Saltar para o conteúdo

Em sentido, sociedade comunitária em geral comandada por general em particular

11 Junho, 2014

Amanhã começa o campeonato mundial de futebol. Nada representa melhor a bipolaridade entre esperança e a desilusão típica dos portugueses que uma competição nunca vencida. O melhor exemplo talvez seja o festival da canção da Eurovisão: há sempre uma esperança que, quando se concretiza a derrota, se transforma num misto de “não fazemos nada de jeito” e “aquilo está tudo comprado”.

Em Portugal há o trauma dos poderosos. Há sempre o poderoso que controla tudo, que manipula resultados, que obtém o que quer por vias travessas. Pode ser o Platini ou a Merkel; pode ser “a crise internacional” ou “a falta de meios”. Pior: pode ser o euro ou “o neo-liberalismo”. Por isto gostamos de Sebastiões, seja o Sócras do PEC IV, seja o Hollande da metafísica económica que mantém ligado o socialismo à máquina por mais um mandato.

António Costa vai pelo mesmo caminho, colocando-se (ou deixando-se colocar) na posição do Cristiano Ronaldo da economia. Quando se deposita tanta esperança num único jogador, o resultado é sempre o mesmo: um Atlas, com o peso do mundo aos ombros, permanentemente no limiar do insucesso. Vocês já sabem que vai correr mal, não sabem? Tanto o mundial como o Costa; tanto o Eurofestival como o keynesianismo eleitoral, o que envergonharia Keynes, ignorando a existência de ciclos, usando gasolina quer para alimentar a chama, quer para a extinguir.

Não deixa de ser estranho que um povo tão constitucionalmente socialista deposite tanta esperança num único jogador. Afinal, “a sociedade” gosta é de um general.

36 comentários leave one →
  1. Atento permalink
    11 Junho, 2014 09:51

    Infelizmente, está «carregadinho» de razão.
    Talvez sejam contradições de um povo pouco culto, pouco urbano, muito reivindicativo, mas pouco produtivo. Como dizia o José António Saraiva (de quem eu até nem gosto muito): «[f]oi uma civilização que engordou, aburguesou-se e perdeu o nervo (…) sinais de decadência (..) sobrevalorização do prazer em detrimento do dever, explosão dos sentidos, confusão dos valores, desaparecimento de referências, ausência de objectivos colectivos (..).
    Daí a promoção dos pulhas de que falava ontem a Helena.

    Gostar

  2. anónimo permalink
    11 Junho, 2014 09:59

    E o respeitinho que ontem se teve ao general

    Gostar

  3. Karolino permalink
    11 Junho, 2014 10:18

    O escrito é uma observação negativa de um país com gente que tem muito de positivo.
    Tem só o melhor jogador e o melhor treinador do mundo, sendo que este nem precisa estar no mundial. Melhor, há ainda dois treinadores portugueses no mundial dirigindo selecções de países como a Grécia e o Irão.

    Gostar

    • anónimo permalink
      11 Junho, 2014 11:15

      E tem o melhor arroz do mundo

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Junho, 2014 11:45

      Ora aí está….devemos, todos, pelos bons exemplos dados, nos dedicar ao futebol.

      Gostar

    • 11 Junho, 2014 11:52

      É verdade, e também temos a melhor polícia do mundo e a companhia aérea do mundo mais segura porque tem os melhores pilotos do mundo além de termos a melhor sardinha e os bonecos das Caldas tudo acompanhado do melhor vinho verde do mundo.
      Há outra coisa que também se pode dizer, a selecção sénior portuguesa nunca ganhou nada.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Junho, 2014 17:02

        Ó fado vc é mesmo um desmancha-prazeres. Logo agora que me ia dedicar a essa actividade futebolística e aumentar o PIB do nosso país fazendo com que défices e dívidas desaparecessem vem vc dizer que nunca ganhamos nada?
        Assim eu desanimo mesmo.

