Esclarecimento sobre a “polémica”
Um pequeno esclarecimento sobre esta reportagem da SIC Notícias:
As declarações de António Costa não são polémicas, são verdadeiras. Por isso mesmo devem ser repetidas por todos as mulheres e homens, crianças e crianças, idosas e idosos e até jornalistas e jornalistas. Tornar uma declaração verdadeira em polémica é tonto: todos estamos de acordo que Portugal está diferente do que estava em 2011. Por exemplo, agora é possível obter financiamento para o nosso ainda excessivo défice, coisa que se verificou impossível em 2011 sem que o ex-PM Sócrates fosse a correr atrás de Merkel, rogando-lhe que aceitasse a já quarta revisão do seu plano de austeridade à la grega. Isto só abona ao Partido Socialista, que, com a liderança firme do Engenheiro Sócrates, percebeu que era necessário pedir formalmente um plano de resgate “às instituições” – vulgo Troika – com condições que o próprio considerou muito favoráveis.
Tornar isto em polémica é negar a história do Partido Socialista, em concreto o legado do Engenheiro Sócrates, que atempadamente soube pedir o resgate necessário para que hoje possamos estar perante empresários chineses a agradecer por terem acreditado na capacidade do país para levar o resgate a bom porto.

Caro VCunha,
Já concebeu que Costa tem o plano de nada dizer por agora para evitar que dentro do Partido Socialista o matem, guardando-se para a campanha eleitoral onde fará um discurso do perdoa-me, assumindo as culpas do PS, pedindo desculpa e falando verdade, como a derradeira hipótese de ganhar as eleições ? Olhe que um socialista a falar verdade era capaz de impressionar o eleitorado….
Nah, tem razão. Nem eu acredito.
GostarGostar
O meu problema com essa ideia é o conceito de verdade para um socialista.
GostarGostar
antecipei que fosse essa a objecção
GostarGostar
vitorcunha,
Tambem acho, as declarações de António Costa não são polémicas, são verdadeiras.
Ele disse o que pensava na altura. Dai, acho que não lhe batam muito porque têm nele um aliado de peso.
Depois cai de podre.
O que me preocupa nem A.C, porque nem é novidade, oiça o Beleza(pro Seguro), Santos Silva, Ferro Rodrigues e Afins e começa a ficar arrepiado
GostarGostar
ATEMPADAMENTE???
Sim. 😉
GostarGostar
OK, “antes do colapso” não parece tão simpático.
GostarGostar
Ainda bem que barroso deixa a politica… Agora pode dedicar o seu precioso tempo a cuidar da Fun(di)ção do papá…Pelo menos, tirar o pó à tralha documental que entulha as prateleiras..
GostarGostar
Por falar em fundações, quando é que o governo continua o trabalho inacabado do Dr. Gaspar?
GostarGostar
Também classificarem este blog de “direita” o que não é grande elogio. Penso que este é um espaço liberal e ser liberal não se enquadra nos conceitos partidários de esquerda versus direita.
GostarGostar
Caro Manuel,
Sem os rótulos “esquerda” e “direita”, como seria possível fazer propaganda?…
GostarGostar
Para além de “polémica declaração”, aprecio nas peças jornalísticas da sic o introito “A Direita esta a aproveitar-se das declarações de António Costa para…”
Ainda assim, dão-se alvíssaras! Finalmente foi possível ver um telejornal passar algo que expõe a retórica e o palavreado dos que que visam atribuir às “políticas de austeridade” a origem de todos os males…
Mas, custa-me muito acreditar que, em tão curto espaço de tempo, um político como António Costa possa cometer deslizes destes (este não foi caso isolado). Será que algo está a passar-se nas entranhas do PS?…
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2015/02/serao-deslizes-de-costa-ou-estara.html
GostarGostar
Penso que não está relacionado. Porém, não me admira nada que a justiça faça brevemente uma limpeza geral como tem acontecido em Itália e Espanha e levem umas dezenas para junto do 44. A corrupção sistémica(pequena e grande) existe na relação público/privado, o difícil é provar. As declarações da PGR evidenciam que eles sabem o que nós sabemos.
GostarGostar
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos…
E, claro está, a limpeza não deve cingir-se apenas ao PS, mas a todos que usaram o Estado para proveito próprio.
Cumprimentos.
