Saltar para o conteúdo

Não borrem a pintura

2 Agosto, 2014

A despesa é excessiva, diga o que disser alguém que desconhece o termo “défice”. Isto aplica-se a salários da função pública, a pensões e a outras despesas, nomeadamente despesas extraordinárias para minimizar perdas em maus negócios entre privados e entre privados e eleitos.

Os próximos dias dirão se algo mudou ou não no país. Os próximos dias decidem também quem pode perder as próximas eleições legislativas.

Não borrem a pintura.

Adenda: Aqui explica exactamente o que tem que ser feito.

45 comentários leave one →
  1. LTR's avatar
    LTR permalink
    2 Agosto, 2014 16:33

    É impressão minha ou o Portas que está ao leme desapareceu numa altura destas? Então há dias não estávamos em pré-campanha eleitoral?

    Gostar

    • JMS's avatar
      JMS permalink
      4 Agosto, 2014 22:55

      Pré-campanha eleitoral só no PS. Não confundir com o país. Embora o PS se ache o país…

      Gostar

  2. JoséCabinet's avatar
    JoséCabinet permalink
    2 Agosto, 2014 16:37

    Os submarinos estão a chegar… foi esperálos ao cais do parque!

    Gostar

  3. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    2 Agosto, 2014 16:44

    Alguns terão de saltar o muro para fugir, pois não vai haver Portas suficientes para a fuga dos salteadores do país perdido. Muitos passos terão de ser dados até acertar o passo, porque nesta estrada que percorremos todos os passos são perdidos. O Sócrates grego suicidou-se e o Sócrates português, não fez o mesmo, mas ajudou com muita coragem no suicídio da nação, que começou no Cavaquismo e se prolonga no actual Passismo irresponsável, insensível, malvado e ignorante.

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    2 Agosto, 2014 16:49

    Mas alguém ainda duvida que as já tão próximas legislativas tugas serão ganhas pelo P”S” de Seguro ou de Costa, não porque mereça mas sobretudo por promessas dirigidas a milhões massacrados desde finais de 2011 ?

    Gostar

    • Carlos III's avatar
      Carlos III permalink
      2 Agosto, 2014 22:52

      Caro MJRB, as próximas eleições vão ser ganhas por um partido chamado “abstenção” e pelas suas sucursais “brancos” e ” nulos”. O que, aliás, em nada invalida as conclusões do seu comentário.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Agosto, 2014 23:51

        Caro D. Carlos III,

        Óbvio: a abstenção, mais os brancos e nulos aumentarão nas legislativas.

        Gostar

  5. MJRB's avatar
    2 Agosto, 2014 17:03

    PPortas&seus, necessita estar no poder porque mantem-no com a cabeça fora de água judicial.
    PP precisa de Passos e este sem o PP-de-Portas não conseguirá um resultado sequer razoável nas legislativas.

    Gostar

  6. manuel's avatar
    manuel permalink
    2 Agosto, 2014 18:14

    Se o 1º Ministro conhecesse a nossa economia , o estado das empresas privadas e fizesse alguma ideia do que é governar, não teria dito ” que o dinheiro dos contribuintes não seria utilizado ” e ainda apareceram uns comentadores da treta a criticaram o PCP quando o Jerónimo disse que o banco devia ser nacionalizado. A hecatombe é sistémica para a economia Portuguesa e o governo vai intervir e chamem-lhe o que quiser ,mas uma direita esclarecida não deve ter complexos pois já na crise de 1929 Salazar salvou a casa Totta do Sr. Alfredo da Silva através de um empréstimo da CGD. Portanto, aqui neste sítio nada de novo que a gente já não conheça. A intervenção do estado ,com o nosso dinheiro ,não iliba que os vigaristas sejam presos ,penso que a Carregueira ainda tem vagas.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      2 Agosto, 2014 18:15

      Há sangue mais barato à venda.

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      2 Agosto, 2014 19:08

      O estado emprestar dinheiro aos bancos para os salvar é mau; dizem os comunistas que o que é mesmo bom, é os contribuintes pagarem o pato nacionalizando os bancos, como aconteceu com o BPN.
      Ainda bem que o Salazar mandou a CGD emprestar os 3 mil e tal contos ao Alfredo da Silva, ainda que não tenha sido para o banco mas para o grupo industrial, se não estou em erro. De outro modo não teria sido possivel construir o maior grupo industrial que já existiu em Portugal, e que criou muitos milhares de postos de trabalho e contribuiu para que e apesar de tudo, Portugal fosse um país menos pobre. Pena é que o PCP e os seus homens de mão da Intersindical tenham destruido apenas por razões ideológicas a CUF, a maior empresa da península Ibérica e uma das 100 maiores da Europa, atirando para o desemprego dezenas de milhar de trabalhadores. São uns heróis, os comunistas do PêCêPê!

