Os problemas da monarquia
19 Junho, 2014
Os críticos da monarquia apontam 4 razões pelas quais este formato tem sérios problemas em relação à república, a saber:
- Forma de sucessão;
- Incerteza de competência;
- Possibilidade de autoritarismo;
- Inimputabilidade;
51 comentários
leave one →

Estava a ver que esta cena hilariante não debutava por aqui!
Eu vi, mas confesso que ainda não acredito no que vi e no discurso que ouvi deste senhor.E de facto estes quatro pontinhos do Victor Cunha sintetizam tudo. A imagem.. dá-lhe apenas um colorido maior.
Uma imagem (esta imagem em concreto) vale mais (muito mais) do que mil palavras. O Stephen Hawking é mais fotogénico.
Por momentos, julguei ver o Bochechas babar-se e pensei que estava a assistir a um exercício de demência.
Antes fosse, porque quem o colocou naqueles propósitos e com aquele discurso revela uma enorme falta de respeito que um idoso merece (ainda que não seja o caso do Sr. Soares.. do Bochechas).
GostarGostar
O monarca apresentando como exemplo parece-se muito mais com os Imperadores da defunta Roma.
O pai não era nada e ele foi-o porque soube “apunhalar” os rivais no momento certo e distribuir as prebendas por quem lhe era mais útil.
Quando morrer, como será natural neste género de Imperadores, não deixará sucessor.
Só estes pontos chegavam para destronar qualquer ideia de monarquia mas o ponto principal é que, simplesmente, não é democrática.
Claro que com este a própria democracia confunde-se com a autocracia
GostarGostar
Coitado… A culpa já não é dele! É de quem o deixa vir a público fazer estas figuras.
GostarGostar
Já falta pouco, é evidente…
GostarGostar
Há por aí uns quantos que choram há décadas o seu D. Sebastião, perdido numa nuvem de fumo, em Camarate.
GostarGostar
Ah ah ah ah ah ah ah ! ! !
GostarGostar
O que será aquele inchaço do lado direito que lhe faz descair o casaco daquela maneira? ou é uma fusca, coisa de que duvido, ou então é o peso da bem recheada carteira.
Não há ninguém naquela família que proteja um velho de noventa anos destes espectáculos indecorosos?
Não sei o que me dá mais pena: se o discurso do Soares, se a vacuidade do Costa.
GostarGostar
A evidente vacuidade de ACosta não me causa pena. Nada nem ninguém o demoverá de cultivar o facilitismo, vaidade pessoal, e…uma grande árvore das patacas sob a qual se abriga e está servil…
Mas o uso que alguma gente “socialista” faz hoje de MSoares, não respeita a pessoa, o ancião, e vulgariza o que pontualmente fez de útil e decisivo no país. Inacreditável o que MS ontem proferiu sobre a golpada no P”S”.
GostarGostar
Onde estava o VALET DE CHAMBRE Vitor Ramalho ?
GostarGostar
Exatamente.
Nesta república, o eleitorado recusou elegar o Soares-taralhouco para chefe de Estado (enquanto o elegeu numa altura em que ele aparentemente ainda estava bem da cabeça); enquanto se Soares fosse um rei, teriam que gramar com ele até morrer (a menos que ele, por sua exclusiva vontade, decidisse abdicar)
GostarGostar
Não. A ignorãncia é muito atrevida e esse argumento jacobino já fede.
As cortes sempre tiveram poder para depor reis fora de prazo.
GostarGostar
Escreve o autor do post, “os críticos da monarquia apontam 4 razões pelas quais este formato tem sérios problemas em relação à república, a saber:
1.Forma de sucessão;
2.Incerteza de competência;
3.Possibilidade de autoritarismo;
4.Inimputabilidade”.
Resposta:
1.ª- A forma de sucessão é nos nossos dias a dinástica na maioria das monarquias que existem – não em todas, vg. o Vaticano – por uma questão de pragmatismo. O melhor exemplo é o das monarquias peninsulares: sendo todas derivadas da monarquia visigoda a sucessão dinástica surgiu com o tempo já que os Reis visigodos eram eleitos.
