Saltar para o conteúdo

A Terceira Via

13 Julho, 2015

Porfírio Silva, coordenador de sábios:

Mas como é que o PS prepara uma alternativa? Os gregos não estão a conseguir.
Essa ideia de que a política de austeridade é a única que é possível dentro da União Europeia é uma tese muito curiosa — porque ao mesmo tempo é a tese de uma certa direita que diz que a austeridade é que é boa e não se pode fazer outra coisa; e é a tese de uma certa esquerda que diz que na Europa só conseguimos fazer política de austeridade. Há outras forças que dizem não, não há só austeridade. Na realidade, há duas maneiras de estar na União Europeia que não dão resultado.

Uma delas é a do Governo grego?
Uma delas é a política da submissão, que é a do actual Governo português e que se resume a que alguém disse o que temos de fazer e nós vamos fazer e tentar ser os bons alunos —o que significa que prescindimos da nossa voz na União Europeia. E depois há a via da proclamação e depois logo se vê, que num certo sentido é aquilo que está a acontecer com a Grécia.

(In Público)

Agora é só explicar qual é a Terceira Via.

63 comentários leave one →
  1. Chopin's avatar
    Chopin permalink
    13 Julho, 2015 15:42

    Os jornalistas nunca se lembram de perguntar porque é que sendo a austeridade má e havendo outros caminhos, que nunca se clarifica quais são, o PS foi precisamente quem suscitou e assinou o memorando que a impõe.
    Em quatro anos ninguém se lembrou de fazer a pergunta 🙂
    Austeridade que o mesmo partido já impôs em duas situações anteriores, pelo patriarca da agremiação.

    Gostar

  2. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    13 Julho, 2015 16:11

    Se calhar este Porfirio quer ser o próximo a levar o tratamento redentor:

    O Porfirio ou o Parodiante de Lisboa. lol

    Gostar

  3. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    13 Julho, 2015 16:15

    A terceira via é a Via láctea.

    Gostar

  4. Colono's avatar
    Colono permalink
    13 Julho, 2015 16:23

    Tudo se resumo a dor de corno … o Stripas entrou a matar e foi escalpado!

    Gostar

  5. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    13 Julho, 2015 16:26

    Mais uma sessão de propaganda.
    Que “entrevistado”, “entrevistador” e demais merdias façam de conta que se levam a sério para tentar levar a bom porto a publicidadezinha enganosa, não espanta.
    Agora que, nesta altura do campeonato e atendendo à “paisagem” circundante ( e até um pouco mais longínqua…) haja quem se preste a aceitar-lhes a banha a cobra – isso sim , já é de espantar.
    E leva-nos a “suspeitar” que a pouco caridosa definiçõa de de VPV tem toda a razão de ser…

    Gostar

  6. D. Constança's avatar
    D. Constança permalink
    13 Julho, 2015 16:53

    O problema é termos que reconhecer que o PS, que já anda nisto há muitos anos, e sempre perto do protagonismo, o que nos deixou por herança, até agora, foram 3 bancas-rotas! Não é fácil esquecer, e é diícil de explicar, a razão porque, das três vezes que o País quebrou, tendo por consequência a intervenção do FMI (3 humilhações infligidas pela Europa terrorista!), estavam à frente do governo … primeiros ministros socialistas – 2 vezes Mário Soares e uma vez Sócrates, sendo esta última, e por mais que isso lhes doa, a causa da austeridade que estamos a sofrer. Ou será que foram os portugueses que, ao contrário dos gregos, são masoquistas e pediram austeridade, só porque gostam???
    Pois bem, como querem agora os ditos socialistas convencer o povo de que, desta vez é que é, desta vez é jogo a sério, esqueçam lá as outras vezes, pá … não valeu. Desta vez, sim, vai ser porreiro, pá!
    Será por isso que nas sondagens a coisa não tá colando, pá? Que povo esquisito …

    Gostar

  7. Zarco's avatar
    Zarco permalink
    13 Julho, 2015 17:00

    Outra via é a Via do Largo do Rato.
    Qualquer socialista já está traquejado em seguir essa via pois já enveredaram por ela 3 vezes.
    A Via do Marquês não, que o gajo zarpou para Évora e pelos vistos ninguém o consegue tirar de lá por mais habilidades corpóreas que façam

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      13 Julho, 2015 17:06

      A Via do Marquês ou da Marquesa?

      Penso que é mais isto. Terceira Via = Via da Marquesa

      Gostar

  8. jmpg's avatar
    jmpg permalink
    13 Julho, 2015 17:11

    Não consigo entender a porcaria das teses da austeridade . Os professores cá da terra ainda não compreenderam que o bom é ter dinheiro, ser rico e ter saúde e que a austeridade é quando não se tem dinheiro nem se é rico . Claro há alternativas ou pedir dinheiro emprestado, ou roubar e assim fazer o mesmo como se fosse rico e tivesse dinheiro. Outra alternativa é o trabalhinho para ter dinheiro . Não sei como se diz isto na universidade e na esquerda

    Gostar

    • Kubo's avatar
      Kubo permalink
      13 Julho, 2015 18:41

      > Porfírio Silva: “e depois logo se vê. . .

      Ou seja 1] “Quem vier a seguir, que feche as portas” … 2] “No longo prazo, estamos todos mortos” …

      Keynesianismos típicos. Em Portugal já tivemos recentemente, com o sr. Pinto de Sousa (vulgo Engº Sócrates), esse adorado experimentalismo…

      De boca são os únicos defensores dos pobres; depois estes vão para as venuzuelanas filas de multibanco e de super-mercados…

      Génios lusitanos…

      Gostar

  9. Ali Kath's avatar
    Ali Kath permalink
    13 Julho, 2015 17:30

    é a via urinária

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    13 Julho, 2015 18:52

    A Terceira Via tuga (porque completamente falhada a recuperação post 2011…Segundo, quiçá terceiro resgate vem a caminho) será retirar, não interessa de que modo mas euforicamente, o “menino de ouro do P’S'” do EPÉvora, colocá-lo imediatamente como substituto do indigente ACosta e, ainda a tempo, apresentá-lo como salvador nas legislativas. Ganha-as “de caras” !, se insistir na sua máxima parisiense: “as dívidas não são para pagar”.

    O passado recente e a actual situação do JSócrates & não só, mais as sinuosidades e incapacidades vigentes do ACosta (entretanto e por cautela já não oportunisticamente syrisado) facilita-nos a conclusão do que seria hoje Portugal se o JS ou o AC tivessem governado com um falível PEC 4 ou renegociar com uma troika e no limite dos limites um segundo resgate — seria “uma festa”. Traria a Lisboa, tal como chegaram a Atenas os media internacionais e provavelmente JGalamba ou o LNazaré viajaria numa moto (Varoufakis é inimitável), vingaria entre ministros a mochila às costas, manifs chefiadas pela HRoseta e pelo MAlegre sucederiam em S.Bento e os excitados danieis oliveiras fundidos com os ruis tavares doutros países reportariam idilicamente.

    Gostar

  11. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    13 Julho, 2015 19:18

    A terceira via é o Fascismo. Ou seja mais Socialismo.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      13 Julho, 2015 20:20

      Fascismo = a socialismo ??
      Socialismo = a fascismo ??

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        13 Julho, 2015 20:21

        Socialismo daquele de fazer tremer pernas de banqueiros alemães.

        Gostar

      • jorge's avatar
        jorge permalink
        13 Julho, 2015 20:39

        tudo pelo Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado…era o lema do Mussolini

        Gostar

  12. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    13 Julho, 2015 20:38

    Qual das Vias dará mais jeito aos “Ilustres”?

    Este comentário pode ajudar a descodificar a coisa…
    http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/profetas-da-nossa-terra-66-7400112?thread=58867632#t58867632

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      13 Julho, 2015 20:57

      Sim, uma nova espécie de répteis está a impôr uma nova ordem mundial… Na europa.

      A começar pela Dinamarca que pode deixar de usar donheiro fisico. lol

      Há cada coisa que eu leio na internet. Parece que hospicios de malucos oferecem todos acesso à net gratuíta. 🙂

      Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    13 Julho, 2015 20:43

    . . . ou do Nicolás Maduro (Moro): Más Socialismo, más Revolución , , ,

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    13 Julho, 2015 20:47

    VCunha, 20:20,

    Certamente não foi a esse seu irónico “tremer de pernas” (à décima sexta hora matinal) que luck se referiu.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      13 Julho, 2015 21:13

      Estado, estado, estado, estado. Percepção de grandeza lusitana oriunda de umas viagens de barco há 500 anos. João Galamba.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        13 Julho, 2015 21:42

        O Estado está “bué de fixe” desde 1500. E o actual Estado tuga está “fixe p’ra bué”.
        (JGalamba tem peculiar “percepção de grandeza” pela qual não respondo).

