Saltar para o conteúdo

Merkel 1 – 0 Parapsicólogo da Sociologia da Segurança no Trabalho Robótico

5 Novembro, 2014

Merkel diz que países como Portugal tendem a oferecer licenciaturas em áreas que beneficiariam de cursos vocacionais, mais directos, curtos, e orientados ao mercado laboral.

Uma série de licenciados que encaixam no perfil apontado passarão o dia a explicar que Portugal não tem licenciados a mais, que juram ter sido o que ouviram Merkel dizer. QED.

39 comentários leave one →
  1. vortex's avatar
    vortex permalink
    5 Novembro, 2014 09:45

    criaram-se centenas de curso de papel e lápis que não servem nem para limpar sarjetas.
    todo o bimbo queria ser doutor

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      5 Novembro, 2014 11:10

      …e todo o bimbo que não conseguiu ser doutor ainda hoje não disfarça o estado doloroso subjectivo da articulação do cotovelo.
      Foi uma espiral de doutorice que apanhou o país por completo desde que as Escolas Comerciais e Industriais foram fechadas pos óbvia inconstitucionalidade.
      O resultado está aí: o mecanico da minha moto ganha à hora mais do que eu.

      Gostar

  2. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    5 Novembro, 2014 09:57

    Boa previsão, já começaram:

    http://expresso.sapo.pt/sera-que-merkel-enunciou-um-disparate-que-tera-implicacao-positiva-no-humor-dos-portugueses

    Mais direto e curto do que as atuais licenciaturas (3 anos), só se extinguirmos as Universidades…

    Gostar

    • CSJ's avatar
      CSJ permalink
      5 Novembro, 2014 11:56

      De facto, de acordo com Bolonha, são Bacharelatos que em Portugal foram “equiparados” a Licenciaturas. O que aliás parece não ter incomodado quase ninguém naquela época. As estatísticas ficaram óptimas!

      Gostar

      • Duarte de Aviz's avatar
        Duarte de Aviz permalink
        5 Novembro, 2014 13:18

        Bolonha á Portuguesa é só mais uma das alarvidades que constam da pesada herança do filósofo e, neste caso, do seu ministro Gago. Uma calamidade que custa ao país milhões e tornou Portugal num país de ignorantes funcionais licenciados (eu só pergunto, licenciados para fazer o quê?) ou de Mestres… Em engenharia, a tal “licenciatura” nem sequer é em engenharia, mas em “ciências de engenharia”. Uma bestialidade sem paralelo no mundo em que os animais pensam. Merkel está certíssima. Soube hoje por um amigo que estão a recrutar condutores de empilhador para a Arábia Saudita a 2500 euros por mês mais casa e viagens pagas duas vezes por ano. Tem que saber inglês básico (imagino que inglês técnico também dê…)

        Gostar

  3. LTR's avatar
    LTR permalink
    5 Novembro, 2014 10:02

    Basta vir de Merkel e logo: 1) critica-se; 2) já não se ouve; 3) fala-se abundantemente. Podia-se era aproveitar a oportunidade para ir ver como está organizado o sistema escolar alemão, na vertente destinada a seguir para o ensino superior, na vertente profissional, etc. Ver como eles fazem, quem são as pessoas que estão na indústria e nas grandes marcas de sucesso, etc. Mas não. Nada disso interessa, e muito menos tocar sequer no desagradável assunto do 25 de Abril de 1974 e do brilhante plano de destruição de escolas industriais por ele trazido, para dar lugar a uma classe uniforme, formada em igualdade nos liceus. O resultado está à vista – um mercado inundado de amadores em tudo o que são especialidades e uma “cultura” nos mestrados e doutorados que em alguns casos dá medo, para não dizer vergonha.

    Portugal tornou-se um país grosseiro, praticamente irreversível.

    Gostar

    • ocamareiro's avatar
      5 Novembro, 2014 14:48

      Ou o seu caso, como vem de Merkel, nem se ouve, apoia-se, aplaude-se, e depois defende-se. A minha experiência na universidade, diz.me que esta geração está cheia de talento, e por isso é que a senhora Merkel se sente tão ameaçada. Não fossem os preguiçosos do sul, começar a produzir e a serem pagos como os perfeitos teutões.

