Saltar para o conteúdo

Email da sede interceptado

27 Fevereiro, 2015

From: António Costa <boss@ps.pt>
Subject: Portugal está diferente
Date: 26 Feb 2015 18:27
To: Mailing List Abrantes <ml-benitos@gmail.com>

Camaradas,

Os fascistas apanharam-me a dizer que o país está diferente para uma plateia de chinocas comedores de arroz. Naturalmente que era mentira mas estava a ser patriótico, incentivando os tolos a investirem mais para a gente depois poder aumentar a colecta. Não é muito mas é uma ajuda para o vosso doutoramento.

Ide para o Twitter e para o Facebook protestar porque amanhã devem sair os números do crescimento e do desemprego e, pelo que me consta, não são favoráveis para a nossa causa.

Abraço a todos.

António Costa
LÍDER EM FUNÇÕES

P.S.: envio em anexo a nova password do Miguel Abrantes.

54 comentários leave one →
  1. insider's avatar
    insider permalink
    27 Fevereiro, 2015 13:55

    até os mafiosos chineses percebem:
    A Liga dos Chineses em Portugal lamentou, por seu lado, a utilização do ano novo chinês como “ferramenta política” e acusou políticos e comunicação social de descontextualizarem parte do discurso do líder do PS sobre a evolução do país.
    portanto, convidem o dalai lama para uma visita oficial aqui a esta terrinha…

    Gostar

  2. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Fevereiro, 2015 14:08

    Extraordinário. O Lobo Xavier está muito feliz com o Antonio Costa. Pudera! Com este Antonio Costa, o PS tuga arrisca-se a sofrer uma pesada derrota eleitotal à grega.

    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-02-27-Antonio-Costa-sem-discurso-capaz-de-vencer-eleicoes-diz-Pacheco-Pereira

    Quem não se lembra da campanha da troupe sócretina contra o Antonio Seguro, dizendo que ele era o melhor segur de vida do Passos Coelho? Hoje o Lobo Xavier mostra bem quem o governo temia. O Seguro. Com o Costa vai ser mais fácil ao governo ganhar as próximas eleições.

    António Costa é o maior aborto político dos últimos 20 anos. Já nem comenta mais se o país está melhor ou não. Só quer reunir as clientelas socialistas para as tentar voltar a meter nos tachos do Estado.

    Volta Seguro, está perdoado. lol

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 14:29

      Anti,

      Prepare-se: ACosta vai ser PM. Infelizmente para o país.
      Repare bem no nível de elevada percentagem do eleitorado tuga: ignorante, politicamente alarve, aflito, desesperado, zangado com o actual governo e crente num seu salvador. E tenha em conta a comunicação social subserviente ao AC e ao P”S”.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        27 Fevereiro, 2015 14:40

        Duvido mesmo que ele, Antonio Costa, ganhe as eleições. Tome nota disto. Pode haver muitos Portugueses que votam nas eleições como seguem os seus clubes de futebol, mas os indecisos, os que votam, irão penalizar o Costa, pela facada vergonhosa ao Seguro.

        Depois, com a admissão que o PS não teria capacidade para fazer diferente do actual governo, o PS poderá sofrer uma elevada fuga de eleitorado para partidos à sua esquerda, como ocorre em Espanha e ocorreu na Grécia. Tome nota bem disto. Todos os partidos socialistas europeus que admitem que não podem fazer de forma diferente dos governos actuais, estão a implodir e a desaparecer. Se o PASOK é o exemplo mais gritante, o PSOE é o exemplo mais próximo de Portugal.

        Hoje uma das líderes bloquistas já começou a acertar baterias sobre Antonio Costa. O BE pode voltar a rejuvenescer-se se atacar o PS em vez do governo. Tal como faz o Marinho Pinto. E o António Costa não pode agradar a dois senhores. Aos da europa e da austeridade e aos dos oponentes da austeridade, corporarizados no Syriza, no Podemos e no PCP+BE. E como não pode agradar a dois senhores ao mesmo tempo, António Costa deixa de fazer sentido como líder da oposição. E isso já se começa a notar nas sondagens.

        Penso que o PS de António Costa deverá cair abaixo dos 19% de votos, nas próximas eleições. Basta ao governo apresentar os actuais resultados económicos e os partidos à esquerda do PS explorar a tibieza e os compadres e clientelas que rodeiam o Antonio Costa, bem patente na autarquia alfacinha.

        Mas posso estar enganado, naturalmente, caro MJRB.

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        27 Fevereiro, 2015 15:18

        A questão que se põe é esta: o Costa ainda quer ser 1º ministro depois de perceber que tem de continuar a austeridade? como já aqui escrevi noutro comentário, as declarações da Comissão desta semana não visam apenas o governo, visam também o PS; depois do desaire do Syrisa, o Costa finalmente está a cair na realidade: o dinheiro dos outros não serve para pagar os desvarios socialistas em Portugal.

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        27 Fevereiro, 2015 15:44

        -comuna,
        .
        Não acredite no “M””J””R””B” porque ele também não acredita no socialismo real, só no “socialismo” imaginário.
        Eheheh!…

        Gostar

  3. Nuno Magalhaes's avatar
    Nuno Magalhaes permalink
    27 Fevereiro, 2015 14:34

    Moral da história. costa é tão aldrabão como os políticos da direita. melhor, confirma-se que Costa é um político de direita – só podia ser aldrabão. quem não se lembra do passos a garantir que não ia haver cortes de subsídios nem aumento de impostos e que era contra o PEC porque este era demasiado austeritário ? Os políticos do arco do poder, toda a direita, deviam estar todos presos por burla, roubos, traição nacional etc etc.

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      27 Fevereiro, 2015 16:28

      “quem não se lembra do passos a garantir que não ia haver cortes de subsídios nem aumento de impostos e que era contra o PEC porque este era demasiado austeritário ?”

      Passos Coelho nunca disse que não haveria cortes de subsidios nem aumento de impostos. Disse que não haveria mais do que aqueles que estavam previstos e decorriam do programa de assistencia da Troika negociado pelo governo PS. Na altura, nem o governo PS, nem a Troika, e muito menos Passos Coelho, podiam prever exactamente qual seria a evolução real da situação do pais e, consequentemente, quais seriam as condições de aplicação do dito programa. De qualquer modo, todos os ajustes e todas as alterações ao programa foram concertadas e aprovadas, quando não mesmo sugeridas e exigidas, pela Troika.

      Passos Coelho nunca disse que os PECs eram “demasiado austeritarios” … Antes pelo contrario, embora reconhecendo que continham medidas que iam na boa direcção, criticou-os por serem globalmente insuficientes e desequilibrados, com poucas medidas de redução dos gastos do Estado e centrados excessivamente no aumento de impostos, e por nem sequer serem aplicados naquilo que previam.

      Gostar

      • Monti's avatar
        Monti permalink
        27 Fevereiro, 2015 19:27

        Bem, Independentemente das medidas tomadas por necessárias,
        quanto a Promessas, mentiras & campanhas:

        «Não podemos pôr os reformados e pensionistas a pagar (a crise)». (PSD mais próximo dos cidadãos)

        «O PSD CHUMBOU O PEC-4 PORQUE TEM DE SE DIZER BASTA: A AUSTERIDADE NÃO PODE INCIDIR SEMPRE NO AUMENTO DOS IMPOSTOS E NO CORTE DOS RENDIMENTOS». (idem, idem)

        «SE FORMOS GOVERNO, POSSO GARANTIR QUE NÃO SERÁ NECESSÁRIO DESPEDIR PESSOAS NEM CORTAR MAIS SALÁRIOS PARA SANEAR O SISTEMA PORTUGUÊS». (idem, idem)

        «NÓS NÃO PODEMOS, EM 2011, FAZER O QUE OUTROS FIZERAM NO PASSADO. NÃO DIZEMOS HOJE UMA COISA E AMANHÃ OUTRA!». (PSD solidário)

        «NÓS PRECISAMOS DE VALORIZAR CADA VEZ MAIS A PALAVRA, PARA QUE, QUANDO ELA É PROFERIDA, POSSAMOS ACREDITAR NELA». (Declaração na sede do PSD)

        Pois.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        28 Fevereiro, 2015 00:08

