Saltar para o conteúdo

24 horas

6 Fevereiro, 2015
by

António Costa congratulou-se com o acordo obtido pelo Ministério da Saúde com a famaceutica fornecedora do medicamento para a hepatite b, mas lamentou o tempo perdido num caso que poderia ter sido resolvido em 24 horas.

Ora, também muito eleitor que ficou satisfeito com a eleição de Costa para a liderança do PS deve estar agora a lamentar que ele, até agora, nada tenha dito sobre o que pretende fazer se alguma vez chefiar o governo do país. É coisa que em 24 horas também poderia ser esclarecida. Até em menos do que isso, para quem tenha meia-dúzia de ideias bem ordenadas na cabeça.

40 comentários leave one →
  1. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Fevereiro, 2015 16:53

    Este costa é um exemplo típico de má fé e ignorância.
    Aproveita-se da infelicidade alheia para fazer torpe demagogia.
    O que fez ele mais o seu acólito, o 44 quando tinham capacidade de decisão? Nada.
    Seria porque no tempo deles não havia pessoas a morrer com hepatite C?
    Haverá que acredite nisso?
    Há sem dúvida,desmiolados que acreditam em todos os arrotos que saem daqueles lábios grossos e dquela língua feita de hipocrisia.
    As multinacionais não brincam em serviço.
    Para sintetizar medicamentos novos investem milhões. Bem esteve o ministro, com cuja política de saúde estou longe de concordar, por continuar a permitir que consultas banais, em centros de saúde, custem ao Estado (a quem paga impostos) mais de 100 euros em média, em negociar arduamente com a farmacêutica e conseguir os resultados que conseguiu. O sr.passos apenas procurou reduzir despesas mas não tem coragem de mexer nos interesses corporativos que infestam a saúde e que vêm de longe.
    O ministro da saúde atuou sob pressão, foi sim senhor e bem.
    O que isto significa? Deixou de estar só nas negociações.
    Houve doentes, naturalmente desesperados que ajudaram.
    Algum dia um hipócrita faria o mesmo? Nem pensar.
    O bota abaixo é o lema deles e disso não passarão.
    Grande parte das pessoas começam a perceber os embustes sistemáticos de quem deixou há muito o xuxialismo na gaveta.
    Reestruturam hoje, mijam amanhã.
    Não vão longe.

    Gostar

  2. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    6 Fevereiro, 2015 17:16

    costa dos malabarismos continua a fazer figura de parvo
    e a rir-se dos ditos

    não é agit-prop, mas como sempre neste local mal frequentado:
    ignorância
    estupidez
    má fé

    Gostar

  3. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Fevereiro, 2015 17:42

    O Costa adoptou a pose e o discurso dos syrisas domésticos de tal maneira que hoje só distinguimos o que ele diz do que dizem a Catarina Martins, o Tavares ou o Marinho pelo tom da voz. Ele já descobriu quem é que lhe está a roubar os votos.

    Gostar

  4. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Fevereiro, 2015 18:06

    A probabilidade de certos demagogos e oportunistas sabichões crónicos dos palcos dos últimos 3 dias saberem que um acordo estava a horas de ser conseguido e assinado é elevadíssima.

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      6 Fevereiro, 2015 18:23

      A operação tem as impressóes digitais do PC em toda a linha. Só faltou uma grandolada…

      Gostar

  5. jc's avatar
    6 Fevereiro, 2015 18:21

    é fácil…vai aproveitar a onda do Syriza e fazer um périplo pela europa de mão estendida. O problema é que se ao outro lhe ofereceram uma gravata, ao Costa irão oferecer o que?

    Gostar

  6. M.Almeida's avatar
    M.Almeida permalink
    6 Fevereiro, 2015 18:27

    Este sujeito não tem vergonha nenhuma. Mete nojo, quando nem sequer se demarcou ada actuação da senhora deputada do PS que permitiu aquela vegonha no parlamento.
    Costa deve achar-se mais esperto que os outros e pensa que isto abona a favor dele, mas parece-me que não está bem a ver o filme.
    As pessoas já não suportam estas atitudfes de arrogância do PS, sejam vindas de Mário Soares, de Costa, dos Galambas ou da Isabel Moreira.
    As pessoas estão cansadas desta gente, que durante 6 anos entrou pelas nossas casas a dentro sempre com a lenga-lenga da mentira e das falsidades.
    Esta gente é Sócrates, e toda aquela personalidade deformada que vamos tendo conhecimento.
    Por mais que ele se queira afastar, todo o PS de Costa é Sócrates.
    Nojo.