2.ª-Incerteza de competência, ocorre em república ou em monarquia. Se olharmos para as biografias de todos os presidentes da república portuguesa desde 1910 percebe-se que, no geral, o que tivemos foi a “certeza da incompetência” até ao dia de hoje.
3.ª- A maioria das monarquias europeias são democracias há muito mais tempo do que muitas repúblicas como a nossa. Por outro lado, os regimes mais autoritários de que há memória – nazismo, estalinismo ou maoismo – existiram em república e não em monarquia.
4.ª- O principio da inimputabilidade do chefe de Estado tanto pode existir em monarquia como em república. É normalmente matéria constitucional.
GostarGostar
Agora tem que ler o post e olhar para a fotografia que o acompanha. Tudo fará mais sentido.
GostarGostar
Mainada!
GostarGostar
1 -Nao refere a Lei Salica. Pragmatismo? 2 – a Incerteza da competencia e mais facil de resolver em regime republicano. Este permite escolher e rejeitar.3 – Os regimes q refere derrubaram monarquias, nao surgiram em regime republicano. 4 – Nao e exacto. Veja por exemplo o q se passa com a filha do Rei espanhol (nao o Rei. Imagine se fosse ele…). Outra pessoa nao benefeciaria de tal tratamento judicial. Isto sem referir que as monarquias existentes europeias sao de “opereta” e tem dado ate tristes espectaculos, agora q os media começam a “perder o respeito”. Outras sao autenticas ditaduras (Botswana, Arabia Saudita, Brunei por exemplo). Cts.
GostarGostar
adenda: ponto 3: podem ter sido regimes q existiram de inicio sob regime republicano, mas q o derrubaram. Nao confundir.
Benefeciaria=beneficiaria 🙂
GostarGostar
AHAHAHAHAHA
GostarGostar
Este Mario, tal como o Caio Mario da defunta Roma (fazendo referencia ao Fado Alexandrino) tambem queria ser 7 vezes consul. Não conseguiu. Caio Mario acabou demente vítima de um AVC, o que ainda lhe deu tempo para pôr Roma a ferro e fogo. Este Mario também tentou pôr Portugal a ferro e fogo. Também não conseguiu. Só falta um Lucio Cornélio Sila para o arrumar de vez. Esse é que não aparece…
GostarGostar
Por mim que tenho deste individuo a imagem de um dos que mais destruíram o meu futuro e dos meus descendentes, todas estas miseráveis aparições são de regozijo.
Só lamento que ainda se gaste dinheiro a pagar pensões de reforma.
GostarGostar
A MÚMIA MALÉFICA VIVE! Kreegah, Bundolo!Kreegah, Bundolo!Kreegah, Bundolo!
GostarGostar
Ao menos: levem o “quasimodo” ao alfaiate….
GostarGostar
Fico a pensar no que estes comentadores que me antecedem fizeram, ou vão fazer, aos respectivos pais quando envelhecerem.
Esperos que os seus filhos não lhes façam o mesmo.
GostarGostar
Não fique para não se ver ao espelho. Quem cuida de forma correcta dos respectivos pais quando eles envelhecem nunca deixaria que os piores defeitos deles e a exposição despudorada dos mesmos seja publicitada, publicada elogiada só porque vai de encontro aos seus mais primários instintos demagógicos e populistas.E isso só acontece porque os “amigos” querem navegar na onda,
Eu teria o recato e o respeito de fazer com que o meu não se expusesse desta forma tão deprimente e tão sem falta de respeito por si próprio.
É assim que os velhos devem envelhecer, com respeito. E se o próprio por alguma razão já não tem plena consciência disso, deveria haver quem o protegesse.
Usam e abusam dos “velhos” ( na generalidade e no caso) e depois ainda vem a com a moralidadezinha para cima dos outros.
GostarGostar
Se fosse este: mandava-o para a “casa do artista”.
Mas…com um fatinho que lhe servisse.
Ele é tão fofinho, né?…
GostarGostar
…e protegia-o de quem andasse a usá-lo para fazer figuras tristes.
Gente capaz das vilezas mais soezes – até entre si.
Um pouco de pudor, precisa-se.
E um espelhinho à frente, também.
