Saltar para o conteúdo

execrável

19 Julho, 2015
by

varoufheadlinghtsEste indivíduo da foto ao lado foi, durante os últimos cinco meses, o responsável pelas finanças da Grécia e não só não resolveu (que se saiba) um único problema do seu país, como o deixou à beira do abismo, com bancos fechados, falta de liquidez nos cofre públicos para pagar seja o que for e uma deserção ímpar dos capitais privados, com os cidadãos gregos alarmados com a situação para a qual o seu governo estava a levar o país. Vaidoso, insolente, convencido da sua imensa genialidade, sempre ostentando um sorriso entre o imbecil e o cabotino (duas extremidades muito próximas, como se sabe), este cavalheiro precipitou o seu partido, o seu governo e o povo grego para uma estratégia irresponsável de confronto com os países da Zona Euro e da União Europeia, a quem o país devia dinheiro – muito dinheiro -, e de quem pretendia muito mais, procurando impor as suas regras e condições, sem qualquer disposição para negociar. Quando, ao fim de cinco meses de ter andado a brincar com quem não devia, foi confrontado com um «deadline» e a obrigação de ser claro e dar uma resposta conclusiva, acobardou-se e escondeu-se atrás do povo grego, a quem tratou de mentir e instrumentalizar, prometendo-lhe o que sabia não poder garantir, empurrando-o para um referendo irresponsável – que poderia ter custado caríssimo, não fosse haver gente adulta do outro lado da mesa -, e tendo dado a sua garantia de que a vitória do «não» seria suficiente para reverter as condições que os credores exigiam ao governo. Na manhã seguinte, depois de ter conseguido o resultado que pretendia, demitiu-se para não ter que enfrentar a dura realidade das coisas. Deixou esse sujo trabalho ao seu ex-colega Tsipras, de quem anda agora a dizer mal pela comunicação social que ainda o quer ouvir, e foi causador de uma gigantesca humilhação do seu povo, cuja vontade expressa no referendo que inventou foi completamente dispensada. Depois de tudo isto, em vez de fazer as malas e remeter-se, envergonhado, ao recato do seu abastado lar, continua a andar por aí a dizer cavalidades, anunciando consequências tremendas por causa de uma situação que criou e que teve tempo e poder para ter evitado. Um sujeito execrável, este novo herói da esquerda radical (e não só…) europeia. E um exemplo a não copiar…

84 comentários leave one →
  1. neotontono's avatar
    neotontono permalink
    19 Julho, 2015 06:56

    ter andado a brincar com quem não devia.

    .
    Gostei dessa. Senhor sim Senhor.

    Gostar

  2. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    19 Julho, 2015 08:20

    Só para lhe dizer que gostava de ser eu a escrever o que o Rui aqui escreveu. E parabéns pela foto, que bem mostra a anormalidade do motoqueiro.

    Gostar

  3. naive's avatar
    naive permalink
    19 Julho, 2015 09:03

    Apesar de respeitar a sua opinião, gostaria de dizer que este texto demonstra uma profunda ignorancia sobre o assunto. Tiro o chapeu pela sua coragem ao escrever tanta besteira num texto tão pequeno.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      19 Julho, 2015 09:48

      Importa-se de fundamentar? Ou fica-se apenas por afirmações?

      Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 10:59

        Rui,

        Este individuo esacravel, foi e tão só o individuo que colocou nu a hipocrisia da Europa, do seus dirigentes e do capital enquanto tal. Mas fez mais, fez com que a Europa fosse o centro d discussão coisa que a nossa brilhsnte Maria Luis, nunca conseguirá, ela consegue sim que o seu não menos brilhante marido seja acusado de. 5 crimes por ofensas e ameaças a colegas de profissão. Mas este individuo fez mais chamou os bois pelos nomes apelidou de terrorista essa choldra de golosos que governa a europa. Mas Inda fez mais tentou por todos os meios safar um pais que de degradou ás mãos do PS, PSD e CDS, tã do seu agrado.

        Atine porra

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 11:02

        PS,PSP e CDS lá do sitiu, esses execraveis

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        19 Julho, 2015 11:16

        Ó Bolota, o mínimo que qualquer sujeito em condições faz, e olhe que não estou a considerar ideologias de espécie alguma, é assumir as consequências dos seus actos. Um tipo decente, se este fulano o fosse, não se poria a cavar no dia seguinte a ter ganho um referendo que ele mesmo instigou, com a desculpa esfarrapada de que era para auxiliar o acordo com os credores, cujos contornos ele sabia muito bem quais seriam, e contra o qual se pôs a ladrar mal foi terminado. Um tipo em condições assume as consequências daquilo que faz. É apenas de carácter que estamos a falar.

        Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        19 Julho, 2015 11:38

        “colocou nu a hipocrisia da Europa,” ? Quem ? O varoufas ?
        Então não é o bolota quem tem diligenciado tão nobre função ?
        Aliás, já Alvaro Cunhal nos seus escritos imortais tinha sentenciado à morte desta Europa hipócrita e capitalista, bem como o dealmbar (sucessivamente adiado)de políticas tão eficazes como aquela que o varoufas garantiu nos últimos seis meses.
        Mas porque é que os comunistas são tão poucachinhos ?

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        19 Julho, 2015 13:27

        Bolota,
        A suposta “hipocrisia da Europa, do seus dirigentes e do capital enquanto tal” só foi posta a nú para os que, como o Bolota, já tinham essa opinião.
        Se houve quem, ao longo dos últimos meses, se apresentou como o exemplo acabado da hipocrisia foi precisamente o execrável da foto e o outro execrável de quem o primeiro anda a falar mal. Hipocrisia essa confirmada com a demissão do execrável da foto e com o outro execrável a assinar o acordo com os credores a arrepio do resultado do referendo.

        Todos sabemos que, para os bolotas, tudo o que vem dos “outros” é mau e todos os adjectivos negativos se lhes aplicam, independentemente do que esses adjectivos signifiquem e dos factos.
        Muitas vezes, os “outros” são mesmo maus e merecem adjectivos muito negativos mas neste caso só mesmo um bolota muito ignorante, desligado da realidade ou hipócrita (vá ver no dicionário o que o termo significa) pode escrever o que o Bolota escreveu.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 15:57

        Quim Lopes,

        O execrável foi legitimado pelo voto para tentar salvar o que o PS/PSD/CDS lá do sitio deixaram, deixaram com a complacência da UE/BCE/FMI e o hipócrita é o execrável????

        Quanto ao ignorante…” Oh maldeçoado moce, havias de ter uma dor tã grande, tã grande, que te desse p’andar. Mas que andasses tante, tante, que gastasses as pernas até aos joelhes.”

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        19 Julho, 2015 16:29

        Alimento Para Porcos, (lembra-se do que disse a propósito de se armar em parvo com o meu nome?)
        Na Grécia, o Governo faz precisamente o contrário do que prometeu durante a campanha eleitoral e do que os gregos votaram de forma esmagadora em referendo e o Alimento Para Porcos acha muito bem porque é para “tentar salvar” o que os anteriores deixaram (que até foi uma situação a dar sinais de melhoria e que o Governo actual destruiu completamente).
        Em Portugal, o Governo para cumprir os compromissos internacionais que os anteriores deixaram faz algumas coisas que prometeu não fazer(deixando o país numa situação muitíssimo melhor) e o Alimento Para Porcos acha muito mal.

        Para quem não perceba o que “hipócrita” significa, o Alimento Para Porcos apresentasse a si próprio como o exemplo acabado de hipocrisia.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 17:02

        “ Um tipo em condições assume as consequências daquilo que faz “

        rui a.

        Há-os que saem na vitoria, outros irrevogavelmente voltam atras nas suas decisões irrevogáveis.

        E para que a sua tese caiam por terra…
        “ O ministro das Finanças da Alemanha pode apresentar a sua demissão. É o próprio Wolfgang Schauble que o admite, em entrevista ao semanário “Der Spiegel”.”

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 17:06

        Quim Lopes,

        Alimento para porcos e porcas…

        ” Oh maldeçoade, só queria que tevesses sem um tostão ferade na alzebêra, que visses uma cartêra cheia de notas caída na rua e quando te fosses abaixar pr’á apanhar te caísse a tampa do peito.”

        Gostar

    • fgcosta's avatar
      fgcosta permalink
      19 Julho, 2015 10:40

      Já há vibradores com a foto do varoufakis. Se for esse o seu problema….

      Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        19 Julho, 2015 11:40

        A ana lourenço não precisa. Cada vez que lê o nome dele revira os olhos em extase. Ou é orgasmo tantrico ou alguma micose.

        Gostar

    • Bigdog's avatar
      Bigdog permalink
      19 Julho, 2015 12:55

      naive:
      tiro-lhe o chapéu por dizer o que eu não tive coragem de fazer!

      Gostar

    • victor's avatar
      victor permalink
      19 Julho, 2015 13:46

      obviamente este espaço ou jornal é mais um como todos ao serviço de … a gente sabe quem sao eles e a defender os seus interesses e os mais ignorantes acreditam no que a imprensa lhes vende mas nao veem quem sao os donos da impressa internacional e que interesses defendem depois como sao ignorantes dizem estas baboseiras

      Gostar

  4. fado alexandrino's avatar
    19 Julho, 2015 09:05

    Era o imediato, o responsável é sempre o comandante.

    Gostar

    • oscar maximo's avatar
      oscar maximo permalink
      19 Julho, 2015 14:53

      Por isto é que o Teixeira dos Santos recebeu o Honoris Causa

      Gostar

  5. Ali Kath's avatar
    Ali Kath permalink
    19 Julho, 2015 09:58

    AS SÃO-DAGENS
    dão a maioria absoluta ao syriza

    Gostar

    • Bolota's avatar
      19 Julho, 2015 11:10

      Ali,

      O que este opinadores e o proprio sistem imperial não suportam é que a Democracia que dizem defender, só os atrapalha.

      Gostar

      • licas's avatar
        licas permalink
        19 Julho, 2015 11:59

        Assim, é que é!

        Segundo afirma o Bolota,
        O do “atine-se, porra”,
        Qu´ao Stálin se devota
        Anda tudo em grande zorra:
        Uma imensa confusão
        Em todos que aqui estão.

        Após Lenine ter posto
        Em cuidadosa versão
        Na prática e a gosto
        Famosa Revolução;
        Ainda há gajos bem burros
        Desatinados, casmurros.

        Porra, qu´isto é um tormento
        Nunca irão aprender
        Estamos nos dez por cento
        Os que sabem a valer
        A meta p´ra onde vamos
        Como afirmam os arcanos.

        Q´ando chegarmos à tal
        Rejubilarão os justos
        Sai a desforra total
        Podaremos alguns “arbustos”.
        Basta de Capitalismo
        Como jura o Catecismo.

        licas fecit

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        19 Julho, 2015 13:32

        Sim, Bolota, porque vencer as eleições com um programa, prometer repetidamente que o ia cumprir fosse como fosse, ver a sua estratégia confirmada em referendo de forma esmagadora e, passada uma semana, fazer precisamente o oposto do que os eleitores decidiram em referendo é o exemplo acabado de democracia.

        A democracia nunca atrapalha os syristas e bolotas porque os resultados das eleições e dos referendos não lhes dizem nada.

        Gostar

      • naive's avatar
        naive permalink
        19 Julho, 2015 14:39

        O que os eleitores queriam era renegociação da divida… falhou parcialmente. Mas a democracia falhou redondamente!

        Mas acreditar que é porque os resultados das eleições e dos referendos não lhes dizem nada – só aos syristas – é um pouco ingénuo.

        A democracia já não diz nada aos lideres mundiais e grandes corporacões e bancos há muito tempo… desde momento que os valores financeiros se tornaram mais importantes do que os valores humanitarios.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 16:10

        Licas

        Dizes coisas sem trambelho
        Em rima, parece audaz
        Não sendo já um fedelho
        Mais pareces um rapaz

        Como jura o Catecismo
        Nem sequer me sei benzer
        Dizes mal do comunismo
        Oh licas vai-te fod…

        Esta é só p´ra ti

        ” Fiz da chaimite um arado
        e da granada um pião
        da J3 fiz um cajado
        e do cravo uma nação”

        Factos meu, factos que tem tudo o a ver connosco.

