Saltar para o conteúdo

o bom povo português

17 Outubro, 2014
by

Parece que está próximo de dar nova maioria absoluta ao Partido Socialista de António Costa, repetindo a mesma façanha de há uns anos, com José Sócrates, que tão felizes resultados nos trouxe. O fenómeno não seria inteiramente incompreensível, tendo em consideração os últimos anos de sacrifícios impostos pelo governo do PSD/CDS e a reacção natural do eleitorado aos mesmos. Só há uma coisa que não se entende: o que disse, até agora, António Costa, que leve a tamanho entusiasmo pelo personagem? Desde logo, o que garante que ele possa fazer melhor do que aquilo que tivémos nos últimos três anos? Quem souber, responda, porque, até agora e desde que ganhou as primárias do PS, só o ouvi falar sobre as cheias de Lisboa.

47 comentários leave one →
  1. ze luis's avatar
    17 Outubro, 2014 21:21

    Deu 40 mil euros ao Chulares e o Ze(inal) povo baba. É só seguir o dinheiro. Quem dá mais?

    Gostar

  2. LegiaVII's avatar
    LegiaVII permalink
    17 Outubro, 2014 21:31

    Qualquer povo como qualquer pessoa tem o que merece.
    A ilusao do ataque a manjedoura e grande… Se Deus quiser ca estou para rir e me divertir…

    Gostar

  3. adelinoferreira45's avatar
    17 Outubro, 2014 21:38

    A possibilidade de vitória de Costa resulta do inverso da de Passos. O primeiro pouco diz,o último prometeu o céu na terra.
    O zé odeia quem lhe inferniza a vida, mesmo sem saber para onde o vão levar…

    Gostar

  4. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    17 Outubro, 2014 21:45

    rui a.

    Estou tentado a dar-lhe razão. Se não votar no Costa vou votar onde???

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      17 Outubro, 2014 21:48

      Em quem vc. quiser, desde que saiba no que é que vai votar. Eleger polítics como se elege a Miss Simpatia de um concurso de misses, é coisa pouco sensata.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        18 Outubro, 2014 12:07

        ” Só há uma coisa que não se entende: o que disse, até agora, António Costa, que leve a tamanho entusiasmo pelo personagem?”

        Eu faço a pergunta porque você ao colocar a questão neste pé, dá a entender que o melhor é ficar como está. Já que as cosias estão a rodar ás mil maravilhas.

        Mas não deixo de lhe dar razão. O que fez Costas para alem das cheias em Lisboa???

        Gostar

      • Dr. Freud's avatar
        Dr. Freud permalink
        19 Outubro, 2014 13:10

        Em alguém como aquele caricato sr. Passos Coelho que dizia, alto e bom som na campanha eleitoral de 2011, que lhe era impensável cortar salários e pensões porque tal era crime?!…

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      17 Outubro, 2014 22:06

      O senhor já mostrou em milhares de intervenções que o seu altar é o PCP, vem com essa pergunta para quê?
      A não ser que esteja farto de perder eleições e agora queira ter um sabor a Vitória (vai em maiúsculas porque da outra Vitória ( O Centro) já deve ter saboreado bastante.
      Cumprimentos.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        18 Outubro, 2014 12:09

        Senhora era a tua tia e casou-se.

        Já que falas em PCP e na linha do que disse o rui.a, o que fez de errado para ter descido na tabela??? Deixa-me adivinhar: deu uma palmada num banco.

        Atina porra

        Gostar

    • Miguel Santos's avatar
      Miguel Santos permalink
      17 Outubro, 2014 23:52

      Vote em branco, deixe a decisão para quem, mal ou bem, acha que há um candidato melhor do que os outros.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        18 Outubro, 2014 12:13

        Miguel Santos e Pinto,

        Esperei 48 anos para poder votar, e o voto, continua a ser a arma do povo. Se vocês acham que não votar ou votar em Branco é melhor, que façam bom proveito. Mas estão redondamente ERRADOS

        Gostar

    • Pinto's avatar
      Pinto permalink
      18 Outubro, 2014 10:11

      Já lhe deram aqui várias alternativas.Só falta a alternativa do partido que vai ser vencedor: aproveite esse domingo e vá dar um passeio, fique no café a beber umas cervejas e a comer uns caracóis, a discutir o futebol, o carro novo que o vizinho comprou. Tudo isso é-lhe mais importante e diz-lhe mais que a política.
      Nas últimas eleições estive empenhado a jogar sueca no café. A mesa de voto estava a uma distância de 200 metros mas o jogo estava tão interessante e o desprezo pela política é tão grande que não me deu para lá ir.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        18 Outubro, 2014 12:15

        Pinto,

        Estive empenhado a jogar sueca no café e mesa de voto estava a uma distância de 200 metros, porque já deve estar sentado num rendimentos pelo qual não mexeu uma palha e se mexeu a luta ficou a cargo de outros. Certo???