GostarGostar
murphy nota-se logo o que é o “jornalismo” quando escrevem “a direita”
Se fosse uma gafde do Passos nunca diriam/escreveriam a “Esquerda aproveita-se “
GostarGostar
Direita e esquerda hoje é treta.
Gente honrada versus gente corrupta sim.
Todos dizem ser honrados. Como distinguir?
Pelas palavras, nunca, pelos atos sempre.
O costa brincou com as palavras.
O costa é um diligente palhaço que segue uma cartilha. Lá iremos.
Nem que tenha que atropelar uns idiotas que dizem encarnar o socialismo.
Investiguem como eles ganham a vida e logo sabem.
O verme Alfredo Barroso – o sobrinho do tio. Escarafuncha, é só.
Ao costa não faz falta nenhuma concerteza.
Não faz falta mesmo a ninguém, só para mudar as fraldas do tio, talvez, o pior é o reumatismo. O tio é balofo e bate.
GostarGostar
Tudo nos leva a crer que o Costa é mais um que tem uma péssima relação com a verdade
http://observador.pt/2015/02/26/helena-roseta-volta-a-defender-chumbo-de-isencao-de-taxas-ao-benfica/
GostarGostar
Em tempo:
http://observador.pt/2015/02/26/helena-roseta-manuel-salgado-tem-perfeita-consciencia-de-que-isencao-ao-benfica-seria-de-46-milhoes/
GostarGostar
Esses, “ambos os três”: que venha o diabo para escolher e para ter bom proveito.
GostarGostar
Obviamente ACosta está-se marimbando para a realidade e em muitas ocasiões, para a verdade.
O seu “profundo” pensamento político-administrativo é: meia-bola-e-força-e-já tá ! O que é preciso é estar no poder.
GostarGostar
Mais, sobre verdades e negócios de ACosta: Será que o maralhal já se esqueceu do ruinoso contrato CML/BES para cedência do terreno do actual quartel de bombeiros limítrofe ao hospital da Luz, por um preço muitíssimo inferior ?
E para onde iriam os bombeiros ? A CML faria um novo quartel ?
GostarGostar
Certa vez na ARepública, essa memorável ministra da educação MLRodrigues virou-se para o JSócrates e todos ouviram: “eles (oposição) não me deixam falar…”
Portanto, não batam muito no ACosta, senão começa a lamentar-se por não o “entenderem”… Já faltará pouco…
GostarGostar
o costa falava para um simples grupo de mafiosos chineses cuja a actividade se desenrola nuns armazéns da antiga zona industrial – deixa-me rir – do mindelo…
e que são tão acarinhados como os chineses dos “vistos gold”…
GostarGostar
exacto !
(Mas para ACosta tudo e todos servem para lhe “embelezar” a “visão de futuro” nos media).
GostarGostar
Portanto, a sua abordagem à questão é dizer que Costa vai almoçar com mafiosos para lhes agradecer o investimento efectuado através da concessão de vistos a emigrantes ilegais. É uma abordagem… curiosa.
GostarGostar
ACosta, para mim, mesmo com árvores das patacas, nem a bordo ou a bombordo.
GostarGostar
o costa foi fazer um
agradecimentonúmero de circo…os chineses do mindelo até são residentes legais… sem deixarem de serem mafiosos…
os dos vistos gold, também…
GostarGostar
Antonio Costa representa o lado negro da política. A política dos favores, dos compadrios e da corrupção. Representa o lado negro da política na tibieza quanto às suas ideias, principios e propósitos. Representa o lado negro da política cujo único objectivo é conquistar e manter o poder, seja através da mentira, da compra de votos ou da demagogia mais pura e dura.
António Costa representa o político que tenta ganhar votos dos adeptos do Benfica dado perdões fiscais ao clube de futebol mas depois volta atrás e diz que, apenas se limita a levar a votos na AM os desejos do clube de futebol. É o político mentiroso que dizia que o custo desse perdão fiscal era um e afinal já vai no triplo.
António Costa representa o político populista que critica a Alemanha e a austeridade e saúda o novo governo grego e, dias depois, já diz que não se pode ter ideias próprias nem programa eleitoral porque estamos totalmente dependentes da Alemanha. Ou seja, António Costa diz uma coisa e o seu contrário, ao sabor do momento político e da conquista dos votos.