        Gostar

  15. insider's avatar
    insider permalink
    13 Julho, 2015 21:32

    nada que o coelho em bicos de pés não resolva…
    afinal foi ele que desbloqueou o “acordo”…
    (se o rídiculo fizesse mal…)

    Gostar

    • MJRB's avatar
      13 Julho, 2015 21:47

      Coelho tirou um coelho da cartola, embora tardiamente. E “fez-se luz” ! Não fosse ele, hoje e a esta hora ainda estavam em negociações. Tsipras beijou-o como agradecimento.

      Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        13 Julho, 2015 21:52

        foi beijo na boca?
        é que nenhuma tv noticiou…
        nem o beijo… nem a genialidade do “desbloqueador”…

        Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      13 Julho, 2015 22:08

      Isso é o tómonhé que desencantou a ideia de que foram os amigos socialistas (até o alemão) que “resolveram” o problema.
      As cambalhotas são tantas que o chamuça devia estar apurado para os JO do Rio de Janeiro. De caminho via a amigo Lula (ou não que pode estar aborrecido com a falta de apoio ao 44) e podia dar um passeio pela Venezuela onde a via socialista está de vento em popa (ou melhor de vento pela popa e a empurrar para trás).

      Gostar

  16. MJRB's avatar
    13 Julho, 2015 22:35

    insider, 21:52,

    Na boca ? Credo !
    O que se sabe é que foi em privado, porque Tsipras não podia reconhecer à frente dos seus pares o mérito do coelho tirado da cartola pelo PPCoelho.

    Gostar

  17. Luís's avatar
    Luís permalink
    13 Julho, 2015 22:41

    Bora lá sair do euro e voltar à moeda fraca. Depois vamos todos lavrar os solos de xisto-grauvaque que já desapareceram com milénios de pastorícia, séculos de enxurradas e décadas de campanhas do trigo. Sim porque não se podem importar alimentos, e a moeda fraca também não ajuda. A roupa passa a ser comprada na feira, aos ciganos, como fazia a classe média da província, antes da chegada das marcas espanholas baratas. Carros importados? Em segunda mão. Fábricas têxteis com fartura com salários magrebinos a produzir roupa sem qualidade para o mercado interno. Turismo: vá para fora cá dentro. A Esquerda defende a qualidade por oposição à quantidade: com a moeda fraca terão exactamente o contrário, os operários do RU e da Alemanha a apanhar sol em Quarteira, Lagos ou Manta Rota.

    Estes mentirosos iludem as pessoas com o mantra do «não à austeridade». Há alternativa? Na realidade não há! Se imprimem notas e criam inflação o novo escudo enfraqueceria e em termos relativos ficaríamos muito mais pobres, isto depois de um valente tombo no PIB. Se ficarmos no euro vamos crescer pouco nos próximos anos MAS no médio e longo prazo SE houve responsabilidade da parte do próximo governo poderemos ter alguma convergência com o PIB per capita dos nossos parceiros europeus. Porquê? Por um lado o euro forçou uma modernização «à bruta e a seco» da agricultura, turismo e indústrias tradicionais, essa dinâmica continuará com reflexo no emprego nos próximos anos. Por outro Bruxelas trava as aventuras despesistas que servem no fundo para alimentar os rendeiros do Regime, enquanto iludem os mais pobres e os menos instruídos com mítica salvação do Estado Social.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      14 Julho, 2015 19:54

      Tem razão. Temo que essa gente não o leia (ouça), pois têm outros objectivos que se resumir num: conquistar o poder (mesmo que à custa da demagogia), manter o poder (a qualquer preço) e mamar na teta do Estado.

      Gostar

  18. Bolota's avatar
    13 Julho, 2015 22:44

    Não sei se é a 3ª ou a 4ª Via , sei é que a via a seguir dependerá da reação dos que sempre pagaram os desvarios destes iluminados p´lo Deus divino .