        Gostar

  4. Muito atento permalink
    11 Junho, 2014 11:03

    Dados da EDP revelam atrasos em 9% dos contratos de baixa tensão, o que equivale a 540 mil clientes
    No final do ano passado, cerca de 9% dos contratos para fornecimento de electricidade a clientes domésticos tinham uma dívida vencida associada. A informação foi dada pela EDP Distribuição e pela EDP Serviço Universal no quadro de uma resposta do Ministério do Ambiente e Energia ao parlamento.

    A resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda explicita que nem todas estas situações resultaram na interrupção do serviço por por falta de pagamento. Num esclarecimento pedido pelo i, fonte oficial da EDP explica que o atraso no pagamento é considerado a partir do primeiro dia de vencimento da factura.

    Isto significa que quase um em cada dez clientes de baixa tensão, que são clientes domésticos, se atrasa a pagar a conta da electricidade

    IMPRESSIONANTE, E O PSD/BPN LIMITA-SE A ASSOBIAR PARA O LADO.

    Gostar

    • 11 Junho, 2014 11:16

      Muito atento,
      O que eu acho estranho é a falha do seu próprio raciocínio…
      eu recorrentemente pago contas após a data vencida. E posso garantir que não tenho dificuldade em pagar as referidas. É só porque me esqueço ou porque à data não tive disponibilidade para o fazer.
      Logo pessoas como eu, que não tem dificuldade em pagar as suas contas, também entram para a contabilidade dessa sua versão de hecatombe económica e financeira de toda a sociedade portuguesa. certo?

      Gostar

      • 11 Junho, 2014 11:18

        Já agora se acrescenta que até as empresas terem permitido à SIBS aceitar pagamento após a referida data era um problema. Agora como todos aceitam os pagamentos além dessa data, quando alguém faz essas estatísticas dá nas análises do Muito atento.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Junho, 2014 11:51

      Pegou moda fazer este tipo de “análise”. Ora vá lá perguntar qual era o número dos mesmos antes da constitucional chamada da troika feita pelo assobiador de serviço da altura e terá uma bela surpresa.
      A coisa andava pelos 6/7 % e vivíamos felizes e contentes a assobiar para a frente.
      É claro que se agravou ninguém duvida mas o mais impressionante é a burrice de olhar para as coisas sem um mínimo de conhecimento e estudo comparativo.
      Isso sim é nem assobiar. É uivar (ou zurrar?) achando que está a apresentar uma tese de doutoramento.

      Gostar

  5. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    11 Junho, 2014 11:13

    http://observador.pt/portugal-e-o-pais-produtor-de-vinho-mais-negligenciado-e-isso-e-injusto/

    Não é só nos vinhos. É em quase tudo. Safamo-nos no futeból, onde temos, como diz um comentador do Blasfémias, o melhor jogador e o melhor treinador do mundo. Fraca consolação.
    Portugal e os portugueses mais uma vez perderam uma oportunidade histórica, a adesão à CEE, agora UE, para se tornar um país moderno e desenvolvido como são os nossos parceiros europeus. Refiro-me evidentemente aos parceiros que já lá estavam quando nós entràmos.
    Mas não. Em vez de fazermos como eles fizeram, criar riqueza para serem ricos, nós fizemos ao contrário com a originalidade que nos caracteriza: para pensarmos que éramos ricos, preferimos pedir dinheiro emprestado, com os resultados que estão à vista, e dentro de poucos anos seremos ultrapassados por Marrocos.
    A história do general, ou do paizinho, como lhe queiram chamar, é apenas uma auto-justificação para que alguém faça por nós o que nós temos de fazer, e nos dê aquilo que nós pensamos que temos direito.
    Como isso não é possivel, normalmente temos homens providenciais a vender-nos banha da cobra. Neste preciso momento estão a impingir-nos mais um.
    Só podemos esperar um enorme desastre.

    Gostar

    • 11 Junho, 2014 11:58

      Os americanos “intuitivamente percebem que o bianco italiano e o blanco espanhol são vinhos brancos, mas podem não ter o mesmo raciocínio com o termo ‘branco’”

      Que o Asimov escreva esta barbaridade vá lá, agora que o New York Times a aceite quase faz acreditar na excelência dos jornais portugueses.