António Costa representa o pior da política quando atraiçoa o seu líder quando compreende que o seu partido poderá ganhar as eleições. António Costa representa o oportunista político mais traiçoeiro, manhoso e asqueroso que as democracias regurgitam. Deixou o antigo líder socialista fazer o mais dificil e depois espeta-lhe uma faca nas costas, quase no fim da corrida ao poder.
António Costa aquilo que de mau se produz nas democracias. E só uma imprensa colaborante e interessada neste tipo de corrupção político consegue transformar um político deste tipo em “messias da pátria”. Este video não engana ninguém, só mesmo quem esconde os verdadeiros propósitos deste político asqueroso, cerceado por séquito que não passa de uma ralé que vive a denegrir os seus adversários, como bem apontou Alfredo Barroso, na sua página do seu facebook.
http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/antonio-costa-emprega-30-boys-do-ps-na-camara-de-lisboa.html
Quem colabora com este tipo de políticos é tão ou mais corrupto e vicioso que o político em si.
GostarGostar
na mouche !
————–
Durante os debates para as legislativas, é um político batível por PPCoelho, PPortas ou JSousa.
GostarGostar
Quem anda a esconder a verdade sobre António Costa?
http://apodrecetuga.blogspot.pt/2014/06/antonio-costa-devastador-deixou-o.html#.VO9P4V19JP0
Verdade? Mentira? Não há em Portugal capacidade para filtrar os maus políticos.
Convém relembrar que José Sócrates, hoje o Presso 44 de Évora, chegou ao poder e até obteve uma maioria absoluta. Demonstrando que o desiquilibrio de poderes existe e alguns colaboram com estes maus políticos, que denigrem a democracia. Não se pode dizer que a democracia apenas regurgita este tipo de políticos maus e asquerosos quando os chamados contra-poderes são os que mais colaboram na deles ao poder e sua manutenção.
Se o Sócrates chegou ao poder e o resultado foi o que se viu, hoje temos um político ainda pior que ele que poderá chegar ao poder. Depois não se queixem muitos que a democracia portuguesa não funciona. Se não funciona também é culpa de quem, não apenas se recusa a combater estes políticos maus como até colabora proficuamente com eles, na sua conquista e manutenção no poder.
Escusado será lembrar o papel do chamado poder da imprensa. Ela colabora com estes maus políticos. Por cobardia, medo, omissão ou activa colaboração. Chamo à atenção que esta mesma imprensa colaborou com Sócrates e só com a queda dele, Portugal subiu uns lugares nos rankings internacionais da liberdade da imprensa. Há quem seja escravo porque o consente ou até mesmo o deseja.
Depois não se diga que não se sabia o que era este António Costa, como agora alguns dizem sobre Sócrates. Só nâ vê quem não quer ou não ama mesmo a democracia.
GostarGostar
À falta, geralmente, de fazerem o que lhes compete, ou serem competentes para analisarem o que devem, os jornaleiros querem polémicas porque vivem do leva e traz, a polémica mesmo marginal, mas nunca comprometedora para os amigos.
O Costa jamais existiria, inseguro ou sócretino, com Imprensa a sério, a começar pela farsa que segue em Lisboa, ou no Intendente mais propriamente.
Há dias ouvi, com escândalo, no “Governo Sombra” alguém abordar essa ausência de intervenção jornalística na gestão camarária. Passa pelos pingos da chuva e se existir é por ser dourada e não de algum fetiche às 50 sombras.
E ter um irmão que controla meios de informação é importante, eles são importantes e tudo e todos são importantes. Logo, relegam o que não importa.
Não temos o dracma, sobra-nos o drama do português suave, facilmente corrompido e estupidamente condicionado.
GostarGostar
O Seguro deve estar a gozar á brava
GostarGostar
AJSeguro fez o trabalho de sapa mais difícil depois do governo Sócrates e durante o vigente. Denunciou negócios e negociatas também do seu partido — lixou-se ainda mais…
ACosta, oportunista, aproveitou-se dum momento e foi mandado avançar por lobbys.
AJS foi digno na despedida e esta é a minha conclusão, mandou quase todos à merda, principalmente bajuladores.
O P”S” nada ganhou com a vitória do ACosta. E está a perder apoios.
