Saltar para o conteúdo

Aumento do SMN

25 Setembro, 2014

A oposição está contra o aumento do SMN. Dizem que é eleitoralismo. Por acaso tb acho que é. Mas não só. É uma má medida para os mais desfavorecidos e para aqueles trabalhadores que aspiravam a ganhar um pouco mais que o SMN pois as empresas como se percebe neste acordo  terão um incentivo financeiro para concentrar a contratação de remunerações no SMN.

9 comentários leave one →
  1. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    25 Setembro, 2014 11:46

    A esquerda (a assumida porque o PSD e o CDS também são de esquerda) está apenas a ser coerente.
    Não lhes interessa se as medidas são boas (eu também acho que esta é má mas a esquerda defende que é boa), apenas a intenção por detrás delas. Por isso é que fazem imensas propostas que seriam absolutamente desastrosas para Portugal com as melhores das intenções.

    Gostar

  2. Luís M's avatar
    Luís M permalink
    25 Setembro, 2014 13:06

    E para além do mais, ouvi as confederações patronais defender e dizer que o aumento não teria significado relevante na situação das empresas, mas afinal negociaram contrapartidas. Assim, afinal parece que esse aumento do SMN tem significado na situação das empresas e um custo cuja factura vai ser, mais uma vez, apresentada ao Zé povinho.

    Temos que concordar que é uma boa jogada e inteligente: dão com uma mão, tiram com a outra (se calhar mais do que o que dão) e o pessoal aplaude de pé. Faz-me lembrar dos tempos dos aumentos dos salários em 20% com aumento da inflação de 30%. Nessa altura também a malta ficava contente.

    Gostar

  3. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    25 Setembro, 2014 13:53

    O aumento do salario minimo não é um problema para as empresas de uma certa dimensão e/ou com mão-de-obra mais qualificada.
    Em contrapartida é um inconveniente sério para as empresas mais pequenas e mais dependentes de mão-de-obra indiferenciada.
    As principais associações patronais, que participam na concertação social, são dominadas pelas primeiras.
    Mas as segundas são em muitissimo maior numero e, sobretudo, estão na origem das principais flutuações no emprego, tanto para despedir como para recrutar.
    A existencia de um salario minimo é em si anti-economica. Aumenta-lo é um erro adicional, sobretudo num momento em que ha ainda muito desemprego e um déficit efectivo de competitividade face ao exterior.
    A unica razão valida para o actual governo aumentar o salario minimo é … politica.
    Se o não tivesse aumentado agora arriscava-se a perder um “momentum” politico importante em termos das proximas eleições legislativas e isso seria provavelmente capitalizado pela oposição.
    Se pelo menos servir para impedir o regresso do Partido Socialista ao governo !…

    Gostar

    • Luís M's avatar
      Luís M permalink
      25 Setembro, 2014 14:51

      Fernando S,

      Concordo com o que escreveu. No entanto julgo haver várias taxas, subsídios, remunerações e vencimentos indexados ao salário mínimo. Por via do aumento deste sobem também aqueles. Não estou errado, pois não? E se assim for mesmo algumas das grandes empresas poderão ser afectadas sem beneficiar dos incentivos financeiros.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      25 Setembro, 2014 15:05

      Luis M,
      Também concordo com o que diz. O aumento do salario minimo tem efeitos sobre a estrutura salarial que ultrapassam o proprio salario minimo.
      Dito isto, é ainda verdade que que as empresas mais estruturadas teem uma capacidade de encaixe maior do que as mais pequenas e menos “instaladas”.
      Isto explica talvez em parte porque é que a associação patronal dos comerciantes, com base na ideia, a meu ver ilusoria, de que o aumento do salario minimo tem um impacto importante sobre as procuras para bens de consumo, tal como os sindicatos, defende um ainda maior aumento do salario minimo.

      Gostar

  4. MJRB's avatar
    25 Setembro, 2014 19:00

    HMatos
    não se importa que lhe aumentem o ordenado com mais 0,1%, depois de pedir um justo aumento de 10%.

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      26 Setembro, 2014 00:48

      Porque carga de agua é que um aumento de 10% do salario minimo é forçosamente “justo” ?…
      Onde é que está a justiça quando uma empresa é obrigada a gastar mais com um trabalhador do que é a contribuição deste trabalhador para a criação de valor na empresa ?
      Para poder pagar este trabalhador acima do seu valor a empresa tem de limitar as remunerações de outros trabalhadores mais produtivos, incluindo até alguns pagos pelo salario minimo mas que noutras condições poderiam e mereceriam ser pagos acima deste salario.
      Para poder pagar este trabalhador acima do seu valor a empresa tem de limitar ou prescindir na totalidade de investimentos adicionais que poderiam permitir o recrutamento de mais trabalhadores e o consequente pagamento de salarios abaixo, iguais ou acima do salario minimo.
      Trabalhadores empregados mal remunerados, desempregados não recrutados e sem remunerações, tudo isto para poder pagar um trabalhador acima do que ele produz … Onde está a “justiça” ??!!

      Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        26 Setembro, 2014 12:14

        Fernando S,
        “Justiça” é como o MJRB achar que deve ser gasto o dinheiro dos outros.

        Gostar

  5. BELIAL's avatar
    25 Setembro, 2014 21:32

    Depois os cafés aumentam as bicas – e lá vai o aumento…

    Mundo cão!

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta