Saltar para o conteúdo

Porque o respeitinho é muito bonito (e de esquerda sanitária)

6 Maio, 2015

Diz Ferreira Fernandes, com a maior das normalidades, que um político não admite o tom usado por um jornalista. Está bem, o respeitinho é bonito.

Nota: este post é um exercício do direito à fala.

ferreira-fernandes-nao-admite-tom

39 comentários leave one →
  1. António Maria's avatar
    António Maria permalink
    6 Maio, 2015 10:32

    Esta gente ainda não se percebeu que lhe vai cair tudo em cima quando criticarem e até peçam a demissão de um qualquer politico de direita (?) que envie um SMS ou qualquer outro tipo de mensagem para um jornalista de esquerda (?) no mesmo teor.
    Depois quero ver a coerência da classe.
    Para mim o adjetivo já está encontrado – Vergonha.

    Gostar

    • Monti's avatar
      Monti permalink
      6 Maio, 2015 17:22

      Vergonha, palavra e sugnificado. Ainda consta nalgum dicionário?

      Gostar

  2. LTR's avatar
    LTR permalink
    6 Maio, 2015 10:51

    Esta citação do autor é a chamada citação “ratada”, que viola totalmente o princípio da verdade, toda a verdade, nada mais do que a verdade. Curiosamente, ratou a parte em que o candidato a PM dizia ao jornalista que só não o processava porque não valia a pena, bem como o interessante facto de o irmão do candidato a PM ser director do jornal em causa. Mas fez mais: logo a seguir escreveu “Foi isto.”. Isto escrito num jornal, que deveria servir para informar, não para ocultar e distorcer quando as coisas começam a ficar fora de controlo e a dar demasiado nas vistas. Como alguém diria, “foi isto o carvalho”.

    Gostar

  3. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    6 Maio, 2015 10:53

    A teoria mais interessante que está a surgir por aí é que o SMS só era um problema se tivesse condicionado o jornalista ou o jornal. Como o artigo e o SMS saíram publicados, não são um problema.

    Claro que isso significa que só merecem destaque os condicionalismos que funcionam, ou seja, aqueles dos quais não sabemos porque ao funcionarem não chegam obviamente a ser públicos.

    Outra ideia interessante é que o silêncio (por exemplo do Ricardo Costa) é condenação suficiente, por não ter saído em apoio do irmão, como seria normal, qual peregrino a Évora.

    Outra ainda é que dizer que um processo judicial não serve de nada não é uma tentativa de pressão, é aliás uma forma de reconhecer que o outro juridicamente tem razão.

    Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      6 Maio, 2015 11:06

      Voltamos ao caso Marcelo.
      Voltamos ao recebimento de Marcelo em Belém.
      Voltamos à queda de um governo por causa de um telefonema.
      Voltamos a estas declarações do suspeito de corrupção que viria a ser PM, no Parlamento, com os aplausos da bancada do PS:

      “…e esse caso não é resolvido pelo seu silêncio. Esse é um caso a que não pode fugir. E é o caso seguinte: é o caso de um ministro do seu governo, que fez uma pressão ilegítima junto de uma estação privada e que conduziu à eliminação de uma voz incómoda para o seu governo. E o senhor primeiro-ministro desculpar-me-á, mas quero dizer-lho com clareza: esse episódio é um episódio indigno de um governo democrático e é um episódio inaceitável. E isso é uma nódoa que o vai perseguir, porque essa nódoa não vai ser apagada facilmente, porque é uma nódoa que fez Portugal regressar aos tempos em que havia condicionamento da liberdade de expressão. E peço-lhe, senhor primeiro-ministro: resista à tentação do controle da comunicação social. Não vá por aí, porque nós cá estaremos para evitar essas tentações.”

      O Marcelo, coitadinho, sentiu-se condicionado.
      Que miséria de farsas.

      Gostar

  4. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    6 Maio, 2015 11:07

    Eu gostava de ter o nº de telefone do Sr Ferreira para lhe enviar um SMS, aposto que ele ia gostar.

    Gostar

  5. Marquês Barão's avatar
    Marquês Barão permalink
    6 Maio, 2015 11:27

    Essa do direito á fala pode ser uma bela merda. Um gajo no andar ao lado tinha um quatro patas permanentemente a ladrar não deixando sossegar ninguém. Quando chamado á atenção disparou que era aquela a fala dos cães. Que raça!

    Gostar

  6. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    6 Maio, 2015 12:15

    “Quem se mete com o PS leva”.
    Não vale a pena processá-lo porque logo à noite vou fazer queixa ao meu irmão (presume-se).
    Já estou a ver, quando o Costa for PM e tiver uma manifestação contra si ou processa os manifestantes ou manda um SMS a cada um ameaçando-os.

    Gostar

  7. insider's avatar
    insider permalink
    6 Maio, 2015 12:15

    o costa já respondeu, também, à acusação de bullying do rangel?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Maio, 2015 12:41

      Já. Já lhe respondeu. Deu razão ao PRangel.

      Gostar

      • Democrata com Larga Experiência ― Vende-se's avatar
        Democrata com Larga Experiência ― Vende-se permalink
        6 Maio, 2015 17:09

        Boa malha. Creio que com a sua resposta o insider »prolapsou«.

        Gostar

  8. MJRB's avatar
    6 Maio, 2015 12:39

    Corporativismo da “classe” jornalística defendido por FFernandes. Ou talvez também fazendo frete ao P”S” e ao ACosta.
    FF sabe muito bem que o AC tem todas as probabilidades de ser PM. Assim, ele próprio e os demais hoje já estão amestrados ou aconselhados para não criticarem quem no próximo futuro tem o poder para mandar calá-los e/ou para manter no mercado alguns jornais e rádios (FF sabe como) e…os seus ordenados mais umas sinecuras.

    Há jornalistas castiços à brava: hoje, numa tv, um, do i, comentou que a ausência de dirigentes do C”DS” no lançamento do livro do PPCoelho era sinal de “fractura”, de “desunião” da recente coligação…

    Gostar

    • ze luis's avatar
      6 Maio, 2015 15:14

      Falta, aqui, lembrar a liberdade de expressão coarctada ao sr. FF. Aconteceu no Record, por ter feito um escrito a criticar o Benfica de LF Vieira. O cabotino director do jornal baixou as calças, solicitou ao presidente do benfas que o sodomizasse, desautorizou o jornalista – que era somente um colunista, externo ao jornal, pago para emitir a sua opinião – e o jornalista FF, colunista do Record, achou por bem ir-se embora. Mas não tugiu nem mugiu. Cada um tomou a sua liberdade, mas é evidente que o benfiquista FF ficou condicionado e o jornal deixou-se condicionar. Isto ocorreu em 2005 ou 2010, já não lembro bem mas foi devido a um campeonato fraudulento do benfas – é só escolher. Ganhar assim não, dizia FF, o colunista.
      Acho que o jornalista do Espesso fez bem em nome da opacidade do seu pasquim dirigido pelo irmão do monhé. Podia ter-se demitido, já que o irmão monhé do monhé não tugiu nem mugiu. Mas isto está difícil e, claro, os políticos sabem ter na mão a horda e domesticá-la.
      A verdade dos factos e o direito de expressão é assim. Portanto, não se acanhem, muito menos com a verdade, nem que seja para atirá-la às trombas dos jornalistas tipo elefante na sala com memória de doninha fedorenta.
      Por sinal, parece que faleceu um sinistro ex-presidente do Código Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. Um que um dia o “Independente” atribuiu o Óscar com o seu nome, Óscar Mascarenhas. Ou seja, esta merda da espinha direita, charlies e charlots e liberdade de expressão, cada macaco no seu galho e o profissionalismo acima de tudo, contra a mordaça da Comunicação Social, é coisa de antes do 25/4.

      O sms do Costa monhé foi a 25/5. A AR tentou limitar a cobertura me(r)diática nas eleições. Mais ou menos a 25/4. Não se cuidem, não.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Maio, 2015 16:31

        É o que há…
        Também neste pais certos poderes e poderosos (alguns destes almofadados na política mas também no futebol) já deviam ter ido a barras de tribunais, mas a populaça não se importa de ser vilipendiada, intrujada, explorada, desde que o amado poderoso vença qualquer coisa de relevante ou nem isso, e lhe dê nem que seja restos da manjedoura. Bovinizados pelos media, pobres ou remediados mas alegretes — e “siga o baile”.

        Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2015 12:51

    Isto está tudo minado. O jornalista do Expesso, que foi atacado pessoalmente, usando-se meios privados para o tentar calar, acabará por se demitir. A solidariedade a favor da liberdade de expressão, neste caso, é a favor do culpado, não da vítima. “Somos todos Charlie?” Uns mais que outros.

    Mas isto está tudo minado:

    “Carlos Alexandre teme estar a ser espiado por organização secreta

    Juiz mencionou as suas suspeitas a procuradora do Tribunal da Relação que arquivou denúncia anónima contra si.

    O juiz Carlos Alexandre disse a uma procuradora do Tribunal da Relação de Lisboa que teme estar a ser espiado por uma organização secreta.

    Quando a magistrada o interrogou sobre quem seriam os autores de uma carta anónima em que o juiz era visado, Carlos Alexandre desvendou, ainda que de forma vaga, as suas suspeitas. É que embora alguns dos detalhes mencionados na missiva pudessem facilmente ser obtidos através da leitura de notícias de jornal ou de outras fontes de informação disponíveis a qualquer cidadão, outros que dela constam, como o número do processo atribuído pela justiça à primeira denúncia, ou a referência à identidade dos convivas presentes nas jantaradas de confraternização em que costuma participar com os seus conterrâneos de Mação, e ao que ali é dito, já constituem informação privilegiada a que nem toda a gente tem acesso. A isto o juiz chamou “uma espécie de garde à vue [termo francês usado para prisão preventiva, mas que também significa sob vigilância] própria de organizações secretas ou que na prática se comportam como tal”.”

    in http://www.publico.pt/sociedade/noticia/carlos-alexandre-teme-estar-a-ser-espiado-por-organizacao-secreta-1694631

    E o país anda contente e feliz com estes “democratas”.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Maio, 2015 13:05

      Obviamente CAlexandre e outros juízes não vão ter descanso, dada a magnitude dos crimes que querem levar a tribunal.
      Há poderes mais ou menos ocultos na sociedade tuga que podem destruir carreiras profissionais ou perturbar a economia e as finanças, e no caso, ameaçar um juiz que está a colocar sal nas feridas de seitas.
      Preocupante que as entidades judiciais e policiais sabendo que essas seitas praticam o mal, não as investigam até ao tutano e levam à barra dum tribunal.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        6 Maio, 2015 13:29

        Caro MJRB, quanto a isto:

        “Preocupante que as entidades judiciais e policiais sabendo que essas seitas praticam o mal, não as investigam até ao tutano e levam à barra dum tribunal.”

        Então quem é que controla este tipo de instituições? Se calhar os mesmos que deveriam ser investigados. 😉

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        6 Maio, 2015 15:43

        E de que maneira…… “O Ricardo Salgado está caladinho e faz ele muito bem.” (sic. Mário Soares)
        Há poderes ocultos há sim.

        Gostar

    • Carlos Conde's avatar
      Carlos Conde permalink
      6 Maio, 2015 16:06

      E como aparece divulgado publicamente o que o juiz Carlos Alexandre transmitiu a uma não identificada sra procuradora da Relação, por certo colega da D. Cândida?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Maio, 2015 16:38

        …Aparece por “portas e travessas”. Como convém igualmente neste caso nem que seja por sinais de fumo, para desprestigiar o juiz perante a populaça apática mas calhandreira e justiceira.

        Prepare-se, CConde: JS nos primeiros meses de 2016 será libertado e surgirá como injusto “prisioneiro político” e mártir da justiça.

        Gostar

  10. Pois pois ...'s avatar
    Pois pois ... permalink
    6 Maio, 2015 12:54

    Tem piada. O sr. Ferreira Fernandes indigna-se por Paulo Rangel ter dito algo sobre a pequenez e cobardia dos jornalistas (que nem disse) mas não se indigna sobre a acusação de desqualificados e incapazes que serão os mesmos, vinda de António Costa. É caso para dizer que indignações há muitas, seu palerma!