      Gostar

  6. joao lopes permalink
    11 Junho, 2014 12:04

    a psicose é tao grande aqui no blasfemias,que ate uma simples competiçao de futebol serve como nao podia deixar de ser ,para dizer mal da esquerda…é so rir

    Gostar

  7. muito atento permalink
    11 Junho, 2014 12:49

    O crédito de cobrança duvidosa nos particulares aumentou em Abril em todos os segmentos, segundo os dados do Banco de Portugal.

    As dificuldades das famílias em cumprir com o pagamento das prestações dos empréstimos contraídos continuam a aumentar. No mês de Abril, o crédito malparado voltou a atingir os valores mais elevados desde que há registos.

    Mas então não dizem que isto está a melhorar?

    Gostar

    • 11 Junho, 2014 12:51

      Lá em cima, mesmo acima dos comentários, há um texto. É costume ser lido, nem que transversalmente, para se conseguir papaguear qualquer treta que pareça encaixar marginalmente no que está escrito. Talvez precise de um manual de instruções?

      Gostar

      • Atento permalink
        11 Junho, 2014 13:27

        Muito bem.

        Gostar

      • Nuno permalink
        11 Junho, 2014 16:07

        O atento é tão atento que nunca descobriu como abrir o seu próprio blog.

        Gostar

      • Atento permalink
        11 Junho, 2014 16:54

        Caro Marmelo, quer dizer, sr. Nuno, o seu comentário vem a título de quê? O seu contributo para a discussão é este? Que tem que ver com as minhas decisões? Você deve ser é parvo!
        Mas se quiser abrir o seu blog e desamparar a loja eu mando-lhe as instruções de como se faz.

        Gostar

  8. Sem Norte permalink
    11 Junho, 2014 13:13

    Não entendo é como a maioria dos portugueses são contra o liberalismo fascista e nazista, e adoram futebol onde pelo menos em Portugal é um exemplo do liberalismo, liberdade contratual, salários diferentes para as mesmas posições, precariedade, etc.

    Os fascistas capitalistas utilizam o futebol para nos inebriar.

    Gostar

    • Abre-latas permalink
      11 Junho, 2014 13:44

      Explique lá onde é que o futebol é exemplo do socialismo ou do comunismo.

      Gostar

      • 11 Junho, 2014 14:26

        1ª Lei Monopólio do poder pelo partido comunista (toda e qualquer equipa ambiciona esse poder).
        2ª Lei Centralismo Democrático (é assim que funciona uma equipa no balneário sob a orientação do mister discute-se a táctica e depois em campo é aplicada sem discussão).
        3ª Lei Apropriação dos meios de produção (toda e qualquer equipa tem como objectivo apropriar-se dos melhores esgotando as possibilidades dos outros).
        4ª Lei Economia de planeamento central, produzes o que queremos conforme determinado na 2ª lei mesmo que sejam precisas outras coisas (dar futebol, muito futebol e ainda mais futebol dispensa de dar outras coisas mais úteis).

        A excepçãp (tinha que haver) é o Benfica que pratica este desporto apenas para dar alegrias aos seus adeptos.

        Gostar

      • Abre-latas permalink
        11 Junho, 2014 15:55

        😀

        Gostar

    • Rui Silva permalink
      12 Junho, 2014 10:10

      Liberalismo não se encaixa nem com fascismo nem com nazismo. O que se encaixa com nazismo é o socialismo , por alguma razão os nazis proclamavam o seu movimento de
      nacional-socialismo

      Rui Silva

      Gostar

  9. 11 Junho, 2014 13:38

    VC, infelizmente vou ter de concordar consigo. Custa-me dize-lo mas subescrevo!