      E os idiotas aplaudem. Traiem o próprio país, mas aplaudem….

      Gostar

  4. rhianor's avatar
    5 Novembro, 2014 10:07

    Se não consegue absorver os licenciados que produz e ainda tem de os exportar, tem licenciados a mais…

    Gostar

    • ocamareiro's avatar
      5 Novembro, 2014 14:49

      Não consegue absorver os licenciados porque o nosso governo de direita tem medo do conhecimento como o diabo da cruz

      Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        5 Novembro, 2014 14:59

        eheheh…. este tipo é precioso a comentar.
        Por favor não o enxotem.

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        6 Novembro, 2014 00:20

        O ocamareiro tem uma licenciatura em…?

        Gostar

  5. LTR's avatar
    LTR permalink
    5 Novembro, 2014 10:07

    Também era um excelente oportunidade para ir ver como é que com tantos milhares de milhões de euros [dos alemães] gastos a fundo perdido no nosso país, chegámos a este ponto cultural e a este resultado. Mas é capaz de se tornar tão desagradável como a lei do enriquecimento ilícito que está e estará sempre em algumas gavetas.

    Gostar

  6. Bocas's avatar
    numiloses permalink
    5 Novembro, 2014 10:21

    Alguém tem um link com o discurso da senhora ?

    Gostar

    • O SÁTIRO's avatar
      O SÁTIRO permalink
      5 Novembro, 2014 13:23

      merkel não disse só q temos lic a mais

      tb disse q temos técnico profissionais a menos

      mas, claro, como foi a angela q falou

      as redações dos media ultrapassaram logo pela esquerda o estado novo

      e toca de FAZER CENSURA DESCARADA

      Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      5 Novembro, 2014 13:41

      Excelente pergunta. É que muitas vezes as coisas vêm de uma agência qualquer.
      Por acaso gostava de ver uma tradução integral como deve ser.
      🙂

      Gostar

  7. O SÁTIRO's avatar
    O SÁTIRO permalink
    5 Novembro, 2014 13:19

    já há muito tempo que se sabe q há licenciados a mais em Portugal

    e q se devia investir no ensino técnico profissional

    há TRINTA ANOS q a OCDE anda a dizer isto.

    e todos os governos reconhecem

    fruto da ilusão/intoxicação igualitária do 25 abril:

    TODOS DOUTORES

    NADA DE TÉCNICOS

    Gostar

  8. LTR's avatar
    LTR permalink
    5 Novembro, 2014 13:43

    A regra de ouro para muitos licenciados em Portugal terem sequer esperança no emprego, é omitirem o curso no curriculum. Toda a gente sabe disto, menos alguns partidos – se calhar arranjam-se de outras maneiras, a la PT.

    Gostar

  9. LTR's avatar
    LTR permalink
    5 Novembro, 2014 13:53

    Quem quiser perceber por que razão um país pára para discutir uma afirmação da senhora Merkel sobre licenciados, ela está aqui:

    «As principais associações de juízes e procuradores espanholas apresentaram hoje em conjunto um pacote de oito medidas contra a corrupção como resposta à situação de “máximo alarme” que se vive sobre este assunto em Espanha.»

    Nós andamos a procrastinar e a assobiar para o ar.
    É uma reforma!

    Gostar

  10. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    5 Novembro, 2014 14:56

    Alguém sabe quantos são os licenciados desempregados, ou a fazer coisas que não têm nada a ver com a licenciatura que fizeram? Só a partir daqui é que se pode falar sériamente deste assunto.
    Nos países mais desenvolvidos, como é o caso da Alemanha, antes de se falar em fazer licenciaturas, fala-se em fazer cursos profissionais de media duração com saída no mercado de trabalho.
    Era disso que a chanceler alemã estava a falar, mas os que destruíram as Escolas Comerciais e Industriais em Portugal, só ouviram a parte que lhes interessa.
    Moro numa cidade de província onde existia uma excelente Escola Comercial e Industrial com um corpo docente ao nível das aulas práticas, os chamados mestres, de altìssima qualidade de onde saíam jovens bem preparados para começarem a trabalhar. Alguns tiveram a hipótese de continuar a estudar e entraram nos então chamados Institutos Industrial ou Comercial.
    Hoje, muitos dos Empresários desta cidade são pessoas que saíram dessa escola; já os doutores e engenheiros são, salvo raras excepções, funcionários publicos.