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        19 Julho, 2015 19:18

        naive,
        Os eleitores gregos disseram “não” a um acordo em quase tudo igual ao que acabou por ser assinado. A reestruturação da dívida não estava no acordo que foi a referendo (e que já nem sequer estava sobre a mesa) e não está no novo acordo.
        E o novo acordo, apresentado pelo governo grego e mais duro que o antes recusado por esse mesmo governo grego, ter sido assinado demonstra que o resultado do referendo não diz nada a Alexis Tsipras.

        Quanto a valores financeiros vs valores humanitários, não acha curioso que a “defesa dos valores humanitários” passe sempre por exigir mais dinheiro aos outros?
        Se o dinheiro é essencial para defender as pessoas, ao usar mais dinheiro para defender umas pessoas tem-se necessariamente que, de uma forma ou de outra, desviar dinheiro da defesa de outras pessoas. E não é propriamente “humano” pretender tirar a alguém o seu dinheiro contra a sua vontade, pois não?

        Quando a ingenuidade, a única coisa certa que o naive escreve é o nome com que se apresenta.

        Gostar

  6. zazie's avatar
    19 Julho, 2015 11:14

    Completamente cretino mas o mulherio de ambos os géneros continua de grelo aos pulos

    Gostar

  7. naive's avatar
    naive permalink
    19 Julho, 2015 11:39

    Vou partir de um principio que pode não ser verdade para si.
    Os mecanismos inseridos nos acordos de resgate do país foram para beneficiar os bancos e não a Grécia. Não quero dizer que Grécia tivesse de ser de alguma forma beneficiada mas é facil de ver que as estratégias utilizadas foram para salvar a banca. E naturalmente quem paga é o contribuinte. O plano de resgate foi IMPOSTO pela Troika e justificado pela necessidade de “ajudar a Grécia. Ainda estou para perceber qual foi o “beneficio” dos acordos de divida implementados para a Grécia … por outro lado vejo imensos beneficios para os Bancos privados. Depois destes 5 anos os bancos conseguiram tudo o queriam e a Grécia aprofundou gravemente o seu o problema da dívida. Perdeu patrimonio estadal, encolheu a economia e ganhou uma serie de outros problemas sociais resultado de uma “negociºao ” unilateral dos acordos de d+ivida. Crise da Grécia é produto de modelo de integração que privilegiou o capital à sociedade…

    Acho que seria interessante analisar as ameaças impostas pelos bancos ao povo grego… Em 2010 foram aprovadas medidas ilegais que basicamente permitiria aos bancos privados livrar-se da grande quantidade de ativos tóxicos, em sua maioria títulos desmaterializados e não comercializáveis. Ous eja o objetivo principal era ajudar os bancos privados a transferir esses ativos tóxicos para os países europeus… Para entender vale a pena pesquisar o que é a EFSF ( cabe aqui também dizer que a criaçao da EFSF foi uma imposição do FMI em 2011).

    Acho que é tempo de colocar os direitos humanos e a democracía acima de interesses inferiores. E este senhor que é tratado como um motoqueiro vaidoso, convendico e incompetente tentou fazer frente precisamente isso colocando os interesses socais acima dos interesses da Banca. Naturalmente a implacavél maquina de proganda, tratou de pintar este senhor como um lunatico inconsequente.

    Fica fácil de ver este execrável não se demitiu para não ter que “enfrentar” a dura realidade das coisas”… acho este comentário tão ridículo que nao consigo contenter um sorrisinho cheio de vergonha alheia.

    Gostava de saber porque razão é considerada uma estratégia irresponsável o “confronto” com os países da Zona Euro e da União Europeia. Na verdade não se tratava de confronto mas sim a tentativa de pela primeira vez negociar termos de forma justa e transparente. Claro que isto não serve os interesses da banca… principalmente a parte do transparente.

    A Grécia foi trazida a este cenário mais por forças exteriores do que por erros proprios.
    Varoufakis não é o causador da Humilhacão do seu povo. O eurogrupo é o causador dessa humilhação..

    Gostar

    • Bolota's avatar
      19 Julho, 2015 11:47

      Bancos que depois pagam aos credores

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        19 Julho, 2015 11:51

        Credores socialistas que vivem agarrados à banca.

        Quanto mais xuxas mais precisam de onzeneiro a financiar o socialismo.

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      19 Julho, 2015 11:50

      ò estúpido, se tu tens uma forma de ganhar votos por oferta de funcionalismo público e todo o tipo de ajudas estatais, está visto que só consegues isso por empréstimo bancário.

      Depois os juros aumentam e aumentam as dívidas mas a responsabilidade de haver governos dependentes da banca é toda estatal e dos governos estatizantes que vs. defendem.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 16:13

        Credores que são a UE/ BCE/ FMI os mesmos que decidem se dão ou não dão…

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        20 Julho, 2015 14:00

        “Credores que são a UE/ BCE/ FMI os mesmos que decidem se dão ou não dão…”
        A UE, o BCE e o FMI a decidirem a quem emprestam dinheiro?! Inaceitável.
        Qualquer dia ainda julgam que têm direito a receber de volta o dinheiro que emprestaram.

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      19 Julho, 2015 11:52

      Por isso é que os países mais pobres que usaram mal os fundos comunitários e que têm mega-Estado são os que estão mais à rasca.

      Os outros têm economia autónoma que aguenta bem.

      Gostar

    • anonimo's avatar
      anonimo permalink
      19 Julho, 2015 12:18

      “quem paga é o contribuinte” – verdade. Só que é o contribuinte europeu a pagar, que o grego não paga e acha que não deve pagar – e esta parte é que é extraordinária..