    Gostar

  10. J. Madeira permalink
    11 Junho, 2014 15:34

    Que culpa tem o Povo da falta de qualidade das “élites”
    dirigentes? Não há dúvida de que os “situacionistas” estão
    incomodados com uma possível mudança na liderança do
    maior partido da oposição, estão a ficar sem estratégia para
    continuar a enganar os portugueses, a lenga lenga já deu o
    que tinha a dar … para os serventuários dos “mercados” ou
    melhor dizendo do capitalismo “libertador” dos trabalhadores!!!

    Gostar

  11. JPT permalink
    11 Junho, 2014 16:15

    Uma coisa parece-me indiscutível: se os Portugueses apresentassem metade do nível de excelência em qualquer outra actividade como a aquela que apresentam no futebol profissional, este país já tinha posto um homem em Marte, com uma balança comercial e um orçamento excedentários. Portugal, com 10 milhões de (tesos) habitantes, a que acrescem (e bem) uns quantos emigrantes e imigrantes, nos últimos 10 anos raramente esteve fora do “top 10” do ranking da FIFA; esteve, nos últimos 10 anos, numa final e em 2 meias-finais de Euros e Mundiais (apurando-se para todas as competições disputadas desde 1998), dispõe de dois ícones globais (CR e Mourinho) e têm três treinadores neste mundial; teve 4 equipas nas últimas 4 finais da Liga Europa, é um dos países com mais jogadores e treinadores a trabalhar nas ligar europeias… Isto tudo numa das mais competitivas e sofisticadas actividades económicas da actualidade, e tudo o que se oferece dizer é “recebem tanto dinheiro para andar aos pontapés à bola” e “isto é só Ronaldo”…

    Gostar

    • 11 Junho, 2014 17:40

      Tudo isso é verdade, mas acontece lá fora.
      A prata da casa resume-se a um ou dois e é porque ainda não têm classe para se irem embora.
      E mesmo assim ainda tivemos que ir buscar uns brasileiros mais uns africanos que em vez de jogarem pelas suas Pátrias escolheram jogar por uma Pátria com mais dinheiro.
      E mesmo, mesmo assim, como já escrevi ainda não ganhamos nada.

      Gostar

      • JPT permalink
        11 Junho, 2014 18:39

        A formação dos jogadores e treinadores que representam Portugal é feita cá dentro. Foram todos “prata da casa”, e por ser “prata da boa” é que teve mercado. Melhoraram lá fora, claro – estão nas melhores ligas do mundo! – como os que vieram para cá também melhoraram, e muito! (Hulk, David Luiz, Enzo Perez, Slimani, Benaglio e tantos mais). E os brasileiros e africanos que estão na nossa selecção têm tanto direito a jogar por Portugal, como os restantes brasileiros e africanos que incluem a nossa comunidade nacional, desde a Senhora que está a acabar de limpar quando eu chego ao escritório, até ao senhor que manda na TAP. E à luz da lei, todos têm tanto direito a jogar na selecção como eu teria (se soubesse jogar à bola), seja por dinheiro, por amor ou porque gostam da cor (e os que nasceram cá, sabe o que os motiva?). Os candidatos ao título (e únicos vencedores de Mundiais nos últimos 50 anos) têm 200 milhões (Brasil), 80 milhões (Alemanha), 60 milhões (Itália e Fraça), 50 milhões de habitantes (Inglaterra) e 40 milhões de habitantes (Espanha e Argentina). Não só não ganhámos nada, como, numa luta tão desigual, dificilmente ganharemos. Mas isso não quer dizer que não sejamos vencedores. Já somos, reconhecidos em toda a parte do mundo, menos neste triste rincão. É o nosso fado.

        Gostar

      • 11 Junho, 2014 19:03

        Muito obrigado.
        Pelo seu raciocínio qualquer dia a Selecção Portuguesa pode talvez ter um português misturado com os brasileiros, romenos, ucranianos e demais nacionalidades que gostam de viver aqui por causa da luz de Lisboa e do sol do Algarve.
        Por acaso acho que só os lusos deviam envergar a camisola mas como agora há quem até se dê ao luxo de renunciar a tamanha honra, nada espanta.