    As coisas estão de tal forma que até o Papa Chico apoia ao governo da Grécia

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
    • Luís's avatar
      Luís permalink
      13 Julho, 2015 23:01

      Esse Papa… não é lá muito católico…

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        13 Julho, 2015 23:06

        É católico e comunista. Também os havia em Portugal no tempo do Salazar. 😉

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        13 Julho, 2015 23:12

        Havia e há. Mas aqui é melhor não falar muito sobre isso.

        Curiosamente sempre achei que em Espanha o socialismo e o comunismo estão muito menos infiltrados na Igreja católica de lá. Por que será?

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      13 Julho, 2015 23:36

      Eu também apoio o governo da Grécia. Força aí, governo da Grécia, aperta o cinto.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        13 Julho, 2015 23:44

        O vitor era dos tais que dizia á boca cheia que não se aguentavam um mês afinal…Apoia nada, boné são os Relvas , Passos, Marcos Antonios Costas e afins

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        13 Julho, 2015 23:47

        Em primeiro lugar, não digo nada com a boca cheia; em segundo, não adianto prazos para colapsos inevitáveis, muito menos sobre gente com historial fantástico de aldrabice nas contas. Em terceiro, folgo que o Bolota encontre uma grande vitória negocial de Tsipras e, sobretudo, que já considere o terceiro resgate como dado adquirido: o Zandinga não pareço ser eu.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        13 Julho, 2015 23:52

        «Apoia nada, boné são os Relvas , Passos, Marcos Antonios Costas e afins»

        Então e o Armando Vara, Sócrates, Paulo Campos, Carlos Lopes e afins?

        Você tem a balança em muito mau estado, só pende para um lado.

        Gostar

  19. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    13 Julho, 2015 23:07

    Depois de aviados os gregos, os próximos a irem para a marquesa:

    “EU demands Britain joins Greek rescue fund

    Jean-Claude Juncker, European Commission president, discards David Cameron’s deal that spares Britain from Eurozone bailouts”

    in http://tinyurl.com/p95zvre

    Que tempos loucos estamos a viver. A reconfiguração da UE. o:

    Gostar

  20. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    13 Julho, 2015 23:19

    “Curiosamente sempre achei que em Espanha o socialismo e o comunismo estão muito menos infiltrados na Igreja católica de lá. Por que será?”

    Porque a igreja em Portugal é bastante estatista. Sempre o foi e agora mais. Até os gajos do PS dizem que se o papa votasse em Portugal, votaria no PS. lol

    O pior é a maçonaria enraízada na igreja…

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      13 Julho, 2015 23:32

      «O pior é a maçonaria enraízada na igreja…»

      Se o vento cantasse as novidades…

      Gostar

  21. MJRB's avatar
    13 Julho, 2015 23:23

    Bolota,

    Vc. já notou que o governo tuga (que não apoio tptalmente) não precisou de recorrer a um segundo resgate ? E que estamos a recuperar, lentamente (um pouco melhor) do que em Julho de 2014 ?
    Bom, mesmo bom, seria um segundo resgate devido a intransigências do PPCoelho ?

    Não foram os tugas que em 2009 reelegeram o JSócrates e que nos últimos anos do seu governo assobiaram egoisticamente para o lado quando estava patente o descalabro ?

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      13 Julho, 2015 23:33

      Caro MJRB, o Bolota gosta de herois. 😉

      Como este aqui:

      O Passos Coelho salvou Portugal da bancarrota e de muito sofrimento dos Portugueses. E o que dizem os seus detractores? Que ele foi burro. lol

      Foi tão mau, tão mau Estadista, que salvou Portugal da bancarrota, poupou os Portugueses de muito sofrimento (o Krugman pedia um corte salarial acima dos 20%, lembram-se?) e até já pôs os Portugueses a comer fora, a comprar carros, a viajar, etc.

      No entanto, para esta gente, já o Tripas é que é um bom líder. O Tripas, o Tinto Maduro, o Fidelissimo, etc.