        Gostar

  5. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    17 Outubro, 2014 21:48

    Saber em que é melhor co Passos? Se não fosse tão mau como o Sócrates já não era mau.

    A coleção de economistas em que se apoia diz muito da personalidade. Pode ser que contrate novamente o Campos e Cunha, até dele se fartar e meter lá o Teixeira dos Santos.

    Gostar

  6. JCC's avatar
    JCC permalink
    17 Outubro, 2014 22:03

    O que faz o bom povo português votar no Costa é que já viu que o Coelho os enganou, e vai estar com o Costa até se sentir enganado.

    Gostar

  7. A. R's avatar
    A. R permalink
    17 Outubro, 2014 22:07

    O Costa daqui a pouco tempo desincha e depois vão-se esgatanhar todos no largo dos ratos

    Gostar

  8. LTR's avatar
    LTR permalink
    17 Outubro, 2014 22:09

    Costa diz “queres cimento” e muitos ouvem “crescimento”. Ouvem o que querem ouvir. Faz lembrar as lavagens cerebrais aplicadas aos bombistas suicidas que julgam ir de encontro às manadas de virgens desesperadas que os esperam já deitadas. Tivesse ele tido o azar de ser baptizado como Santana Lopes e ir à TV dizer que a solução para Portugal era uma fisioterapia e era logo tratado como candidato a inquilino de hospital psiquiátrico.

    Agora, difícil vai ser convencer algumas pessoas que só têm a quarta classe.
    Esses tipos topam-no logo.

    Gostar

  9. fado alexandrino's avatar
    17 Outubro, 2014 22:16

    A explicação para este fenómeno, um homem que nada diz e mantendo prudente silencio permite que cada um dê asas à imaginação, é explorada até ao tutano pela comunicação social.
    Primeiro experimentaram com o BE e foi um êxito retumbante.
    Depois esvaziou-se como todos os balões.
    Agora chegou a vez deste.
    Acresce um fenómeno curioso, o bom povo português adora ver cair quem está no poleiro.
    A seu tempo (se Portugal resistir) também calhará a vez a este.
    O que ele pode ter certo é que um mês após ser eleito já está o PCP, a CGTP a FENPROF e Outros a pedirem a sua demissão.
    É dos livros.

    Gostar

  10. gastão's avatar
    gastão permalink
    17 Outubro, 2014 22:16

    Com Tiririca pior não fica.

    Gostar

  11. caramelopipi's avatar
    caramelopipi permalink
    17 Outubro, 2014 22:41

    O burro é uma espécie protegida em Portugal….

    Gostar

  12. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    17 Outubro, 2014 23:24

    Só quem anda distraído pode estranhar o precurso do costa.
    Existe uma máquina bem ainda bem financiada capaz de gerar um ridículo apoio à sua volta como figura competente que nunca foi nem será. O costa não foge à regra de desdizer hoje o que disse ontem. O discurso mal abotoado, com o sorriso da praxe não engana.
    Quando assumiu o cargo de ministro no primeiro governo de Guterres, um deputado do Partido Comunista perguntou-lhe porque dizia hoje o contrário do que dizia quando era oposição, a propósito do horário de trabalho. resposta dele “Quando estava na oposição podia dizer o que me apetecia. Hoje tenho que dizer o que devo porque estou no governo”.
    O costa sabe dos apoios com que conta, não tem uma ideia séria, para quê!
    Os que votam nele não precisam de ideias precisam de tachos.
    Talvez se enganem apesar da tática conhecida de projetar falsas sondagens, de acusar a direita inexistente e de esconder velhas amizades mais do que comprometedoras. Os media procuram levá-lo ao estatuto de “animal político”, ele que só tem de animal. A tática suja dos marketeers ao aproximá-lo do filho dependente da mãe, é evidente. Diziam os seus apaniguados que este reunia a condição essencial que define um “animal político”.
    Ficamos assim sem saber quem é o verdadeiro animal e com dúvidas sobre quantos animais são capazes de votar nele. Mas que há quem goste de animais lá isso há.