        Gostar

  12. JCA permalink
    11 Junho, 2014 16:18

    .
    “melhor a bipolaridade entre esperança e a desilusão típica das” elites armani-jotas “portugueses”
    sugere coisas como assim:
    .
    “porque é que o Governo não mostra ao País a carta que escreveu (“empenhou”) o País à Troika ?” Mas isto é o quê ? Jotinhas da Escola ‘primaria’ da ALTA POLITICA ? O mais ignorante tuga, que até vai ver o Mundial de Futebol no nosso querido Brasil com uns calistos e uma bejecas com tremoços ou uns caracoizinhos, ri-se dessa coisa da carta, um esconde-a o outro canhece-a se não não a denuniciva mas não a publica. Senhor Seguro essa da carta é hipocrita; só o diminui face aos que julga ser inimigos da sua ‘ideologia e programa politico”. Opta por misterizinhos, qual gato escondido com o rabo de fora ? Não sou do bota abaixo, apenas o obvio para qualquer das “massas tugas analfabetas”.
    .
    Mas dos outros jotas antes deste em Governança, os tais que confundiram NOVO como sinonimo de idade, mas não é, corre bem embora os resultados politicos nacionais depois de tanta ‘jogada de assalto na economia privada, publica etc” (nisto socrates não interessa nada e um dia virá à tona porquê, tanto fruto do virtual da fantasia, virus que infeta quem não sabe bem como é que chegou ao ‘comando’ donde com rumo indefinido) orem aos deuses pela causalidade que culminou no sucesso e solução ora em curso.
    .
    E coitadita da Constituição, agora a mãe de todas as culpas. A Constituição é um papel como outro qualquer. É esta, é esta. Não surge que algum dia fosse impecilho, Talvez até facilitadora duma forma de capitalismo selvagem que implantou, uma aliança entre alta lucratividade do Publico e de certo Privado…… O que interessa é uma forte baixa da carga fiscal, transversal a todos os impostos. E isso nem estes nem os antes nem os oposição ou situação fizeram. Porquê ?
    .
    Ora bem até há quem defenda a saida do Euro para esta nomenklatura se manter tal qual vem destes distantes tempos de Portugal, a Coroa. Só tem um detalhe, toda a gente que defende privatizações parciais da Saude e da Educação como uma oportunidade de novas negocios da tal “aliança entre alta lucratividade do Publico e de certo Privado” não vao longe. A clientela baixava substancialmente, o Governo nunca terá riqueza para fazer mais uma ‘PPP ou Brisas’ com lucro minimo garantido. Por isso nem sequer teriam condições para assegurar o ritmo de modernização de equipamentos etc como hoje, e os profissionais
    .
    levariam uma valente talhada nos seus lucros sobre a forma de salario mensal; muitissimo superiorior à que hoje violentamente recusam revoltadamente. E portanto são os responsaveis para que os atuais direitos civilizacionais de cada Português sejam substituidos pelo obscurantismo medieval.
    .
    O PC e os Sindicatos que legitimamente defendem os ordenados dos seus associados, quanto mais melhor, vejam-se ao espelho e não sacudam a àgua do capote .. Até ao dos Professores coloca-se a duvida, 30.000 professores que não eram do quadro foram mandados para viver ‘debaixo da ponte’; pagavam quotas ao sindicato.O Sindicato fez alguma mega manifestação nacional ? Aparecem nos cartazes como os tais neste 10 de Junho ??
    .
    Acertem o azimute, não sejam os coveiros de quem se dizem defensores.
    .
    Mas também surgem duvidas que a atual Situação/Oposição do ramo ‘jotistas’ misturados no que sugere ‘um tudo ao molho e fé em deus’ resolva alguma coisa. Não o quiz fazer, cumpriu a agenda que lhe destinaram, nem reestruturações de rede camararia ou serviços do estado quanto mais REFORMA DE PORTUGAL. E nesta a Constituição nem tuge nem muge, nem dificulta, nem se opoe, sequer impossibilita ou atrapalha.
    .
    Be happy. Corre bem.
    .
    (escrito de rajada à primeira, mas sem emoções, mas sem tempo disponovel para rever ou corrigir ou ‘politicamentizar’ para correto por não ser atividade pessoal principal)
    .