GostarGostar
Irá Soares assassinar o PS para formar um Partido da Esquerda?
GostarGostar
Desnecessário novo partido, independentemente do significado “de” ou “da” esquerda.
Ora… não são os “socialistas” deste P”S” e o próprio MSoares que se auto-apresentam como partido de esquerda ?, “representantes” da esquerda ?
GostarGostar
Porra, ninguém me apoia nisto : a solução para um P”S” viável, credível, apoiável e a governar bem o país, será possível se eleger Vitalino Canas como PR, JLacão como PM, JLelo como vice-PM, JGalamba como MFinanças, VRamalho como MAgricultura, FerroR como MTrabalho(ops!), etc., etc.
GostarGostar
Rádio Nostalgia…
Este lembrou-se de desenterrar fósseis
“:O)))))
GostarGostar
vc não reparou que eu estava a ironizar ?
GostarGostar
Com o eterno Canas, seu amdo, mailo Lelo e Lacão é uma estranha ironia. Ainda há uns tempos atrás esses eram mesmo os seus políticos de eleição.
Experimente fazer a pesquisa no Google que vai ficar surpreendido: MJRB disse Vitalino Canas
GostarGostar
GostarGostar
…com o MÚMIA, é mais Rádio Macau.
GostarGostar
Juan Carlos reinou durante 40 anos, o mesmo tempo em que Portugal teve 4 presidentes eleitos “democraticamente”. Pergunto: questões teóricas à parte, será que ganhámos alguma coisa em relação a Espanha? foram estes presidentes mais populares que o Rei? houve mais democracia em Portugal? representaram melhor e mais dignamente o país lá fora? tivemos maior estabilidade?
“Democraticamente” disse eu; de facto é necessário escrever tal termo entre aspas, já que, são na práctica são os partidos que escolhem o presidente; o actual primeiro magistrado na nação foi EFECTIVAMENTE votado por MENOS de 25% da população. Terá maior legitimidade que Juan Carlos, que além de ter sido referendado, sempre teve o reconhecimento quase unânime dos espanhois?
Já agora, dos 4 presidentes que tivemos, apenas um, o Dr. Mário Soares, durante o seu 2º mandato, conseguiu taxas de aprovação superiores a 50%… na época até se comentou que “PARECE UM REI”.
Meus amigos, antes de criticarem os regimes monárquicos, olhem primeiro para o nosso país!
GostarGostar
Plenamente de acordo.
GostarGostar
E que poderes é que o rei espanhol tem? é que ao menos o presidente da república(em Portugal) tem o poder de veto, tem o poder de dissolver a assembleia, tem o poder de obrigar o partido vencedor das eleições legislativas a alterar algum nome no futuro governo.
Já o rei espanhol, não faz nada, nunca fez nada, não deixa ninguém fazer nada, nasceu num berço dourado, vive de dinheiro dos contribuintes espanhois e não tem poder nenhum de decisão sobre o país. Então que tem ele a mais que o resto da população que o permite viver sem ter que ter um trabalho que o sustente? . E ainda se fala em democracia? isso é algo que ainda adorava ser esclarecido, porque para mim, monarquia é antónimo de democracia, seja absolutista, constitucional ou parlamentar.
E atenção que eu não sou republicano, mas prefiro viver numa república em qualquer dia do ano a uma monarquia. Aliás, das poucas coisas boas que aconteceram neste país, foi precisamente ter-se posto a mexer essa escumalha de famílias reais, condes, viscondes e puta que os pariu a todos.
GostarGostar
A sua ignorância face ao papel do chefe de estado espanhol e o anedotário que exibe sobre o “sustento” em causa leva-me a pensar que esta pôdre república está como está devido ao odôr ressabiado de gentalha como você.
GostarGostar
Caro Slint o “rei espanhol” tem os poderes que a CONSTITUÍÇÂO lhe dá! estamos a falar de uma MONARQUIA CONSTITUCIONAL que foi, repito, referendada no final dos anos 70 por MAIS DE 90% dos espanhois! Os poderes do rei relacionam-se, sobretudo, com a capacidade de influenciar e aconselhar. Não acha que o rei Juan Carlos ao fim de ums décadas de política terá capacidade e sabedoria suficientes para aconselhar?