    Gostar

  13. M.Almeida's avatar
    M.Almeida permalink
    17 Outubro, 2014 23:38

    Rui A. Não haja preocupação. Isto são manobras habitués . A ver se mudam à força a liderança do PSD. Afinal não é isso que o Costa quer? Há muito que COsta canta de galo que o seu adversário e´Rui Rio. Ou seja o subalterno, mais propriamente dito. Caladinho que o PS é que manda. È isto que eles preparam, mas não sei se têm sorte. Há pouco ouvi um comentador na Antena 1 que dizia e com razão. Costa tem de ir a jogo e depois é que as coisas se vêem. Portanto não nos excitemos com tamanho desplante, porque afinal não foi nas europeias que as sondagens davam todoas o PS à beira dos 36, 37 e 38,5%? Não disseram a certa altura que Seguro reunia apoiao à direita e à esquerda e estava à beira da maioria absoluta se as eleiç~oes fossem em Junho? E o resultado qual foi ? 31,5%. Portanto deixemos que eles poisem, e pelas muitas histórias que ainda não sabemos. Costa julga-se mais esperto que os outros mas certamente não terá tanta sorte como teve em relação ao assalto ao PS. Veremos se não tenho razão. Não me assusto minimamente com sondagens que numa semana, apenas uma semana, a semana das inundações que não têm solução conseguem dar entre os 34,6%, e os 45%. É que não é uma diferença de 2% é de 11%. Portanto estamos todos a brincar. É ver o que se passou há 1 dais no Brasil para perceber como se joga com sondagens e mesmo assim o povo já não cai. O que se passou no Brasil foi uma vergonha. Até à boca das urnas falharam. Uma vergonha. O Aécio nem existia para os insitutos de pesquisa. Dilma e Marina era assim, não era? Houve mesmo quem desse a vitória de DIlma à 1ª volta. Pois bem, já não somos tão manipuláveis como há uns anos.
    Onde está a ponderação de indecisos, abstenção e Marinhos pinto? E o CDS ora tem 8% ora tem 4% no espaço de uma semana. Isto é sondagem feita com dedo no ar, para ver onde bate o vento. Deve ser. Ou então escolheram uma amostra entre os apoiantes de COsta. Só pode mesmo.

    Gostar

  14. M.Almeida's avatar
    M.Almeida permalink
    17 Outubro, 2014 23:40

    Queria dizer uma diferença de 2 pontos ou 11 pontos o que é bem diferente.

    Gostar

  15. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    18 Outubro, 2014 00:09

    A manipulação das “sondagens” já começou.
    As origens históricas ficam para depois. Há registos.
    Uma das principais causas do atraso de Moçambique era a invasão da Província pelos asiáticos, “ densos e vorazes como os gafanhotos ”. Nos navios vêm empilhados nos convés junto com pandeiros de cabo e capoeiras de criação, associam-se à balbúrdia, à música alucinada e exótica e, particularmente, aos animais com os quais convivem.
    Refratários a assimilar os valores europeus e o maior indicativo disto era o fato de que não se conseguia nem mesmo persuadi-los a usarem calças. Andavam com “ nuas pernas felpudas, surdindo das amplas dobras de roupagem que algum dia foram brancas, que no litoral ou no sertão arrastam açodadamente chinelas de formas indefinidas nas passadas de todos os comércios, de todas as industrias, de todos os misteres, e dizem que de todas as rapinagens mansas, não podendo, portanto, se contar com eles para servirem de elementos civilizadores . Chegaram longe.
    Confiemos em Camões:
    “Se fores à Índia e vires uma cobra e um índio, mata o índio e deixa a cobra. Esta Índia tudo tem de vil o melhor que ela tem é a mulher e o caril!”

    Gostar

    • Hawk's avatar
      Hawk permalink
      18 Outubro, 2014 10:38

      Caro Procópio, parece que Vc. anda a fazer longas noitadas no dito. Um pouco de abestemia prolonga a vida. Falando a sério: o Costa só tem uma chance que é saber fazer um sorriso suficientemente insinuante para conseguir que a Merkela dê ordens para que abram um pouco os cordões à bolsa. Caso contrário não haverá diferença entre Coelhos, Cunhais, Costas, Portas e quejandos. É a teoria das expectativas perdidas.

      Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      18 Outubro, 2014 22:54

      .
      Sobre ‘mercados’, economais, finanças etc
      .
      > Chinese Replica Cars
      http://www.richestlifestyle.com/20-chinese-replica-cars/
      (se a malta lá do norte falsificar tshirts cai o carmoe a trindade …)
      .
      > A Mexican Drug Lord’s House Got Busted, Guess What The Authorities Found
      http://wereblog.com/mexican-drug-lord-got-busted
      .