        Estas frases teem de ser vistas relativamente ao momento e ao contexto.
        Uma das principais criticas de Passos Coelho aos PECs é que estes eram desequilibrados, que assentavam principalmente no aumento de impostos (“a austeridade não pode incidir sempre no aumento dos impostos e no corte dos rendimentos”) e não cortavam o suficiente no investimento e na despesa publicas (“O esforço tem de começar pelo próprio Estado”).
        PPC : «Não podemos colocar a austeridade toda do lado das pessoas e nenhuma do lado do Estado. Foi isto que transmiti ao Governo»
        PPC : «[] O sacrifício das empresas e famílias não foi suficiente para equilibrar as contas públicas. O esforço tem de começar pelo próprio Estado»
        PPC : «Sabemos hoje que o Governo fez de conta. Disse que ia cortar [nos gastos do Estado] e não cortou».
        Claro que Passos Coelho subestimou na altura a dimensão do buraco das contas publicas, a gravidade da crise economica, e as dificuldades internas que iria encontrar na aplicação do memorando assinado com a Troika. A realidade foi bem pior do que se poderia então imaginar. Por isso, acreditou que as medidas ja previstas no programa da Troika seriam suficientes. Não nos esqueçamos que este programa, embora sem detalhar, preconizava que o esforço principal incidiria no corte dos gastos do Estado e que o aumento de impostos, efectivamente previsto, seria menos significativo. PPC : «O aumento de impostos previsto por este Governo no documento que assinámos com a UE e o FMI é mais do que suficiente». Não disse que não aumentaria impostos, como tantas vezes se insinua. Disse que não aumentaria mais do que estava previsto. Sabemos que depois teve mesmo de aumentar mais do que estava previsto. Desde logo porque as previsões pecavam por defeito. Mas não foi apenas Passos Coelho a enganar-se. Quase toda a gente, incluindo a propria Troika. Não falemos sequer no governo de Socrates, no PS, nos restantes partidos à esquerda. Todos achavam que seria possivel sair da crise sem austeridade, sem mais aumentos de impostos e, sobretudo, sem cortes na despesa publica. Mesmo o PS, que tinha negocidado e assinado o memorando com a Troika, chegou a dizer antes das eleições que não seria necessario fazer aquilo que … o memorando previa, cortar gastos publicos e aumentar impostos. Mas Passos Coelho depois também teve de aumentar mais a pressão fiscal pelo facto de ter enfrentado uma oposição interna muito forte a maiores cortes na despesa publica. Nomeadamente por parte do Tribunal Constitucional.
        Antes de ser governo, Passos Coelho também não avaliou correctamente a natureza dos gastos do Estado que teriam de ser cortados para se cumprir o programa da Troika e para fazer a necessaria consolidação das contas publicas. Acreditou que cortes nos investimentos e nos consumos intermédios seriam suficientes. “Esqueceu-se” que vencimentos e pensões representam a maior parcela da despesa total. O confronto com a realidade e a propria Troika levaram-no a perceber que cortar despesa não deixar de lado estas rubricas.
        Algumas das declarações mais imprudentes e arriscadas de Passos Coelho devem ser entendidas como reactivas a uma campanha do PS baseada na acusação de que um governo do PSD atacaria o serviço publico, despediria milhares de funcionarios, cortaria ainda mais os vencimentos e as pensões, acabaria com o “Estado Social”, etc, etc.
        O essencial é que Passos Coelho prometeu antes das eleições que iria aplicar o programa da Troika e tirar o pais da emergencia financeira. Foi o que fez efectivamente ao longo e no final dos 3 anos de duração do programa. Foi mais longe nalguns aspectos e noutros ajustou as medias do programa ? Sem duvida. Mas fe-lo sempre em concertação e com o acordo da Troika. Se não o tivesse feito não teria respeitado o compromisso inicialmente assumido e não teria feito aquilo que qualquer governo responsavel, de direita como de esquerda, tinha a obrigação de fazer.

        Gostar

      • Nuno Magalhaes's avatar
        Nuno Magalhaes permalink
        2 Março, 2015 08:34

        Caro Fernando S.

        Não precias d ementir pelo Passos, que ele mente por uma legião de mentirosos profissionais.

        Quanto aos teus “contextos” valem tanto como os contextos do Costa om os chineses.

        Vocês deviam estar todos presos por burla.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        2 Março, 2015 10:11

        Caro Nuno Magalhães,
        Quando quizeres apresentar algum argumento para sustentar o que dizes terei muito gosto em comentar.

        Gostar

    • Eduardo's avatar
      Eduardo permalink
      27 Fevereiro, 2015 18:17

      Grande Magalhães.
      Por ventura serás tu o Magalhães, José , o Barbichas do PS, ou ao menos da família dessa ave?
      Ave essa que também rasgou o cartão de militante do Partido Comunista para conseguir chegar à manjedoura?
      Ou serás simplesmente um nuno qualquer que apenas gosta de debitar alarvices e nem te consegues libertar da canga que te puseram no lombo?

      Gostar

      • Nuno Magalhaes's avatar
        Nuno Magalhaes permalink
        2 Março, 2015 08:36

        Não sou de esquerda nem de direita.

        Apenas que vocês são tão aldrabões como os esquerdistas.