      “(ultimos 5 anos) encolheu a economia” – é verdade que encolheu quase 30 % – que corresponde ao que cresceu a mais do que a média europeia nos últimos 12 anos à custa do endividamento. Logo, estava num nível artificial. Estava cá em cima com o doping da dívida. Tirou o doping e ajustou. é chato ? Claro que é. Mas o que queria ? que eu continuasse a pagar mais impostos para manter o PIB da Grécia lá em cima ?

      “Crise da Grécia é produto de modelo de integração que privilegiou o capital à sociedade…” – a grande falácia do seu raciocínio. O que pode garantir o estado social é uma economia saudável que pressupõe finanças publicas equilibradas. Você e os esquerdolas em geral acham que primeiro garantem-se os direitos sociais com dinheiro emprestado – porque a economia não aguenta esse sustento – e depois logo se vê quem paga a dívida que se vai acumulando.
      O resto dos seus raciocínios andam á volta deste tema. Por isso não vale a pena mais comentários que seriam repetitivos.
      Atrevo apenas um desenho para abreviar: Vc acha que o essencial da vitivinicultura é existir um Estado que garanta boas condições no abrir da garrafa e na prova e degustação do vinho. Porém esquece que a vinha tem que ser surribada, plantada, podada, empada, pulverizada, vindimada, as uvas esmagadas, prensadas, curtidas, o vinho sangrado, estagiado, engarrafado, promovido, comercializado, transportado e colocado na prateleira do Pingo Doce onde Vc e os esquerdolas em geral partem do principio que é ali que tudo começa e acaba.
      Desculpe ter sido exaustivo no desenho mas Vc esquerdolas tem dificuldades em perceber ideias mais concentradas ou conceitos mais abstractos.
      Na parte da sua admiração pessoal à figura do Voroufas, escreva-lha. Diga-lhe que está apaixonado. Quem sabe ?

      Só não resisto a mais esta:
      “Gostava de saber porque razão é considerada uma estratégia irresponsável o “confronto” com os países da Zona Euro e da União Europeia.” – Homem, perante a realidade de partida e os resultados de chegada, se Vc não percebe esta, então só lhe resta ir com o Pai natal e o palhaço de comboio ao circo.

      Uma questão séria para todos os europeus é o funcionamento do euro, os seus defitos, o seu aperfeiçoamento, etc. Aqui, Vc tem razão.
      Mas essa questão não tem nada a ver com a Grécia e as cenas tristes de um país que em 25 anos de tratado de Maastrich nada vez para se incluir de forma saudável no esquema de funcionamento do euro.
      A sua teoria é a do cigano: somos diferentes, somos coitadinhos, temos direito a ser sustentados e não podemos trabalhar porque estamos tão ocupados a pedir ajuda que não temos tempo para isso. Nós até queríamos trabalhar, mas como a ajuda que nos dão é tão pouca, só nos resta ficar em casa e continuar a ser coitadinhos.

      Oh homem, cresça ! Deixe-se de infantilidades.

      Gostar

      • naive's avatar
        naive permalink
        19 Julho, 2015 13:20

        Es tão quadrado que perdes o contexto global da situação e para deitar abaixo o teus argumentos de uma grecia incompetente e cheia de culpa não é preciso muito.
        A crise que a união europeia atravessa no presente momento não é uma mera crise econômica e financeira. É uma crise sistêmica, quanto à crise econômica, esta foi apenas o catalisador dos problemas acumulados anteriormente… isto é, a ampliação apressada da aliança à custa de países que não estavam prontos para o ingresso na união européia e o erro crasso de Bruxelas que foi a criação de uma moeda comum sem haver uma política comum da união europeia nas esferas de impostos e de orçamento. Por isso, a questão que se impõe hoje não é se a grécia foi uma má aluna e mesmo a sobrevivência da zona do euro, mas se continuarão ou não viáveis os fundamentos da integração europeia.

        É tão quadrado e carneiro que até a sua tentativa de humilhar a minha opinião está alinhada com a posicão hipocrita da Europa.

        Além disso, os exportadores europeus, e em primeiro lugar, os alemães, estabeleceram-se há muito, e muito confortavelmente, no mercado grego. No comércio, não somente de produtos civis, mas também de armamentos, procedentes, em primeiro lugar, da República Federal da Alemanha… está em pleno florescimento.
        Quanto mais desesperada é a situação, tanto mais altas seram estas taxas de juros dos empresimos . Os dirigentes da União Europeia, do Banco Europeu Central e do Fundo Monetário Internacional consideram mais vantajoso que a dívida estadal e as suas respetivas taxas de juro cresçam e não diminuam. O PROBLEMA NÃO É A GRECIA!! Sai da frente da televisão e deixa de comer o milho que te dão. Acho que a si”só lhe resta ir com o Pai natal e o palhaço de comboio ao circo.”

        “Na parte da sua admiração pessoal à figura do Voroufas, escreva-lha. Diga-lhe que está apaixonado. Quem sabe ?”

        Comentarios como este, uma vez mais, deixa difícil conter sorrisos de vergonha alheia… Oh homem, cresça ! Deixe-se de infantilidades.

        Não me vou esticar no meu texto porque é facil perceber que não entendeu nada do que escrevi anteriormente. Talvez um pouco mais de pesquisa sobre o assunto – de uma forma geral – o ajudasse a abrir o olho.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        19 Julho, 2015 14:32

        “Quanto mais desesperada é a situação, tanto mais altas seram estas taxas de juros dos empresimos . Os dirigentes da União Europeia, do Banco Europeu Central e do Fundo Monetário Internacional consideram mais vantajoso que a dívida estadal e as suas respetivas taxas de juro cresçam e não diminuam. ”

        Uma de duas coisas, és mesmo ignorante e nem sequer sabes o valor das taxas de juro falsas -porque demasiado baixas- do FMI, BCE, ou mentes com todos os dentes.