    Gostar

  7. eirinhas's avatar
    6 Fevereiro, 2015 18:30

    Eu nunca dei nada pela substituição de Seguro pelo Costa.Quem se lembra das medidas que tomou enquanto ministro de Sócrates? Os que tiverem memória não votarão nele,com certeza.Não quero,com isto,dizer que vou votar nos actuais.Ainda um dia destes li que é um indivíduo culto! Já não é de agora que me tenho interrogado,quando o ouço,como é que um indivíduo que tirou um curso de direito,onde se dava latim,pronuncia certas frases do modo como às vezes o faz?
    Nesta desgraça das urgências dos Hospitais,estive sempre atento às televisões na expectativa de o ver por lá.Não era demagogia,era uma obrigação do maior partido da oposição.

    Gostar

  8. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    6 Fevereiro, 2015 19:06

    O Costa há pouco na TV dizia que é preciso uma nova politica amiga do emprego e das empresas.
    Uma nova politica europeia.
    A austeridade não resultou na Grécia nem em Portugal.
    Ora bem, não são estas ideias mais do que suficientes para governar um país ?

    Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      6 Fevereiro, 2015 20:46

      Mas essa tal “ideia” é o quê, exactamente? É continuar a carpidar e voltar a 2011 sem dinheiro para pagar salários e pensões? É que eu só o vejo carpidar!

      Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        6 Fevereiro, 2015 22:48

        Não interessa “o quê”. Interessa que o Costa tem ideias. Ninguém o pode acusar de não ter ideias.
        E são ideias boas, porque ele é bem intencionado.
        E são ideias eficazes porque toda a gente sabe que sim.
        E são ideias que vão salvar Portugal porque é óbvio que só as ideias assentes em politicas amigas do emprego e das empresas é que terão êxito.

        Gostar

      • Eleutério Viegas's avatar
        Eleutério Viegas permalink
        7 Fevereiro, 2015 01:17

        anónimo, estás a bater mal da tola.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        7 Fevereiro, 2015 13:47

        Eleutério,
        Eu percebo que te tenhas equivocado, pois que os socialistas são tão vazios de ideias que um comentário como o meu possa parecer genuínamente socialista.

        Mas eu estava a gozar, pá.

        Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      6 Fevereiro, 2015 23:54

      Concordo.
      Eu também acho que o Benfica deve ganhar todos os jogos especialmente os europeus marcando mais um golo que o adversário.
      Obvio que isso faz de mim o próximo treinador do mesmo.

      Gostar

      • Figo's avatar
        Figo permalink
        7 Fevereiro, 2015 09:39

        POis é tem ideias. Ideias parvas… mas ideias.
        Alguém pode acusar o 44 de falta de ideias?
        Claro que não.
        Mas são tão más e perversas que só os tolinhos acreditam nelas

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2015 19:06

    Discordo totalmente e em síntese por isto : SE NÃO TIVESSE ACONTECIDO AQUELA INTERVENÇÃO do doente perante o ministro, reportada em directo e em diferidos pelas tv’s, rádios e ontem pela imprensa, muito provavelmente ainda hoje o governo não teria resolvido o caso com o laboratório !
    Como ocorreu aquele inesperado tratamento de choque –de vez em quando necessário para certos governantes– e inerente choque-outro manifestado por palavras de desespero que cairam na opinião pública como alerta e revolta…Num ano de legislativas…
    Tâo simples: porque não chegaram a acordo antes ?

