período abordando questões que não constam dos posts. Foi um período difícil por múltiplas razões. Mas, já agora, não acha curioso dizer-se que Soares está meio gagá e não sabe o que diz, mas quando diz alguma coisa que convém a determinados apreciadores já não está gagá. Está extremamente lúcido. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        27 Março, 2014 18:05

        Se está gagá, isso diz mais da malta que vai às “uniões da esquerda” do que dele; se está lúcido, isso diz mais sobre os que eram nascidos em 1983 do que dele.

        Em qualquer dos casos diz muito sobre o ensino de História.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        27 Março, 2014 22:07

        Eu sou dos que pensam que alguém deveria moderar os ímpetos exacerbados de MS em relação ao que diz. Provavelmente um familiar ou um amigo. Isso não impede que não tenha razão além desse exacerbamento. Por outro lado, negando-lhe importância, mas apontando-lhe os projetores, fica negada a falta de importância.

        Gostar

  20. jfssmendes's avatar
    27 Março, 2014 17:28

    O Governo do Bloco Central tomou posse em Junho de 1983. O FMI chegou em Julho para negociar um resgate. Por muitos disparates que Soares consiga fazer, duvido que num mês possa levar um país à quase bancarrota.

    Gostar

  21. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    27 Março, 2014 17:35

    Atente-se neste parágrafo do texto:

    “Uns minutos depois, estando já Vítor Constâncio a expor a situação financeira, de que eu percebia tão pouco, pedi licença a Schmidt para ir dar uma volta e ver um museu”.

    Todo um tratado.

    Gostar

  22. Rui C's avatar
    Rui C permalink
    27 Março, 2014 21:52

    Um tipo que foi PM e PR ou é hoje inimputável, ou como será o caso, um irresponsável que deveríamos ter vergonha de citar. É um enxovalho para Portugal.
    Pretender que este incapaz ajudou os retornados, em vez de ter contribuído para a fuga precipitada de milhares deles, é ultrapassar todos os limites da infâmia branqueadora.

    Gostar

  23. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    27 Março, 2014 22:07

    De onde vem a fama? Sempre ouvi dizer que Vitor Constâncio era um excelente economista e no entanto falhou como secretário geral do PS e como governador do Banco de Portugal. Vitor Gaspar também é um excelente economista, dizem, e no entanto falhou em pequenos pormenores.
    Quem nos dera hoje em dia que os nossos problemas se resolvessem com um simples almoço após uma visita ao museu. Nem com uma visita à Sé.
    Também não entendo a fama dos “retornados” tanto mais que foram estigmatizados. Foram pessoas que sofreram uma imposta alteração radical, de vida e que muitos conseguiram dar uma vez mais a volta, volta que tiveram a coragem de dar quando escolheram as ex-colonias em busca de melhores condições e oportunidades. Aconselho a leitura de um livro fascinante: O Retorno de Dulce Maria Cardoso
    http://www.publico.pt/cultura/noticia/premio-de-edicao-lerbooktailors-para-romance-o-retorno-1535306

    Gostar

  24. FGCosta's avatar
    FGCosta permalink
    28 Março, 2014 13:31

    …………………………………………….Como se comprova, o Dr Soares já era inimputavel há muito tempo. Já agora, e uma vez que continua a não perceber nada de nenhum assunto, salvo politiquice rasteira, por que é que não vai dar uma volta a mais uns museus? Pode até haver algum que o queira…

    Gostar

Deixe uma resposta para Atento Cancelar resposta