        Neste momento atá são muito mais, porque, como estão no poder, têm de justificar os vossos crimes com mais mentiras.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        2 Março, 2015 08:54

        “Não sou de esquerda nem de direita” foi uma frase usada em campanha quando o Brochnyziev foi derrotado pelo Tontolev para a câmara de Tibisibirsk.

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      27 Fevereiro, 2015 18:25

      Nuno Magalhães, aka Miguel Abrantes. O Magalhães, Abrantes na intimidade, já foi a Évora visitar o 44?

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      28 Fevereiro, 2015 09:26

      pelo contrário…o Costa é um materialista dialéctico puro, ou seja da mais pura esquerda em pensamento e actos. Num dia diz mata e justifica,, no outro esfola e justifica, bem ao som da banda dialectica que caracteriza qualquer que a professe. A diferença é que quem a professa acha que pensa e acredita religiosamente que a dialéctica encarnada no seu pensamento é a criação do “homem novo”, ele próprio, ou seja…tudo o que não seja semelhante a esse “homem novo”, não presta, é de “direita” reaccionário” “neoliberal”.

      Gostar

  4. zazie's avatar
    27 Fevereiro, 2015 14:34

    eheheh

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Fevereiro, 2015 14:55

    O Paulo Portas já pressente que Antonio Costa perdeu as eleições e já goza com ele:

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=808129&tm=9&layout=122&visual=61

    Passos Coelho, mais institucional, capitaliza a implosão política da estrategia do Costa:

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=808093&tm=9&layout=122&visual=61

    E a líder bloquista já compreendeu que, se não começar a atacar o Costa, arrisca-se a ver o BE a desaparecer. Ao atacar o Antonio Costa neutraliza os dissidentes do BE e recoqnuista os votos perdidos para o PS, nos últimos pleitos eleitorais:

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=808056&tm=9&layout=123&visual=61

    Todos têm a ganhar com a destruição do Costa. Os partidos à direita e à esquerda do PS. O PS Português poderá ter o mesmo destino do PASOK.

    Gostar

  6. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Fevereiro, 2015 15:33

    Caro Silveira, o Costa se tiver que vender os filhos para chegar ao poder, fá-lo. Portanto, se ele cooperou activamente com o Sócrates, mesmo quando este vendia austeridade com o rótulo “rigor orçamental”, quando em Lisboa ele é bem capaz de despedir a arraia míuda (embora mantendo os tachos aos amigos e suas clientelas, leia-se, despede cantoneiros mas dá emprego nas assessorias aos amigos do partido), também declarará que a austeridade é inevitável, pois a isso a europa nos obriga.

    Caro Silveira, este homem não se move por principios e ideias políticas mas tachos, clientelas, compadrios, etc. É ocupar o poder custe o que custar. Portanto, ele tudo fará para chegar ao poder e se manter lá. Incluindo aumentar impostos, baixar salários, etc. Já alguma vez o viu a criticar a antiga liderança do Sócrates? Não. Ele sempre esteve ao lado do Sócrates, nos aumentos do IVA, cortes dos salários, nos PEC, etc. Ele só é contra a austeridade para ganhar votos aos papalvos dos que costumam votar no PCP e no BE.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Fevereiro, 2015 15:50

      Antonio Costa é igual ou pior que o Sócrates. E nunca mas nunca se opôs ao descalabro a que Socrates levou o país.

      Dois videos curiosos, para quem não se lembra:

      Alguma vez Costa criticou os aumentos de impostos do governo que ele fez parte? Não. Ele continua a tentar aplicar mais carga fiscal aos viajantes que passem por Lisboa.

      Alguma vez se ouviu uma crítica de Costa aos cortes salariais do Sócrates? Não. Ele fê-lo em Lisboa, salvo erro.

      Alguma vez ele criticou as obras entregues aos anigalhaços do Sócrates e do partido? Não. Ele fê-lo em Lisboa, com o negócio do tal quartel dos bombeiros a favor do grupo BES.

      Alguma vez o Costa criticou o completo descalabro do país em que o Sócrates e toda a ralé que o acompanhou e acompanha colocou Portugal? Não. O Costa rodeou-se dos mesmos companheiros do Sócrates para decepar o Seguro. E faz romarias a Évora, no beija-mão ao padrinho Sócrates.

      Só quem tem memória curta ou anda desatento ao que se passa em Lisboa poderá pensar que o Antonio Costa não quer ser mesmo Primeiro-Ministro, mesmo que tenha que governar como a Merkel manda. Ele já o admitou na conferência do Economist. Ou não foi isso que ele nos disse? Que não irá governar contra a europa e o que ela nos exige?