Quanto às questões do financiamento, lembro-lhe que o orçamento para a república portuguesa é de cerca de 14 milhões de euros/ano; a monarquia espanhola custa cerca de 9 milhões/ano. Isto em termos absolutos. Se considerarmos o valor per capita, então a disparidade é escandalosa!
E já agora, a monarquia britânica custa, per capita, 50 cêntimos por ano; a república portuguesa ultrapassa o euro a cada português.
E quer comparar a imagem no exterior de qualquer presidente português com a imagem de Juan Carlos? quer comparar o PRESTÍGIO do monarca espanhol com qualquer presidente? quer comparar o processo de sucessão numa monarquia com o “inferno” de sucessão numa república? quer comparar a independência de um rei com a de um presidente que é proposto por um partido?!
Em portugal não existe democracia nenhuma, mas sim uma ineficiente partidocracia.
Para finalizar, afirma que não é republicano e de seguida usa o palavreado que usou para caracterizar a monarquia. Pergunto, é então o quê? anarquista?
GostarGostar
E ainda outro aspecto; diz que uma monarquia, para si, não é uma democracia. Gostaria que esclarecesse se acha que Portugal é mais democrático que países como a Suécia, Noruega, Luxemburgo, Dinamarca, Reino Unido Bélgica e Holanda!
Também gostaria que explicasse como é que dos 10 países europeus com maior Indice de Desenvolvimento Humano, 8 são monarquas!
Há cada coincidência…
GostarGostar
Parece que a Maria Barroso já está a receber pensão de viuvez.
GostarGostar
Ganda foto esta do filho do padre João Soares a fazer a demonstração de que um microfone
também pode servir de cabide a qualquer biltre.
GostarGostar
Verifica-se por aqui um certo idadismo (ageism), utilizado para fins partidários.
Não parece muito prestigiante, por pouco prestigiante que seja a foto do idoso para o seu partido.
GostarGostar
Vamos imaginar que vivemos em monarquia:
D. Mário I ,o primeiro da dinastia Soares, foi coroado em 1986.
A despeito da sua provecta idade, opta por se manter no trono.
Sua Majestade será sucedida por Sua Alteza Real o Senhor Infante D. João que tomará o nome de D. João VII.
GostarGostar
Pergunta terrível:
Quem compraria um carro em segunda mão a este charuto?
GostarGostar
But, make no mistakes.
O homem é tao fofinho como um escorpião.
GostarGostar
A múmia pendurada no cabide enquanto lhe mudam as pilhas.
GostarGostar
O horror! O drama! A tragédia: se o merdas pai é assim, imaginem o merdas-filho
Ai filha, antes te queria ceguinha… 🙂
GostarGostar
http://www.noticiasaominuto.com/politica/237853/reuniao-entre-socialistas-acaba-em-confrontos-fisicos
GostarGostar
.
“Milagre da Rainha Santa”,
“sao mais PPPs, Polticos Partidos Poder, meu senhor”; qual é a surpresa em Democracia?
.
‘I hate that man more than any other who has ever lived’: Feud between the Clintons and Obamas laid bare by author who claims Michelle calls Hillary ‘Hildabeest’
• New book, ‘Blood Feud’ alleges that Bill Clinton hates Barack Obama for accusing him of being racist
• Book lifts lid on the ongoing animosity between the Democratic Party’s two power couples
• Outlines how Barack Obama teases the Clintons over his endorsement of Hillary for 2016
• Claims that Michelle calls Hillary ‘HIldebeest’ and gossips about her with friends
• Book reveals that President Obama has told the Clintons that Michelle would be a good president
.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2665099/I-hate-man-lived-Feud-Clintons-Obamas-laid-bare-author-claims-Michelle-calls-Hillary-Hildabeest.html#ixzz35WD77QVk
GostarGostar
Como dizia há uns tempos o Óscar Mascarenhas:
“Aqueles que atacam o Dr. Mário Soares arriscam-se a escorregar com os quatro cascos no unto da sua própria vulgaridade”. Mainaaada !
GostarGostar
É sempre bom ver alguém que escreve com classe.
GostarGostar