      Gostar

      • Buiça's avatar
        Buiça permalink
        14 Julho, 2015 01:33

        É essa uma das desvantagens de pensar a preto e branco. O Tsipras é tão mau que até o Passos Coelho passa por grande estadista?
        Não estamos “salvos” de coisa nenhuma, todos os anos continuamos a vender e privatizar e concessionar e aumentar impostos para a receita NUNCA chegar para a despesa que continua mais que muita.
        O travão nas despesas ridiculas/criminosas e no exagero a que se tinha chegado veio logo que chegou a troika e o Gaspar, tudo o resto está por fazer e a unica coisa que vejo é o “arco da governação” a encenar teatrinhos e crises histérico-constitucionais e conselhos de estado para tudo ir ficando mais ou menos como sempre e a clientela do costume continuar a ser servida.
        Continuamos com défices, enquanto isso acontecer a dívida continua a aumentar e o preço (mesmo com os juros a “zero”) é astronómico e somos efectivamente vassalos de quem emprestou.
        Não merecemos um bocadinho melhor do que os eternos jotinhas que nos apresentam como “alternativa”?

        Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      13 Julho, 2015 23:37

      Eu conheço o país como as palmas das minhas mãos.

      Muitos dos inchados que escrevem nos jornais e vão comentar às TVs conhecem apenas a capital e as praias do Algarve.

      E o que vejo é um país que está a ter uma modernização brutal na agricultura, turismo e indústria. E muito potencial para crescermos no futuro SE esta dinâmica não for travada e SE nos próximos anos as lideranças forem substituídas pelas novas gerações. Está a ser feito o que não se fez há 20 ou 30 anos.

      Os sectores dependentes do Estado e dos monopólios e oligarquias do Regime estão obviamente a reclamar, pudera, a teta está a secar.

      Mas há um país que está a mudar e não tem voz, que não anda aqui nestas caixas de comentários da net nem liga para o Praça Pública. Estão demasiado focados no seu trabalho e não têm tempo para «activismos».

      (E eu já deveria estar a dormir).

      Gostar

    • Bolota's avatar
      13 Julho, 2015 23:37

      MJRB.
      Pode ser isso tudo que dizes, mas não sei em que pais vocês vivem porque esse pais não é o mesmo onde eu vivo.
      Onde vivo as insolvências são na ordem das 30 e não sei quantas por dia e se passares duas ou três vezes pelo mesmo sitio corres o rico de ao terceiro encontrares qualquer coisa fechada que antes estava aberta, os velhos quase desapareceram, tirando aqueles que sentados em boas reformas vão falando grosso, do tipo Fado Alexandrino

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        13 Julho, 2015 23:40

        Vc. também deve viver em Lisboa. 😉

        Olhe, nos últimos meses, não sei o que deu nos Portugueses, é só sex-shops a abrir. Clubes de swingers já vão em 21 e sempre a subir.

        Vc. tem que sair um bocado fora do habitual. 🙂

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        13 Julho, 2015 23:40

        « os velhos quase desapareceram»

        Já o INE diz que são cada vez mais e que a esperança média de vida continua a aumentar.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        13 Julho, 2015 23:43

        «Onde vivo as insolvências são na ordem das 30 e não sei quantas por dia e se passares duas ou três vezes pelo mesmo sitio corres o rico de ao terceiro encontrares qualquer coisa fechada que antes estava aberta,»

        Onde vivo só há mercado para 2 padarias, que era o que havia no final dos anos 80. A população não aumentou mas as pessoas consomem hoje menos pão.

        Nos anos 90 abriram mais 8 padarias nas redondezas. Entretanto algumas faliram e os espaços foram arrendados. Aparece sempre alguém para arrendar. Uns meses depois fecha a porta. E depois vem outro. A seguir fecha. Acontece o mesmo com restaurantes e cafés.

        O Governo não tem culpa que a instrução financeira de meio povo seja tão fraquinha.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        13 Julho, 2015 23:45

        Você olhe para os números das exportações, turismo, agricultura, vá ao Alentejo ver os projectos agrícolas em Odemira e no Alqueva, vá ao Douro e vá a São João da Madeira, fale com as pessoas do centro histórico do Porto sobre o boom do turismo…

        Já não estamos no tempo da propaganda estalinista caro, as vossas mentiras já não pegam.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        14 Julho, 2015 00:02

        Luis,

        Não percebo é uma coisa, com esta dinâmica toda porque não conseguimos sair do patamar de LIXO????

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        14 Julho, 2015 00:14

        «Não percebo é uma coisa, com esta dinâmica toda porque não conseguimos sair do patamar de LIXO????»

        Temos a «pedra» às costas que foi feita pelos Governos de Guterres e Sócrates (com uma ajudinha do Cavaco e do Durão).