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      6 Fevereiro, 2015 20:19

      aliás as negociações só devem ter começado no minuto a seguir “àquela intervenção”…só pode.
      vai daí a farmaceutica intimidada telefonou para o ex da octofarma em Évora e cedeu.
      Por outro lado o nosso “gandhi” diz que lamenta que a vida esteja dependente de uma rúbrica orçamental.
      Suponho que se a farmacêutica lhe pedisse não 48 mil mas até sem mil por paciente ele pagava…com empréstimos a fundo perdido quicá do Carlos Santos Silva.
      O que “aquela intervenção” pode ter feito foi que o governo perdeu força negocial e em vez do desconto que já teriam acordado perdeu a oportunidade de tratar muitos mais doentes com a hepatite C.

      Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        6 Fevereiro, 2015 20:19

        cem mil**** óbviamente

        Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Fevereiro, 2015 20:40

        Estou-me marimbando para as opiniões do ACosta e do P”S”.

        No caso, perante o que aconteceu na ARepública e praticamente todo o país sabedor e de certo modo alertado e chocado, não duvido que o governo e o laboratório acordaram com carácter muito urgente um outro preço.
        Ou seja: o governo foi até então laxista e o laboratório ganancioso. Até então (e outros casos quantos mais no futuro ?) as vidas humanas de portugueses que se lixassem…
        “Pois”, o custo é elevado. Mas afinal, há dinheiro…
        Os tugas servem só para pagar impostos e cara alegre ? As características dessa doença e o remédio impossível de adquirir pelos pacientes não merecem especial atenção ?
        Vc, tiradentes, não se importa por ser para este e outros governos, mero número ?

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        6 Fevereiro, 2015 23:02

        Sem defender “este governo” porque não me interessa para nada nem lhe vejo grandes aptidões, o que eu chamo a atenção não é para isso.
        Mas sim para o facto de nunca ter sido possível se ter chegado a um acordo se não houvesse um trabalho anterior. Se se realmente se chegou a acordo 24 h depois do “escandalo mediático” quem perdeu foram os portugueses, pois o ministro ficou fragilizado e “obrigado”
        Raciocínios diferentes são trote..
        MJRB….detesto essas tiradas lindas maravilhosas de gente tão boa tão boa , tipo a “vida de uma pessoa não são números”,, “rúbricas orçamentais”.
        É do pior cinismo e hipocrisia, na minha opinião.
        A verdade é que enchendo a boca desse tipo de “tiradas” nem vc nem eu somos capazes de na realidade suprir as necessidades daqueles doentes por causa dos nossos “”números”.
        Pelos vistos para si os outros , todos os outros tem números suficientes para resolver todos os problemas do mundo e dos arredores ….mas não resolvem.
        Nem sei porquê essa gente tão boa tão boa não pagou os tratamentos deles. Nem sei porque estes todos iluminados não conseguiram fabricar este tal medicamente inovador.
        Deve ser por causa dos números.

        Gostar

  10. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    6 Fevereiro, 2015 19:12

    Hepatite B ou hepatite C?

    Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Fevereiro, 2015 19:18

    Muito bem Rui A. , alguém que escreva sobre o país uma vez que helenafmatos e vitorcunha estão em processo de dupla nacionalização grega-lusa 🙂

    Gostar

  12. Colono's avatar
    Colono permalink
    6 Fevereiro, 2015 20:30

    O mais patético, a raiar o insulto à nossa inteligência, é as TVS / comentadores e políticos querem fazer-nos acreditar que, as negociações daquela amplitude foram feitas em 24 horas!

    Quanto ao monhé…Não haverá S.N.Saúde que se este omem vier a ser PM

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Fevereiro, 2015 20:45

      Dando o benefício da dúvida que afinal havia negociações antes daquela intervenção na ARepública, então estamos perante um aceleramento FACTUAL das negociações entre o Estado laxista e o laboratório ganancioso. Por que não chegaram a um acordo antes ? Quantas mortes e pacientes em fases finais o Estado não teria evitado ?
      Se aquilo na AR não tivesse acontecido…