    Gostar

  11. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    6 Maio, 2015 13:30

    O fernandes limita-se a ser mais um amanuense-prostituto, executando os fretes que o patrão lhe destina…
    Um lacaio, na melhor das hipóteses.

    Gostar

  12. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Maio, 2015 13:34

    De acordo com vermes como o Ferreira Fernandes, o politico António Costa só pode ser criticado pelas suas opções politicas no tom e na forma que este autorizar, senão terão direito a um puxãozinho de orelhas, que pode chegar ao insulto, ou até, em dias de maior exaltação a “umas bengaladas”.
    Muita gente ainda se deve lembrar o que é que aconteceu quando um ministro do governo Santana Lopes se atreveu a dizer aos microfones de uma estação de rádio de Trás-os-Montes que que as criticas que MRSousa fazia na tv ao seu governo às vezes eram injustas, e não tinham contraditório. Foi um verdadeiro massacre, com toda a gente, incluindo este pateta que escreve no DN e que agora acha bem que o Costa imponha o respeitinho aos jornalistas que escrevem o que ele não gosta, a “rasgarem a roupa” porque o governo queria condicionar a “livre informação” e patáti-patátá.
    Como já escrevi noutro lado a este propósito, artigos como este do Ferreira Fernandes, são verdadeiros “anilingus”.

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    6 Maio, 2015 13:53

    Caro anti, 13:29,

    Óbvio: quem deve ser investigado até ao tutano tem gente infiltrada –ou mandam, conforme os governos– nas famosas “vírgulas”…

    Gostar

  14. albert virella's avatar
    albert virella permalink
    6 Maio, 2015 14:01

    A imprensa, e a TV portuguesa destacam-se, hoje, por um excesso de respeitinho e de boas maneiras. Dá a sensação de que não se pode denunciar ninguém porque arrisca-se a perder o direito à mesada, ao salário ou até a poder mamar directamente da teta.

    Mas isto não foi sempre assim. Se recuarem para os tempos do grupo de Leão, e antes e depois, veriam como os escritores eram muito mais corajosos. Se estes “brandos costumes” são herança dos tempos de Salazar, ou não, no fundo é indiferente. O que não se pode aceitar são ameaças como os de Rangel, que apesar de passear pela Europa parece que pouco aprendeu.

    Os meus cumprimentos

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Maio, 2015 14:10

      O PRangel é que ameaçou ? Ou foi o ACosta ?

      Quanto a tempos idos, muitos bons e isentos jornalistas existiram em Portugal.
      O problema desde há uns anos radica na dependência de certa comunicação social do poder político, de lobbys e da banca. E se lhe juntarmos escrevinhadores em vez de jornalistas…

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      6 Maio, 2015 15:48

      Sintomático. O PRangel não ameaça e muito menos insulta. Mas….curioso…é dado como exemplo. O ACosta ameaça veladamente e insulta e nem é citado.
      Não devem andar pela Europa, ou então, são os tais brandos costumes dos tempos do Salazar, ou não.
      Mas que é sintomático é.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Maio, 2015 16:46

        Certamente assistiremos mais uma vez, a partir de 2016, a um despudorado controle de muita comunicação social por parte do governo, no caso comandado pelo ACosta.
        E conforme as “medidas” impopulares que terá de tomar mais as negações de promessas eleitorais e ainda inerentes incompetências dele e de alguns que o acompanharão na “missão” encomendada e controlada pelos lobbys e pela maçonaria, mais evidente se tornará uma cs amestrada, servil e recheadinha de benesses.

        Gostar

  15. fado alexandrino's avatar
    6 Maio, 2015 15:54

    Ferreira Fernandes (FF) tem um emprego, quer continuar a ter esse emprego, é humano.
    Sabe que se criticar alguém dos que o patrão do jornal apoia, corre o risco de ser defenestrado.
    Como aliás foram uma data deles sem que FF mexesse uma palha.
    Nesta pseudo crónica tenta jogar nos dois campos.
    Como é muito hábil na palavra consegue convencer alguns.
    Faz isto há anos.
    Onde é que está o espanto?

    Gostar

  16. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    6 Maio, 2015 17:25

    Somos todos Charlie. Charlie Brown.

    Gostar

  17. FGCosta's avatar
    FGCosta permalink
    6 Maio, 2015 17:27

    Há uma coisa em que o ex comandante dos SUV tem razão: para os charlies como ele, as agressões da esquerda à liberdade já são tão banais e justificadas que apenas causam um bocejo.

    Gostar

  18. manuel's avatar
    manuel permalink
    6 Maio, 2015 17:57

    O problema não está no FF, no Rangel ou no jornalista JVP, está no Sr. Costa que vai ser 1º Ministro e depois de se instalar vai seguir as políticas do 44 relativamente à comunicação social: uns meios domesticam-se com jornalistas eunucos e outros compram-se, como se tentou com a TVI. Depois será o regresso da tesoura dos processos e cereja em cima do bolo: a libertação do 44 com honras de estado. Os juízes incómodos serão colocados na Madeira ou nos Açores já que não existe degredo.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Maio, 2015 18:06

      até que enfim, um comentador analisa o próximo futuro praticamente como eu: ACosta PM e passados poucos meses a libertação do “mártir” JS.

      Esses juizes passam a trabalhar em processos irrelevantes depois de substituída a PGR, o presidente do STJ e chefias no DCIAP e na PJ.

      Gostar

  19. MJRB's avatar
    6 Maio, 2015 18:01

    Há pouco, numa tv, um comentador afirma que não sabe nem percebe qual a oportunidade e muito menos a estratégia para ter surgido ontem o livro sobre PPCoelho e sobretudo a polémica do sms do PPortas.
    Simples: o livro surgiu a cinco meses das legislativas para remotivar os indeftíveis do PPC (pessoa “normal mas decidida, sã mas que também peca e tem dúvidas”), excitar os militantes do P”SD” e, para “limpar” os desentendimentos com PPortas.
    As legislativas e a coligação assim determinaram.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Maio, 2015 18:10

      Esses dois são passado, penso que a preocupação maior deve ser limitar os danos e reduzir a votação no PS nas próximas eleições a valores que obriguem a coligações e, deste modo, não deixar esta corja(do 44) à rédea solta. A nossa situação eleitoral ficará muito parecida com a que sairá das eleições na GB.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Maio, 2015 18:26

        PPC e PP não são passado em termos eleitorais. Provavelmente vc. quis referir-se aos episódios desde ontem.
        PPortas “sabe-a toda”…

        Prepare-se: AC em S.Bento como PM com resultado eleitoral suficiente.

        O eleitorado acéfalo mas intriguista e calhandreiro alimenta-se de tiros nos pés dados pelo PPC. Dois casos recentes: as dívidas à SSocial e o elogio ao DLouteiro. Mas há mais. A lenta recuperação do país e quem nos colocou com uma terceira ajuda externa não lhe interessa. Está sedento por vingança pelas reformas, pensões, ordenados cortados.

        Gostar

  20. MJRB's avatar
    6 Maio, 2015 18:14

    Outra, que certos jornalistas e comentadores televisivos acentuam a propósito do livro sobre PPCoelho: a autora (muito provavelmente militante do P”SD”) trabalha no gabinete de imprensa do CMinistros. Qual o problema por “haver mais vida para além” do trabalho profissional ?

    Gostar

  21. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Maio, 2015 19:26

    Do ferreira fernandes não vai rezar a história.
    Talvez a única maneira de ser lido é fazer bosta.
    Isso de se pôr em bicos de pés para falar com Paulo Rangel é anedota.
    No miserável artigo que escrevinhou deduz que o bullying intimida todos os jornalistas.
    Não é isso que Rangel disse. Ainda há jornalistas decentes.
    Não o caso do fernandes.
    Quanto à novas pides, torna-se cada vez mais evidente de onde vêm.
    Os termos em que são feitas as ameaças e o que se lê em certos artigos de opinião sobrepõem-se na perfeição.
    A luta será muito dura, os riscos são patentes à medida em que as provas são irrefutáveis.
    http://wap.noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/07/22/caso-juiz-borsellino-mafia-executou-a-chacina-em-alianca-a-servicos-secretos.htm
    http://www.istoe.com.br/reportagens/224842_DE+BRACOS+DADOS+COM+A+MAFIA
    É bom lembrar.

    Gostar

Deixe uma resposta para Pois pois ... Cancelar resposta