        Gostar

      • Bolota's avatar
        14 Julho, 2015 08:48

        Luis,

        O que diz não é ser da cor é cegueira.
        Veja lá que nestes anos todos apenas Passos, o Dr. Relvas, dias loureio e afins deram a vota á situação.
        Nem se lembrou que O companheiro Vasco não tem fechado a porta tinham pilhado tudo Salgado foi um dos que conseguiu fugir..

        Gostar

  22. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    13 Julho, 2015 23:50

    Os Portugueses estão a ficar danados para a brincadeira. De tal forma que até já fazem mais bébés.

    “Há mais bebés a nascer em Portugal

    Tavira, 13 Jul (Rádio Horizonte Algarve)

    Pela primeira vez, em quatro anos, a taxa de natalidade subiu. Nos primeiros seis meses do ano nasceram mais mil crianças do que no ano passado. Vila Real, Braga e Portalegre foram os distritos com maior aumento.”

    in http://tinyurl.com/ntz4w7g

    Ele é sex-shops, clubes de swingers, ele é bébés… A crise até pode sido dura mas isso não parece demover os Portugueses para a brincadeira. 🙂

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      13 Julho, 2015 23:54

      Se deixarem as empresas crescer, e se tirarem a mama dos impostos a Lisboa, o interior rejuvenescerá. É muito mais saudável e barato ter os filhos no interior do que no Porto, litoral algarvio ou Lisboa.

      Gostar

    • Bolota's avatar
      14 Julho, 2015 14:18

      E da-lhe mais os tostanitos e parecem ratos. Tenta ligar esta natalidade á lei do aborto pode ser que te supreendas. Coisa que para os ratos de sacristia…

      Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    14 Julho, 2015 07:58

    “Não estamos “salvos” de coisa nenhuma, todos os anos continuamos a vender e privatizar e concessionar e aumentar impostos para a receita NUNCA chegar para a despesa que continua mais que muita.”

    Em 2015 não houve aumento da carga fiscal. E privatiza-se, não apenas para gerar receita, mas mudar o sistema económico e o tornar mais competitivo para gerar maiores produtividades. E é o que está ser feito em Portugal.

    “O travão nas despesas ridiculas/criminosas e no exagero a que se tinha chegado veio logo que chegou a troika e o Gaspar, tudo o resto está por fazer e a unica coisa que vejo é o “arco da governação” a encenar teatrinhos e crises histérico-constitucionais e conselhos de estado para tudo ir ficando mais ou menos como sempre e a clientela do costume continuar a ser servida.”

    Muito continua por fazer mas o mais importante já foi feito. Hoje em dia, as piores despesas do Estado são salários e pensões. Mas como o estado tem vindo a reduzir funcionários na prática acaba por conter os custos com a massa salarial. Nas pensões, no curto prazo existe uma elevada pressão mas no médio e longo prazo, o sistema deverá já ser sustenável. Embora estudos como a de Maragrida Correia ponham em dúvida esta ideia. E é o no sistema de pensões que é preciso fazer muita coisa mas só o se pode com o acordo do PS, se não, depois eles desfazem o que já foi feito. Como até prometem no seu (ou seus, quel eles são tantos) programa eleitoral.

    “Continuamos com défices, enquanto isso acontecer a dívida continua a aumentar e o preço (mesmo com os juros a “zero”) é astronómico e somos efectivamente vassalos de quem emprestou.”

    Vc. pode ter défices e mesmo assim a dívida pode baixar. Aliás, já o peso da dívida do estado já começou a cair e mesmo com défices. O preço dos juros srerá sempre astronómico e só há uma forma de evitar esse problema. É gerar fortes excedentes orçamentais e cumrpir os Tratados que mudaram a governação do Euro. Se Portugal cumprir, o peso da dívida cai assim como os custos de financiar a dívida. Mas apesar disso tudo, os custos com a dívida, em peso do PIB, estão historicamente baixos.

    “Não merecemos um bocadinho melhor do que os eternos jotinhas que nos apresentam como “alternativa”?”

    Merecemos. Mas quem não é político profissional já poucas hipóteses tem de chegar a gerir um país. Ou melhor, cada vez há menos pessoas dispostas a gerir um país e que sejam insultadas, caluniadas e maltratadas por gente ignorante e populista, como se pode confirmar pelo aconteceu ao Vitor Gaspar. Que foi insultado por quae todo o mundo mas o tempo veio a mostrar que ele sabia o que fazia.