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        2 Agosto, 2014 19:30

        Não vou defender o PCP ,só relevo que o Sr. Jerónimo conhece melhor a situação económica do país e da banca que o senhor Passos. Sobre o BPN penso que o PCP sugeria a nacionalização do BPN e SLN ,e ,o governo ainda está a tempo de fazer uma lei a confiscar os bens desses vigaristas todos , teria o apoio popular. Sobre a banca ,considera que faz algum sentido terem sido quase todos intervencionados e o banif nacionalizado e o Bes será a seguir? Isto é o mercado a funcionar ? Temos governo? Reitero que o governo tem de intervir (não gosto) mas, já agora ,também não gostava que o próximo resgate fosse já a seguir. Sr Silveira: neste momento a dívida privada é mais preocupante que a pública e pelo menos uns 25% do crédito concedido pelos bancos é lixo tóxico. As dores do PREC já passaram, quero exigir que o governo em quem votei, governe.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        2 Agosto, 2014 19:36

        Se 25% do crédito concedido é lixo tóxico, porque haveria interesse dos contribuintes em o pagar? Isso não faz qualquer sentido.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        4 Agosto, 2014 12:32

        Tem toda a razão, Carvalho da Silveira. A história registará esse crime do PCP, que foi destruir o conglomerado de empresas conhecido por Grupo CUF. Então, o que se passou nalgumas empresas, como foi o caso da Lisnave e da Setenave, não tem perdão.

        Gostar

  7. alvez's avatar
    alvez permalink
    2 Agosto, 2014 18:17

    Mas então porque é que os depósitos são protegidos por dinheiro dos contribuintes e as acções não o são ? ah … já percebi … é o princípio da igualdade (versão portuguesa, orwelliana) a funcionar …

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      2 Agosto, 2014 18:52

      Penso que o governo estará a negociar com autoridades europeias a intervenção ,como as regras mudaram ,eventualmente ,muita gente vai sofrer perdas. Garantidos, só estão os depósitos até 100000euros ,o resto depende da negociação.

      Gostar

  8. MJRB's avatar
    2 Agosto, 2014 18:45

    Adenda :
    mesmo que este governo não intervenha –mas está obrigado(!) a intervir– neste hediondo mundo BES, perde as legislativas. E quanto menos ACosta falar publicamente neste e noutros casos, tanto melhor para ele&seus correlegionários e novos(?) mega-apoiantes.
    A maioria da população não vai compreender nem aceitar o “empréstimo” a uma entidade fraudulenta.

    Tenho previsto o seguinte : o BES vai safar-se e dentro de 2, 3 anos estará “estável” sobretudo graças a este governo ; RSalgado & friends pagarão o que fôr necessário para continuarem quiçá socialmente respeitados, invejados (o tuga chico-esperto admira vigaros) e em liberdade (Sócrates e o P”S”, PPCoelho e o P”SD” mais PPortas e o seu PP agradecem o mutismo…).
    …E siga o baile !

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      2 Agosto, 2014 19:01

      Nesta fase, as eleições futuras são uma coisa de somenos. A dimensão desta falência e de outras que pode implicar dada a fragilidade dos grupos e das empresas (não têm capitais próprios) é demasiado séria. Li que o GES tem 400 empresas e 35000 funcionários.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Agosto, 2014 19:25

        Nesta fase (com legislativas em meados de 2015) já conta e muito os procedimentos deste governo e as reações do P”S” (de Seguro ou de Costa) face a este caso GES, para o eleitorado entender toda a trama, ramificações e consequências a curto prazo. E, votar em A ou Z.

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    2 Agosto, 2014 19:40

    manuel,

    Certamente Vc. tem conhecimento que a intervenção do Estado para salvar o GES é salvífico para além do banco e suas empresas : investidores, clientes, credores, devedores… ; empreendimentos em curso, empréstimos, mercados, bolsas, etc..
    Muita gente, muitas empresas estão dependentes da intervenção do Estado. Se não houver um “encaixe”/empréstimo de capital (com juros e a X prazo, claro !), a economia tuga regredirá com mais e gravosas repercussões na vida dos cidadãos — uma autêntica hecatombe nesta fase.

    O que é intolerável, indesculpável e tem de ser esclarecido : como é que o GES chegou a este estado sem que o BdP, CMVM e, o governo, de “nada” soubessem nem pressentissem…

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      2 Agosto, 2014 19:53

      Eles sabem e são cúmplices e andam a empurrar com a barriga e são muito parecidos com o inimputável que deixou as finanças públicas chegarem a uma situação em só tinha 15 dias de salários e pensões (pré-bancarrota Sócrates).

