Escala monetária da agenda para a década
30 Janeiro, 2015
1020 Pengő (100,000,000,000,000,000,000).
Hungria, 1946.
Chegou a ser impressa a nota de 1021 (1,000,000,000,000,000,000,000 Pengő) mas não circulou, tal a inflação que motivaria a impressão de notas de valor mais adequados à escala Galamba.
Leitura complementar: Um beco sem saída de Mário Amorim Lopes, n’O Insurgente.
(Via Jacob’s Currency Collection).
11 comentários
leave one →

Aquilo nos EUA é inflação que mete medo… ou no Reino Unido… é só notas de gaziliões de dólares e quatripiliões de libras…
GostarGostar
EUA, Reino Unido, Portugal. É o G3.
GostarGostar
Portugal tem moeda própria de novo? O Ferreira do Amaral (Dr., não Eng.) é Ministro das Finanças e ninguém me avisou?
GostarGostar
Por que foge tão rapidamente de qualquer observação pertinente?
GostarGostar
A culpa não é minha se não percebe uma resposta francamente pragmática em 33 caracteres. Talvez possa elaborar num lençol o motivo pelo qual os húngaros nunca tiveram inflação, para afagar o ego.
GostarGostar
Obrigado pela sua resposta. Daqui a uns 3 meses voltarei a lê~lo.
GostarGostar
Pode ser que também o leia a si. Mas eu não contaria muito com isso.
GostarGostar
.
Duarte é bem metida tal qual os adversários. Mas é curta. Por ora deixemos correr o Tempo. Levado do diabo dizem todos em unissomo. Mas é curto. E mais não digo, inoportuno par tantos tal e quais, Abro uma janela, o que é que os Direitos Humanos têm a ver com isto ? Onde são curtos ? Qual é o paragrafo que lá falta ? Mas se travestir para outros codigos de valores , mais de simbolismo e religião (religião por ser uma irpretação de Deus nada é, pode ser outra qualquer com o mesmo) falta o mesmo paragrafo ?
.
Mas se não gostam do tema busquiem ser Infelizes para serem felizes.
.
Complicado não é ? Mete Banca, impriimir papel do nada, devedores e credores de nada etc e tal com grandes oratórias e megafones sociais.
.
A Europa assim morreu,
.
Com todo o respeito por ume cego ver apenas o que a cegueira deixa ver. Não ha Merkel nem Nordicos nem os do Sul agenciando nem Hollands que são francius mas com nome dos diques nem a rapaziada mis a Norte onde se diz que o herdeiros do Imperio sueco são mais nazis que a rapaziada aperlautada do Reno, nem os agarrados aos punhos a rezar sofregamente em altares que respito mas não frequento etc,
.
resovem a Europa. O sec XXI, como o XX, no principio traz a barriga prenhe do que há-de nascer.
.
Está nos olhos, esta Europa comandada por parados no sec XIX e XX, não vai a lado nenhum. É um bluff que se julga riquissima mas está com pés de barro. Todos a ver a Mundo por uma luneta que não vê senão Europa, nada para além mais. E hoje sec XXI é muito mais que além mais.
.
Be happy em Bruxelas. Também par mi ha´um sonho do que poderia ser, ou poderá se connosco, a EUROPA. Mas como vai good bye. Mais do mesmo do principio do sec xx,
.
e é tao simples não ser …. mas com esta gente que berra mas não é não duvido que a FORÇA CIVILIZACIONAL DA EUROPA, o farol do Mundo, dentro de pouco tempo será o mesmo que Farol ou a Biblioteca de Alexandria.Mas ressalvo que esta inovocação de Alexandrias não passa dum prazer inteletual ‘elitista’ porque não vale um chavo hoje dia do sec XXI.
.
Como dizem os meus filhos e netos, ‘bóta pra frente’
.
Duarte, bom companehiro de caminho, eu sei que você é capaz, eu sei que sabe, estique-se mais no raciocinio, saia da comodidade, este TEMPO é MARAVILHOSO politica, religioso, financeiro e socialmente. Diferente dos tão MARAVILHOSOS primeiros 10/20 anos do sec XX, recorda-se ? O Tempo está a parir, não se deixe ficar para trás. no limite é um interessado, se de boa ou má fé nem sei nem me interessa; o catterpillar, O TEMPO, arrasa tudo pois cada um é um pó nas vastidão do Tempo. Se não gosta, teime.
.
.
.
GostarGostar
.
E por estranhissimo que pareça apenas desafio, e sei como se pode, que os parados no sec XIX e XX, sejam monarquias ou republicas, é tão facil passarem a ser sec XXI sem sofrerem um 14 Juillet continuarem a ser o que são, e sendo quem não era passar a ser, para descando dos que foram e são mas sem duvida hoje estarem à beira do precipicio para nunca mais serem o que são e foram.
.
Apenas. Observo tranquilamente sentado em cima dum monte de anos velhos sem ser jobem velho nem velho velho, apenas ser. A simplicidade é o máximo, o bico da piramide, do Conhecimento e da Sabedoria. Ajustando a nós, não preciso de fazer o desenho nem fazer a lista de proscritos, está tudo aí. Não sou vingativo como eles por isso não listo nem desenho. São vitimas naturais do Tempo. De mais nada por mais travstismos que fantasiem, e eles também estão aí mas com potencial de …….. por mais novatos, ainda restam espaços entre os pingos da chuva, os demais deixem-os morrer em paz, não é preciso tanto para terem uma velhice tranquila devida a qualquerf ansião.
.
Se é Podemos, Syriza, ou na versão tuga simplifcada Avancemos, pouco interessa desde que seja para travar um mais em curso harikiri desta Europa. Por ora perdida.
.
GostarGostar
Hoje, dia 30 de Janeiro de 2015, o Alexis perdeu o sorriso e é pena, ficava-lhe a matar.
O nosso costa continua com o seu riso alvar graças a Deus, se lhe perguntarem porquê ele não se lembra
O ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, já só tem dinheiro para andar de mota.
O putin, um democrata dos sete costados, sempre na procura da grande rússia, vulgo URRS, de vladivostock ao piréu. Já esteve mais perto. E os turcos à janela.
Os jornalistas mais corajosos preparam-se para cobrir cenas pouco edificantes em Moscovo e outras de estilo mais colorido em Atenas.
Em tempos de inverno, sem elecricidade, haverá formas de aquecer as ruas.
Esperemos que não aqueçam demasiado as casas.
GostarGostar
.
Sem comentários:
.
.
Greek Election Wins Putin a New Friend in Europe
http://russia-insider.com/en/2015/01/28/2844
.
Russia and Turkey agree on new gas route
http://rt.com/business/226747-turkey-stream-gas-route/
.
(End)
.
(ainda faltam os outros dos Plano C, D etc e tal; no 2º dia apareceu logo a bóia aos Bancos Gregos que se estava a afogar na Bolsa ….. obviamento se afogada para gaudio de certa critica apocalitica ou austerista supostamente de Direita radical que teria como o resultado ….. a Banca Grega seria obrigada a ser nacionalizada, nacionalizações que tal dita suposta Direita jura ser inimiga de peito. É o que os dados disponiveis fazem supor)
.
.
GostarGostar