        Gostar

      • anonimo's avatar
        anonimo permalink
        19 Julho, 2015 15:57

        “se a grécia foi uma má aluna” – efectivamente nesta parte acabas por ter razão sem querer. A Grécia não foi má aluna. Foi apenas má parceira. Num contrato de sociedade onde cada país tem o seu espaço, os seus benefícios e as suas regras e obrigações perante os outros, a Grécia, pura e simplesmente não cumpriu a sua parte. Tornou-se parasita do sistema. E é esse parasitismo que suscita tanta simpatia pelas esquerdas. Porque as esquerdas socialista e comunistas assentam no parasistismo de viver á custa dos outros a essencia das suas propostas politicas.

        Quanto ao mais, não falas do que se está a passar, do real, do concreto. Falas (escreves) do que tu entendes que deveria ser. Por isso não percebes a diferença entre o ser e o dever ser. Que é o eterno vício das conversas dos esquerdolas. Não percebes que os planos de discussão são inconciliáveis. Continuas a achar que os morangos nascem na prateleira do Pingo Doce.
        Voces justificam que é o romantismo, é a ingenuidade, é o sonho, é o naifismo da esquerda..O eterno desejo de mudanças na sociedade. Ok, tudo bem. Mas comecem por favor por avaliar com olhos de ver a realidade. Pois nunca conseguirão mudar a sociedade se não entenderem primeiro a forma básica do seu funcionamento. E quem te disse que a luta de classes resultava, era completamente estúpido e andou a enganar-te.
        O teu discurso faz lembrar a anedota da hiena: Se come merda e só fode uma vez por ano, está sempre a rir de quê ? Se o socialismo/comunismo é tão bom onde é que está a felicidade dos povos governados pelos teus profetas marxistas ?
        Voltando ao tema inicial, o Varoufas é um cagão pedante, parasita de um sistema académico que sustenta sem medir o mérito. Pela nossa academia há muita merda dessa. Basta dizerem que são de esquerda . Até um dia. Abençoado homem da cadeira de rodas que está a por a canalha da esquerda em histerismo completo.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        19 Julho, 2015 16:52

        Anónimo, não perca tempo com este comunista brasileiro que assina Naive, nem com os Bolotas que por aqui aparecem – eles não mudam (são burros como portas) e, ao dar-lhes troco, é como dar pérolas a porcos e eles, como porcos que são, só comem bolotas…

        Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 17:42

        Tiro ao Alvo,

        Repara: eu e o Naive ainda vamos tentando contra-argumentar com oi que se vai por aqui dizendo. O que faz o inteligentíssimo Tiro ao Alvo??? Perde tempo com quem diz ser Burros e comerem Bolotas.

        Meu faz isso mas com factos e não balelas.

        Sabes como se diz em Alvor????
        ” Havia de lhe dar uma febre tã grande, e tão pequena, que lhe derretesse a fevela do cinte e os betons da farda.

        Gostar

    • Carlos P's avatar
      Carlos P permalink
      19 Julho, 2015 18:10

      Plenamente de acordo.
      Isto sim é a verdade.
      A ditadura bancaria e financeira no seu apogeu.
      Pobre democracia…
      A Europa e o euro tem os dias contados.
      O povo a população estão a aperceber-se.
      Demorá o seu tempo, mas acabará por se impor.
      Verdadeiros revolucionários precisam-se.
      Wait and see !!!

      Gostar

  8. Simão's avatar
    Simão permalink
    19 Julho, 2015 11:41

    Só uma correcção Rui. Ele (concorde-se ou não) queria ir atè às últimas consequências. Logo após o anúncio dos resultados foi ter com Tsipras e mais alguns ministros e propos, de imediato, a circulação de uma moeda paralela (IOU’s) e, na prática, a preparação do GREXIT.
    Tsipras e Tsakalotos não concordaram e, por isso, teve que resignar.

    O que espanta é terem andado estes meses todos sem um “Plano B” bem estruturado pois este estilo de “negociação/confrontação” da parte dos gregos exigiria sempre um “Plano B”.
    É interessante na entrevista de Tsipras, logo após assinar o acordo, um pequeno pormenor que disse “en passant”, quaquer coisa do género: “não tínhamos reservas para imprimir Dracmas”.
    Isto quereria dizer que não tinham o dinheiro necessário para a dispendiosa operação de cunhar e imprimir nova moeda que, segundo a DelaRue, seria operação que demoraria cerca de 5 a 6 meses.

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      19 Julho, 2015 11:57

      E mais. Schauble também se “desdobra” em entrevistas e reafirma, contundente, que o melhor para a Grécia e para a Europa tinha sido o GREXIT (mesmo que temporário).
      Schauble concorda então com Varoufakis (e vice versa).
      Se Varoufakis não tivesse resignado a Zona Euro, tal como a conhecemos, já não existiria pois teria chegado, como se pode ver, a um fácil e rápido entendimento com o seu homólogo alemão. 🙂

      Gostar

      • naive's avatar
        naive permalink
        19 Julho, 2015 12:09

        ahahaaha

        Uma solucão seria criar uma moeda paralela temporária até resolver a situação. Mas prosseguir com este modelo suicida não tem futuro…

        Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        19 Julho, 2015 13:02

        Já agora… alguém se lembra do governo de George Papandreou do PASOK?!….o tal governo que quando chegou ao poder viu as contas de tal forma “marteladas” pelos antecessores que foi forçado a pedir um “bailout”pois não tinham dinheiro pra mandar “tocar um cego”!?!? Lembram-se?! Adivinhem quem na altura andava pelo PASOK e era conselheiro pessoal para questões financeiras de Papandreou!!! Sim, esse mesmo: o Prof. Varoufakis! 😉

        Gostar

  9. licas's avatar
    licas permalink
    19 Julho, 2015 12:23

    Curta

    Vourofakis vibradores
    Ponta careca munidos
    Fazem-lhes cá uns tremores
    Soltando ais sustenidos.
    Ide-vos resmungadelas
    A Paz regressa a elas

    licas fecit

    Gostar

  10. Pedro Marins's avatar
    Pedro Marins permalink
    19 Julho, 2015 12:39

    Gosto do Varoufakis e acho que ele é um homem com integridade e honestidade intelectual. O erro dele foi achar que o problema da grécia era um problema economico que ele poderia ajudar a resolver usando uma teoria economica logica, racional e europeista, quando na verdade o problema é politico e insere-se numa lógica de primazia do capital e de supremacia de alguns países na zona euro. É interessante constatar as reuniões paralelas do Tsipras com a Merckel e o Hollande durante a cimeira dos chefes de estado aonde chegaram a um entendimento. A mascara caiu e assumiu-se quem realmente manda no projecto europeu.