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Agosto, 2014 20:00

        manuel,

        nunca apoiei o governo de Sócrates nem o próprio, conhecido também e não por acaso ou por simples miminho acarinhado e baptizado como “menino de ouro do P”S”.

        Gostar

  10. MJRB's avatar
    2 Agosto, 2014 19:50

    Outra “coisa m’apoquenta” (mas não me surpreende) a propósito : a situação do meu SLBenfica face ao BES. Infelizmente um pré-drama. Talvez resolúvel dentro de 5, 6 anos…
    E com os resultados desportivos (hoje goleado pelo Arsenal por 5-1) a não entusiasmarem para regular e crescente bilhética, merchandising e não só, consequências da má, descoordenada, abusiva e aventureira gestão de activos…

    Gostar

  11. manuel's avatar
    manuel permalink
    2 Agosto, 2014 20:10

    Vitor Cunha : Assim como o resgate Grego e Português foi para dar tempo aos bancos alemães se livrarem da dívida portuguesa e salvar o euro ,do mesmo modo, um resgate do BES serve para dar tempo à banca de se libertar das imparidades ,sim , o problema é sistémico. Considero que apesar do resgate, a banca e os setores rentistas não fizeram qualquer ajustamento e comportam-se como no tempo do inimputável ,o governo deve responsabilizá-las e cuidar do bem comum e se isso for nacionalizar o BES, que assim seja. Gostaria que o sr Passos não mostrasse uma impreparação atroz e se prepare por dar o dito por não dito.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      2 Agosto, 2014 20:16

      Gosto. Os bancos alemães livraram-se de dívida portuguesa emprestando mais dinheiro. É isso.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        2 Agosto, 2014 20:36

        O resgate foi suportado por 3 entidades(FMI,BCE e UE) para distribuir os sacrifícios . A Alemanha e os outros países da UE emitiram dívida no mercado internacional para nos financiar ,porque tinham crédito e juros baixos . Depois de 2011 nós temos feito os reembolsos e deste modo os bancos que estavam pendurados na nossa dívida lá vão andando e foram libertados da nossa dívida.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        2 Agosto, 2014 20:38

        Portanto acabou, temos superávit e já não se pede dinheiro emprestado a ninguém.

        Gostar

      • pro.benfica's avatar
        2 Agosto, 2014 21:31

        Se não pedirmos dinheiro emprestado a ninguém, como é que «ninguém» pode florescer?

        Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        3 Agosto, 2014 06:52

        Cunha, nao confundir bancos alemaes com Troika. E do basico.
        Pareceria que tudo o mesmo mais nao e.
        Pondere as diferencias entre deverlhe X quantidade de dinheiro a um ou aos outros. Verdade que nao e a mesma situacao?
        Com quem fica um mais obrigado e “comprometido”?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        3 Agosto, 2014 09:18

        A trama engrossa. Percebi:

        Fomos ludibriados a gastar dinheiro (incluindo salários e pensões) para ficarmos dependentes de dinheiro que não temos para termos que pedir mais dinheiro emprestado para gastarmos mais dinheiro.

        Isto é mesmo maquiavélico.

        Tenho uma sugestão: Reduzir despesa ao ponto de não precisar desses credores todos. Assim podemos mandar esses bandidos à fava.

        Gostar

  12. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    2 Agosto, 2014 20:10

    > A despesa é excessiva,

    “The pleasure is momentary, the position ridiculous, and the expense damnable.”

    Mais valia ter gasto o dinheiro em rodadas gerais de p*tas e vinho verde, pelo menos tínhamos tido a parte do prazer momentâneo. A minha relação com a A-17 é tépida.

    Gostar

  13. pro.benfica's avatar
    pro.benfica permalink
    2 Agosto, 2014 21:29

    Nesta imensa estrumeira, há os que pagam e os que florescem.

    E isto sucede a nível dos estados (uns penam os seus pecados e para além dos mesmos e outros aproveitam para medrarem e «viçarem») e ao nível dos «bancos»…

    Mas nada disso me interessa particularmente. O que me interessaria, sim, era ver os «Madofes» portugueses atrás de grades, pobres e a apodrecerem até ao final das suas patéticas vidas.

    OK, compreendo que estamos numa época de aperto financeiro e não há dinheiro para construir uma nova prisão com espaço suficiente para albergar toda a gente, mas pode sempre optar-se por libertar um par de mânfios bem menos, afinal, danosos para a sociedade que esta tralha (é começar pelo consulado de Cavaco e levar tudo à frente). Para trás, já não tenho memória.

    P.S. Como eu escrevi ontem, o Passos já está a delinear a salvação do Salgadinho.