    Gostar

  11. jo's avatar
    5 Novembro, 2014 15:01

    Quem ouve estas alimárias fica convencido que há milhares de licenciados parados porque não querem trabalhar noutra coisa e, simultaneamente, há uma procura enorme de não licenciados.
    E os não licenciados que não têm trabalho e que têm de emigrar? Estão a mais?
    Há alguém que recuse trabalho por ser demasiado qualificado? Quem?

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      5 Novembro, 2014 17:58

      Inteligente jo: os licenciados desempregados são licenciados em quê? antes de sabermos isso, não podemos ter uma discussão séria. Há actualmente uma grande procura de licenciados em programação de eventos; esses têm o futuro assegurado, nem que seja a servir às mesas dos cafés, ou em caixa do LIDL, não precisam de emigrar.

      Gostar

      • jo's avatar
        5 Novembro, 2014 22:21

        Licenciados em praticamente todas as licenciaturas, tirando as de pacotilha que dão directas para boys das jotas.
        Só os boys ou (bois) das jotas não reparam nisso.

        Gostar

  12. Me's avatar
    5 Novembro, 2014 18:01

    Pois tem. Tem paletes de licenciados em cursos sem matemática que não servem para nada. E há anos , 15 pelo menos , que os patrões do norte se queixam da falta de operários especializadas , daqueles que ganham bem mais que as resmas de arquitectos . têm de meter na cabeça que o que dá nos filmes e na publicidade é ficção , a gente não pode seguir as modas no que diz respeito à paparuca 🙂 temos de ser o que faz falta e não o que queremos a maior parte das vezes , temos pena mas é a vida.

    Gostar

    • jo's avatar
      5 Novembro, 2014 22:23

      Se os donos das empresas pensassem menos em retirar lucros e mais em investir em formação não tinham estes problemas.
      Ma para estes liberais a formação deve ser dada pelos outros.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        5 Novembro, 2014 22:25

        Que saudades da URSS, seu URSS.

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        6 Novembro, 2014 15:42

        Tem toda a razão, jo. Que mania a dos empresários quererem fazer investimentos lucrativos. Eles deviam era criar empresas à medida das competências dos licenciados desempregados ou para dar formação aos não-licenciados. Os lucros que se lixem.
        A ideia de criar empresas para produzir bens e/ou fornecer serviços que os consumidores precisem e estejam dispostos a pagar é tão séc. XIX.

        Gostar

  13. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    5 Novembro, 2014 20:28

    Tem razão a Merkel e o Vitor Cunha. Precisamos, urgentemente, de mais gente a saber falar russo.

    Gostar

  14. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    5 Novembro, 2014 23:21

    A malta licencia-se à maluca. Correm, estouvadinhos de todo, rumo aos deleites de uma rapidinha à “bolognesa”.
    A Merka tem razão: Bachelor-Abschluss é prós teutões. Os escuritos do sul devem regressar à base e fazer o percurso de novo.
    Desta vez sem aldrabar…

    Gostar

  15. vm's avatar
    5 Novembro, 2014 23:24

    “Merkel diz que países como Portugal tendem a oferecer licenciaturas em áreas que beneficiariam de cursos vocacionais, mais directos, curtos, e orientados ao mercado laboral.
    Uma série de licenciados que encaixam no perfil apontado passarão o dia a explicar que Portugal não tem licenciados a mais, que juram ter sido o que ouviram Merkel dizer. QED”

    \ {conjunto de pais que tem filhos com licenciatura e concordam com o que a Merkel não disse}

    Gostar

  16. von's avatar
    von permalink
    6 Novembro, 2014 01:27

    Acho piada, que os comentários não reproduzam os números, as taxas: média europeia de licenciados, média alemã de licenciados, média portuguesa de licenciados, e, digamos, a média irlandesa de licenciados. Alguém faz o favorzinho???