    Seja como for a verdade veio ao de cima, a UE é uma ditadura que usa a banca para se impor. A austeridade nunca terá fim porque é um instrumento de controle.

    A ignorância das pessoas tambem não tem limites…. hoje em dia lêem uns artigos no correio da manhã e de repente são todos economistas e na sua mentalidade de economistas de merecearia defendem ideias masoquistas sem nenhum fundamento real e que só alimenta a posicão de quem os quer oprimir. Deve ser uma especie de sindrome de stockholm.

    http://www.infogrecia.net/2015/07/varoufakis-abre-o-livro-voce-ate-tem-razao-mas-vamos-esmagar-vos-a-mesma/

    “O que mais impressionou Varoufakis nas reuniões a que assistiu foi a “completa ausência de qualquer escrúpulo democrático por parte dos supostos defensores da democracia”. O ex-ministro dá um exemplo: “Ter várias figuras muito poderosas a olharem-me nos olhos e dizerem ‘Você até tem razão no que está a dizer, mas vamos esmagar-vos à mesma’”.”

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      19 Julho, 2015 16:57

      Se a ignorância pagasse imposto, o Martins pagaria muito e a uma taxa elevada.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        19 Julho, 2015 19:47

        E se ser fanático fosse tributado, só à custa do Tiro al Alvo estaríamos com um espantoso superavit e a emprestar dinheiro à Chanceler Merkel 🙂

        O grande problema (que se vê bem nos blogues e nos comments dos jornais) é que tanto a Esquerda como a Direita portuguesas se transformaram num sectário, obtuso e descarado bando de idiotas e, para cúmulo, continuam a ver o mundinho (nunca para lá do “camapnário da terreola” e nunca para alem do preto e branco do sectarismo mais parolo) à luz da “dicotomia” (agora arcaica) saída de 1789 e da Convenção.

        Haja pachorra!

        Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      19 Julho, 2015 21:27

      “O que mais impressionou Varoufakis nas reuniões a que assistiu foi a “completa ausência de qualquer escrúpulo democrático por parte dos supostos defensores da democracia”.
      Isto diz tudo do “homem com integridade e honestidade intelectual” de quem o Pedro Martins tanto gosta.
      Ou Varoufakis se estava a referir a ele próprio ou tem uma ideia de “democracia” completamente imbecil.

      De uma vez por todas, o Syriza venceu as eleições NA GRÉCIA. Tem um mandato para governar A GRÉCIA (e tem feito o belo trabalho que se vê). Não tem qualquer mandato para decidir pelos outros 18 países da Zona Euro nem tem qualquer direito a exigir que os contribuintes desses países continuem a enviar dinheiro para a Grécia. Ainda menos quando os gregos se recusam a cumprir não apenas as regras da Zona Euro como os compromissos que aceitaram relativos aos sucessivos planos de resgate.

      Se a Grécia não quer cumprir as regras da Zona Euro que saia. Fique na Zona Euro ou não, tem que deixar de chamar “solidariedade” ao parasitismo porque isso já mete nojo.

      Gostar

  11. Pedro Marins's avatar
    Pedro Marins permalink
    19 Julho, 2015 12:56

    Varoufakis defendia uma maior integração europeia que colocaria os paises europeus em pé de igualdade e resolveria a crise, coisa que nem a Alemanha, nem a França pretendem. Eles preferem fingir que o projecto europeu é democrático e igualitário enquanto movimentam-se nos bastidores. Perante uma Grécia irredutivel no seu discurso os Alemães, tendo optado por uma expulsão da grecia do euro (já não tinham medo do contagio, pois o mercado nas últimas semanas parece imune à crise grega), resolveram propor condições inaceitaveis que obrigassem a grecia a sair por sua iniciativa. Infelizmente para eles o Tsipras capitulou.

    Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      20 Julho, 2015 14:17

      Pedro Martins,
      “Varoufakis defendia uma maior integração europeia que colocaria os paises europeus em pé de igualdade e resolveria a crise”
      Realmente, os países europeus devem ser colocados em pé de igualdade. Por exemplo, não faz qualquer sentido que a Alemanha (80 milhões habitantes) eleja 96 deputados para o Parlamento Europeu e que o Luxemburgo (537 mil habitantes) apenas eleja 6.
      Ou que a Alemanha contribua com 26 mil milhões de euros e receba 13 mil milhões de volta, a França contribua com 22 mil milhões e receba 14 mil milhões e que a Grécia contribua com 1,8 mil milhões e receba 7,2 mil milhões de euros.
      Todos os países deveriam contribuir com e receber o mesmo valor.

      E, na Zona Euro, a posição de um país deveria contar tanto ou mais do que a dos outros 18, dependendo de qual fosse o país em maioria contra os outros 18. Um bom princípio para garantir a igualdade, a solidariedade e a justiça seria o de valer sempre a posição contra a da Alemanha.

      Gostar

  12. insider's avatar
    insider permalink
    19 Julho, 2015 14:18

    este post parece um ensaio sobre a cegueira… ideológica…

    haverá maior afronta à europa do que as contas marteladas que trouxeram a grécia até a esta situação?
    os partidos do “arco da governação” na grécia, são os responsáveis pelo caos!

    e recomendo ler as considerações sobre a matéria escritas pelo cavalheiro do fmi que gosta empregadas de hotel…

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      19 Julho, 2015 16:16

      Contas marteladas?! peanuts. A Grécia já há muito tem uma grande dívida.