      Gostar

  13. JCA's avatar
    JCA permalink
    6 Fevereiro, 2015 21:50

    .
    .
    4.500 € por doente resolve-se o problema.
    Perguntem que eu explico. Tanta conversa para uma coisa tão simples.
    .
    Apenas estou a desafiar os ‘leadres’ que por terem um raciocnion paralelipipedico querem impor aos outros cujo cerebro é uma maquina criativa, livre, independente.
    .
    Ninguém pergunta para além das tretas dos 20/30 mil euros por caixote de comprimidos que vezes 13.000 desgraçados (e já não são mas 100 ou 200 ou 50.000 dá para tudo),
    .
    sujeitos a esta ditadura (e tantas houve na História desde gajos deuses até às a partir de 1900 até agora) ?.
    .
    Perguntem, essa treta do politicamente correto da nova uniao nacional salazarista é ZERO para Portugal.
    .
    Perguntem
    Ousem sair docasulo, sequer o Ministro da Saude está em causa, tem cumprido bem e no caso mostrou um humanismo e uma humildade que duvido algum em oposição na mesma posição tivesse coragem para assumir,
    .
    mas perguntem, tenham coragem para levarem com um cilindro em cima.
    .
    Não obstante, este episodio tem a impirtancia dum colateral, manda a tolerancia não esmigalhar e por conseguinte este Tempo faz o seu caminho muito para além de ….
    .
    É tão simples e tão mais barato para o Serviço Nacional de Saude ou andamos a discutir Excel’s que são tool de guarda livros e para embasbacados consequentes, não de POLITICOs, de condutores de povos ?
    .

    .

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2015 22:02

    Alguém sabe se ACosta pediu dispensa do cargo de presidente da câmara, dado que anda num périplo semanal pelo país ?
    Ou prefere acumular mediaticamente presidência-legislativas mais a massaroca da presidência com a de secretário geral do P”S” ?

    Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      6 Fevereiro, 2015 22:07

      Não é possível acumular os dois cargos. E quem explica é…

      Gostar

      • Duarte de Aviz's avatar
        Duarte de Aviz permalink
        7 Fevereiro, 2015 17:35

        Boa, boa. Não conhecia desta pérola. E não há nenhum jornalista que seja confronte o senhor com esta gravação?

        Gostar

  15. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    6 Fevereiro, 2015 22:07

    Grande Costa.
    Este Costa e o nº 2 de Sócrates faz-me lembrar o emplastro que mete as trombas onde não é chamado e só diz asneiras.
    Em vez de ir trabalhar onde ganha (mal, mas ganha) o ordenado põe-se a dizer batacoadas. e a arranjar lenha para se queimar.

    Gostar

  16. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Fevereiro, 2015 23:16

    Há ainda mais um pormenor
    Como se transmite a hepatite C?
    O principal veículo de transmissão deste vírus é o sangue, bastando o contacto com uma pequena quantidade de sangue contaminado, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou ferida ou na partilha de seringas.
    A principal via de transmissão do VHC na Europa, é o uso de drogas injetáveis, por causa da partilha de agulhas contaminadas. O vírus também pode ser transmitido por via sexual, embora não seja muito frequente.
    Também pode ser transmitida a fazer tatuagens, piercings e acupuntura, se os materiais não estiverem esterilizados.
    Há outro grupo, os que fizeram transfusões de sangue ou foram sujeitas a intervenções cirúrgicas antes de 1992.
    Queiram tirar as vossas conclusões se entenderem por bem.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2015 23:52

    Tiradentes,

    Não duvido que para certos economistas e ministros que estão e passaram por governos, os tugas são “números”. Meros “números”. Também na área da saúde.

    Gostar

    • Eleutério Viegas's avatar
      Eleutério Viegas permalink
      7 Fevereiro, 2015 01:20

      Venham mais doentinhos e mortos descobrir os culpados dos seus males…

      Gostar

    • EdeCarvalho's avatar
      EdeCarvalho permalink
      7 Fevereiro, 2015 16:13

      Pois, mas gostava de saber quanto vai custar a soluç~ao e como nos preparamos para novos males.

      Aumentam_se os impostos?
      Vendem-se os qudros do Miro’ ?

      P.S. Nao estou a opinar, apenas a querer saber.
      Obrigado

      Gostar

  18. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    7 Fevereiro, 2015 09:33

    Grande Costa.
    Grande negociador. Estou mesmo convencido que se fosse ele a conduzir o processo o caso estaria resolvido num intervalo de 5 minutos num seu habitual passeio pelo país em campanha.
    O mesmo não direi para resolver os problemas da CML porque aí nem problemas há… não há problemas nem presidente excepto no dia em que recebe o ordenado pago por todos nós para não fazer nada.
    Pelos corredores, agora, é conhecido pelo presidente ausente
    Pena que não seja obrigado a picar o ponto.