    .

    Gostar

  13. JCA permalink
    11 Junho, 2014 16:28

    .
    Só um detalhe,
    .
    essa carta mistério misteriosamente nos céus dos aléns, secreta para o PS PSD e CDS nenhum a divulga,
    .
    há que tempos está publicada aí por tudo o que é canto na Comunicação Social Mundial. Francamente estas “elites” que se elejem em considerandos do supra sumo acima dos burgessos, empregados, empregadores, familias, jovens etc .. Depois queixam e revoltam-se que ninguém vota neles, ninguém acredita na versão tuga de Democracia e por aí fora.
    .
    valham-nos os deuses paramentados, fardados ou à civil como dizia o Bigornas que recusava carimbar os sapatos na porta de Templos de Fés ou sem Fés ou de Fés que não acreditavam em Fés …..
    .

    Gostar

  14. 11 Junho, 2014 19:43

    O VC tem de reconhecer que é difícil discordar de alguém que não articula ideias, como Seguro repara. O seu paralelo com o futebol esquece que regra geral só jogam 11 pela equipa e todos os vêem e podem saber quem são, já nesta política não se percebe bem quem joga (na política em geral) e neste caso particular não se sabe quem joga com Costa e por quem joga Costa (para além do óbvio, ele próprio).

    Gostar

  15. 11 Junho, 2014 20:54

    Neste fim-de-semana temos as festas populares, o mundial de futebol, a época balnear a sério, algumas férias escolares… Já pouca seriedade havia no tratamento de temas concretos que afectam o português comum e menos ainda se espera dos próximos 3 meses. Deixamos para trás uma semana que se fecha com juros baixos (dantes era porque era sindicado, depois porque era viciado e agora porque é despropositado), fecha fechando o DN para remodelação (não me regozijo com o mal dos outros mas o João Marcelino andou a semear), fecha com o início de uma vaga Tea Party de consequências temíveis (até para mim que sou de direita), fecha ainda com mais 50 laterais que Sporting contratou e eleições de lista única em mais um qualquer organismo (neste caso fora do PCP e da intersindical). Por entre os pingos da chuva passa o que o boletim do BdP diz e que atesta que algo aconteceu mesmo nos últimos 3 anos, passa que passaremos sem impacto de medidas de restrição orçamental em 3 de 4 trimestres este ano, passa que ainda assim se deixa para contabilizar um efeito recessivo potencial da falta de medidas recessivas entretanto ilegalizadas e já impactadas em anteriores previsões, passou ainda e também pelos pingos da chuva que o MPT na europa tanto pode ser verde como liberal (ou será no futuro para o PS o que “os verdes” já são para o PCP – isto com a Heloísa era difícil e agora com um Heloíso misógino ainda será de arrepelar os cabelos- , ainda entre os pingos da chuva passa que tivemos um senhor a dizer que os pais estão actualmente a envenenar os filhos…com sal!. Não passa, porque de silly season já se tratava, a encenação de corrida ao poder no PS e não passa de letra morta o enésimo apelo do PR à concertação. Tão pouco aconteceu, acontece e acontecerá que os Nogueiras se condenam a oscilar entre o repúdio e a irrelevância, os lixos de Lisboa se condenam a oscilar entre os lixos depostos e os barbaramente mantidos em casa, os preços da sardinha e o despudor de aproveitamento das festividades oscilarão entre o quase tão pornográficos quanto o que aconteceu na final da Champions, e o claramente fora da lei e ninguém põe mão nisto, felizmente vem aí o Costa e o Mundial duraráaaaa para Portugal, felizmente só com este último podemos exultar e com o primeiro poderemos, no melhor dos prognósticos, resignar-mo-nos.
    Boas férias a todos que a silly season antecipou o início para amanhã!

    Gostar

Indigne-se aqui.