GostarGostar
Antonio Costa reconhece que está a defender o país ao admitir que o país está melhor do que nos tempos em que ele era número dois do anterior governo.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=807896&tm=9&layout=123&visual=61
Das duas, uma. Ou mente aos investidores externos (e no caso não era o caso mas imigrantes em Portugal) ou mente aos Portugueses quando diz que Portugal não tem rumo. Em ambos os casos, estamos perante um verdadeiro case study de um político sem príncipios, em que vale tudo, até arrancar olhos, para conquistar o poder.
Este tipo é muito pior que o Sócrates. Depois não se diga que não estamos perante uma catastrofe para a democracia portuguesa.
GostarGostar
Caro VC:
Não podia deixar de agradecer o reconhecimento merecido e grato, a um homem, com H grande. Sim: ” a liderança firme do Engenheiro Sócrates, percebeu que era necessário pedir formalmente um plano de resgate “às instituições” – vulgo Troika – com condições que o próprio considerou muito favoráveis.
Tornar isto em polémica é negar a história do Partido Socialista, em concreto o legado do Engenheiro Sócrates, que atempadamente soube pedir o resgate necessário para que hoje possamos estar perante empresários chineses a agradecer por terem acreditado na capacidade do país para levar o resgate a bom porto.”
Em nome pessoal – (e quero crer: de muitos anónimos modestos e silenciosos) um Grande Bem Haja – e, Obrigado Por Ser Quem È.
Tomara a muitos – tanta Hombridade e Lhaneza… 🙂
GostarGostar
“Pai nosso que estais”… em Évora.
GostarGostar
Caro Anti-Comuna:
Aceite deste humilde confrade (também, A-C) discordância, quando finda: “Este tipo é muito pior que o Sócrates. Depois não se diga que não estamos perante uma catastrofe para a democracia portuguesa.”
Meu caro, pior é impossível.
Escavacar uma economia inteira, entusiasmadamente (qual vendedor de semi-novos) brandindo trombetas de crescimento e desenvolvimento – não é para todos…
O dr costa é videirinho suficiente para navegar à vista qb…
Falta-lhe aquela iluminação visonária, aquele deslumbramento de si…
Diz-se fazedor de consensos – ou seja, perito em posições de vaivém “à caranguejo”.
Nãããã, aquele esgar de mofa e troça – mostra um pragmatismio tão terra a terra,que promete mais ao capacho do que à gloria dos altares….
Assim, sendo o sr eng o pior entre os piores, o lema é: “Sócrates, the nº 1 – there is no substitute!”
GostarGostar
Também de acordo BELIAL. Costa ainda não é pior que Sócrates.
GostarGostar
Caro Belial, infelizmente este melão ainda não foi totalmente aberto mas o que já se viu denora ser pior que o Sócrates. Infelizmente há políticos que são capazes de nos surpreender ainda mais pela negativa.
O tempo o dirá. Preferia que Vc. tivesse razão, naturalmente.
GostarGostar
A subserviência da imprensa portuguesa ao António Costa é enigmática. E perigosa.
Primeiro a prova de que a imprensa é subserviente ao Costa pode ser vista neste artigo de opinião do Público:
http://www.publico.pt/politica/noticia/antonio-costa-agora-e-bastante-diferente-1687483
E a dada altura pode ler-se:
” Perante o contexto em que a frase foi dita não é abusivo presumir que o “diferente” aqui quer dizer melhor.
E foi o que a oposição presumiu. Luís Montenegro, do PSD, diz que o que aconteceu “é que a boca lhe fugiu para a verdade”. ”
Reparem como é tratado o PSD. Oposição. Oposição? Quer dizer que o Antonio Costa já é Primeiro-Ministro? E tratado com toda a deferência pela imprensa portuguesa?
Ainda mais estranho é que esta polémica com Antonio Costa só foi objecto de noticia nalguma imprensa quando o PS tentou desvalorizar a admissão do líder socialista de que hoje Portugal está melhor do que há quatro anos atrás. Alguma até nem sequer noticiou as polémicas palavras de Antonio Costa mas foi logo lesta a apresentar as segundas e terceiras declarações dele, tentado minimizar o impacto negativo, para o PS, da admissão de que o país melhorou nos últimos quatro anos.
De que tem medo da imprensa? Porquê que leva ao colo o António Costa e o ajudou a destruir a liderança de Antonio Seguro? Será porque Antonio Costa representa a rede de compadrio, corrupção e negociatas que o Seguro tentou combater dentro do PS e no país?
Quem controla esta imprensa e porque tem medo de António Costa?
GostarGostar