      Gostar

  16. manuel's avatar
    manuel permalink
    18 Outubro, 2014 00:10

    O PS do Dr. Costa arrisca-se a ganhar com uma ampla maioria (entre os 50 e os 60%) sem qualquer programa concreto . O povo português só pede que o governem de acordo com as palavras sábias de Aécio Neves ” decência e eficiência ” . Por ter votado nesta maioria , por me recusar a pensar na endogamia do Blog e por respeito pelo autor do post tenho que dizer:é evidente que a dupla Passos&Portas está sem qualquer credibilidade ,penso que a um nível inferior à fase final do inimputável. Os partidos da maioria deviam mudar as suas lideranças por elementos não empenhados neste ajustamento/empobrecimento e atacar as eleições com o mote já citado do Aécio. É necessário influenciar a variável psicológica do crescimento ,pode chamar-se esperança ou estado de graça ,tal desiderato não é possível com um 1º Ministro a dizer inanidades e um vice e uma ministra das finanças a dizerem inverdades a todo o momento.

    Gostar

  17. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    18 Outubro, 2014 00:22

    O manuel pode dizer “o ps arrisca-se a ganhar”, em devido tempo se verá porquê.
    Arrisca-se pela certa quem votar no ali costa e seus muchachos artríticos e…
    Então em quem votar? A pergunta dos mil milhões de euros.
    O tempo trará opções inesperadas.

    Gostar

  18. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    18 Outubro, 2014 00:43

    Chegou ao limite superior agora é só a descer…

    Gostar

  19. Luís M's avatar
    Luís M permalink
    18 Outubro, 2014 00:44

    Ainda falta muito tempo para as legislativas. Daqui até lá o dr. António Costa ainda terá que dizer ao que vem. Apesar de ser a estrela da Comunicação Social, acabou-se para ele o tempo mais fácil. Há quem diga hoje votar António Costa por rejeição a Passo Coelho mas que esperam por parte daquele maiores, melhores e mais detalhadas explicações sobre o que fará se for eleito.

    Acho que foi uma boa jogada da parte dele (António Costa) arregimentar o Livre. Assim deixa o espaço de um discurso mais à esquerda a cargo de Rui Tavares / Ana Drago e ele, António Costa, pode ficar mais livre para um discurso ‘mais ao centro’.

    Mas sondagens valem o que valem e ainda falta um ano. A idade da inocência, que, na minha opinião, também nos deixou coisas fantásticas como esta (http://www.youtube.com/watch?v=soFFTF0kde8) já lá vai. Hoje já há muita gente entre o “bom povo português” que já não acredita em pensamentos e ideias mágicas.

    Gostar

  20. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    18 Outubro, 2014 02:01

    Longe de mim achar que o eleitorado é burro, cego e que não aprendeu nada com as duas desastrosas passagens dos socialistas pelo governo desde 1995; mas já ouvi por aí algumas mentes, certamente perversas, dizerem que era por estas e por outras que o Salazar não deixava os portugueses votar, com o argumento que o pagode não sabia, e pelos vistos não sabe, o que quer.
    Dêm a maioria absoluta ao homem para ver se isto bate no fundo de uma vez por todas, caraças. Andamos nisto há 20 anos, e “nem o pai morre, nem a gente almoça”!

    Gostar

    • Hawk's avatar
      Hawk permalink
      18 Outubro, 2014 10:28

      Embirro com sondagens. Das poucas vezes em que fui abordado vaticinei exactamente o contrário daquilo que pensava.

      Gostar

  21. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    18 Outubro, 2014 10:01

    duvida: a sondagem foi feita antes ou depois das enxurradas?.. é que respostas fatalistas tipo “não há nada a fazer” não costumam alegrar o pagode…

    Gostar

  22. Churchill's avatar
    18 Outubro, 2014 10:13

    Estamos a falar do Costa que continua presidente da Camara lisboeta e ontem andava nos corredores do Parlamento, a que não pertence?
    Se o indivíduo for a PM presumo que organize reunião no Palácio de Belém.

    Gostar

  23. naco's avatar
    naco permalink
    18 Outubro, 2014 10:35

    O bom povo , é uma mistura fina de manhosice, ignorância e ingenuidade. Vamos ver o que dá

    Gostar

  24. Dr. Freud's avatar
    Dr. Freud permalink
    18 Outubro, 2014 10:49

    Provavelmente o povo português está a padecer do «síndroma de Alan Greenspan»: arrependimento tardio.

