francisco assis
Francisco Assis foi absolutamente brilhante na entrevista que acabou de dar à RTP3, muitos furos acima de qualquer protagonista do PS dos últimos anos. Assis deu cara ao que pode ser um PS moderno, aberto, de esquerda liberal e inclusivo das suas diversas correntes ideológicas e históricas. Foi o rosto do futuro de um PS com futuro. Obviamente que, a partir deste momento, Assis passou a ser o «inimigo principal» e vão chover-lhe em cima os patrulheiros do costume, aqueles que viram sempre para onde o vento virar com mais força. Por agora, parece-lhes que a força pesa a favor de Costa. Mas Assis explicou muito bem que Costa se enredou, por livre e espontânea vontade, num sarilho cujo único destino, faça governo à esquerda, faça governo à direita, não faça governo algum, será o seu fim político. Assis foi lapidar quando mandou Costa olhar para os seus putativos partidos de coligação de esquerda e vê-los «como eles efectivamente são» e quando lhe explicou que não se pode governar «de qualquer maneira e a qualquer preço». Um atestado de ingenuidade passado a Costa que, a persistir, só poderá ter outro nome. Francisco Assis iniciou, hoje, um caminho longo para a liderança do PS. Não será um caminho fácil, nem garantidamente bem sucedido. Para que o vasto e numeroso leque de apaniguados de Costa seja desalojado do poder terá de fazer o PS descer ainda mais baixo do que já fez. Não será coisa impossível, nem sequer improvável. E será tanto mais breve, quanto melhor sucedida for a estratégia do actual secretário-geral.

Assis foi brilhante, não disse nada de esquerda, pode perfeitamente inscrever-se no PSD.
GostarLiked by 1 person
Foi o Q eu pensei 😛
GostarGostar
Por favor ensine-me o que é isso “dizer coisas de esquerda”?
GostarGostar
por exemplo sodomia 😛
GostarGostar
Permita-me que não concorde com essa opinião. Assis percebe que é no espaço centro/esquerda moderada que deve estar o PS. A “entrega à esquerda radical” vai fazer surgir um espaço político vago mais ao centro (sabendo que o nosso centro é 30% mais à esquerda do que no resto do mundo) que será peenchido por socialistas liberais muito provavelmente saidos do actual PS. Assis está a ver muito bem o filme…Costa não.
GostarGostar
Preciso tb nao deixar passar em branco o “progressismo”, aquecimentos globais & mais…no PSD
GostarGostar
Nem mais!
GostarGostar
O que não se disse, que as mulas kostenkas são contra-natura.
GostarGostar
Foi o que escrevi no meu blogue. Obviamente sem o seu brilhantismo.
GostarGostar
Por mero acaso liguei a RTP3, ouvi algo que me surpreendeu, continuei a ouvir até final.
É um tipo inteligente, com pensamento estruturado, sabe o que quer, discurso entendível e fluente.
Alguns dos seus textos no Público são óptimos.
O AC/DC e tantos mais se comparados com Assis, não passam de aventureiros, pouco mais do que banais e oportunistas.
GostarGostar
Foi uma banhada no Costa como se tivessem aberto as janelas todas no rato e ele saísse a voar com a corrente de ar. E começou logo no entrevistador, que por contraposição à entrevista fedorenta conseguiu mostrar que a diferença entre um e outro é como da água para o vinho. Este responde sem grandes espinhas onde Costa faz tempo de antena arrogante fazendo de conta que responde, impingindo como se o entrevistador fosse um empregado dependente da CML e dos vícios do partido. O problema de Assis é que o receio do partido está lá e é patente, embora se tenha esbatido ao longo da entrevista, que ele percebeu que estava a correr bem e aparentemente lhe deu alguma segurança. O outro problema é que aquela gente quer muitos resultados, muito depressa, e Assis está a pensar o mesmo que Beleza: desfazer a monumental desgraça, incompetência e triste memória que Costa deixará é um trabalho a prazo, que não se esgota na mudança de secretário-geral e esbarra nos pavões de circo que lá andam. Os ares europeus são capazes de lhe estar a fazer bem. 🙂
GostarLiked by 1 person
O respeito que Assis mostrou por Costa mas que Costa não mostrou por Seguro foi um estaladão para a história do partido, se a generalidade das pessoas que lá andam quiserem aprender alguma coisa.
GostarGostar
Amigos de Costa unidos vão em frente com isso. Relancem campanha por Costa em três ou quatro frentes que alguma vai calhar. Insistir em fazer dele 1º ministro á força, candidato surpresa a presidente da republica, reconquista da CML, forçar a permanência como secretário geral do PS, convite para abandonar pelo próprio pé a vida politica.
GostarGostar
O Assis só tem um problema: perde todos as eleições a que se sujeita.
GostarGostar
Tem também outro problema.
Tem que subir de divisão e conseguir ser entrevistado pelo Dona Judite, enquanto andar naquela coisa da 3 só o autor do post e mais um senhor que vê tudo é que souberam da existência desta fantástica entrevista.
GostarGostar
O Assis é um triste. Ele que diz que os eleitores do PS não votaram neste partido para se coligar à esquerda, como é que este fdp recebeu os votos dos socialistas para Parlamento Europeu e está apoiando o PSD e o Governo comuna da PàF???? Ele se tiver vergonha na cara devia demitir-se ou então levar mais uns bons socos naquelas ventas. Miserável esse Assis da Porra!!!!
GostarGostar
ó cambra…fdp quer “dizer”…?
GostarGostar
Fdp significa Fazuma Mamade, preto do caralho!
GostarGostar
uma verdadeira resposta social-esquerdista….uns socos na cara só para começar, depois quem sabe a gente exila o gajo e se ele persistir fuzilamos.
Vamos em frente camarada a vitória é nossa
GostarLiked by 1 person
O MRPP precisa de alguém assim, está disponível? 🙂
GostarGostar
o MRPP? Baptista da Silva? O Diogo é do MRPP? olhe que não…olhe que não. Aposto que é de um daqueles partidos de salvação nacional contra as políticas “d´ósteridade”
Ou vc ainda tem dúvidas que eles apenas não tem coragem de se assumir como o MRPP?
GostarGostar
Você é o Espártaco!!!
GostarGostar
estas a precisar do tal creme anal
GostarGostar
ASSIS, o assisado.
ASSISado.
GostarGostar
o assis já preencheu a ficha de inscrição no psd?
GostarGostar