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      6 Novembro, 2014 07:15

      Mas que ponta de gaita é a “taxa média europeia de licenciados”?

      Espero que seja algo para comparar com a população média. Parece que o Luxemburgo está muito abaixo nessa estatística, a da média de habitantes por país.

      Vocês nem conseguem perceber as borradas que dizem.

      Gostar

      • von's avatar
        von permalink
        6 Novembro, 2014 19:37

        De acordo com dados do gabinete de estatísticas europeu, em 2013, 25,3% da população da União Europeia entre os 15 e os 64 anos tinha completado estudos superiores, enquanto a percentagem portuguesa era de 17,6% e a alemã de 25,1%.

        Na cabeça da lista encontrava-se a Irlanda, com 36,3% da população entre os 15 e os 64 anos licenciada, seguindo-se o Reino Unido com 35,7%, estando a Roménia (com 13,9%) e a Itália (com 14,4%) no final da lista.

        Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      6 Novembro, 2014 15:49

      von,
      Se alguém lhe perguntar se o von gasta dinheiro a mais em pastilhas elásticas, o von necessita de saber quanto cada português/europeu gasta em média em pastilhas elásticas?
      Ou, em vez disso, necessita de avaliar a sua necessidade de consumir pastilhas elásticas, o rombo que o consumo de pastilhas elásticas faz no seu orçamento e em que outras coisas poderia gastar esse dinheiro?

      Gostar

  17. jvgama's avatar
    7 Novembro, 2014 03:16

    Portugal tem licenciados a menos.
    Não só é dos países onde tirar uma licenciatura mais vale a pena (em termos de rendimento esperado do investimento em educação – incluindo salários não auferidos), como os licenciados, ao contrário do que se diz por aí têm taxas de desemprego muito inferiores às dos não licenciados. E isto inclui mesmo licenciaturas em áreas pouco empregáveis (antropologia, sociologia, etc…)

    Gostar

    • jvgama's avatar
      7 Novembro, 2014 03:17

      Isto não é um palpite vindo do nada: são os dados empíricos obtidos pelo Banco de Portugal: http://esquerda-republicana.blogspot.pt/2007/05/h-licenciados-menos.html

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        7 Novembro, 2014 07:36

        Wow! Os gajos percebem mesmo da coisa. Vai-se a ver e até percebem de supervisão bancária. Os sociólogos.

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        7 Novembro, 2014 17:56

        jvgama,
        Os dentistas ganham mais do que os serralheiros. Quer isso dizer que há mais falta de dentistas do que de serralheiros?

        O problema não é com os “dados empíricos”. O problema é com a falta de capacidade para os entender e a pretensão de lhes atribuir um significado que não tem. O que até não surpreende, considerando a referência que o jvgama indicou.

        Quando há desemprego entre licenciados, muitos licenciados a exercerem funções que não exigem formação académica superior ou que não têm nada a ver com a sua área e muitos licenciados a emigrarem, isso quer dizer que a licenciatura não serve de nada a boa parte deles.
        Quer isto dizer que há licenciados a mais? Não necessariamente, uma vez que pode haver excesso de licenciados numa área e falta noutra.

        Mas o de que não há a mínima dúvida é de que há excesso de formação de licenciados em algumas áreas (mesmo que os licenciados nessas áreas que trabalham recebam salários acima da média dos trabalhadores) e falta de formação de técnicos em várias áreas.
        E, pelo que li, foi isto que Angela Merkel disse.

        Gostar

  18. carlos reis's avatar
    carlos reis permalink
    7 Novembro, 2014 19:10

    Dizia-me uma amiga espanhola “em Portugal qualquer mierda é dotor”.

    Para mim o problema não é haver muitos licenciados, o problema é saírem da universidade sem saberem fazer a ponta dum corno. Nem todos têm possibilidades de estagiar num rancho folclórico.

    A maioría dos pais estão se cagando se os filhos aprendem muito ou pouco, o que querem é que tragam de lá o tal papelito que confirme que o rebento já se pode tratar por dótor.

    Gostar

Deixe uma resposta para numiloses Cancelar resposta