      António Costa só tem um objectivo. Ocupar o poder. Custe o custar, minta o que tiver que mentir. Venda a alma a quem achar que lhe pode dar esse poder.

      Gostar

      • Kattuxa Cunha's avatar
        27 Fevereiro, 2015 18:20

        E o actual 1º ministro? Será que se pode dizer que é muito diferente destes dois? Não varram a escumalha de dentro destes 3 partidos PS, PSD e CDS e teremos ou um sirysa ou muito pior que este uma Frente Nacional, á la Jean Marie le Pen, é só escolher.

        Gostar

  7. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    27 Fevereiro, 2015 15:54

    “… este homem não se move por principios e ideias políticas mas tachos, clientelas, compadrios, etc.”
    .
    Ora aí está. O socialismo é mesmo assim. Costa, e os outros, são verdadeiros socialistas. Não precisam de aspas nem de reticências, etc., como alguns fazem por aí.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 16:10

      PiErre,

      deixe-se de tretas e não invente sobre o que eu penso e quero, tá ?

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        27 Fevereiro, 2015 18:07

        Então por que é e para que é que escreve aqui?

        Gostar

  8. MJRB's avatar
    27 Fevereiro, 2015 16:17

    anti, 14:40,

    Também vc. poderá estar certo, mas, para essa elevada quantidade de eleitorado que se constata, a questão não é política nem partidária. É a bolsa, as suas economias, pensões, reformas, ordenados cortados desde finais de 2011.
    Claro que se o P”S” tivesse continuado, faria o mesmo ou pior do que o P”SD” e o C”DS”, mas isso nada interessa a quem sofreu com a crise.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Fevereiro, 2015 16:35

      Certamente que as pessoas vão-se lembrar destes quatro anos de sofrimento. Mas quem foi o maior culpado deste sofrimento? Sócrates & Costa e Cia. Lda. ou este governo que apanhou o país quase na bancarrota?

      Quem as pessoas vão confiar nos próximos meses? Nos políticos que souberam inverter o descalabro anterior ou no que mente para chegar ao poder dizendo que há mais vida para além da austeridade?

      Depois há um outro factor importante. Quem é que confiamos? No Costa que diz que há outro caminho mas nunca o mostrou aqueles que fizeram o caminho e começam a baixar a carga fiscal, a repor salários, pensões, etc.? O Passos Coelho pode mostrar aos Portugueses e investidores. Hoje as taxas do IRC já estão próximas dos valores dos países com melhor carga fiscal na europa. Podem dizer: se nós baixarmos a despesa podemos mais tarde descer a carga fiscal como já começamos a fazer no IRC e na atracção ao investimento. E em quem acha que os Portugueses vão acreditar? Na falta de ideias e de principios do Costa ou no Passos Coelho?

      Já agora tome nota de um importante facto, que me parece que se está a passar ao lado. Desde que o Costa chegou à liderança socialista, a imagem do Passos Coelho não parou de subir. Pela sua maior competência, seriedade e discernimento daquilo que é preciso fazer para tirar o país do atoleiro que o Costa colocou. Isto é umj facto importante que tem passado ao lado dos comentadores habituais. A imagem do Passos Coelho disparou com a eleição do Costa.

      As pessoas votam com a carteira, é verdade. Mas um, o Passos Coelho promete o fim dos sacrificios para daqui a uns anos, se o país continuar neste rumo. O outro não promete nada, não sabe o que dizer em termos concretos e o que tem mostrado em Lisboa é um completo desastre governativo. Repito, basta comparar Lisboa com o país e os Portugueses confiam mais no Passos Coelho que no Costa.

      No exterior, então a credibilidade do Passos Coelho é tal, que Portugal está a pagar juros historicamente baixos e com uma dívida elevadissima e ainda com um défice acima dos 3%. Mas confiam no Passos Coelho. Não no Costa, como é bom de ver.

      Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        27 Fevereiro, 2015 16:49

        anti-comuna,
        Bons olhos o (re)leiam !… 🙂
        Tem razão em tudo o que diz (aqui em cima) …
        Mas será que os eleitores portugueses que vão contar no momento da verdade ouvem e compreendem a voz da razão e vão agir em conformidade ?…
        Mas, continuando reservado e céptico, admito que já vi mais longe a possibilidade do PS de Costa não ganhar as proximas eleições e que o tempo pode estar neste momento a jogar a favor de Passos Coelho …

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    27 Fevereiro, 2015 17:10

    anti
    e Fernando S,

    Esse maioritário e volátil eleitorado está revoltado com o que lhe impuseram. Nesse momento da verdade que FS refere, não quer avaliar ACosta como braço-direito de JSócrates ou autarca desleixado e incompetente, está-se marimbando para as causas da prisão do ex-PM, ignora ou esquece a herança deixada a PPCoelho e o que este governo tem feito ocasionalmente benzinho…Ou se a economia recupera, o nível de vida melhora.