    Gostar

  14. fado alexandrino's avatar
    2 Agosto, 2014 22:01

    Fui ler a parte linkada.
    Fiquei como uma dúvida existencial.
    Quem é que sabendo o que lá está escrito pode em juízo perfeito comprar mesmo a dez cêntimos uma acção do BES?
    E não é que no ultimo dia foram qualquer coisa como 260 milhões e julgo que no dia anterior 400 milhões.

    Gostar

  15. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    2 Agosto, 2014 22:16

    Se o que o Marques Mendes acabou de dizer na SIC é verdade, e eu acredito que lhe passaram informação para ajudar a “assentar o pó”, a coisa faz sentido. Também ficamos a saber que o “buraco” no BES foi arranjado em Junho, quando a anterior administração estava de saída e serviu para salvar os investimentos da Venezuela e da vários amigos no GES. Se assim for, cadeia com eles que se faz tarde!

    Gostar

    • pro.benfica's avatar
      2 Agosto, 2014 22:32

      Primeira ação: nem um pintelho de património fica na posse dos Salgadinhos.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Agosto, 2014 22:55

        cuidado : uma coisa são pentelhos (termo mais chic usável pela família Salgado) ; outra, pintelhos (coisa comum entre os tugas, os tais “pobrezinhos” gozados na Comporta).
        Ou seja, se quiserem tocar no tal património, actuem sobre os pentelhos e não sobre os pintelhos.
        É que em termos jurídicos às vezes –tantas entre nós…– há sempre um termo e/ou uma vírgula salvífica…

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        3 Agosto, 2014 00:29

        O GES tem um buraco que já ultrapassa os sete mil milhões. Os activos que os Espirito Santo têm espalhados por esse mundo, actualmente não devem chegar aos três mil milhões. Se houver justiça acredito que vão ficar sem nada, a não ser o dinheiro que conseguiram “abichar” nos últimos tempos, que deve estar em bom recato numa qualquer ilha das Caraíbas.
        Em todo o caso, e se a solução avançada esta noite na SIC por Marques Mendes for avante, o governador do banco de Portugal Carlos Costa depois da casa arrumada deveria demitir-se. A roubalheira de Junho aconteceu mesmo debaixo do nariz dele, e embora não fosse fácil, ou mesmo possivel evitá-la, o facto é que ele andou semanas a dar a cara por um valor que se revelou muito diferente para pior. Nestas circunstâncias, as pessoas de bem devem assumir as suas responsabilidades, e eu acredito que apesar de tudo, Carlos Costa é uma pessoa de bem.

        Gostar

  16. Carocha's avatar
    2 Agosto, 2014 22:19

    Já estou a ver o filme.!Felini não faria melhor…Aos incautos levantem o dinheirinho,senão ficam a arder.!Vejam os besuntas do BPN a gozar à grande.!Barrabás queremos Barrabás!!!

    Gostar

  17. BELIAL's avatar
    BELIAL permalink
    2 Agosto, 2014 23:21

    No luso recanto, o salgado nunca cumprirá prisão efectiva.
    Não aposto… mas.”ateimo”,

    Gostar

    • MJRB's avatar
      2 Agosto, 2014 23:57

      Se RS estivesse na eminência de ser “convidado” a mudar-se para a Carregueira, “abria o livro” e, se a justiça pudesse e quisesse actuar correctamente, muitas outras eminências, excelências, o que se quiser, do regime, tremeriam e provavelmente refugiar-se-iam por exemplo num PALOP — Guiné Equatorial incluída…

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        3 Agosto, 2014 15:57

        Nós estamos piores que a Itália. E lá ,quando aparece um “arrependido” as prisões são às dezenas e às centenas ,imagine como seria se a justiça funcionasse neste “sítio”.

        Gostar

  18. MJRB's avatar
    3 Agosto, 2014 02:03

    Alexandre C Silveira, 00:29,

    A maltosa espírito santo precaveu-se a tempo e durante muito tempo. Money não lhe faltará nas Caimão ou no Luxemburgo.
    CCosta não se demitirá depois da “casa arrumada” — precisamente por isso, o caso está “arrumado”, ALMOFADADO e como é hábito neste país, a vastíssima maioria do povinho de nada sabe nem quer saber (o futebol, as cançonetas, as telenovelas e os “famosos”, espírito santo incluídos, o terreno e o outro é o que lhes interessa), logo não exige à justiça uma actuação severa, e ao governo –qualquer que seja– uma explicação entendível.
    …E siga o baile.

    “Não sei porquê”, mas tenho o pressentimento que num futuro não longínquo a Guiné Equatorial, tal como acontece em Angola e Cabo Verde, “acolherá” parte da máfia tuga…

    Gostar

Trackbacks

  1. Uma inovação | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.