    «Acreditei a maior parte da minha vida que quanto mais livre fosse o Mercado e o sistema financeiro que lhe é associado, melhor funcionaria a economia, sem riscos de degradação das relações internas do sistema económico causada pelo sistema financeiro, já que era do interesse deste último que tal degradação não sucedesse. Enganei-me. E acreditem-me que não é agradável constatar um engano desta dimensão no final da vida.»
    Alan Greenspan ex-presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos da América, em declarações na comissão de inquérito à «crise do subprime».

    Costa tem aos olhos da maioria do povo português uma vantagem evidente sobre os actuais personagens governativos: nos cargos que já assumiu nunca conseguiu ser tão mau como a norma deste governo.

    Logo…

    Gostar

    • joao lopes's avatar
      joao lopes permalink
      18 Outubro, 2014 15:23

      síndroma de alan Greenspan” é uma expressão muito sarcástica…se fôr escrita neste blog( e como foi escrita,dou-lhe os parabéns)

      Gostar

  25. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    18 Outubro, 2014 11:20

    Depois de “o governo mais liberal de sempre” ter criado o maior esbulho fiscal de sempre não admira que o eleitorado se queira ver livre do PSD e do CDS. A retoma do poder pelo PS marca o regresso do país aos desequilíbrios orçamentais e ao despesismo. Provavelmente, desenha-se novo resgate. Pelo sim pelo não, retirei o meu dinheiro dos bancos e estou tentado a retirá-lo também dos certificados de aforro. A pouco e pouco, vou levando as minhas poupanças para uma conta bancária que abri no Lichenstein. Faço 3 ou 4 viagens por ano e de cada vez levo uma parte do dinheiro. A mim, os gatunos socialistas não me apanham desprevenido.

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      18 Outubro, 2014 12:50

      Precisamente.

      Se a direita é ferozmente socialista para que é que existe?
      É melhor que seja o socialismo a ter os ónus dos resultados.

      Gostar

  26. marrazes's avatar
    marrazes permalink
    18 Outubro, 2014 11:30

    Terra de Preste João, Cananor, Vasco da Gama e o Quinto Império. A Terra é redonda; o que foi partida é chegada.

    Gostar

  27. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    18 Outubro, 2014 12:25

    Para já Costa tem uma atitude diametralmente oposta às de Passos, Cavaco e outras múmias do actual regime: não mente aos portugueses, não promete “eldorados” sabendo que não pode cumprir, enfim tem uma postura séria que as pessoas aceitam. Além disso tem um passado que fala por si: tem um curso de direito a sério tirado na UL, exerceu advocacia, foi ministro por várias vezes e tem sido presidente da principal câmara do país com assinalável êxito. Entrou com 29% dos votos e nas últimas eleições chegou aos 52% !!!

    Gostar

  28. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    18 Outubro, 2014 16:00

    De tudo isso, apenas me preocupa a hipótese de nova maioria absoluta, situação que, até agora, nada de jeito nos deu.

    Gostar

  29. atom's avatar
    atom permalink
    18 Outubro, 2014 18:12

    O governo prometeu tudo ao povo antes de ser governo e depois, ao contrário das promessas, enviou para a bancarrota uma parte significativa dos cidadãos do país. No presente não há nada que o governo possa prometer que seja credível. Na hora de votar, o povo vai-se lembrar da governação dos últimos 4 anos. Eu penso que a oposição não deve perder tempo em debates com os partidos da maioria. A prática governativa fala por eles.

    Gostar

  30. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    18 Outubro, 2014 21:42

    Talvez mudem os feitores, mas o proprietário ( só aparentemente ) absentista continuará a ser o mesmo…

    Gostar

    • neotontono's avatar
      neotontono permalink
      19 Outubro, 2014 09:30

      Para ja parece ser vamos entrar num periodo em que o bom povo portugues poderia ser considerado de
      o bom povo português mauzinho.
      Pelo que pronto vamos ver e ouvir.ehehehe

      Gostar

  31. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    20 Outubro, 2014 12:35

    António Costa tem como único mérito a descoberta da solução para o País: o País, tal como as cheias de Lisboa, não tem solução!

    De resto ganhará as próximas Legislativas apenas e só devido ao Síndrome de Memória Curta, que afeta a maioria dos Portugueses há algumas décadas…

    Gostar

Indigne-se aqui.