      E por isso os Gregos votam num partido como o Syriza que promete voltar ao passado dos défices (fim da austeridade, logo aumento da dívida)

      Gostar

      • Bolota's avatar
        19 Julho, 2015 17:31

        lucklucky,

        Contas marteladas?! Sim contas marteladas. Lembraste desse mago da economia e destacado figura do PSD, o António Borges??? Sim esse mesmo, foi contratado pela Grécia no tempo PS/PSD/CDS lá do sitio, pago a peso de ouro para martelar as contas.
        Feito este trabalhinho sabes qual foi o colucaçãozita que ele arranjou??? Quadro do FMI. Coisa que aliás é repetitivo…Gaspar fez a merda que fez e onde é que ele está??? A mamar 23.000 por mês coisa pouca.

        Mas execrável sabes quem é???…

        Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        19 Julho, 2015 20:57

        pergunta ao jolly jumper quem fez a dívida…
        ele faz-te um desenho… talvez assim já consigas perceber…

        Gostar

  13. Bilu's avatar
    Bilu permalink
    19 Julho, 2015 16:00

    Este varufakis é um homem muito sinistros. SIMÃO, escreveu “Adivinhem quem na altura andava pelo PASOK e era conselheiro pessoal para questões financeiras de Papandreou!!! Sim, esse mesmo: o Prof. Varoufakis!” Isso é deveras interessante… pode dar-me um link que comprove isso? Obrigada.

    Gostar

    • neotontono's avatar
      neotontono permalink
      19 Julho, 2015 17:47

      A data foi em 2.004
      O epissodio das “contas marteladas” fizeram se publicas anos mais tarde.
      Por certo. Este pessoagem tambem terminou tarifado com o Papandreu. Parece ser que nao se da muito be com os politicos gregos…
      Entre ambas datas aconteceu aquela historia da crises subprime e a exportacao de lixos toxicos a rodos a bancos alemaes e franceses. . Capice?

      Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      19 Julho, 2015 19:53

      Bilu…..fui pelo mais fácil.
      Mas é um excelente ponto de partida. O que foi foi.. PONTO!

      https://en.wikipedia.org/wiki/Yanis_Varoufakis

      Destaco:
      “From January 2004 to December 2006, Varoufakis served as economic advisor to George Papandreou, of whose government he was to become an ardent critic a few years later”

      e, delicioso:

      “In 2000, he accepted the offer of Yannis Stournaras to become Professor of Economic Theory at the University of Athens.[9] In 2002, Varoufakis established The University of Athens Doctoral Program in Economics (UADPhilEcon), which he directed until 2008.”

      E, Syriza 🙂 no topo do bolo:

      “In October 2011, after receiving an email from Gabe Newell, CEO of Valve Software, Varoufakis visited Valve’s headquarters in Seattle. Valve had issues in scaling up their virtual economies and as they linked multiple economies together and requested Varoufakis for consultation.[14]

      Beginning in March 2012, Varoufakis became Economist-in-Residence at Valve Corporation. He researched the virtual economy on the Steam digital delivery platform, specifically looking at exchange rates and trade deficits. In June 2012, he began a blog about his research at Valve. In February 2013 his function at Valve was to work on a game for predicting trends in gaming”

      Pois é….enquanto aqui anda tudo arreliado (mesmo à “tuga”) ele está mas é no bem bom.
      Faz ele bem! 😉

      Gostar

  14. augusto santana brito's avatar
    augusto santana brito permalink
    19 Julho, 2015 17:21

    mais uma vez o rui a. esqueceu-se de confrontar as suas ideias com a realidade. como a questão da demissão já está esclarecida fica a “história” dos tais cinco meses em que o syrisa “não fez nada”. imperdoável rui. este texto anda na net desde o dia 13.7
    http://www.newstatesman.com/world-affairs/2015/07/yanis-varoufakis-full-transcript-our-battle-save-greece

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      19 Julho, 2015 18:27

      Fantástica entrevista de desresponsabilização da criiatura! Não poderia ter escolhido melhor: a culpa é da Merkel e do Schauble. Dele, e do seu governo, é que não é. E, durante todo esse tempo em que esteve em funções, que diz ele que fez: que propôs aos credores a reestruturação da dívida e, obviamente, o reforço de financiamento. Só foi pena não ter acrescentado que na sua magnífica estratégia “negocial”, não faltaram as ameaças veladas e expressas, de que a Grécia rebentaria com a Zona Euro, os outros países endividados e se encostaria à Rússia, se preciso fosse. Nesta brilhante estratégia, houve uma coisa que falhou: foi o czar ter anunciado publicamente que o problema da dívida grega era com a Grécia e os seus credores, e que a Rússia não se chegaria adiante. Aí é que as coisas se começaram a complicar… Só mais um pormenor, que foi a criatura confessar que não havia qualquer garantia (como se ela pudesse existir…) de que a Grécia não sairia do euro, e que também não existia qualquer plano para o dia seguinte se isso acontecesse. Foi pena ter dito o contrário ao eleitorado grego, para o convencer a votar no referendo.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        19 Julho, 2015 20:04

        Foge e volta a fugira à realidade: Varoufakis, na noite do referendo CONFRONTOU Tspipras. Propôs a introdução de moeda paralela o que, no fim de contas, seria o princípio do fim da Grécia na Zona Euro. Foi Tsipras que se “chegou atrás”.
        Repito: concorde-se ou não queria levar tudo até às últimas consequências.
        Schauble está de acordo com elel e, pelos vistos, o Wolfgang não se conforma.

        Deixemos-nos de TRETAS: toda a gente sabe (do Bundestag ao Parlamento de Atenas) que isto NUNCA resultará e que a Grécia irá saír do Euro.
        O que é nojento e hipócrita é este “empurrar com a barriga” este “kick the can along the road”.

        Obs: estamos mais preocupados do que ele. A ele não lhe faltam convites (basta ver por uns segundos o CV) para isto e mais aquilo. É esperto.