    Não creio que durante as eleições PPC refira o abuso de poder (e bastidores NOS GABINETES GOVERNAMENTAIS) que levou à prisão de JS, mas alguém terá de lembrar ao eleitorado não só o que aconteceu, mas também quem esteve com o “menino de ouro do P’S'” de 2005 a 2011. E quem (AC por exemplo) ainda recentemente afirmou ter orgulho do governo de JS…
    Etc., etc.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Fevereiro, 2015 17:19

      Caro MJRB, eu discordo um bocado do que pensa. Por isto. Pelo país em que por vezes me movo, aquele que trabalha, cria riqueza, investe e vive fora dos favores do Estado, anda tudo muito optimista. Eu até, por vezes, fico um bocado espantado e receoso deste optimista que por vezes roça a euforia.

      Eu quando contacto com pessoas que têm empresas, que exportam, com gente que trabalha nas empresas e que lida com a dita “economia real”, fico bastante satisfeito por os ver optimistas. E acreditam nesta estratégia económica, que é a melhor para eles. E denotam um optimismo e forma de ver as coisas que se passam no país que ultrapassa largamente aquilo que a imprensa nos transmite.

      Ainda ontem conversava com um tipo ligado a um sector económico que exporta bastante e também vende para o mercado interno que me chamava à atenção de uma coisa. A concorrência no mercado interno está mais leal e mais justa. Dizia-me que pagava muitos impostos, é certo, mas agora quase todos pagam e isso implica que ele tem mais facilidades em vender. E dizia que o elevado poder fiscal, apesar de muitos defeitos, que este governo tem que corrigir, também tinha as suas vantagens. E que agora não perdia tanto tempo a combater quem foge ao IVA.

      Quem se mexer pela economia real, por quem trabalha e investe, até parece que estamos em… 1986. Só me lembro deste optimismo por essas alturas, em que a taxa de desemp’rego ia a caminho dos valores mais baixos de sempre. Eu, infelizmente, não comungo com este optimismo todo, mas reconheço que o país está muito melhor. Nota-se uma confiança que há muito não exisitia.

      Veremos como se comportará o país nos proximos meses. Mas eu aposto como o Passos Coelho ganha as eleições e até à vontade.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        27 Fevereiro, 2015 18:14

        Caro anti,

        OK, obviamente acredito no que me relata.
        Também eu, apartidário, constato que há na sociedade tuga uma muito relativa melhoria económica, financeira e social. Não desacredito totalmente nos dados fornecidos pelo governo, mas preciso de provas concretas e irrefutáveis.

        Tenho outra conclusão diferente da sua, não só por isto: “Curiosamente” todas as pessoas não-militantes do P”SD” que conheço e votaram em PPCoelho em 2011, estão “fartas” deste governo. Vão votar no ACosta ou abstêm-se.
        AC fará uma campanha mentirosa, demagoga, dirá e prometerá (menos possível) o que os lobbys que o catapultaram lhe pedirem, o que convier aos bastidores do P”S” e as duas agências de imagem decidirem. Um político plastificado sem talento nem categoria para ser PM.

        Gostar

  10. Eduardo's avatar
    Eduardo permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:05

    Este Costa ainda tem uma possibilidade!!! possível!!!
    Se conseguir correr com a família Barrosã e Soarista o eleitorado pode ter um volte-face.
    Se a estes acrescentar a família Alegre e do Almedina Santos então a victória é mais que certa.
    Força camaradas , chamem o Vara para lhe dar uma ajuda e deixem o 44 em paz

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    27 Fevereiro, 2015 18:20

    PiErre, 18:07

    vc. está bem do cérebro ?
    Note bem nas “provocações” (coitado…) que tenta dirigir-me. Repare na sua recente pergunta. Olhe, pique-se para saber que existe também no Blas.
    Também é certo que os seus comentários sobre o que quer que seja nada valorizam…

    Gostar

  12. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:25

    “Mas um, o Passos Coelho promete o fim dos sacrificios para daqui a uns anos, se o país continuar neste rumo.”
    .
    Basta repetir esta frase mil vezes (uma por ano) e ela passa a ser verdadeira.
    .
    ” Eu, infelizmente, não comungo com este optimismo todo, mas reconheço que o país está muito melhor. Nota-se uma confiança que há muito não exisitia.”
    .
    Tal como pensa, e diz, o António Costa.