    Em todos as sociedades modernas, os políticos são cada vez mais profissionais. E são eles que dominam as técnicas para se aguentarem em termos políticos e os distos independentes acabam por serem aniquilidados por não dominarem as técnicas de se manterem à tona da água.

    O Obama era um jotinha, como o Cameron, o Hollande, etc. Cada vez mais são jotinhas porque quem é independente não está para se sujeitar a coisas que acontecem na política. Servir o país, sim. Ser maltratado pelo país, não. São os problemas de um mundo mediático em que qualquer Buica pode escrever disparates contra um político e até aplaudido. 😉

    Gostar

  24. LTR's avatar
    LTR permalink
    14 Julho, 2015 09:54

    Os debates dos últimos dois dias não deixam qualquer dúvida – a esquerda quer mesmo fazer de Portugal um laboratório de experiências isctianas e arriscar um processo igual ao da Grécia. Estão mesmo à espera. Quanto a PCP e BE, não tenho dúvidas que o objectivo é claro – quanto pior estivermos, mais podemos crescer. Nunca pensei foi que o PS tivesse tantos loucos. É só dar-lhes um Podemos e um governo, que eles aí vão direitinhos ao enterro. Tenho mesmo a sensação que se aí chegarem, estarão no seu paraíso – uma situação ideal para gerar esquecimento e continuar a tentacular teia de relacionamentos alimentares, pondo lá fora o foco da culpa, que obviamente é da mãezinha que nos criou e amamentou nos últimos 30 anos. Já que não conseguimos ser como ela, estejamos contra ela.

    Gostar

  25. manuel's avatar
    manuel permalink
    14 Julho, 2015 10:20

    Buiça, bem vindo. Claro que tem razão, aqui vão números esclarecedores retirados do DEO ,.(Quadro II.1.Conta das administrações
    ano 2010 ano 2014
    Despesas com pessoal -24610,5 milhões Despesa com pessoal -20481,5 milhões
    Despesa corrente primária- 75018,9 milhões Despesa corrente primária- 70571,8 milhões
    Formação Bruta capital fixo- 9478,7 milhões Formação Bruta de capital -3486,6 milhões
    Receitas totais -73136,9milhões Receitas totais -77011,9milhões
    Despesas totais -93237,1 Despesas totais -84728,8milhões

    O corte na despesa foi de 8508,3 (93237,1-84728,8) feito grosso modo com duas vertentes, salários em 4129(24610,5-20481,5) e na FBCF (corte na despesas megalómanas do 44), 5992(9478,7-3486,6). Por outro lado, o aumento da receita de 3875( 77011,9-73136,9) é consequência do brutal aumento de impostos do Sr. Gaspar. O “ajustamento” foi feito grosso por corte de salários e no investimento. Falta fazer um verdadeiro ajustamento de 84728,8-77011,9= 7716,1 milhões. Este governo está esgotado e o próximo do PS ainda é pior, a situação é pouco auspiciosa.

    Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      14 Julho, 2015 14:17

      A despesa quase duplicou desde 2000.

      Gostaria de perceber como.

      O portugueses, do trolha ao político, não percebem que as reformas têm de ser feitas TODOS OS DIAS. Uma lei tem de ser avaliada ao fim de uns meses e de x em x anos. As contas de um hospital ou empresa pública têm de ser vigiadas semestralmente. Tudo na gestão pública tem de ter este dinamismo, vigilância, mudança. Ontem li que os ingleses, quando estiveram cá a governar-nos, nos tempos das invasões francesas, disseram que nós éramos uns acomodados. Os portugueses encostam-se a um equilíbrio de conforto e só mudam «à força».

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        14 Julho, 2015 14:42

        Tens toda a razão. Li um livro de um historiador inglês que acompanhou a mesma guerra, que refere que tiveram de retirar aos militares portugueses a chefia da intendência, nada funcionava e só aconteciam roubos de géneros.

        Gostar

    • Luís's avatar
      Luís permalink
      14 Julho, 2015 14:18

      A despesa deveria vir aí para os 50 mil milhões. Se não sabem como fazer contratem-me um ano 😉

      Gostar

Indigne-se aqui.