        E, repito, está de acordo com Schauble: GREXIT!
        (desafortunadamente, o pamonha do Alexis “cagou-se” todo para mal dos gregos e nosso)

        Gostar

  15. augusto santana brito's avatar
    augusto santana brito permalink
    19 Julho, 2015 17:40

    e já dia 8.7 um anónimo ligado ao governo do syrisa dava a entrevista que segue e que confirma e completa o descrito pelo varoufakis.
    http://www.globalresearch.ca/we-are-going-to-collapse-your-banks-greek-government-insider-lifts-the-lid-on-five-months-of-financial-blackmail/5463127

    Gostar

  16. Nuno Cova's avatar
    19 Julho, 2015 18:55

    Este senhor merece de mim uma grande salva de palmas por ter tentado resistir à tirania imposta aos povos sob pretextos económicos, numa máquina gigante montada por elites, para servir elites.

    Gostar

  17. A.R's avatar
    A.R permalink
    19 Julho, 2015 18:57

    Uma das assessoras deste Sr levantou 200 000 euros antes do corralito

    Gostar

  18. A.R's avatar
    A.R permalink
    19 Julho, 2015 18:59

    “Feito este trabalhinho sabes qual foi o colucaçãozita que ele arranjou??? Quadro do FMI. Coisa que aliás é repetitivo…Gaspar fez a merda que fez e onde é que ele está??? A mamar 23.000 por mês coisa pouca.”

    Foi o Papandreu que martelou as contas e o Gaspar que nos salvou da bancarrota e tirou o deficite debaixo do tapete deixado pelas lombrigas esquerdistas

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      19 Julho, 2015 19:55

      Não. O Papandreou (o George) encontrou as contas bem “marteladas pelos “anijinhos” da ND chefiados por Karamanlis……mas isso, por aqui, nunca é assumido.

      Gostar

    • Bolota's avatar
      19 Julho, 2015 21:28

      A.R,

      dás-me razão…o PS/PSD/CDS la do sítio com a ajuda do António Borges martelaram as contas.
      Quanto ao Gaspar, ninguém o mandou embora ele é que foi e sabes porque foi??? Foi porque a missão dele estava cumprida colocou o pais na merda e como o prometido é devido foi para quem nos tira a pele vivos

      Gostar

  19. A.R's avatar
    A.R permalink
    19 Julho, 2015 21:42

    “Foi porque a missão dele estava cumprida colocou o pais na merda” Na merda estava o país quando ele lhe pegou: 11% de déficit, multiplicação da dívida por 2 em apenas 6 anos, o desemprego a galopar, os cofres vazios e o país a 15 dias de não ter dinheiro para funcionar, uma ditadura chavista a ser instalada, corrupção total … tudo socialista.

    Gostar

    • Bolota's avatar
      19 Julho, 2015 21:46

      E agora como está???? Pede a deus que a Grécia não espirre senão….

      Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        21 Julho, 2015 13:54

        Em 2011, Portugal estava ligado à máquina com a electricidade quase a ser cortada por falta de pagamento. Estar agora sujeito a ter que recorrer ao que tem nos cofres sem pedir dinheiro emprestado por uns meses caso “a Grécia espirre” é uma melhoria assinalável.

        Gostar

  20. Afonso Parreira's avatar
    20 Julho, 2015 00:29

    PROCURA-SE! VIVO OU MORTO!

    Gostar

  21. soucovarde's avatar
    soucovarde permalink
    20 Julho, 2015 03:49

    Meus senhores(as) e anónimos, felicito-vos por estarem todos (eu também) MUITO correCtos, cientes e confiantes de todas vossas teorias e ideologias. Impressiona-me também o faCto de constatar tantas CERTEZAS de vossa parte sem sequer questionarem.
    Se me permitem, vou ser brejeiro,porque o povo o é e eu pertenço ao povo. Gajos com certezas absolutas são uns asnos. questionem-se pá! Vocês só sabem e sonham com o que os média vos cedem (já eu, nem isso) e…se tiverem provas irrefutáveis e sabem mais do que os média, é porque também estão metidos nisto, não é seus porquitos malandrecos? Seus marotos que andam a fazer travessuras com o fálo no anus dos alevins? *shit-por momentos não diferenciei padres de politicos. My bad.
    Já dizia a minha vizinha (Portuguesa de gema e com eles no sitio): “Bós soindes todos uma cambada de politicos gatunos que só sabendes falar e neim daindes a cara ó cobardes! É ca gente sêmos pobres e inguenorantes mas num sêmos burros”.
    ó pá esqueçam lá o que escrevi, desculpem os erros,é que estou cheio de sono, farto de trabalhar e ganhar uma bosta e apeteceu-me vir para aqui mandar bitaites a politicos ou aspirantes a esse lindo cargo que ensina a bater palmas ao lider, a sorrir enquanto nos sodomizam e não fazem puto do que dizem. Falam muito, sabem pouco.
    É que, o que eu queria mesmo, era ver o APOCALIPSE que aconteceria se a Grécia, Portugal e o Brasil (sim porque Portugal é mais brasileiro do que Tuga) saíssem da zona alemã (desculpem),Euro?!?!?! UI que desgraça era, que medinho!!! UI UI Peito ás balas na guerra mas, sair da zona euro Ai isso não c@ralf0 é o fim do mundo
    Já agora peço também aos médiuns que analisam o futuro Europeu qual matemático e fisico na sua matéria para me dar o número do Euro Milhões.
    Afinal de contas “Je suis Charlie”.
    Sorry the long post. here´s a digital potato «» E homem á séria acaba as coisas a me

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      21 Julho, 2015 11:31

      tu não és charlie. ès apenas parvo.

      Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      21 Julho, 2015 18:50

      É pá, és um porquito malandreco e ainda por cima covarde. Vai ao veterinário.

      Gostar

  22. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    20 Julho, 2015 16:47

    O melhor ministro das Finanças do hemisfério norte. O deficiente motor do boche até dele tinha medo.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      21 Julho, 2015 12:06

      deve ser pela cadeira de rodas que as pernas do boche nem tremeram…..

      Gostar

  23. Slint's avatar
    Slint permalink
    21 Julho, 2015 11:04

    Imbecis são os corruptos que tu veneras. Até lhes lambes o cu.

    Gostar

Deixe uma resposta para fado alexandrino Cancelar resposta