Saltar para o conteúdo

Os criadores de mercados

18 Fevereiro, 2015

Os socialistas apresentam mais uma medida no debate da tarde: que até 10% das aplicações do Fundo de Estabilização da Segurança Social sirva para comprar casas devolutas ou de famílias em risco de insolvência. O deputado socialista Pedro Nuno Santos defendeu a “diversificação das aplicações do Fundo de Estabilização da Segurança Social, mobilizando uma parte – não superior a 10% – para a aquisição e reabilitação de fogos devolutos e de fogos de famílias em risco de insolvência que serviriam para criar um mercado de renda acessível”.

a) O FEFSS tem uma exposição à dívida pública portuguesa de 90 por cento. Segundo as projecções inscritas no Orçamento do Estado para 2013, o governo que estiver em funções no ano de 2020 já terá de recorrer ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) para conseguir assegurar o pagamento das pensões.
Com um investimento desta natureza o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) tornar-se-ia numa espécie empresa pública de gestão de casas sociais. Que nunca serão rentáveis – logo ou o fundo assume perdas ou o dinheiro vem de imposto ou das contribuições dos trabalhadores e seus patrões. Portanto quem paga?

b) Compradas pelo FEFSS as casas das famílias em risco de insolvência que tipo de contrato faria o Fundo de Estabilização da Segurança Social com essas famílias? Está previsto que mediante um contrato de compra/venda deixem as casas quando deixarem de estar em risco de insolvência ou parte-se do princípio que serão insolventes toda a vida?

10 comentários leave one →
  1. LTR permalink
    18 Fevereiro, 2015 18:04

    E que tal os 23 milhões de Évora serem remetidos ao mesmo fim?

    Gostar

  2. Castrol permalink
    18 Fevereiro, 2015 18:13

    Espetáculo!! Desta nem o Syriza se lembrou…

    O Fundo de Estabilização da Segurança Social, como o próprio nome indica, é o último recurso, o que de mais sagrado existe para proteger quem mais necessita. está agora a tornar-se uma coutada para boys e políticos corruptos e incompetentes.

    O PS de António Costa vem aí! Tenham medo, tenham muito medo…

    Gostar

  3. Eduardo permalink
    18 Fevereiro, 2015 18:34

    Claro que tem que ser mais uma brilhante ideia socialista.
    Daquelas cabeças ou saem cabos para facas e garfos ou ideias destas

    Gostar

  4. manuel permalink
    18 Fevereiro, 2015 19:00

    O PS está a demonstrar com as suas propostas que ainda é mais incompetente que este governo. Falam em tudo, para não falarem no essencial, como é possível compatibilizar a dívida, com o tratado orçamental e com um crescimento sustentado da economia? Quem me apresentar soluções credíveis para o trilema terá o meu voto.

    Gostar

  5. Almeida permalink
    18 Fevereiro, 2015 19:41

    Já se sabia que, para o PS, por a economia a funcionar é sinónimo de facilidades à construção civil (embora bons incentivos à reabilitação, fossem medidas que já deviam ter sido tomadas). O problema, é que desconheço quais são as propostas dos actuais governantes para o mesmo fim (se alguém as conhecer, agradeço a informação). E isso talvez diga tudo sobre o aspecto mais importante desta crise, a que os do “barquinho e balão” fogem de debater: o estado da nossa economia.

    Gostar

  6. Zé dos Bois permalink
    18 Fevereiro, 2015 21:32

    É o desespero: com o falhanço do Siriza, ficaram sem programa. Agora vão ter que inventar qualquer coisa à pressa.

    Gostar

  7. Eleutério Viegas permalink
    18 Fevereiro, 2015 22:24

    Isto não pode ser verdade… Estes últimos anos não serviram para este pessoal aprender a não fazer mais disparates com dinheiro. Peiésse e gestão não jogam…

    Gostar

  8. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    19 Fevereiro, 2015 01:15

    http://oinsurgente.org/2015/02/19/garanto-que-nao-e-a-gozar/

    Gostar

Indigne-se aqui.