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Fevereiro, 2015 21:26

    não se desse o caso de eu estar impedido de comentar helenafmatos e vitorcunha e estes 5 minutos na Antena1 eram uma boa resposta às sras Matos e Meireles, numa posta aí para cima:
    .
    http://www.rtp.pt/play/p296/e182969/conselho-superior

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Fevereiro, 2015 21:44

    .
    (cont 21.50H),
    .
    Bom lá vai a pedrada no charco dos politicamente incorretos que são afinal também politicamente corretos,
    .
    e aqui volvemos ao ‘cheque-saúde’,
    .
    para uns uma tool para ‘privatizar’ mas com vendas asseguradas a 100% pelo Estado
    .
    para outros uma tool de gestão interna do Serviço Nacional de Saúde em que os Impostos dos Portugueses pagam o trabalho de cada um dos serviços que prestam em cada Unidade Hospitalar, a sua receita, com a contrapartida de com essas receitas pagarem as suas despesas integralmente, forçando a competição, os melhores mais competentes mais esforçados a merecerem o fruto do seu trabalho. Se não prestam fecham a loja como qualquer outro comum mortal que não tem a proteção de subsidios etc etc do Estado;
    .
    além do ‘devaneio’ deste paragrafo vamos o que para facilitar entendimento chamarei de ‘consumidor final’ dos serviços de médico, hospital, laboratorio de medicamente etc que tem o direito à sua liberdade pessoal de decisão e de escolha do que o mercado global lhe oferece:
    .
    se por exemplo no Serviço Nacional de Saude custa na discussão em curso mais do que o País pode também não é menos verdade que o dito ‘consumidor final’ (doente de Hepatite C e outros com ouros males maiores que não vale a pena aqui enumerar) tem o direito de procurar em qualquer parte do Mundo a solução para o seu problema pessoal; a isto chama-se LIBERDADE ou não é ? Ou chama-se TOTALITARISMO enroupado de democracia ?
    .
    E como ? Se por exemplo o medicamento ora em palco custa ao Estado 20 ou 30 mil euros, fora o resto a somar, porque é que ao Cidadão com Hepatite C não é dada a LIBERDADE de assumir pessoalmente o seu tratamento por sua livre escolha e decisão pessoal com a contrapartida do Estado, ou o Governo (na iliteracia politica herdada hà meio seculo Governo e Estado são o mesmo fenomeno unico mundial salvo nos Totalitarismos Comunistas e Não Marxistas),
    .
    dizia com a contrapartida de lhe entregar 10-20%, 2000 a 6000 euros, e libertá-lo para apanhar uma avião para o Cairo, pagar um 5* estrelas e usar esse mesmo medicamento dos 20 ou 30 mil euros cá e 900 euros lá ?
    .
    Não é nenhum ovo de colombo, nos proprios EUA e por essa Europa da rica fora, os cidadãos curam-se nos Hospitais da India, certos Paises Arabes etc com grandes lucros de escala dos respetivos Serviços Nacionais de Saude ou Seguros.
    .
    E por cá ? Qual é a discussão ? Decerto que não é a invocada e desbocada ‘milionária’ despesa de milhões que custa curar 500 ou 13.000 ou 50.000, afinal despesa publica que nenhum está interessado senão adoptariam o mais economico acima exposto que resolve o problema com 10% de despesa.
    .
    Também não acredito que sejam os ‘galões’ dos medicos portugueses que ‘somos tão bons como lá fora’ (e são os que são como os piores de lá fora são como os piores cá) que estejam a ser o obstaculo ou o argumento barreira para as soluções mais baratas para o Estado.
    .
    Expliquem-se os politicos, os politologos e os que eles chamam as ‘mulheres a dias’ da Comunicação Social classificação que não ouso.
    .
    Tão simples não é ? Tanta concversa para quê ? Especialmente porquê, porventura onde reside a toca ?
    .

    .

    .

    Gostar

Deixe uma resposta para jc Cancelar resposta