    Gostar

  13. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:31

    “M””J””R””B”, 18:20
    .
    deixe-se de tretas e não invente sobre o que eu penso e quero, tá ?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 18:35

      Com essa resposta vc. está a melhorar um “poucochinho”. Denota algum humor. As melhoras.

      Gostar

  14. MJRB's avatar
    27 Fevereiro, 2015 18:36

    Mais uma vez hilariante a encomendada sondagem à Eurosondagem sobre as “tendências de voto”. Claro que o partido do RuiOSilva ganha sempre.

    Gostar

  15. manuel's avatar
    manuel permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:39

    A remessa do tabaco do juncker já chegou a Portugal. Mas que euforia! Os spins da maioria ainda vão receber um suplemento salarial e depois lá comprometem as contas da ministra das finanças. Penso que o Costa vai ganhar e teremos no governo o Marinho e Pinto, a Catarina, o Rui Tavares e a dupla Passos e Portas mais o Jerónimo ficam na oposição.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 19:13

      Se existirem debates entre partidos, Passos, Portas e Jerónimo derrotam Costa. Não duvido.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        27 Fevereiro, 2015 19:19

        Vi agora uma sondagem e acredito que tem credibilidade. Porém, como faltam alguns partidos: PAN, partido da Joana, Partido do Paulo Morais e o NOS, a maioria e PS vão perder muitos votos. O meu palpite é que a maioria e o PS vão ficar próximos aí com uns 30% de votos.

        Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:40

    Caro MJRB, quanto ao eleitorado, confesso que me escapa. Já quase não discuto política com ninguém e ainda menos a Portuguesa. Mas um cunhado meu (que vive no Norte) tem uma teoria interessante. Primeiro, diz que o antigo eleitorado do BE passou-se para a direita. Segundo, que há muita gente que tem vergonha de admitir que admira o Passos Coelho e votará nele, quando for “a doer”. Ele não é e nunca foi de direita, é um ex-comunista dos tempos dos tempos dos “anos quentes” e já pouco se interessa por eleições.

    Vale o que vale o que ele me diz. Mas se ele tiver razão, isso explica os resultados das Europeias e a forte subida do Passos Coelho após a eleição do Costa como líder socialista.

    Uma coisa a experiência me diz. Quando quem anda nas empresas mostra-se satisfeito com o actual Primeiro-Ministro, normalmente ele ganha. Lá está o peso da carteira a funcionar.

    Mas até às próximas eleições, muita água correrá debaixo das pontes. 😉

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 18:50

      OK, caro anti.
      Mas essa teoria do seu cunhado sobre o BE é deveras um divertimento.

      Acredito que pessoas não queiram reconhecer publicamente algum trabalho meritório de PPCoelho. Já constatei isso.

      Quanto às pontes, será melhor reforçá-las devido aos caudais eleitoralistas…

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        27 Fevereiro, 2015 19:18

        Eu penso que a teoria dele tem mais validade do que se possa pensar. Nos países nórdicos, o eleitorado jovem e candidato a eleitorado é cada vez mais conservador. Isso é um ponto que está a mexer com os partidos políticos nórdicos.

        Em Portugal será diferente? Não sei. Sei que os estudos de mercado sobre estas novas gerações mostram comportamentos e atitudes que se podem dizer de conservadoras. Desde as suas atitudes quanto ao sexo, ao trabalho e ao consumo. Penso que a juventude Portuguesa deve seguir os mesmos passos do que se passa no resto do mundo.

        Nos Estados Unidos há uma semelhança entre a geração que viveu a grande depressão dos Anos 30 e aquela que está a viver a Grande Recessão. Isso também deverá ter impacto em termos políticos, não apenas no consumo.

        Mas, de que é feito do eleitorado do BE?

        Há até sinais que a europa está a ficar bastante conservadora, e por isso, o colapso eleitoral dos partidos socialistas. O espaço ocupado pela antiga social-democracia está cada vez mais ocupado por uma direita, muito por causa do elevado envelhecimento populacional.

        Como lhe digo. Portugal estará a ficar de fora destas mudanças geracionais? Duvido.

        Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Fevereiro, 2015 18:51

    .
    Salvo melhor opinião creio que o homem disse só que ‘Portugal está diferente’.
    .
    Pondo de parte tratar-se dum piscar de olho subliminar para uma proxima coligação PS-PS(d), Pp’Sm
    .
    suponho que o homem não disse que Portugal estaria pior ou melhor, ficou em silêncio, como começa a convencer já ser hábito.
    .
    Também se poderia interpretar que ‘Portugal está diferente’ com os Chineses por terem secado todo o pequeno comercio local de quase todas as vilas e cidades Portugueses, tipo shelto mata que se farta ou arrasa tudo.
    .
    Seria provincianismo puro dizer se Portugal estaria pior ou melhor,
    .
    quer para aquela plateia que tem mais informação de Portugal se calhar mesmo que o proprio orador,
    .
    quer para a plateia interna que não precisa que lho digam, é a unica que se pode pronunciar porque o sente nas 24 horas de cada dia;
    .
    em ambos os casos perdem a confiança dos Cidadãos se venderem as marcas ‘Melhor’ ou ‘Pior’. Os Cidadãos querem que os Politicos sejam capazes de lhs apresentarem Soluções e Alternativas. O resto das oratórias interessam a 0,0001% dos Portugueses muito mais interessados em Prática que em Teorias ou retóricas de lana caprina para inteletuais em zen.
    .

    .

    Gostar

    • MJRB's avatar
      27 Fevereiro, 2015 19:05

      Muitos produtos chineses por cá vendidos a pataco são de qualidade fraca ou nula. O mesmo acontece com ACosta entre outros políticos tugas: fraca ou nula qualidade embora corramos o risco de nos custar bastante caro quando chegam ao poder !

      Gostar

  18. MJRB's avatar
    27 Fevereiro, 2015 19:01

    anti,

    recomendo-lhe que leia a entrevista de PPCoelho que o Expresso edita amanhã.

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      27 Fevereiro, 2015 19:20

      Obrigado. Mas dispenso ler esse jornal. 😉

      Mas obrigado na mesma pela sua sugestão.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        27 Fevereiro, 2015 19:47

        Bom, mas esta sondagem confirma aquilo que tenho vindo a escrever. O país está a escolher um governo que já conhecem em vez de uma aventura ao deus dará. No tal jornal:

        “Sondagem. PSD e CDS coligados conseguem empate técnico com o PS
        Se a direita se separar, o PS ganha. Mas se PSD/CDS forem juntos, ficam taco a taco com os socialistas em mandatos.”

        Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sondagem-psd-e-cds-coligados-conseguem-empate-tecnico-com-o-ps=f912820#ixzz3SybTADVG

        Acabou-se o sonho do Costa em ser Primeiro-Ministro. Daqui até às eleições e face à escorregadela que ainda não deve ter sido influenciado esta sondagem, quase que aposto que nas próximas, já surge a coligação à frente do PS. Daqui até às eleições é sempre a descer nas sondagens, por parte do Costa.

        Gostar

      • MJRB's avatar
        27 Fevereiro, 2015 19:52

        Também eu só muito raramente leio esse jornal. Perdeu qualidade e promove sempre as mesmas pessoas e seitas.

        Sobre os actuais eleitores do BE: são diferentes do eleitorado jovem de alguns países europeus. Mas claro, no futuro, muitos podem mudar a opinião e votarem em partidos conservadores ou…até chegarem a lugares-chave da administração central ou europeia, como já aconteceu.

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        27 Fevereiro, 2015 20:19

        O Costa perde porque, uns tempinhos antes das eleições, o Passos vai mandar distribuir uns rebuçadinhos pelo eleitorado. Isso chega para desempatar.

        Gostar

  19. Joao Ratão's avatar
    Joao Ratão permalink
    27 Fevereiro, 2015 23:21

    A Esquerda vai implodir nas próximas eleições. O maior perigo para AC não vem da coligação mas sim de Marinho e Pinto. Antevejo que este vai ser o grande vencedor nas próximas eleições. Tem um discurso demagógico, populista mas que revela autenticidade e no qual os descontes se revêm integralmente. Marinho e Pinto pode perfeitamente atingir os dois digitos nas próximas legislativas. E isso será fatal para o PS. Com o PC a ter igualmente umaboa votação (entre 9-11) e o Bloco a ficar-se pelos 6-7, o PS não ter margem para ir para além dos 32/34. Vai haver muito eleitorado do centro que vai optar por votar na coligação por percepcionar que AC não poderá fazer muito diferente.

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      28 Fevereiro, 2015 02:09

      Se o Marinho ficar nos dois digitos, 10-12%, e o Bloco nos 6-7%, o PS fica aí com 25%. É só fazer as contas.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        28 Fevereiro, 2015 16:33

        ACSilveira,

        Hoje vc. está reinadio. O MPinto com 10-12% ? O BE com 6-7% ? O P”S” com 25% ?

        Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta